Último ano de Wesley

 

Baseado no seu Diário

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

===============================

 


 


===============================

 

 

Copyright © 2025, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Livro baseado nas notas explicativas de João Wesley sobre a Bíblia

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 460

Livros publicados pelo autor: 568

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 Tradutor: Google

Toda gloria a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.

Rio de Janeiro – Brasil

 

 

===============================

 

Índice

 

·       Introdução

·       Temas principais dos capítulos do livro

·       Viagem, visita, pregações, respondendo cartas

·       As novas casas de pregação metodista

·       Apesar da idade, Wesley manteve o ritmo de viajar e pregar

·       Uma das mais bonitas capelas na Grã-Bretanha

·       Aos 86 anos, Wesley começa a sentir mudança em sua saúde

·       Em contato com amigos e pessoas amáveis

·       Carta a William Wilberforce

·       Últimos dias de vida de Wesley

 

 

===============================

Introdução

===============================

 

 

“Último ano de Wesley” relata sua vida de 01 de janeiro de 1790 a 2 de março de 1791. Um livro de 59 páginas baseado em seu diário.

Seu último sermão aconteceu em 23 de fevereiro de 1791.

Faltando uns dias para falecer, em 24 de fevereiro de 1791, ele escreveu ao líder abolicionista William Wilberforce para que ele continuasse sua luta pela libertação dos escravos.

Os capítulos estão assim divididos: Temas principais dos capítulos do livro; Viagem, visita, pregações, respondendo cartas; As novas casas de pregação metodista; Apesar da idade, Wesley manteve o ritmo de viajar e pregar; Uma das mais bonitas capelas na Grã-Bretanha; Aos 86 anos, Wesley começa a sentir mudança em sua saúde; Em contato com amigos e pessoas amáveis; Carta a William Wilberforce; Últimos dias de vida de Wesley.

 No último ano, foi um tempo de abrir novas capelas ou casas de pregação. Wesley chegou a fazer um documento para regularizar as construções das novas casas de pregação.

Wesley passou seus últimos momentos com seus principais amigos, no quarto.

Ele pediu: “Não me deixe ser enterrado em coisa alguma a não ser em lã, e permita que meu corpo seja carregado, em meu caixão, para dentro da Capela”.

Seu último pedido foi para que o sermão que tinha escrito sobre o amor de Deus pudesse ser distribuído nos arredores e dado a todos.

Pedia sempre para uns dos metodistas presentes orar e/ou cantar.

Uma de suas últimas frases foi: “o melhor de tudo é que Deus está conosco”. Sua última palavra foi uma despedida: “Adeus”.

Em 2 de março de 1791 Wesley descansou no Senhor.

 

O Autor

 

===============================

Temas principais dos capítulos do livro

===============================

 

Viagem, visita, pregações, respondendo cartas

Sou agora um homem idoso; decaído da cabeça aos pés. Meus olhos estão embaçados; minha mão direita treme muito; minha boca é quente e seca toda manhã; tenho uma febre vagarosa quase todos os dias; meu movimento é fraco e lento. Entretanto, graças sejam dadas a Deus, não diminui meu trabalho; ainda posso pregar e escrever

As novas casas de pregação metodista

Redigi uma maneira de estabelecer as casas de pregação, sem quaisquer palavras supérfluas que possam ser usadas no tempo vindouro literalmente, para todas as casas com as quais eu contribuo com alguma coisa. Não encorajarei mais aquela tautologia dos advogados que é escândalo em nossa nação.

Apesar da idade, Wesley manteve o ritmo de viajar e pregar

Por volta do meio-dia preguei em Wolsingham, em uma casa completamente lotada, sobre “E ali haverá uma estrada, um caminho que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão”; e, à tarde, em Weardale, que abrigou a congregação com dificuldade.

Uma das mais bonitas capelas na Grã-Bretanha

Preguei em Stokesley, de manhã, e segui para Whitby. Foi muito providencial que parte da montanha anexa caísse e demolisse nossa velha casa de pregação com muitas casas ao redor, razão porque agora temos uma das mais bonitas capelas na Grã-Bretanha, finamente situada na encosta da montanha. Às 18 horas, ela estava completamente lotada, com tal congregação séria e sincera como não é visto frequentemente. Conversei com muitos deles na manhã seguinte, e eles estavam muito vivos

Aos 86 anos, Wesley começa a sentir mudança em sua saúde

Completei meus oitenta e oito anos. Por mais de oitenta e seis não encontrei quaisquer das enfermidades da velhice; meus olhos não estavam embaçados, nem minhas forças naturais diminuídas. Mas desde agosto último me vejo em uma mudança completa. Meus olhos estão tão embaçados que nem os óculos me ajudam mais. Minhas forças, igualmente, quase me abandonaram; e provavelmente não retornarão mais neste mundo. Mas não sinto dor da cabeça aos pés; apenas parece que a natureza está exausta; e, humanamente falando, irá sucumbir cada vez mais até que as cansadas primaveras da vida não mais floresçam.

Em contato com amigos e pessoas amáveis

Partimos, como de costume, às 2 horas, e chegamos em Cobham entre dez e onze horas; encontrei uma festa de nossos amigos de Londres pronta para nos receber. Caminhamos uma hora nos jardins, mas o estalajadeiro nos informou que estranhos não eram admitidos, a não ser na terça e sexta-feira. No entanto, ao sabermos que o Sr. Hopkins estava em casa, enviei um recado em meu nome e pedi este favor, o que foi imediatamente atendido. Passamos uma hora agradavelmente naqueles caminhos prazerosos, mas ainda o olho não estava satisfeito com o que vimos. Um espírito imortal pode ficar satisfeito com nada, a não ser vendo a Deus. À tarde, fomos para Londres.

Carta a William Wilberforce

Prezado Senhor, “Exceto, se o poder divino o levantou para ser como Atanásio contra o mundo, não vejo como você pode seguir com sua gloriosa iniciativa de opor se a esta execrável vilania, que é escândalo da religião, da Inglaterra e da natureza humana. Exceto se Deus o levantou para esta mesma coisa, você irá desgastar-se pela oposição de homens e demônios. Mas, se Deus for por você, quem poderá ir contra? Todos os homens juntos são mais fortes do que Deus? Oh, não fraqueje em fazer o bem. Eu continuarei, em nome de Deus, e no poder de sua força, até que a escravidão americana (a mais vil que alguma vez viu o sol) seja varrida de diante dele”.

Últimos dias de vida de Wesley

O Sr. Bradford, seu amigo leal, e muitos de seus filhos afetuosos oraram com ele, e a última palavra que se ouviu articulada foi: “Adeus!”. Poucos minutos depois, enquanto a Srta. Wesley, o Sr. Horton, o Sr. Brackenbury, o Sr. e a Sra. Rogers, o Dr. Whitehead, o Sr. Broadbent, o Sr. Whitefield, o Sr. Bradford, e o E.R. ajoelharam-se em volta de sua cama e, de acordo com seu desejo frequentemente expresso, sem um gemido prolongado, esse homem de Deus morreu na presença de seus irmãos!

 

===============================

Viagem, visita, pregações, respondendo cartas

 

Sou agora um homem idoso; decaído da cabeça aos pés. Meus olhos estão embaçados; minha mão direita treme muito; minha boca é quente e seca toda manhã; tenho uma febre vagarosa quase todos os dias; meu movimento é fraco e lento. Entretanto, graças sejam dadas a Deus, não diminui meu trabalho; ainda posso pregar e escrever

===============================

 

1790.

1/01 – sexta-feira

Sou agora um homem idoso

Sou agora um homem idoso; decaído da cabeça aos pés. Meus olhos estão embaçados; minha mão direita treme muito; minha boca é quente e seca toda manhã; tenho uma febre vagarosa quase todos os dias; meu movimento é fraco e lento. Entretanto, graças sejam dadas a Deus, não diminui meu trabalho; ainda posso pregar e escrever.

2/01 – sábado.

“Eu não estou envergonhado do Evangelho de Cristo”

Preguei em Snowfields para a maior congregação que vi este ano, sobre “Eu não estou envergonhado do Evangelho de Cristo”.

 3/01 – domingo.

para renovarem sua aliança com Deus

Suponho que perto de duas mil pessoas se encontraram na nova capela, para renovarem sua aliança com Deus; um meio bíblico da graça que está agora quase em todos os lugares esquecido, exceto em meio aos metodistas.

5/01 – terça-feira.

visita ao meu velho amigo

Fiz uma visita ao meu velho amigo Mark Davis e, à tarde, preguei para uma pequena audiência em Leytonstone.

6/01 – quarta-feira.

Preguei para a maior e mais desperta congregação

Preguei para a maior e mais desperta congregação em Stratford.

12/01 – terça-feira.

responder às minhas cartas

 Retirei-me para Highbury, para responder às minhas cartas.

17/01 – domingo.

O que Deus tem feito desde então!

À tarde, preguei em Great St. Helen, para uma grande congregação. Eu acredito que faz cinquenta anos, desde que preguei aqui pela última vez. O que Deus tem feito desde então!

24/01 – domingo.

Tivemos uma festa do amor

Tivemos uma festa do amor para toda a sociedade, na qual muitos falaram da sua experiência com muita simplicidade.

 25/01 – segunda-feira.

acordar o povo inocente, honesto e sonolento

Fui para Dorking e esforcei-me para acordar o povo inocente, honesto e sonolento que, por muitos anos, tem parecido permanecer sem movimento; nem crescendo, nem decrescendo.

29/01 – sexta-feira.

Tivemos nosso encontro trimestral

Tivemos nosso encontro trimestral, no qual soubemos que a sociedade recebia e gastava cerca de três mil libras por ano, mas nossa despesa ainda não excede nossa renda.

30/01 – sábado.

Comecei encontrando as classes

Comecei encontrando as classes, o que tomou esta semana e a seguinte.

7/02 – domingo.

Preguei o sermão do funeral daquele santo de Deus, Robert Windsor

 Preguei o sermão do funeral daquele santo de Deus, Robert Windsor, muitos anos uma luz ardente e brilhante. Ele nasceu poucos meses depois de mim; um homem prudente, diligente, cheio de misericórdia e bons frutos; sem parcialidade e sem hipocrisia. Ele pareceu à beira da morte alguns meses atrás, mas foi subitamente ressuscitado; louvou a Deus sem cessar alguns poucos dias e, então, deitou-se e morreu.

10/02 – quarta-feira.

Encontramos muito da presença de Deus na capela

 Encontramos muito da presença de Deus na capela em Brentford, onde a congregação era excessivamente numerosa. Assim foi na tarde seguinte, em Lambeth, embora, talvez, não muito viva.

O encontro com os presidiários

13/02 – sábado. O encontro com os presidiários, durante a tarde, foi excessivamente solene, como, de fato, geralmente é.

14/02 – domingo.

Preguei um sermão para as crianças na capela

Preguei um sermão para as crianças na capela West-Street. Elas se reuniram de cada canto, e verdadeiramente Deus estava no meio delas, aplicando aquelas palavras: “Venham, vocês, criancinhas, escutem-me; eu lhes ensinarei o temor a Deus”.

 16/02 – terça-feira.

com o objetivo de terminar meus sermões e colocar todas as minhas pequenas coisas em ordem

Retirei-me para Balham por alguns poucos dias, com o objetivo de terminar meus sermões e colocar todas as minhas pequenas coisas em ordem.

18/02 – quinta-feira.

e eu não posso deixar de esperar que Deus, uma vez mais, reconstruirá os lugares debilitados.

Preguei uma vez mais na pobre Wandsworth. A casa estava mais cheia do que esteve por vários anos; e eu não posso deixar de esperar que Deus, uma vez mais, reconstruirá os lugares debilitados.

19/02 – sexta-feira.

cresceu na graça e fortaleceu-se nas mãos uns dos outros.

Preguei para uma grande audiência em Chelsea, e examinei a pequena sociedade. Ela não decresceu; ao contrário, cresceu na graça e fortaleceu-se nas mãos uns dos outros.

 

===============================

As novas casas de pregação metodista

 

Redigi uma maneira de estabelecer as casas de pregação, sem quaisquer palavras supérfluas que possam ser usadas no tempo vindouro literalmente, para todas as casas com as quais eu contribuo com alguma coisa. Não encorajarei mais aquela tautologia dos advogados que é escândalo em nossa nação.

===============================

 

Preguei para as crianças na nova capela

21/02 – domingo. Preguei para as crianças na nova capela e acredito que não em vão.

22/02 – segunda-feira.

Me submeti à importunidade e, mais uma vez, posei para meu retrato

 Tivemos uma confortável oportunidade em West Street; e outra, na terça-feira à tarde, na nova capela, onde tivemos também um solene encontro de líderes. Me submeti à importunidade e, mais uma vez, posei para meu retrato. Mal pude acreditar em mim mesmo: o retrato de alguém em seus oitenta e sete anos!

 24/02 – quarta-feira.

na nova capela igualmente cheia

Preguei uma vez mais, em Wapping, para uma audiência lotada, e na tarde seguinte, na nova capela igualmente cheia.

26/02 – sexta-feira.

um notável reavivamento da obra de Deus.

 Preguei em Rothherhithe, onde também existe um notável reavivamento da obra de Deus.

27/02 – sábado.

Mais tarde, encontrei os penitentes pela última vez

Jantei na casa do Sr. Baker, um dos xerifes de Londres; um homem simples, que vive no pátio da estalagem! À tarde, tive tal congregação em Snowfields como não tem havido ali por muitos anos. Mais tarde, encontrei os penitentes pela última vez. Eles quase lotaram a sala, e Deus estava entre eles.

28/02 – domingo.

Desde a renovação da aliança não tínhamos tal congregação na nova capela

Desde a renovação da aliança não tínhamos tal congregação na nova capela; nem tal bênção. Os corações das pessoas estavam derretidos como cera. A maioria deles, em lágrimas, e eu penso, tão logo eles não esquecerão a exortação que lhes foi dada. À tarde, preguei na capela de West-Street, sobre: “Sejam imitadores de Deus, como filhos amados; e andem em amor, como também Cristo nos amou, e se entregou por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”. A congregação aqui também era muito maior do que eu alguma vez vi por aqui, de maneira que parece que nosso trabalho não foi em vão.

 1/03 – segunda-feira.

mas alguns poucos eram tão selvagens como potros indomados

Deixei Brentford de manhã cedo e, à tarde, preguei em Newbury. A congregação era grande, e a maioria dela atenta, mas alguns poucos eram tão selvagens como potros indomados. Na manhã seguinte, nunca tivemos tal congregação como esta em Bath, mas todos estavam sérios como a morte. Na verdade, a Palavra de Deus pareceu florescer aqui, intensificando e também se ampliando.

 Mas não posso morrer em paz antes que tenha realizado este ofício de amor cristão ao senhor Lorde

Dr. Pretyman Tomline, Bispo de Londres Março/1790 “Sou um homem moribundo, já com um pé na sepultura. Humanamente falando, não posso mais rastejar pela terra, com quase oitenta e nove anos de idade. Mas não posso morrer em paz antes que tenha realizado este ofício de amor cristão ao senhor Lorde. Eu escrevo sem cerimônia, não esperando, nem temendo qualquer coisa do senhor Lorde, ou de qualquer outro homem vivo. E pergunto, em nome e na presença daquele a quem ambos, você e eu, brevemente prestaremos contas, por que você se incomoda com aqueles que estão quietos na terra?

“Sua senhoria sabe quem são os metodistas?

Aqueles que temem a Deus e agem em retidão?” “Sua senhoria sabe quem são os metodistas? Que muitos milhares deles são membros zelosos da Igreja da Inglaterra, e fortemente ligados não apenas à Sua Majestade, mas ao seu presente ministro? Por que o senhor Lorde (coloque a religião fora de questão) expulsaria tal corpo de amigos respeitáveis? Por causa dos sentimentos religiosos deles? Ai de mim, meu senhor! É este um tempo de perseguir algum homem por causa de sua consciência?” “Eu imploro, meu senhor, faça como você gostaria que fosse feito. Você é um homem sensato; você é um homem culto; mais do que isto, eu verdadeiramente acredito (o que é infinitamente mais valioso) você é um homem piedoso”. “Então, pense, e deixe pensar. Eu oro a Deus para que abençoe com as mais selecionadas de suas bênçãos”. Eu sou, meu senhor, J. Wesley

4/03 – quinta-feira.

Os pregadores agiam com seriedade, cujo fruto plenamente aparece nas congregações

Segui para Bristol, onde encontrei um povo preparado para o Senhor. Os pregadores agiam com seriedade, cujo fruto plenamente aparece nas congregações.

 6/03 – sábado.

mas Deus novamente ergueu sua cabeça para ser um pai para o pobre

Preguei à tarde no Templo. O Sr. Basterbrook esteve muito doente, mas Deus novamente ergueu sua cabeça para ser um pai para o pobre, um pouco mais.

13/03 – sábado.

Eu posso imputar esta falta de crescimento a nada mais a não ser à falta de abnegação.

Esta semana visitei as classes em Bristol. Me surpreendo que não cresçamos em número, embora muitos estejam convencidos, muitos justificados e alguns poucos aperfeiçoados no amor. Eu posso imputar esta falta de crescimento a nada mais a não ser à falta de abnegação. Sem isto, na verdade, quaisquer que sejam as outras ajudas que tenham, nenhum dos crentes seguirá adiante.

14/03 – sábado.

De manhã encontrei-me com a Sociedade Estrangeira

 Foi um dia confortável. De manhã encontrei-me com a Sociedade Estrangeira, instituída totalmente para aliviar, não nossa sociedade, mas os pobres, doentes e desamparados estrangeiros. E não sei se alguma vez ouvi ou li de tal instituição até alguns poucos anos atrás. Assim, este também é um dos frutos do metodismo.

 15/03 – segunda-feira.

Mas o poder de Deus permaneceu conosco e grande foi nosso regozijo nele

Parti logo cedo e jantei em Stroud, mas, à tarde, não sabíamos o que fazer. A casa de pregação era muito pequena para conter a congregação, de maneira que várias centenas (supôs-se) foram obrigadas a ir embora. Mas o poder de Deus permaneceu conosco e grande foi nosso regozijo nele.

16/03 – terça-feira.

À tarde, em Gloucester, tivemos uma grande multidão mas muitos nem ouviriam nem deixariam outros ouvir

 Ao meio-dia preguei em Painswick para tantos quantos a casa conteve. À tarde, em Gloucester, tivemos uma grande multidão mas muitos nem ouviriam nem deixariam outros ouvir. Na verdade, aqueles que se sentaram nas galerias puderam ouvir bem, mas aqueles que estavam embaixo ouviram muito pouco.

17/03 – quarta-feira.

Eles não têm disputas agora, mas todos mantêm a unidade do Espírito no compromisso da paz

No caminho para Tewkesbury, por sincero desejo de Samuel Vernon, o visitei e às suas cinco filhas (todas adultas), que recentemente se juntaram àquela sociedade; todos são agora sinceros e se ofereceram para adornarem o Evangelho de Deus nosso Senhor. Preguei em Tewkesbury, por volta do meio-dia, mas aqui a casa também não pôde conter a congregação. Fomos para Worcester, à tarde, e encontrei muito conforto em meio ao povo bem estabelecido. Eles não têm disputas agora, mas todos mantêm a unidade do Espírito no compromisso da paz.

18/03 – quinta-feira.

A primeira capela foi construída há cerca de três anos, pelas contribuições conjuntas dos arminianos e calvinistas, concordando que eles pregariam por turnos

 Seguimos para Stourport, que é agora duas vezes maior que foi dois anos atrás. A primeira capela foi construída há cerca de três anos, pelas contribuições conjuntas dos arminianos e calvinistas, concordando que eles pregariam por turnos. Mas em pouco tempo, não deixaram os pobres arminianos entrarem.

 um ou dois cavalheiros construíram outra, maior e mais confortável

Nisto, um ou dois cavalheiros construíram outra, maior e mais confortável. Mas ela não era grande o suficiente para contê-los à tarde, aos quais expliquei aquela solene passagem de Apocalipse: “Eu vi o morto, pequeno e grande, de pé diante de Deus”. Eles pareceram todos sérios e atentos, por todo o tempo que falei, mas no momento em que terminei, oitenta ou cem começaram a falar, todos ao mesmo tempo. Não me lembro de alguma vez estar presente em tal cenário antes. Isto deve ser corrigido, do contrário (enquanto viver), não virei mais a Stourport.

 19/03 – sexta-feira.

Nós amamos a ele, porque ele primeiro nos amou

 Por volta das onze horas, indo em direção a Quinton, encontrei uma congregação esperando por mim. Então, para que não os desapontasse, preguei imediatamente sobre “Nós amamos a ele, porque ele primeiro nos amou”, e, então, fomos para Birmingham, que, penso, está três vezes maior de quando a vi, cinquenta anos atrás. A congregação, à tarde, estava comprimida dentro da sala, e a maioria conseguiu entrar. O comportamento do rico e pobre é tal que traz honra à profissão deles; tão decente, tão sério, tão devoto, do começo ao fim! O mesmo aconteceu no dia seguinte.

 21/03 – domingo.

As orações começaram na nova casa por volta das dez e meia

 As orações começaram na nova casa por volta das dez e meia. Ela era um pouco maior que a nova casa em Brompton e admiravelmente bem construída. Mas várias centenas, eu suponho, não puderam entrar. Penso que todos que puderam certificaram-se que Deus estava ali. A grande casa igualmente, à tarde, era completamente insuficiente para conter a congregação. Mas Deus é capaz de suprir esta necessidade também, e seu tempo é o melhor.

 

 

22/03 – segunda-feira.

Fui até meus velhos amigos em Wednesbury, onde a obra de Deus revive grandemente

 Fui até meus velhos amigos em Wednesbury, onde a obra de Deus revive grandemente. Os negócios têm decrescido grandemente, e a maioria deles deixou a cidade. Tanto mais, o pobre tem crescido na graça e juntado tesouros no céu. Mas estava muito confuso à tarde. Não poderia pregar nos arredores depois do pôr do sol, e a casa não poderia conter as pessoas. No entanto, tantos quantos puderam se espremer para entrar não viram seu esforço em vão.

23/03 – terça-feira.

Por volta da uma hora da tarde preguei na nova casa em Dudley

 Por volta da uma hora da tarde preguei na nova casa em Dudley, uma das mais asseadas na Inglaterra. Foi uma ocasião proveitosa, onde duas pessoas, me informaram, encontraram paz com Deus. Tivemos uma prazerosa cavalgada até Wolverhampton. Durante a tarde a chuva começou, e continuou por cerca de vinte horas, depois de mais de vinte e quatro semanas de tempo bom; tal inverno nunca vi antes.

24/03 – quarta-feira.

Cavalgamos para Madeley através de uma chuva prazerosa, o que não impediu a igreja de estar totalmente lotada

 Cavalgamos para Madeley através de uma chuva prazerosa, o que não impediu a igreja de estar totalmente lotada e, acredito, todos que tinham discernimento espiritual perceberam que ela estava cheia também com a presença de Deus.

25/03 – quinta-feira.

“Ele é capaz de salvar perfeitamente todos que se aproximam de Deus, através dele”.

Às nove horas da manhã preguei para uma seleta congregação, sobre as coisas profundas de Deus e, à tarde, sobre: “Ele é capaz de salvar perfeitamente todos que se aproximam de Deus, através dele”.

26/03 – sexta-feira.

Terminei meu sermão sobre “A Veste Nupcial”, talvez o último que escreverei

Terminei meu sermão sobre “A Veste Nupcial”, talvez o último que escreverei. Meus olhos estão agora embaçados, minhas forças naturais diminuídas. No entanto, enquanto puder, de bom grado farei um pouco mais por Deus, antes que me transforme em pó.

28/03 – domingo.

Em Burslem, também fui obrigado a pregar nos arredores, tais eram as multidões

Preguei logo depois da uma da tarde no pátio do Sr. Myat, em Lane-End. A casa não podia conter um quarto das pessoas. Em Burslem, também fui obrigado a pregar nos arredores, tais eram as multidões. Certamente o povo deste lugar foi altamente favorecido. A misericórdia os abraçou de todos os lados.

30/03 – terça-feira.

A nova casa de maneira alguma conteria a congregação

Fui para Macclesfield e preguei para uma audiência lotada, nesta noite e na noite seguinte. Na quinta-feira de manhã, um dos meus cavalos morreu. Julguei melhor deixar o outro até que conseguisse um novo, e peguei a carruagem do correio para Stockport. Uma grande congregação estava pronta às seis da tarde. De manhã, na Sexta-Feira Santa, fui para Oldham. A nova casa de maneira alguma conteria a congregação, mas preguei para tantos quantos ali estavam sobre “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”; e em Manchester, no sábado, 3 de abril, à tarde, sobre “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão”.

 4/04 (Páscoa).

seiscentos comungantes

Penso que tivemos cerca de seiscentos comungantes. Preguei, de manhã e à tarde, sem cansaço e, à noite, deitei-me em paz.

 5/04 – segunda-feira.

Chamado a Altringhan, pediram-me que falasse algumas poucas palavras ao povo na nova capela, mas tão logo cheguei a casa estava lotada e, logo depois, superlotada

 Chamado a Altringhan, pediram-me que falasse algumas poucas palavras ao povo na nova capela, mas tão logo cheguei a casa estava lotada e, logo depois, superlotada. Assim, preguei “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”; e muitos louvaram a Deus com lábios jubilosos.

Perto do meio-dia preguei em uma capela, em Northwich, para uma grande e muito viva congregação

Perto do meio-dia preguei em uma capela, em Northwich, para uma grande e muito viva congregação e, à tarde, encontrei meus velhos e afetuosos amigos em Chester. Nunca tinha visto esta capela mais abarrotada do que aquela noite, mas, ainda assim, ela nem de perto pôde conter a congregação. Fui grandemente assistido esta noite, e na noite seguinte, ao declarar o poder da ressurreição de Cristo; exortar todos a ressuscitarem com ele; e a colocarem suas afeições nas coisas do alto.

O Sr. Sellers tem em seu pátio uma enorme cadela Newfoundland e um velho corvo. Eles se apaixonaram um pelo outro e nunca desejaram se apartar

Aqui me deparei com o mais extraordinário fenômeno que alguma vez vi ou ouvi a respeito. O Sr. Sellers tem em seu pátio uma enorme cadela Newfoundland e um velho corvo. Eles se apaixonaram um pelo outro e nunca desejaram se apartar.

O pássaro tem aprendido a latir como o cão, de maneira que poucos podem distingui-los

O pássaro tem aprendido a latir como o cão, de maneira que poucos podem distingui-los. Ela ficava inconsolável quando ele partia e, se ele demorasse um dia ou dois, ela juntava todos os ossos e restos que podia, e os amontoava para ele, até que ele voltasse.

 7/04 – quarta-feira.

A capela estava cheia com ouvintes sérios, mas uma congregação ainda maior se reuniu em Liverpool

 Por volta das onze horas preguei em Warrington. A capela estava cheia com ouvintes sérios, mas uma congregação ainda maior se reuniu em Liverpool. Se aqueles que estavam do lado de fora pudessem entrar, acredito que excederiam até mesmo a de Manchester, e certamente o poder de Deus estava presente com eles também.

8/04 – quinta-feira.

Tal outra congregação tivemos na quinta-feira, com muitas pessoas que eu nunca tinha visto antes

Tal outra congregação tivemos na quinta-feira, com muitas pessoas que eu nunca tinha visto antes. Eles pareceram extremamente surpresos quando expliquei “que a fé é a evidência das coisas invisíveis”. Eu acredito que muitos, então, se convenceram, mas, ai de mim, quão logo essa convicção desaparecerá!

9/04 – sexta-feira.

A casa, à tarde, estava lotada, e todos que puderam entrar pareceram grandemente afetados

Fomos para Wigan, por muitos anos proverbialmente chamada de a perversa Wigan. Mas hoje não é mais. Os habitantes em geral adquiriram um caráter mais afável. A casa, à tarde, estava lotada, e todos que puderam entrar pareceram grandemente afetados, enquanto eu aplicava firmemente as palavras de nosso Senhor: “Quero; sê tu limpo”.

uma das mais amáveis congregações na Inglaterra; que, pela perseverança em fazer o bem, transformou o desprezo e ódio em estima geral e boa vontade

 10/04 – sábado. À noite preguei em uma agradável casa em Bolton, para uma das mais amáveis congregações na Inglaterra; que, pela perseverança em fazer o bem, transformou o desprezo e ódio em estima geral e boa vontade.

Do que você precisa? Não devem ser roupas, ou livros, ou dinheiro. Se for isto, posso logo supri-lo. Mas eu temo que você necessite (do que você afinal menos suspeita) daquilo que é o importante – de religião

OTLEY, 29 de abril, 1790. Ao meu Sobrinho, Samuel Wesley Querido Sammy: “Há alguns dias você tem estado em meus pensamentos. Sofro por sua causa, e temo que você possa sentir, quando for muito tarde, que tenho faltado em minha afeição por você. Por que deveria vê-lo necessitando de alguma coisa e não me esforçaria para suprir sua necessidade? Do que você precisa? Não devem ser roupas, ou livros, ou dinheiro. Se for isto, posso logo supri-lo. Mas eu temo que você necessite (do que você afinal menos suspeita) daquilo que é o importante – de religião.

Eu não quero dizer a religião externa, mas a religião do coração

Eu não quero dizer a religião externa, mas a religião do coração; a religião que Kempis, Pascal e Fénelon desfrutaram; aquela vida de Deus na alma do homem, o caminhar com Deus e ter amizade com o Pai e o Filho”.

“Quando você contraiu um preconceito em favor da Igreja de Roma não me importei por você abraçar tais e tais opiniões (fossem elas corretas ou erradas), mas o fato de você abandonar aquelas instruções que você especialmente necessitava

“Quando você contraiu um preconceito em favor da Igreja de Roma não me importei por você abraçar tais e tais opiniões (fossem elas corretas ou erradas), mas o fato de você abandonar aquelas instruções que você especialmente necessitava.

Se você tivesse lido

Se você tivesse lido apenas uma pequena parte do que escrevi (e que a Providência recomendou à sua atenção, através de seu relacionamento comigo), ou se você tivesse tão diligentemente atendido ao meu ministério, como deveria ter feito, você teria sabido mais dessa religião do que sabe agora: Cristo em você, a esperança da glória; Cristo, reinando em seu coração e conquistando todas as coisas para si mesmo. Eu lamento aquele passo fatal, o abandonar aqueles lugares de adoração, onde somente esta religião está inculcada; não me preocupo que você seja chamado de papista ou de protestante, mas estou aflito que tenha se tornado um pagão. É certo que a religião geral, quer de protestantes ou católicos, não é nada melhor que o paganismo refinado”.

“Oh, Sammy, você é chamado para alguma coisa melhor do que isto. Você é chamado para conhecer e amar ao Deus da glória, para viver na eternidade

“Oh, Sammy, você é chamado para alguma coisa melhor do que isto. Você é chamado para conhecer e amar ao Deus da glória, para viver na eternidade, caminhar na eternidade e viver a vida que está oculta com Cristo, em Deus. Escute atentamente ao conselho de alguém que se encontra à beira da eternidade. A despeito do preconceito, vá e ouça a palavra que é capaz de salvar sua alma. Dê a Deus seu coração. Considere essas, meu querido Sammy, como provavelmente as palavras moribundas de seu afetuoso tio”. J. Wesley

24/05 – segunda-feira.

Passei uma agradável tarde com uma família amorosa, e preguei para uma congregação séria

 Partimos às quatro horas, e alcançamos Forglen por perto do meio-dia. A face da cidade está muito mudada, para melhor, desde que estive aqui. A agricultura progrediu de todos os lados; assim as fábricas, a indústria, e a limpeza. Mas encontrei a pobre Lady B. (Uma das mais amáveis mulheres no reino) excessivamente doente, e duvido se irá melhorar até que se remova para seu próprio país. Passei uma agradável tarde com uma família amorosa, e preguei para uma congregação séria.

25/05 – terça-feira.

tive uma solene despedida de uma audiência lotada

Retornamos para Aberdeen e tive uma solene despedida de uma audiência lotada. Se me fosse permitido vê-los novamente, muito bem se não, terei livrado minha própria alma.

26/05 – quarta-feira.

À tarde comecei minha pregação em Brechin, na Loja Maçônica

Tomando a estrada para o interior, gastamos uma hora em Lawrence-Kirk; que, de um vilarejo insignificante, pelo cuidado e poder do senhor Gordon, logo se transformou em uma agradável, asseada e próspera cidade. O senhor Lorde criou também uma pequena biblioteca aqui, anexa a uma bonita e bem equipada estalagem. A região de lá para Brechin é tão agradável como um jardim. Feliz seria a Escócia se ela tivesse tantos cavalheiros e nobres como este. À tarde comecei minha pregação em Brechin, na Loja Maçônica; mas eu estava tão fraco e doente que fui obrigado a diminuir meu discurso.

 27/05 – quinta-feira.

Aqui esperávamos acomodações pobres, mas fomos agradavelmente desapontados

 Seguimos por Forfar (agora uma bela e quase nova cidade) e Cupar até Auchterarder. Aqui esperávamos acomodações pobres, mas fomos agradavelmente desapontados. Alimento, camas e tudo o mais eram tão asseados e limpos como em Aberdeen ou Edimburgo.

28/05 – sexta-feira.

os escoceses amam ternamente a Palavra do Senhor, mas no Dia do Senhor

Viajamos por uma aprazível região, através Stirling e Kilsythe, até Glasgow. A congregação era terrivelmente pequena, e constatei o que frequentemente ouvira antes, que os escoceses amam ternamente a Palavra do Senhor, mas no Dia do Senhor. Se eu viver para voltar aqui, cuidarei de passar apenas o Dia do Senhor em Glasgow.

31/05 – segunda-feira.

. Após pegarmos cavalos novos, alcançamos Dunfries entre seis e sete horas, e encontramos a congregação esperando

Partimos às duas horas da tarde; chegamos em Moffat logo depois das três horas. Após pegarmos cavalos novos, alcançamos Dunfries entre seis e sete horas, e encontramos a congregação esperando. Assim, depois de alguns minutos, preguei sobre “Porquanto, qualquer um que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe”.

 1/06 –terça-feira

 À tarde, a casa estava cheia; e verdadeiramente Deus pregou aos seus corações

O Sr. Mather teve uma boa reunião às cinco horas. Durante o dia conversei com muitas das pessoas; um povo cândido, humano e bem comportado, diferente da maioria que encontrei na Escócia. À tarde, a casa estava cheia; e verdadeiramente Deus pregou aos seus corações. Certamente Deus terá um povo considerável aqui.

2/06 – quarta-feira.

 Um pequeno punhado de gente manteve-se firme, e aqueles que se opuseram estão despedaçados

Partimos cedo, e alcançamos Carlisle por volta do meio dia. A obra cresceu um pouco por aqui. Um pequeno punhado de gente manteve-se firme, e aqueles que se opuseram estão despedaçados. Nossa casa não pôde conter a congregação, e a Palavra de Deus estava com poder.

 3/06 – quinta-feira.

 Em Hexham, eles construíram recentemente uma conveniente casa de Pregação

Cavalgamos para Hexham através de uma das mais prazerosas regiões que vi ultimamente. A estrada se estende (de Haisle) do lado de uma montanha frutífera, sombreada com árvores e deslizando para um rio claro, que corre entre as nossas e outras montanhas frutíferas, bem arborizadas e cultivadas. Em Hexham, eles construíram recentemente uma conveniente casa de Pregação, mas também muito pequena já. Aqui existe um povo amável, muito vivo para Deus e, consequentemente, crescendo dia a dia.

 4/06 – sexta-feira.

Mas não pode ser assim, este não é meu descanso

Alcançamos Newcastle. Nesta e na casa de Kingswood, se pudesse fazer minha própria vontade, escolheria passar o restante dos meus dias. Mas não pode ser assim, este não é meu descanso. Nesta e na tarde seguinte tive uma numerosa congregação, e o povo pareceu muito vivo.

 6/06 – domingo.

Deus estava por ali

 Fui convidado a pregar na Igreja de Lemsley, do lado da Gateshead-Fell, mas algumas horas depois o ministro mudou de ideia. Assim, preguei em nossa própria casa de pregação, que conteve a maior parte da multidão toleravelmente bem; em meio aos quais estavam Sir Henry Lyddal e sua Lady, com um grande número de criados. A capela estava quente como um forno, mas nem rico, nem pobre, pareceu se importar com isto; Deus estava por ali! O Orfanato ficou igualmente lotado, à tarde, mas a chuva não me permitiu pregar nos arredores.

 8/06 – terça-feira.

Redigi uma maneira de estabelecer as casas de pregação, sem quaisquer palavras supérfluas que possam ser usadas no tempo vindouro literalmente, para todas as casas com as quais eu contribuo com alguma coisa.

Redigi uma maneira de estabelecer as casas de pregação, sem quaisquer palavras supérfluas que possam ser usadas no tempo vindouro literalmente, para todas as casas com as quais eu contribuo com alguma coisa. Não encorajarei mais aquela tautologia dos advogados que é escândalo em nossa nação.

 

===============================

Apesar da idade, Wesley manteve o ritmo de viajar e pregar

 

Por volta do meio-dia preguei em Wolsingham, em uma casa completamente lotada, sobre “E ali haverá uma estrada, um caminho que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão”; e, à tarde, em Weardale, que abrigou a congregação com dificuldade.

===============================

 

À tarde, preguei para as crianças em nossa Escola Dominical, seiscentas ou setecentas estavam presentes

À tarde, preguei para as crianças em nossa Escola Dominical, seiscentas ou setecentas estavam presentes. Note bem: Nenhum de nossos mestres e mestras ensina por pagamento: eles buscam uma recompensa que o homem não pode dar.

9/06 – quarta-feira.

fiz uma solene despedida daquele povo amoroso, talvez, para nunca mais vê-los nesta vida

 Depois de despachar todos os trabalhos que tinha de fazer aqui, à tarde, fiz uma solene despedida daquele povo amoroso, talvez, para nunca mais vê-los nesta vida; e parti logo cedo.

10/06 – quinta-feira.

Por volta do meio-dia preguei em Wolsingham, em uma casa completamente lotada

Por volta do meio-dia preguei em Wolsingham, em uma casa completamente lotada, sobre “E ali haverá uma estrada, um caminho que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão”; e, à tarde, em Weardale, que abrigou a congregação com dificuldade.

e muitos sentiram que a mão do Senhor não está diminuída

O mesmo espírito aconteceu ainda na congregação que não via há anos, e muitos sentiram que a mão do Senhor não está diminuída, de maneira que não possa salvar, nem seu ouvido duro que não possa ouvir.

11/06 – sexta-feira.

mas nenhuma casa conteria a congregação

 Por volta das sete horas da noite preguei em Stanhope; mas nenhuma casa conteria a congregação. Assim, fiquei do lado de fora, perto da igreja, e reforcei: “Se algum homem tiver sede, que venha a mim e beba”.

 12/06 – sábado.

onde preguei, à tarde, para uma numerosa congregação

Seguimos, por uma agradável região, para Sunderland, onde preguei, à tarde, para uma numerosa congregação.

 13/06 – domingo.

preguei um sermão sobre a caridade na Igreja de Monkwearmouth, para a Escola Dominical

De manhã, preguei um sermão sobre a caridade na Igreja de Monkwearmouth, para a Escola Dominical; a qual já limpou as ruas de todas as crianças que costumavam brincar por lá nos domingos de manhã até a tarde. Preguei às cinco horas da tarde, perto de Pens, para vários milhares. Aqui está claro que nosso trabalho não tem sido em vão.

15/06 – terça-feira.

Algum tempo atrás ela disse à comunidade, como se fosse de Deus, que o dia do julgamento aconteceria naquela tarde

Recebi um relato adicional da Sra. B., e de duas pessoas que viveram com ela por um ano e três meses; fiquei totalmente convencido de que ela desistiu da forte ilusão (se natural ou diabólica, não sei) de acreditar em uma mentira. Uma prova pode ser suficiente. Algum tempo atrás ela disse à comunidade, como se fosse de Deus, que o dia do julgamento aconteceria naquela tarde. Como ela se saiu já que o evento não aconteceu?

Foi pela misericórdia que a metade deles não morreu ao fazer o experimento.

De uma maneira adequadamente fácil: “Moisés”, ela disse, “não pôde ver a face de Deus até que jejuasse por quarenta dias e quarenta noites. Devemos todos fazer o mesmo”. Assim, por três semanas ela não ingeriu alimento, apenas três goles de água por dia; e três semanas mais, tomou três punhados de mingau diariamente. Foi pela misericórdia que a metade deles não morreu ao fazer o experimento.

17/06 – quinta-feira.

Penso que dezessete deles foram aperfeiçoados no amor, mas apenas três permaneceram, e a maioria abandonou ou tornou-se fria e morta.

Por volta do meio-dia preguei em Potto, para uma congregação profundamente séria; e outra tal, à tarde, em Hutton-Rudby. Há vinte anos esta sociedade era um padrão para toda a região, por sua seriedade e profunda devoção. Penso que dezessete deles foram aperfeiçoados no amor, mas apenas três permaneceram, e a maioria abandonou ou tornou-se fria e morta.

 

===============================

Uma das mais bonitas capelas na Grã-Bretanha

 

Preguei em Stokesley, de manhã, e segui para Whitby. Foi muito providencial que parte da montanha anexa caísse e demolisse nossa velha casa de pregação com muitas casas ao redor, razão porque agora temos uma das mais bonitas capelas na Grã-Bretanha, finamente situada na encosta da montanha. Às 18 horas, ela estava completamente lotada, com tal congregação séria e sincera como não é visto frequentemente. Conversei com muitos deles na manhã seguinte, e eles estavam muito vivos para Deus.

===============================

 

18/06 – sexta-feira.

agora temos uma das mais bonitas capelas na Grã-Bretanha, finamente situada na encosta da montanha

 Preguei em Stokesley, de manhã, e segui para Whitby. Foi muito providencial que parte da montanha anexa caísse e demolisse nossa velha casa de pregação com muitas casas ao redor, razão porque agora temos uma das mais bonitas capelas na Grã-Bretanha, finamente situada na encosta da montanha. Às 18 horas, ela estava completamente lotada, com tal congregação séria e sincera como não é visto frequentemente. Conversei com muitos deles na manhã seguinte, e eles estavam muito vivos para Deus.

20/06 – domingo.

Em toda a Inglaterra não tenho visto um povo mais afetuoso do que os em Whitby

A casa nos acomodou razoavelmente bem às 19 horas. A igreja igualmente estava cheia. Mas, à tarde, ficamos muito apertados na sala; porém, tantos quantos puderam ouvir permaneceram no pavimento. Em toda a Inglaterra não tenho visto um povo mais afetuoso do que os em Whitby.

21/06 – segunda-feira.

alguns da sociedade logo me encontraram, e fomos até a casa de pregação; que lotou em poucos minutos.

 Importunados por nossos amigos em Malton, para fazermos uma visita (sendo apenas trinta milhas fora do nosso caminho), parti cedo para me prevenir do calor do dia. Em visita a Pickering, alguns da sociedade logo me encontraram, e fomos até a casa de pregação; que lotou em poucos minutos. O mesmo aconteceu na casa em Malton, à tarde, onde encontrei a sociedade mais amorosa e unida do que tinha sido por muitos anos.

22/06 – terça-feira.

Este foi o dia mais quente que tivemos este ano

Atravessei por Scarborough. A congregação à tarde estava incomumente pequena, ainda não recuperada dos abençoados frutos da eleição. Este foi o dia mais quente que tivemos este ano. E, por volta da uma da tarde, os trovões que há muito se encontravam à distância aproximaram-se com grossos relâmpagos e chuva impetuosa. O trovão continuou por uma hora e quinze minutos. Nunca ouvi coisa parecida antes, desde meu retorno da América.

24/06 – quinta-feira.

O ministro dissidente ofereceu-me o uso de sua capela em Bridlington, duas vezes maior que a nossa

 O ministro dissidente ofereceu-me o uso de sua capela em Bridlington, duas vezes maior que a nossa (visto que o vento estava muito forte para permanecer nos arredores). De bom grado aceitei.

25/06 – sexta-feira.

dia preguei em Beverley, para uma congregação séria e bem comportada

 Por volta do meio-dia preguei em Beverley, para uma congregação séria e bem comportada; e, à tarde, para uma igualmente séria e muito mais numerosa em Hull.

26/06 – sábado.

Preguei às sete horas e às seis da tarde, para tantos quanto nossa casa pôde conter

Foi um dia de alegria. Preguei às sete horas e às seis da tarde, para tantos quanto nossa casa pôde conter; o chão ainda estava molhado para a congregação permanecer do lado de fora.

 

===============================

Aos 86 anos, Wesley começa a sentir mudança em sua saúde

 

Completei meus oitenta e oito anos. Por mais de oitenta e seis não encontrei quaisquer das enfermidades da velhice; meus olhos não estavam embaçados, nem minhas forças naturais diminuídas. Mas desde agosto último me vejo em uma mudança completa. Meus olhos estão tão embaçados que nem os óculos me ajudam mais. Minhas forças, igualmente, quase me abandonaram; e provavelmente não retornarão mais neste mundo. Mas não sinto dor da cabeça aos pés; apenas parece que a natureza está exausta; e, humanamente falando, irá sucumbir cada vez mais até que as cansadas primaveras da vida não mais floresçam.

===============================

 

28/06 – segunda-feira.

Por mais de oitenta e seis não encontrei quaisquer das enfermidades da velhice; meus olhos não estavam embaçados, nem minhas forças naturais diminuídas

  Completei meus oitenta e oito anos. Por mais de oitenta e seis não encontrei quaisquer das enfermidades da velhice; meus olhos não estavam embaçados, nem minhas forças naturais diminuídas. Mas desde agosto último me vejo em uma mudança completa. Meus olhos estão tão embaçados que nem os óculos me ajudam mais. Minhas forças, igualmente, quase me abandonaram; e provavelmente não retornarão mais neste mundo. Mas não sinto dor da cabeça aos pés; apenas parece que a natureza está exausta; e, humanamente falando, irá sucumbir cada vez mais até que as cansadas primaveras da vida não mais floresçam.

 29/06 – terça-feira.

Atravessei por Epworth até Owstone, e passei um dia confortável com muitos dos pregadores

 Atravessei por Epworth até Owstone, e passei um dia confortável com muitos dos pregadores. Esta, que é uma das últimas sociedades no Circuito, agora é a primeira na graça e também no número de membros.

A nova casa de pregação não foi capaz de conter metade das pessoas, então, preguei nos arredores

A nova casa de pregação não foi capaz de conter metade das pessoas, então, preguei nos arredores, numa tarde calma e moderada e, creio, Deus aplicou sua palavra a muitos corações.

1/07 – quinta-feira.

A nova casa estava completamente cheia à tarde, e com ouvintes notavelmente sérios

 Fui para Lincoln. Depois do jantar entramos e caminhamos ao redor de Minster, que realmente acredito seja mais elegante do que a de York, em várias partes da estrutura, assim como em sua admirável localização. A nova casa estava completamente cheia à tarde, e com ouvintes notavelmente sérios. Parece existir uma significativa diferença entre o povo de Lincoln e o de York. Eles não têm muito fogo e vigor de espírito, mas têm muito mais humildade e gentileza; razão porque se eles tivessem as mesmas ajudas exteriores, provavelmente excederiam seus vizinhos. A algumas poucas milhas de Londres nosso garoto da diligência parou em uma estalagem na estrada, para dar água aos seus cavalos. Tão logo entramos, o estalajadeiro irrompeu em lágrimas, o mesmo fez sua esposa, retorcendo suas mãos e chorando amargamente.

 “você entrou em minha casa! Meu pai é John Lester, de Epworth”

“O que!”, ele disse, “você entrou em minha casa! Meu pai é John Lester, de Epworth”. Eu me certifiquei de que ambos tinham estado em nossa sociedade, até que a deixaram. Passamos algum tempo em oração juntos, e eu creio que não foi em vão.

2/07 – sexta-feira.

Por volta das sete horas preguei em Newton, mas a casa não conteve metade das pessoas

Por volta das sete horas preguei em Newton, mas a casa não conteve metade das pessoas. Não choveu durante o tempo da pregação, mas havia chovido antes, e choveu depois. Fui surpreendido, em Gainsborough (uma das cidades mais bonitas de Lincolnshire), com a casa de pregação tão asseada e tão elegante! Exatamente ocupando um lado de uma pequena e limpa praça. Tive uma liberdade incomum de discurso, e recebi isto como um sinal para o bem. Certamente esta pobre sociedade, que tem sido tão miseravelmente oprimida, levantará sua cabeça novamente!

3/07 – sábado.

Alcancei Epworth e, depois de pregar à tarde, encontrei a sociedade e os lembrei de como eram alguns anos atrás, e como são agora

Alcancei Epworth e, depois de pregar à tarde, encontrei a sociedade e os lembrei de como eram alguns anos atrás, e como são agora; mal retendo uma sombra de seu zelo e atividade anteriores em todos os caminhos de Deus.

4/07 – domingo.

 Fui para Misterton, onde igualmente a obra de Deus estava excessivamente decaída. A casa era muito pequena para conter a multidão, fiquei debaixo de uma árvore e exortei fortemente a “fortaleceram as coisas que restam” e que estavam “prontas para morrer”. De lá, apressei-me de volta para Epworth mas não pude alcançá-la até que o culto da igreja começasse. Constatou-se que o Sr. Gibson leu as orações com solenidade incomum; e eu acredito que ele não ficou descontente em ver cinco vezes mais gente na igreja, na Ceia do Senhor, do que era usual.

“Como poderemos escapar, se negligenciarmos tão grande salvação?”

Tão logo o culto vespertino terminou, fiz aquela terrível pergunta na praça do mercado: “Como poderemos escapar, se negligenciarmos tão grande salvação?”, para tal congregação como nunca vi antes em Epworth.

27/08 – sexta-feira.

Retornei para Bristol. À tarde, e na noite de vigília, a casa estava suficientemente cheia

Retornei para Bristol. À tarde, e na noite de vigília, a casa estava suficientemente cheia. Certificando-me de que o relato da vida e morte da Sra. Scudamore (uma excelente mulher, embora equivocada neste ponto) tem revivido em alguns a imaginação da natureza expiatória dos sofrimentos, e disto, sua absoluta necessidade para salvação, discuti o assunto largamente e mostrei que ambas as noções tiveram sua origem no papismo, e que nem uma nem outra tem qualquer fundamento na Escritura.

 29/08 – domingo.

de maneira que não tive alguém para me assistir no culto, e não poderia ler as orações, o sermão e a Ceia do Senhor

O Sr. Baddiley seguiu para o norte e o Sr. Collins engajou se em algum outro lugar, de maneira que não tive alguém para me assistir no culto, e não poderia ler as orações, o sermão e a Ceia do Senhor em um período de três horas. Preguei, à tarde, perto da Praça Real, e os corações se prostraram diante do Senhor.

 

===============================

Em contato com amigos e pessoas amáveis

 

Partimos, como de costume, às 2 horas, e chegamos em Cobham entre dez e onze horas; encontrei uma festa de nossos amigos de Londres pronta para nos receber. Caminhamos uma hora nos jardins, mas o estalajadeiro nos informou que estranhos não eram admitidos, a não ser na terça e sexta-feira. No entanto, ao sabermos que o Sr. Hopkins estava em casa, enviei um recado em meu nome e pedi este favor, o que foi imediatamente atendido. Passamos uma hora agradavelmente naqueles caminhos prazerosos, mas ainda o olho não estava satisfeito com o que vimos. Um espírito imortal pode ficar satisfeito com nada, a não ser vendo a Deus. À tarde, fomos para Londres.

===============================

 

 30/08 – segunda-feira.

Deus tomou para si mesmo essa amável mulher, Sra. Clark

Por volta do meio-dia preguei em Castle-Carey. Desde que estive aqui Deus tomou para si mesmo essa amável mulher, Sra. Clark, que, a uma delicada pessoa e de bom entendimento, juntou-se um grau incomum de profunda religião. Isto me inclinou a aplicar sinceramente Eclesiastes: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Mais tarde visitei seu profundamente aflito marido, que passou algumas horas conosco no dia seguinte. Espero que ele não sofra como alguém que não tem esperança, mas confie em encontrá-la em um lugar melhor.

À tarde preguei na nova casa em Ditcheat

À tarde preguei na nova casa em Ditcheat. Ela não conteve a congregação, mas muitos puderam ouvir das janelas; o que pareciam dispostos a fazer. A chama pareceu acender-se aqui também. Que Deus garanta que ela possa continuar e crescer.

31/08 – terça-feira.

No café da manhã ele tirou seus sapatos, o que era feito de propósito, pegou a xícara de chá com firmeza, e fez muitas coisas com seus pés, o que não fazemos com nossas mãos

 William Kingston, o homem que nasceu sem os braços, veio ver-me de sua livre-vontade. Há algum tempo ele recebeu a consciência clara do favor de Deus; mas, depois de alguns meses, foi persuadido por alguns de seus velhos companheiros a juntar-se em uma diversão favorita, por meio da qual ele perdeu a visão de Deus e desistiu de tudo que ganhou. Mas Deus agora tocou seu coração novamente, e ele deseja mais sinceramente salvar sua alma. Ele tem peso e estatura mediana, tem uma aparência e voz agradáveis, e um comportamento tratável e agradável. No café da manhã ele tirou seus sapatos, o que era feito de propósito, pegou a xícara de chá com firmeza, e fez muitas coisas com seus pés, o que não fazemos com nossas mãos. Por volta do meio-dia preguei para uma amorosa congregação em Shepton Mallet e, à tarde, em Pensford. A casa estava lotada com ouvintes sinceros, e creio que a Palavra não caiu no chão.

Nos dois dias seguintes corrigi e resumi um relato sobre a excelente mulher, Sra. Scudamore; uma luz ardente e brilhante até que os místicos a persuadiram a esconder seus talentos

 Nos dois dias seguintes corrigi e resumi um relato sobre a excelente mulher, Sra. Scudamore; uma luz ardente e brilhante até que os místicos a persuadiram a esconder seus talentos. Assim, por mais de dois anos ela renunciou a toda convivência, até mesmo com seus piedosos amigos! Quanto disto está de acordo com a Escritura? “Todo meu deleite está nos santos que existem na terra, e com aqueles que excedem em virtude!”. Quão distante estava a experiência de Jane Cooper, ou Elizabeth Harper, preferível a da tal solitária!

5/09 – domingo.

A partir deste dia abandonei aquele vil costume, não sei quando ou como ele começou, do mesmo pregador pregar três vezes num dia, para a mesma congregação; suficiente para cansar tanto os corpos quanto mentes dos oradores, assim como dos ouvintes

Às dez horas tivemos uma numerosa congregação, e mais comungantes do que alguma vez vi aqui antes. A partir deste dia abandonei aquele vil costume, não sei quando ou como ele começou, do mesmo pregador pregar três vezes num dia, para a mesma congregação; suficiente para cansar tanto os corpos quanto mentes dos oradores, assim como dos ouvintes. Certamente, Deus está retornando para esta sociedade! Eles agora querem sinceramente tornar seu chamado e eleição certos

 6/09 – segunda-feira.

e o poder de Deus estava poderosamente presente

Esta tarde a congregação era quase tão grande quanto foi na noite anterior; e o poder de Deus estava poderosamente presente. E assim foi na terça e quarta-feira à tarde, em Bristol.

 9/09 – quinta-feira.

o primeiro pregador leigo que me assistiu na Inglaterra, no ano de 1738

 Li sobre a experiência de Joseph Humphrys; o primeiro pregador leigo que me assistiu na Inglaterra, no ano de 1738. Dele aprendi que foi aperfeiçoado no amor, e assim continuou por pelo menos doze meses. Mais tarde, tornou-se calvinista e juntou-se ao Sr. Whitefield, e publicou uma injúria contra meu irmão e contra min no jornal. Em pouco tempo ele renunciou ao Sr. Whitefield, e foi ordenado ministro presbiteriano. Por fim, ele recebeu a ordenação episcopal. Ele, então, escarneceu da religião interior e, quando se lembrou de sua própria experiência, respondeu: “Aquilo foi uma das coisas mais tolas que escrevi no tempo de minha loucura!”.

18/09 – sábado.

Visitei o Sr. Easterbrook, doente de uma enfermidade que os médicos compreendem que somente Deus poderá curar

 Visitei o Sr. Easterbrook, doente de uma enfermidade que os médicos compreendem que somente Deus poderá curar. Ele é um padrão em toda Bristol e, de fato, em toda Inglaterra. Tendo além de seus incessantes trabalhos, que nunca foram interrompidos, pregado em toda casa em sua paróquia! Foi enquanto ele pregava em sua própria igreja que se sentiu subitamente golpeado com uma dor violenta em seu peito. Isto confunde todos os médicos, e nenhum dos seus medicamentos altera isto.

 19/09 – domingo.

assim tive um dia de trabalho confortável.

Sr. Collins assistiu-me de manhã, assim tive um dia de trabalho confortável.

20/09 – segunda-feira.

li sobre o tratado do Rei da Suécia, sobre o “Equilíbrio do Poder na Europa”

E no dia seguinte, li sobre o tratado do Rei da Suécia, sobre o “Equilíbrio do Poder na Europa”. Se for realmente dele, ele certamente é um dos mais conscientes, e um dos mais bravos príncipes na Europa, e se seu relato for verdadeiro, que mulher é a Czarina! Mas ainda Deus está sobre todas as coisas!

25/09 – sábado.

o Sr. Hay, ministro presbiteriano, pediu-me para usar de nossa casa de Pregação aos domingos

Na reunião de Lewensmead, o Sr. Hay, ministro presbiteriano, pediu-me para usar de nossa casa de Pregação aos domingos, naquelas horas em que não a usamos (próximo às dez horas e das duas horas da tarde), enquanto sua casa estava sendo reformada. A isto, de bom grado consenti, e ele pregou um excelente sermão aqui, no dia seguinte às duas da tarde. Preguei às cinco horas, para mais do que a casa poderia conter adequadamente.

 27/09 – segunda-feira.

. Não soube de alguma vez ter visto a casa tão lotada antes

 Deixei Bristol por volta das onze horas, preguei em Devizes e, à tarde, em Sarum. Não soube de alguma vez ter visto a casa tão lotada antes, com pessoas de todos os níveis sociais, ricos e pobres: De maneira que espero que possamos ver fruto aqui também.

1/10 – sexta-feira.

mas um amigo nos ofereceu uma espécie de embarcação que prontamente aceitamos

Propusemo-nos retornar para Portsmoutgh (cerca de vinte milhas), numa manhã calma e ensolarada, pela balsa, mas um amigo nos ofereceu uma espécie de embarcação que prontamente aceitamos. O que foi bom termos feito, porque, tão logo partimos do ancoradouro, o vento se levantou e o mar rugiu horrivelmente. Ela logo teria naufragado. As ondas nos lavaram de ambos os lados. Sem convés, estávamos bem ensopados, da cabeça aos pés, mas ao meio-dia chegamos a salvo em Portsmouth.

 2/10 – sábado.

encontrei uma festa de nossos amigos de Londres pronta para nos receber

 Partimos, como de costume, às 2 horas, e chegamos em Cobham entre dez e onze horas; encontrei uma festa de nossos amigos de Londres pronta para nos receber. Caminhamos uma hora nos jardins, mas o estalajadeiro nos informou que estranhos não eram admitidos, a não ser na terça e sexta-feira. No entanto, ao sabermos que o Sr. Hopkins estava em casa, enviei um recado em meu nome e pedi este favor, o que foi imediatamente atendido. Passamos uma hora agradavelmente naqueles caminhos prazerosos, mas ainda o olho não estava satisfeito com o que vimos. Um espírito imortal pode ficar satisfeito com nada, a não ser vendo a Deus. À tarde, fomos para Londres.

 3/10 – domingo.

 Preguei na nova capela, de manhã e à tarde, com grande amplidão de espírito

Foi, de fato, um dia confortável. Preguei na nova capela, de manhã e à tarde, com grande amplidão de espírito. Na festa do amor, que se seguiu, grande foi nosso regozijo; muitos declararam o que Deus tinha feito por suas almas; e muitos foram consolados. Depois de responder minhas cartas e terminar meus outros pequenos afazeres para o momento, no dia 5, terça-feira, parti para Rye.

Enquanto nosso povo misturou-se com os calvinistas aqui, sempre ficamos perplexos e não ganhamos nenhum alicerce

Embora o aviso fosse breve, a congregação estava excessivamente grande e comportou-se com notável seriedade. Enquanto nosso povo misturou-se com os calvinistas aqui, sempre ficamos perplexos e não ganhamos nenhum alicerce, mas desde que foram deixados por conta própria, eles têm continuamente crescido na graça e no número.

7/10 – quinta-feira.

Fiquei debaixo de uma grande árvore, e chamei a maioria dos habitantes da cidade: “O reino do céu está à mão; arrependam-se e creiam no Evangelho”

 Passei por aquele pobre esqueleto do antigo Winchelsea. Ela está belamente situada no topo de uma colina íngreme, e regularmente construída nas bordas das ruas, atravessando de uma a outra, circundando uma praça muito larga, em cujo centro existe uma grande igreja, agora em ruínas. Fiquei debaixo de uma grande árvore, e chamei a maioria dos habitantes da cidade: “O reino do céu está à mão; arrependam-se e creiam no Evangelho”. Pareceu que todos que ouviram estavam, naquele momento, quase persuadidos a serem cristãos.

11/10 – segunda-feira.

A sociedade estava diminuída e bastante fria, a pregação também foi descontinuada, e o espírito do metodismo se foi completamente

 Fomos para Colchester e ainda encontramos motivo de humilhação. A sociedade estava diminuída e bastante fria, a pregação também foi descontinuada, e o espírito do metodismo se foi completamente, tanto dos pregadores quanto do povo. Ainda assim tivemos uma maravilhosa congregação, à tarde, rico e pobre, clérigo e laicato. E assim igualmente na terça-feira à tarde. De maneira que creio que Deus reconstruirá os lugares destruídos.

13/10 – quarta-feira.

lemos “As Viagens do Capitão Carrel”

 Partimos cedo, mas não encontramos cavalos em Cobdock, assim fomos obrigados a procurar, em Ipswich, e esperarmos por lá meia hora. Não obstante, chegamos a Norwich entre duas e três da tarde. Durante o percurso lemos “As Viagens do Capitão Carrel”, admiravelmente bem escrito e dando, eu acredito, um relato justo das partes interiores da América do Norte.

À tarde preguei em Norwich, mas a casa, de modo algum, podia conter a congregação

Aqui não existe um relato alegre das Ilhas de Pelew, ou Lapita, mas uma relação clara da questão. Certamente os selvagens do leste e do oeste são muito parecidos, e alguns bons seriam encontrados no leste assim como no oeste. Mas, para ver a natureza em perfeição, quer em Pelew ou qualquer outro lugar, precisamos apenas olhar para os selvagens no Forte William Henry, assassinando a sangue frio tantas centenas de homens indefesos e submissos, no mesmo espírito do assassino primitivo. À tarde preguei em Norwich, mas a casa, de modo algum, podia conter a congregação. Quão maravilhosamente a maré está mudada! Me tornei um homem honrado em Norwich. Deus, por fim, fez com que nossos inimigos estivessem em paz conosco, e apenas os antinomianos abriram suas bocas contra nós.

14/10 – quinta-feira.

Fui para Yarmouth e, por fim, encontrei uma sociedade em paz e muito unida

 Fui para Yarmouth e, por fim, encontrei uma sociedade em paz e muito unida. À noite a congregação estava bem numerosa para entrar na casa de pregação, ainda assim eles fizeram muito menos barulho que o usual. Depois da Ceia, uma pequena companhia veio para orar e o poder de Deus caiu sobre nós, especialmente quando uma jovem irrompeu em oração, para a surpresa e conforto de todos.

 15/10 – sexta-feira.

Fui para Lowestoft, até uma sociedade firme, amorosa e unida

 Fui para Lowestoft, até uma sociedade firme, amorosa e unida. O mais estranho é que eles não aumentaram, nem diminuíram em número.

 16/10 – sábado.

Preguei em Londres

Preguei em Londres, por volta da uma da tarde e, às seis horas, em Norwich.

17/10 – domingo.

ministrei a Ceia do Senhor para umas cento e cinquenta pessoas

 Às sete horas, ministrei a Ceia do Senhor para umas cento e cinquenta pessoas, cerca de duas vezes mais do que tivemos no ano passado. Soube que os últimos pregadores eram sérios. Logo depois fomos para nossa própria igreja, embora não houvesse sermão aqui, nem em qualquer das trinta e seis igrejas na cidade, salvo na Catedral e Igreja de St. Peter. Preguei às duas horas. Quando terminei, Mr. Horne, que pregou na catedral de manhã, veio visitar-me; um homem agradável, quanto ao temperamento e pessoa; e, acredito, muito vivo para Deus. Às cinco e meia preguei novamente, e mesmo aqueles que não puderam entrar permaneceram mais quietos e silenciosos do que já os havia visto anteriormente. Deus estava ali; e eu não tenho dúvida de que ele reviverá sua obra aqui também. Os últimos apontamentos

18/10 – segunda-feira.

A congregação estava pronta aqui, a casa estava cheia, e eles pareciam prontos a receber instrução

Nenhuma carruagem para Lynn sai hoje, e fui obrigado a pegar uma carruagem do correio. Mas, em Dereham, nenhum cavalo podia ser usado, então, fomos constrangidos a levarmos os mesmos cavalos para Swaffham. A congregação estava pronta aqui, a casa estava cheia, e eles pareciam prontos a receber instrução. Mas aqui também não pudemos encontrar cavalo de posta, de forma que tivemos de usar uma carruagem de apenas um cavalo.

O vento e a garoa vieram fortes em nossos rostos, e não pude fazer nada para nos protegermos deles; fiquei totalmente resfriado

O vento e a garoa vieram fortes em nossos rostos, e não pude fazer nada para nos protegermos deles; fiquei totalmente resfriado, da cabeça aos pés, antes de chegar a Lynn. Mas logo me esqueci desse inconveniente, porque a sinceridade da congregação trouxe-me grandes compensações.

 19/10 – terça-feira.

Todos eles têm uma predisposição favorável para com os metodistas, como realmente acontece com a maioria dos cidadãos da cidade

À noite, todos os clérigos da cidade, exceto um que estava incapacitado, estiveram presentes na pregação. Todos eles têm uma predisposição favorável para com os metodistas, como realmente acontece com a maioria dos cidadãos da cidade; eles deram uma justa prova, contribuindo com nossas Escolas Dominicais, de modo que havia perto de vinte libras disponíveis.

20/10 – quarta-feira.

O ministro estava disposto a permitir que eu pregasse na igreja, mas temia ofender o bispo

Tinha determinado pregar em Diss, uma cidade perto de Scoleton, mas uma dificuldade surgiu, impedindo-me de pregar. O ministro estava disposto a permitir que eu pregasse na igreja, mas temia ofender o bispo, que, indo até Londres, estava há poucas milhas da cidade. Mas um cavalheiro, perguntando ao bispo se ele fazia alguma objeção a isso, foi-lhe respondido: “Nenhuma!” Penso que esta igreja é uma das maiores do condado. Suponho que ela não esteve assim, tão cheia, em todas essas centenas de anos. Essa noite, e na próxima, preguei em Bury, para uma congregação profundamente atenta; muitos dos quais sabem em quem têm crido. De maneira que aqui também não perdemos todo nosso trabalho!

 22/10 – sexta-feira.

 Retornamos para Londres.

 

===============================

 

Carta a William Wilberforce

 

Prezado Senhor, “Exceto, se o poder divino o levantou para ser como Atanásio contra o mundo, não vejo como você pode seguir com sua gloriosa iniciativa de opor se a esta execrável vilania, que é escândalo da religião, da Inglaterra e da natureza humana. Exceto se Deus o levantou para esta mesma coisa, você irá desgastar-se pela oposição de homens e demônios. Mas, se Deus for por você, quem poderá ir contra? Todos os homens juntos são mais fortes do que Deus? Oh, não fraqueje em fazer o bem. Eu continuarei, em nome de Deus, e no poder de sua força, até que a escravidão americana (a mais vil que alguma vez viu o sol) seja varrida de diante dele”.

===============================

 

24/10 – domingo.

Carta a William Wilberforce

Expliquei para uma numerosa congregação, na Igreja de Spitalfields, “todas as fortificações de Deus.” A Igreja de St. Paul, em Shadwell, estava ainda mais cheia, à tarde, enquanto eu aplicava aquela importante verdade, “Uma coisa é necessária” e espero que muitos tenham decidido, mesmo então, escolher a melhor parte. Wesley em seu leito de morte: “O melhor de tudo é que Deus está conosco” Últimas horas por alguém 1791 que esteve presente

Oh, não fraqueje em fazer o bem. Eu continuarei, em nome de Deus, e no poder de sua força, até que a escravidão americana (a mais vil que alguma vez viu o sol) seja varrida de diante dele”.

Balaan, 24 de fevereiro, 1791.

A William Wilberforce

[No dia 22 de fevereiro, a Srta. Ritchie leu para ele, antes do café da manhã, a vida de um escravo negro, Gustavus Vassa.

Em 20 de abril, os Comuns rejeitaram a moção de Wilberforce, por 163 votos a 88; e não foi até 1807 que a grande vitória foi conseguida].

Prezado Senhor, “Exceto, se o poder divino o levantou para ser como Atanásio contra o mundo, não vejo como você pode seguir com sua gloriosa iniciativa de opor se a esta execrável vilania, que é escândalo da religião, da Inglaterra e da natureza humana. Exceto se Deus o levantou para esta mesma coisa, você irá desgastar-se pela oposição de homens e demônios. Mas, se Deus for por você, quem poderá ir contra? Todos os homens juntos são mais fortes do que Deus? Oh, não fraqueje em fazer o bem. Eu continuarei, em nome de Deus, e no poder de sua força, até que a escravidão americana (a mais vil que alguma vez viu o sol) seja varrida de diante dele”.

um tratado escrito por um pobre africano

“Lendo esta manhã um tratado escrito por um pobre africano, fiquei particularmente chocado por esta circunstância, de que um homem que tenha a pele negra, e sido injustiçado ou ultrajado por um homem branco, não possa receber reparação; tem sido lei em todas as nossas colônias que o juramento de um negro contra o branco serve para nada. Que vilania é esta!” “Que aquele que tem guiado você desde sua juventude, possa continuar a fortalecê-lo nesta e em todas as coisas, é a oração, querido senhor, de seu afetuoso servo”. J. Wesley

 

===============================

Últimos dias de vida de Wesley

 

O Sr. Bradford, seu amigo leal, e muitos de seus filhos afetuosos oraram com ele, e a última palavra que se ouviu articulada foi: “Adeus!”. Poucos minutos depois, enquanto a Srta. Wesley, o Sr. Horton, o Sr. Brackenbury, o Sr. e a Sra. Rogers, o Dr. Whitehead, o Sr. Broadbent, o Sr. Whitefield, o Sr. Bradford, e o E.R. ajoelharam-se em volta de sua cama e, de acordo com seu desejo frequentemente expresso, sem um gemido prolongado, esse homem de Deus morreu na presença de seus irmãos!

===============================

 

o Sr. Wesley fez sua última visita àquele lugar amável e à família do Sr. Wolff

Na terça-feira, 24 de fevereiro de 1791 – o Sr. Wesley fez sua última visita àquele lugar amável e à família do Sr. Wolff, em Balaam, de quem frequentemente o ouvira falar com muito prazer e afeição. Aqui, o Sr. Rogers disse que ele estava animado, e parecia quase tão bem como de costume, até sexta-feira, à hora do café da manhã, quando pareceu muito oprimido.

e pediu para não ser interrompido por meia-hora

Por volta das onze horas, a Sra. Wolff o trouxe para casa, e fiquei comovido com a maneira como ele saiu da carruagem e foi para dentro da casa; mais ainda quando ele subiu as escadas e se sentou em uma cadeira. Me esforcei para buscar algum refresco, mas antes que pudesse conseguir alguma coisa ele mandou o Sr. Rogers para fora de seu quarto, e pediu para não ser interrompido por meia-hora, acrescentando: “nem mesmo se Joseph Bradford vier!”

Alguns minutos depois, no entanto, ele foi tomado pela doença, jogou o copo para o alto e disse: “Eu devo me deitar”.

Alguns minutos depois o Sr. Bradford chegou e, tão logo o tempo estipulado se esgotou, ele entrou no quarto. Logo em seguida saiu e me pediu para preparar uma bebida quente, feita com vinho, açúcar e condimentos, e levar para o Sr. Wesley, que bebeu um pouco e pareceu dormir. Alguns minutos depois, no entanto, ele foi tomado pela doença, jogou o copo para o alto e disse: “Eu devo me deitar”. Imediatamente mandamos chamar o Dr. Whitehead; quando de sua chegada o Sr. Wesley sorriu e disse: “Doutor, eles estão mais apavorados do que afligidos”. Depois, deitou-se a maior parte do dia, com seu pulso rápido, queimando de febre e extremamente sonolento.

falou, mas pouco; e, quando se recuperava para responder uma pergunta, ou tomar um pouco de refresco

No sábado, dia 26, continuou o mesmo, falou, mas pouco; e, quando se recuperava para responder uma pergunta, ou tomar um pouco de refresco (o que raramente era mais que uma colher, a cada vez) logo dormitava novamente. No domingo de manhã, com a ajuda do Sr. Bradford, o Sr. Wesley levantou se, tomou um copo de chá e pareceu bem melhor

Muitos de seus amigos estavam esperançosos, ainda que o Dr. Whitehead dissesse que não estava fora de perigo

Muitos de seus amigos estavam esperançosos, ainda que o Dr. Whitehead dissesse que não estava fora de perigo, devido às suas presentes queixas.

“Dr. Whitehead conhece minhas condições melhor do que ninguém, eu estou perfeitamente satisfeito e não terei nenhum outro médico”

Na segunda-feira, dia 28, sua fraqueza aumentou velozmente e com seus amigos em geral grandemente alarmados, o Dr. Whitehead lhes pediu que chamassem outro médico. Ao que o Sr. Bradford mencionou sua intenção a nosso honrado pai, que absolutamente se recusou dizendo: “Dr. Whitehead conhece minhas condições melhor do que ninguém, eu estou perfeitamente satisfeito e não terei nenhum outro médico”.

“Não existe caminho para a santidade, a não ser pelo sangue de Jesus”.

Depois, dormiu o restante do dia, falou, mas pouco; ainda que pouco testificasse o quanto seu coração estava tomado de preocupação com suas igrejas, com a glória de Deus e com as coisas pertinentes a esse reino, para o qual ele estava se apressando. Uma vez, devagar, mas de uma maneira muito distinta, ele disse: “Não existe caminho para a santidade, a não ser pelo sangue de Jesus”. Se ele tivesse forças nesse momento, teria falado ainda mais!

Toda a Glória a Deus nos céus, e a paz na Terra será restaurada!”

Na terça-feira, 1º de março, depois de uma noite bastante agitada (embora, quando perguntado, se estava com dor, geralmente respondia “Não!”, e sem nunca se queixar, exceto, uma vez, quando disse que sentia dor no lado esquerdo do peito, quando tomava o fôlego), ele começou a cantar: “Toda a Glória a Deus nos céus, e a paz na Terra será restaurada!”

ele pediu ao Sr. Bradford que providenciasse tinta e caneta, mas sua mão direta tinha se esquecido de sua astúcia

Após pronunciar dois versos, suas forças falharam; mas, depois de se deitar, por algum tempo, ele pediu ao Sr. Bradford que providenciasse tinta e caneta, mas sua mão direta tinha se esquecido de sua astúcia, e aqueles dedos ativos, que têm sido os instrumentos abençoados da consolação espiritual e instrução prazerosa de milhares, não puderam mais realizar seu trabalho. Algum tempo depois ele me disse:

“Eu quero escrever!”

“Eu quero escrever!”, e lhe trouxe novamente a caneta e a tinta; coloquei a caneta na sua mão, e o papel diante dele, que murmurou: “Não posso!” E respondi: “Deixe-me escrever para o senhor; diga-me o que gostaria de falar”. “Nada!”, retornou ele, “a não ser que Deus está conosco”.

“Vou me levantar”

De manhã ele disse: “Vou me levantar”. Enquanto suas coisas estavam sendo preparadas, ele irrompeu de uma maneira que, considerando sua extrema fraqueza, surpreendeu-nos a todos, nessas abençoadas palavras:

Eu louvarei meu Criador enquanto tiver fôlego, E quando minha voz se perder na morte

Eu louvarei meu Criador enquanto tiver fôlego, E quando minha voz se perder na morte, O louvor empregará meus poderes mais nobres; Meus dias de louvor nunca se acabarão, Enquanto a vida, e pensamento, e, por último, A imortalidade perdurarem.

Senhor, dá forças àqueles que podem falar, e àqueles que não podem. Fala, Senhor, aos nossos corações, e deixa com que eles saibam que tu libertas as línguas

Que foram também as últimas palavras que nosso Reverendo e querido pai anunciou na Capela da City Road; e, na terça-feira à noite, antes da pregação: “Através do Espírito esperamos”, e, assim por diante. Quando ele se sentou em sua cadeira, o vimos transformar-se para a morte, mas, indiferente a esse quadro e com sua voz enfraquecida, disse: “Senhor, dá forças àqueles que podem falar, e àqueles que não podem. Fala, Senhor, aos nossos corações, e deixa com que eles saibam que tu libertas as línguas”.

“Ao Pai, Filho e Espírito Santo. Que docemente todos concordam”

E, então, cantou: “Ao Pai, Filho e Espírito Santo. Que docemente todos concordam”.

 Aqui sua voz falhou e, depois de tomar o fôlego, disse: “Agora que terminamos, deixe-nos ir”. E fomos obrigados a deitá-lo na cama, de onde não se levantou mais, mas antes de se deitar e dormir um pouco, ele me chamou e disse: “Betsy, você, o Sr. Bradford e os outros orem e louvem”.

o Sr. Wesley me chamou e disse: “Eu tenho todas as coisas prontas para meu testamenteiro

Nos ajoelhamos e verdadeiramente nos enchemos da presença divina. Logo depois disse ao Sr. Bradford sobre a chave e os conteúdos da escrivaninha e, enquanto este atendia à direção dada, o Sr. Wesley me chamou e disse: “Eu tenho todas as coisas prontas para meu testamenteiro.

“Não me deixe ser enterrado em coisa alguma a não ser em lã, e permita que meu corpo seja carregado, em meu caixão, para dentro da Capela

Sr. Wolff, Sr. Horton e Sr, Marriott”, aqui sua voz falhou novamente, mas tomando fôlego continuou: “Não me deixe ser enterrado em coisa alguma a não ser em lã, e permita que meu corpo seja carregado, em meu caixão, para dentro da Capela”.

desejava ardentemente que o sermão que tinha escrito sobre o amor de Deus pudesse ser distribuído nos arredores e dado a todos

Então, como se tudo tivesse sido feito, pediu novamente que orássemos e louvássemos. Outro momento tremendo foi o grande esforço que ele fez para que o Sr. B (que não havia deixado o quarto) compreendesse que desejava ardentemente que o sermão que tinha escrito sobre o amor de Deus pudesse ser distribuído nos arredores e dado a todos.

Alguma coisa mais ele tentou dizer, mas não foi possível!

Alguma coisa mais ele tentou dizer, mas não foi possível! Pouco depois, o Sr. Horton entrou; esperamos que, se houvesse alguma coisa em mente, que ele desejasse comunicar, ele tentasse novamente visto que tanto o Sr. Horton quanto alguns dos que estavam acostumados a ouvir a voz de nosso querido pai, poderiam ser capazes de interpretar seu significado, mas, embora tentasse falar, não tivemos sucesso.

“O melhor de tudo é que Deus está conosco!”

Certificando-se de que não era possível que o entendêssemos, pausou um pouco e, então, com toda a força remanescente, clamou: “O melhor de tudo é que Deus está conosco!”; e, assim, como que para assegurar a fidelidade da promessa mantida por Jeová e confortar os corações de seus pesarosos amigos, levantando seu braço num sinal de vitória, e erguendo sua voz fraca como um triunfo divino, a não ser expresso, novamente repetiu com o coração reavivado as palavras: “O melhor de tudo é que Deus está conosco!”

: “Isso não adiantará, precisamos aceitar as consequências; não se importe com a pobre carcaça”

Algum tempo depois, dando lhe alguma coisa para umedecer os lábios, ele disse: “Isso não adiantará, precisamos aceitar as consequências; não se importe com a pobre carcaça”. Pausando um pouco, clamou: “As nuvens caíram pesadas! O Senhor está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio!”

o Sr. Wesley estivesse grandemente exausto para esses esforços, pareceu ainda mais ardoroso em espírito.

 Ele, então, nos chamou para orarmos. O Sr. Broadbent era, novamente, a boca de nossos corações cheios, e embora o Sr. Wesley estivesse grandemente exausto para esses esforços, pareceu ainda mais ardoroso em espírito. Muitas das noites seguintes, entretanto, ele tentou frequentemente repetir o Salmo mencionado anteriormente, mas pode apenas dizer:

“Eu louvarei! Eu louvarei!”

 “Eu louvarei! Eu louvarei!” Na quarta-feira de manhã estávamos certos de que o cenário final estava perto.

“Adeus!”

O Sr. Bradford, seu amigo leal, e muitos de seus filhos afetuosos oraram com ele, e a última palavra que se ouviu articulada foi: “Adeus!”. Poucos minutos depois, enquanto a Srta. Wesley, o Sr. Horton, o Sr. Brackenbury, o Sr. e a Sra. Rogers, o Dr. Whitehead, o Sr. Broadbent, o Sr. Whitefield, o Sr. Bradford, e o E.R. ajoelharam-se em volta de sua cama e, de acordo com seu desejo frequentemente expresso, sem um gemido prolongado, esse homem de Deus morreu na presença de seus irmãos!. [1]

===============================

 

 



[1] O Diário de John Wesley, o Pai do Metodismo (1735-1791). Angular Editora, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog