Visões da restauração de Jerusalém

e da vinda do Messias

 

Notas explicativas de Wesley sobre o livro de Zacarias

 

===============================

 

 


 

===============================

 

 Odilon Massolar Chaves 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 414

Livros publicados pelo autor: 524

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

===============================

 

 

Índice

 

·       Introdução

·       Promessas de restauração e da vinda do Messias

·       Um chamado à conversão

·       Prosperidade futura

·       Promessa de remoção da iniquidade

·       Promessa de Deus usar o sumo sacerdote Josué de terminar a reconstrução do templo

·       Visão do pergaminho voador e da mulher em uma cesta revelam os pecados de Judá

·       Visão sobre a edificação do templo de Jerusalém

·       Promessa de restauração de Jerusalém

·       Profecias da vinda do Messias

·       Restauração e bênçãos para Judá

·       Promessa de purificação e restauração dos habitantes de Jerusalém

 

 

 

===============================

 

Introdução

 

“Visões da restauração de Jerusalém e da vinda do Messias” é um livro que se refere ao livro de Zacarias com notas explicativas de Wesley. Um livro de 66 páginas.

O livro de Zacarias relata as profecias do profeta Zacarias para o povo de Jerusalém, que ainda trabalhava para reconstruir suas vidas e também a sua fé após o período de exílio na Babilônia.

“Ao longo de 14 capítulos podemos observar as mensagens que o Senhor transmitia ao profeta Zacarias através de visões. O povo estava desencorajado e com a fé abalada após a saída do exílio e o profeta, através das suas mensagens, se empenhou em incentivar o povo para que retomassem a fé em Deus e fossem salvos”.[1]

Zacarias segundo a Bíblia, foi um sacerdote do templo de Jerusalém e um profeta.

 Zacarias “foi contemporâneo de Ageu (Esdras 5:1). Com Ageu, ele foi chamado para despertar os judeus que retornaram, para completar a tarefa de reconstruir o templo (Esdras 6:14).[1] Como filho de Baraquias, filho de Ido, ele era de umas das famílias sacerdotais da tribo de Levi. Ele é um dos mais messiânicos de todos os profetas do Antigo Testamento, dado referências distintas e comprovadas sobre a vinda do Messias”.[2]

Zacarias foi também profeta.

“Ele é um dos mais messiânicos de todos os profetas do Antigo Testamento, dado referências distintas e comprovadas sobre a vinda do Messias

“Sua carreira profética iniciou-se no segundo ano de Dario I, Rei do Império Aquemênida (520 a.C.), cerca de seis anos antes do primeiro grupo que retornou do exílio babilônico”.[3]

O livro de Zacarias contém diversas visões. “As visões noturnas de Zacarias demonstravam a contínua preocupação divina com a proteção e restauração do Seu povo (1:16, 17, 20; 2:11, 12; 8:3-23), assim como a importância de Zorobabel e Josué no plano de Deus (3:1-14; 6:9-15)”.[4]

Zacarias viveu no período pós-exílio da Babilônia. “É aqui também que o profeta é claro em dizer que o exílio de Babilônia não foi uma simples coincidência. Foi resultado da desobediência e infidelidade de Judá para com o Senhor e Seus preceitos (1:4-6; 7:11-14). Uma vez aprendida a lição dos resultados da desobediência, a comunidade judaica dos dias de Zacarias deveria viver a lealdade esperada por Deus (3:7)”.[5]

Zacarias previu sobre o Messias e Jesus cumpriu a profecia de Zacarias sobre o jumentinho: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; grita, ó filha de Jerusalém: eis que o teu Rei vem a ti: ele é justo e tem salvação; humilde, e montado em um jumento, e em um jumentinho, o potro de um jumento”.

Wesley explicou as palavras: “Teu rei – O Messias.

Ele é justo - O justo, que vem para cumprir toda a justiça.

Ter salvação - Para doar a todos os que creem nele”.

Zacarias foi um profeta da esperança.

Zacarias também falou em 30 moedas de prata. Alguns estudiosos afirmam que se refere às 30 moedas de prata de Judas que traiu Jesus: “Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata” (Zc 11.12).

E Jesus em Mateus 26.31 citou o profeta Zacarias: “Então Jesus disse aos discípulos: - Esta noite serei uma pedra de tropeço para todos vocês, porque está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas.”

“Os seis últimos capítulos de Zacarias focalizam especialmente um período futuro da restaurada comunidade judaica. Essas profecias revelam o plano de Deus de trazer poderosas e maiores bênçãos para Jerusalém: Deus vingaria Seu povo ao destruir seus inimigos (9:1-8); o grande Rei de Israel surgiria em Jerusalém, inaugurando um tempo de paz (9:9-17); e Deus ajuntaria Seu povo disperso (10:1–11:3). Os capítulos finais culminam na visão da vitória final de Deus sobre aqueles que continuaram resistindo à Sua vontade (12:1-9) e da purificação da Terra e do povo (13:1-9). O guerreiro divino retornará, e todos os humanos serão submetidos ao Seu reinado (14:1-21). As visões de Zacarias da vinda de um rei e de uma vitória definitiva sobre o mal aponta não somente para o ministério terrestre de Cristo, mas também para Sua vitória final descrita no Apocalipse”. [6]

Um livro para conhecermos mais das profecias sobre o Messias.

 

O Autor

 

===============================

 

Promessas de restauração e da vinda do Messias

 

Alegra-te muito, ó filha de Sião; grita, ó filha de Jerusalém: eis que o teu Rei vem a ti: ele é justo e tem salvação; humilde, e montado em um jumento, e em um jumentinho, o potro de um jumento

===============================

 

Diversos textos do livro de Zacarias falam do pecado, da restauração de Judá e de Jerusalém e ainda da vinda do Messias.

Dentre eles, estão:

- Javé irou-se profundamente contra os antepassados de vocês.

Então você deverá dizer ao povo de hoje: Assim diz Javé dos exércitos: Voltem para mim — oráculo de Javé dos exércitos — e eu voltarei para vocês, diz Javé dos exércitos.

- Não façam como seus antepassados. Os profetas antigos chamavam a atenção deles, dizendo: “Assim diz Javé dos exércitos: Convertam-se de seus caminhos e de suas más ações”. Mas eles não escutaram, nem me deram atenção — oráculo de Javé.

-E disse-lhe: Corre, fala a este mancebo, dizendo: Jerusalém será habitada como cidades sem muros para a multidão de homens e de gado que nela há.

- Alegra-te muito, ó filha de Sião; grita, ó filha de Jerusalém: eis que o teu Rei vem a ti: ele é justo e tem salvação; humilde, e montado em um jumento, e em um jumentinho, o potro de um jumento.

- Pois eis a pedra que coloquei diante de Josué; sobre uma pedra estarão sete olhos: eis que gravarei a sua gravura, diz o Senhor dos Exércitos, e removerei a iniquidade daquela terra num só dia.

As mãos de Zorobabel lançaram os alicerces desta casa; suas mãos também o terminarão; e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a vós.

- Pois quem desprezou o dia das coisas pequenas? porque se alegrarão, e verão o prumo na mão de Zorobabel com aqueles sete; eles são os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra.

- Então me virei, levantei os olhos e olhei, e eis um rolo voador.

Então ele me disse: Esta é a maldição que sai sobre a face de toda a terra: porque todo aquele que furta será exterminado como deste lado, segundo ela; e todo aquele que jurar será cortado como daquele lado, segundo ele.

E eis que se ergueu um talento de chumbo, e esta é uma mulher assentado no meio do efa.

E ele disse: Isto é maldade. E lançou-o no meio do efa; e lançou o peso do chumbo sobre a sua boca

- E os que estiverem longe virão, e edificarão no templo do Senhor, e sabereis que o Senhor dos exércitos me enviou a vós. E isto sucederá, se diligentemente obedecerdes à voz do Senhor vosso Deus.

E eu os trarei, e habitarão no meio de Jerusalém; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, em verdade e em justiça.

- Assim diz o Senhor dos Exércitos; sejam fortes as vossas mãos, vós que nestes dias ouvis estas palavras pela boca dos profetas, que no dia em que se lançaram os alicerces da casa do Senhor dos Exércitos, para que se edificasse o templo

- Alegra-te muito, ó filha de Sião; grita, ó filha de Jerusalém: eis que o teu Rei vem a ti: ele é justo e tem salvação; humilde, e montado em um jumento, e em um jumentinho, o potro de um - jumento

- E fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José, e os trarei de volta para colocá-los; porque tenho misericórdia deles, e serão como se eu não os tivesse rejeitado, porque eu sou o Senhor seu Deus, e os ouvirei.

- E eu os semearei entre o povo, e eles se lembrarão de mim em terras distantes; e viverão com seus filhos, e se converterão.

 

Naquele dia se abrirá uma fonte à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, por causa do pecado e da imundícia

 

===============================

 

Um chamado à conversão

 

Javé irou-se profundamente contra os antepassados de vocês.

Então você deverá dizer ao povo de hoje: Assim diz Javé dos exércitos: Voltem para mim — oráculo de Javé dos exércitos — e eu voltarei para vocês, diz Javé dos exércitos.

Não façam como seus antepassados. Os profetas antigos chamavam a atenção deles, dizendo: “Assim diz Javé dos exércitos: Convertam-se de seus caminhos e de suas más ações”. Mas eles não escutaram, nem me deram atenção — oráculo de Javé.[7]

===============================

 

Zacarias 1

 

Versículo 1

veio a palavra do Senhor a Zacarias

No oitavo mês, no segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor a Zacarias, filho de Berequias, filho do profeta Ido, dizendo:

No oitavo mês – Dois meses depois, Ageu começou a encorajar os judeus a construir o templo, disse Wesley.

Zacarias - Provavelmente este é aquele Zacarias a quem os judeus mataram entre o templo e o altar, Mateus 23:35, disse Wesley. 

Versículos 2-4

Voltem para mim

Javé irou-se profundamente contra os antepassados de vocês. 

Então você deverá dizer ao povo de hoje: Assim diz Javé dos exércitos: Voltem para mim — oráculo de Javé dos exércitos — e eu voltarei para vocês, diz Javé dos exércitos.

Convertam-se de seus caminhos e de suas más ações

 Não façam como seus antepassados. Os profetas antigos chamavam a atenção deles, dizendo: “Assim diz Javé dos exércitos: Convertam-se de seus caminhos e de suas más ações”. Mas eles não escutaram, nem me deram atenção — oráculo de Javé.

Versículo 5

Seus pais, onde eles estão?

Seus pais, onde eles estão? E os profetas, eles vivem para sempre?

Onde eles estão - Mas onde estão seus pais desobedientes? Eles não foram consumidos pela fome e pela espada, como eu os ameacei? Eles vivem - Os profetas morreram como outros; eles não devem viver sempre para avisá-lo, disse Wesley.

Versículo 6

Mas as minhas palavras e os meus estatutos, que ordenei aos meus servos, os profetas, não se apoderaram de vossos pais?

Mas as minhas palavras e os meus estatutos, que ordenei aos meus servos, os profetas, não se apoderaram de vossos pais? E eles voltaram e disseram: Como o Senhor dos exércitos pensou em fazer-nos, segundo os nossos caminhos, e segundo as nossas obras, assim nos tratou.

Comentou Wesley:

Minhas palavras - As terríveis ameaças que eu falei.

Meus estatutos - Os julgamentos decretados que resolvi executar sobre eles, que por meus profetas eu proclamei.

Agarre-se - Ultrapasse como um inimigo perseguidor ultrapassa e agarra seu inimigo.

Eles voltaram - Por isso, deve parecer que Zacarias deu-lhes tempo para considerar o que dar resposta.

Assim ele tratou - É verdade, como Deus disse que faria, assim ele fez contra nós.

Eu vi de noite, e eis um homem montado em um cavalo vermelho

Eu vi de noite, e eis um homem montado em um cavalo vermelho, e ele estava entre as murtas que estavam no fundo; e atrás dele havia cavalos vermelhos, salpicados e brancos.

Explicou Wesley:

Um homem – Cristo Jesus na forma de um homem.

Cavalgando - Em uma postura de prontidão.

Um cavalo vermelho - Esta cor é um símbolo de sua vinda para se vingar de seus inimigos.

As murtas - Ele se postou em um lugar conveniente para observar e estar pronto, entre árvores verdejantes e perfumadas, emblemas dos santos de Deus.

No fundo - Este fundo ou vale em que as murtas cresceram, é um emblema da igreja em um estado baixo e aflito.

Atrás dele – Cristo estava, como se torna um capitão, à frente, o resto, como seus soldados, estão atrás de atendê-lo.

Disse Wesley:

Cavalos vermelhos - Cavalos e cavaleiros, e esses são anjos, versículo - 10. E a cor desses cavalos é vermelha, provavelmente denotando a condição sangrenta de estados e reinos, por guerras uns contra os outros quando Deus pune sua igreja, ou quando ele se vinga.

Salpicado - De uma cor mista; talvez um emblema de assuntos, nem todos escuros, nem todos claros, como aqueles durante as últimas setenta semanas proféticas.

Branco - Um emblema dos melhores dias da igreja.

Versículo 9

Ó meu senhor, que são estes?

Então disse eu: Ó meu senhor, que são estes? E o anjo que falava comigo disse-me: Eu te mostrarei o que são estes.

Explicou Wesley:

Ó meu Senhor - Este era Cristo, o Senhor dos Exércitos.

O que são essas - Qual é o significado dessas aparições.

O anjo – Cristo, o anjo da aliança.

Versículo 10

Estes são os que o Senhor enviou para andar de um lado para o outro pela terra

Respondeu o homem que estava entre as murtas, e disse: Estes são os que o Senhor enviou para andar de um lado para o outro pela terra.

Estes - Cavaleiros, são anjos, que são ministros da Divina Providência no governo do mundo, disse Wesley.

Versículo 11

Responderam ao anjo do Senhor, que estava entre as murtas, e disseram

Responderam ao anjo do Senhor, que estava entre as murtas, e disseram: Andamos de um lado para o outro pela terra, e eis que toda a terra está quieta, e em repouso.

Está em repouso - Todos os homens ficam quietos para descansar. Tudo é pacífico. Este era o estado do império que naquela época governava tudo, disse Wesley.

Versículo 12

Ó Senhor dos exércitos, até quando não terás misericórdia de Jerusalém e das cidades de Judá

Então respondeu o anjo do Senhor, e disse: Ó Senhor dos exércitos, até quando não terás misericórdia de Jerusalém e das cidades de Judá, contra as quais te indignaste estes sessenta anos?

Anjo do Senhor - O anjo, o Senhor Cristo, disse Wesley.

Versículo 14

Clama, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos

Disse-me, pois, o anjo que falava comigo: Clama, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos; Tenho ciúmes de Jerusalém e de Sião com grande zelo.

Chora tu - Agora publique o que você ouve, e assegure à minha pobre igreja cativa, que Deus fará o bem para ela, disse Wesley.

Versículo 15

E estou muito descontente com as nações

E estou muito descontente com as nações que estão à vontade, porque eu estava um pouco descontente, e eles ajudaram a promover a aflição.

Comentou Wesley:

Um pouco descontente - Com o meu próprio povo, isto é, em comparação com a raiva que tenho contra os pagãos.

Ajudou a avançar - Tentei destruir quem eu apenas corrigiria.

Versículo 16

Voltei para Jerusalém com misericórdia

Portanto, assim diz o Senhor; Voltei para Jerusalém com misericórdia; nela se edificará a minha casa, diz o Senhor dos exércitos, e se estenderá um cordel sobre Jerusalém.

Uma linha - A linha de medição do construtor deve ser esticada, para marcar as paredes, portões, ruas e casas em Jerusalém, disse Wesley.

Versículo 17 

minhas cidades pela prosperidade ainda serão espalhadas; e o Senhor ainda consolará Sião

Clama ainda, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos; minhas cidades pela prosperidade ainda serão espalhadas; e o Senhor ainda consolará Sião, e ainda escolherá Jerusalém.

Através da prosperidade - Através do aumento das famílias, eles enviarão colônias, e plantarão novas cidades, e através do aumento da riqueza e do gado, serão capazes de construir suas cidades e estocar suas colônias, disse Wesley.

Versículo 18

Então levantei os meus olhos, e vi

Então levantei os meus olhos, e vi, e eis quatro chifres.

Quatro chifres - Emblemas dos inimigos dos judeus, disse Wesley.

Versículo 19

Estes são os chifres que dispersaram Judá, Israel e Jerusalém

E eu disse ao anjo que falava comigo: Que é este? E ele me respondeu: Estes são os chifres que dispersaram Judá, Israel e Jerusalém.

Explicou Wesley:

Os chifres - poderes, estados e reinos, que de todos os lados empurraram, quebraram e jogaram meu povo.

Judá - As duas tribos.

Israel - As dez tribos.

Versículo 21

Estes são os chifres que dispersaram a Judá

Então eu disse: Que vêm fazer estes? E ele disse: Estes são os chifres que dispersaram a Judá, de modo que ninguém levantou a cabeça; mas estes vieram para desgastá-los, para lançar fora os chifres dos gentios, que levantaram os seus chifres sobre a terra de Judá para a espalhar.

Explicou Wesley;

Ele – Cristo.

Estes - Ele primeiro aponta para os quatro chifres.

Mas estes - Esses carpinteiros são emblemas daqueles instrumentos que Deus empregará para quebrar esses destruidores.

Quem levanta - Quem empregou suas armas e força contra o reino de Judá, para expulsá-los da herança de Deus.[8]


===============================

 

Prosperidade futura

 

E disse-lhe: Corre, fala a este mancebo, dizendo: Jerusalém será habitada como cidades sem muros para a multidão de homens e de gado que nela há

===============================

 

Zacarias 2

 

 

Versículo 2

Para medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e qual é o seu comprimento

Então eu disse: Para onde vais? E ele me disse: Para medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e qual é o seu comprimento.

Comentou Wesley:

Medir - Para tomar as dimensões exatas dele, para que possa responder à promessa de Deus e ser capaz de receber seus habitantes.

Jerusalém - A cidade que deveria ser construída a seguir.

Versículo 3

E eis que o anjo que falava comigo saiu

 

E eis que o anjo que falava comigo saiu, e outro anjo saiu ao seu encontro,

Comentou Wesley:

O anjo – Cristo, que havia falado por tanto tempo com Zacarias.

Saiu - Do meio das murtas.

Versículo 4

Jerusalém será habitada como cidades sem muros para a multidão

E disse-lhe: Corre, fala a este mancebo, dizendo: Jerusalém será habitada como cidades sem muros para a multidão de homens e de gado que nela há.

Comentou Wesley:

E ele disse - Cristo para aquele anjo que veio ao seu encontro.

Corra – Apresse-se e diga a Zacarias.

Como cidades - Os subúrbios dele serão como cidades sem muros, para extensão e segurança.

Versículo 5

serei para ela um muro de fogo ao redor

Porque eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo ao redor, e serei a glória no meio dela.

A glória - Minha presença e favor a tornarão gloriosa, disse Wesley.

Versículo 6

porque eu te espalhei como os quatro ventos do céu

Saí, e foge da terra do norte, diz o Senhor, porque eu te espalhei como os quatro ventos do céu, diz o Senhor.

Explicou Wesley:

Ho, ho - Vós judeus sonolentos.

Saia - Saia de suas prisões.

Fuja - Faça toda a pressa que puder.

Da terra – Babilônia, que ficava ao norte de Canaã.

Pois eu te espalhei - Como eu executei minhas ameaças em espalhá-lo, assim eu vou cumprir a minha promessa, e reuni-lo.

Versículo 7

ó Sião, que habitas com a filha de Babilônia

Livra-te, ó Sião, que habitas com a filha de Babilônia.

Livra-te a ti mesmo - Aceite a tua libertação, disse Wesley.

Versículo 8

Pois assim diz o Senhor dos Exércitos; Depois da glória, enviou-me às nações que vos despojaram, porque aquele que vos toca toca na menina dos seus olhos.

Depois da glória - Depois que ele se tornou a sua glória, eu sou para vingá-lo de seus inimigos, disse Wesley.

Versículo 9

Pois eis que apertarei a minha mão sobre eles

Pois eis que apertarei a minha mão sobre eles, e eles serão um despojo para os seus servos, e sabereis que o Senhor dos exércitos me enviou.

Comentou Wesley:

Sobre eles - Contra a nação que faz violência ao meu povo.

Aos seus servos - Para os judeus, que foram primeiro despojados por, e depois feitos servos para eles.

Enviou-me - Para informá-los da vontade de meu pai.

Versículo 10

porque eis que venho, e habitarei no meio de ti

Canta e alegra-te, ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor.

Comentou Wesley:

Eu venho - Para executar julgamentos sobre os teus adversários, e para completar a tua libertação e salvação.

Eu habitarei – Isso foi cumprido em parte para os judeus, mas mais plenamente para a igreja evangélica.

Versículo 11

E muitas nações se ajuntarão ao Senhor naquele dia

E muitas nações se ajuntarão ao Senhor naquele dia, e serão o meu povo; e habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti.

Explicou Wesley:

Será unido - Adorará o Deus de Israel.

Naquele dia - Quando Cristo vier em carne e osso, e derrubar a parede divisória.

Enviou-me – O Messias.

Versículo 12

tornará a escolher Jerusalém

E o Senhor herdará a Judá a sua porção na terra santa, e tornará a escolher Jerusalém.

Herdará - Reivindicar, recuperar, possuir e deleitar-se, como um homem faz em sua herança paterna, disse Wesley.

Versículo 13

porque ele foi levantado da sua santa habitação

Calai-vos, toda a carne, perante o Senhor, porque ele foi levantado da sua santa habitação.

Comentou Wesley:

Fique em silêncio - Reverencie e adore a Deus, e espere o cumprimento de sua palavra.

Toda carne - tanto judeus quanto gentios.

Ele é levantado - Deus já está nesta obra, e ele não se sentará novamente, até que tenha realizado toda a sua obra.[9]

 

===============================

 

Promessa de remoção da iniquidade

 

Pois eis a pedra que coloquei diante de Josué; sobre uma pedra estarão sete olhos: eis que gravarei a sua gravura, diz o Senhor dos Exércitos, e removerei a iniquidade daquela terra num só dia.

===============================

 

Zacarias 3

 

 

Versículo 1

E mostrou-me Josué, o sumo sacerdote

E mostrou-me Josué, o sumo sacerdote, em pé diante do anjo do Senhor, e Satanás em pé à sua direita, para lhe resistir.

Explicou Wesley:

E ele – O Senhor representou para mim em uma visão.

Em pé — Ministrando em seu escritório.

O anjo - Cristo.

Versículo 2

O Senhor te repreenda, ó Satanás

E disse o Senhor a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás; até o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreende; não é isto um tição tirado do fogo?

Cristo, como mediador

Disse Wesley: 

O Senhor – Cristo, como mediador, prefere repreendê-lo em nome de seu pai, do que em seu próprio.

Não é isso - Josué.

Versículo 3

Josué estava vestido de vestes imundas

Ora, Josué estava vestido de vestes imundas, e pôs-se em pé -

Disse Wesley:

Com roupas imundas - O emblema de um estado pobre ou pecaminoso.

O anjo - Cristo.

Versículo 4

Eis que fiz passar de ti a tua iniquidade, e te vestirei de roupa muda

E ele, respondendo, falou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe as vestes imundas. E disse-lhe: Eis que fiz passar de ti a tua iniquidade, e te vestirei de roupa muda.

Disse Wesley;

E ele - Cristo.

Para aqueles - anjos ministeriais.

Eu causei - O que os anjos não puderam tirar, Cristo fez; Ele removeu a imundície do pecado, a culpa e a mancha dele.

Com mudança de roupa - Limpo e rico, o emblema da santidade.

Versículo 5

E o anjo do Senhor estava ali

E eu disse: Ponham-lhe uma mitra sobre a cabeça. Então eles colocaram uma bela mitra sobre sua cabeça e o vestiram com roupas. E o anjo do Senhor estava ali.

Comentou Wesley:

Eu disse - Zacarias toma a ousadia de desejar isso para Josué, o que pode aumentar sua autoridade, e ele pede a coisa de Cristo.

Uma mitra justa - O ornamento adequado para a cabeça do sumo sacerdote.

Com vestes - Todas as vestes que pertenciam ao sumo sacerdote.

O anjo - Cristo.

Versículo 6

o anjo do Senhor protestou a Josué

E o anjo do Senhor protestou a Josué, dizendo:

Protestou - Declarado solenemente, disse Wesley.

Versículo 7

Assim diz o Senhor dos Exércitos

Assim diz o Senhor dos Exércitos; Se andares nos meus caminhos, e se guardares o meu mandado, então julgarás também a minha casa, e guardarás também os meus átrios, e eu te darei lugares para andares entre estes que ali estão.

Comentou Wesley:

Meu encargo - O encargo especial e o ofício do sumo sacerdote.

Juiz - Seja governante no templo, e nas coisas que pertencem à adoração a Deus lá.

Guarda – Não como servo, mas como o chefe, em quem os outros esperam, e finalmente terás lugar entre os meus anjos.

Versículo 8

porque eis que farei sair o meu servo, o RENOVO

Ouve agora, ó Josué, o sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que estão sentados diante de ti, porque são homens admirados, porque eis que farei sair o meu servo, o RENOVO.

Comentou Wesley:

Teus companheiros - Teus associados no ofício sacerdotal.

Que se sentam - Como assessores em um conselho.

Maravilhado - Os judeus incrédulos se maravilham com eles; com seu trabalho e despesas na tentativa de construir tal casa.

Traga - Deus Pai trará uma obra muito mais maravilhosa.

O Ramo - O Messias.

Versículo 9

e removerei a iniquidade daquela terra num só dia

Pois eis a pedra que coloquei diante de Josué; sobre uma pedra estarão sete olhos: eis que gravarei a sua gravura, diz o Senhor dos Exércitos, e removerei a iniquidade daquela terra num só dia.

Comentou Wesley:

Eis - Eis (apontando para uma pedra em particular) aquela pedra que coloquei à vista de Josué.

Sobre uma pedra - Sobre essa pedra são sete olhos, provavelmente colocados de tal forma, que eles podem olhar de muitas maneiras; então era um emblema mais exato de Cristo e de seu perfeito conhecimento e sabedoria.

Eu removi - perdoei a iniquidade desta terra de uma vez. O templo, fundado sobre essa pedra angular, guardado e vigiado pela Providência que tudo vê, é a bênção e a honra daquele povo, cujos pecados são todos perdoados.

Versículo 10

chamareis cada um ao seu próximo debaixo da videira e debaixo da figueira

Naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, chamareis cada um ao seu próximo debaixo da videira e debaixo da figueira.

Comentou Wesley:

Naquele dia - De remover os pecados do meu povo.

Chamareis - Convidareis-vos uns aos outros para vos refrescardes com o doce fruto da videira e da figueira. Quando a iniquidade é tirada, recebemos benefícios preciosos de nossa justificação, mais preciosos do que os frutos da videira ou da figueira. E nós nos repousamos em doce tranquilidade, ficando quietos do medo do mal.[10]

 

===============================

 

Promessa de Deus usar o sumo sacerdote Josué de terminar a reconstrução do templo

 

As mãos de Zorobabel lançaram os alicerces desta casa; suas mãos também o terminarão; e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a vós.

Pois quem desprezou o dia das coisas pequenas? porque se alegrarão, e verão o prumo na mão de Zorobabel com aqueles sete; eles são os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra.

===============================

 

Zacarias 4

 

Versículo 2

Olhei, e eis um candelabro todo de ouro, com uma taça em cima

E disse-me: Que vês? E eu disse: Olhei, e eis um candelabro todo de ouro, com uma taça em cima, e as suas sete lâmpadas, e sete tubos para as sete lâmpadas, que estão em cima.

Comentários de Wesley:

Com uma tigela - Ou bacia.

Suas sete lâmpadas - O candelabro do templo tinha tantas.

E sete cachimbos - Então cada uma das lâmpadas tinha um cachimbo que ia dela até a tigela.

No topo - Essas lâmpadas foram colocadas de modo a ficarem um pouco mais altas do que o corpo do castiçal.

Versículo 3

e duas oliveiras junto a ela

e duas oliveiras junto a ela, uma à direita da tigela, e a outra à esquerda.

Duas oliveiras por ele - Tudo o que é um emblema da igreja, feito de ouro puro; ser uma luz no mundo; brilhar como lâmpadas que queimam continuamente, mantidas com óleo puro, destiladas das oliveiras, não espremidas pelo homem, mas continuamente, abundantemente e fluindo livremente de Deus, disse Wesley.

Versículo 7

Quem és tu, ó grande monte?

Quem és tu, ó grande monte? diante de Zorobabel te tornarás uma planície, e ele fará sair a sua pedra de cabeceira com gritos, clamando: Graça, graça a ela.

Comentários de Wesley:

Ó grande montanha - Todos os opositores juntos.

Torne-se uma planície - Tu afundarás em nada.

A pedra da cabeça - Deve ajudar na colocação da pedra de acabamento, como ele ajudou quando a pedra fundamental foi colocada.

Graça, graça - Desejando toda a prosperidade, e uma longa continuação dela, para o templo e aqueles que devem adorar a Deus nele. Como o livre favor de Deus começou e terminou, que o mesmo sempre habite nele e o reabasteça.

Versículo 9

As mãos de Zorobabel lançaram os alicerces desta casa

 

As mãos de Zorobabel lançaram os alicerces desta casa; suas mãos também o terminarão; e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a vós.

Tu – Zorobabel e todos os judeus, disse Wesley.

Versículo 10

eles são os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra

Pois quem desprezou o dia das coisas pequenas? porque se alegrarão, e verão o prumo na mão de Zorobabel com aqueles sete; eles são os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra.

Comentários de Wesley:

Pois quem desprezou - Na obra de Deus, o dia das pequenas coisas não deve ser desprezado. Deus frequentemente usa instrumentos fracos, para trazer coisas poderosas: e embora os começos sejam pequenos, ele pode fazer com que o último fim aumente muito.

Pois - Embora eles tenham subestimado a mesquinhez do segundo templo, ainda assim, quando terminarem, eles se regozijarão nele.

O prumo - A perpendicular com a qual Zorobabel tentará o trabalho acabado.

Com aqueles sete - Em subordinação à Providência Divina expressa pelos sete olhos, que estavam naquela pedra. E aqueles que têm o prumo na mão, devem olhar para esses olhos do Senhor, devem ter uma consideração constante para a Providência Divina, e como na dependência de sua conduta e submissão às suas disposições.

Versículo 12

Que são estes dois ramos de oliveira

E eu tornei a responder, e disse-lhe: Que são estes dois ramos de oliveira que pelos dois tubos de ouro esvaziam o óleo de ouro de si mesmos?

Disse Wesley:

Eu respondi - passei a discursar.

Para ele – O anjo.

O que são estes - Dois ramos principais, um em cada árvore, mais cheio de bagas, e pendurado sobre os cachimbos de ouro.

Através dos canos - Estes foram presos à tigela, de cada lado, com um orifício nas laterais da tigela, para permitir que o óleo destilado desses ramos de oliveira escorra para a tigela.

Fora de si mesmos - Um emblema da graça sobrenatural; esses galhos cheios da verdadeira oliveira, sempre se esvaziam e estão sempre cheios; assim são as ordenanças do evangelho.

Versículo 14

Estes são os dois ungidos

Então disse ele: Estes são os dois ungidos, que estão ao lado do Senhor de toda a terra.

Os dois ungidos - Cristo e o Espírito Santo. O Filho deveria ser enviado pelo Pai, assim como o Espírito Santo. E eles estão ao lado dele, prontos para ir[11], disse Wesley.

 

===============================

 

Visão do pergaminho voador e da mulher em uma cesta revelam os pecados de Judá

 

Então me virei, levantei os olhos e olhei, e eis um rolo voador.

Então ele me disse: Esta é a maldição que sai sobre a face de toda a terra: porque todo aquele que furta será exterminado como deste lado, segundo ela; e todo aquele que jurar será cortado como daquele lado, segundo ele.

E eis que se ergueu um talento de chumbo, e esta é uma mulher assentado no meio do efa.

E ele disse: Isto é maldade. E lançou-o no meio do efa; e lançou o peso do chumbo sobre a sua boca

===============================

 

Zacarias 5

 

Versículo 1

eis um rolo voador

Então me virei, levantei os olhos e olhei, e eis um rolo voador.

Um rolo voador - Um volume, ou livro espalhado em grande parte, voando no ar, rapidamente, disse Wesley.

Versículo 3

Esta é a maldição que sai sobre a face de toda a terra

Então ele me disse: Esta é a maldição que sai sobre a face de toda a terra: porque todo aquele que furta será exterminado como deste lado, segundo ela; e todo aquele que jurar será cortado como daquele lado, segundo ele.

Este - Este rolo ou livro contém a maldição, devido aos pecadores, disse Wesley.

Comentou Wesley:

Toda a terra - Ou toda a terra da Judéia, ou todo o mundo, onde quer que esses pecados sejam encontrados.

De acordo com ele - De acordo com as ameaças nele inscritas.

Jura – profanamente ou falsamente.

Versículo 4

Eu o trarei para fora, diz o Senhor dos exércitos

Eu o trarei para fora, diz o Senhor dos exércitos, e ele entrará na casa do ladrão, e na casa daquele que jurar falsamente pelo meu nome; e ficará no meio da sua casa, e o consumirá com a sua madeira e as suas pedras.

Disse Wesley:

Ele entrará - Esta maldição virá com comissão de mim.

Permanecerá - Deve ficar perto deles e deles como a lepra de Geazi.

E as pedras - Nada permanecerá, como quando a madeira e as pedras de uma casa são consumidas.

Versículo 6

Esta é a semelhança deles em toda a terra

E eu disse: O que é isso? E ele disse: Este é um efa que sai. Disse mais: Esta é a semelhança deles em toda a terra.

Disse Wesley:

Ele – O anjo.

Um efa - Uma medida que continha cerca de três alqueires.

Sai - Fora do templo.

Sua semelhança - Este é um emblema deste povo em todos os lugares. Assim, há tempo e medida limitados para eles, enquanto pecam e estão enchendo o efa com seus pecados, eles descobrirão que o efa da ira também está cheio para ser derramado sobre eles.

Versículo 7

e esta é uma mulher assentado no meio do efa

E eis que se ergueu um talento de chumbo, e esta é uma mulher assentado no meio do efa.

Comentou Wesley:

E eis que - Aqui está outra parte desta visão.

Levantado - Trazido para lá para cobri-lo.

Um talento – Um pedaço de chumbo de um peso de talento, tão grande quanto a boca do efa.

Uma mulher – Uma mulher, a terceira na visão. Talvez essa visão fosse propositalmente obscura, pelo menos uma denúncia simples da segunda derrubada do estado e do templo, poderia desencorajá-los de seguir em frente na presente restauração deles.

Versículo 8

E lançou-o no meio do efa

E ele disse: Isto é maldade. E lançou-o no meio do efa; e lançou o peso do chumbo sobre a sua boca.

Comentou Wesley:

Isto - Esta mulher representa a maldade dos judeus.

Ele lançou - O anjo derrubou esta mulher.

Na boca - E assim calá-la, para sofrer o castigo de todos os seus pecados.

Versículo 9

e eis que saíam duas mulheres, e o vento estava nas suas asas

Então levantei os meus olhos, e olhei, e eis que saíam duas mulheres, e o vento estava nas suas asas; porque tinham asas como as asas de uma cegonha, e levantavam o efa entre a terra e o céu.

Comentou Wesley:

Saiu - Do mesmo lugar de onde veio o efa.

Suas asas – Eles tinham asas, como as asas das cegonhas, grandes e fortes, e voavam diante do vento com grande rapidez. Os julgamentos vieram assim voando, e assim levaram consigo aqueles que eram incorrigíveis.

Versículo 11

Para edificar para ela uma casa na terra de Sinear

E disse-me: Para edificar para ela uma casa na terra de Sinear, e ela será estabelecida, e ali assentada sobre a sua base.

Comentou Wesley:

Construir - Não em misericórdia, mas em julgamento.

De Sinar - Da Babilônia, para onde muitos dos judeus fugiram, e outros deles foram forçados pelos romanos.

Situado lá - Lá eles serão confinados sem esperança de libertação.

Sua própria base - Eles estão estabelecidos sobre as borras de sua própria incredulidade: sua maldade é estabelecida em suas próprias bases.[12]

===============================

 

Visão sobre a edificação do templo de Jerusalém

 

E os que estiverem longe virão, e edificarão no templo do Senhor, e sabereis que o Senhor dos exércitos me enviou a vós. E isto sucederá, se diligentemente obedecerdes à voz do Senhor vosso Deus

===============================

 

Zacarias 6

 

Versículo 1

e olhei, e eis que saíam quatro carros de entre dois montes

E eu me virei, e levantei os olhos, e olhei, e eis que saíam quatro carros de entre dois montes; e os montes eram montes de bronze.

Comentou Wesley:

Quatro carruagens - Anjos que às vezes são denominados carruagens de Deus. Estes, como empregados nos assuntos da igreja e do império, desempenham sua parte na revolução e nas mudanças das coisas, até que o evangelho seja pregado pelo Messias e pelos apóstolos.

De bronze - Estes denotam os decretos imóveis de Deus, sua execução constante de seus conselhos e as restrições insuperáveis sobre todos os impérios e países, que Deus mantém dentro das barreiras de tais montanhas inexpugnáveis.

Versículo 2

Na primeira carruagem havia cavalos vermelhos

Na primeira carruagem havia cavalos vermelhos; e na segunda carruagem cavalos pretos;

Wesley comentou:

Cavalos vermelhos – Talvez denotando tempos sangrentos, Apocalipse 6:4.

Cavalos pretos - Talvez um tempo de mortalidade, e doenças debilitantes, Apocalipse 6: 5 .

Versículo 3

E na terceira carruagem cavalos brancos

E na terceira carruagem cavalos brancos; e na quarta carruagem cavalos grisled e baios.

Explicou Wesley:

Cavalos brancos - Significando assuntos alegres e prósperos, cap. 1: 8.

Grisled - Um estado de coisas misto.

Versículo 5

Estes são os quatro espíritos dos céus

E o anjo, respondendo, disse-me: Estes são os quatro espíritos dos céus, que saem de estar em pé diante do Senhor de toda a terra.

Explicou Wesley:

Estes são - Os anjos do céu, que têm uma grande participação na administração dos assuntos da igreja e dos estados.

Dos céus - Que residem no céu, até serem empregados, vão para lá quando empregados e, tendo feito seu trabalho, retornam para lá.

De pé - Eles permanecem como servos que atendem ao comando de seu Senhor.

Versículo 6

Os cavalos pretos que estão lá saem para o país do norte

Os cavalos pretos que estão lá saem para o país do norte; e os brancos saem atrás deles; e os valentes saem para a terra do sul.

Explicou Wesley:

Os cavalos pretos - Os anjos representados pelos cavalos pretos são os carrascos do justo desagrado de Deus.

 – Na segunda carruagem.

O país do norte - Babilônia.

Os grisled - Os anjos representados por estes, administraram o poder romano, que às vezes era favorável, às vezes feroz e severo, para aqueles com quem eles tinham a ver.

O país do sul - Egito e Arábia, que ficava ao sul da Judéia. Talvez possa apontar para a invasão da África também, cujas punições foram misturadas, com bondade e misericórdia mais do que as punições da Babilônia.

Versículo 7

Vai-te daqui, anda de um lado para o outro pela terra

E a baía saiu, e procurava ir para que andassem de um lado para o outro pela terra; e ele disse: Vai-te daqui, anda de um lado para o outro pela terra. Então eles andaram de um lado para o outro pela terra.

Disse Wesley:

Procurou ir - Esperou por uma comissão.

Ele disse - Cristo que tem todo o poder no céu e na terra.

Através da terra - Através do resto dos reinos do mundo distantes da Judéia, mas não distantes da sábia e soberana providência de Deus.

Versículo 8

Então clamou sobre mim, e falou-me, dizendo

Então clamou sobre mim, e falou-me, dizendo: Eis que estes que vão para a terra do norte acalmaram o meu espírito na terra do norte.

Explicou Wesley:

Gritou ele – Cristo falou em voz alta, e chamou por ele.

Acalmou meu espírito - Fazendo o que eu os designei em vingança pelos ferimentos do meu povo, e trazendo meu povo de volta para Canaã. 

Versículo 10

Toma do cativeiro Heldai, Tobias e Jedaías, que vieram de Babilônia

Toma do cativeiro Heldai, Tobias e Jedaías, que vieram de Babilônia, e tu vens no mesmo dia, e entra na casa de Josias, filho de Sofonias;

Comentou Wesley:

Tome – Daqueles que saíram da Babilônia.

Venha tu - Vá buscá-los, se eles se alojarem em outro lugar.

O mesmo dia - O mesmo dia em que eles vêm.

Versículo 11

Então pegue prata e ouro, faça coroas e coloque-as sobre a cabeça de Josué

Então pegue prata e ouro, faça coroas e coloque-as sobre a cabeça de Josué, filho de Josedeque, o sumo sacerdote;

Faça coroas - Uma de prata, a outra de ouro.

Coloque-os - Coloque os dois, um após o outro.

Josué - Que aqui é agora um tipo de Cristo, rei e sacerdote para sempre para o seu povo.

Versículo 12

Eis aqui o homem cujo nome é o RENOVO

E fala-lhe, dizendo: Assim fala o Senhor dos exércitos, dizendo: Eis aqui o homem cujo nome é o RENOVO; e crescerá fora do seu lugar, e edificará o templo do Senhor;

Comentou Wesley:

Para ele – Josué, mas aos ouvidos dos outros.

Cujo nome é o Ramo - Quem você conhece pelo nome do Ramo, que foi chamado há tanto tempo. Tu, ó Josué, és o retrato, ele é o próprio Ramo.

Fora de seu lugar - Da tribo e da família, e no lugar predito.

Ele construirá - Ele é, embora invisível, que está ao seu lado, que constrói o templo material, muito inferior ao templo espiritual, que Cristo construirá, preservará e habitará para sempre.

Versículo 13

Ele edificará o templo do Senhor

Ele edificará o templo do Senhor; e ele levará a glória, e se assentará e governará no seu trono; e ele será sacerdote no seu trono, e o conselho de paz estará entre ambos.

Comentou Wesley: 

A glória - Do ofício real e sacerdotal; a glória de ambas as coroas habitará sobre ele.

Deve sentar-se - O que fala tanto de sua magnificência real, e a perpetuidade dela.

Um sacerdote - O grande sumo sacerdote, para oferecer o grande sacrifício a Deus, para fazer a reconciliação, para interceder pelo seu povo.

O conselho de paz - A paz feita para o povo de Deus repousará sobre esses dois, o ofício real e sacerdotal de Cristo; por seu ofício sacerdotal ele fará as pazes com Deus, por seu ofício real ele os livrará de seus inimigos espirituais.

Versículo 14

E as coroas serão para Helem, e para Tobias, e para Jedaías

E as coroas serão para Helem, e para Tobias, e para Jedaías, e para Gabe, filho de Sofonias, para memorial no templo do Senhor.

Explicou Wesley:

As coroas - As duas coroas mencionadas anteriormente.

Helem - Essas pessoas não sabemos mais do que seus nomes.

Um memorial - Da vinda certa e rápida do Messias.

Versículo 15

E os que estiverem longe virão, e edificarão no templo do Senhor

E os que estiverem longe virão, e edificarão no templo do Senhor, e sabereis que o Senhor dos exércitos me enviou a vós. E isto sucederá, se diligentemente obedecerdes à voz do Senhor vosso Deus.

Comentou Wesley:

Os que estão longe - Este versículo tem uma dupla referência, uma para os judeus, e a construção do templo material, a outra para a introdução dos gentios.

E isto - A parte literal acontecerá em seus dias, se você obedecer à voz do Senhor. A parte mística também acontecerá, e, se você acreditar e obedecer, os gentios entrarão e serão seus irmãos, e ajudarão a construir o templo, o templo espiritual. Mas, se vos rebelardes e não obedecerdes, sereis expulsos, e os gentios serão aceitos, para serem povo de Deus.[13]

 

 

===============================

 

Promessa de restauração de Jerusalém

 

E eu os trarei, e habitarão no meio de Jerusalém; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, em verdade e em justiça.

Assim diz o Senhor dos Exércitos; sejam fortes as vossas mãos, vós que nestes dias ouvis estas palavras pela boca dos profetas, que no dia em que se lançaram os alicerces da casa do Senhor dos Exércitos, para que se edificasse o templo

 

===============================

 

Zacarias 8

 

Versículo 2

Eu estava com ciúmes de Sião com grande ciúme

Assim diz o Senhor dos Exércitos; Eu estava com ciúmes de Sião com grande ciúme, e eu estava com ciúmes dela com grande fúria.

Comentou Wesley:

Ciúme - Com grande cuidado para que ela não peque, como antes, contra o meu amor, e seu próprio bem-estar, e com um grande desejo de fazer o seu bem, e resgatá-la de seus inimigos.

Fúria - Com calor de raiva contra seus inimigos.

Versículo 3

Voltei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém

Assim diz o Senhor; Voltei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém, e Jerusalém será chamada cidade da verdade; e o monte do Senhor dos Exércitos, o monte santo.

Será chamada de cidade da verdade - Seus cidadãos amarão a verdade e falarão, me adorarão em verdade de coração, bem como na verdadeira maneira prescrita a eles, disse Wesley.

Versículo 4

Ainda habitarão nas ruas de Jerusalém velhos e velhas

Assim diz o Senhor dos Exércitos; Ainda habitarão nas ruas de Jerusalém velhos e velhas, e cada um com o seu cajado na mão por toda a idade.

Homens velhos - Anteriormente guerra, ou fome ou pestilência, e doenças debilitantes, cortam homens e mulheres antes que eles chegassem à velhice, disse Wesley.

Versículo 6

Se é maravilhoso aos olhos do restante deste povo nestes dias

Assim diz o Senhor dos Exércitos; Se é maravilhoso aos olhos do restante deste povo nestes dias, também deve ser maravilhoso aos meus olhos? diz o Senhor dos Exércitos.

Maravilhoso - Essas coisas podem parecer estranhas para este povo, disse Wesley.

Versículo 7

Eis que salvarei o meu povo

Assim diz o Senhor dos Exércitos; Eis que salvarei o meu povo da terra oriental e da terra ocidental;

O país oriental – Pérsia e Média, que ficavam a leste de Jerusalém, e agora eram senhores da Babilônia, disse Wesley.

Versículo 8

E eu os trarei, e habitarão no meio de Jerusalém

E eu os trarei, e habitarão no meio de Jerusalém; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, em verdade e em justiça.

Na verdade e na justiça - Isso significa tanto a parte de Deus quanto a parte deles; da parte de Deus, verdade, justiça deles, obediência à lei justa de Deus, disse Wesley.

Versículo 9

Sejam fortes as vossas mãos, vós que nestes dias ouvis estas palavras pela boca dos profetas

Assim diz o Senhor dos Exércitos; Sejam fortes as vossas mãos, vós que nestes dias ouvis estas palavras pela boca dos profetas, que no dia em que se lançaram os alicerces da casa do Senhor dos Exércitos, para que se edificasse o templo.

Os profetas - Ageu e Zacarias, disse Wesley.

Versículo 10

Pois antes desses dias não havia salário para o homem, nem aluguel para animais

Pois antes desses dias não havia salário para o homem, nem aluguel para animais; nem havia paz para aquele que saía ou entrava por causa da aflição: porque pus todos os homens, cada um contra o seu próximo.

Explicou Wesley:

Antes destes dias - Por dezoito anos juntos.

Sem aluguel - Nenhum lucro com o trabalho de homens ou animais, sem semeadura ou plantio.

Aflição - Angústia e necessidade, através da esterilidade, que acompanhou todo o seu trabalho.

Versículo 11

Agora, porém, não serei para o resto deste povo

Agora, porém, não serei para o resto deste povo, como dantes, diz o Senhor dos Exércitos.

Eu não serei - Ou seja, não vou lidar com eles como nos dias anteriores, disse Wesley.

Versículo 14

Como pensei em castigar-vos, quando vossos pais me provocaram à ira

Pois assim diz o Senhor dos Exércitos; Como pensei em castigar-vos, quando vossos pais me provocaram à ira, diz o Senhor dos Exércitos, e não me arrependi,

Não me arrependi - não deixei de fazê-lo, disse Wesley.

Versículo 15

Assim também pensei nestes dias em fazer bem a Jerusalém e à casa de Judá

Assim também pensei nestes dias em fazer bem a Jerusalém e à casa de Judá; não temais.

Então - Então, com a mesma firmeza de espírito, propus fazer o bem a você, disse Wesley.

Versículo 16

executai o juízo da verdade e da paz nas vossas portas

Estas são as coisas que fareis; falai cada um a verdade ao seu próximo; executai o juízo da verdade e da paz nas vossas portas:

Explicou Wesley:

Julgamento da verdade - Julgamento verdadeiro.

Paz - Que possa restaurar e estabelecer a paz entre vocês.

Portões - Os locais de judicatura, onde os juízes se sentavam.

Versículo 19

portanto, ame a verdade e a paz

Assim diz o Senhor dos Exércitos; o jejum do quarto mês, e o jejum do quinto, e o jejum do sétimo, e o jejum do décimo, serão para a casa de Judá alegria e alegria, e festas alegres; portanto, ame a verdade e a paz.

Comentou Wesley:

Assim diz o Senhor - Este versículo é uma decisão final do caso: desde que façam as coisas exigidas, versículos 16,17, então o jejum cessará e se transformará em festas alegres.

O quarto mês - Em que a cidade foi tomada pelos babilônios.

O quinto - Em que o templo foi queimado.

O sétimo - Em que Gedalias foi morto.

O décimo - No décimo dia em que o exército do rei da Babilônia se sentou diante da cidade.

Versículo 20

E acontecerá que virão povos, e moradores de muitas cidades

Assim diz o Senhor dos Exércitos; E acontecerá que virão povos, e moradores de muitas cidades;

Pessoas - Multidões, disse Wesley.

Versículo 21

E os moradores de uma cidade irão a outra

E os moradores de uma cidade irão a outra, dizendo: Vamos apressadamente orar perante o Senhor, e buscar ao Senhor dos exércitos; eu também irei.

Eu irei também - Os convidados, devem com tanto zelo abraçar a moção, como outros a fizeram, disse Wesley.

Versículo 22

poderosas virão buscar o Senhor dos exércitos em Jerusalém

sim, muitos povos e nações poderosas virão buscar o Senhor dos exércitos em Jerusalém, e orar perante o Senhor.

Em Jerusalém – Literalmente entendido, você tem as primícias deles mencionadas, At 2:10-12. Misticamente, Jerusalém é a igreja de Cristo, disse Wesley.

Orar - Para realizar toda a adoração ao evangelho, disse Wesley.

Versículo 23

Iremos convosco, porque ouvimos que Deus está convosco

Assim diz o Senhor dos Exércitos; Naqueles dias acontecerá que dez homens se apoderarão de todas as línguas das nações, e segurarão a veste do judeu, dizendo: Iremos convosco, porque ouvimos que Deus está convosco.

Explicou Wesley:

Dez homens - Ou seja, muitos homens.

Todas as línguas - Nenhuma nação é mais excluída.

Um judeu - A quem o evangelho foi pregado pela primeira vez.

Ouvimos - E agora vemos, e estamos certos.

Esse Deus - O verdadeiro Deus, o único Deus verdadeiro, a quem conhecer é a vida eterna.[14]

 

===============================

 

Profecias da vinda do Messias

 

Alegra-te muito, ó filha de Sião; grita, ó filha de Jerusalém: eis que o teu Rei vem a ti: ele é justo e tem salvação; humilde, e montado em um jumento, e em um jumentinho, o potro de um jumento

===============================

 

 

Zacarias 9

Versículo 1

quando os olhos do homem, como de todas as tribos de Israel, estiverem voltados para o Senhor

O peso da palavra do Senhor na terra de Hadraque e Damasco será o seu descanso, quando os olhos do homem, como de todas as tribos de Israel, estiverem voltados para o Senhor.

Explicou Wesley:

Hadraque - Este é o nome de uma cidade na Celosíria, e aqui significa o país também. Não ficava longe de Damasco.

O resto do mesmo - Este fardo deve repousar por muito tempo e pesado sobre Damasco.

Em direção ao Senhor - Pois, como todos os apelos dos homens em casos de erro são para o céu, assim aqueles que foram injustiçados pela injustiça síria, olhar para o céu para o direito.

Versículo 2

E também Hamate fará fronteira com ela

E também Hamate fará fronteira com ela; Tiro e Sidom, embora seja muito sábio.

Wesley explicou:

Hamate - Uma cidade principal da Síria.

Deve fronteira - Deve ser tão perto da tempestade, que eles não devem escapar.

Muito sábio - Cada um deles é sutil e pensa por astúcia para se salvar, mas Deus ridiculariza sua sabedoria.

Versículo 4

Eis que o Senhor a lançará fora

Eis que o Senhor a lançará fora, e ferirá o seu poder no mar; e ela será devorada pelo fogo.

Expulse-a - De sua herança, como a palavra significa corretamente, disse Wesley.

Versículo 5

Ascalom o verá e temerá

Ascalom o verá e temerá; Gaza também o verá, e ficará muito triste, e Ecrom; pois sua expectativa será envergonhada; e o rei perecerá de Gaza, e Ascalom não será habitada.

Comentou Wesley:

Sua expectativa - Sua esperança de que Tiro quebrasse o poder de Alexandre ou resistisse a ele.

Envergonhado - Transformou-se em vergonha e confusão.

O rei - O governo será derrubado.

Não deve ser habitado - Por muitos anos.

Versículo 6

e eu exterminarei o orgulho dos filisteus

E um bastardo habitará em Asdode, e eu exterminarei o orgulho dos filisteus.

Um bastardo - Estranhos, que não têm direito de herança, disse Wesley.

Versículo 7

sim, ele será para o nosso Deus, e será como governador em Judá

E tirarei da sua boca o seu sangue, e as suas abominações de entre os dentes; mas o que ficar, sim, ele será para o nosso Deus, e será como governador em Judá, e Ecrom como jebuseu.

Comentou Wesley:

Tire o sangue dele - Embora as nações orgulhosas e guerreiras tenham se deleitado em derramar sangue e, por assim dizer, comer o sangue de seus inimigos, ainda assim Deus derrubará seu poder e tirará a presa de sua boca.

Abominações - Seus sacrifícios abomináveis que eles ofereceram e se banquetearam. Deus punirá suas idolatrias e, destruindo as cidades dessas abominações, as removerá para sempre.

O remanescente - Aquele pequeno número seleto que escapa da espada, serão os peculiares do Senhor.

Como governador - Pela honra que lhes será dada.

Como um jebuseu - A cidade é colocada para o povo, e esta cidade e povo para todos os outros: todos os filisteus restantes serão como jebuseus, servos do povo de Deus.

Versículo 8

E acamparei ao redor da minha casa por causa do exército

E acamparei ao redor da minha casa por causa do exército, por causa do que passa e por causa do que volta; e nenhum opressor passará mais por eles; porque agora tenho visto com os meus olhos.

Comentou Wesley:

Eu vou acampar - Para defendê-lo de todos os seus inimigos.

Minha casa - Este templo, mas como é um emblema da igreja.

O exército - Do exército persa e grego, cuja marcha passava pela Judéia.

Versículo 9

Alegra-te muito, ó filha de Sião

Alegra-te muito, ó filha de Sião; grita, ó filha de Jerusalém: eis que o teu Rei vem a ti: ele é justo e tem salvação; humilde, e montado em um jumento, e em um jumentinho, o potro de um jumento.

Explicou Wesley:

Teu rei – O Messias.

Ele é justo - O justo, que vem para cumprir toda a justiça.

Ter salvação - Para doar a todos os que creem nele.

Versículo 10

E exterminarei o carro de Efraim

E exterminarei o carro de Efraim, e o cavalo de Jerusalém, e o arco de batalha será exterminado; e ele falará de paz às nações; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até os confins da terra.

Comentou Wesley:

Eu cortarei - Quando o Messias vier e estabelecer o seu reino, ele não precisará de força externa. Nem o carro, nem o arco, nem a espada lhe trouxeram salvação, nem serão mencionados no dia da sua conquista.

Os pagãos - Os pagãos através dele serão reconciliados com Deus, e uns com os outros, Efésios 2:17.

Do rio - Do Eufrates até o extremo de Canaã, até o mar Mediterrâneo; um tipo de todo o mundo, que no devido tempo seria a herança de Cristo.

Versículo 11

pacto enviei os teus prisioneiros para fora da cova em que não há água

Quanto a ti também, pelo sangue do teu pacto enviei os teus prisioneiros para fora da cova em que não há água.

Disse Wesley:

Quanto a ti - Oh Jerusalém; essas palavras são as palavras de Cristo para ela.

Pelo sangue - Pelo meu sangue, no qual a tua aliança como confirmada; é a aliança de Deus feita por ele, é a aliança de Sião feita para ela, é também de Cristo feita nele.

Enviado - Eu libertei os judeus da Babilônia: comparado a um poço em que não havia água, em que os judeus devem ter perecido, se Deus não os tivesse visitado.

Versículo 12

Convertei-vos à fortaleza, prisioneiros da esperança

Convertei-vos à fortaleza, prisioneiros da esperança: até hoje declaro que vos darei o dobro;

Comentou Wesley:

Voltem-se - O profeta exorta os judeus a se apressarem a Cristo, que é a salvação e a alta torre da igreja.

Prisioneiros da esperança - Cativos, mas não sem esperança.

Mesmo hoje - Neste dia de menor angústia.

Duplo - Duas vezes mais bem do que você sofreu o mal.

Versículo 13

e levantei teus filhos, ó Sião

Quando inclinei Judá para mim, enchi o arco com Efraim, e levantei teus filhos, ó Sião, contra teus filhos, ó Grécia, e te fiz como a espada de um homem valente.

Afirmou Wesley:

Quando eu tiver dobrado Judá - No dia em que Judá estará na minha mão como um arco forte, já dobrado.

Efraim - Efraim, o restante das dez tribos (que retornaram com Judá) será para um suprimento de guerreiros; como a aljava cheia é um suprimento de flechas para o arqueiro.

Ó Grécia - Contra os gregos ou jônios, que oprimiram os judeus, e os compraram como escravos, contra os quais os judeus pegaram em armas, sob a conduta dos Macabeus, a quem Cristo cumpriu muito dessa promessa.

Versículo 14

E o Senhor será visto sobre eles

E o Senhor será visto sobre eles, e a sua flecha sairá como o relâmpago; e o Senhor Deus tocará a trombeta, e irá com redemoinhos do sul.

Comentou Wesley:

Deve ser visto - Deve aparecer manifestamente para eles.

Sua flecha - Seus julgamentos, rápidos, irresistíveis e repentinos.

Como o relâmpago - Que irrompe com violência, e corre de leste a oeste em um momento.

O Senhor Deus - Seu Deus, o Deus de Israel, deve dar o alarme para eles, e soar o chamado para trazê-los juntos.

Do sul - Em que os redemoinhos mais poderosos são levantados; Alguns pensam que o profeta alude à tempestade na entrega da lei.

Versículo 15

O Senhor dos exércitos os defenderá

O Senhor dos exércitos os defenderá; e devorarão, e sujeitarão com pedras de funda; e beberão e farão barulho como se fossem vinho; e se encherão como bacias, e como os cantos do altar.

Disse Wesley:

Devorar - Destrua seus inimigos.

Com fundas - Como Davi fez com Golias.

Beberá - Em seus festivais, quando eles oferecem sacrifícios de ação de graças por suas vitórias.

Faça barulho - Grite com gritos de triunfo, como fazem os homens cujos corações se alegram com o sucesso e enganados com vinho.

Encherão – Com o sangue dos sacrifícios que oferecem.

Versículo 16

E o Senhor seu Deus os salvará naquele dia como o rebanho do seu povo

E o Senhor seu Deus os salvará naquele dia como o rebanho do seu povo, porque serão como as pedras de uma coroa, levantadas como um estandarte sobre a sua terra.

Disse Wesley:

Como o rebanho - Como um pastor salva seu rebanho.

Como as pedras de uma coroa - Preciosas aos meus olhos.

Como um alferes - Ou troféu.

Versículo 17

Pois quão grande é a sua bondade e quão grande é a sua beleza

Pois quão grande é a sua bondade e quão grande é a sua beleza! o trigo alegrará os mancebos, e o vinho novo as donzelas.

Wesley comentou:

Sua bondade - A bondade infinita é a fonte de todo o bem feito a este povo.

Sua beleza - Quão maravilhosa é a beleza da Providência Divina na libertação e salvação de Israel? Milho - Colheitas abundantes tornarão os jovens alegres em semear, colher e comer seus frutos.

Vinho novo - Haverá tanta abundância de vinho, que todos, jovens e velhos, serão enganados com ele.[15]

 

===============================

 

Restauração e bênçãos para Judá

 

E fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José, e os trarei de volta para colocá-los; porque tenho misericórdia deles, e serão como se eu não os tivesse rejeitado, porque eu sou o Senhor seu Deus, e os ouvirei.

E eu os semearei entre o povo, e eles se lembrarão de mim em terras distantes; e viverão com seus filhos, e se converterão.

===============================

 

Zacarias 10

 

Versículo 1

e lhes dará chuvas torrenciais a cada erva do campo

Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; assim o Senhor fará nuvens brilhantes, e lhes dará chuvas torrenciais a cada erva do campo.

Wesley comentou:

A chuva serôdia - Isso fez abundância de toda a provisão, e é proverbialmente usado para significar uma grande bênção.

Nuvens brilhantes - Brilhantes através dos relâmpagos que quebram deles.

Eles – Os judeus.

Versículo 2

perturbados, porque não havia pastor

Pois os ídolos falaram vaidade, e os adivinhos viram mentira e contaram sonhos falsos; consolam em vão; por isso partiram como rebanho, perturbados, porque não havia pastor.

Disse Wesley: 

Vaidade - Suas previsões eram vãs.

Eles foram - Eles foram para o cativeiro.

Perturbado - Oprimido e aflito.

Nenhum pastor - Nenhum governador eclesiástico ou civil, que cumpriria fielmente seu dever.

Versículo 3

porque o Senhor dos exércitos visitou o seu rebanho

A minha ira se acendeu contra os pastores, e eu castiguei os cabritos, porque o Senhor dos exércitos visitou o seu rebanho, a casa de Judá, e os fez como o seu belo cavalo na peleja.

Comentou Wesley:

Os pastores - Oficiais da igreja e do estado.

As cabras - Os oficiais entre eles, que eram como bodes, que empurram, e ferem, e pisoteiam o gado mais fraco.

Visitado - Em misericórdia.

Como seu belo cavalo - deu-lhes força e coragem.

Versículo 4

Dele saiu o canto

Dele saiu o canto, dele o prego, dele o arco de batalha, dele todos os opressores juntos.

Comentou Wesley:

Fora dele - De Deus.

A esquina - O príncipe ou governante, que está em uma política como uma pedra angular em edifícios.

O prego - Que prende as tendas de guerra, ou a madeira juntos em uma casa.

O arco de batalha - Toda provisão bélica.

Todo opressor - Ou colecionador de tributo. Foi de Deus que Nabucodonosor prevaleceu poderosamente e se opôs a Israel; e é de Deus também que Judá cresce com tal poder, a ponto de ser capaz de lidar com seus adversários e impor tributo a eles.

Versículo 6

E fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José, e os trarei de volta para colocá-los

E fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José, e os trarei de volta para colocá-los; porque tenho misericórdia deles, e serão como se eu não os tivesse rejeitado, porque eu sou o Senhor seu Deus, e os ouvirei.

Explicou Wesley:

De José - O remanescente do reino de Israel, o resíduo das dez tribos.

Para colocá-los - Para estabelecê-los em sua própria terra e em suas próprias cidades.

Versículo 7

o seu coração se alegrará no Senhor

E os de Efraim serão como um homem valente, e o seu coração se alegrará como pelo vinho: sim, seus filhos o verão e se alegrarão; o seu coração se alegrará no Senhor.

Seus filhos verão - Estas bênçãos continuarão através de suas gerações, para as crianças que nascerão.

Versículo 8

porque eu os resgatei, e eles aumentarão à medida que aumentaram

assobiarei por eles e os reunirei; porque eu os resgatei, e eles aumentarão à medida que aumentaram.

Explicou Wesley:

Eu assobiarei - Embora eles estejam agora espalhados longe, eu os chamarei como pastor, e eles correrão com velocidade de volta para o rebanho.

Como eles aumentaram - Como eles fizeram nos velhos tempos.

Versículo 9

E eu os semearei entre o povo

E eu os semearei entre o povo, e eles se lembrarão de mim em terras distantes; e viverão com seus filhos, e se converterão.

Explicou Wesley:

Eu os semearei - Seu aumento será como o aumento de solo rico que tem muita semente lançada sobre ele.

O povo - Os pagãos.

Em países distantes - Para onde quer que fossem levados.

Com seus filhos - Os filhos nascidos para eles viverão e crescerão com eles.

Vire novamente - Para sua cidade e país.

Versículo 10

Também os farei voltar da terra do Egito e os ajuntarei da Assíria

Também os farei voltar da terra do Egito e os ajuntarei da Assíria; e os trarei para a terra de Gileade e do Líbano; e não se achará lugar para eles.

O lugar não será encontrado - A terra deve ser muito estreita para eles, disse Wesley.

Versículo 11

E ele passará pelo mar com aflição

E ele passará pelo mar com aflição, e ferirá as ondas do mar, e todas as profundezas do rio secarão: e a soberba da Assíria será derrubada, e o cetro do Egito se retirará.

Explicou Wesley: 

E ele passou por - Todo o versículo é uma alusão ao que Deus tinha feito nas duas famosas libertações de seu povo, tirando-os do Egito, através do Mar Vermelho, e através do Jordão, e destruindo os egípcios, e libertando-os da escravidão assíria, e para isso, destruindo esse reino.

Versículo 12

E eu os fortalecerei no Senhor

E eu os fortalecerei no Senhor; e andarão para cima e para baixo em seu nome, diz o Senhor.

Explicou Wesley:

Andar para cima e para baixo - Deve administrar todos os seus assuntos.

Em seu nome - Pelo poder e sabedoria dados do alto, para a glória do nosso Deus e nosso Redentor.[16]

 

===============================

 

Promessa de purificação e restauração dos habitantes de Jerusalém

 

Naquele dia se abrirá uma fonte à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, por causa do pecado e da imundícia

===============================

 

Zacarias 13

Versículo 1

Naquele dia se abrirá uma fonte à casa de Davi

Naquele dia se abrirá uma fonte à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, por causa do pecado e da imundícia.

Explicou Wesley:

Uma fonte - O sangue de Cristo.

Aberto - O cônjuge é para Cristo uma fonte selada, mas Cristo é para os pecadores uma fonte aberta.

Habitantes de Jerusalém - Os habitantes de Jerusalém são todos a quem o evangelho é pregado.

Para impureza - Para purificar todos os tipos de pecados e impurezas.

Versículo 27

e também farei sair da terra os profetas e o espírito imundo

E acontecerá naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que exterminarei da terra os nomes dos ídolos, e eles não serão mais lembrados; e também farei sair da terra os profetas e o espírito imundo.

Explicou Wesley:

Cortada - Eu destruirei totalmente os ídolos e a idolatria.

Os profetas - Os falsos profetas.

O espírito imundo - O diabo que coloca os falsos profetas para trabalhar.

Versículo 3

E acontecerá que, quando alguém ainda profetizar

E acontecerá que, quando alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: Não viverás; porque tu falas mentiras em nome do Senhor, e seu pai e sua mãe, que o geraram, o travariam quando profetizar.

Explicou Wesley:

Profetizar - Falsamente.

Seu pai - Seus amigos mais queridos.

Deve empurrá-lo através - Ou seja, deve ferir, deve castigá-lo com listras que podem deixar suas marcas para trás.

Versículo 4

E acontecerá naquele dia que os profetas se envergonharão cada um de sua visão

E acontecerá naquele dia que os profetas se envergonharão cada um de sua visão, quando ele profetizar; nem usarão roupa áspera para enganar;

Uma roupa áspera - Como os verdadeiros profetas costumavam usar, disse Wesley.

Versículo 6

Aqueles com que fui ferido na casa de meus amigos

 

E alguém lhe dirá: Que chagas são estas nas tuas mãos? Então ele responderá: Aqueles com que fui ferido na casa de meus amigos.

Com o qual fui ferido - Para me recuperar de arruinar a mim mesmo e aos outros por impostura, veja o verso – 3, disse Wesley.

Versículo 7

fere o pastor, e as ovelhas se dispersarão

Desperta, ó espada, contra o meu pastor, e contra o homem que é meu companheiro, diz o Senhor dos exércitos; fere o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei a minha mão sobre os pequeninos.

Explicou Wesley:

Ó espada - Aflições, perseguições e a cruz.

Meu pastor - Quem é meu pastor fiel, e dará a sua vida pelas minhas ovelhas.

Meu companheiro - Isso fala Cristo; o homem conosco, e Deus com seu pai, Deus-homem em uma pessoa.

O pastor - Este grande e bom pastor.

Vire minha mão - Deus vai virar a sua mão em favor, e para proteção vai manter os novos e fracos discípulos.

Versículo 8

Senhor, duas partes nela serão exterminadas, e morrerão

===============================

E acontecerá que em toda a terra, diz o Senhor, duas partes nela serão exterminadas, e morrerão; mas o terceiro será deixado nele.

Explicou Wesley:

Duas partes - Não precisamente duas, mas a maior parte morrerá uma morte temporal, pela espada de Tito, ou na morte eterna sob a incredulidade.

O terceiro - Um remanescente, a parte menor, escapará ou será preservado.[17]

 

===============================

 

 



[1]https://www.bibliaonline.com.br/acf/zc

[2] https://pt.wikipedia.org/ wiki/Zacarias_(profeta)

[3] https://pt.wikipedia.org/wiki/Zacarias_(profeta)

[4] https://estudoverdadeevida.wordpress.com//2013/06/08/licao-11-visoes-de-esperanca-zacarias/#:

[5] https://estudoverdadeevida.wordpress.com/2013/06/08/licao-11-visoes-de-esperanca-zacarias/#:~

[6] https://estudoverdadeevida.wordpress.com/2013/06/08/licao-11-visoes-de-esperanca-zacarias/#:~

[7]https://biblia.paulus.com.br/biblia-pastoral/antigo-testamento/livros-profeticos/zacarias/1

[8]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/zechariah-1.html. 1

[9] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/zechariah-2.html.

[10] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/zechariah-3.html.

[11] https://www.studylight.org/ comentários/eng/wen/zechariah-4.html.

[12] https://www.studylight.org/ Comentários/Eng/Wen/zechariah-5.html. 1

[13] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/zechariah-6.html.

[14] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/zechariah-8.html.

[15] https://www.studylight.org/ comentários/eng/wen/zechariah-9.htm

[16] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/zechariah-10.html.

[17] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/zechariah-13.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog