Ser líder em Israel em meio de uma geração pecadora

 

Comentários de Wesley



  

Copyright © 2025, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 674

Livros publicados pelo autor: 721

Capa: https://www.estanabiblia.com.br//estudo-biblico/juizes-4-estudo-e-explicacao-completa/

Toda gloria a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Rio de Janeiro – Brasil

 

 

Índice

 

·       Introdução

·       O ciclo do pecado em Israel e o surgimento dos Juízes

·       A demonstração do poder e soberania de Deus através da fraqueza humana

·       O nascimento de Sansão como libertador de Israel

·       Débora e Jael, duas mulheres heroínas em Israel

·       O chamado de Samuel, o último juiz

 

Introdução

 

“Ser líder em Israel em meio de uma geração pecadora” é um livro de 50 páginas baseado no livro de Juízes com comentários de Wesley.

O livro trata da ação dos juízes em meio a uma geração pecadora.

Nem todos conseguiram evitar a influência do pecado.

A liderança de uma mulher juíza não foi diferente da liderança dos homens juízes.

Como surgiram os juízes?

Depois de Josué, não havia ainda rei em Israel e cada um fazia o que queria. Foi o período entre a morte de Josué e o nascimento de Samuel.

“O período dos Juízes foi uma época de cerca de 1250 a 1000 a.C. que se seguiu à chegada das tribos nômades às terras cultivadas da Palestina”.[1] Eles foram levantados por Deus para livrar Israel e manter o povo fiel e unido.

Escreveu o autor de Juízes: E também toda aquela geração foi ajuntada a seus pais; e depois deles se levantou outra geração, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel.

O autor do livro de Juízes colocou uma pergunta do Senhor: E não fareis aliança com os habitantes desta terra; derrubareis os seus altares, mas não obedecestes à minha voz; por que fizestes isto?

Josué havia falecido. Então, o Senhor levantou juízes:

E quando o Senhor os levantou juízes, então o Senhor estava com o juiz, e os livrou da mão de seus inimigos todos os dias do juiz.

Samuel foi o último juiz em israel. Um exemplo de liderança íntegra.

Um livro que nos lembra e alerta que a liderança hoje vive também em meio a uma geração pecadora.

O Autor

 

O ciclo do pecado em Israel e o surgimento dos Juízes

 

Otniel foi o primeiro juiz, que viveu no tempo de Josué.

“Contudo, não quiseram dar ouvidos aos seus juízes, mas prostituiram-se após outros deuses, e inclinaram-se diante deles: desviaram-se depressa do caminho em que seus pais andavam, obedecendo aos mandamentos do Senhor; mas eles não o fizeram”, escreveu o autor de Juízes.

Escreveu o autor de Juízes: E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus, e serviram aos baalins e às asseras.

O ciclo incluía: pecado, escravidão, arrependimento, clamor, libertação. Foi assim no tempo dos juízes incluindo o tempo de Sansão, Débora e Gideão.

“O ciclo dos pecados no livro de Juízes é um padrão repetitivo de apostasia (afastamento de Deus), opressão (sofrimento causado por inimigos), arrependimento e libertação. Após se afastar do Senhor e adorar outros deuses, Israel era punido por Deus, que permitia que fossem oprimidos por seus inimigos. Quando o povo clamava a Deus por socorro, Ele levantava um juiz para libertá-los, mas o ciclo se repetia”.[2]

Comentou Wesley: Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou na mão de Cus-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cus-Rissataim oito anos.

Escreveu o autor de Juízes: Quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor, o Senhor suscitou um livrador aos filhos de Israel, o qual os livrou, a saber, Otniel, filho de Quenaz, irmão mais novo de Calebe.

Escreveu o autor de Juízes: E o Espírito do Senhor veio sobre ele, e ele julgou a Israel, e saiu à guerra; e sua mão prevaleceu contra Chushanrishathaim.

Os juízes

“Os grandes juízes mencionados no livro de Juízes são Otniel, Eúde, Débora, Gideão, Jefté e Sansão. O livro os descreve de forma mais detalhada, contrastando-os com os juízes menores, que têm narrativas muito breves. 

  • Otniel: O primeiro juiz, libertou Israel do rei de Mesopotâmia.
  • Eúde: Libertou Israel do domínio dos moabitas.
  • Débora: Uma juíza e profetisa que liderou Israel junto com Baraque contra os cananeus.
  • Gideão: Derrotou os midianitas com um exército pequeno.
  • Jefté: Libertou Israel da opressão dos amonitas.
  • Sansão: Conhecido por sua força sobre-humana, libertou Israel da opressão dos filisteus”. [3]

Importante observar que dois juízes acabaram se envolvendo em pecados.

Gideão fez uma estola sacerdotal onde atraiu o povo para a idolatria, após a sua morte. E Sansão se envolvia com mulheres, a mais notável foi Dalila.

O autor de Juízes escreveu: E sucedeu que, logo que Gideão morreu, os filhos de Israel voltaram-se, e se prostituíram após os baalins, e fizeram de Baalberith o seu deus” (Juízes 8.33).

 

A demonstração do poder e soberania de Deus através da fraqueza humana

 

“O tema central do livro de Juízes, capítulo 7, é demonstração do poder e soberania de Deus através da fraqueza humana, e a necessidade de confiança e obediência incondicional a Ele.

Deus intencionalmente reduz o grande exército de Gideão (de 32.000 para apenas 300 homens) para garantir que a vitória sobre os midianitas fosse atribuída unicamente ao Seu poder, e não à força ou capacidade dos israelitas.”[4]

 

Depois do chamado de Gideão (Juízes 6), Gideão pede prova de que era o Senhor, que lhe capacita com o Espírito. Depois, o Senhor o usa com apenas 300 homens. 

“E disse o Senhor a Gideão: O povo ainda é muito; faze-os descer à água, e ali os provarei por ti: e será aquele de quem eu te disser: Isto irá contigo, esse irá contigo; e de quem eu te disser: Isto não irá contigo, esse não irá”, disse o autor de Juízes.

E o povo tomou mantimentos na mão, e as suas trombetas; e enviou todo o resto de Israel, cada um à sua tenda, e reteve aqueles trezentos homens; e o arraial de Midiã estava debaixo dele, no vale.

E Israel saiu vitorioso contra seus inimigos.

 

Juízes   7

 

Versículo 2

O povo que está contigo é demais

O autor de Juízes escreveu: E disse o Senhor a Gideão: O povo que está contigo é demais para que eu entregue os midianitas nas suas mãos, para que Israel não se glorie de mim, dizendo: A minha própria mão me salvou.

Para o meu propósito; que é, para libertar Israel, para que pareça ser meu próprio ato, para que eu possa ter toda a glória, e eles possam ser mais fortemente obrigados a me servir

Comentários de Wesley: Muitos - Para o meu propósito; que é, para libertar Israel, para que pareça ser meu próprio ato, para que eu possa ter toda a glória, e eles possam ser mais fortemente obrigados a me servir. Isso pode nos ajudar a entender essas providências, que às vezes parecem enfraquecer a igreja de Cristo. Seus amigos são muitos, muito poderosos, muito sábios, para que Deus opere a libertação. Deus está tomando uma conduta para diminuí-los, para que ele possa ser exaltado em sua própria força.

Versículo 3

Quem tem medo e medo, volte e saia cedo do monte Gileade

O autor de Juízes escreveu: Agora, pois, vai, proclama aos ouvidos do povo, dizendo: Quem tem medo e medo, volte e saia cedo do monte Gileade. E voltaram do povo vinte e dois mil; e ficaram dez mil.

Comentários de Wesley: Monte Gileade - Não monte Gileade além do Jordão; porque tanto os acampamentos dos israelitas como dos midianitas estavam além do Jordão, mas outro monte Gileade na tribo de Manassés.

Estes encontrando todo o seu exército muito pequeno, em comparação com seus inimigos

Comentários de Wesley: Lá voltou - Estes encontrando todo o seu exército muito pequeno, em comparação com seus inimigos, que eram cento e trinta e cinco mil, cap8:10, e eles, sem dúvida, bem armados e disciplinados, e encorajados por um longo sucesso; enquanto os israelitas estavam desanimados com a longa servidão, e muitos deles desarmados, perderam a coragem que tinham no início.

Versículo 4

O povo ainda é muito

O autor de Juízes escreveu: E disse o Senhor a Gideão: O povo ainda é muito; faze-os descer à água, e ali os provarei por ti: e será aquele de quem eu te disser: Isto irá contigo, esse irá contigo; e de quem eu te disser: Isto não irá contigo, esse não irá.

A água – Ou o que corria do poço de Harod, mencionado versículo 1, ou algum outro riacho, disse Wesley.

Versículo 6

E o número dos que lambiam, levando a mão à boca, eram trezentos homens

O autor de Juízes escreveu: E o número dos que lambiam, levando a mão à boca, eram trezentos homens; mas todo o resto do povo se ajoelhava para beber água.

Que lambeu - Pegando um pouco de água na palma das mãos, afirmou Wesley.

Versículo 7

Pelos trezentos homens que lamberam te livrarei, e entregarei os midianitas na tua mão

O autor de Juízes escreveu: E disse o Senhor a Gideão: Pelos trezentos homens que lamberam te livrarei, e entregarei os midianitas na tua mão; e todo o outro povo vá cada um para o seu lugar.

Homens que eram resistentes, que podiam suportar o cansaço, sem reclamar de sede ou cansaço

Comentários de Wesley: Seu próprio lugar - Isto é, para sua própria casa. Por esta distinção adicional, foi provado que ninguém deveria ser usado, mas, 1. Homens que eram resistentes, que podiam suportar o cansaço, sem reclamar de sede ou cansaço: 2. Homens que eram apressados, que pensavam por muito tempo, até que estavam engajados com o inimigo, e então apenas molharam a boca e foram embora, não ficando para um gole completo.

Tais como esses que Deus escolhe

Tais como esses que Deus escolhe empregar, que não são apenas bem afetados, mas zelosamente afetados à sua obra, disse Wesley.

Verse 8

E o povo tomou mantimentos na mão, e as suas trombetas; e enviou todo o resto de Israel

O autor de Juízes escreveu: E o povo tomou mantimentos na mão, e as suas trombetas; e enviou todo o resto de Israel, cada um à sua tenda, e reteve aqueles trezentos homens; e o arraial de Midiã estava debaixo dele, no vale.

Suas trombetas - Que são as trombetas pertencentes a todo o exército, que ele manteve para o uso seguinte, afirmou Wesley.

Versículo 9

O autor de Juízes escreveu: E sucedeu que, naquela mesma noite, o Senhor lhe disse: Levanta-te, desce ao exército; porque eu o entreguei na tua mão.

 exceto os trezentos

Comentários de Wesley:

Na mesma noite - Depois de ter dispensado todos, exceto os trezentos.

O Senhor disse - Em um sonho ou visão da noite.

Versículo 11

E ouvirás o que eles dizem

O autor de Juízes escreveu: E ouvirás o que eles dizem; e depois as tuas mãos serão fortalecidas para descer ao exército. Então desceu com o seu servo Fura, para fora dos homens armados que estavam no exército.

Comentários de Wesley: Tua mão fortalecida - Tu serás encorajado a prosseguir, apesar da pequenez do teu número.

Versículo 13

eis que um homem contou um sonho

O autor de Juízes escreveu: E, chegando Gideão, eis que um homem contou um sonho ao seu companheiro, e disse: Eis que tive um sonho, e eis que um bolo de pão de cevada caiu sobre o arraial de Midiã, e chegou a uma tenda, e a feriu, de modo que caiu, e a derrubou, de modo que a tenda se estendeu.

Comentários de Wesley: Um bolo - Uma coisa fraca e desprezível; e em si mesmo tão incapaz de derrubar uma tenda, como para remover uma montanha; mas sendo jogado por uma mão divina, derrubou tudo diante dele.

Versículo 14

Isto não é outra coisa senão a espada de Gideão

O autor de Juízes escreveu: Respondeu o seu companheiro, e disse: Isto não é outra coisa senão a espada de Gideão, filho de Joás, homem de Israel, porque na sua mão entregou Deus a Midiã e todo o exército.

Comentários de Wesley: Seu companheiro respondeu: ... - Como há muitos exemplos de sonhos significativos, dados por Deus aos pagãos, alguns deles tinham o dom de interpretar sonhos; o que às vezes faziam por direção divina, como neste caso.

Versículo 15

Levanta-te; porque o Senhor vos entregou na mão o exército de Midiã

O autor de Juízes escreveu: Sucedeu, pois, que, ouvindo Gideão a narração do sonho, e a sua interpretação, adorou, e voltou para o arraial de Israel, e disse: Levanta-te; porque o Senhor vos entregou na mão o exército de Midiã.

Ele adorou – Ele louvou a Deus por este encorajamento especial, disse Wesley.

Versículo 16

dividiu os trezentos homens em três companhias

O autor de Juízes escreveu: E dividiu os trezentos homens em três companhias, e pôs uma trombeta na mão de cada um, com cântaros vazios, e lâmpadas dentro dos cântaros.

Comentários de Wesley:

Três companhias - Para fazer uma exibição de um vasto exército.

Dentro dos jarros - Em parte para preservar a chama do vento e do clima; e em parte para escondê-lo e surpreender seu inimigo com súbitos flashes de luz.

Versículo 17

Olhai para mim, e fazei o mesmo

O autor de Juízes escreveu: E disse-lhes: Olhai para mim, e fazei o mesmo; e eis que, quando eu chegar ao exterior do arraial, assim fareis.

Comentários de Wesley: Olhe para mim - Pois embora duzentos de seus homens tenham sido colocados em outros lados do acampamento; no entanto, eles estavam tão dispostos que algumas pessoas, colocadas como atalaias, podiam ver o que foi feito e avisar os demais para seguir o exemplo.

Versículo 18

Quando eu tocar a trombeta

O autor de Juízes escreveu: Quando eu tocar a trombeta, eu e todos os que estão comigo, tocai também as trombetas de todos os lados de todo o arraial, e dizei: Espada do Senhor e de Gideão.

Comentários de Wesley: De Gideão - Ele menciona seu próprio nome, juntamente com o de Deus, não por arrogância, como se ele fosse se igualar a Deus; mas por política prudente, porque seu nome se tornou formidável para eles e, portanto, provavelmente promoveria seu desígnio. Veja o versículo - 14.

Versículo 19

Então Gideão e os cem homens que estavam com ele vieram para fora do acampamento

O autor de Juízes escreveu: Então Gideão e os cem homens que estavam com ele vieram para fora do acampamento no início da vigília do meio; e eles tinham acabado de colocar a guarda: e tocaram as trombetas, e quebraram os cântaros que estavam em suas mãos.

Ou seja, da segunda vigília; pois, embora depois a noite tenha sido dividida em quatro vigílias pelos romanos

Comentários de Wesley: Vigília do meio - Ou seja, da segunda vigília; pois, embora depois a noite tenha sido dividida em quatro vigílias pelos romanos, Mateus 14:25, ainda em tempos mais antigos, e nas partes orientais, foi dividida em três:

ele escolheu a escuridão e a morte da noite, para aumentar seu terror pelas trombetas

Disse mais Wesley: ele escolheu a escuridão e a morte da noite, para aumentar seu terror pelas trombetas, cujo som seria então mais alto, e as lâmpadas, cuja luz brilharia mais intensamente, para surpreendê-los e esconder a pequenez de seus números.

Versículo 21

E cada um ficou em seu lugar ao redor do arraial

O autor de Juízes escreveu: E cada um ficou em seu lugar ao redor do arraial, e todo o exército correu, e clamou, e fugiu.

Eles ficaram - Como se tivessem sido portadores da tocha para as várias companhias, afirmou Wesley.

Versículo 22

E os trezentos tocaram as trombetas, e o Senhor pôs a espada de cada um contra o seu companheiro

O autor de Juízes escreveu: E os trezentos tocaram as trombetas, e o Senhor pôs a espada de cada um contra o seu companheiro, em todo o exército; e o exército fugiu para Bete-Sitta, em Zererate, e para o termo de Abel-Meolá, para Tabbate.

Comentários de Wesley: Contra seu companheiro - Eles mataram uns aos outros, porque suspeitavam de traição, e assim caíram sobre aqueles que encontraram pela primeira vez; o que eles poderiam fazer com mais facilidade, porque consistiam em várias nações, porque a escuridão da noite os tornava incapazes de distinguir amigos de inimigos, porque a rapidez da coisa os atingia com horror e espanto; e porque Deus os havia apaixonado, como havia feito com muitos outros.

Versículo 24

E Gideão enviou mensageiros por todo o monte Efraim

O autor de Juízes escreveu: E Gideão enviou mensageiros por todo o monte Efraim, dizendo: Descei contra os midianitas, e tomai diante deles as águas até Bete-Bara e Jordão. Então todos os homens de Efraim se ajuntaram, e tomaram as águas até Bete-Bara e Jordão.

Comentários de Wesley:

As águas - Ou seja, as passagens sobre as águas para as quais eles estão prestes a vir.

Jordânia - Os vaus do Jordão, que eles devem passar para o seu próprio país.

Versículo 25

E tomaram dois príncipes dos midianitas

O autor de Juízes escreveu: E tomaram dois príncipes dos midianitas, Orebe e Zeebe; e mataram Orebe sobre a rocha de Orebe, e a Zeebe mataram no lagar de Zeebe, e perseguiram a Midiã, e trouxeram as cabeças de Orebe e de Zeebe a Gideão, além do Jordão.

Para Gideão na perseguição tinha passado sobre o Jordão

Comentários de Wesley: O outro lado do Jordão - Para Gideão na perseguição tinha passado sobre o Jordão. Oreb e Zeeb provavelmente se abrigaram, um em uma rocha, o outro em um lagar. Mas os lugares de seu abrigo foram feitos os lugares de sua matança, e a memória disso preservada nos nomes dos lugares.[5]

 

O nascimento de Sansão como libertador de Israel

 

“O tema central do livro de Juízes, capítulo 13, é o anúncio divino do nascimento de Sansão e o estabelecimento do seu propósito como nazireu para iniciar a libertação de Israel do jugo dos filisteus”. [6]

 

E o anjo do Senhor apareceu à mulher, e disse-lhe: Eis que és estéril, e não dais à luz; mas conceberás e darás à luz um filho. Agora, pois, guarda-te, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa imunda, pois eis que conceberás e darás à luz um filho; e navalha não passará sobre a sua cabeça, porque o menino será nazireu para Deus desde o ventre, e começará a livrar Israel da mão dos filisteus.

 

Juízes 13

 

Versículo 1

E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor

O autor do livro de Juízes escreveu: E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor; e o Senhor os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.

Ou seja, caiu em idolatria

Em suas notas explicativas, Wesley disse: Fez o mal – Ou seja, caiu em idolatria, não após a morte de Abdon, o último juiz, mas nos dias dos antigos juízes.

Este era um povo muito insignificante

Wesley disse: Quarenta anos - Para ser computado, não a partir da morte de Abdon, mas antes desse tempo. E é provável que a grande matança dos efraimitas feita por Jefté tenha encorajado muito os filisteus a se levantarem contra Israel, quando um de seus principais baluartes estava muito enfraquecido; e, portanto, começou a dominá-los não muito depois da morte de Jefté. Este era um povo muito insignificante. Eles tinham apenas cinco cidades dignas de nota. E, no entanto, quando Deus os usou como cajado em sua mão, eles foram muito opressivos e vexatórios.

Versículo 2

Havia um homem de Zorá, da família dos danitas

O autor do livro de Juízes escreveu: Havia um homem de Zorá, da família dos danitas, cujo nome era Manoá; e sua mulher era estéril e não nua.

Em suas notas explicativas, Wesley disse:

Da família - Ou seja, da tribo ou do povo.

Não nu - Uma repetição enfática da mesma coisa, em outras palavras, que é uma elegância usual tanto nas escrituras quanto em outros autores.

Versículo 3

E o anjo do Senhor apareceu à mulher

O autor do livro de Juízes escreveu: E o anjo do Senhor apareceu à mulher, e disse-lhe: Eis que és estéril, e não dais à luz; mas conceberás e darás à luz um filho.

O Filho de Deus, mas distinto do Senhor, porque ele apareceu aqui na forma de um servo, como um mensageiro enviado por Deus.

Em suas notas explicativas, Wesley disse:

O anjo - O Filho de Deus, mas distinto do Senhor, porque ele apareceu aqui na forma de um servo, como um mensageiro enviado por Deus.

O grande Redentor preocupou-se de uma maneira particular com esse redentor típico

O grande Redentor preocupou-se de uma maneira particular com esse redentor típico.

Versículo 4

Agora, pois, guarda-te

Agora, pois, guarda-te, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa imunda, o autor do livro de Juízes escreveu.

Porque a criança deveria ser um nazireu desde o ventre

Em suas notas explicativas, Wesley disse:

Cuidado - Porque a criança deveria ser um nazireu desde o ventre, versículo 5, e desde a concepção; e porque a poluição da mãe se estende à criança, ela é intimada a partir desse momento a observar as seguintes regras pertencentes aos nazireus.

Bebida forte - Sob o qual são compreendidos os outros detalhes mencionados, Nm 6: 2-4 .

Nem comer – Qualquer uma dessas carnes proibidas, Lv 11:1-47, que eram proibidas a todos, mas especialmente aos nazireus.

Versículo 5

Pois eis que conceberás e darás à luz um filho; e navalha não passará sobre a sua cabeça

O autor do livro de Juízes escreveu: Pois eis que conceberás e darás à luz um filho; e navalha não passará sobre a sua cabeça, porque o menino será nazireu para Deus desde o ventre, e começará a livrar Israel da mão dos filisteus.

Em suas notas explicativas, Wesley explicou:

Um nazireu - Uma pessoa consagrada ao serviço de Deus.

Deus quer continuar seu trabalho gradualmente e por várias mãos

Comece a libertar - E a libertação será realizada e aperfeiçoada por outros, como foi por Eli, Samuel e Saul; mas especialmente por David. Deus quer continuar seu trabalho gradualmente e por várias mãos. Um lança o fundamento de uma boa obra, outro constrói e talvez um terceiro produza a pedra superior.

Versículo 6

Um homem de Deus veio a mim, e o seu semblante era como o de um anjo de Deus

O autor do livro de Juízes escreveu: Então a mulher veio e contou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, e o seu semblante era como o de um anjo de Deus, mui terrível; mas eu não lhe perguntei de onde ele era, nem ele me disse o seu nome.

Em suas notas explicativas, Wesley disse:

Homem de Deus - Um profeta, ou pessoa sagrada, enviado com uma mensagem de Deus.

cheio de Majestade

Terrível - Ou, venerável, terrível, cheio de Majestade.

Versículo 12

Como devemos ordenar a criança e como devemos fazer com ela?

Escreveu o autor do livro de Juízes: E disse Manoá: Cumprem-se agora as tuas palavras. Como devemos ordenar a criança e como devemos fazer com ela?

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Deixe as tuas palavras - Ou, tuas palavras acontecerão: Eu acredito firmemente que tuas promessas serão cumpridas.

Como - Que regras devemos observar sobre sua educação?

Versículo 13

E disse o anjo do Senhor a Manoá

Escreveu o autor do livro de Juízes: E disse o anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher, acautela-se.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Deixe-a - Enquanto a criança está em seu ventre, e depois que a criança nascer, deixe-o observar as mesmas ordens.

Versículo 15

E disse Manoá ao anjo do Senhor

Escreveu o autor do livro de Juízes: E disse Manoá ao anjo do Senhor: Rogo-te que te detenhamos, até que te preparemos um cabrito.

Preparado - Supondo que ele seja um homem e um profeta, a quem ele expressaria assim seu respeito, como era comum para estranhos.

Versículo 16

E disse o anjo do Senhor a Manoá

E disse o anjo do Senhor a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei do teu pão; e, se ofereceres holocausto, terás de oferecê-lo ao Senhor. Pois Manoá não sabia que era um anjo do Senhor, escreveu o autor do livro de Juízes.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Pão - Ou seja, carne, como o pão é comumente tomado nas escrituras.

mas ao Senhor, como tu aos poucos me perceberás ser

Ao Senhor - Não a um homem, como tu me apreendes ser; mas ao Senhor, como tu aos poucos me perceberás ser.

Versículo 17

Qual é o teu nome, para que, quando se cumprirem as tuas palavras, te honremos?

Escreveu o autor do livro de Juízes: E disse Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprirem as tuas palavras, te honremos?

Honra - Ou fazendo menção honrosa a ti, ou mostrando respeito a ti, por um presente, que eles geralmente davam aos profetas, disse Wesley

Versículo 18

Por que perguntaste assim pelo meu nome, visto que é secreto

E disse-lhe o anjo do Senhor: Por que perguntaste assim pelo meu nome, visto que é secreto, escreveu o autor do livro de Juízes.

Isso mostra que este era o anjo da aliança, o Filho de Deus

Comentou Wesley: Segredo - Escondido dos homens mortais: ou, maravilhoso, como tu não podes compreender: minha natureza e essência, (que muitas vezes é significada pelo nome nas escrituras) é incompreensível. Isso mostra que este era o anjo da aliança, o Filho de Deus.

Versículo 19

Então Manoá tomou um cabrito com uma oferta de manjares, e o ofereceu sobre uma rocha ao Senhor

Escreveu o autor do livro de Juízes: Então Manoá tomou um cabrito com uma oferta de manjares, e o ofereceu sobre uma rocha ao Senhor; e Manoá e sua mulher observaram.

Oferta de manjares - Que geralmente se juntavam aos principais sacrifícios, afirmou Wesley.

A presença e o comando do anjo são uma garantia suficiente para a oferta de sacrifício

Uma rocha - A presença e o comando do anjo são uma garantia suficiente para a oferta de sacrifício por uma pessoa que não era sacerdote e em um lugar proibido, disse Wesley.

Versículo 20

Pois sucedeu que, subindo a chama de cima do altar para o céu, o anjo do Senhor subiu na chama do altar

Escreveu o autor do livro de Juízes: Pois sucedeu que, subindo a chama de cima do altar para o céu, o anjo do Senhor subiu na chama do altar. Manoá e sua mulher, olhando para ela, prostraram-se com o rosto em terra.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

O altar - Ou seja, daquela parte da rocha que servia em vez de um altar, sobre o qual o sacrifício foi colocado.

Ascendeu - Para manifestar sua natureza e essência para ser espiritual.

Caiu - Em parte em reverência a essa presença gloriosa manifestada de maneira tão maravilhosa: e em parte, por horror religioso e medo da morte; para a prevenção disso, eles caíram em súplica a Deus.

Versículo 23

Se o Senhor quisesse matar-nos, não teria recebido das nossas mãos holocausto nem oferta de manjares

Escreveu o autor do livro de Juízes: Mas sua mulher lhe disse: Se o Senhor quisesse matar-nos, não teria recebido das nossas mãos holocausto nem oferta de manjares, nem nos teria mostrado todas estas coisas, nem nos teria dito tais coisas como estas.

e em uma época em que a palavra do Senhor era preciosa; e não havia visão aberta

 

Nem faria, ... - Esta expressão parece ter alguma ênfase, para aumentar a misericórdia de Deus para com eles, como sendo concedida a eles em um momento de calamidade tão grave; e em uma época em que a palavra do Senhor era preciosa; e não havia visão aberta, disse Wesley.

Versículo 24

E a mulher deu à luz um filho, e pôs-lhe o nome de Sansão

Escreveu o autor do livro de Juízes: E a mulher deu à luz um filho, e pôs-lhe o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.

dotou-o de todas as graças e dons da mente e do corpo

Abençoou-o - Ou seja, dotou-o de todas as graças e dons da mente e do corpo que eram necessários para o trabalho para o qual ele foi projetado, explicou Wesley.

Versículo 25

E o Espírito do Senhor começou a movê-lo

Escreveu o autor do livro de Juízes: E o Espírito do Senhor começou a movê-lo às vezes no acampamento de Dã, entre Zorá e Estaol.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Mover - Isto é, para destilá-lo a desígnios heroicos; mostrar seu poder no estado de sua mente e na força de seu corpo, descoberto por seus vizinhos em ações extraordinárias; para enfileirar seu coração a grandes tentativas de ajuda e libertação do povo de Deus, para dar alguns ensaios a seus irmãos e buscar todas as oportunidades para isso.

De Dã - Um lugar assim chamado, seja da expedição dos danitas, Juízes 18: 11-12, que, embora colocado após esta história, foi feito antes dele: ou de algum outro acampamento que os danitas formaram lá, para dar algum controle às incursões dos filisteus.[7]

Vitórias de Sansão

Juízes 15. 1

Sansão visitou sua esposa com um cabrito

Relatou o autor do livro de Juízes: Mas aconteceu pouco tempo depois, no tempo da colheita do trigo, Sansão visitou sua esposa com um cabrito; e ele disse: Entrarei na câmara com minha mulher. Mas seu pai não permitiu que ele entrasse.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Colheita de trigo - Qual era a estação adequada para o que se segue.

Com uma criança - Como um símbolo de reconciliação.

Na câmara - Em sua câmara, que as mulheres tinham separado dos homens.

Versículo 2

Eu realmente pensei que você a odiasse completamente; por isso a dei à tua companheira

Escreveu o autor do livro de Juízes: E seu pai disse: Eu realmente pensei que você a odiasse completamente; por isso a dei à tua companheira: não é sua irmã mais nova mais formosa do que ela? tome-a, peço-te, em vez dela.

Porque tu a abandonaste

odiava-a - Porque tu a abandonaste: mas isso não era causa suficiente; pois ele deveria ter se esforçado para uma reconciliação e não ter se livrado da esposa de outro homem sem o seu consentimento, disse Wesley.

Versículo 3

Agora serei mais irrepreensível do que os filisteus

Escreveu o autor do livro de Juízes: E disse Sansão a respeito deles: Agora serei mais irrepreensível do que os filisteus, ainda que lhes faça um desagrado.

Agora vou, ... - Porque eles primeiro me provocaram por uma injúria irreparável: mas embora isso possa parecer um ato de vingança privada; no entanto, é claro que Sansão agiu como juiz (pois assim o foi) e como vingador das injúrias públicas de seu povo, explicou Wesley.

Versículo 4

E foi Sansão, e apanhou trezentas raposas

Escreveu o autor do livro de Juízes: E foi Sansão, e apanhou trezentas raposas, e tomou tições, e virou cauda com cauda, e pôs um tição no meio entre duas caudas.

Mas não é dito que Sansão pegou todos eles, de uma só vez ou por suas próprias mãos; por ser uma pessoa tão eminente e juiz de Israel, ele poderia precisar da ajuda de quantas pessoas quisesse

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Raposas - Dos quais havia um grande número em Canaã. Mas não é dito que Sansão pegou todos eles, de uma só vez ou por suas próprias mãos; por ser uma pessoa tão eminente e juiz de Israel, ele poderia precisar da ajuda de quantas pessoas quisesse.

E deve-se admitir que o Deus que fez o mundo, e por sua providência singular cuidou de Israel, e pretendia que eles se libertassem neste momento

Disse ainda Wesley: E deve-se admitir que o Deus que fez o mundo, e por sua providência singular cuidou de Israel, e pretendia que eles se libertassem neste momento, poderia facilmente dispor das coisas para que pudessem ser tomadas. Ele escolheu fazer isso não por seus irmãos, a quem ele preservaria do ódio e travessuras que isso poderia ter ocasionado a eles, mas por criaturas brutas, para adicionar desprezo à sua calamidade, e particularmente por raposas; em parte, porque eram os mais aptos para o propósito, sendo criaturas com muito medo do fogo; e tendo caudas às quais as marcas de fogo poderiam ser mais convenientemente amarradas; e não indo diretamente para a frente, mas torto, pelo que o fogo seria disperso em mais lugares.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Marcas de fogo - Feito de matéria que pegaria fogo rapidamente e o manteria por muito tempo; o que foi fácil de obter.

E coloque, ... - Que as raposas não se apressassem muito, nem corressem para seus buracos, mas uma delas poderia atrasar a outra, e assim continuar por mais tempo nos lugares onde deveriam fazer a execução.

Versículo 5

E, tendo incendiado os tições, deixou-os entrar no trigo em pé dos filisteus

O autor do livro de Juízes escreveu: E, tendo incendiado os tições, deixou-os entrar no trigo em pé dos filisteus, e queimou tanto os abalos como o trigo em pé, com as vinhas e as azeitonas.

Sucessivamente em vários momentos; e em vários lugares

Comentou Wesley: Deixe-os ir - Sucessivamente em vários momentos; e em vários lugares, para que eles não possam atrapalhar uns aos outros, nem todos correm para o mesmo campo; mas sendo dispersos em todas as partes, pode espalhar a praga mais longe; e além disso pode ser mantido à distância dos campos e vinhas dos israelitas.

Versículo 6

Quem fez isso?

Então os filisteus disseram: Quem fez isso? Responderam eles: Sansão, genro do timnita, porque tomara sua mulher, e a tinha dado a seu companheiro. Subiram, pois, os filisteus, e queimaram-na a fogo, a ela e a seu pai, o autor do livro de Juízes escreveu.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Queimou-a - Para o mal que ela tinha ocasionado-los, assim, ela trouxe sobre si mesma que o mal que ela estudou para evitar. Os filisteus ameaçaram queimar a casa dela e de seu pai com fogo.

 

Para evitar isso, ela traiu o marido. E agora exatamente o que ela temia vem sobre ela!

 

Para evitar isso, ela traiu o marido. E agora exatamente o que ela temia vem sobre ela!

 

Versículo 8

E feriu-lhes o quadril e a coxa com grande matança

O autor do livro de Juízes escreveu: E feriu-lhes o quadril e a coxa com grande matança, e desceu, e habitou no cume da rocha de Etã.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Quadril e coxa - Parece ser uma frase, para expressar um ataque desesperado, atendido com a maior pressa e confusão: e talvez insinue, que todos eles fugiram antes dele. E feriu-os nas partes traseiras.

Rock Etam - Uma fortaleza natural, onde ele esperou para ver quais passos os filisteus tomariam.

Versículo 11

Não sabes tu que os filisteus são nossos governantes?

O autor do livro de Juízes escreveu: Então três mil homens de Judá subiram ao cume da rocha de Etã, e disseram a Sansão: Não sabes tu que os filisteus são nossos governantes? Que é isto que nos fizeste? E disse-lhes: Como me fizeram a mim, assim lhes tenho feito.

Para nós - Tu por essas ações puniste não apenas eles, mas nós, que temos certeza de ser inteligentes por isso, disse Wesley.

Versículo 12

Descemos para te amarrar, a fim de te entregarmos nas mãos dos filisteus

O autor do livro de Juízes escreveu: E disseram-lhe: Descemos para te amarrar, a fim de te entregarmos nas mãos dos filisteus. E Sansão lhes disse: Jurai-me que não caireis sobre mim.

Por que não, em vez disso, para lutar sob a sua bandeira?

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Amarre-te - Por que não, em vez disso, para lutar sob a sua bandeira? Porque o pecado desanima os homens, ou melhor, os apaixona e esconde de seus olhos as coisas que pertencem à sua paz.

Juro - Não que ele os temesse, ou não pudesse tê-los conquistado tão facilmente, como fez com o exército dos filisteus; mas porque ele estaria livre de toda tentação de prejudicá-los, embora fosse em sua própria defesa.

Versículo 13

Não; mas nós te amarraremos e te entregaremos nas mãos deles

O autor do livro de Juízes escreveu: E eles lhe falaram, dizendo: Não; mas nós te amarraremos e te entregaremos nas mãos deles, mas certamente não te mataremos. E amarraram-no com duas cordas novas, e o tiraram da rocha.

E eles o amarraram

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

E eles o amarraram - Assim ele era um tipo de Cristo, que se entregou para ser amarrado, sim e levado como um cordeiro ao matadouro. Nunca os homens ficaram tão obcecados como esses homens de Judá, exceto aqueles que assim trataram nosso bendito Salvador.

A rocha - Ou seja, da caverna na rocha, na qual ele se segurou, da qual foi trazido pela primeira vez e depois carregado da rocha para a planície.

Versículo 14

o Espírito do Senhor se apossou dele, e as cordas que estavam nos seus braços tornaram-se como linho queimado no fogo, e as suas ligaduras se soltaram das suas mãos

E quando chegou a Leí, os filisteus gritaram contra ele, e o Espírito do Senhor se apossou dele, e as cordas que estavam nos seus braços tornaram-se como linho queimado no fogo, e as suas ligaduras se soltaram das suas mãos, o autor do livro de Juízes escreveu.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Gritou - Porque eles tinham agora seu inimigo, como supunham, em suas mãos.

Isso tipificou a ressurreição de Cristo, pelo poder do Espírito de santidade

Solto - Heb. foram derretidos; isto é, foram dissolvidos, como coisas que se derretem no fogo. Isso tipificou a ressurreição de Cristo, pelo poder do Espírito de santidade. Nisso, ele soltou as ligaduras da morte, sendo impossível que ele fosse preso a elas. E assim ele triunfou sobre os poderes das trevas, que gritaram contra ele.

Versículo 15

O autor do livro de Juízes escreveu: E achou uma queixada nova de jumento, e estendeu a mão, e tomou-a, e matou com ela mil homens.

Novo osso da mandíbula - E, portanto, o mais resistente e forte, disse Wesley.

Versículo 16

Com queixada de jumento

O autor do livro de Juízes escreveu: E disse Sansão: Com queixada de jumento, sobre montões, com queixo de jumento matei mil homens.

Matou mil homens - O que poderia ser muito difícil para ele fazer, sobre quem o Espírito do Senhor veio poderosamente? Era estranho que os homens de Judá agora pelo menos viessem em seu auxílio. Mas ele deveria ser um tipo dele, que pisava sozinho no lagar, afirmou Wesley.[8]

 

Débora e Jael, duas mulheres heroínas em Israel

 

“O tema central do livro de Juízes, capítulo 4, é a libertação de Israel da opressão cananeia por meio da intervenção de Deus, destacando a liderança inspiradora e corajosa de duas mulheres: Débora e Jael”[9]

Jael, no livro de Juízes, é a mulher que matou o general cananeu Sísera ao fincar uma estaca de tenda em sua cabeça, ajudando a libertar o povo de Israel da opressão. Ela é destacada pela sua coragem e astúcia, mesmo não sendo israelita, e é chamada de heroína por Deus na Bíblia, com suas ações descritas em Juízes 4 e 5[10]

 

 

Juízes 4

 

Versículo 2

E o Senhor os vendeu na mão de Jabim

O livro de juízes registrou que “o Senhor os vendeu na mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; cujo chefe do exército era Sísera, que habitava em Harosete dos gentios”.

Comentou Wesley o texto de Juízes: De Canaã – Ou seja, da terra onde a maioria dos cananeus, estritamente chamados, agora habitavam, que parece estar na parte norte de Canaã. Isso parece ser da posteridade daquele Jabim, a quem Josué matou, Josué 11:11, que aproveitou todas as oportunidades para recuperar suas antigas posses e vingar a briga dele e de seu pai.

Em Hazor - No território ou no reino de Hazor, que agora pode ser restaurado à sua antiga grandeza e poder, disse Wesley.

Comentou Wesley o livro de Juízes: Dos gentios – Assim chamado, porque era muito frequentado e habitado pelos gentios; ou pelos cananeus, que sendo expulsos de suas antigas posses, sentaram-se naquelas partes do norte; ou por outras nações que vêm para lá para o tráfico, de onde a Galiléia, onde estava, é chamada Galiléia dos gentios.

Versículo 3

E os filhos de Israel clamaram ao Senhor

O livro de juízes registrou que “os filhos de Israel clamaram ao Senhor, porque tinha novecentos carros de ferro; e vinte anos oprimiu fortemente os filhos de Israel”.

Poderosamente oprimidos - Mais do que ex-tiranos; de sua malícia e ódio contra os israelitas; e do justo julgamento de Deus, a punição crescente sendo adequada à sua maldade agravada, disse Wesley.

Versículo 4

E Débora, uma profetisa

E Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, julgou Israel naquele tempo, o livro de juízes registrou. 

e às vezes de pessoas dotadas de dons ou graças especiais, para melhor compreensão e discórdia sobre a palavra e a mente de Deus

Comentou Wesley o livro de Juízes: Uma profetisa - Como havia homens-profetas, também havia mulheres-profetisas, como Miriam, Êxodo 15:20. Hulda, 2 Reis 22:14 e vários outros; mas a palavra profetas ou profetisas é ambígua, às vezes sendo usada para pessoas extraordinariamente inspiradas por Deus e dotadas do poder de fazer milagres e predizer coisas futuras; e às vezes de pessoas dotadas de dons ou graças especiais, para melhor compreensão e discórdia sobre a palavra e a mente de Deus.

Desse tipo eram os filhos dos profetas, ou aqueles que foram criados nas escolas dos profetas. que são frequentemente chamados de profetas

Comentou mais Wesley o livro de Juízes: Desse tipo eram os filhos dos profetas, ou aqueles que foram criados nas escolas dos profetas. que são frequentemente chamados de profetas, como 1 Samuel 10: 5,10. E porque não lemos nada sobre as ações milagrosas de Débora, talvez ela fosse apenas uma mulher de eminente santidade e conhecimento das sagradas escrituras, pelas quais ela era singularmente qualificada para julgar o povo de acordo com as leis de Deus.

Julgou Israel – Ou seja, causas determinadas e controvérsias que surgem entre os israelitas, como está implícito, versículo – 5. E este Jabim pode sofrer para ser feito, especialmente por uma mulher.

o frequente desempenho desta parte do cargo de juíza, por meio do qual ela ganhou grande poder e autoridade com o povo

No entanto, o frequente desempenho desta parte do cargo de juíza, por meio do qual ela ganhou grande poder e autoridade com o povo, notavelmente (embora não observado pelo tirano) preparou o caminho para ela deslizar para a outra parte de seu cargo, que era defender e resgatar o povo de seus inimigos, disse Wesley.

Versículo 5

E habitou debaixo da palmeira de Débora

O livro de juízes registrou: “habitou debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, no monte Efraim; e os filhos de Israel subiram a ela para julgamento”.

Comentou Wesley:

E ela morou - Ou, ela sentou-se: ela tinha seu tribunal ao ar livre, sob a sombra daquela árvore; que era um emblema da justiça que ela administrava lá: prosperando e crescendo contra a oposição, como a palmeira faz sob pressões.

Veio a ela - Para ter seus processos e causas determinados por sua sentença.

Versículo 6

Vai, e vai para o monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom

E mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedeshnaftali, e disse-lhe: Não ordenou o Senhor, Deus de Israel, dizendo: Vai, e vai para o monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom?

Comentou Wesley:

Chamado Baraque - Em virtude daquele poder que Deus lhe deu, e as pessoas possuíam nela.

Kedesh Naftali - Assim chamado, para distingui-lo de outros lugares com esse nome, um em Judá e outro em Issacar.

certamente Deus te ordenou; esta não é a fantasia de uma mulher fraca

Não tem o Senhor, ... - Isto é, certamente Deus te ordenou; esta não é a fantasia de uma mulher fraca, que talvez você possa desprezar; mas o mandamento do grande Deus pela minha boca.

Um lugar mais adequado para seu propósito, como estando nas fronteiras de diversas tribos

Comentou mais Wesley:

Monte Tabor - Um lugar mais adequado para seu propósito, como estando nas fronteiras de diversas tribos, e tendo uma grande planície no topo dela, onde ele poderia convenientemente organizar e disciplinar seu exército.

Naftali e Zebulom - Estes ela nomeia porque eram mais próximos e mais conhecidos de Baraque e, portanto, mais cedo reunidos, porque estavam mais próximos do inimigo e, portanto, poderiam ser rapidamente montados, enquanto as outras tribos, estando à distância, tiveram melhor oportunidade de reunir forças para seu socorro; e porque estes haviam sofrido mais com esse opressor, que estava no coração de seu país; mas estes não são nomeados exclusivamente, como aparece pela concordância de algumas outras tribos.

Versículo 7

E atrairei a ti ao rio Quisom Sísera, capitão do exército de Jabim

O livro de juízes registrou:  E atrairei a ti ao rio Quisom Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros e a sua multidão; e eu o entregarei na tua mão.

Atrair para Ti - Pela minha providência secreta e poderosa, ordenando e governando suas inclinações dessa maneira. Ao consertar o próprio lugar, ela deu-lhe um sinal, que poderia confirmar sua fé, quando ele veio se envolver, disse Wesley.

Versículo 8

Se fores comigo, eu irei

O livro de juízes registrou que “Baraque lhe disse: Se fores comigo, eu irei; mas, se não fores comigo, não irei”.

Eu não irei - Sua oferta para ir com ela, mostra a verdade de sua fé, pela qual ele é louvado, Hb 11:32, mas sua recusa em ir sem ela, mostra a fraqueza de sua fé, que ele não poderia confiar na palavra nua de Deus, como ele deveria ter feito, sem a promessa da presença de sua profetisa, disse Wesley.

Versículo 10

e Débora subiu com ele

O livro de juízes registrou:  Baraque chamou Zebulom e Naftali a Quedes; e subiu com dez mil homens aos seus pés, e Débora subiu com ele.

Dez mil a seus pés - Isto é, quem o seguiu; possivelmente ele sugere que eles eram todos homens de infantaria; e assim isso é enfaticamente adicionado, para significar por que meios desprezíveis Deus derrubou o grande exército de Sísera, disse Wesley.

Versículo 11

sogro de Moisés

O livro de juízes registrou:  Ora, Héber, o queneu, que era dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, tinha-se separado dos queneus, e armado a sua tenda até à planície de Zaanaim, que está junto a Quedes.

Comentou Wesley:

Heber - O marido de Jael.

De Hobabe – Chamado também Jetro.

Os queneus - Do resto de seus irmãos, que viviam no deserto de Judá.

Sua tenda – Ou seja, sua habitação, que provavelmente estava em tendas, como os past

ores usavam.

Versículo 12

E anunciaram a Sísera

O livro de juízes registrou:  E anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor.

Eles – Ou seja, este povo que mora lá, ou seus espiões, explicou Wesley.

Versículo 14

E disse Débora a Baraque: Levanta-te; porque este é o dia em que o Senhor entregou a Sísera na tua mão

O livro de juízes registrou:  E disse Débora a Baraque: Levanta-te; porque este é o dia em que o Senhor entregou a Sísera na tua mão: não saiu o Senhor adiante de ti? Então Baraque desceu do monte Tabor, e dez mil homens atrás dele.

Comentou Wesley:

Up - Heb. levante-se, não demore. Se tivermos motivos para acreditar que Deus vai adiante de nós, podemos muito bem prosseguir com coragem e alegria.

Ido antes de ti - Ou seja, como general do teu exército, para lutar por ti.

Desceu - Ele não faz uso da vantagem que ele tinha da colina, onde ele poderia ter sido fora do alcance de suas carruagens de ferro, mas corajosamente marcha para baixo para o vale, para dar a Sísera a oportunidade de usar todos os seus cavalos e carruagens, que para que a vitória pudesse ser mais gloriosa.

Versículo 15freestar

E o Senhor desbaratou Sísera, e todos os seus carros, e todo o seu exército

O livro de juízes registrou que “o Senhor desbaratou Sísera, e todos os seus carros, e todo o seu exército, ao fio da espada diante de Baraque; de modo que Sísera desceu do seu carro e fugiu a pé”.

Comentou Wesley:

Desconcertado - Com grande terror e barulho, como a palavra significa, provavelmente com trovões e relâmpagos, e pedras de granizo, derramadas sobre eles do céu, como está implícito, cap. 5:20.

Fio da espada – Ou seja, pela espada de Baraque e seu exército, cujo ministério Deus usou; mas de modo que eles tinham pouco mais a fazer, a não ser matar aqueles a quem Deus havia posto em fuga com armas mais poderosas.

De pé - Para que ele pudesse fugir mais secretamente na qualidade de um soldado comum, enquanto sua carruagem o teria exposto a mais observação.

Versículo 16

Mas Baraque perseguiu os carros e o exército

O livro de juízes registrou que “Baraque perseguiu os carros e o exército, até Harosete dos gentios: e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada; e não sobrou nenhum homem”.

Esquerda — No campo; pois alguns fugiram, como Sísera, disse Wesley.

Versículo 17

Sísera, porém, fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Héber

O livro de juízes registrou:  Sísera, porém, fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Héber, o queneu, porque havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, o queneu.

Para as mulheres tinham suas tendas separadas de seus maridos

Comentou Wesley:

A tenda de Jael - Para as mulheres tinham suas tendas separadas de seus maridos. E aqui ele pensou em se esconder com mais segurança do que na tenda de seu marido.

Não um pacto de amizade

Paz - Não um pacto de amizade, que eles foram proibidos de fazer com aquele povo amaldiçoado, mas apenas uma cessação das hostilidades, que ele lhes proporcionou porque eram pessoas pacíficas, abominando a guerra e cuidando totalmente do pasto, e não eram israelitas, com quem era sua principal briga; e especialmente pela disposição dominante de Deus de seu coração para favorecer aqueles que tiveram o cuidado de se manterem incorruptos com os pecados de Israel e, portanto, preservados de suas pragas.

Versículo 18

Entra, meu senhor, volta para mim; não tema

O livro de juízes registrou que “Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, meu senhor, volta para mim; não tema. E, quando ele se virou para ela na tenda, ela o cobriu com um manto”

Não tema - Esta foi uma promessa de segurança e, portanto, ela não pode ser desculpada de dissimulação e traição, afirmou Wesley.

Versículo 19

Dá-me, peço-te, um pouco de água para beber

O livro de juízes registrou:  E ele lhe disse: Dá-me, peço-te, um pouco de água para beber; porque tenho sede. E ela abriu um odre de leite, deu-lhe de beber e cobriu-o.

Comentou Wesley:

Uma garrafa de leite - Como um significado de maior respeito.

Cobriu-o - Sob o pretexto de escondê-lo.

Versículo 21

Então a mulher de Jael Héber tomou um prego da tenda

O livro de juízes registrou:  Então a mulher de Jael Héber tomou um prego da tenda, e tomou um martelo na mão, e foi ter com ele suavemente, e cravou-lhe o prego nas têmporas, e o prendeu no chão, porque ele estava dormindo profundamente e cansado. Então ele morreu.

mas deve-se considerar que ela foi encorajada a isso

Comentou Wesley: Um prego da tenda - Com o qual eles costumavam prender a tenda, que, consequentemente, era longa e afiada. Isso pode parecer uma tentativa muito ousada, mas deve-se considerar que ela foi encorajada a isso, observando que os céus e todos os elementos conspiravam contra ele, como alguém dedicado à destruição.

Débora não elogia as palavras de Jael

Comentou Wesley:

No filho seguinte, Débora não elogia as palavras de Jael, versículo - 18. Volta-te, meu Senhor, não temas; mas apenas sua ação: tocando a qual, esta consideração pode ser abundantemente suficiente para calar a boca dos opositores.

Não se pode negar que todo discurso registrado nas escrituras não é divinamente inspirado, porque alguns deles foram proferidos pelo diabo e outros por homens santos, mas equivocados

Não se pode negar que todo discurso registrado nas escrituras não é divinamente inspirado, porque alguns deles foram proferidos pelo diabo e outros por homens santos, mas equivocados. Sendo assim, o pior que alguém pode inferir deste lugar é que esta canção, embora dita por uma boa mulher, não foi divinamente inspirada, mas apenas composta por uma pessoa transportada com alegria para a libertação do povo de Deus, mas sujeita a erros; que, portanto, por zelo em recomendar o instrumento de tão grande libertação, podem ignorar a indireta dos meios e elogiar o que deveria ter sido odiado,

E se eles objetarem ainda mais, que foi composto por uma profetisa e, portanto, deve ser divinamente inspirado; pode-se responder que toda expressão de um verdadeiro profeta não foi divinamente inspirada

E se eles objetarem ainda mais, que foi composto por uma profetisa e, portanto, deve ser divinamente inspirado; pode-se responder que toda expressão de um verdadeiro profeta não foi divinamente inspirada; como é evidente pelo erro de Samuel em relação a Eliabe, a quem ele pensava ser o ungido do Senhor, 1 Samuel 16:6 .

e o caráter de Jael e de Débora permanece incontestável

Isso é dito na suposição de que Jael agiu enganosamente neste caso; mas se supormos, o que é muito mais provável, que Jael pretendia dar a Sísera o abrigo e a proteção que ele buscava dela, mas depois foi ordenado a matá-lo pela direção imediata do céu, toda a dificuldade desaparece, e o caráter de Jael e de Débora permanece incontestável,[11] disse Wesley.

 

 

O chamado de Samuel, o último juiz

 

“Samuel foi o último juiz de Israel, um período de transição fundamental entre a era dos juízes e a monarquia. Ele foi profeta e sacerdote, e sua função principal foi guiar o povo de Israel e preparar o caminho para a monarquia, tendo ungido os dois primeiros reis, Saul e Davi.” [12]

 

Capitulo 3

Deus fala a Samuel. “E veio o Senhor, e pôs-se em pé, e chamou, como dantes, Samuel, Samuel. Então Samuel respondeu: Fala; porque o teu servo ouve”.

Eli pede que Samuel diga o que o Senhor lhe disse: “Que é o que o Senhor te disse? Rogo-te que não o escondas de mim; assim te faça Deus, e outro tanto, se me esconderes alguma coisa de todas as coisas que ele te disse”.

Samuel ouve a sentença contra Eli e sua casa. Wesley disse: “ Esta sentença severa é do soberano Senhor do mundo, que tem o direito absoluto de dispor de mim e de todas as suas criaturas; que é de maneira especial o governante do povo de Israel, a quem pertence punir todas as minhas ofensas; cujo castigo, portanto, aceito”.

E a Bíblia registrou: “E Samuel crescia, e o Senhor era com ele, e não deixou cair por terra nenhuma das suas palavras”.

Versículo 1

E o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli

E o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra do Senhor era preciosa naqueles dias; não havia visão aberta.

Comentários de Wesley

Antes de Eli

Antes de Eli - Ou seja, sob sua inspeção e direção.

Palavra - A palavra da profecia, ou a revelação da vontade de Deus para e pelos profetas.

Precioso - Raro ou escasso, sendo essas coisas mais preciosas na estima dos homens, enquanto as coisas comuns são geralmente desprezadas.

Deus não transmitiu sua mente por meio de visão ou revelação abertamente

Visão aberta - Deus não transmitiu sua mente por meio de visão ou revelação abertamente, ou a qualquer pessoa pública, a quem outros pudessem recorrer para satisfação, embora ele pudesse se revelar em particular a algumas pessoas piedosas para sua direção particular. Isso é premissa, como uma razão pela qual Samuel não entendeu, quando Deus o chamou uma ou duas vezes.

Versículo 2

E aconteceu

E aconteceu que, naquele tempo, quando Eli estava deitado em seu lugar, e seus olhos começaram a escurecer, ele não podia ver;

Comentários de Wesley

Seu lugar - No pátio do tabernáculo.

Versículo 3

E antes que a lâmpada de Deus se apagasse

E antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus, e Samuel se deitasse para dormir,

Comentários de Wesley

Apagou - Antes que as luzes do castiçal de ouro fossem apagadas pela manhã.

Versículo 7

Ora, Samuel ainda não conhecia o Senhor

Ora, Samuel ainda não conhecia o Senhor, nem lhe fora ainda revelada a palavra do Senhor.

Comentários de Wesley

Ele não estava familiarizado com Deus dessa maneira extraordinária ou profética

Não sabia - Ele não estava familiarizado com Deus dessa maneira extraordinária ou profética. E essa ignorância de Samuel serviu ao desígnio de Deus, para que sua simplicidade pudesse dar a Eli a melhor certeza da verdade do chamado de Deus e da mensagem a Samuel.

Versículo 10

E veio o Senhor, e pôs-se em pé

E veio o Senhor, e pôs-se em pé, e chamou, como dantes, Samuel, Samuel. Então Samuel respondeu: Fala; porque o teu servo ouve.

Comentários de Wesley

Veio e ficou de pé - Antes, ele falou com ele à distância, mesmo do oráculo sagrado entre os querubins: mas agora, para evitar todos os erros mais, a voz se aproximou dele, como se a pessoa que falava estivesse perto dele.

Versículo 12

Naquele dia cumprirei contra Eli

Naquele dia cumprirei contra Eli tudo o que falei a respeito de sua casa; quando eu começar, também acabarei.

Comentários de Wesley

Tão longo espaço de arrependimento

Naquele dia - Naquele tempo que eu designei para este trabalho, que foi cerca de vinte ou trinta anos depois desta ameaça. Tão longo espaço de arrependimento Deus permite a esta geração ímpia.

Para manifestar minha paciência

Quando eu começo, ... - Embora esta vingança seja adiada por um tempo, para manifestar minha paciência e incitá-los ao arrependimento; no entanto, quando eu começar a infligir, não desistirei até que tenha terminado completamente.

Verse 13

Pois eu lhe disse que julgarei sua casa para sempre pela iniqüidade que ele conhece; porque seus filhos se fizeram infames, e ele não os reprimiu.

Comentários de Wesley

Ele se contentou com uma repreensão fria, e não os puniu

Não os restringiu - Ele se contentou com uma repreensão fria, e não os puniu, e efetivamente os conteve. Aqueles que podem e não impedem os outros de pecar, tornam-se participantes da culpa. Aqueles em posição de autoridade terão muito a responder, se a espada que carregam não for um terror para os malfeitores.

Versículo 14

Iniquidade da casa de Eli

Por isso jurei à casa de Eli que a iniquidade da casa de Eli não será purificada para sempre com sacrifício nem oferta.

Comentários de Wesley

Jurei - Ou, eu juro: o pretérito sendo comumente colocado para o presente na língua hebraica.

Para – Ou, a respeito disso.

Purgado - Ou seja, o castigo ameaçado contra Eli e sua família

Purgado - Ou seja, o castigo ameaçado contra Eli e sua família, não será impedido por todos os seus sacrifícios, mas será infalivelmente executado.

Verse 15

E Samuel temeu mostrar a visão a Eli

E Samuel ficou deitado até a manhã, e abriu as portas da casa do Senhor. E Samuel temeu mostrar a visão a Eli.

Comentários de Wesley

Não tinha portas, mas consistia apenas em cortinas

Portas - Embora o tabernáculo, embora devesse ser removido de um lugar para outro no deserto, não tinha portas, mas consistia apenas em cortinas e tinha cortinas antes da entrada, em vez de portas; no entanto, quando foi estabelecido em um lugar, como agora estava em Siló, foi fechado dentro de algum edifício sólido, que tinha portas e postes, e outras partes pertencentes a ele.

A questão da visão ou revelação

Temido - A questão da visão ou revelação, em parte da reverência que ele tinha por sua pessoa, a quem ele relutava em ser um mensageiro de notícias tão tristes; em parte, para que, se ele tivesse se apressado em pronunciá-lo, Eli pudesse considerá-lo culpado de arrogância ou complacência secreta em sua calamidade.

Versículo 17

Que é o que o Senhor te disse?

E ele disse: Que é o que o Senhor te disse? Rogo-te que não o escondas de mim; assim te faça Deus, e outro tanto, se me esconderes alguma coisa de todas as coisas que ele te disse.

Comentários de Wesley

Deus inflige os mesmos males

Deus faça isso, ... - Deus inflige os mesmos males sobre você, que eu suspeito que ele pronunciou contra mim, e males maiores também.

Versículo 18

E Samuel contou-lhe tudo

E Samuel contou-lhe tudo, e nada lhe escondeu. E ele disse: É o Senhor; faça ele o que lhe parecer bem.

Comentários de Wesley

Esta sentença severa é do soberano Senhor do mundo

É o Senhor - Esta sentença severa é do soberano Senhor do mundo, que tem o direito absoluto de dispor de mim e de todas as suas criaturas; que é de maneira especial o governante do povo de Israel, a quem pertence punir todas as minhas ofensas; cujo castigo, portanto, aceito.

Versículo 19

E Samuel crescia, e o Senhor era com ele

E Samuel crescia, e o Senhor era com ele, e não deixou cair por terra nenhuma das suas palavras.

Comentários de Wesley

Deus cumpriu todas as suas previsões

Falhar... — Ou seja, quer seu efeito: Deus cumpriu todas as suas previsões. Uma metáfora de licores preciosos, que quando são derramados no chão, são totalmente inúteis.

Versículo 20

E todo o Israel, desde Dã até Berseba, sabia que Samuel fora confirmado como profeta do Senhor.

Comentários de Wesley

Por toda a terra

De Dan, ... — Por toda a terra, desde o norte de Dan, até o sul, Berseba; que era toda a extensão da Terra.[13]

 

 

 

 



[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Período_dos_Juízes

[2] Visão geral criada por IA do Google

[3] Visão geral criada por IA do Google

[4] Visão geral criada por IA do Google

[5] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/judges-7.html. 

[6] Visão geral criada por IA do Google

[7] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/judges-13.html

[8] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/judges-15.html.

[9] Visão geral criada por IA do Google

[10] Visão geral criada por IA do Google

[11] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/judges-4.html.

[12] Visão geral criada por IA do Google

[13] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/1-samuel-3.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog