Juízes e Prefeitos wesleyanos que deixaram legado

 

Odilon Massolar Chaves




 

Copyright © 2025, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 660

Livros publicados pelo autor: 710

Capa:

Toda gloria a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.

Rio de Janeiro – Brasil

 

Índice

 

·       Introdução

·       Primeira advogada e juíza da Coreia

·       De trabalhador de fábrica a chefe de Justiça da África do Sul

·       Presidente da Suprema Corte das Filipinas

·       Prefeito e criador da fórmula do sabão flutuante Ivory

·       Empresário e prefeito na Noruega

·       Mártir e prefeito no Canadá

·       Criador da Coca-Cola foi prefeito na Atlanta

·       Prêmio Nobel e prefeito

·       Primeiro prefeito negro de Los Angeles

·       Ministro da Saúde, pregador e prefeito em Buenos Aires

·       Prefeito na Itália e líder do Movimento da Paz

·       Prefeito, líder de classe, pregador e organista

·       Missionário, prefeito e editor

·       Prefeito e fundador de famosos resorts

·       Prefeito e governador modelo nos EUA

·       Líder revolucionário, jornalista e prefeito de Manila

 

Introdução

 

O livro “Juízes e Prefeitos wesleyanos que deixaram legado” é um livro de 25 páginas que trata da vida, ministério e legado deixado por diversos metodistas, em diferentes países.

Temos o exemplo da primeira juíza da Coréia do Sul, e um juiz, na África do Sul que foi de trabalhador de fábrica a chefe de Justiça da África do Sul. 

Temos ainda um juiz metodista que foi Presidente da Suprema Corte das Filipinas.

Todos wesleyanos.

O primeiro prefeito negro de Los Angeles foi um wesleyano, mas houve um prefeito e governador dos EUA que foi considerado modelo. 

O criador da Coca-Cola foi prefeito de Atlanta

No centro da capa do livro, destaque para o juiz: Pius Langa Nkonzo Scob, da  África do Sul, e a juíza Tai-Young Lee, da Coréia do Sul.

Num tempo em que se questiona os políticos, citar esses exemplos nos edifica.

 

O Autor

 

Primeira advogada e juíza da Coreia

 

 

Tai-Young Lee (1914-1998) nasceu em Pukjin, Unsan County, hoje Coreia do Norte. Seu pai era minerador de ouro. Foi a primeira advogada do gênero feminino e a primeira juíza da Coreia.

Ela lutou pelos direitos das mulheres por toda a sua vida. Uma de suas frases mais citadas é: “nenhuma sociedade pode ou vai prosperar sem a cooperação das mulheres”. Ela é da terceira geração de metodistas. Seu avô fundou a Igreja Metodista na cidade de Pukjin.

Após estudar na escola em Pukjin, formou-se na Chung Ei Girls High School, em 1931. Estudou na Ewha Womans University, Seul, graduando-se em Economia Doméstica.

Em 1936, casou-se com Yil Hyung Chyung, pastor metodista, que foi preso sob a acusação de ser espião dos EUA. Mais tarde, ele se tornou ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Coreia.

Em 1938, eles se mudaram para Seul, onde seu esposo ensinou no Seminário Teológico Metodista.

Foi a fundadora do primeiro Centro de Assistência Jurídica da Coreia, em 1956. Em 1971, participou da Conferência Mundial da Paz. Em 1975, recebeu o Prêmio Ramon Magsaysay, pela atuação na causa dos direitos judiciais iguais para a libertação de mulheres coreanas.

Em 1977, foi presa e no ano seguinte recebeu o prêmio da Associação Internacional de Assistência Jurídica. Em 1981, recebeu o doutorado honorário em Direito pela Universidade de Maddison.

Em 1984, recebeu o Prêmio Metodista Mundial da Paz. Tai-Young Lee escreveu 15 livros.[1]

 

De trabalhador de fábrica a chefe de Justiça da África do Sul

 

Pius Langa Nkonzo Scob (1939-2013) nasceu em Bushbuckridge, África do Sul. Trabalhou numa fábrica de camisas (1957-1960) e depois como intérprete e mensageiro do Departamento de Justiça.

 

Recebeu diploma de Direito da Universidade da África do Sul em 1973 e seu LLB (Bachelor of Laws) em 1976. Serviu como promotor e magistrado.

Foi admitido como advogado da Suprema Corte da África do Sul em 1977. Alcançou o posto de consultor sênior em 1994. Foi membro fundador da Associação Nacional de Advogados Democráticos e membro do Congresso Nacional Africano.

Atuou nas comissões nacionais de acolhimento formadas para pressionar o governo do apartheid para libertar os presos políticos.

Ele serviu como membro do Congresso Nacional Africano (ANC). Em 1994, foi nomeado um dos primeiros juízes da nova Corte.

Tornou-se vice-presidente em 1997 e, em 2001, assumiu o cargo de vice-presidente da Suprema Corte da África do Sul. Langa foi nomeado enviado especial da Commonwealth para ajudar as Ilhas Fiji na resolução de seus problemas políticos. Esteve envolvido em comissões de revisão constitucional em Ruanda, Zimbábue, Tanzânia e Sri Lanka.

Foi chefe de Justiça do país e chefe do Tribunal Constitucional (2005-2009).

Seu funeral foi na Igreja Metodista Bryanston. Em 2008, foi premiado com a Ordem do Baobab em Ouro por “seu serviço excepcional em lei, jurisprudência constitucional e direitos humanos”. Era um cristão fiel e membro da Igreja Metodista de África Austral.[2]

 

Presidente da Suprema Corte das Filipinas 

 

Reynato Puno y Serrano nasceu em 1940. Foi o “22º presidente da Suprema Corte das Filipinas. 

“Seu trabalho de pós-graduação incluiria a Southern Methodist University em Dallas, Texas, para um mestrado em Direito Comparado, a Universidade da Califórnia, Berkley para um mestrado em Direito e a Universidade de Illinois, onde completou todos os requisitos acadêmicos para um doutorado em Ciências Judiciais”.[3] 

Ele foi nomeado “em 8 de dezembro de 2006 pela Presidente Gloria Macapagal Arroyo. Ele serviu até sua aposentadoria compulsória em 17 de maio de 2010. Puno havia sido inicialmente nomeado para a Suprema Corte como juiz associado em 28 de junho de 1993”. [4] 

Em 2009, diante da chegada da Semana Santa, Reynato fez um pronunciamento sobre a corrupção nas Filipinas e citou João Wesley diante da corrupção na Inglaterra.

Ele disse: “À medida que o país entra na Semana Santa, o presidente da Suprema Corte, Reynato Puno, reiterou ontem seu apelo por uma força moral e pediu aos filipinos que trabalhem juntos para combater a corrupção generalizada no governo.

Espera-se que alguns juízes da Suprema Corte que apoiam Puno nesta iniciativa nomeiem antes de quinta-feira membros de um conselho consultivo que pressionaria pelo movimento em direção à transformação moral no governo”. [5]

Reynato Puno, presidente da Suprema Corte, “falando no lançamento do movimento de força moral da Área Episcopal de Manila (MEA) da Igreja Metodista Unida (UMC) nas Filipinas, da qual é membro, Puno lamentou como o país agora é percebido no mundo como um ‘pária moral".[6]

Ele disse ainda que os “filipinos testemunharam a decadência moral e a lepra, referindo-se à corrupção no governo que ele comparou à corrupção na Inglaterra na época em que John Wesley fundou sua igreja em 1700.

"Somos considerados um pária moral. Que paisagem social trágica para o único país cristão do Sudeste Asiático", disse ele.

‘A corrupção no país tem deformado todas as suas instituições, minando nossa estabilidade e segurança e impedindo nosso desenvolvimento socioeconômico. Podemos deter essa decadência social por meio de uma força moral’, disse Puno”. [7]

Puno se aposentou do cargo de Chefe de Justiça em 17 de maio de 2010. [8] 

“Puno foi nomeado em 23 de janeiro de 2018 como presidente do Comitê Consultivo para Revisão da Constituição de 1987 em virtude da Ordem Executiva nº 10. Puno também é presidente da empresa de energia solar chamada "GenWATT".[9]

 

Prefeito e criador da fórmula do sabão flutuante Ivory

 

James Norris Gamble (1836-1932) nasceu em Cincinnati, Ohio. Filho de James Gamble (1803-1891) e Elisabeth Ann Norris. Seu pai era fabricante de sabão. James Gamble e William Procter, fabricante de velas, em 1837 criaram a Procter & Gamble, produzindo velas e sabão.

 

O lucro inicial desmoronou quando Thomas Edson criou a lâmpada. Um acidente de trabalho tornou o sabão flutuante. Com marketing e fornecendo o sabão aos soldados da União na guerra civil (1861-1865), a empresa lucrou muito.

 

James Norris Gamble fez o bacharelado e o mestrado em Kenyon College, em Gambier, Ohio. Ele se tornou vice-presidente da Procter & Gamble e foi o químico que desenvolveu a fórmula do sabão flutuante Ivory.

 

Casou-se com Margaret Penrose, participou da guerra civil como capitão e voltou para a empresa. Foi prefeito de Westwood, Ohio, mas foi seu trabalho na Procter & Gamble que o fez famoso. Sua invenção fez a empresa crescer. 

 

Ele fez doações a hospitais, à YMCA e à Universidade Wesleyana de Ohio, seguindo o lema de Wesley: “Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder”.

 

Era bondoso, humilde e dedicado à Igreja Metodista. A Procter & Gamble (P&G) é a maior empresa de bens de consumo do mundo, com mais de 50 produtos.[10]

 

Empresário e prefeito na Noruega

 

 

Sigmund Kroslid nasceu em 1947, em Flekkefjord, Noruega. É filho de David Kroslid e Mathilde Heskestadé, é casado e tem três filhos.

 

É um político do Partido Democrata Cristão. Foi prefeito de Flekkefjord por 14 anos. Cursou o ensino secundário em Farsund em 1967.

Foi aprendiz de eletricista na fábrica Flekkefjord Slipp & Maskinfabrikk. Estudou na Escola Técnica Stavanger e voltou para a fábrica, onde teve sua carreira profissional como diretor de mercado desde 1997. Iniciou na política em 1972 como líder local da Juventude do Partido Popular Cristão.

Kroslid foi membro do Conselho Municipal de Flekkefjord (1975-2007), vice-prefeito (1990-1991) e prefeito (1987-1989 e 1995-2007).

Deixou o cargo em 2007 para dedicar mais tempo à família e para retomar a sua carreira na Flekkefjord Slipp & Maskinfabrikk. Serviu como vice-representante no Parlamento da Noruega por quatro mandatos (1993-1997, 1997- 2001, 2001-2005 e 2005-2009).

Também é membro suplente do Conselho do Condado Vest-Agder. É membro do conselho e presidente das agências locais do Estado Autoridade Alimentar norueguês e da Associação Norueguesa de Autoridades Locais e Regionais.

Foi presidente da Agder Energi, a segunda maior empresa produtora de energia da Noruega. Ela opera 31 usinas hidrelétricas e a rede de energia em 31 municípios.Kroslid é um metodista ativo.

É membro do Comitê Central da Igreja Metodista da Noruega na União de Igrejas Metodistas na Europa do Norte.[11]

 

Mártir e prefeito no Canadá

 

George Loveless (1797-1874) nasceu na aldeia de Tolpuddle, em Dorset, Inglaterra, onde trabalhou como lavrador.

Era respeitado como líder comunitário e pregador wesleyano. Em 1834, casou-se com Elizabeth (Betsy), com quem teve três filhos. Era um metodista convicto e temente ao Deus justo.

Vendo seus salários diminuírem a cada ano, George e cinco companheiros formaram a Sociedade de Amigos de Operários Agrícolas. Liderados por George, em 9 de dezembro, durante uma cerimônia, os membros fundadores juraram respeitar as regras da Sociedade. Todos eram metodistas.

Em 22 de fevereiro de 1834, foram denunciados por um fazendeiro e considerados culpados de terem feito reuniões ilegais. Na prisão, tiraram as roupas e rasparam a cabeça. O juiz os condenou a trabalhar sete anos para fazendeiros na Austrália.

A dura sentença provocou indignação e protesto. Eles haviam se tornado heróis populares, e 800 mil assinaturas foram coletadas para a sua libertação. Em Londres, cerca de 25 mil trabalhadores protestaram nas ruas. Lord John Russell apoiou o protesto. Em março de 1836, o governo foi obrigado a mudar as sentenças.

Uma vez livres, George e quatro dos mártires emigraram para o Canadá, onde George ajudou a construir a Igreja Metodista em Siloé.

 

Seu irmão, James Loveless, era pregador metodista e se tornou líder metodista em Ontário, Canadá. Seu jardim se tornou famoso pelas begônias. John Standfield foi para o Canadá e se tornou prefeito de East London, onde tinha um hotel e uma loja e fundou o coral Bryanston.

 

Thomas Standfield foi para o Canadá. Os “Mártires de Tolpuddle” contribuíram para o orgulho do sindicalismo na Inglaterra. No centenário, em 1934, foi erigido um memorial na aldeia e foi fundado o Museu Tolpuddle Martyrs. Em 2008, Andrew Norman escreveu A história de George Loveless e os mártires de Tolpuddle.[12]

 

 

 

Criador da Coca-Cola foi prefeito na Atlanta

 

 

Asa Griggs Candler (1851–1929) nasceu em Villa Rica, Georgia, EUA. Foi um farmacêutico e magnata americano criador da indústria da Coca-Cola, formada em 1890. Asa Candler fez da marca Coca-Cola uma entidade mundial especialmente com um marketing agressivo. Ele e sua família foram para a Igreja Metodista num avivamento.

 

Asa se casou com Lucy Elizabeth Howard, em 1891, e tiveram cinco filhos. Ele foi prefeito de Atlanta, Georgia (1916-1919). Foi membro da Primeira Igreja Metodista de Atlanta. Em 1914, doou um milhão de dólares à Universidade de Emory, na época um colégio metodista. 

 

Este dom foi influenciado pelo irmão mais novo de Asa, o bispo metodista Warren Akin Candler, que se tornou presidente da Emory. Candler também doou milhões ao que mais tarde se tornaria o Emory Hospital. Por mais de 30 anos presidiu o Conselho de Curadores da Emory.

Asa “viu a sua riqueza pessoal como uma confiança divina para ser usada em benefício da humanidade”. Essa crença o levou a atuar em vários projetos no Sul, incluindo a criação do Hospital Memorial Wesley (hoje Hospital Universitário Emory).

Ao longo de sua vida, doou cerca de 8 milhões de dólares à universidade. A Escola Metodista de Teologia Candler, em Emory, leva esse nome em homenagem aos irmãos Candler.[13]

 

Prêmio Nobel e prefeito

 

A Escola Leys, em Cambridge, Inglaterra, para filhos de leigos metodistas, começou com 16 meninos, em 1875, e em dois anos já contava com cem alunos. O reverendo W. F. Moulton foi o primeiro diretor.

A Escola Leys contribuiu para o sucesso de Henry Hallett Dale (1875-1978), ganhador do Prêmio Nobel de Medicina. Henry nasceu em Londres, filho de Charles James Dale, fabricante de cerâmica. Foi educado em Tollington Park College e na Escola Leys.

Seu pai era membro da Conferência Anual Metodista Wesleyana. Aos 16 anos, Henry ganhou uma bolsa de estudos em tempo integral na Escola Metodista Leys (1891-1894).

O esquema de educação da Escola Leys era mais abrangente do que o da maioria das escolas públicas e foi incomum na promoção da ciência. Novos laboratórios foram concluídos em 1893.

A Escola Leys teve uma profunda influência no rumo da educação superior de Dale, orientando-o para estudos médicos/científicos e equipando-o com o conhecimento e as habilidades para realizar esse trabalho.

Dale foi prefeito em 1893; jogou futebol rúgbi e foi membro da Sociedade Missionária Metodista. Recebeu o Prêmio Nobel de Medicina em 1936, com seu amigo Otto Loewi, pelas descobertas relacionadas à transmissão de impulsos nervosos químicos.

Henry se casou com Ellen e presidiu a Royal Society (1940-1945), a Associação Britânica (1947) e a Royal Society of Medicine (1948-1950). Recebeu honrarias, entre elas a de Cavaleiro da Grande Cruz, em 1948. Uma das casas da Escola Leys leva o nome de Henry Dale.[14]

 

Primeiro prefeito negro de Los Angeles 

 

Thomas J. "Tom" Bradley (1917-1998). Bradley, o neto de um escravo. Sua família era pobre e vivia em uma pequena cabana de madeira em Calvert, Texas. 

Era filho de Lee Thomas Bradley, um porteiro ferroviário, e Crenner Bradley, uma empregada. A família foi para o Arizona para colher algodão. Em 1924, foram para Los Angeles. 

Ele se formou na Los Angeles Polytechnic High School, em 193,7 e foi o primeiro estudante negro a ser eleito presidente da Liga dos meninos. 

Depois, deixou os estudos para trabalhar no Departamento de Polícia de Los Angeles, em 1940, fazendo Faculdade de Direito à noite. Depois, ele se aposentou como policial e foi ser advogado. Ele se casou com Ethel Arnold (1941-1998) e criaram três filhas. 

Depois de dois mandatos de vereador, Tom Bradley decidiu concorrer, em 1969, para prefeito de Los Angeles, mas perdeu. Em 1973, foi eleito prefeito de Los AngelesCalifórnia. Bradley ajudou a contribuir para o sucesso financeiro da cidade. 

Foi o primeiro e único americano negro prefeito de Los Angeles. Ele fez a diferença e abriu Câmara Municipal e comissões municipais para mulheres, minorias e pessoas com deficiência. Em 1984, ele levou os Jogos Olímpicos para o Coliseu. 

Ficou 20 anos como prefeito (1973-1993), a mais longa permanência de qualquer prefeito na história da cidade. Por duas vezes concorreu para governador da Califórnia. Na primeira vez, perdeu por menos de 1%. 

Era membro da Igreja Metodista Episcopal Africana. Foi um homem reservado conhecido como um administrador diligente e consciencioso.[15] 

 

Ministro da Saúde, pregador e prefeito em Buenos Aires 

 

Héctor José Lombardo nasceu em 1937, no bairro de La Boca, Argentina. Seu pai veio da Calabria, Itália, e se estabeleceu em um cortiço em La Boca onde Héctor cresceu e viveu sua juventude. Héctor é casado e pai de duas filhas. Ele se formou em medicina na Universidade de Buenos Aires. 

Serviu na Prefeitura de Buenos Aires como diretor-geral dos hospitais. É especialista em Medicina, Reumatologia e Sanitarista. Ele é um pregador da Igreja Metodista. Quando ele tinha 7 anos de idade, seu pai, que era bandoneonista e socialista, o enviou para estudar música no bairro da Missão Evangélica. Ele se tornou um pregador na  Igreja Metodista Argentina. 

Héctor foi Vice-Presidente e Presidente da Comissão do antigo Conselho Legislativo da Cidade de Buenos Aires da Saúde. Foi Coordenador Geral das equipes de saúde da Aliança e serviu como secretário da Saúde. 

Em 1995 era chefe do Comitê do Deliberante Conselho de Saúde e foi eleito vereador. 

Em 1996, Buenos Aires se tornou cidade autônoma do Governo Nacional e Fernando de la Rua foi eleito como seu primeiro chefe de governo. Hector foi  nomeado Secretário de Saúde (1996-1999), e depois foi nomeado Ministro da Saúde e Ação Social da Argentina(1999-1991). 

Ele entrou para o Comitê Executivo da Associação de Médicos Municipais e foi membro do Conselho de Municipal Physicians Mutual. 

Ele é um dos membros fundadores da Associação Argentina de Administração Hospitalar e membro do Conselho de Administração da Faculdade de Administração de Hospital sul-americano. 

Ele também foi prefeito de Buenos Aires e vice-presidente e chefe do Comitê da Câmara Municipal da Saúde. É um pregador leigo da Igreja Metodista de La Boca e tem participação ativa sempre escrevendo no site da Igreja.[16] 

 

Prefeito na Itália e líder do Movimento da Paz 

 

Lucio Schiro (1877-1961) nasceu em Park, Palermo, Itália. Seus pais eram de origem albanesa. Desde 1908 foi pastor em Scicli, centro agrícola do sudeste da Sicília e um ambiente de exploração dos proprietários de terras. 

Ele fundou "O Simplista" (1913-1915 e 1919-1924), órgão da Igreja Metodista atento para a situação local e as questões da política nacional. Schiro era fascinado pela espiritualidade de John Wesley. Foi ser pastor em Umbria e fundou uma escola primária para os filhos de agricultores. 

Ele foi eleito vereador em Modica. Quando chegou a guerra na Europa, como um pacifista, ardentemente lutou contra a guerra considerando-a bárbara e anti-cristã. Schiro era um orador carismático que citava a Bíblia unindo-a ao socialismo. Suas armas eram a palavra, discutir, dialogar. Em 1919, foi eleito secretário da Federação Socialista do Syracuse. Ele foi detestado pelos fascistas, que o perseguiram. 

Em 1920, tornou-se prefeito de Scicli e vice-presidente do Conselho Provincial Syracuse. Ele e sua família foram ameaçados e ele foi forçado a renunciar ao cargo de prefeito. Lucio foi ferido e o seu único objetivo era lutar pela paz e a unidade de toda a comunidade. 

Em 1921, ele escreveu: "nós temos que ir para pregar o Evangelho, para construir consciências, para ensinar as pessoas nas escolas”. Como pastor metodista e diretor de uma escola foi advertido e monitorado pelos fascistas. 

Em 1924, o regime fascista fechou “O Simplista”. Em 1943, caiu o fascismo e Schiro retomou seu lugar no PSI e foi um dos líderes na sede provincial. Foi presidente do Comitê para a purificação do Ragusa. 

Foi prefeito de Scicli (1944-1947) e líder do Movimento da Paz. Foi um lutador desarmado. Ele teve uma fé inabalável e foi capaz de provar ao mundo que podemos praticar o maior mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo”. 

Foi uma das figuras mais representativas e carismáticas do metodismo italiano do século XX. Foi chamado o Martin Luther King da Sicília.[17]

 

Prefeito, líder de classe, pregador e organista 

 

Levi Lapper Morse (1853-1913) nasceu na Inglaterra. Era filho de Charles e Rebecca. Se pai era pregador da Igreja Metodista Primitiva e foi o primeiro da família a se tornar exortador em Swindon. Morse tinha suas instalações comerciais no sopé de Eastcott Hill onde realizava reuniões com cânticos e orações. 

O império comercial de Morse começou em Stratton St. Margaret nos  anos de 1830. Ele era metodista devotado e, em 1849, financiou a construção da Igreja Regent Street, Swindon. O terreno de sua casa foi cercado para reuniões da Igreja Metodista Primitiva. 

Levi foi educado na Escola Secundária, Swindon. Levi e um irmão assumiram o negócio do pai. Seu ramo era loja e montou a cadeia de lojas de sucesso em Swindon. 

Ele era dono de loja de departamento de Morse na Regent Street, Swindon. Ele era dono de uma cadeia de outras lojas no sudoeste da Inglaterra e também administrava uma empresa de venda por correspondência. 

Em 1875, Levi se casou com Winifred Elizabeth Humphries (1848-1919). Foi vereador no Conselho do Condado de Wiltshire e,  em 1893, foi nomeado juiz de paz. 

Em 1901, foi prefeito de Swindon. Em Stratton, foi um pregador local e organista. Em Swindon ele se tornou Superintendente da Escola Dominical  e um líder de classe. Levi serviu como missionário tesoureiro do Distrito durante nove anos, Em 1896 foi eleito Vice-Presidente da Conferência da Igreja Metodista Primitiva. 

Em 1908, foi um dos membros do grupo britânico da União Interparlamentar que participou da conferência em Berlim. Levi era um membro de três conferências ecumênicas. 

Foi delegado à conferência do centenário em Toronto, em 1913. No monumento onde foi enterrado, está escrito: "Seus inúmeros atos de beneficência foram realizados em silêncio, e porque ele fez o bem pela cautela, ele ajudou os que mais precisavam de ajuda". A Rua Morse, na Estrada Comercial, recebe seu nome.[18]

 

Missionário, prefeito e editor 

 

James Archbell (1798-1866) nasceu em Tadcaster, Yorkshire, Inglaterra. Ele se casou com Elizabeth, em 1818. Ele foi missionário na África do Sul.  Rev. Barnabas Shaw foi o primeiro missionário metodista na África do Sul. Em 1815, ele partiu de carro de boi da Cidade do Cabo para Namaqualand, estabelecendo a missão Lilyfountain no Kamiesberg. 

Em 1820, muitos dos colonos ingleses que chegaram eram metodistas. James Archbell chegou, em 1819, na Colônia do Cabo, e começou o trabalho no norte do rio Orange com o povo Nama. James planejou a "cadeia de estações missionárias" de Grahamstown através do Transkei e Pondoland, em Natal, e terra Zulu. 

Em 1824, James foi para junto do povo tswana ou botswana. Em 1833, ele negociou terras para os despossuídos com o rei Moshoeshoe. 

Em 1833, ele publicou uma gramática de tswana com base no modelo de estrutura gramatical usada por WB Boyce para Xhosa. Foi a primeira gramática da língua de tswana. Publicou também um hinário e oração em Tswana. 

Em 1833, o chefe Moroka, Rev. James Archbell e Rev. John Edwards transferiram 12.000 pessoas da tribo Barolong de uma área árida de Kimberley para terras férteis em Thaba 'Nchu. James Archbell estabeleceu também uma missão e um centro comercial ao redor da Igreja Wesleyana. 

Ele trabalhou por três anos entre os Xhosa antes de se mudar para Natal, em 1841. Ministrou aos migrantes e abriu as primeiras igrejas metodistas em Natal. 

Em 1845, ele conseguiu junto ao governo um local para a construção do templo da Igreja Wesleyana, em Pietermaritzburg. 

Em 1846, James se aposentou e se estabeleceu em Pietermaritzburg onde teve um papel importante nos negócios, jornalismo, assuntos municipais e Igreja Wesleyana. Ele foi o primeiro prefeito de Pietermaritzburg. Ele foi editor do jornal Independent Natal, que fundou em 1850.[19]

 

Prefeito e fundador de famosos resorts 

 

 

James Adam Bradley (1830-1921) nasceu em Rossville em StatenIsland, em Nova York, EUA. Filho de Adão e Hannah ficou órfão aos quatro anos. Sua educação foi em escolas públicas, em Nova Iorque. Seus estudos posteriores foram através da leitura dauto-dirigida. 

Ele foi um adepto ferrenho da temperança combatendo todo tipo de jogos de azar. James trabalhou em alguns lugares, dentre eles: aos doze anos, trabalhou como operário numa fábrica de papel em Bloomfield, NJ. 

Aos dezesseis anos, foi aprendiz na fábrica de escovas, em New York City. Aos 21 anos ele se tornou capataz por sete anos. 

James se casou com Helen M. Packard e não tiveram filhos. Por volta de 1857, ele teve seu próprio negócio fabricando escovas e foi bem sucedido. James era católico e se tornou metodista sendo ativo na Igreja Metodista Central em Brooklyn. 

Foi também membro da Igreja Metodista Episcopal de Asbury Park. Em 1869, com a saúde debilitada, James comprou um lote da Associação Ocean Grove Meeting, uma organização metodista de acampamentos.  Foi um ponto de virada na sua vida, pois o local era ideal para sua saúde. 

Em 1871, ele comprou 500 hectares entre Deal e Wesley Lakes para desenvolver uma comunidade resort. O local se tornou um dos principais resorts do século 19º, na costa norte de Nova Jersey. 

James colocou o nome de Francis Asbury na propriedade e instituiu projetos progressivos e inovadores em Asbury Park, dentre eles, calçadão com pavilhões; sistemas elétricos e de carrinhos; poço artesiano; ruas largas e arborizadas; distrito empresarial etc. Sob a direção de James, Asbury Park se desenvolveu rapidamente. 

O correio se estabeleceu e a ferrovia foi estendida até o local. Em 1876, ele criou o Jornal Asbury Park (1876-1910). Foi vereador, prefeito e senador do condado de Monmouth. Devido a dificuldades, James depois vendeu a propriedade para a cidade de New Jersey.  

James foi fundador dos famosos resorts de Nova Jersey de Asbury Park, Ocean Grove e Bradley Beach. Uma estátua de James Bradley foi erigida, em 1921 em frente do teatro, no parque de Bradley.[20]

 

Prefeito e governador modelo nos EUA 

 

Jeremiah Wilson, "Jay" Nixon, nasceu em 1956, em De Soto, Missouri, EUA. Filho de Betty Lea Jeremiah e "Jerry" Nixon, que foi prefeito de De Soto. Nixon é metodista, mas alguns dos seus antepassados eram judeus. 

Nixon obteve o diploma de bacharel em ciência política (1978) e doutorado em Juris da Universidade de Missouri-Columbia (1981) e foi advogado em De Soto.   

No senado estadual (1987-1992), pelo Condado de Jefferson, lutou para melhorar o cuidado pré-natal das mães grávidas. Teve quatro mandados de Procurador-Geral do estado (1993-2009) e criou a Divisão de Proteção Ambiental para impor leis ambientais e parar com a poluição do ar, água e solo e cuidar dos interesses agrícolas do Missouri. 

Foi reconhecido pela Conservation Federation of Missouri por seu trabalho ambiental. É governador de Missouri pelo Partido Democrata (2008 e 2012). 

Foi reconhecido no país pelas suas ações no Ministério Público. Em 2013, com outros nove prefeitos estabeleceram o dia 15 de julho como Social Media Giving Day incentivando os cidadãos a apoiar instituições de caridade através de mídias sociais. Ele criou a Fundação Missouri para Saúde. 

Nixon procura acabar com a discriminação protegendo os direitos civis das mulheres, das minorias e das pessoas com deficiência. Expandiu o programa de bolsas de estudo para todo o estado e aumentou a frequência aos parques estaduais. 

Em seu governo, Missouri se tornou líder nacional na identificação e tratamento precoce do autismo e da doença mental. 

Nixon processou as grandes empresas de tabaco e tomou medidas para responsabilizar as empresas de mineração de chumbo pela poluição. É casado com Georganne e são pais de dois filhos. Ele e sua família são membros da Primeira Metodista Unida de Jefferson City, Missouri. 

O bispo metodista Robert Schnase coloca Nixon como um metodista ativo e o inclui nas “vozes metodistas unidas” que procuraram trabalhar para a paz e a justiça.[21] 

 

Líder revolucionário, jornalista e prefeito de Manila

 

Justo Lukban (1863 -1927) foi um médico e político filipino. Lukban foi eleito para a Assembleia das Filipinas e foi prefeito da capital Manila de 1917 a 1920. [22]

Lukban, um metodista, serviu como. Mayor de Manila de 1917 a 1920.[23].

Uma pergunta foi feita em sua biografia: “VOCÊ SABIA que Justo Lukban posteriormente se converteu ao Metodismo? Ele se tornou um ferrenho defensor da moral como prefeito de Manila de 1917 a 1920”[24] 

“Após o início da Revolução Filipina, Lukban se juntou ao movimento revolucionário, assim como seu irmão Vicente. Ele serviu como oficial médico. 

Foi uma guerra de independência travada pela organização revolucionária Katipunan contra o Império Espanhol de 1896 a 1898.” [25]

Justo Lukban “serviu como general no cerco de Masbate em 19 de agosto de 1898.  Autorizado a arrecadar dinheiro para a causa revolucionária (...). Quando o Exército Revolucionário das Filipinas foi derrotado no centro de Luzon pelos americanos, Lukban foi um dos negociadores para uma rendição pacífica aos EUA como membro da Asociación De Paz, liderada por Pedro Paterno e Felipe Buencamino.  Durante esse tempo, ele teve o posto de Major. Após sua rendição, os americanos o nomearam Inspetor de Saúde Sanitária Militar de Ambos Camarines[26]

Em 1917, Lukban foi nomeado o terceiro prefeito de Manila. Lukban é mais conhecido como prefeito por suas tentativas de livrar Manila de suas prostitutas. [27]

“Líder revolucionário, jornalista e prefeito de Manila, Lukban desempenhou um papel fundamental na luta pela independência das Filipinas. Seu legado de coragem e dedicação continua a nos inspirar hoje!” [28]

Justo é reconhecido como um “proeminente médico e político filipino que deixou um impacto duradouro na história das Filipinas”.[29]

 



[2] Pesquisa: http://www.ofm.co.za/article/National/134406/Presidency-announces-special-funeral-for-Pius-Langa

http://en.wikipedia.org/wiki/Pius_Langa

http://www.sahistory.org.za/people/pius-nkonzo-langa

www.sahistory.org.za › people › Community

[3] https://www.masonrytoday.com/index.php?new_month=05&new_day=17&new_year=2015#google_vignette

[4]https://www.famousfix.com/list/filipino-methodists

[5] https://www.philstar.com/headlines/ 2009/04/07/455641/supreme-court-chief-filipinos-fight-government-corruption

[6] Idem.

[7] https://www.philstar.com/headlines/ 2009/04/07/455641/supreme-court-chief-filipinos-fight-government-corruption

[8] https://www.masonrytoday.com/index.php?new_month=05&new_day=17&new_year=2015#google_vignette

[9] https://dbpedia.org/page/Reynato_Puno

[10] Pesquisa: http://www.mdig.com.br/?itemid=11788

http://www.referenceforbusiness.com/businesses/M-Z/Gamble-James-Norris.html

wwe.en.wikipedia.org/wiki/James_Gamble_(industrialist

www.nndb.com/people/815/000169308/

www.referenceforbusiness.com

http://www.mdig.com.br/?itemid=11788

http://iagenweb.org/page/histories/1890/p804.html

http://www.referenceforbusiness.com/businesses/M-Z/Gamble-James-Norris.html

[11]

Pesquisa: http://en.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Kroslid

www.en.wikipedia.org/wiki/Agder_Energi

http://www.digplanet.com/wiki/Sigmund_Kroslid

[12]

Pesquisa: http://www.brh.org.uk/site/articles/tolpuddle-hutt-meerut-conspiracy/

http://www.workersliberty.org/node/3359

http://www.tolpuddlemartyrs.org.uk/index.php?page=the-story-of-george-loveless

http://adb.anu.edu.au/biography/loveless-george-2373

[13]

Pesquisa: http://coca-cola.wikia.com/wiki/Asa_Griggs_Candler

http://www.geni.com/people/Asa-Griggs-Candler-founder-of-Coca-Cola-Company/6000000010526401141

http://www.wikitree.com/wiki/Candler-1

www.pt.wikipedia.org/wiki/Asa_Griggs_Candler

www.giantsforgod.com/asa-candler-coca-cola/‎

[14] Pesquisa: http://www.nndb.com/people/470/000128086/ http://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Hallett_Dalehttp://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/1936/dale-bio.html

https://www.theleys.net/about-us/history

https://www.theleys.net/oldleysians/a-methodist-education--the-leys-in-the-era-of-world-war

[22]https://www.famousfix.com/list/filipino-methodists

[23] https://resourcecenter.apnts.org/ mediator/Cunningham_Diversities(5.1).pdf

[24] https://www.facebook.com/UMChistoryQCPACE/posts/did-you-know-that-justo-lukban-later-converted-to-methodism-he-became-a-staunch-/814070992567061

[25] https://en.wikipedia.org/wiki/Philippine_Revolution

[26] https://en.wikipedia.org/wiki/Justo_Lukban

[27] Idem.

[28] https://en.wikipedia.org/wiki/Justo_Lukban

[29] https://kahimyang.com/may/page/7/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog