Rainha Ester

 

Notas explicativas de Wesley sobre o livro de Ester

 

 

Odilon Massolar Chaves 

 

===============================

 

 


 ===============================

 

 

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 416

Livros publicados pelo autor: 526

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

===============================

 

 

Índice

 

·       Introdução

·       A história de Ester

·       Rainha Vasti é deposta por desobediência ao rei

·       Ester se torna rainha

·       A trama de Hamã para destruir os judeus

·       A resolução de Ester de se aproximar do rei

·       O rei vai ao banquete de Ester e deseja lhe atender um pedido

·       Mordoqueu é honrado pelo rei

·       Ester revela ao rei a trama de Hamã

·       Rei faz decreto que permite aos judeus se defendam

·       Os judeus triunfam e o Purim é instituído

·       A Ascensão de Mordoqueu ao poder e à grandeza

 

=============================

 

Introdução

 

“Rainha Ester” é um livro baseado nas notas explicativas de Wesley. Um livro com 47 páginas.

Quem foi Ester?

Ester foi esposa do rei persa Assuero (identificado como Xerxes I).[1]

Qual a importância de Ester?

“Ester é uma das mulheres mais importantes de toda a história bíblica. Ela se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar todo o povo hebreu.

Ela era judia, foi criada por seu primo Mordecai na Pérsia, já que era órfã. Nessa época, a nação de Israel estava sob exílio no reino persa. Ester era muito atraente e bonita e, por isso, se tornou rainha”. [2]

Qual a participação de Mordecai ou Mordoqueu?

Mordecai “ocupava uma função administrativa no palácio do rei persa, em Susã. Quando a rainha Vasti/Améstris foi deposta, os funcionários do rei foram designados a levar-lhe as moças virgens para que escolhesse a que mais lhe agradasse. Conforme a tradição judaica de não se casar com povos pagãos, que não adoravam ao Deus dos Judeus, Mordecai não queria que Ester participasse na seleção, mas sua beleza chamou a atenção dos funcionários do rei, de modo que levaram-na. Mordecai não poderia impedir tal acontecimento visto que eles eram apenas estrangeiros na terra. Ester é a escolhida, tornando-se esposa de Assuero/Xerxes I. Quando o ministro Hamã decide exterminar os judeus do reino, Ester está em uma condição privilegiada para pedir ao rei que anule o decreto de seu ministro”. [3]

Um livro com 10 capítulos e que nos revela a bela história de livramento do povo judeu.

 

O Autor

 

===============================

A história de Ester

E Ester tornou a falar perante o rei, e prostrou-se a seus pés, e com lágrimas rogou-lhe que retirasse a maldade de Hamã, o agagita, e o seu desígnio que ele tinha maquinado contra os judeus

===============================

 

Um resumo da história de Ester.

Rainha Vasti é deposta por desobediência ao rei

Mas a rainha Vasti recusou-se a vir por ordem do rei por intermédio dos seus eunucos; pelo que o rei se indignou muito, e a sua ira se acendeu nele.

Ester se torna rainha

E a donzela o agradou, e ela alcançou a bondade dele; e depressa lhe deu as coisas para purificação, com as que lhe pertenciam, e sete servas, que lhe eram dadas da casa do rei: e preferiu ela e suas servas ao melhor lugar da casa das mulheres.

A trama de Hamã para destruir os judeus

E ele pensou em desprezar colocar as mãos em Mardoqueu sozinho; porque lhe tinham mostrado o povo de Mardoqueu, pelo que Hamã procurava destruir todos os judeus que havia em todo o reino de Assuero, a saber, o povo de Mardoqueu.

A resolução de Ester de se aproximar do rei

Ide, ajuntai todos os judeus que estão presentes em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais três dias, nem de noite nem de dia; e assim irei ao rei, o que não é segundo a lei: e, se eu perecer, pereço.

O rei vai ao banquete de Ester e deseja lhe atender um pedido

E disse o rei a Ester, no banquete do vinho: Qual é a tua petição? e ser-te-á concedido, e qual é o teu pedido? até a metade do reino será cumprido.

Mordoqueu é honrado pelo rei

Então Hamã entrou. E o rei lhe disse: Que se fará ao homem a quem o rei se agrada honrar? Ora, Hamã pensava no seu coração: A quem se agradaria o rei de honrar mais do que a mim mesmo?

Tragam-se as vestes reais que o rei costuma usar, e o cavalo em que o rei monta, e a coroa real que está sobre a sua cabeça.

Ester revela ao rei a trama de Hamã

Então respondeu o rei Assuero e disse à rainha Ester: Quem é ele e onde está aquele que ousou em seu coração fazer isso?

E disse Ester: O adversário e inimigo é este ímpio Hamã. Então Hamã teve medo diante do rei e da rainha.

Rei faz decreto que permite aos judeus se defendam

E Ester tornou a falar perante o rei, e prostrou-se a seus pés, e com lágrimas rogou-lhe que retirasse a maldade de Hamã, o agagita, e o seu desígnio que ele tinha maquinado contra os judeus.

Nela o rei concedeu aos judeus que havia em cada cidade que se ajuntassem e defendessem a sua vida, destruíssem, matassem e fizessem perecer todo o poder do povo e da província que os assaltasse, tanto os pequeninos como as mulheres, e tomassem por presa o seu despojo.

Os judeus triunfam e o Purim é instituído

Para confirmar estes dias de Purim em seus tempos determinados, conforme Mardoqueu, o judeu, e Ester, a rainha, lhes haviam ordenado, e como haviam decretado para si e para sua descendência, os assuntos dos jejuns e seu clamor.

A Ascensão de Mordoqueu ao poder e à grandeza

Ora, todos os atos do seu poder e do seu poder, e a proclamação da grandeza de Mardoqueu, a que o rei o apresentou, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis da Média e da Pérsia?

 

===============================

 

Rainha Vasti é deposta por desobediência ao rei

 

Mas a rainha Vasti recusou-se a vir por ordem do rei por intermédio dos seus eunucos; pelo que o rei se indignou muito, e a sua ira se acendeu nele

===============================

 

Ester 1

 

Versículo 1

E sucedeu que, nos dias de Assuero

E sucedeu que, nos dias de Assuero (este é Assuero, que reinou, desde a Índia até a Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias),

Comentários de Wesley:

Assuero - Muitos supõem que este seja Dario Hystapas, pois seu reino era tão vasto, e ele subjugou a Índia, como relata Heródoto: e uma de suas esposas se chamava Atossa, diferindo pouco de Hadassah, que é o outro nome de Ester, Ester 2: 7.

Províncias – Assim, sete novas províncias foram adicionadas às cento e vinte mencionadas, Daniel 6:1.

Versículo 2

quando o rei Assuero se assentou no trono do seu reino

Naqueles dias, quando o rei Assuero se assentou no trono do seu reino, que estava na fortaleza de Susã,

Comentários de Wesley:

Sáb - Foi estabelecido na posse pacífica dele.

Shushan - O chefe ou cidade real. Shushan pode ser o nome próprio do palácio, que daí foi dado a toda a cidade. Aqui os reis da Pérsia costumavam manter suas cortes no inverno, como em Exbatana no verão.

Versículo 4

Quando ele mostrou as riquezas de seu reino glorioso e a glória

Quando ele mostrou as riquezas de seu reino glorioso e a glória de sua excelente majestade por muitos dias, até cento e oitenta dias.

Muitos dias - Fazendo todos os dias uma festa magnífica, seja para todos os seus príncipes, ou para alguns deles, que poderiam vir à festa sucessivamente, como o rei ordenou que fizessem. As festas persas são muito celebradas nos autores, por sua duração e luxo, disse Wesley.

Versículo 6

cordões de linho fino e púrpura a argolas de prata e colunas de mármore

Onde havia cortinas brancas, verdes e azuis, presas com cordões de linho fino e púrpura a argolas de prata e colunas de mármore: as camas eram de ouro e prata, sobre um pavimento de mármore vermelho, azul, branco e preto.

Camas - Pois nesses países orientais, eles não se sentavam à mesa como nós, mas descansavam ou se apoiavam em camas ou sofás, disse Wesley.

Versículo 8

o rei tinha ordenado a todos os oficiais da sua casa, que fizessem conforme a vontade de cada um

E o beber era de acordo com a lei; ninguém obrigou, porque assim o rei tinha ordenado a todos os oficiais da sua casa, que fizessem conforme a vontade de cada um.

Comentários de Wesley: A lei - De acordo com esta lei que o rei havia feito, que ninguém deveria obrigar outro a beber mais do que quisesse. Como esse príncipe pagão envergonha muitos, que são chamados de cristãos, que pensam que não dão as boas-vindas a seus amigos, a menos que os embriaguem, e sob o pretexto de enviar a saúde, enviam o pecado e a morte com ele!

Versículo 9

Também a rainha Vasti deu um banquete para as mulheres

Também a rainha Vasti deu um banquete para as mulheres da casa real que pertencia ao rei Assuero.

Mulheres - Enquanto o rei entretinha os homens. Pois esse era o costume comum dos persas, que homens e mulheres não festejassem juntos, disse Wesley.

Versículo 12

Mas a rainha Vasti recusou-se a vir por ordem do rei

Mas a rainha Vasti recusou-se a vir por ordem do rei por intermédio dos seus eunucos; pelo que o rei se indignou muito, e a sua ira se acendeu nele.

Recusado - Sendo favorecido nesta recusa pela lei da Pérsia, que era manter as esposas dos homens, e especialmente as rainhas, longe da vista de outros homens, disse Wesley.

Versículo 13

assim era o procedimento do rei para com todos os que conheciam a lei e o direito

Então disse o rei aos sábios, que conheciam os tempos (porque assim era o procedimento do rei para com todos os que conheciam a lei e o direito;

Os tempos - As histórias dos tempos antigos, o que os príncipes fizeram em casos como este, disse Wesley.

Versículo 14

que viram a face do rei, e que se assentaram como os primeiros no reino

E os próximos a ele eram Carsena, Setar, Admata, Társis, Meres, Marsena, e Memucã, os sete príncipes da Pérsia e da Média, que viram a face do rei, e que se assentaram como os primeiros no reino;

Comentários de Wesley:

Viu - Que tinha liberdade constante de acesso ao rei, e conversar familiar com ele: o que é assim expresso, porque os reis persas raramente eram vistos por seus súditos.

Sáb - Quem eram seus principais conselheiros e oficiais.

Versículo 18

Assim surgirá muito desprezo e ira

Assim dirão hoje as senhoras da Pérsia e da Média a todos os príncipes do rei, que ouviram falar do feito da rainha. Assim surgirá muito desprezo e ira.

Desprezo - Desprezo nas esposas e, portanto, ira nos maridos; e, consequentemente, conflitos nas famílias,[4] disse Wesley.

 

===============================

 

Ester se torna rainha

E a donzela o agradou, e ela alcançou a bondade dele; e depressa lhe deu as coisas para purificação, com as que lhe pertenciam, e sete servas, que lhe eram dadas da casa do rei: e preferiu ela e suas servas ao melhor lugar da casa das mulheres.

===============================

 

Ester 2

Versículo 3

E o rei nomeie oficiais em todas as províncias do seu reino, para que ajuntem todas as moças virgens formosas na fortaleza de Susã

E o rei nomeie oficiais em todas as províncias do seu reino, para que ajuntem todas as moças virgens formosas na fortaleza de Susã, na casa das mulheres, sob a custódia de Hege, eunuco do rei, guarda das mulheres; e que lhes sejam dadas as suas coisas para purificação;

Comentários de Wesley:

Guardião - De todas as mulheres, virgens e concubinas: apenas as virgens que ele mesmo cuidou, como exigindo mais cuidado e cautela, e as concubinas ser confiado a Shaashgaz, versículo 14, seu vice.

Purificação - Isto é, para limpá-los de todas as impurezas, para perfumar e adornar, e de todas as maneiras prepará-los para o rei: para a purificação legal dos judeus ele nunca considerou.

Versículo 7

Ester, filha de seu tio, porque não tinha pai nem mãe, e a criada era formosa

E criou Hadassa, isto é, Ester, filha de seu tio, porque não tinha pai nem mãe, e a criada era formosa; a qual Mardoqueu, quando seu pai e sua mãe morreram, tomou por sua própria filha.

Ester — Hadassah era seu nome hebraico antes de seu casamento; e ela foi chamada Ester pelo rei depois disso, disse Wesley.

Versículo 9

E a donzela o agradou, e ela alcançou a bondade dele

E a donzela o agradou, e ela alcançou a bondade dele; e depressa lhe deu as coisas para purificação, com as que lhe pertenciam, e sete servas, que lhe eram dadas da casa do rei: e preferiu ela e suas servas ao melhor lugar da casa das mulheres.

Satisfeito - Porque ela era muito bonita, portanto, ele supôs que ela seria aceitável para o rei; e pelo poder divino, que move os corações dos homens da maneira que lhe agrada, disse Wesley.

Versículo 10

porque Mardoqueu lhe ordenara que não o declarasse

Ester não havia anunciado o seu povo nem a sua parentela, porque Mardoqueu lhe ordenara que não o declarasse.

Comentários de Wesley: Mostre-o - Para que o conhecimento disso não a torne desprezível ou traga algum inconveniente para toda a nação; mas também houve uma mão de Deus em fazer com que isso fosse ocultado, para a melhor realização do que ele planejou, embora Mardoqueu o ignorasse.

Versículo 13

Então assim veio cada donzela ao rei

Então assim veio cada donzela ao rei; tudo o que ela desejou lhe foi dado para ir com ela da casa das mulheres para a casa do rei.

Comentários de Wesley: Desejado - Para ornamento, ou por meio de atendimento. E deve-se observar que cada um a quem o rei levou para sua cama, era sua esposa de uma posição inferior, como Agar era de Abraão, de modo que não teria sido pecado ou desonra para Ester, embora ela não tivesse sido feita rainha.

Versículo 19

Quando as virgens se ajuntaram pela segunda vez

Quando as virgens se ajuntaram pela segunda vez, Mardoqueu sentou-se à porta do rei.

Sat - Por ofício, como um dos guardas ou ministros do rei; sendo promovido a este lugar pelo favor de Ester,[5] disse Wesley.

 

===============================

 

A trama de Hamã para destruir os judeus

 

E ele pensou em desprezar colocar as mãos em Mardoqueu sozinho; porque lhe tinham mostrado o povo de Mardoqueu, pelo que Hamã procurava destruir todos os judeus que havia em todo o reino de Assuero, a saber, o povo de Mardoqueu

===============================

 

Ester 3

 

Versículo 1

Depois disto, o rei Assuero engrandeceu a Hamã

Depois disto, o rei Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, o agagita, e o exaltou, e pôs o seu trono acima de todos os príncipes que estavam com ele.

Comentários de Wesley:

Agagita - Um amalequita da semente real daquela nação, cujos reis foram sucessivamente chamados de Agague.

Todos os príncipes - Deram-lhe o primeiro lugar e assento, que estava ao lado do rei.

Versículo 2

Mas Mardoqueu não se curvou, nem reverenciou

E todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, inclinaram-se, e reverenciaram a Hamã, porque o rei assim ordenara a respeito dele. Mas Mardoqueu não se curvou, nem reverenciou.

Comentários de Wesley:

Mas... - Provavelmente o culto exigido não era apenas civil, mas divino: que, como os reis da Pérsia se arrogaram, às vezes concediam essa honra a alguns de seus principais favoritos, para que fossem adorados da mesma maneira.

E que um judeu negue essa honra não é estranho, visto que os sábios gregos se recusaram positivamente a dar essa honra aos próprios reis da Pérsia

E que foi assim aqui, parece mais do que provável, porque era supérfluo, dar uma ordem expressa a todos os servos do rei, para prestar um respeito civil a um príncipe tão grande, que é claro que eles usaram, e, portanto, uma honra divina deve ser aqui pretendida. E que um judeu negue essa honra não é estranho, visto que os sábios gregos se recusaram positivamente a dar essa honra aos próprios reis da Pérsia, mesmo quando eles deveriam fazer seus discursos a eles: e um certo Timócrates foi condenado à morte pelos atenienses por adorar Dario dessa maneira.

Versículo 4

porque ele lhes tinha dito que era judeu

Ora, sucedeu que, falando-lhe eles todos os dias, e ele não lhes ouvindo, o fizeram saber a Hamã, para ver se o negócio de Mardoqueu subsistia, porque ele lhes tinha dito que era judeu.

Comentários de Wesley:

Para ver - Qual seria o evento disso.

Durante... - E, portanto, não negou essa reverência por orgulho, mas apenas por consciência.

Versículo 6

E ele pensou em desprezar colocar as mãos em Mardoqueu sozinho

E ele pensou em desprezar colocar as mãos em Mardoqueu sozinho; porque lhe tinham mostrado o povo de Mardoqueu, pelo que Hamã procurava destruir todos os judeus que havia em todo o reino de Assuero, a saber, o povo de Mardoqueu.

Comentários de Wesley:

Desprezo - Ele achava que a vingança era inadequada para sua qualidade.

Destruir - Que ele tentou, daquele ódio implacável que, como amalequita, ele tinha contra eles; de sua raiva contra Mardoqueu; e da razão de Mardoqueu desse desprezo, porque ele era judeu, o que, como ele realmente julgou, se estendia a todos os judeus e os envolveria igualmente na mesma negligência. E, sem dúvida, Hamã incluía aqueles que foram devolvidos à sua própria terra: pois agora era uma província de seu reino.

Versículo 7

No primeiro mês, isto é, no mês de nisã

No primeiro mês, isto é, no mês de nisã, no décimo segundo ano do rei Assuero, lançaram Pur, isto é, a sorte, diante de Hamã, de dia em dia, e de mês em mês, até o duodécimo mês, isto é, o mês de adar.

Comentários de Wesley:

Eles lançaram - Os adivinhos lançaram sortes, de acordo com o costume dessas pessoas, que dia e mês seriam mais afortunados, não por seu sucesso com o rei (do qual ele não tinha dúvidas), mas pela extirpação mais eficaz dos judeus.

Em que aparece também sua malícia implacável e diligência incansável em buscar vingança deles

Em que aparece também sua malícia implacável e diligência incansável em buscar vingança deles com tantos problemas para si mesmo; e a providência singular de Deus em dispor a sorte até aquele momento, para que os judeus pudessem ter espaço para reverter o decreto.

Versículo 11

E disse o rei a Hamã

E disse o rei a Hamã: A prata te é dada, também o povo, para fazeres com eles o que bem parecer aos teus olhos.

A prata - Guarde-a para seu próprio uso; Aceito a oferta pela escritura, disse Wesley.

Versículo 15

E o rei e Hamã sentaram-se para beber; mas a cidade de Susã ficou perplexa

Os correios foram retirados, apressados pela ordem do rei, e o decreto foi dado em Susã, o palácio. E o rei e Hamã sentaram-se para beber; mas a cidade de Susã ficou perplexa.

Comentários de Wesley: A cidade - Não apenas os judeus, mas um grande número de cidadãos, seja porque eram parentes deles, ou envolvidos com eles em preocupações mundanas; ou por humanidade e compaixão para com um número tão vasto de pessoas inocentes, designadas como ovelhas para o matadouro.[6]

 

===============================

 

A resolução de Ester de se aproximar do rei

 

Ide, ajuntai todos os judeus que estão presentes em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais três dias, nem de noite nem de dia; e assim irei ao rei, o que não é segundo a lei: e, se eu perecer, pereço

===============================

 

Ester 4

 

Versículo 1

Quando Mardoqueu percebeu tudo o que havia acontecido, rasgou as suas vestes

Quando Mardoqueu percebeu tudo o que havia acontecido, rasgou as suas vestes, vestiu-se de saco com cinza, e saiu para o meio da cidade, e clamou em alta e amargura;

Chorar - Para expressar seu profundo senso de travessuras que vêm sobre seu povo. Foi feito com bravura, portanto, publicamente para abraçar uma causa justa, embora parecesse desesperada, disse Wesley.

Versículo 2

E chegou até diante da porta do rei

E chegou até diante da porta do rei, porque ninguém vestido de saco podia entrar pela porta do rei.

Comentários de Wesley:

Pano de saco - Para que não dê ao rei qualquer ocasião de tristeza e problemas. Mas de que adiantava manter os emblemas da tristeza, a menos que eles pudessem ter mantido as causas da tristeza também? Proibir a entrada de pano de saco, a menos que eles também pudessem proibir doenças, problemas e morte?

Versículo 4

Então a rainha ficou extremamente triste; e enviou vestes para vestir Mardoqueu

Então as servas de Ester e seus camareiros vieram e contaram a ela. Então a rainha ficou extremamente triste; e enviou vestes para vestir Mardoqueu, e para lhe tirar o saco, mas ele não o recebeu.

Para vestir - Para que ele possa ser capaz de retornar ao seu antigo lugar, se não de vir até ela para familiarizá-la com a causa de sua tristeza, disse Wesley.

Versículo 11

há uma lei sua para matá-lo, exceto aquele a quem o rei estender o cetro de ouro

Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, sabem que todo aquele que não for chamado ao rei, seja homem ou mulher, vier ter com o rei no átrio interior, há uma lei sua para matá-lo, exceto aquele a quem o rei estender o cetro de ouro, para que viva, mas não fui chamado para ir ao rei nestes trinta dias.

Comentários de Wesley:

Pátio interno - Dentro do qual, a residência e o trono do rei estavam.

Não chamado - Isso foi decretado, para manter a majestade e a segurança da pessoa do rei; e pela invenção dos maiores oficiais de estado, para que poucos ou nenhum pudesse ter acesso ao rei, exceto eles mesmos e seus amigos.

Não fui chamado, ... - O que me dá motivos justos para temer que as afeições do rei sejam alienadas de mim e que nem minha pessoa nem minha petição sejam aceitáveis para ele.

Versículo 14

Pois se tu te calares neste tempo, então haverá alargamento e libertação para os judeus de outro lugar

Pois se tu te calares neste tempo, então haverá alargamento e libertação para os judeus de outro lugar; mas tu e a casa de teu pai serás destruída, e quem sabe se vieste ao reino para um tempo como este?

Comentários de Wesley:

De outro lugar - Esta era a linguagem da fé forte, contra a esperança acreditando na esperança.

Quem sabe - É provável que Deus te tenha elevado a esta honra para esta mesma época. Devemos cada um de nós considerar, pois para que fim Deus nos colocou no lugar em que estamos? E quando uma oportunidade se oferece de servir a Deus e à nossa geração, devemos tomar cuidado para não deixá-la escapar.

Versículo 16

Ide, ajuntai todos os judeus que estão presentes em Susã

Ide, ajuntai todos os judeus que estão presentes em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais três dias, nem de noite nem de dia; e assim irei ao rei, o que não é segundo a lei: e, se eu perecer, pereço.

Comentários de Wesley:

Jejue - E ore; então, como você costuma fazer, deixe de lado seus jantares comuns durante o dia e os jantares à noite, e não coma e beba mais do que a mera necessidade exige; para que vocês possam se dedicar a orações constantes e fervorosas.

Donzelas - Que ela havia escolhido para atender sua pessoa, e eram, sem dúvida, da nação judaica ou prosélitos.

O que não é, ... - Que pode pertencer, ou - 1. apenas para a coisa, que como eles jejuavam, ela o faria. Ou melhor, 2. ao tempo de três dias e três noites; pois assim ela poderia fazer, embora fosse ao rei no terceiro dia.

ela pode jejuar todo aquele dia também: pois é provável que ela não tenha ido ao rei até que ele tivesse jantado

Comentários de Wesley:

Pois o jejum começava à noite, e assim ela podia continuar seu jejum três noites inteiras, e dois dias inteiros, e a maior parte do terceiro; uma parte de um dia sendo reputada como um dia no relato das escrituras e outros autores: dos quais ver em Mateus 12:40 . sim, ela pode jejuar todo aquele dia também: pois é provável que ela não tenha ido ao rei até que ele tivesse jantado; quando ela supôs que poderia encontrá-lo com o humor mais suave e agradável, e então voltou para seu apartamento, onde jejuou até a noite.[7]

===============================

 

O rei vai ao banquete de Ester e deseja lhe atender um pedido

 

E disse o rei a Ester, no banquete do vinho: Qual é a tua petição? e ser-te-á concedido, e qual é o teu pedido? até a metade do reino será cumprido

===============================

 

Ester 5

 

Versículo 2

E sucedeu que, vendo o rei a rainha Ester em pé no átrio, ela alcançou graça aos seus olhos

E sucedeu que, vendo o rei a rainha Ester em pé no átrio, ela alcançou graça aos seus olhos; e o rei estendeu a Ester o cetro de ouro que estava na sua mão. Então Ester se aproximou e tocou o topo do cetro.

Comentários de Wesley:

Estendeu - Em testemunho de que ele perdoou sua presunção e estava pronto para conceder sua petição.

Tocado - Em sinal de sua grata aceitação do favor do rei e de sua reverência e submissão.

Versículo 3

Que queres, rainha Ester?

Então o rei lhe disse: Que queres, rainha Ester? E qual é o teu pedido? ser-te-á dado à metade do reino.

Será dado - Deus em sua providência muitas vezes impede os medos e supera as esperanças de seus servos.

Para a metade do reino - Uma expressão proverbial: isto é, nada na razão deve ser negado, disse Wesley.

Versículo 4

Se parecer bem ao rei, venham hoje o rei e Hamã ao banquete que lhe tenho preparado

Respondeu Ester: Se parecer bem ao rei, venham hoje o rei e Hamã ao banquete que lhe tenho preparado.

Hamã - A quem ela convidou, para que, mostrando tanto respeito ao grande favorito do rei, ela pudesse se insinuar ainda mais na afeição do rei; e, se ela achasse conveniente, ela poderia então apresentar seu pedido ao rei, disse Wesley.

Versículo 6

Qual é a tua petição? e ser-te-á concedido, e qual é o teu pedido? até a metade do reino será cumprido

E disse o rei a Ester, no banquete do vinho: Qual é a tua petição? e ser-te-á concedido, e qual é o teu pedido? até a metade do reino será cumprido.

De vinho - Assim chamado, porque não consistia em carnes, que provavelmente o rei havia comido abundantemente antes, mas de frutas e vinhos; banquetes esses que eram muito frequentes entre os persas, disse Wesley.

Versículo 8

Se tenho achado graça aos olhos do rei, e se for do agrado do rei conceder a minha petição

Se tenho achado graça aos olhos do rei, e se for do agrado do rei conceder a minha petição, e cumprir o meu pedido, venha o rei e Hamã ao banquete que lhes hei de preparar, e amanhã farei como o rei disse.

Comentários de Wesley:

Amanhã - vou informá-lo sobre meu humilde pedido. Ela não apresentou sua petição neste momento, mas a adiou até a próxima reunião; ou porque ela estava um pouco assustada com a presença do rei, ou,

porque ela iria envolver ainda mais a afeição do rei por ela

porque ela iria envolver ainda mais a afeição do rei por ela, e também insinuaria a ele que sua petição era de natureza mais do que comum: mas principalmente por direção da providência divina, que tirou sua coragem de expressão para este momento, para que ela pudesse ter uma oportunidade melhor para isso da próxima vez, por aquele grande acidente que aconteceu antes dele, disse Wesley.

Versículo 9

viu Mardoqueu à porta do rei, que não se levantou nem se moveu por ele, encheu-se de indignação contra Mardoqueu

Naquele dia, saiu Hamã alegre e com o coração alegre; mas, quando Hamã viu Mardoqueu à porta do rei, que não se levantou nem se moveu por ele, encheu-se de indignação contra Mardoqueu.

Nem se moveu - Para mostrar o quão pouco ele o temia, e que ele tinha uma firme confiança em seu Deus, que ele iria libertá-lo e seu povo nesta grande exigência, afirmou Wesley.

Versículo 10

Todavia Hamã se conteve

Todavia Hamã se conteve, e, voltando para casa, mandou chamar os seus amigos e Zeres, sua mulher.

Comentários de Wesley:

Absteve-se - De tomar vingança presente sobre Mardoqueu, que ele poderia facilmente ter efetuado, seja por suas próprias mãos, ou qualquer um de seus servos, sem qualquer medo de inconveniência para si mesmo. Mas aqui a sábia e poderosa providência de Deus apareceu, dispondo o coração de Hamã, contrariamente à sua própria inclinação, e fazendo-o, por assim dizer, colocar grilhões em suas próprias mãos.

Versículo 12

Sim, a rainha Ester não deixou ninguém entrar com o rei no banquete que ela havia preparado, exceto eu

Hamã disse mais: Sim, a rainha Ester não deixou ninguém entrar com o rei no banquete que ela havia preparado, exceto eu; e amanhã sou convidado a ela também com o rei.

Eu sou - Assim, ele faz aquela questão de glória que foi a ocasião de sua ruína total. Tão ignorantes são os homens mais sábios e sujeitos a erros fatais, regozijando-se quando têm mais motivos para temer e lamentando as coisas que tendem à alegria e ao conforto, disse Wesley.

Versículo 13

enquanto vejo o judeu Mardoqueu sentado à porta do rei

Contudo, tudo isso de nada me vale, enquanto vejo o judeu Mardoqueu sentado à porta do rei.

Comentários de Wesley:

Availeth - Não me dá conteúdo. Tal tormento sua inveja e malícia trouxeram sobre ele.

Sentado - Desfrutando dessa honra e privilégio sem perturbação, e negando-me a adoração que me é devida por ordem do rei. Assim, embora os homens orgulhosos tenham muito em mente, se não tiverem tudo em mente, não é nada.

A milésima parte do que Hamã tinha, daria a um homem modesto e humilde

Comentários de Wesley:

A milésima parte do que Hamã tinha, daria a um homem modesto e humilde, tanta felicidade quanto ele espera receber de qualquer coisa sob o sol. E Hamã reclama tão apaixonadamente, como se estivesse no mais baixo nível da pobreza!

Versículo 14

Faça-se uma forca de cinquenta côvados de altura, e amanhã dize ao rei que Mardoqueu seja enforcado nela

Então Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos lhe disseram: Faça-se uma forca de cinquenta côvados de altura, e amanhã dize ao rei que Mardoqueu seja enforcado nela; então entra alegremente com o rei ao banquete. E isso pareceu bem aos olhos de Hamã; e ele fez com que a forca fosse feita.

Cinquenta côvados - Que pode ser mais visível para todos, e assim ser mais vergonhoso para Mardoqueu, e atingir todos os inimigos de Hamã com um maior medo de desprezá-lo ou opor-se a ele, [8] disse Wesley.

 

===============================

 

Mordoqueu é honrado pelo rei

 

Então Hamã entrou. E o rei lhe disse: Que se fará ao homem a quem o rei se agrada honrar? Ora, Hamã pensava no seu coração: A quem se agradaria o rei de honrar mais do que a mim mesmo?

Tragam-se as vestes reais que o rei costuma usar, e o cavalo em que o rei monta, e a coroa real que está sobre a sua cabeça

===============================

 

Ester 6

 

Versículo 1

 

Naquela noite, o rei não conseguiu dormir

Naquela noite, o rei não conseguiu dormir, e ordenou que trouxessem o livro de registros das crônicas; e foram lidos perante o rei.

Comentários de Wesley:

Sono - Quão vãs são todas as invenções do homem tolo contra o Deus sábio e onipotente, que tem os corações e as mãos dos reis e de todos os homens perfeitamente à sua disposição, e pode, por tais acidentes triviais (como são considerados) mudar suas mentes e produzir efeitos tão terríveis.

Foram lidos - Sua mente sendo perturbada, ele não sabia como, nem por que, ele chama isso para uma diversão, Deus colocando esse pensamento nele, pois de outra forma ele poderia ter se distraído, como costumava fazer, com suas esposas ou concubinas, ou vozes e instrumentos de música, que eram muito mais agradáveis ao seu temperamento.

Versículo 3

Que honra e dignidade se fez a Mardoqueu por isso?

E disse o rei: Que honra e dignidade se fez a Mardoqueu por isso? Então disseram os servos do rei que o serviam: Nada se fez por ele.

Nada - Ele não teve recompensa por este grande e bom serviço. O que pode acontecer por esquecimento do rei; ou pela inveja dos cortesãos; ou porque ele era judeu e, portanto, odioso e desprezível, disse Wesley.

Versículo 4

Ora, Hamã tinha entrado no átrio exterior da casa do rei, para dizer ao rei que enforcasse Mardoqueu na forca que lhe tinha preparado

E disse o rei: Quem está no átrio? Ora, Hamã tinha entrado no átrio exterior da casa do rei, para dizer ao rei que enforcasse Mardoqueu na forca que lhe tinha preparado.

Comentários de Wesley:

Hamã – De manhã cedo, porque sua malícia não o deixaria dormir; e ele ficou impaciente até que executou sua vingança; e estava resolvido a esperar a primeira oportunidade de falar com o rei, antes de se envolver em outros assuntos.

Pátio externo - Onde ele esperou; porque era perigoso entrar no pátio interno sem licença especial, cap. 4:11.

Versículo 6

Então Hamã entrou. E o rei lhe disse: Que se fará ao homem a quem o rei se agrada honrar?

Então Hamã entrou. E o rei lhe disse: Que se fará ao homem a quem o rei se agrada honrar? Ora, Hamã pensava no seu coração: A quem se agradaria o rei de honrar mais do que a mim mesmo?

Comentários de Wesley:

Homem - Ele não nomeia nenhum, porque ele teria a resposta mais imparcial. E provavelmente não sabia nada sobre a diferença entre Hamã e Mardoqueu.

Pensamento - Como ele tinha grandes razões para fazer, por causa do favor que o rei havia mostrado a ele acima de todos os outros.

Versículo 8

Tragam-se as vestes reais que o rei costuma usar

Tragam-se as vestes reais que o rei costuma usar, e o cavalo em que o rei monta, e a coroa real que está sobre a sua cabeça;

Vestuário real - Sua vestimenta externa, que era feita de púrpura, entrelaçada com ouro, como Justino e Cartius relatam, disse Wesley.

Versículo 12

E Mardoqueu voltou à porta do rei

E Mardoqueu voltou à porta do rei. Mas Hamã apressou-se a ir para sua casa, chorando, e com a cabeça coberta.

Comentários de Wesley:

Portão - Para seu antigo lugar; mostrando que, como ele não foi oprimido pelas ameaças de Hamã, ele não se ensoberbeceu com essa honra.

Cover'd - Em sinal de sua vergonha e tristeza por sua inesperada decepção, e pela grande honra feita ao seu adversário abominado, por suas próprias mãos, e com sua própria desgraça pública.

Versículo 13

E contou Hamã a Zeres, sua mulher, e a todos os seus amigos tudo o que lhe tinha acontecido

E contou Hamã a Zeres, sua mulher, e a todos os seus amigos tudo o que lhe tinha acontecido. Disseram-lhe, pois, os seus sábios e Zeres, sua mulher: Se Mardoqueu for da descendência dos judeus, diante dos quais começaste a cair, não prevalecerás contra ele, mas certamente cairás diante dele.

Homens sábios - Os magos, a quem, à maneira persa, ele havia convocado para consultar sobre esta estranha emergência, disse Wesley.

Versículo 14

e apressaram-se a trazer Hamã ao banquete que Ester

E, estando ainda conversando com ele, vieram os eunucos do rei, e apressaram-se a trazer Hamã ao banquete que Ester tinha preparado.

Trazer - Que agora estava relaxado para ir para lá, por causa do grande desânimo de sua própria mente,[9] disse Wesley.

 

===============================

 

Ester revela ao rei a trama de Hamã

 

Então respondeu o rei Assuero e disse à rainha Ester: Quem é ele e onde está aquele que ousou em seu coração fazer isso?

E disse Ester: O adversário e inimigo é este ímpio Hamã. Então Hamã teve medo diante do rei e da rainha.

 

===============================

 

Ester 7

 

Versículo 3

Se tenho achado graça aos teus olhos, ó rei, e se for do agrado do rei

Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se tenho achado graça aos teus olhos, ó rei, e se for do agrado do rei, dê-se-me a minha vida a meu pedido, e o meu povo a meu pedido.

Comentários de Wesley:

Minha vida - É meu único pedido, que você não me entregue à malícia daquele homem que planeja tirar minha vida. Mesmo um estranho, um criminoso, terá permissão para pedir sua vida. Mas que uma amiga, uma esposa, uma rainha, tenha a oportunidade de fazer tal petição, foi muito comovente.

Versículo 4

Pois somos vendidos, eu e meu povo, para sermos destruídos, para sermos mortos e para perecermos

Pois somos vendidos, eu e meu povo, para sermos destruídos, para sermos mortos e para perecermos. Mas se tivéssemos sido vendidos por escravos e escravas, eu teria segurado minha língua, embora o inimigo não pudesse compensar o dano do rei.

Comentários de Wesley:

Vendido - Pela crueldade daquele homem que ofereceu uma grande soma para comprar nossa destruição.

Countervail - Seus dez mil talentos não reparariam a perda do rei, nos costumes e tributos que o rei recebe dos judeus, dentro de seus domínios.

Versículo 5

Quem é ele e onde está aquele que ousou em seu coração fazer isso?

Então respondeu o rei Assuero e disse à rainha Ester: Quem é ele e onde está aquele que ousou em seu coração fazer isso?

Comentários de Wesley:

Quem... - As expressões são curtas e duplicadas, como procedentes de uma mente descomposta e enfurecida.

Durst - Ou seja, para me contornar e obter um decreto, pelo qual não apenas minha propriedade deveria ser tão prejudicada e tantos de meus súditos inocentes destruídos, mas minha rainha também envolvida na mesma destruição.

Assuero fica surpreso com essa maldade, da qual ele mesmo era culpado

Comentários de Wesley:

Às vezes nos assustamos com esse mal, do qual nós mesmos somos acusados. Assuero fica surpreso com essa maldade, da qual ele mesmo era culpado. Pois ele consentiu com o decreto sangrento. Para que Ester pudesse ter dito: Tu és o homem!

Versículo 6

O adversário e inimigo é este ímpio Hamã

E disse Ester: O adversário e inimigo é este ímpio Hamã. Então Hamã teve medo diante do rei e da rainha.

Com medo - E era hora de ele temer, quando a rainha era sua promotora, o rei seu juiz, sua própria consciência uma testemunha contra ele. E as surpreendentes reviravoltas da providência naquela mesma manhã não podiam deixar de aumentar seu medo, comentou Wesley.

Versículo 7

Hamã se levantou para rogar à rainha Ester pela sua vida

E o rei, levantando-se do banquete do vinho na sua ira, foi ao jardim do palácio, e Hamã se levantou para rogar à rainha Ester pela sua vida; pois viu que o mal estava determinado contra ele pelo rei.

Comentários de Wesley:

Foi - Como desdenhar a companhia e a visão de uma pessoa tão audaciosa: para esfriar e acalmar seus espíritos perturbados e inflamados, e considerar que punição era adequada para ser infligida a ele.

Ele viu - Pela violenta comoção da mente do rei.

Versículo 8

Então disse o rei: Forçará ele também a rainha diante de mim em casa?

Então o rei voltou do jardim do palácio para o lugar do banquete do vinho; e Hamã caiu na cama em que estava Ester. Então disse o rei: Forçará ele também a rainha diante de mim em casa? Quando a palavra saiu da boca do rei, eles cobriram o rosto de Hamã.

Comentários de Wesley:

Cama - Na qual a rainha se sentou à mesa.

Força - Ele tentará a castidade de minha rainha, como já tentou contra a vida dela! Ele fala isso não por ciúme real, mas por uma mente exasperada, que aproveita todas as ocasiões para desabafar contra a pessoa que fez a provocação.

Eles - Os camareiros do rei e da rainha que os atendem.

Coberto - Para que o rei não se ofendesse ou se entristecesse com a visão de uma pessoa que ele agora odiava: e porque eles o consideravam uma pessoa condenada; pois os rostos de tais costumavam ser cobertos.[10]

 

===============================

 

Rei faz decreto que permite aos judeus se defendam

E Ester tornou a falar perante o rei, e prostrou-se a seus pés, e com lágrimas rogou-lhe que retirasse a maldade de Hamã, o agagita, e o seu desígnio que ele tinha maquinado contra os judeus

Nela o rei concedeu aos judeus que havia em cada cidade que se ajuntassem e defendessem a sua vida, destruíssem, matassem e fizessem perecer todo o poder do povo e da província que os assaltasse, tanto os pequeninos como as mulheres, e tomassem por presa o seu despojo

 

===============================

 

 

Ester 8

 

Versículo 1

Naquele dia, o rei Assuero deu à rainha Ester a casa de Hamã, inimigo dos judeus

Naquele dia, o rei Assuero deu à rainha Ester a casa de Hamã, inimigo dos judeus. E Mardoqueu veio à presença do rei; pois Ester lhe dissera o que ele era.

Comentários de Wesley:

A casa - Com todos os seus bens e propriedades, que sendo justamente confiscados para o rei, ele não menos justamente concede à rainha, para compensar o perigo a que Hamã a havia exposto.

Veio - Foi pelo desejo da rainha admitido na presença do rei, e família, e, ao que parece, fez um dos sete príncipes.

Tinha dito - Quão perto ele era parente dela: que até então ela havia sabiamente escondido.

Versículo 2

E o rei tirou o anel, que tomara de Hamã, e o deu a Mardoqueu

E o rei tirou o anel, que tomara de Hamã, e o deu a Mardoqueu. Ester pôs Mardoqueu sobre a casa de Hamã.

Comentários de Wesley:

Anel - Aquele anel que ele havia dado anteriormente a Hamã, ele agora dá a Mardoqueu, e com ele aquele poder do qual este anel era um sinal, tornando-o, como Hamã tinha sido, o guardião de seu sinete.

Set - Como seu mordomo, para administrar aquela grande propriedade para ela como ele achasse mais adequado.

Versículo 3

E Ester tornou a falar perante o rei, e prostrou-se a seus pés, e com lágrimas rogou-lhe que retirasse a maldade de Hamã

E Ester tornou a falar perante o rei, e prostrou-se a seus pés, e com lágrimas rogou-lhe que retirasse a maldade de Hamã, o agagita, e o seu desígnio que ele tinha maquinado contra os judeus.

Para colocar - Para revogar esse decreto cruel, disse Wesley.

Versículo 5

escreveu para destruir os judeus que há em todas as províncias do rei

E disse: Se for do agrado do rei, e se eu tiver achado graça aos seus olhos, e se isto parecer reto diante do rei, e eu for agradável aos seus olhos, escreva-se para revogar as cartas que Hamã, filho de Hamedata, o agagita, escreveu para destruir os judeus que há em todas as províncias do rei.

Comentários de Wesley:

Se... - Ela usa várias expressões, para que possa confirmar o favor do rei, por uma submissão tão completa ao seu bom prazer.

Hamã - Ela prudentemente tira o ódio da ação do rei, e coloca-o sobre Hamã, que tinha para seus próprios fins planejado todo o negócio, e contornou o rei nele.

Versículo 8

Escrevei também para os judeus, como vos aprouver, em nome do rei

Escrevei também para os judeus, como vos aprouver, em nome do rei, e selai-o com o anel do rei; porque a escrita em nome do rei, e selada com o anel do rei, ninguém pode reverter.

Reverter - Por esta razão, ele não conseguia se lembrar das cartas anteriores, porque eram irrevogáveis pela lei dos medos e persas. Quanto mais prudente é nossa constituição, que nenhuma lei possa ser estabelecida para ser irrevogável? É prerrogativa de Deus não se arrepender e dizer o que nunca pode ser alterado, disse Wesley.

Versículo 9

Então os escrivãos do rei foram chamados naquele tempo

Então os escrivãos do rei foram chamados naquele tempo, no terceiro mês, isto é, no mês de sivã, no vigésimo terceiro dia; e foi escrito conforme tudo o que Mardoqueu ordenara aos judeus, e aos tenentes, e aos prefeitos, e aos governadores das províncias que vão desde a Índia até a Etiópia, cento e vinte e sete províncias, a cada província segundo o seu modo de escrever, e a cada povo segundo a sua língua, e aos judeus segundo o seu modo de escrever, e de acordo com sua língua.

Então - Que foi mais de dois meses após o decreto anterior. Durante todo esse tempo, disse Wesley.

Deus permitiu

Comentários de Wesley:

Deus permitiu que os judeus jazissem sob o erro deste dia terrível, para que pudessem ser mais profundamente humilhados e purificados daqueles muitos e grandes pecados sob os quais jaziam; para que pudessem ser convencidos de seu grande pecado e loucura nas muitas ofertas que tiveram de retornar ao seu país natal,

significa que estão dispersos nas várias partes deste vasto domínio

o que significa que estão dispersos nas várias partes deste vasto domínio, eles eram como uma presa muito fácil para seus inimigos, enquanto seus irmãos na Judéia estavam em melhor capacidade de se preservar:  e para a maior ilustração do glorioso poder, sabedoria e bondade de Deus em dar ao seu povo uma libertação tão admirável e inesperada, disse Wesley.

Versículo 10

E escreveu em nome do rei Assuero, e selou-o com o anel do rei

E escreveu em nome do rei Assuero, e selou-o com o anel do rei, e enviou cartas por correios a cavalo, e cavaleiros em mulas, camelos e dromedários.

Cavaleiros - Que não foram empregados no envio da carta anterior: mas esta vinda mais tarde exigiu mais cuidado e rapidez, para que os judeus pudessem ser aliviados de seus medos atuais, e ter tempo para providenciar para a sua própria defesa, comentou Wesley.

Versículo 11

Nela o rei concedeu aos judeus que havia em cada cidade que se ajuntassem e defendessem a sua vida

Nela o rei concedeu aos judeus que havia em cada cidade que se ajuntassem e defendessem a sua vida, destruíssem, matassem e fizessem perecer todo o poder do povo e da província que os assaltasse, tanto os pequeninos como as mulheres, e tomassem por presa o seu despojo,

Comentários de Wesley:

Ficar de pé - Lutar pela defesa de suas vidas contra todos os que procurassem destruí-los.

Que aqui é adicionado, para causar o maior terror em seus inimigos; e de acordo com as leis e costumes deste reino

O poder - Governantes ou governados, sem qualquer exceção de idade, dignidade ou sexo, tanto os pequeninos quanto as mulheres - Que aqui é adicionado, para causar o maior terror em seus inimigos; e de acordo com as leis e costumes deste reino; pelo qual as crianças eram punidas pelas ofensas de seus pais: ainda não lemos nada na execução deste decreto da matança de mulheres ou crianças,  nem é provável que eles matassem seus filhos inocentes, que eram tão indulgentes com suas famílias, a ponto de não se intrometerem no despojo, disse Wesley.

Versículo 15

E Mardoqueu saiu da presença do rei vestido com trajes reais de azul e branco, e com uma grande coroa de ouro

E Mardoqueu saiu da presença do rei vestido com trajes reais de azul e branco, e com uma grande coroa de ouro, e com um manto de linho fino e de púrpura; e a cidade de Susã se alegrou e se alegrou.

Comentários de Wesley:

Grande coroa - Que o chefe dos príncipes persas foram autorizados a usar, mas com distinção suficiente da coroa do rei.

A cidade - Não apenas os judeus, mas o maior número de cidadãos, que pela lei da natureza abominavam conselhos sangrentos e tinham uma complacência em atos de misericórdia.

Versículo 16

Os judeus tinham luz, alegria e honra

Os judeus tinham luz, alegria e honra.

Comentários de Wesley:

Alegria - Isso explica a metáfora anterior por duas palavras que expressam a mesma coisa, para denotar a grandeza da alegria.

Honra - Em vez daquele desprezo sob o qual eles haviam estado.[11]

 

===============================

 

Os judeus triunfam e o Purim é instituído

 

Para confirmar estes dias de Purim em seus tempos determinados, conforme Mardoqueu, o judeu, e Ester, a rainha, lhes haviam ordenado, e como haviam decretado para si e para sua descendência, os assuntos dos jejuns e seu clamor

 

===============================

 

Ester 9

 

Versículo 2

Os judeus se ajuntaram em suas cidades, em todas as províncias do rei Assuero

Os judeus se ajuntaram em suas cidades, em todas as províncias do rei Assuero, para lançar as mãos sobre os que procuravam seu mal: e ninguém podia resistir a eles; porque o temor deles caiu sobre todos os povos.

Nenhum homem - Seus inimigos, embora eles pegaram em armas contra eles, ainda foram facilmente conquistados e destruídos por eles, disse Wesley.

Versículo 6

E os judeus mataram quinhentos homens em Susã

E os judeus mataram quinhentos homens em Susã, a capital, e destruíram quinhentos homens.

Shushan - Na cidade assim chamada.

Matou - Quem eles sabiam ser tal que observaria todas as oportunidades para destruí-los; o que eles também podem tentar fazer agora.

Versículo 10

inimigo dos judeus

Os dez filhos de Hamã, filho de Hamedata, inimigo dos judeus, mataram; mas sobre o despojo não puseram a mão.

 

Mas... - Porque eles deixariam isso para seus filhos, para que parecesse que o que eles fizeram não foi feito por malícia ou cobiça, mas por mera necessidade, e por aquela grande lei de autopreservação, disse Wesley.

Versículo 12

E disse o rei à rainha Ester

E disse o rei à rainha Ester: Os judeus mataram e destruíram quinhentos homens na fortaleza de Susã, e os dez filhos de Hamã; O que eles fizeram no resto das províncias do rei? Agora, qual é a tua petição? e ser-te-á concedido: Ou qual é ainda o teu pedido? e assim será feito.

O que - No qual, sem dúvida, muitos mais foram mortos. De modo que concedi plenamente a tua petição. E, no entanto, se você tiver mais alguma coisa a pedir, estou pronto para concedê-la, disse Wesley.

Versículo 13

e os dez filhos de Hamã sejam enforcados na forca

Então disse Ester: Se for do agrado do rei, conceda-se aos judeus que estiverem em Susã fazerem amanhã também conforme o decreto de hoje, e os dez filhos de Hamã sejam enforcados na forca.

Comentários de Wesley:

Deixe-o, ... - Para matar seus inimigos implacáveis. Pois não é improvável que os maiores e piores deles tenham se escondido naquele dia; depois disso, expirada a comissão concedida aos judeus, eles voltaram confiantes para suas casas.

Enforcado - Eles foram mortos antes; agora que seus corpos sejam pendurados na forca de seu pai, por sua maior infâmia e pelo terror de todos os outros que presumirem abusar do rei da mesma maneira, ou persuadi-lo a executar tais crueldades contra seus súditos.

Versículo 26

Por isso chamaram hoje Purim segundo o nome de Pur

Por isso chamaram hoje Purim segundo o nome de Pur. Portanto, por todas as palavras desta carta, e do que viram acerca deste negócio, e que lhes foi dirigido,

Pur – Esta palavra persa significa muito, porque Hamã havia determinado por sorteio que este tempo seria o tempo da destruição dos judeus, disse Wesley.

Versículo 27

Os judeus ordenaram e tomaram sobre eles

Os judeus ordenaram e tomaram sobre eles, e sobre a sua semente, e sobre todos os que se juntaram a eles, para que não falhasse, que guardassem esses dois dias de acordo com a sua escrita e de acordo com o seu tempo determinado todos os anos;

Comentários de Wesley:

Como unidos - Prosélitos gentios; que foram obrigados a se submeter a outras leis judaicas e, portanto, a esta também; ao contrário, porque eles desfrutaram do benefício da libertação deste dia; sem o qual a nação e a religião judaicas haviam sido em grande medida, se não totalmente, extintas.

De acordo com o escrito que foi redigido por Mardoqueu, e depois confirmado pelo consentimento dos judeus.

Versículo 29

escreveram com toda a autoridade para confirmar esta segunda carta de Purim

Então a rainha Ester, filha de Abiail, e Mardoqueu, o judeu, escreveram com toda a autoridade para confirmar esta segunda carta de Purim.

Escreveu - A carta anterior, versículo 20, apenas recomendava, mas isso ordena a observação desta solenidade: porque este não foi apenas o ato de Mardoqueu, mas o ato de todos os judeus, vinculando-se à posteridade, disse Wesley.

Versículo 30

E enviou as cartas a todos os judeus

E enviou as cartas a todos os judeus, às cento e vinte e sete províncias do reino de Assuero, com palavras de paz e de verdade,

Paz - Com paz, amizade e bondade para com seus irmãos, e verdade, sinceridade, afirmou Wesley.

Versículo 31

conforme Mardoqueu, o judeu, e Ester, a rainha, lhes haviam ordenado

Para confirmar estes dias de Purim em seus tempos determinados, conforme Mardoqueu, o judeu, e Ester, a rainha, lhes haviam ordenado, e como haviam decretado para si e para sua descendência, os assuntos dos jejuns e seu clamor.

Clame - Por aquelas grandes calamidades que foram decretadas a todos os judeus, e para a remoção das quais, não apenas Ester e os judeus em Susã, mas todos os outros judeus em todos os lugares, sem dúvida voaram para Deus por jejum e fortes clamores, comentou Wesley.

Versículo 32

E o decreto de Ester confirmou esses assuntos de Purim

E o decreto de Ester confirmou esses assuntos de Purim; e foi escrito no livro.

Comentários de Wesley:

Ou - Quem havia recebido autoridade do rei.

O livro - Nos registros que os judeus mantinham de suas passagens mais memoráveis.[12]

 

===============================

 

A Ascensão de Mordoqueu ao poder e à grandeza

Ora, todos os atos do seu poder e do seu poder, e a proclamação da grandeza de Mardoqueu, a que o rei o apresentou, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis da Média e da Pérsia?

===============================

 

Ester 10

 

Versículo 2

Ora, todos os atos do seu poder e do seu poder, e a proclamação da grandeza de Mardoqueu

Estes estão perdidos há muito tempo e enterrados no esquecimento, enquanto os escritos sagrados permanecem em todo o mundo

Comentários de Wesley:

Crônicas... - Estes estão perdidos há muito tempo e enterrados no esquecimento, enquanto os escritos sagrados permanecem em todo o mundo. Quando os reinos dos homens, monarcas e suas monarquias forem destruídos, e seu memorial perecer com eles, o reino de Deus entre os homens, e os registros desse reino, permanecerão como os dias do céu.[13]

 

===============================

 



[1]https://pt.wikipedia.org/ wiki/Ester

[2] https://crerepensar.com.br/quem-foi-ester/

[3]https://pt.wikipedia.org/ wiki/Ester

[4] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/esther-1.html

[5] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/esther-2.html.

[6] https://www.studylight.org/ comentários/eng/wen/esther-3.html. 

[7] https://www.studylight.org/Comentários/Eng/Wen/esther-4.html. 

[8] . https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/esther-5.html. 

[9] https://www.studylight.org/Comentários/Eng/Wen/esther-6.html. 

[10] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/esther-7.html

[11] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/esther-8.html. 1

[12] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/esther-9.html.

[13] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/esther-10.html. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog