Preparando o povo para tomar posse da terra prometida

 

Estudo do livro de Deuteronômio com comentários de Wesley

 

Odilon Massolar Chaves 

 

===============================

  


===============================

 

 

Copyright © 2026, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor.

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente.

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 733

Livros publicados pelo autor: 778

Capa: https://alexandremilhoranza.wordpress.com/

tag/terra-prometida/

Tradutor: Google

Toda gloria a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

É casado com RoseMary. Tem duas filhas: Liliana e Luciana.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

 

===============================

 

Índice

 

 

·       Introdução

·       O chamado de Israel à fidelidade e obediência à aliança com Deus

·       A recapitulação da jornada de Israel no deserto e as instruções de Deus sobre como o povo deveria se comportar em relação às nações vizinhas 

·       A recapitulação das vitórias de Israel sob a liderança de Deus e a confirmação da proibição de Moisés entrar na Terra Prometida

·       A centralização da adoração a Deus em um único local escolhido por Ele

·       Alerta contra a idolatria e os falsos profetas

·       A santidade de Israel como o povo escolhido de Deus

·       confirmação solene da aliança de Deus com o povo de Israel na Terra Prometida

·       relação condicional entre obediência e desobediência aos mandamentos de Deus

·       A renovação da aliança de Deus com o povo de Israel 

·       transição de liderança de Moisés para Josué e a reafirmação da aliança de Deus com Israel antes da entrada na Terra Prometida

·       morte de Moisés, a visão da Terra Prometida e a transição de liderança para Josué

 

 

===============================

 

Introdução

 

“Preparando o povo para tomar posse da terra prometida” é um livro de 77 páginas sobre o livro de Deuteronômio com comentários de Wesley.

“O tema central de Deuteronômio é a renovação da aliança de Deus com Israel, focando na importância da obediência amorosa aos mandamentos como condição para a vida, bênção e posse da Terra Prometida, reafirmando o amor de Deus e a necessidade de fidelidade e lembrança de Sua ação redentora para as novas gerações que estavam prestes a entrar em Canaã, através dos discursos de Moisés”. 

Um livro edificante que mostra a importância da obediência, santidade e fidelidade a Deus.

 

O Autor

 

 

 

===============================

 

 

O chamado de Israel à fidelidade e obediência à aliança com Deus

 

O tema central do livro de Deuteronômio, que se reflete no capítulo 1, é o chamado de Israel à fidelidade e obediência à aliança com Deus[1]

 

Deuteronômio 1

 

Verso 1

 

Estas são as palavras que Moisés disse a todo Israel

 

Estas são as palavras que Moisés disse a todo Israel deste lado do Jordânio no deserto, na planície sobre o Mar Vermelho, entre Paran, Topel, Labã, Hazerote e Dizaabe.

Notas explicativas de Wesley

Todo Israel — Ou seja, pelos chefes ou anciãos das várias tribos, que deveriam comunicar esses discursos a todo o povo.

No deserto — Na planície de Moabe, como pode parecer comparando isso com Deuteronômio 1:5Números 22:1 e Deuteronômio 34:8. A palavra Suph aqui usada não significa o Mar Vermelho, que é comumente chamado de jam-suph, e que ficava a uma distância muito grande, mas algum outro lugar agora desconhecido para nós (assim como a maioria dos lugares seguintes) assim chamado pelos juncos ou bandeiras, ou juncos (que essa palavra significa) que cresciam nele ou próximos.

Paran — Não aquele Números 10:12, que ali e em outros lugares é chamado de Deserto de Paran, e que era muito remoto, mas algum outro lugar chamado pelo mesmo nome.

Labã, Hazerote e Dizaab — Esses lugares parecem ser os vários limites, não de todo o país de Moabe, mas da planície de Moabe, onde Moisés agora estava.

Verso 2

(São onze dias de viagem de Horeb pelo caminho do monte Seir até Kadeshbarnea.)

Notas explicativas de Wesley

Há onze dias de viagem — Isso é acrescentado para mostrar que a razão pela qual os israelitas, em tantos anos, não avançaram mais longe de Horeb do que para essas planícies, não foi a distância dos lugares, mas por causa de suas rebeliões.

Kadesh-barnea — Que não ficava longe das fronteiras de Canaã.

Verso 3

E aconteceu no quadragésimo ano, no décimo primeiro mês, no primeiro dia do mês, que Moisés falou aos filhos de Israel, segundo tudo o que o SENHOR lhe dera em mandamento;

Notas explicativas de Wesley

O décimo primeiro mês — que foi pouco antes de sua morte.

Tudo o que o Senhor lhe deu em mandamento — O que mostra não apenas que o que ele agora entregou era em substância o mesmo que o que antes fora ordenado, mas que Deus agora ordenou que ele repetisse isso. Ele deu esse ensaio e exortação por direção divina: Deus o designou para deixar esse legado à igreja.

Verso 4

Depois de ter matado Sihon, rei dos amorreus, que habitavam Heshbon, e Og, rei de Basã, que habitava em Astaroth, em Edrei:

Og — Seu palácio ou mansão ficava em Astaroth, e ele foi morto em Edrei.

Verso 7

Volte-se, e faça sua viagem, e vá para o monte dos amorreus, e para todos os lugares próximos dele, na planície, nas colinas, no vale, no sul, e à beira-mar, até a terra dos cananeus, e para o Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates.

Notas explicativas de Wesley

Para o monte dos amorreus — Ou seja, para a região montanhosa onde os amorreus habitavam, que é oposta à planície, onde outros deles habitavam. E essa é a primeira mencionada, porque ficava nas fronteiras da terra.

Verso 8

Eis que coloquei a terra diante de vós: entrem e possuíam a terra que o SENHOR jurou a vossos antepassados, Abraão, Isaac e Jacó, dar a eles e à sua descendência depois deles.

Antes de você — Heb. Diante de seus rostos; está aberto à sua vista e à sua posse; Não há impedimento no caminho, explicou Wesley..

Verso 9

E eu falei com vocês naquele momento, dizendo: Não posso te ter sozinho sozinho:

Naquela época — Ou seja, por volta dessa época, ou seja, um pouco antes de virem para Horeb, explicou Wesley.

Verso 12

Como posso eu mesmo suportar sua carga, seu fardo e sua luta?

Notas explicativas de Wesley

Seu fardo — O problema de governar e administrar um povo tão perverso.

Sua disputa — Suas disputas entre vocês, pela determnização da qual os anciãos foram nomeados.

Versículo 15

Então peguei o chefe das suas tribos, sábios e conhecidos, e fiz deles cabeças acima de vocês, capitães sobre milhares, capitães acima de centenas, capitães acima de cinquenta, capitães acima de dez, e oficiais entre suas tribos.

Oficiais — Oficiais inferiores, que deveriam atender os magistrados superiores e executar seus decretos, explicou Wesley.

Versículo 16

E ordenei aos vossos juízes naquele momento: Ouçam as causas entre vossos irmãos, e julguem com justiça entre cada homem e seu irmão, e o estrangeiro que está com ele.

Notas explicativas de Wesley

O estranho — Que conversa ou trata com ele. Para tal Deus gostaria de ter justiça igualmente adtninista quanto para seu próprio povo, em parte pela honra da religião e em parte pelo interesse que todo homem tem em assuntos de direito comum.

Versículo 17

Não respeitareis as pessoas no julgamento; mas ouvirão tanto os pequenos quanto os grandes; Não temerão o rosto do homem; pois o julgamento é de Deus: e a causa que é difícil demais para ti, traz-me a causa e eu a ouvirei.

Notas explicativas de Wesley

Respeite as pessoas — Heb. Não conheça, nem reconhece rostos, ou seja, não dê sentença segundo as qualidades externas da pessoa, pois ela é pobre ou rica, seu amigo ou inimigo, mas puramente de acordo com o mérito da causa. Por essa razão, alguns legisladores gregos ordenaram que os juízes deveriam sentença no escuro, onde não pudessem ver rostos masculinos.

O julgamento é de Deus — É dado em nome de Deus, e por encomenda dele, por você como representante de sua pessoa e realizando sua obra; que, portanto, te defenderá nela contra todos os teus inimigos, entre os quais você deve dar uma explicação exata.

Verso 18

E eu te ordenei naquele momento todas as coisas que deveriam fazer.

Notas explicativas de Wesley

Todas as coisas que fizerem — entreguei a vós, e especialmente aos vossos juízes, todas as leis, estatutos e julgamentos revelados a mim pelo senhor em Horeb.

Versículo 24

E eles se voltaram e subiram para a montanha, e vieram ao vale de Eshcol, e procuraram-no.

Eshcol — Ou seja, de uvas, assim chamadas pelo belo cacho de uvas que trouxeram de lá, explicou Wesley.

Verso 28

Para onde vamos subir? Nossos irmãos desanimaram nosso coração, dizendo: O povo é maior e mais alto do que nós; as cidades são grandes e muradas até o céu; e além disso, vimos os filhos dos Anakims lá.

Maior — Em número, força e coragem, explicou Wesley.

Versículo 31

E no deserto, onde viste como o SENHOR teu Deus te deu à luz, como um homem dá à luz seu filho, em todo o caminho que passaste, até que chegaste a este lugar.

Notas explicativas de Wesley

Te despede — Ou, te carregue, como um pai carrega seu filho fraco e terno em seus braços, através de dificuldades e perigos, guiando-te suavemente conforme puderes ir, e sustentando-te com seu poder e bondade.

Verso 32

Mas nessa coisa não acreditaste no SENHOR teu Deus,

Notas explicativas de Wesley

Vós não acreditastes no Senhor — Por isso não puderam entrar, por causa da descrença. Não foi nenhum outro pecado que os excluía de Canaã, mas sua descrença nessa promessa, típica da graça evangélica: significar que nenhum pecado nos arruinará senão a incredulidade, que é um pecado contra o remédio; e, portanto, sem remédio.

Versículo 33

Que entrou pelo caminho antes de você, para procurar um lugar para montar suas tendas, no fogo à noite, para mostrar por onde você deveria ir, e em nuvem de dia.

Suas palavras — Ou seja, seus murmúrios, seus discursos ingratos, impacientes, desconfiados e rebeldes, explicou Wesley.

Verso 36

Salve Caleb, filho de Jefuneh; ele a verá, e a ele darei a terra que ele pisotou, e aos seus filhos, porque ele seguiu inteiramente o SENHOR.

Notas explicativas de Wesley

Salve Caleb — Sob quem Josué é compreendido, embora não aqui expresso, porque ele não deveria agora ser um dos povos, mas sim ser colocado sobre eles como governador-chefe.

Verso 37

Além disso, o SENHOR ficou furioso comigo por tua causa, dizendo: Tu também não entrarás ali.

Por vocês — Por ocasião de sua maldade e perversidade, pelas quais me provocaram a falar sem pensar, explicou Wesley.

Versículo 38

Mas Josué, filho de Nun, que está diante de ti, ele irá ali: encoraja-o: pois ele fará Israel herdar.

Quem está — Que agora é seu servo, explicou Wesley.

Verso 44

E os amorreus, que habitavam naquela montanha, saíram contra vocês, e os perseguiram, como fazem as abelhas, e os destruíram em Seir, até mesmo até Hormah.

Notas explicativas de Wesley

Como abelhas — Como abelhas que, provocadas, saem de suas colmeias em grande número e, com grande fúria, perseguem seu adversário e perturbador.[2] 

 

A recapitulação da jornada de Israel no deserto e as instruções de Deus sobre como o povo deveria se comportar em relação às nações vizinhas 

 

O tema central do livro de Deuteronômio 2 é a recapitulação da jornada de Israel no deserto e as instruções de Deus sobre como o povo deveria se comportar em relação às nações vizinhas (Edom, Moabe e Amon). Moisés relembra a provisão e a fidelidade de Deus durante os 40 anos de peregrinação, enfatizando a importância da obediência. [3]

 

Deuteronômio 2

 

Verso 1

 enquanto o SENHOR me falava

Então nos viramos e seguimos nossa jornada pelo deserto pelo caminho do Mar Vermelho, enquanto o SENHOR me falava: e cercamos o monte Seir por muitos dias.

Notas explicativas de Wesley

Monte Seir — O país montanhoso de Seir ou Edom.

Muitos dias — Mesmo por trinta e oito anos.

Verso 3

Vocês já rodearam esta montanha tempo suficiente: virem vocês para o norte.

Norte — Em direção à terra dos amorreus e cananeus, explicou Wesley.

Verso 6

Comprarão carne deles por dinheiro, para que possam comer; e também comprarei água deles para ganhar dinheiro, para que possam beber.

Notas explicativas de Wesley

Comprar carne — Pois o thongh o maná ainda chovia sobre eles, não lhes era proibido comprar outras carnes quando tinham oportunidade, mas apenas eram proibidos de comer avidamente quando não conseguiam obtê-los.

Comprar água — Pois a água nessas regiões era escassa, e por isso pessoas privadas cavavam várias covas para seu uso específico.

Verso 7

Pois o SENHOR, teu Deus, te abençoou em todas as obras de tua mão: ele sabe que andas por este grande deserto; nestes quarenta anos, o SENHOR, teu Deus, esteve contigo; Não te faltou nada.

Notas explicativas de Wesley

 Senhor te abençoou — Pela bênção de Deus tu és capaz de comprar tuas conveniências, e portanto teu roubo e violação serão imperdoáveis, porque sem qualquer pretensão de necessidade.

Ele sabe — Hebreus. Ele soube, ou seja, observou, ou foi considerado com cuidado e bondade, como essa palavra frequentemente menciona. Que experiência da singular bondade de Deus para ti, deve fazer com que ainda dependas dele, e não uses nenhuma prática injusta para obter o que desejas ou desejas.

Verso 8

E quando passamos por entre nossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitavam Seir, pelo caminho da planície de Elath e de Eziongaber, nos viramos e passamos pelo caminho do deserto de Moabe.

Viramos — Da nossa estrada direta que passava por Edom, explicou Wesley.

Verso 9

E o SENHOR me disse: Não afligam os moabitas, nem lutem com eles em batalha: pois não te darei a terra deles por posse; porque dei Ar aos filhos de Lóte como posse.

Notas explicativas de Wesley

Ar — A principal cidade dos moabitas, aqui construída para todo o país que dela dependia.

Os filhos de Ló — assim chamados para significar que essa preservação, não foi por eles, pois eram um povo ímpio, mas por causa de Ló, cuja memória Deus ainda honra.

Verso 10

Os Emims habitaram ali em tempos passados, um povo grande, muitos e altos, como os Anakims;

Notas explicativas de Wesley

Os Emims — Homens terríveis em estatura e força, como seu próprio nome transmite, cuja expulsão pelos moabitas é aqui notada como um grande incentivo para os israelitas, por cuja causa ele ainda mais expulsaria os ímpios e amaldiçoados cananeus.

Verso 12

Os Horim também habitavam Seir antes; mas os filhos de Esaú os sucederam, quando os destruíram diante deles, e habitaram em seu lugar; assim como Israel fez com a terra de sua posse, que o SENHOR lhes deu.

Que o Senhor deu — O tempo passado aqui está colocado para o futuro, dará conforme os profetas, explicou Wesley.

Versículo 23

E os Avims que habitavam Hazerim, até Azzah, os Caphtorims, que vieram de Caphtor, os destruíram e habitaram em seu lugar.)

Notas explicativas de Wesley

Os Caphtorim — Um povo semelhante aos filisteus, Gênesis 10:14, e se aliou com eles nesse empreendimento, e assim, vivendo juntos, e gradualmente se unindo por casamentos, tornaram-se um só povo.

Caphtor — Que, segundo os eruditos, se pensa ser a Capadócia: para onde essas pessoas poderiam fazer uma expedição do Egito, seja por causa do relato das grandes riquezas de parte daquele país que atraiu outros de lugares igualmente remotos, ou por algum outro motivo agora desconhecido.

Verso 25

Hoje começarei a colocar o medo e o temor de você sobre as nações que estão sob todo o céu, que ouvirão notícias tuas, tremerão e sofrerão por tua causa.

Sob o céu — As seguintes palavras descansam para as nações que ouviram falar delas, explicou Wesley.

Verso 28

Venderás-me carne por dinheiro, para que eu possa comer; e me dê água em troca de dinheiro, para que eu possa beber: só eu passarei de pé;

Notas explicativas de Wesley

De pé — Ou, com minha companhia que está a pé: o que é acrescentado significativamente, porque se o exército deles fosse composto por cavaleiros tanto quanto muitos outros exércitos, sua passagem por suas terras poderia ter sido mais travessa e perigosa.

Versículo 29

(Como fizeram comigo os filhos de Esaú que habitam em Seir, e os moabitas que habitam em Ar;) até que eu atravessar o Jordão para a terra que o SENHOR, nosso Deus, nos dá.

Notas explicativas de Wesley

Como os filhos de Esaú — Eles permitiram que passassem silenciosamente pelas fronteiras, embora não pelo coração de sua terra, e em sua passagem o povo lhes vendeu carne e bebida, pois parecia mais gentil com eles do que seu rei os teria dado; e por isso aqui atribuem esse favor não ao rei, embora agora estejam tratando com um rei, mas com o povo, os filhos de Esaú.

Verso 30

Mas Sihon, rei de Hesboão, não nos deixou passar por ele: pois o SENHOR teu Deus endureceu seu espírito e fez seu coração obstinado, para que o entregasse em tua mão, como aparece hoje.

Endureceu seu espírito — ou seja, permitiu que ele fosse endurecido, explicou Wesley.

Versículo 34

E tomamos todas as suas cidades naquele momento, e destruímos completamente os homens, as mulheres e os pequenos, de cada cidade, não deixamos nenhum para permanecer:

Notas explicativas de Wesley

Totalmente destruídos — Por ordem de Deus, sendo parte daquele povo que foi dedicado pelo Senhor da vida e da morte, à destruição total por sua abominável maldade.

Verso 37

Só à terra dos filhos de Amom não vieste, nem a nenhum lugar do rio Jaboque, nem às cidades das montanhas, nem a qualquer que seja o Senhor nosso Deus nos proibiu.

De Jabbok — Ou seja, além de Jabbok: pois aquela era a fronteira dos Ammimitas, [4] explicou Wesley.

 

 

A recapitulação das vitórias de Israel sob a liderança de Deus e a confirmação da proibição de Moisés entrar na Terra Prometida

 

O tema central do livro de Deuteronômio, capítulo 3, é a recapitulação das vitórias de Israel sob a liderança de Deus e a confirmação da proibição de Moisés entrar na Terra Prometida. Moisés relembra o povo sobre a fidelidade e o poder de Deus antes de sua morte iminente. [5]

 

Deuteronômio 3

 

Verso 8

E naquele momento tiramos das mãos dos dois reis

E naquele momento tiramos das mãos dos dois reis amorreus a terra que havia deste lado do Jordão, do rio de Arnon até o monte Hérmon;

Deste lado do Jordão — Foi assim que Moisés escreveu este livro; mas depois, quando Israel passou pela Jordânia, ela passou a ser chamada de terra além da Jordânia, explicou Wesley.

Verso 9

(Que Hermon os sidônios chamam de Sirion; e os amorreus chamam de Shenir;)

Notas explicativas de Wesley

Sirion — Em outros lugares chamada de Monte Gileade, e Líbano, e aqui Shenir, e Sirion, que vários nomes são dados a esta montanha, em parte por várias pessoas, e em parte em relação a vários topos e partes dela.

Verso 10

Todas as cidades da planície, e toda Galeade, e todo Basã, até Salcha e Edrei, cidades do reino de Og em Basã.

Notas explicativas de Wesley

Toda Gilead — Gileadete às vezes é tomada como todas as posses israelitas além da Jordânia, e assim compreende Basã; mas aqui para a parte que fica no monte Gileade, e assim se distingue de Bashan e Argob.

Verso 11

Pois apenas Og, rei de Bashan, permaneceu do remanescente dos gigantes; Eis que sua cama era uma cama de ferro; Não está em Rabat dos filhos de Amon? nove côvados eram o comprimento daquela pessoa, e quatro côvados a largura dela, após o côdalo de um homem.

Notas explicativas de Wesley

Em Rabbath — Onde agora poderia estar, seja porque os amonitas, em alguma batalha anterior contra Og, o tomaram como despojo: ou porque, após a morte de Og, os amonitas desejaram ter esse monumento de sua grandeza, e os israelitas permitiram que o levassem para sua cidade principal.

Nove côvados — Então sua cama tinha quatro jardas e meia de comprimento e duas jardas de largura.

Verso 14

Jair, filho de Manassê, levou todo o país de Argob até as costas de Geshuri e Maachathi; e os chamou pelo seu próprio nome, Bashanhavothjair, até hoje.

Notas explicativas de Wesley

Até hoje — Isso deve ser colocado entre aquelas passagens que não foram escritas por Moisés, mas adicionadas por aqueles homens santos que assimilaram os livros de Moisés nesta ordem e inseriram algumas passagens para acomodar as coisas ao seu próprio tempo e povo.

Versículo 15

E eu entreguei Gilead a Machir.

Notas explicativas de Wesley

Gilead — Ou seja, a metade de Gilead.

Para Machir — Ou seja, para os filhos de Machir, filho de Manassés, pois Machir agora estava morto.

Versículo 16

E aos reubenitas e aos gaditas dei de Gileade, até o rio Arnon metade do vale, e a fronteira até o rio Jaboque, que é a fronteira dos filhos de Amon;

Notas explicativas de Wesley

Metade do vale — Ou melhor, até o meio do rio: pois a palavra traduzida metade significa comumente meio, e a mesma palavra hebraica significa tanto um vale quanto um riacho ou rio. E esse sentido concorda com a verdade, que suas terras se estendiam de Gilead até Arnon e, para falar exatamente, até o meio desse rio; pois assim como aquele rio era a fronteira entre eles e os outros, assim uma metade dele pertencia a eles, assim como a outra metade pertencia a outros, Josué 12:2. O mesmo se expressa nas mesmas palavras em hebraico que estão aqui, embora nossos tradutores traduzam as mesmas palavras ali, do meio do rio, que aqui traduzem, metade do vale. Lá, os limites do reino de Sihon, que era a mesma porção aqui mencionada como dada a Rubén e Gade, são assim descrevidos, desde Aroer, que fica na margem do rio de Arnon, e do meio do rio, e de meio Giladeade, até o rio Jaboque, que é a fronteira dos filhos de Amon.

Versículo 17

A planície também, e o Jordão, e sua costa, desde Chinnereth até o mar da planície, até o mar salgado, sob Ashdothpisgah a leste.

Notas explicativas de Wesley

A planície — A região baixa em direção à Jordânia.

O mar da planície — Ou seja, aquele mar salgado, que antes daquela terrível conflagração era uma planície bonita.

Verso 18

E eu lhes ordenei naquele momento, dizendo: O SENHOR, teu Deus, te deu esta terra para possuí-la: passareis armados diante de vossos irmãos, os filhos de Israel, todos os que estiverem prontos para a guerra.

Notas explicativas de Wesley

Você — Ou seja, os Reubenitas e Gaditas.

Todos os que forem apropriados — Em número que seus irmãos julgarem necessário. Eles estavam acima de cem mil. Quarenta mil deles atravessaram o Jordão antes de seus irmãos.

Versículo 23

E eu supliquei ao SENHOR naquele momento, dizendo,

Suplicei ao Senhor — Não devemos permitir desejo em nossos corações que não possamos oferecer a Deus por meio da oração, explicou Wesley.

Versículo 24

Ó Senhor DEUS, começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e tua mão poderosa: pois que Deus há no céu ou na terra, que pode agir segundo as tuas obras e segundo o teu poder?

Notas explicativas de Wesley

Começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza — Senhor, aperfeiçoa o que começaste. Quanto mais vemos a glória de Deus em suas obras, mais desejamos ver. E quanto mais somos afetados pelo que vimos de Deus, melhor preparados estaremos para descobertas futuras.

Verso 25

Peço-te, deixa-me ir e ver a boa terra que está além do Jordão, aquela bela montanha e o Líbano.

Notas explicativas de Wesley

Deixe-me explicar — Pois ele supôs que a ameaça de Deus poderia ser condicional e reversível, como muitos outros.

Aquela bela montanha — que os judeus não entendiam de forma improvável sobre aquela montanha onde o templo seria construído. Ele parece chamar essa montanha, enfaticamente e eminentemente, daquela que estava muito nos pensamentos de Moisés, embora não em seus olhos.

Verso 28

Mas ordena a Josué, encoraje-o e fortalece-o: pois ele irá diante deste povo, e fará com que eles herdem a terra que verás.

Notas explicativas de Wesley

Ele irá — Não foi Moisés, mas Josué ou Jesus que deveriam dar descanso ao povo, Hebreus 4:8. É um conforto para aqueles que amam a humanidade, quando estão morrendo e partindo, ver a obra de Deus provavelmente sendo realizada por outras mãos, quando estão em silêncio na poeira. [6]

 

A centralização da adoração a Deus em um único local escolhido por Ele

 

O tema central do livro de Deuteronômio, capítulo 12, é centralização da adoração a Deus em um único local escolhido por Ele, e a proibição da idolatria. Moisés instrui o povo de Israel a destruir todos os altares e locais de culto pagãos dos cananeus na Terra Prometida e a realizar sacrifícios e ofertas somente no lugar determinado pelo Senhor, que mais tarde seria Jerusalém. [7]

 

Deuteronômio 12

 

Verso 2

Destruirei completamente todos os lugares onde as nações que possuíreis serviram a seus deues

Destruirei completamente todos os lugares onde as nações que possuíreis serviram a seus deuses, nas altas montanhas, nas colinas e sob cada árvore verde:

Notas explicativas de Wesley

Todos os lugares — Templos, capelas, altares, bosques, como aparece em outras escrituras.

Árvore-verde — Assim como os gentios consagravam várias árvores aos seus falsos deuses, assim adoravam essas sob eles.

Verso 3

E derrubareis seus altares, quebrareis suas colunas e queimareis seus bosques com fogo; e vós derrubareis as imagens esculpidas de seus deuses, e destruiréis os nomes deles daquele lugar.

Notas explicativas de Wesley

Pilares — Sobre os quais suas imagens eram fixadas.

Nomes — Ou seja, todos os memoriais deles, e os próprios nomes dados aos lugares pelos ídolos.

Verso 4

Não o farás ao SENHOR teu Deus.

Não fazer isso — ou seja, não adorá-lo em vários lugares, montanhas e bosques, explicou Wesley.

Verso 5

Mas ao lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher, entre todas as tuas tribos para colocar seu nome ali, até sua morada buscarás, e ali virás:

Notas explicativas de Wesley

Colocar seu nome ali — Ou seja, estabelecer seu culto ali, e que ele chamará por seu nome, como sua casa ou seu local de morada; ou seja, onde deveria estar a arca, o tabernáculo, ou templo: que foi primeiro Shiloh, depois Jerusalém. Não há um único preceito em toda a lei de Moisés, tão amplamente incutido como este, para levar todos os seus sacrifícios a aquele único altar. E quão significativa é essa nomeação? Eles devem permanecer em um só lugar, em sinal de sua crença. Que há um Deus único e um Mediador entre Deus e o homem. Isso não serviu apenas para manter a noção da unidade da divindade, mas também a única forma de aproximar-se de Deus e de comunhão com ele em e por seu filho.

Verso 6

E ali trazerei os vossos holocaustos, os vossos sacrifícios, os vossos dízimos, e as oferendas de vossa mão, e vossos votos, e vossas ofertas de livre-arbítrio, e os primeiros de vossos rebanhos e de vossos rebanhos:

Notas explicativas de Wesley

Levem lá seus holocaustos — que foram sabiamente apropriados para aquele único lugar, para a segurança da verdadeira religião e para a prevenção da idolatria e superstição, que de outra forma poderiam ter entrado mais facilmente: e para significar que seus sacrifícios não foram aceitos por seu próprio valor, mas pela graciosidade de Deus, designação e por causa do altar de Deus, pelas quais foram santificados, e por causa de Cristo, que o altar manifestamente representava.

Suas oferendas — Ou seja, seus primeiros frutos, de milho, vinho, azeite e outros frutos. E essas são chamadas de oferendas de mão de levantamento, porque o oferente deveria primeiro pegar essas oferendas em suas mãos, e depois lançá-las diante do Senhor, e depois entregá-las ao sacerdote.

Suas oferendas de livre arbítrio — Até suas oferendas voluntárias, que não foram devidas por minha prescrição, mas apenas por sua própria escolha: você pode decidir que tipo de oferta deseja oferecer, mas não o local onde as oferecerá.

Verso 7

E lá comerei diante do SENHOR teu Deus, e alegrar-te-ão em tudo o que colocas a mão, vós e vossas famílias, onde o SENHOR teu Deus te abençoou.

Notas explicativas de Wesley

— Não no lugar mais sagrado, onde só os sacerdotes poderiam comer, mas nos lugares permitidos ao povo para isso, terminem na cidade santa.

Vós comeréis — A vossa parte das coisas mencionadas, Deuteronômio 12:6.

Diante do Senhor — No lugar da presença de Deus, onde Deus estará o santuário.

Verso 8

Não faças, depois de tudo o que fazemos aqui hoje, que todo homem esteja certo aos seus próprios olhos.

Notas explicativas de Wesley

Aqui — Onde o inconveniente do lugar e a incerteza de nossa morada não permitiriam ordem exata em sacrifícios, banquetes e cerimônias, que por isso Deus então queria dispensar; mas, diz ele, não o fará lá.

Bem aos seus próprios olhos — Não que a liberdade universal fosse dada a todas as pessoas para adorar como elas queriam; mas em muitas coisas sua condição instável dava oportunidade para isso.

Verso 11

Então haverá um lugar que o SENHOR, teu Deus, escolherá para fazer seu nome habitar ali; para onde levarás tudo o que eu vos ordeno; Seus holocaustos, seus sacrifícios, seus dízimos, a oferta de mão de força e todos os votos escolhidos que você faz ao SENHOR:

Notas explicativas de Wesley

Seu nome — Sua majestade e glória, sua adoração e serviço, sua presença especial e graciosa.

Seus votos escolhidos — Hebreus. a escolha dos seus votos, ou seja, seus votos escolhidos; assim chamados, porque as coisas oferecidas por votos deveriam ser perfeitas, enquanto criaturas defeituosas eram aceitas em oferendas de livre-arbítrio.

Verso 12

E alegrarei-vos diante do SENHOR vosso Deus, vós, e vossos filhos, e vossas filhas, e vossos servos, e vossas servas, e o levita que está dentro dos vossos portões; pois ele não tem parte nem herança com você.

Notas explicativas de Wesley

Suas filhas — Por isso parece que, embora os homens só fossem obrigados a aparecer diante de Deus em seus banquetes solenes, as mulheres também podiam vir.

Verso 13

Cuidado consigo mesmo para não oferecer os teus holocaustos em todo lugar que vês:

Teus holocaustos — Nem as outras coisas mencionadas acima, sendo esta e mais eminente para todas as outras, explicou Wesley.

Versículo 17

Não podes comer dentro de tuas portas o dízimo do teu milho, ou do teu vinho, ou do teu óleo, nem dos primeiros filhos de tuos rebanhos ou do teu rebanho, nem qualquer um dos votos que fizeste, nem das tuas ofertas de livre-arbítrio, ou oferecer a tua mão:

Dentro de Teus portões — Ou seja, em Suas habitações privadas, aqui em oposição ao local de adoração de Deus, explicou Wesley.

Verso 20

Quando o SENHOR teu Deus ampliar tua fronteira, como prometeu, e tu dirás: comerei carne, porque a tua alma deseja comer carne; Podes comer carne, tudo o que tua alma desejar.

Amplie sua fronteira — O que tornará impossível levar todo o gado que você usa para o tabernáculo, explicou Wesley. 

Verso 21

Se o lugar que o SENHOR, teu Deus, escolheu para colocar seu nome ali estiver muito longe de ti, então matarás teu rebanho e teu rebanho, que o SENHOR te deu, como eu ordenei, e comerás em teus portões tudo o que tua alma desejar.

Notas explicativas de Wesley

Se o local estiver longe demais — Sendo obrigados a levar seus sacrifícios até o local de culto, podem se sentir obrigados a levar o resto do gado para lá para serem mortos. Portanto, são liberados de todas essas obrigações e deixados à liberdade de matá-los em casa, quer morem mais próximos ou mais longe dele; apenas este último é mencionado aqui, como sendo uma questão de escrúpulo.

Como ordenei — De modo que o sangue possa ser derramado.

Verso 22

Assim como o corço e o veado forem comidos, assim os comerás: os impuros e os limpos comerão deles igualmente.

Notas explicativas de Wesley

Como o corvo — Como comida comum ou profana, embora sejam do mesmo tipo que os sacrifícios oferecidos a Deus.

Os impuros — Porque não havia santidade nessa carne pela qual os impuros pudessem ser excluídos dela.

Verso 27

E oferecerás os teus holocaustos, carne e sangue, sobre o altar do SENHOR teu Deus; e o sangue dos teus sacrifícios será derramado sobre o altar do SENHOR teu Deus, e comerás a carne.

A carne — Exceto o que for queimado para honra de Deus e dado ao sacerdote conforme sua designação, explicou Wesley.

Verso 30

Cuidado consigo mesmo para não ser capturado ao segui-los, depois disso serão destruídos diante de ti; e que não perguntes por seus deuses, dizendo: Como essas nações serviram a seus deuses? mesmo assim farei o mesmo.

Seguindo — Seguindo o exemplo que deixaram, quando suas pessoas são destruídas, [8] explicou Wesley.

 

Alerta contra a idolatria e os falsos profetas

 

O tema central do livro de Deuteronômio, capítulo 13, é o alerta contra a idolatria e os falsos profetas. O capítulo detalha orientações rígidas sobre como a nação de Israel deveria lidar com qualquer pessoa ou situação que tentasse desviar o povo da adoração exclusiva ao Senhor Deus. [9]

 

Deuteronômio 13 

 

Verso 1

Se surgir entre vós um profeta, ou um sonhador de sonhos

Se surgir entre vós um profeta, ou um sonhador de sonhos, e vos der um sinal ou uma maravilha,

Notas explicativas de Wesley

Um sonhador de sonhos — Aquele que finge que Deus se revelou a ele por meio de visões ou sonhos.

Dá um sinal ou maravilha — Ou seja, vai prever algo estranho e maravilhoso.

Verso 3

Não ouvirás as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador de sonhos: pois o SENHOR teu Deus te prova, para saber se amas o SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma.

Notas explicativas de Wesley

Não ouvirás esse profeta — Não recebas sua doutrina, mesmo que o sinal se cumprisca. Pois, embora tal sinal ou milagre predito não tenha ocorrido ou acontecido, fosse sinal de um falso profeta, quando aconteceu, não era sinal suficiente de um verdadeiro profeta, especialmente nesse caso. Há muitas coisas que podem ser provocadas por espíritos malignos, Deus permitindo isso por razões sábias e justas, não apenas para o julgamento dos bons, mas também para o castigo de homens ímpios.

Notas explicativas de Wesley

Prova-te — Ou seja, prova tua fé, amor e obediência.

Saber — Ou seja, judicialmente, ou de forma pública, para que tanto você quanto outros saibam e vejam, para que a justiça de seus julgamentos sobre vocês seja mais evidente e gloriosa.

Verso 5

E que o profeta, ou o sonhador de sonhos, será executado; porque ele falou para te afastar do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito e te redimeu da casa de escravidão, para te afastar do caminho que o SENHOR teu Deus te ordenou entrar. Assim afastarás o mal do meio de ti.

Notas explicativas de Wesley

A estocada — Esta frase destaca a grande força e o poder dos sedutores para corromper as mentes dos homens.

Assim afastarás o mal — Tirarás a culpa, removendo os culpados.

Verso 6

Se seu irmão, filho de sua mãe, ou seu filho, ou sua filha, ou a esposa do seu peito, ou seu amigo, que é como sua própria alma, o atrair secretamente, dizendo: Vamos servir outros deuses, que não conheces, nem tu, nem teus pais;

Notas explicativas de Wesley

O filho da tua mãe — Isso é acrescentado para restringir o significado da palavra irmão, que é frequentemente usada geralmente para um parente próximo, e para expressar a proximidade da relação, sendo o lado materno geralmente o fundamento do afeto mais fervoroso.

Tua filha — Tua piedade deve superar tanto o teu afeto quanto a tua compaixão pelo sexo mais fraco. O pai e a mãe são omitidos aqui, pois estão suficientemente contidos nos exemplos anteriores.

Verso 8

Não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem teu olho terá pena dele, nem pouparás, nem esconderás:

Esconde-o — Ou seja, sufocar sua culpa, esconder ou proteger sua pessoa, mas acusá-lo ao magistrado e exigir justiça sobre ele, explicou Wesley.

Verso 9

Mas certamente o matarás; Tua mão será a primeira a mandá-lo à morte, e depois a mão de todo o povo.

Notas explicativas de Wesley

Tu o matarás — Não em particular, o que teria aberto a porta para inúmeros assassinatos, mas procurando sua morte por sentença do magistrado. Lançarás a primeira pedra contra ele, como a testemunha deveria fazer.

Verso 13

Certos homens, filhos de Belial, saíram de entre vocês e retiraram os habitantes de sua cidade, dizendo: Vamos servir outros deuses, que vocês não conheceram;

Notas explicativas de Wesley

Filhos de Belial — Significa propriamente pessoas sem jugo, vilões e miseráveis, sem lei e rebeldes, que não toleram restrições, que nem temem a Deus nem reverenciam o homem.

De entre vocês — Ou seja, da sua igreja e religião. Observa uma separação deles, não no lugar (como aparece pela parceria com seus concidadãos tanto no pecado quanto na punição), mas no coração, doutrina e adoração.

Verso 14

Então perguntarás, farás busca e perguntarás diligentemente; eis que, se for verdade, e o que é certo, que tal abominação é feita entre vocês;

Notas explicativas de Wesley

Inquirir — Refere-se ao magistrado, ao qual este cargo pertence propriamente, e de quem ele continua a falar da mesma forma, Tu, Deuteronômio 13:15-16. Os escritores judeus dizem que a deserção de uma cidade deve ser julgada pelos grandes sanedrim. Se parecer que estão afastados da idolatria, enviam dois eruditos para admoestado-los. Se se arrependerem, tudo está bem: não está, todo Israel deve subir e executar esta sentença. Embora não encontremos essa lei em execução em toda a história da igreja judaica, por negligenciar sua aplicação em cidades inferiores, o próprio Deus, pelo exército dos caldeus, a executou em Jerusalém, a cidade principal, que foi totalmente destruída e ficou em ruínas por setenta anos.

Versículo 15

Certamente ferirás os habitantes daquela cidade com a lâmina da espada, destruindo-a completamente, e tudo o que está nela, e o gado dela, com a lâmina da espada.

Notas explicativas de Wesley

Os habitantes — Ou seja, todos os culpados, não a parte inocente, como os que renegaram essa apostasia, que sem dúvida por escolha, ao menos sob aviso, sairiam de um lugar tão perverso.

Completamente — O mesmo castigo que foi infligido às cidades dos cananeus amaldiçoados, aos quais, tendo se iguais em pecado, é justo que Deus os iguale em punição.

Versículo 16

E juntarás todo o despojos dela no meio da rua dela, e queimarás com fogo a cidade, e todo o seu espólio de cada vez, pelo SENHOR teu Deus: e será um monte para sempre; não será construído novamente.

Notas explicativas de Wesley

Pelo Senhor — Para a satisfação da justiça de Deus, a manutenção de sua honra e autoridade, e a pacificação de sua majestade ofendida.

Não será edificado — Será um monumento eterno da justiça de Deus e terror para os séculos seguintes.

Versículo 17

E não te dará nada do que é maldito a ti: para que o SENHOR se afaste da ferocidade de sua ira, te mostre misericórdia, tenha compaixão de ti e te multiplique, como jurou aos teus antepassados;

Multiplica-te — Para que não percas teu número cortando tantas pessoas, [10] explicou Wesley.

 

A santidade de Israel como o povo escolhido de Deus

 

O tema central do livro de Deuteronômio 14 é a santidade de Israel como o povo escolhido de Deus e como essa santidade deve se refletir em suas práticas diárias, abrangendo três áreas principais: luto, alimentação e dízimos. [11]

 

Deuteronômio 14

 

Verso 1

Vós sois filhos do SENHOR vosso Deus

Vós sois filhos do SENHOR vosso Deus: não vos cortareis, nem farei calvície entre os olhos para os mortos.

Notas explicativas de Wesley

Do Senhor — A quem, portanto, não deverá menosprezar com práticas indignas ou impróprias.

Não se corromperão — Que eram práticas dos idólatras, tanto no culto a seus ídolos, em seus funerais quanto em ocasiões de calamidades públicas. Isso não é como a ordem de um pai para seus filhos pequenos, brincando com facas, "Não se cortem!" Essa é a intenção desses comandos, que nos obriga a nos negar. O significado é: Não façam mal a si mesmos! E assim como isso também é, o objetivo das providências cruzadas, para remover de nós aquilo pelas quais corremos o risco de nos prejudicar.

Verso 3

Não comerás nada abominável.

Abominável — Impuro e proibido por mim, o que por isso deveria ser abominável para você, explicou Wesley.

Verso 22

Tu realmente darás o dízimo todo o aumento da tua linha, que o campo traga ano após ano.

Todo o aumento — Isso deve ser entendido sobre os segundos dízimos, que parecem ser os mesmos com os dízimos do primeiro ano, mencionado Deuteronômio 14:28, explicou Wesley.

Verso 25

Então transformarás em dinheiro, prenderás o dinheiro em tua mão e irás ao lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher:

Em tua mão — Ou seja, em uma bolsa para ser tomada em tua mão e levada contigo, explicou Wesley.

Verso 27

E o levita que está dentro dos teus portões; Não o abandonarás; pois ele não tem parte nem herança contigo.

Não o abandonarás — Darás a ele uma parte desses dízimos ou do produto deles. Explicou Wesley.

Verso 28

Ao fim de três anos trarás todo o dízimo do teu aumento no mesmo ano, e o depositarás dentro de tuas portas:

Notas explicativas de Wesley

Ao final de três anos — ou seja, no terceiro ano, como está expresso, Deuteronômio 26:12.

No mesmo ano — Isso é acrescentado para mostrar que ele fala do terceiro ano, e não do quarto ano, como alguns poderiam conjecturar a partir da expressão, ao final de três anos. [12]

 

confirmação solene da aliança de Deus com o povo de Israel na Terra Prometida

 

O tema central do livro de Deuteronômio 27 é confirmação solene da aliança de Deus com o povo de Israel na Terra Prometida, o que envolve a instrução para a construção de um altar e a proclamação das maldições para a desobediência à Lei. [13]

 

Deuteronômio 27 

 

Verso 2

no dia em que atravessares o Jordão

E será no dia em que atravessares o Jordão para a terra que o SENHOR teu Deus te dá, que erguerás grandes pedras e as plaisterás:

Naquele dia — Mais ou menos naquela época, pois só foi feito alguns dias depois da morte deles, explicou Wesley.

Verso 3

Notas explicativas de Wesley

E escreverás neles todas as palavras desta lei, quando passares, para que entres à terra que o SENHOR teu Deus te dá, uma terra que flui com leite e mel; como o SENHOR Deus dos teus antepassados te prometeu.

Esta lei — A lei propriamente chamada, ou seja, a soma e substância dos preceitos ou leis de Moisés, especialmente aqueles que eram morais, em particular o decalógico.

Escreva-o, para que você possa entrar — Como condição para você entrar na terra. Pois como Canaã é dado apenas por promessa, deve ser cumprido por obediência.

Verso 4

Por isso, será quando atravessarem o Jordão que colocarão estas pedras, que vos ordeno hoje, no monte Ebal, e as plaistarás com plaister.

Notas explicativas de Wesley

Monte Ebal — A montaria das maldições. Aqui está escrita a lei para significar que uma maldição foi devida aos violadores dela, e que nenhum homem poderia esperar justificação das obras da lei, pela sentença da qual todos os homens são justamente acusados, como sendo todos culpados da transgressão dela, de uma forma ou de outra grau. Aqui os sacrifícios devem ser oferecidos, para mostrar que não há como ser libertado dessa maldição, senão pelo sangue de Cristo, que todos esses sacrifícios exemplificaram, e pelo fato de Cristo ser feito uma maldição para nós.

Verso 6

Construirás o altar do SENHOR, teu Deus, de pedras inteiras; e oferecerás oferendas queimadas nele ao SENHOR teu Deus:

Notas explicativas de Wesley

Pedras inteiras — Ásperas, não talhadas ou polidas. Pela lei escrita nas pedras, Deus lhes falou: pelo altar e por sacrifícios sobre ele, eles falaram a Deus; e assim se manteve a comunhão entre eles e Deus.

Verso 9

E Moisés e os sacerdotes levitas falaram a todo Israel, dizendo: Atenção, e ouçai, ó Israel; hoje tu te tornas o povo do SENHOR, teu Deus.

O povo do Senhor — Pela tua solene renovação da tua aliança com ele, explicou Wesley.

Verso 12

Estes estarão no monte Gerizim para abençoar o povo, quando vierem sobre o Jordão; Simeão, e Levi, e Judá, e Issacar, e José, e Benjamim:

Notas explicativas de Wesley

No monte Gerizzim — Essas palavras podem ser apresentadas ao lado ou próximo ao monte Gerizzim. Havia em Canaã duas montanhas que ficavam próximas umas das outras, com um vale entre elas, uma chamada Gerizzim, a outra Ebal. Dos lados dessas que se enfrentavam, todas as tribos deveriam ser organizadas, seis de cada lado, de modo que no vale se aproximassem umas das outras, tão próximas que os sacerdotes que estavam entre elas pudessem ser ouvidos por aqueles que estavam ao lado deles de ambos os lados. Então um dos sacerdotes, ou talvez mais, a certa distância um do outro, pronunciou com voz alta, uma das maldições em seguida. E todas as pessoas que estavam ao pé e ao lado do monte Ebal, (as que estavam mais longe recebendo o sinal dos que estavam mais perto) disseram: Amém! Então foi pronunciada a bênção oposta: "Bendito seja aquele que faz tal ou assim:" A todos que estavam ao pé e ao lado do monte Gerizzim disseram: Amém! Simeão - Todos esses eram filhos das mulheres livres, Leah e Raquel, para mostrar tanto a dignidade das bênçãos acima das maldições, quanto que as bênçãos pertencem apenas àqueles que são evangelicamente tais, conforme isso é explicado e aplicado, Gálatas 4:22, até mesmo àqueles que recebem o Espírito da adoção e da liberdade. José é aqui colocado para seus filhos e as tribos Manassés e Efraim, que são consideradas uma só tribo, porque Levi aqui é numerado; mas quando Levi é omitido, pois é onde se faz a divisão da terra, lá Manassés e Efraim passam por duas tribos.

Verso 13

E estes estarão no monte Ebal para amaldiçoar; Rubén, Gad e Asher, e Zebulon, Dan e Naftali.

Notas explicativas de Wesley

Amaldiçoar — Das antigas tribos, diz-se, eles estavam para abençoar o povo; destes, que tinham para amaldiçoar. Talvez a forma diferente de falar insinue que Israel, em geral, era um povo feliz, e deveria sempre ser, se fosse obediente. E a essa bênção, eles no monte Gerizzim disseram: Amém! Mas as maldições surgem, apenas como exceções à regra geral: "Israel é um povo abençoado: mas se houver alguém, mesmo entre eles, que faça tal ou tal coisa, não tem parte nem destino nesse assunto, mas está sob uma maldição." Isso mostra o quão pronto Deus está para conceder a bênção: se algum cair sob a maldição, a traz sobre sua própria cabeça. Quatro deles são filhos da mulher escravada, para mostrar que a maldição pertence aos espíritos servís e desonestos. A estes se juntam Rubén, que por seu pecado vergonhoso perdeu a dignidade, e Zabulon, o mais novo dos filhos de Leah, para que os números fossem iguais.

Verso 14

E os levitas falarão, e dirão a todos os homens de Israel em voz alta,

Notas explicativas de Wesley

Os levitas — Alguns dos levitas, nomeadamente, os sacerdotes, que portam a arca, como é expresso Josué 8:33, pois o corpo dos levitas estava sobre o monte Gerizzim, Deuteronômio 27:12. Mas esses estavam no vale entre Gerizzim e Ebal, olhando para uma ou outra montanha enquanto pronunciavam as bênçãos ou as maldições.

Versículo 15

Maldito seja o homem que fizer de qualquer imagem esculpida ou derretida uma abominação para o SENHOR, obra das mãos do artesão, e a guardar em um lugar secreto. E todo o povo responderá e dirá: Amém.

Notas explicativas de Wesley

Amaldiçoado — As maldições são expressas, mas não as bênçãos. Pois tantos quanto estavam sob a lei, estavam sob a maldição. Mas era uma honra reservada a Cristo nos abençoar; fazer aquilo que a lei não podia fazer. Então, em seu sermão sobre a montanha, o verdadeiro monte Gerizzim, temos apenas bênçãos.

O homem — Neste caso ele entende todas as graves violações da primeira mesa, pois nos ramos seguintes ele compreende todos os outros pecados contra a segunda mesa.

Amém — É fácil entender o significado de Amém para as bênçãos. Mas como poderiam dizer isso para as maldições? Era tanto uma profissão de fé na verdade quanto um reconhecimento da equidade dessas maldições. Assim, quando disseram Amém, eles disseram na prática: não só é certo que assim será, mas é justo que assim seja.

Versículo 16

Maldito seja aquele que põe luz por seu pai ou por sua mãe. E todo o povo dirá: Amém.

Luz — Ou, despreza em seu coração; ou repreende ou amaldiçoa secretamente: pois se o fato era notório, era punido com a morte, explicou Wesley.

Versículo 17

Maldito seja aquele que remover o marco do vizinho. E todo o povo dirá: Amém.

Saia do caminho — Que engana almas simples, dando-lhes conselhos perniciosos, seja para esta vida, seja para a próxima, explicou Wesley.

Versículo 24

Maldito seja aquele que malha seu vizinho em segredo. E todo o povo dirá: Amém.

Notas explicativas de Wesley

Smiteth — Ou seja, matar. Isso inclui assassinato sob o pretexto da lei, que é, de todas as outras, a maior afronta a Deus. Maldito seja, portanto, que qualquer forma contribua para acusar, condenar ou condenar uma pessoa inocente.

Versículo 26

Maldito seja aquele que não confirma todas as palavras desta lei para as cumprir. E todo o povo dirá: Amém.

Notas explicativas de Wesley

Não confirme — Ou, não faça o que se apeteça. A isso todos devemos dizer: Amém! Assumindo que estamos sob a maldição, e que deveríamos ter perecido para sempre, se Cristo não nos tivesse redimido da maldição da lei, ao ser feito uma maldição para nós. [14]

 

A relação condicional entre obediência e desobediência aos mandamentos de Deus

 

O tema central de Deuteronômio 28 é a relação condicional entre obediência e desobediência aos mandamentos de Deus, resultando em bênçãos ou maldições para o povo de Israel. O capítulo detalha as consequências das escolhas do povo ao entrar na terra prometida. [15]

 

Deuteronômio 28

 

Verso 2

E todas essas bênçãos virão sobre ti

E todas essas bênçãos virão sobre ti, e te dominarão, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus.

Venha — Aquelas bênçãos que outros seguem avidamente e nunca alcançam, seguirão a você, e serão lançadas em seu colo por bondade especial, explicou Wesley.

Verso 3

Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.

Notas explicativas de Wesley

Na cidade e no campo — Fossem agricultores ou comerciantes, seja na cidade ou no campo, deveriam estar protegidos dos perigos de ambos, e ter o conforto de ambos. Como devemos depender constantemente de Deus, tanto para a continuidade quanto para o conforto da vida! Precisamos dele a cada passo: não podemos estar seguros se ele retirar sua proteção, nem fáceis se suspender seu sabor; mas se ele nos abençoar, irmos onde quisermos, está tudo bem para nós.

Verso 5

Bendita será a tua cesta e o teu estoque.

Depósito — Armazém, sempre estará bem abastecido e a provisão que você tem lá será preservada para seu uso e serviço, explicou Wesley.

Verso 6

Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres.

Entra — Ou seja, em todos os teus assuntos e administrações, explicou Wesley.

Verso 9

O SENHOR te estabelecerá um povo santo para si mesmo, como jurou a ti, se guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus e andarás nos seus caminhos.

Estabeleça-te — Confirmará sua aliança contigo, pela qual te separou de si mesmo como um povo santo e peculiar, explicou Wesley.

Verso 10

E todo povo da terra verá que tu és chamado pelo nome do SENHOR; e eles terão medo de ti.

Do Senhor — Que vocês são, em verdade, seu povo e filhos: Um povo muito excelente e glorioso, sob o cuidado e o semblante peculiares do grande Deus, explicou Wesley.

Verso 11

E o SENHOR te fará abundante em bens, no fruto do teu corpo, no fruto do teu gado, no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR jurou aos teus antepassados que te darão.

As mesmas coisas que foram ditas antes são repetidas, para mostrar que Deus repetiria e multiplicaria Suas bênçãos sobre eles, explicou Wesley.

Verso 12

O SENHOR abrirá para ti seu bom tesouro, o céu para dar chuva à tua terra em sua época, e para abençoar toda a obra de tua mão: e emprestarás a muitas nações, e não emprestarás.

Seu tesouro — O céu ou o ar, que é o armazém de Deus, onde ele valoriza a chuva ou o vento para o uso do homem, explicou Wesley.

Verso 13

E o SENHOR fará de ti a cabeça, e não a cauda; e só tu serás acima, e não serás inferior; se ouvires os mandamentos do SENHOR teu Deus, que te ordeno hoje, que os observes e os cumpras:

Notas explicativas de Wesley

O chefe — O chefe de todas as pessoas no poder, ou pelo menos em dignidade e privilégios; para que mesmo aqueles que não estão sob tua autoridade reverenciem tua grandeza e excelência. Assim foi na época de Davi e Salomão, e deveria ter sido muito mais frequente e muito mais, se eles tivessem cumprido as condições.

Versículo 15

Mas acontecerá, se não quiseres ouvir a voz do SENHOR teu Deus, para observar cumprir todos os seus mandamentos e seus estatutos que eu te ordeno hoje; que todas essas maldições cairão sobre ti, e te dominarão:

Notas explicativas de Wesley

Te venha — Para que não possas escapar deles, como esperarás e tentarás em vão. Não há fuga de Deus, mas correndo até ele; não fugindo de sua justiça, mas voando para sua misericórdia.

Verso 20

O SENHOR enviará sobre ti maldições, vexação e repreensão em tudo o que tu decidires fazer, até que sejas destruído e até que pereças rapidamente; por causa da maldade de suas ações, pelas quais me abandonou.

Notas explicativas de Wesley

Vexação — Isso parece se referir principalmente à mente, surgindo da decepção das esperanças e dos presságios de suas misérias que se aproximam.

Repreensão — Ou seja, de Deus, não tanto em palavras, mas por suas ações, pelas providências cruzadas, por aflições agudas e dolorosas.

Versículo 23

E o teu céu que está sobre tua cabeça será de bronze, e a terra que está sob ti será ferro.

Notas explicativas de Wesley

Latão — Como latão, duro e seco, e calado para não fazer chuva.

Ferro — Duro, chaput e estéril.

Versículo 24

O SENHOR fará a chuva da tua terra pó e pó: do céu ela descerá sobre ti, até que sejas destruído.

Notas explicativas de Wesley

Poeira — Ou tua chuva será tão inútil para tua terra e semente como se fosse apenas uma quantidade limitada de poeira. Ou, em vez de chuva, nada além de pó do céu virá que, sendo levantado e levado pelo vento em grande abundância, retorna e cai sobre a terra como se fosse em nuvens ou chuvas.

Verso 27

O SENHOR te castigará com o desastre do Egito, com os emerodões, com a crosta e com a coceira, da qual não podes ser curado.

O desastre do Egito — Tais furúnculos e blafs que os egípcios sofreram, se espalhando da cabeça aos pés: os emerodes - Ou pilhas, explicou Wesley.

Verso 28

O SENHOR te fulminará com loucura, cegueira e espanto de coração:

Cegueira — Da mente, para que não saibam o que fazer: Surpresa - Serão tomados de admiração e horror por causa da estranheza e dor de suas calamidades, explicou Wesley.

Versículo 29

E apalparás ao meio-dia, como os cegos tateiam nas trevas, e não prosperarás nos teus caminhos; e só serás oprimido e saqueado para sempre, e ninguém te salvará.

Notas explicativas de Wesley

Tatear ao meio-dia — Nos assuntos mais claros e evidentes que você deve errar gravemente.

Teus caminhos — Teus conselhos e empreendimentos serão frustrados e se voltarão para a tua destruição.

Verso 32

Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo, e teus olhos olharão, e falharão de desejo por eles o dia todo: e não haverá poder em tua mão.

Notas explicativas de Wesley

Para outro povo — Por aqueles que os conquistaram e os fizeram prisioneiros, que os darão ou venderão a outras pessoas.

Falhar — Ou, ser consumido, em parte pela dor e muitas lágrimas; e em parte com desejo sincero, e vã e longa expectativa de seu retorno.

Sem força — sem poder para resgatá-los, nem dinheiro para resgatá-los.

Versículo 33

O fruto da tua terra e todos os teus trabalhos devorará uma nação que não conheces; e sempre serás oprimido e esmagado:

Notas explicativas de Wesley

Que não conheces — Que virá de um país distante, que não esperavas nem teme, e por isso será mais terrível quando chegarem; uma nação cuja língua não entendes, e portanto não pode implorar misericórdia, nem esperar qualquer favor deles.

Versículo 34

Para que fiques louco pela visão dos teus olhos que verás.

Notas explicativas de Wesley

Ficas louco pela visão dos teus olhos — Completamente afastados do poder de suas próprias almas; completamente desprovido de todo conforto e esperança, e abandonado ao desespero absoluto. Aqueles que caminham pela vista, e não pela fé, correm o risco de perder a razão em si, quando tudo ao redor parece assustador; e sua condição é realmente ruim, que são loucos pela visão dos olhos.

Verso 36

O SENHOR te trará a ti, e ao teu rei que colocarás sobre ti, para uma nação que nem tu nem teus antepassados conheceram; e lá servirás a outros deuses, madeira e pedra.

Notas explicativas de Wesley

Teu rei — A calamidade será universal, que nem mesmo teu rei poderá evitar, muito menos os súditos, que têm muito menos vantagem e oportunidade de fuga; e irrecuperável, porque aquele que deveria protegê-los ou resgatá-los está perdido com eles, Lamentações 4:10.

Madeira e pedra — Então o que antes era escolha e prazer deles agora vira sua praga e miséria. E essa era, sem dúvida, a condição de muitos israelitas sob as prisões assírias e balilônicas.

Versículo 43

O estrangeiro que está dentro de ti se elevará muito acima de ti; e descerás muito baixo.

Dentro de ti — Dentro de teus portões; que antes te honravam e serviam, e alguns deles se alegravam com as migalhas que caíam da tua mesa, explicou Wesley.

Verso 45

Além disso, todas essas maldições cairão sobre ti, te perseguirão e te alcançarão, até que sejas destruído; porque não ouviste a voz do SENHOR teu Deus, para guardar seus mandamentos e seus estatutos que Ele te ordenou:

Notas explicativas de Wesley

Além disso, todas essas maldições — Parece que Moisés até então previu seu cativeiro na Babilônia, pela qual, mesmo após seu retorno, foram levados à condição baixa mencionada, Deuteronômio 28:44. Mas no que se segue ele prevê sua última destruição pelos romanos. E o atual estado deplorável da nação judaica responde tão exatamente a essa previsão, que é uma prova incontestável da veracidade da profecia e, consequentemente, da autoridade divina das escrituras. E essa destruição foi mais terrível do que as anteriores, que o pecado deles ao rejeitar Cristo foi mais provocador para Deus do que a própria idolatria, e os deixou mais sob o poder de Satanás. Pois seu cativeiro na Babilônia os curou efetivamente da idolatria em setenta anos. Mas sob essa última destruição, continuam acima de mil seiscentos anos incurativamente avessas ao Senhor Jesus.

Verso 46

E eles estarão sobre ti como sinal e para uma maravilha, e sobre tua descendência para sempre.

Notas explicativas de Wesley

Eles — Essas maldições agora mencionadas.

Uma maravilha — Sinal e maravilhosa para todos que ouvem falar deles. É incrível, um povo tão incorporado ser tão universalmente disperso! E que um povo disperso por todas as nações não deve se misturar com nenhuma, mas, como Caim, ser fugitivo e vagabundo, e ainda assim tão marcado a ponto de ser conhecido.

Versículo 54

De modo que o homem que é terno entre vós, e muito delicado, tenha um olhar mau para com seu irmão, para a esposa de seu peito e para o remanescente de seus filhos que ele deixará:

Malignos — Incríveis, invejosos, cobiçosos de monopolizar essas pequenas partes para si, e relutantes que seus parentes mais queridos tenham qualquer parte delas, explicou Wesley.

Verso 56

A mulher delicada e delicada entre vocês, que não ousaria colocar a sola do pé no chão para delicar e ternura, seu olhar será maligno para o marido de seu seio, para seu filho e para sua filha,

Mal - Impiedoso: ela desejará ou planejará sua destruição para sua comida, explicou Wesleyt.

Versículo 57

E para seu jovem que sai de entre seus pés, e para seus filhos que ela terá de dar à luz: pois ela os comerá por falta de tudo secretamente no cerco e na estreitez, com os quais teu inimigo te atormentará em tuas portas.

Notas explicativas de Wesley

Seu filho — Heb. pós-nascimento: aquilo que era detestável de se ver, agora será agradável de comer; e junto com ele ela devorará a criança que estava envolvida nele, e pode ser incluída nesta expressão.

Que ela terá — Ou, que terá tido, ou seja, seus filhos mais adultos.

Ela os comeria — Isso foi cumprido mais de uma vez, para perpétua reprovação da nação judaica. Nunca foi feito algo assim, nem por gregos nem por bárbaros. Veja o fruto de ser abandonado por Deus!

Versículo 63

E acontecerá que, assim como o SENHOR se alegrou por vocês para fazer bem e multiplicar-vos; então o SENHOR se alegrará por vocês para destruí-los e vos levar a nada; e serão arrancados da terra onde fores possuí-la.

Notas explicativas de Wesley

Destruir você — Sua justa indignação contra você será tão grande que será um prazer para ele se vingar de você. Pois, embora não se deleite com a morte de um pecador em si, ele se deleita em glorificar sua justiça sobre pecadores incorrigíveis, vendo que o exercício de todos os seus atributos deve agradá-lo, caso contrário não seria perfeitamente feliz.

Verso 65

E entre estas nações não encontrarás alívio, nem a sola do teu pé descansará; mas o SENHOR te dará lá um coração trêmulo, e olhos falhosos, e tristeza de mente:

Notas explicativas de Wesley

Nem o vosso pé terá descanso — Não terão assentamento na terra onde forem banidos, mas lá serão jogados de um lado para o outro, vendidos de pessoa em pessoa, ou Caim, como Caim, vagando por aí.

Verso 66

E tua vida penderá em dúvida diante de ti; e temerás dia e noite, e não terás certeza de tua vida:

Notas explicativas de Wesley

Tua vida ficará em dúvida — Seja porque estás nas mãos de teus inimigos que têm poder, e não querem vontade, de te destruir; ou por causa dos terrores de tua própria mente e da culpa de tua consciência que te faz temer, mesmo onde não há medo.

Verso 68

E o SENHOR te trará novamente ao Egito com navios, pelo caminho do qual te falei, não verás mais isso: e lá serás vendido aos teus inimigos como escravos e escravas, e nenhum homem te comprará.

Notas explicativas de Wesley

Para o Egito — Que foi literalmente cumprido sob Tito, quando multidões deles foram levadas para lá em navios e vendidas para escravos. E essa expressão parece lembrar daquela época em que atravessaram o mar sem navios, Deus milagrosamente secando o mar à sua frente, o que agora teriam tristemente a oportunidade de lembrar.

Aliás, a propósito — ou, para o caminho. E o caminho não parece ser aqui o caminho usual de Canaã ao Egito, que era inteiramente por terra, mas para ser traçado como o fim do caminho ou jornada, até mesmo a terra do Egito, pois para este, e não para o caminho entre Canaã e o Egito, concordam as palavras aqui a seguir, do qual eu te falo, não o verás mais, (isto é, Egito) novamente.

Notas explicativas de Wesley

Nenhum homem te comprará — Ou porque o número de seus cativos será tão grande que o mercado ficará lotado de você; ou porque será tão detestável e desprezível que os homens não queiram tê-lo como escravo. E essa foi a condição dos judeus após a destruição de Jerusalém, como Josefo, o judeu, deixou registrado. Aprendamos todos daqui para frente, a ficar com admiração e a não pecar. Ouvi falar de um homem perverso (diz o Sr. Henry) que, ao ler essas ameaças, ficou tão furioso que arrancou a folha de sua bíblia. Mas qual é o propósito disso, para vandalizar uma cópia, enquanto o original permanece imutável? Pelo qual se determina que o salário do pecado é a morte: sim, uma morte mais terrível do que tudo o que aqui é dito! [16]

 

A renovação da aliança de Deus com o povo de Israel 

 

O tema central de Deuteronômio 29 é a renovação da aliança de Deus com o povo de Israel na terra de Moabe, enfatizando a responsabilidade pela obediência e as severas advertências contra a idolatria e a apostasia. [17]

 

Deuteronômio 29

 

Verso 1

Estas são as palavras da aliança

Estas são as palavras da aliança, que o SENHOR ordenou a Moisés que fizesse com os filhos de Israel na terra de Moabe, ao lado da aliança que ele fez com eles em Horebe.

Notas explicativas de Wesley

Estes são os termos ou condições sobre os quais Deus estabeleceu, ou seja, renova sua aliança com vocês. O pacto era apenas um em substância, mas variado no tempo e forma de sua dispensação.

Verso 4

Ainda assim, o SENHOR não te deu um coração para perceber, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até hoje.

Notas explicativas de Wesley

No entanto, o Senhor — Ou seja, vocês os perceberam e viram com os olhos do seu corpo, mas não com suas mentes e corações; vocês ainda não aprenderam corretamente a entender a palavra e as obras de Deus, para conhecê-las para seu bem, fazer uso correto delas e cumpri-las: o que Ele expressa assim, o Senhor não vos deu, etc., não para desculpar sua maldade, mas para direcionar a quem devem recorrer para uma boa compreensão das obras de Deus; e insinuar que, embora o ouvido ouvinte e o olho que vê sejam obra de Deus, a falta de sua graça foi culpa deles e o justo castigo de seus pecados anteriores; seu caso atual sendo semelhante ao deles na época de Isaías, que primeiro fechavam os próprios olhos e ouvidos para não verem nem ouvirem, e não entendessem, e então, pelo justo juízo de Deus, tinham os olhos e ouvidos fechados para não ver, ouvir e entender. A disposição de Deus em nos fazer bem em outras coisas é uma evidência clara de que, se não temos graça, que o melhor dos dons é culpa nossa e não dele: ele teria nos reunido, e nós não.

Verso 6

Não comestes pão, nem beberam vinho ou bebida forte: para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.

Notas explicativas de Wesley

Não comeram pão — pão comum comprado com seu próprio dinheiro, ou feito por suas próprias mãos, mas pão celestial e angelical.

Nenhum bebeu vinho — Mas apenas água da rocha.

O Senhor — Onipotente e totalmente suficiente para sua provisão sem a ajuda de nenhuma criatura, e seu Deus em aliança com você, que tem verdadeiro afeto por você e cuidado paternal por você.

Verso 11

Seus pequenos, suas esposas e o estranho que está em seu acampamento, desde o cortador de madeira até a gaveta de suas águas:

Teu estranho — Aqueles que abraçaram sua religião: todo tipo de pessoa, sim, até mesmo a mais mesquinha, explicou Wesley.

Verso 12

Que tu faças aliança com o SENHOR teu Deus, e em seu juramento, que o SENHOR teu Deus faz contigo hoje:

Na aliança e em seu juramento — Na aliança, confirmada por um juramento solene, explicou Wesley.

Verso 13

Para que Ele possa te estabelecer até hoje como um povo por si mesmo, e para que seja para ti um Deus, como te disse, e como jurou a teus pais, a Abraão, a Isaac e a Jacó.

Notas explicativas de Wesley

Para que Ele possa te estabelecer — Aqui está o resumo daquela aliança da qual Moisés foi o mediador, e na relação da aliança entre Deus e eles, todos os preceitos e promessas da aliança estão incluídos. Que fossem estabelecidas para um povo para ele, para temer, amar, obedecer e ser devotado a ele, e que ele fosse para eles um Deus, para torná-los santos e felizes; e um devido senso da relação que temos com Deus como nosso Deus, e da obrigação que temos para com Ele como seu povo, é suficiente para nos levar a todos os deveres e todos os confortos da aliança. E essa aliança não inclui nada espiritual? Nada que se refira à eternidade?

Versículo 15

Mas com aquele que está aqui conosco neste dia diante do SENHOR nosso Deus, e também com aquele que não está aqui conosco hoje:

Notas explicativas de Wesley

Assim também — com sua posteridade. Pois assim foi feito o pacto inicialmente com Abraão e sua linha, pelo qual, assim como Deus se comprometeu a continuar a bênção de Abraão sobre sua descendência, também os comprometeu com os mesmos deveres que eram exigidos de Abraão. Assim é mesmo entre os homens, quando um rei concede uma propriedade a um súdito e seus herdeiros para sempre, sob certas condições, todos os seus herdeiros que desfrutam desse benefício são obrigados às mesmas condições. Também pode incluir aqueles que foram obrigados a faltar, por doença ou qualquer ocasião necessária. Não, um dos farafarastas caldeus a lê, todas as gerações que vieram desde os primeiros dias do mundo, e todas as que surgirão até o fim de todo o mundo, estão conosco aqui hoje. E assim, tomando este pacto como uma dispensa típica do pacto da graça, é um nobre testemunho para o Mediador desse pacto, que é o mesmo ontem, até o dia e para sempre.

Versículo 16

(Pois sabeis como habitamos na terra do Egito; e como passamos pelas nações por onde passasteis;

Notas explicativas de Wesley

Egito — Onde você viu suas idolatrias, e aprendeu demais delas, como o bezerro de ouro mostrou, e por isso precisa renovar sua aliança com Deus; onde também estávamos em terrível escravidão, de onde só Deus nos libertou, a quem por isso somos profundamente obrigados e temos toda razão para renovar nossa aliança com ele.

Pelas nações — Com que risco, se Deus não tivesse aparecido para nós!

Verso 18

Para que não haja entre vós homem, ou mulher, ou família, ou tribo, cujo coração se afaste hoje do SENHOR nosso Deus, para servir aos deuses destas nações; para que não haja entre vós uma raiz que produza galha e absinto;

Uma raiz — Um coração maligno que te inclina a tal idolatria amaldiçoada e traz frutos amargos, explicou Wesley.

Verso 19

E aconteceu, ao ouvir as palavras dessa maldição, que se abençoe em seu coração, dizendo: Terei paz, mesmo que ande na imaginação do meu coração, para acrescentar embriaguez à sede:

Dessa maldição — Daquele juramento em que ele jurou manter a aliança com Deus, e aquele com uma maldição pronunciada contra si mesmo se não a cumprisse.

Notas explicativas de Wesley

Abençoe-se — Lisonje-se aos próprios olhos, com esperanças vãs, como se Deus não se importasse com tais coisas, e não pudesse, ou não quisesse, puni-las.

Paz — Segurança e prosperidade.

Meu próprio coração — Embora eu não siga o mandamento de Deus, mas meus próprios desejos.

Para adicionar embriaguez à sede — As palavras podem ser interpretadas, para adicionar sede à embriaguez, e assim pode ser o sentido de que, quando ele multiplicou seus pecados e se fez como se fosse embriagado deles, não está satisfeito com isso, mas ainda assim aguça seu apetite e provoca sua sede por mais, assim como bêbados frequentemente usam meios para se deixar sedento por mais bebida.

Verso 20

O SENHOR não o poupará, mas então a ira do SENHOR e seu ciúme fumegarão contra aquele homem, e todas as maldições escritas neste livro recairão sobre ele, e o SENHOR apagará seu nome debaixo do céu.

Fumará — Queimará e irromperá com chamas e fumaça como se fosse de uma fornalha, explicou Wesley.

Verso 21

E o SENHOR o separará do mal entre todas as tribos de Israel, segundo todas as maldições da aliança que estão escritas neste livro da lei:

Ao mal — A alguma praga peculiar e exemplar; ele fará dele um monumento de seu desagrado para toda a terra, explicou Wesley.

Versículo 23

E que toda a terra dela é enxofre, sal e queimando, que não foi semeada, nem gera, nem cresce grama ali, como na derrubada de Sodoma, Gomorra, Adma e Zeboim, que o SENHOR derrubou em sua ira e em sua ira:

Sal e queimação — É queimado e tornado estéril, como com enxofre e sal, explicou Wesley.

Versículo 26

Pois foram servir outros deuses, e os adoraram, deuses que não conheciam, e que Ele não lhes dera:

A quem Deus não lhes deu - Para sua adoração, mas os dividiu em todas as nações, para seu uso e serviço. Então ele fala aqui do sol, da lua e das estrelas, que eram os principais deuses adorados pelas nações vizinhas.

Versículo 29

As coisas secretas pertencem ao SENHOR nosso Deus; mas aquelas que se revelam pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que possamos cumprir todas as palavras desta lei.

Notas explicativas de Wesley

As coisas secretas — Tendo mencionado os incríveis julgamentos de Deus sobre toda a terra e povo de Israel, e prevendo a extinção total que lhes aconteceria por sua maldade, ele irrompe em essa exclamação patética, seja para conter sua curiosidade, que provavelmente perguntaria sobre o tempo e a maneira de um evento tão grande; ou para acalmar sua própria mente e satisfazer os escrúpulos de outros, que, percebendo que Deus tratava tão severamente seu próprio povo, quando enquanto ele sofria aquelas nações culpadas de ateísmo e idolatria mais grosseiros, poderiam então aproveitar a ocasião para negar sua providência ou questionar a equidade de seus próprios actos. A isso ele responde que os caminhos e julgamentos de Deus, embora nunca injustos, muitas vezes são ocultos de nós, insondáveis por nossas capacidades superficiais, e importam para nossa admiração, não para nossa investigação. Mas as coisas que são reveladas por Deus e por sua palavra são o objeto adequado de nossas investigações, para que assim possamos conhecer nosso dever e ser protegidos de tais calamidades terríveis como as agora mencionadas. [18]

 

A transição de liderança de Moisés para Josué e a reafirmação da aliança de Deus com Israel antes da entrada na Terra Prometida

 

O tema central de Deuteronômio 31 é a transição de liderança de Moisés para Josué e a reafirmação da aliança de Deus com Israel antes da entrada na Terra Prometida. O capítulo abrange as últimas disposições e conselhos de Moisés ao povo, enfatizando a presença contínua de Deus. [19]

 

Deuteronômio 31

 

Verso 1

Moisés foi e disse estas palavras

 

E Moisés foi e disse estas palavras a todo Israel.

Foi e falou — Continuou falando, uma frase hebraica comum, explicou Wesley.

Verso 2

E ele lhes disse: Hoje tenho cento e vinte anos; Não posso mais sair e entrar: também o SENHOR me disse: Não atravessarás este Jordão.

Vá lá e entre — desempenhe o cargo de líder ou governador, porque o momento da minha morte se aproxima, explicou Wesley.

Verso 9

E Moisés escreveu esta lei, e entregou aos sacerdotes, os filhos de Levi, que deram a arca da aliança do SENHOR, e a todos os anciãos de Israel.

Notas explicativas de Wesley

Essa lei — Em grande parte assim chamada, toda a lei ou doutrina entregue a Moisés contida nestes cinco livros.

Aos padres — Para que eles a guardem com cuidado e religiosidade, e a tragam à tona ocasionalmente, a leiam e instruíssem o povo a não usá-la.

Os anciãos — que eram assistentes dos padres, para garantir que a lei fosse mantida, lida e observada.

Verso 10

E Moisés ordenou-lhes, dizendo: Ao final de cada sete anos, na solenidade do ano da libertação, na festa dos tabernáculos,

O ano da libertação — Quando foram libertados de dívidas e problemas, e preocupados com assuntos mundanos, e assim mais aptos a atender a Deus e ao seu serviço, explicou Wesley.

Verso 1

Quando todo Israel estiver presente diante do SENHOR, teu Deus, no lugar que Ele escolher, deverá ler esta lei diante de todo Israel em seus ouvidos.

Notas explicativas de Wesley

Tu lês — Farás com que seja lido pelo sacerdote ou pelos levitas; pois ele mesmo não podia lê-lo na audiência de todo Israel, mas isso deveria ser feito por várias pessoas, e assim o povo se reuniu em várias congregações.

Verso 12

Reúna o povo, homens, mulheres e crianças, e o estranho que está dentro de tuas portas, para que possam ouvir, aprender e temer o SENHOR teu Deus, e observar para cumprir todas as palavras desta lei:

Notas explicativas de Wesley

Juntos — Não em um só lugar. Mas em diversas assembleias ou sinagogas. As mulheres que, por meio deste tempo, são obrigadas a ir a Jerusalém nesta solenidade, como lhes foi permitido em outras solenidades.

Filhos — Aqueles que conseguiam entender, como aparece em Neemias 8:2-3, os judeus piedosos certamente a liam diariamente em suas casas, e Moisés dos tempos antigos era lido nas sinagogas todo dia de sábado. Mas, uma vez a cada sete anos, a lei deveria ser lida em público, para ampliá-la e torná-la honrosa.

Verso 14

E o SENHOR disse a Moisés: Eis que se aproximam os teus dias que tu morres: chame Josué e apresentem-se no tabernáculo da congregação, para que eu lhe dê uma orden. E Moisés e Josué foram e se apresentaram no tabernáculo da congregação.

Dê a ele uma ordem — imediatamente de mim para seu maior incentivo e para ganhar mais autoridade junto ao povo, explicou Wesley.

Versículo 16

E o SENHOR disse a Moisés: Eis que dormirás com os teus antepassados; e este povo se levantará e irá atrás dos deuses dos estrangeiros da terra, para onde forem para estar entre eles, e me abandonará, quebrando o pacto que fiz com eles.

Notas explicativas de Wesley

Os estrangeiros da terra — isto é, dos cananeus, que serão expulsos de suas posses e se tornarão estrangeiros em sua própria terra. Isso agrava sua tolice de adorar deuses que não podiam preservar seus amigos nem incomodar seus inimigos.

Versículo 17

Então minha ira será acesa contra eles naquele dia, e eu os abandonarei, e esconderei meu rosto deles, e eles serão devorados, e muitos males e problemas lhes acontecerão; para que digam, naquele dia: Não são esses males que nos caem porque nosso Deus não está entre nós?

Notas explicativas de Wesley

Esconder meu rosto — Retirar meu favor e ajudar. Quaisquer que sejam os problemas externos em que nos encontramos, se tivermos apenas a luz do semblante de Deus, estamos seguros. Mas se Deus esconder Seu rosto de nós, então estamos perdidos.

Verso 19

Agora, portanto, escrevam esta canção para vós, e ensinái-a aos filhos de Israel: ponham-na na boca deles, para que esta canção seja testemunha para mim contra as crianças de Israel.

Notas explicativas de Wesley

Escreva esta canção — Que contém Deuteronômio 32:1-43, e é colocada em uma canção para que possa ser melhor aprendida e mais fixada em suas mentes e memórias.

Coloque na boca deles — Faça com que aprendam e cantem um para o outro, para obrigá-los a mais cautela.

Um testemunho — Da minha bondade ao lhes dar tantas bênçãos, da minha paciência ao aguentar tanto tempo com eles, da minha clemência ao dar avisos tão justos e claros, e da minha justiça ao punir um povo tão incorrigível.

Verso 21

E acontecerá, quando muitos males e problemas lhes acontecerem, que esta canção testemunhe contra eles como testemunha; pois não será esquecido das bocas de sua linha: pois conheço a imaginação que eles exploram, mesmo agora, antes mesmo de eu os ter trazido para a terra que conheço.

Notas explicativas de Wesley

Suas imaginações — Inclinações para a Idolatria, que eles não controlam, como deveriam; e alguns deles não apenas a guardam no coração, mas, tanto quanto podem e ousam, a praticam secretamente, como pode ser deduzido de Amós 5:25; Atos 7:43.

Verso 25

Que Moisés ordenou aos levitas, que mostravam a arca da aliança do SENHOR, dizendo,

Os levitas — Os sacerdotes, Deuteronômio 31:9, que também eram levitas, explicou Wesley.

Versículo 26

Pegue este livro da lei e coloque-o na beira da arca da aliança do SENHOR teu Deus, para que ele seja testemunho contra ti.

Notas explicativas de Wesley

Pegue este livro — Provavelmente o mesmo livro que (depois de ter sido de alguma forma extraviado) foi encontrado na casa do Senhor, nos dias de Josias, e lido publicamente pelo próprio rei, como testemunho contra um povo que então estava quase maduro para a ruína.

Ao lado — Do lado de fora, em um pequeno baú fixado a ele, pois nada além das mesas de pedra estavam contidas na arca, 1 Reis 8:9, aqui era guardada para maior segurança e reverência.

Um testemunho contra ti — Contra teu povo, a quem ele dirige sua fala para que eles sejam mais afetados por ela. [20]

 

morte de Moisés, a visão da Terra Prometida e a transição de liderança para Josué

 

O tema central de Deuteronômio 34 é morte de Moisés, a visão da Terra Prometida e a transição de liderança para Josué, destacando a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas, mesmo que Moisés não tenha entrado na terra, e a continuidade da aliança de Deus com Seu povo através de um novo líder. O capítulo descreve a ascensão de Moisés ao Monte Nebo, onde Deus lhe mostra toda a terra que Israel herdaria, e sua morte em paz, com a unção de Josué como seu sucessor. [21]

 

Deuteronômio 34 

 

Verso 1

E o SENHOR mostrou-lhe toda a terra

E Moisés subiu das planícies de Moabe até o monte de Nebo, até o topo de Pisga, que fica em frente a Jericó. E o SENHOR mostrou-lhe toda a terra de Galeaide, a Dan,

Notas explicativas de Wesley

E Moisés subiu — Quando soube o local de sua morte, subiu alegremente uma ladeira íngreme para chegar até lá. Aqueles que conhecem bem outro mundo não têm medo de deixar isso. Quando os servos de Deus são chamados para fora do mundo, os invocados sobem e morrem! Unto Dan - Para aquela cidade que, após a morte de Moisés, foi chamada assim.

Verso 2

E todo Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés, e toda a terra de Judá, até o mar mais alto,

Notas explicativas de Wesley

Todo Naftali — A terra de Naftali, que junto com Dan ficava ao norte de Canaã, assim como Efraim e Manassés estavam nas partes do centro da terra, e Judá ao sul, e o mar, a oeste. Então essas partes que estão nos vários quartos são colocadas para todos os outros. Ele estava a leste e viu também Galeade, que ficava na parte oriental da terra, e daí viu o norte, sul e oeste.

O mar mais alto — O mar de terras médias, que era o limite máximo da terra promissora a oeste.

Verso 3

E ao sul, e a planície do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.

Notas explicativas de Wesley

O sul — O quarto sul da terra de Judá, que fica em direção ao mar salgado, a cidade das palmeiras - Jericó, assim chamada pela multidão de palmeiras que existiam naquela região, como escrevem Josefo e Estrabão. De onde e o bálsamo que ali crescia eram chamados Jericó, que significa odorífero ou aroma doce.

Verso 4

E o SENHOR lhe disse: Esta é a terra que juro a Abraão, a Isaac e a Jacó, dizendo: Eu a darei à tua linha: Eu te fiz vê-la com os teus olhos, mas não irás por ali.

Notas explicativas de Wesley

Eu te fiz ver — Pois, embora sua visão fosse boa, ele não teria conseguido ver todo Canaã, cento e sessenta milhas de comprimento e cinquenta ou sessenta de largura, se sua visão não tivesse sido milagrosamente ajudada e ampliada. Ele viu isso de longe. Que visão os crentes do Antigo Testamento tiveram do reino do Messias. E tal visão os crentes têm agora da glória que ele revelará. Tal visão temos agora, do conhecimento da glória do Senhor, que cobrirá a terra. Aqueles que vierem depois de nós certamente entrarão nessa terra prometida: que é um conforto para nós, quando encontrarmos nossos próprios cadáveres caindo neste deserto.

Verso 5

Assim, Moisés, servo do SENHOR, morreu lá na terra de Moabe, segundo a palavra do SENHOR.

Notas explicativas de Wesley

Assim Moisés, servo do Senhor, morreu — Ele é chamado servo do Senhor, não apenas como um homem bom (todos assim são seus servos), mas como um homem extremamente útil, que serviu aos conselhos de Deus ao tirar Israel do Egito e conduzi-lo pelo deserto. E era mais uma honra para ele ser servo do Senhor do que ser rei em Jeshurun. Ainda assim, ele morre. Nem sua piedade nem sua utilidade o isentariam do golpe da morte. Os servos de Deus devem morrer, para que possam descansar de seus trabalhos, receber sua recompensa e abrir espaço para outros. Mas quando eles vão embora, vão servi-lo melhor, servir-lhe dia e noite em seu templo. Os judeus dizem: Deus sugou sua alma do corpo com um beijo. Sem dúvida, ele morreu nos abraços de seu amor.

Verso 6

E ele o enterrou em um vale na terra de Moabe, em frente a Betpeor: mas nenhum homem conhece seu sepulcro até hoje.

Notas explicativas de Wesley

Ele — O Senhor, o enterrou imediatamente ou pelo ministério dos anjos, dos quais Miguel era o chefe ou príncipe.

De seu sepulcro — Do lugar particular onde foi sepultado: que Deus escondeu dos israelitas, para evitar sua superstição e idolatria, para os quais ele conhecia sua grande propensão. E por essa mesma razão, o diabo tentou que fosse conhecido e disputou com Miguel sobre isso, Juízes 1:9. Deus cuida até dos corpos mortos de seus servos. Assim como sua morte é preciosa, seu pó também é. Nenhum grão dela será perdido, mas a aliança com ela será lembrada.

Verso 7

E Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu: seu olho não estava opaco, nem sua força natural diminuiu.

Seu olhar não estava apagado — Por uma obra milagrosa de Deus em misericórdia para com sua igreja e seu povo, explicou Wesley.

Verso 8

E os filhos de Israel choraram por Moisés nas planícies de Moabe trinta dias: assim terminaram os dias de choro e luto por Moisés.

Notas explicativas de Wesley

Trinta dias — Que era o tempo usual de luto para pessoas de alto cargo e eminência. É uma dívida devida à honra sobrevivente dos dignos falecidos, seguir-los com nossas lágrimas, pois aqueles que os amaram e valorizaram, são conscientes da perda e humilhados pelos pecados que provocaram Deus a nos privar delas.

Verso 9

E Josué, filho de Freira, estava cheio do espírito da sabedoria; pois Moisés havia posto as mãos sobre ele: e os filhos de Israel o ouviram, e fizeram o que o SENHOR ordenou a Moisés.

Notas explicativas de Wesley

Sabedoria — E outros dons e graças também, mas a sabedoria é mencionada como sendo a mais necessária para o governo ao qual ele agora foi chamado.

Sobre ele — E isso foi o que Moisés naquela época pediu a Deus por ele.

Verso 10

E não surgiu profeta em Israel como Moisés, que o SENHOR conheceu cara a cara,

Com quem o Senhor — Com quem Deus conversou tão livre e familiarmente, explicou Wesley.

Verso 12

E em toda essa mão poderosa, e em todo o grande terror que Moisés demonstrou aos olhos de todo Israel.

Notas explicativas de Wesley

Moisés foi maior do que qualquer outro profeta do Antigo Testamento. Por Moisés, Deus deu a lei, moldou e formou a igreja judaica. Pelos outros profetas, ele só enviava repreensões, direções e previsões específicas. Mas, no que diz respeito aos outros profetas que não chegaram a ele, nosso Senhor Jesus foi além dele. Moisés foi fiel como servo, mas Cristo como filho: seus milagres mais ilustres, sua comunhão com o pai mais íntima: pois ele está em seu seio desde a eternidade. Moisés jaz sepultado: mas Cristo está sentado à direita de Deus, e do aumento de seu governo não haverá fim. [22]

 

 

 



[1] Visão geral criada por IA

[2]  https://www.studylight.org/ comentários/eng/wen/deuteronomy-1.html

[3] Visão geral criada por IA

[4]  https://www.studylight.org/ comentários/eng/wen/deuteronomy-2.html

[5] Visão geral criada por IA

[6]  https://www.studylight.org/ comentários/eng/wen/deuteronomy-3.html

[7] Visão geral criada por IA

[8]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/deuteronomy-12.html

[9] Visão geral criada por IA

[10]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/deuteronomy-13.html

[11] Visão geral criada por IA

[12]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/deuteronomy-14.html

[13] Visão geral criada por IA

[14]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/deuteronomy-27.html

[15] Visão geral criada por IA

[16]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/deuteronomy-28.html

[17] Visão geral criada por IA

[18]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/deuteronomy-29.html

[19] Visão geral criada por IA

[20]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/deuteronomy-31.html

[21] Visão geral criada por IA

[22]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/deuteronomy-34.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog