Jesus, as prostitutas e o Reino de Deus


Notas explicativas de Wesley

 

Odilon Massolar Chaves

 

===============================

 

 


===============================

 

 

 

Copyright © 2025, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 432

Livros publicados pelo autor: 542

Livretos: 3

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.

 

===============================


Jesus lhes disse: "Digo a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus.

Porque João veio para mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele”

(Mateus 21.31-32)

===============================

 

Índice

 

·        Introdução

·        A prostituição na Bíblia

·        Maria Madalena, a discípula de Jesus que nunca foi prostituta

·        Josué envia dois espias a Jerico que são protegidos pela prostituta Raabe

·        Jesus perdoa a prostituta que ungiu seus pés

·        Casamento de Oséias com uma prostituta

·        Oséias se casa com uma prostituta como símbolo da infidelidade de Israel

 

 

===============================

Introdução

 

“Jesus, as prostitutas e o Reino de Deus” é um livro de 40 páginas baseado nas notas explicativas de Wesley e na Bíblia.

A prostituição é condenada tanto no Antigo como no Novo Testamento. Israel é comparado às prostitutas como símbolo de infidelidade a Deus.

“No livro de Ezequiel encontramos dois relatos em que prostitutas representam a grande infidelidade do povo de Deus em Israel e em Judá (Ezequiel, capítulos 16 e 23)”. [1]

Paulo é bem claro sobre o pecado sexual: “Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo” (1 Co 6.18).

Mas a Bíblia fala da prostituta Raabe que foi abençoada e salva por proteger os espias de Israel antes da queda das muralhas de Jericó. Ela revelou crer no poder de Deus.

E Jesus disse sobre os publicanos e as prostitutas que creram: "Digo a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Porque João veio para mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele” (Mateus 21.31-32).

Jesus abençoou a prostituta que ungiu seus pés. Disse que a sua fé a tinha salvado. E ela foi em paz.

Mas Maria Madalena nunca foi prostituta. Ela tinha, sim, virtudes. O erro foi de um papa que pregou sobre Maria Madalena como sendo uma prostituta.

Um livro que nos leva a rever o nosso posicionamento sobre as prostitutas dentro das diretrizes do Evangelho e da Missão da Igreja.

 

O Autor

 

=============================== 

A prostituição na Bíblia

===============================

 

A prostituição é condenada tanto no Antigo como no Novo Testamento. Israel é comparado às prostitutas como símbolo de infidelidade a Deus.

Na Lei de Moisés está escrito: "Nenhum israelita, homem ou mulher, poderá tornar-se prostituto cultual. Não tragam ao santuário do Senhor, o seu Deus, os ganhos de uma prostituta ou de um prostituto, a fim de pagar algum voto, pois o Senhor, o seu Deus, por ambos tem repugnância” (Deuteronômio 23.17-18).

Os profetas denunciaram a prostituição de Israel: “No livro de Ezequiel encontramos dois relatos em que prostitutas representam a grande infidelidade do povo de Deus em Israel e em Judá (Ezequiel, capítulos 16 e 23)”. [2]

Paulo é bem claro sobre o pecado sexual: “Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo” (1 Co 6.18).

E disse mais ainda: “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5.19-21).

Na visão que o apóstolo João registrou no livro de Apocalipse, ele viu uma prostituta. Ela é chamada de a “grande prostituta” e de “Babilônia, a Grande, a mãe das prostitutas”. (Apo. 17:1, 5). [3]

E Raabe, a prostituta?

Deus a usou dentro do seu plano para Israel.

“A Bíblia registra o Seu uso de uma prostituta chamada Raabe para promover o cumprimento do Seu plano. Como resultado da sua obediência, ela e sua família foram recompensadas e abençoadas (Josué 2:16:17-25)”.[4]

A Bíblia diz que “Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes” (Hebreus 11.21).

Quem foi Raabe?

“Raabe é uma personagem bíblica que aparece no livro de Josué, na Bíblia. Ela era uma prostituta que vivia em Jericó, uma cidade fortificada que os israelitas planejavam conquistar. A vida de Raabe inspira fé e coragem, devido a sua confiança e obediência a Deus.

Quando os espiões (espias) israelitas chegaram à cidade, Raabe os escondeu em sua casa, que ficava sobre a muralha. Mesmo correndo o risco de ser considerada uma traidora, Raabe ajudou a protegê-los dos inimigos, os soldados do rei de Jericó. Ela reconheceu que o poder de Deus estava com os israelitas e pediu que eles salvassem sua vida e a de sua família quando a cidade fosse conquistada por Israel”.[5]

A Bíblia ainda cita o profeta Oséias que se casou com uma prostituta a pedido do Senhor para revelar a infidelidade de Israel com o Senhor: “E disse o Senhor a Oséias: Vai, toma para ti mulher de prostituições e filhos de prostituições; porque a terra tem cometido grande prostituição, apartando-se do Senhor” (Oséias 1.2).

Com as prostitutas que demonstraram arrependimento, Jesus teve uma visão favorável.

Ele demonstrou misericórdia com a prostituta que ungiu seus pés, na casa do fariseu, que criticava Jesus.

Jesus disse ao fariseu: “Por isso te digo que os seus muitos pecados estão perdoados; porque ela amou muito, mas a quem pouco é perdoado, pouco ama”.

Comentou Wesley: “Ela sabia que muito havia sido perdoada e, portanto, amava muito”.

E Jesus disse à mulher: “A tua fé te salvou; Vá em paz”.[6]

Em outra ocasião, Jesus disse aos fariseus: "Digo a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Porque João veio para mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele” (Mateus 21.31-32).

 

===============================

Maria Madalena, a discípula de Jesus que nunca foi prostituta

===============================

 

 

Maria Madalena é sempre citada como alguém fazendo o bem e de caráter.

Mas, com o passar dos anos, essa realidade mudou.

Um papa fez um sermão e chamou Maria Madalena de “mulher pecadora”. O mal foi lançado nas mentes das pessoas ao longo dos séculos.

Mas “não há nada no Novo Testamento que sugira que Maria Madalena fosse ligada ao trabalho sexual. Isso levanta a discussão sobre de onde o Papa Gregório teria tirado a ideia de que ela era uma “pecadora”. De acordo com historiadores, o Papa acabou criando um consenso em uma ideia que circulava entre os homens da Igreja de sua época.”[7]

A virada na sua “reputação” começou a “ocorrer em 591 d.C., quando o Papa Gregório I fez um sermão em que a chamava de ‘mulher pecadora’. Mais de 1.400 anos depois, essa fama permanece, e Maria Madalena foi retratada na arte e na literatura de várias formas. Neste texto, compartilhamos o que se sabe sua história.”[8]

Alguns historiadores ou teólogos, indicam a possibilidade dos demônios de Maria Madalena serem problemas físicos e emocionais, mas o conteúdo e contexto bíblico mostram clareamento a existência de demônios.

O teólogo Leon Morris disse: “Maria, chamada Madalena. Esta Maria tinha sido possuída por demônios até que Jesus a libertou. Muitos também assumem que ela havia se dedicado à imoralidade, mas isto não é dito pelo texto bíblico. “A imaginação cristã mal interpretou a pessoa de Maria Madalena, principalmente vendo-a como uma bela mulher que Jesus havia salvado de uma vida imoral. Não há nada nas fontes que indique isto.”[9]

Comentário do teólogo metodista Adam Clarke

“Dos quais foram sete demônios – Que haviam sido possuídos da maneira mais extraordinária; provavelmente um caso de loucura inveterada, provocada pela influência de espíritos malignos. O número sete aqui pode expressar o grau superlativo”.[10]

Maria Madalena mudou radicalmente a sua vida após ser liberta e seguir os passos de Jesus.

Maria Madalena foi discípula de Jesus. Caminhou, aprendeu com Jesus.

Recebeu seu ensino, sua graça, seu amor. Foi tratada em seu caráter.

Dentre as marcas do seu caráter e personalidade, estão:

Um coração doador

 Maria Madalena e outras mulheres ajudavam a manter o ministério de Jesus com seus bens: "as quais lhes prestavam assistência com os seus bens" (Lc 8.3). 

Maria aprendeu que mais bem-aventurado é dar do que receber. Quem tem o amor ágape sempre se doa ao próximo e a Deus. Quem vive segundo somente a sua própria natureza, a tendência é sempre querer mais de uma forma descontrolada e, muitas vezes, desumana e injusta.

Movida pela fidelidade e amor

No dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada" (Jo 20.1). 

Cá entre nós, quem levantaria de madrugada para ir ao cemitério ver um morto? É verdade que ela esperava encontrar o corpo de Jesus. Deus expulsou o espírito de medo e lhe deu espírito de coragem e de amor!

O que moveu Maria Madalena para ter essa coragem foi o amor que ela tinha por Jesus. A Bíblia diz que o perfeito amor lança fora o medo (1 Jo 4.18). Quem tem experiência com Jesus e experimenta seu amor passa a ter qualidade de vida e sabe que nEle está o manancial da vida. 

Fidelidade e amor são frutos do Espírito.

Alegria de compartilhar sobre Jesus

 "(...) correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava" (Jo 20.2). 

Ela compartilhou do que viu. Mostrou ser responsável e ter compromisso. Isso se aplica ao nosso compromisso com a comunidade, Igreja, trabalho, família e relacionamento com os amigos e amigas. Isso se chama também cidadania.

A alegria é um fruto do Espírito.

Serva, submissa e membro do corpo de Cristo

Quando viu que Jesus não estava mais no túmulo, ela procurou à liderança da igreja mostrando ser submissa aos líderes e contou sobre o desaparecimento do corpo de Jesus que poderia até mudar a história do cristianismo (Jo 20.2). 

O individualismo é prejudicial. Trabalhar em equipe produz mais e erramos menos. Respeitar aos líderes é fundamental. Traz unidade ao grupo. Devemos compartilhar uns com os outros.

Uma mulher perseverante

Mas Maria ficou de pé” (Wesley)

Os discípulos viram o túmulo vazio e voltaram para casa (Jo 20.10). "Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo" (Jo 20.11). 

Wesley disse: “Maria, porém, estava do lado de fora do sepulcro, chorando, e, chorando, inclinou-se e olhou para o sepulcro”.

Mas Maria ficou de pé - Com mais constância. Marcos 16:9.”[11]

O Senhor lhe deu espírito de persistência, perseverança nas dificuldades. Ela não olhou para as circunstâncias. Se os discípulos haviam esmorecido, talvez com medo ou decepção, ela permaneceu firme à procura de Jesus.

Seguir somente a Jesus

Ela olhou para dentro do túmulo e viu dois anjos (Jo 20.12), que foram até cordiais com ela e lhes perguntaram porque ela chorava. Mas ela queria era Jesus e ela respondeu: "porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram" (Jo 20.13).

Há uma onda de esoterismo no mundo onde muitos anjos são cultuados. Existe anjo para tudo. Eles acabam sendo mais importantes do que Jesus. Eles são, sim, nossos auxiliares (Hb 1.14), mensageiros de Deus, mas o mais importante é Jesus.

Ela amava a Jesus e demonstrou isso indo ao túmulo, mas ela também expressou sua emoção e não teve vergonha de esconder o que sentia. Ela chorava e perguntava aonde estava Jesus (Jo 20. 13, 15).

 

 ===============================

Josué envia dois espias a Jerico que são protegidos pela prostituta Raabe

===============================


 Josué 2


O autor do livro de Josué disse que Josué, filho de Num, enviou de Sitim dois homens para espionarem secretamente, dizendo: Ide ver a terra, Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma prostituta, chamada Raabe, e passaram a noite ali.

Wesley comentou: Provavelmente Israel tinha apenas um amigo em toda Jericó: e Deus os dirigiu a ela! Assim, o que parece ser mais acidental, muitas vezes é superado, para servir aos grandes fins da providência. E aqueles que reconhecem a Deus em seus caminhos, ele os guiará com seus olhos.

O autor do livro de Josué falou o que Raabe disse aos dois espias: ,E disse aos homens: Sei que o Senhor vos deu a terra, e que o vosso terror caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra desfalecem por vossa causa.

Raabe disse aos dois espias: Agora, pois, peço-vos, jurai-me pelo Senhor, visto que vos usei de benevolência, que também usareis de benevolência para com a casa de meu pai, e me dareis um sinal verdadeiro; escreveu o autor do livro de Josué.

O autor do livro de Josué citou Raabe falando aos dois espias: E que salvareis com vida meu pai, e minha mãe, e meus irmãos, e minhas irmãs, e tudo o que têm, e livrareis nossas vidas da morte.

E assim aconteceu. 

Enviou de Sitim dois homens para espionarem secretamente, dizendo: Ide ver a terra, Jericó

Versículo 1

O autor do livro de Josué disse: E Josué, filho de Num, enviou de Sitim dois homens para espionarem secretamente, dizendo: Ide ver a terra, Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma prostituta, chamada Raabe, e passaram a noite ali.

Wesley comentou: Enviado - Ou, tinha enviado: Dois homens - Não doze, como Moisés fez, porque aqueles eram para ver toda a terra, estes, mas uma pequena parcela dela.

Ou seja, aprender o estado da terra e das pessoas

Wesley comentou: Espionar - Ou seja, aprender o estado da terra e das pessoas. É evidente que Josué não fez isso por desconfiança; é provável que ele tivesse o comando e a direção de Deus para o encorajamento de si mesmo e de seu exército.

Com referência não aos seus inimigos, sendo essa a prática de todos os espiões, mas aos israelitas

Secretamente - Com referência não aos seus inimigos, sendo essa a prática de todos os espiões, mas aos israelitas; um bom cuidado para evitar o inconveniente que possivelmente poderia ter surgido, se o relatório deles tivesse sido desanimador, disse Wesley.

Ou seja, a terra ao redor de Jericó

Jericó – Ou seja, a terra ao redor de Jericó, juntamente com a cidade. Heb. A terra e Jericó, isto é, especialmente Jericó, afirmou Wesley.

Harlot - Assim, a palavra hebraica é usada

Wesley comentou: Harlot - Assim, a palavra hebraica é usada, Juízes 11:1, e por isso é traduzida por dois apóstolos, Hebreus 11:31Tiago 2:25, tal ela era agora, ou melhor, tinha sido anteriormente.

Apresentado - Ou, deitar; como a mesma palavra é traduzida, Josué 2:8 , se recompôs para descansar; mas eles foram impedidos dessa intenção, disse Wesley.

Versículo 2

Eis que vieram aqui de noite homens dos filhos de Israel para espiar a terra

O autor do livro de Josué disse: E foi anunciado o rei de Jericó, dizendo: Eis que vieram aqui de noite homens dos filhos de Israel para espiar a terra.

Para a noite - Esta noite.

Versículo 3

E o rei de Jericó mandou dizer a Raabe: Tira para fora os homens que vieram ter contigo

E o rei de Jericó mandou dizer a Raabe: Tira para fora os homens que vieram ter contigo, os quais entraram em tua casa, porque vieram espiar toda a terra, disse o autor do livro de Josué disse.

Deus os dirigiu a ela!

Wesley comentou: Provavelmente Israel tinha apenas um amigo em toda Jericó: e Deus os dirigiu a ela! Assim, o que parece ser mais acidental, muitas vezes é superado, para servir aos grandes fins da providência. E aqueles que reconhecem a Deus em seus caminhos, ele os guiará com seus olhos.

Versículo 4

E a mulher tomou os dois homens, e os escondeu

E a mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse assim: Vieram a mim homens

Mas a mulher tinha tomado - e os escondeu, antes que os mensageiros viessem do rei

Wesley comentou: E a mulher - Ou, Mas a mulher tinha tomado - e os escondeu, antes que os mensageiros viessem do rei; assim que ela entendeu por seus vizinhos, que havia uma suspeita do assunto, e adivinhou que a busca seria feita. E isso é justamente mencionado como um grande e generoso ato de fé, Hebreus 11:31 , pois ela aparentemente arriscou sua vida em uma persuasão firme da verdade da palavra de Deus e da promessa dada aos israelitas.

Sua resposta contida nestas e nas seguintes palavras era falsa e, portanto, inquestionavelmente pecaminosa

Wesley afirmou: De onde eles eram - Sua resposta contida nestas e nas seguintes palavras era falsa e, portanto, inquestionavelmente pecaminosa; embora sua intenção fosse boa nisso. Mas é muito provável, ela sendo uma pagã, pode pensar que uma mentira oficiosa não é ilegal.

Versículo 6

Mas ela os trouxe até o telhado da casa e os escondeu com os talos de linho

O autor do livro de Josué disse: Mas ela os trouxe até o telhado da casa e os escondeu com os talos de linho, que ela havia colocado em ordem no telhado.

Telhado - Que era plano à maneira deles.

Sobre o telhado - Para que eles possam ser secos pelo calor do sol, disse Wesley.

Versículo 7

E os homens seguiram atrás deles o caminho do Jordão

E os homens seguiram atrás deles o caminho do Jordão, até os vaus, e logo que os perseguiam saíram, fecharam a porta, disse o autor do livro de Josué.

Vaus - Ou passagens, isto é, os lugares onde as pessoas costumavam passar pelo Jordão, seja por barcos ou pontes, afirmou Wesley.

Wesley comentou: O portão – Da cidade, para evitar a fuga dos espiões, se porventura Raabe estivesse enganada, e eles ainda se escondiam nela.

Versículo 8

ela subiu a eles no terraço

E antes que fossem deitados, ela subiu a eles no terraço;

Deitado - Para dormir como eles pretendiam, disse Wesley.

Versículo 9

E disse aos homens: Sei que o Senhor vos deu a terra

O autor do livro de Josué falou: E disse aos homens: Sei que o Senhor vos deu a terra, e que o vosso terror caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra desfalecem por vossa causa.

Seu terror - Ou seja, o pavor de você, explicou Wesley.

Versículo 11

E logo que ouvimos estas coisas, o nosso coração se derreteu, e não ficou mais coragem em ninguém por causa de vós

O autor do livro de Josué disse: E logo que ouvimos estas coisas, o nosso coração se derreteu, e não ficou mais coragem em ninguém por causa de vós; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.

Derreteu - Ou seja, foram dissolvidos, perderam toda a coragem, disse Wesley.

Versículo 12

que também usareis de benevolência para com a casa de meu pai

Agora, pois, peço-vos, jurai-me pelo Senhor, visto que vos usei de benevolência, que também usareis de benevolência para com a casa de meu pai, e me dareis um sinal verdadeiro; escreveu o autor do livro de Josué.

Pelo seu Deus, que é o único Deus verdadeiro

Wesley comentou: Pelo Senhor - Pelo seu Deus, que é o único Deus verdadeiro: então ela possui sua adoração, um ato eminente do qual está jurando pelo seu nome.

Meu parente próximo, que ela nomeia particularmente, Josué 2:13, marido e filhos, parece que ela não tinha nenhum

Wesley comentou: A casa do meu pai - Meu parente próximo, que ela nomeia particularmente, Josué 2:13, marido e filhos, parece que ela não tinha nenhum. E para si mesma, era desnecessário falar, sendo um dever claro e inegável salvar seu preservador.

Isso é tudo o que ela pede. Mas Deus fez por ela mais do que ela poderia pedir ou pensar

Sinal verdadeiro - Ou uma garantia de que você preservará a mim e aos meus da ruína comum: ou um sinal que eu possa produzir como testemunha deste acordo e um meio de minha segurança. Isso é tudo o que ela pede, disse Wesley. Mas Deus fez por ela mais do que ela poderia pedir ou pensar. Posteriormente, ela foi promovida a princesa em Israel, esposa de Salmon e uma das ancestrais de Cristo, explicou ainda Wesley.

Versículo 13

E que salvareis com vida meu pai, e minha mãe, e meus irmãos, e minhas irmãs

O autor do livro de Josué disse: E que salvareis com vida meu pai, e minha mãe, e meus irmãos, e minhas irmãs, e tudo o que têm, e livrareis nossas vidas da morte.

Tudo o que eles têm - Ou seja, seus filhos, como aparece em Josué 6:23, disse Wesley

Versículo 14

E será que, quando o Senhor nos der a terra, trataremos de ti com benevolência e verdade

O autor do livro de Josué escreveu: Responderam-lhe, pois, os homens: A nossa vida pela vossa, se não proferis este nosso negócio. E será que, quando o Senhor nos der a terra, trataremos de ti com benevolência e verdade.

Wesley comentou: Pela sua - Vamos arriscar nossas vidas pela segurança da sua.

Pelo qual eles mostram sua piedade e prudência ao administrar seu juramento

Nosso negócio - Ou seja, este nosso acordo, e a condição dele, para que outros sob esse pretexto não se garantam, disse Wesley. Pelo qual eles mostram sua piedade e prudência ao administrar seu juramento com tanta circunspecção, que nem suas próprias consciências podem ser enredadas, nem a justiça pública obstruída, Wesley comentou:.

Versículo 15

Então ela os desceu por uma corda pela janela

O autor do livro de Josué disse: Então ela os desceu por uma corda pela janela, porque a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.

Wesley comentou nos itens a seguir:

Muralha da cidade - O que lhe deu a oportunidade de dispensá-los quando os portões foram fechados.

Sobre a parede - Sua habitação particular estava lá: o que pode ser adicionado, porque a outra parte de sua casa era reservada para o entretenimento de estranhos.

Versículo 16

Levai-vos ao monte, para que os perseguidores não vos encontrem

E ela lhes disse: Levai-vos ao monte, para que os perseguidores não vos encontrem; e escondei-vos ali três dias, até que os perseguidores voltem, e depois ireis vós, disse o autor do livro de Josué.

Wesley comentou: A montanha – Ou seja, para algumas das montanhas com as quais Jericó estava envolvida, nas quais também havia muitas cavernas onde eles poderiam se esconder.

escondei-vos ali três dias

Três dias - Não três dias inteiros, mas um dia inteiro e parte de dois dias, disse Wesley.

Versículo 17

Seremos inocentes deste juramento que nos fizeste jurar

E os homens lhe disseram: Seremos inocentes deste juramento que nos fizeste jurar, disse o autor do livro de Josué.

Ou, tinha dito; ou seja, antes que ela os decepcionasse

Wesley comentou: Disse - Ou, tinha dito; ou seja, antes que ela os decepcionasse; sendo muito improvável, ou ela os dispensaria antes que a condição fosse acordada; ou que ela discursaria com eles, ou eles com ela, sobre coisas tão secretas e importantes depois que fossem decepcionados, quando outros poderiam ouvi-los.

Ou seja, livre de culpa ou reprovação se for violado

Irrepreensível - Ou seja, livre de culpa ou reprovação se for violado, ou seja, se a seguinte condição não for observada, comentou Wesley.

Versículo 18

Eis que, quando entrarmos na terra, atarás este cordel de fio escarlate na janela pela qual nos deixaste descer

Eis que, quando entrarmos na terra, atarás este cordel de fio escarlate na janela pela qual nos deixaste descer, e trarás a tua casa de teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e toda a casa de teu pai, para ti, disse o autor do livro de Josué.

Wesley comentou abaixo:

Na terra – Ou seja, sobre o Jordão, e perto da cidade.

Esta linha de escarlate - Provavelmente a mesma com a qual ela estava prestes a decepcioná-los.

Para que possa ser facilmente discernido por nossos soldados

Janela - Para que possa ser facilmente discernido por nossos soldados.

Versículo 19

E será que qualquer que sair da porta da tua casa para a rua, o seu sangue cairá sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes

Disse o autor do livro de Josué: E será que qualquer que sair da porta da tua casa para a rua, o seu sangue cairá sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; e qualquer que estiver contigo em casa, o seu sangue cairá sobre a nossa cabeça, se alguma mão estiver sobre ele.

Wesley comentou: Sobre sua cabeça - A culpa de sua morte recairá inteiramente sobre si mesmo, como sendo ocasionada por sua própria negligência dos meios de segurança.

Wesley comentou abaixo:

Nossa cabeça - Estamos dispostos a suportar o pecado, a vergonha e a punição dele.

Esteja sobre ele - Para matá-lo.

Versículo 21

Que assim seja conforme as tuas palavras

E ela disse: Que assim seja conforme as tuas palavras. E despediu-os, e eles partiram, e atou o cordel escarlate na janela, disse o autor do livro de Josué.

Wesley comentou: Na janela - Imediatamente, em parte para que os espiões pudessem vê-lo pendurado antes de sua partida, e assim conhecê-lo melhor a alguma distância; em parte para que algum acidente não ocasionasse uma negligência sobre isso.

Versículo 22

Foram, pois, e chegaram ao monte, e ficaram ali três dias

Disse o autor do livro de Josué: Foram, pois, e chegaram ao monte, e ficaram ali três dias, até que os perseguidores voltaram; e os perseguidores os procuraram por todo o caminho, mas não os acharam.

Sustentando-se lá com as provisões, que Raabe lhes havia fornecido

Wesley comentou abaixo:

Três dias - Sustentando-se lá com as provisões, que Raabe lhes havia fornecido.

Os caminhos – Ou seja, na estrada para o Jordão, e os lugares próximos a ele, mas não nas montanhas.

Versículo 23

foram ter com Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo o que lhes acontecera

Voltaram, pois, os dois homens, e desceram do monte, e passaram, e foram ter com Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo o que lhes acontecera, disse o autor do livro de Josué.

Wesley explicou: Passou – Jordânia para Josué.[12]

Ora Jericó estava rigorosamente fechada

Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

 

Olha, tenho dado na tua mão a Jericó

 

Então disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos. 

Versículo 3

E cercareis a cidade, todos os homens de guerra

E cercareis a cidade, todos os homens de guerra, e rodeareis a cidade uma vez. Assim farás seis dias, escreveu o autor do livro de Josué.

Ao redor da cidade uma vez - A uma distância conveniente, fora do alcance de suas flechas, disse Wesley.

Este e o curso seguinte podem parecer ridículos e absurdos e, portanto, são prescritos por Deus

Seis dias - Todos os dias uma vez, disse Wesley. Este e o curso seguinte podem parecer ridículos e absurdos e, portanto, são prescritos por Deus, para que eles aprendam a tomar novas medidas das coisas e a esperar o sucesso não de seu próprio valor ou habilidade, mas apenas da nomeação e bênção de Deus; e, em geral, não julgar nenhuma das instituições de Deus por mera razão carnal, para a qual diversas de suas cerimônias pareceriam não menos tolas do que essa ação, completou Wesley.

Versículo 5

todo o povo gritará com grande alarido

E acontecerá que, quando tocarem longamente com a buzina de carneiro, e ouvirem o som da trombeta, todo o povo gritará com grande alarido; e o muro da cidade cairá por terra, e o povo subirá, cada um diante dele, escreveu o autor do livro de Josué.

pois a casa de Raabe não foi derrubada

O muro - Nem tudo, disse Wesley; o que era desnecessário, e poderia ter dado ao povo uma melhor oportunidade de escapar, mas apenas uma parte considerável dela, onde os israelitas poderiam entrar apropriadamente: pois a casa de Raabe não foi derrubada, versículo - 22.

Deus escolheu este caminho, para testar a fé e a obediência do povo: se eles observariam um preceito

Plano - Heb. sob ele, não foi abatido com motores que teriam feito parte dele cair de seu lugar; mas caiu por conta própria e, portanto, no lugar em que se encontrava anteriormente, disse Wesley. Deus escolheu este caminho, para testar a fé e a obediência do povo: se eles observariam um preceito, que para a política humana parecia tolo, e acreditariam em uma promessa, que parecia impossível de ser cumprida:

Assim, pela fé, não pela força, os muros de Jericó caíram

se eles poderiam suportar pacientemente as reprovações de seus inimigos e esperar pacientemente pela salvação de Deus. Assim, pela fé, não pela força, os muros de Jericó caíram, disse Wesley. [13]

 

===============================

Jesus perdoa a prostituta que ungiu seus pés

===============================

 

Lucas 7

 

 

Versículo 36

E um dos fariseus pediu-lhe que comesse com ele

E um dos fariseus pediu-lhe que comesse com ele. E entrou em casa do fariseu, e sentou-se à mesa.

E um dos fariseus pediu-lhe para comer com ele - Que a franqueza com que nosso Senhor aceitou este convite, e sua gentileza e prudência neste entretenimento enredar, nos ensine a misturar a sabedoria da serpente, com a inocência e doçura da pomba. Não recusemos absolutamente todos os favores, nem nos ressintamos de todas as negligências, daqueles cuja amizade é, na melhor das hipóteses, muito duvidosa, e sua intimidade de forma alguma segura, disse Wesley.

Versículo 37

E eis que uma mulher pecadora da cidade

E eis que uma mulher pecadora da cidade, sabendo que Jesus estava à mesa na casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com unguento,

Uma mulher – Não é o mesmo com Maria de Betânia, que o ungiu seis dias antes de sua última páscoa, disse Wesley.

Versículos 38-39

Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou

 E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento. 

Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.

Versículo 40

Simão, tenho uma coisa a dizer-te

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. E ele diz: Mestre, continua.

Comentou Wesley: E Jesus disse: Simão, tenho algo a dizer-te - Tão terno e cortês sou o endereço que nosso Senhor usa até mesmo para um fariseu orgulhoso e censurador!

Versículos 41-42

perdoou-lhes a ambos

 

 Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinquenta.

 

 E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?

 

Versículo 43

Suponho que ele, a quem ele mais perdoou

Simão respondeu e disse: Suponho que ele, a quem ele mais perdoou. E ele lhe disse: Tu julgaste bem.

Qual deles vai amá-lo mais? — Nenhum deles o amará de forma alguma, antes que ele os perdoe. Um devedor insolvente, até que seja perdoado, não ama, mas foge de seu credor, disse Wesley.

Versículo 44

disse a Simão: Vês esta mulher?

E ele, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, não me deste água para os pés, mas ela me lavou com lágrimas, e os enxugou com os cabelos da sua cabeça.

Comentou Wesley: Tu não me deste água – Era costume com os judeus mostrar respeito e bondade aos seus convidados de boas-vindas, saudando-os com um beijo, lavando seus pés e ungindo suas cabeças com óleo, ou algum unguento fino.

Versículo 47

os seus muitos pecados estão perdoados; porque ela amou muito

Por isso te digo que os seus muitos pecados estão perdoados; porque ela amou muito, mas a quem pouco é perdoado, pouco ama.

Comentou Wesley: Esses muitos pecados dela são perdoados; portanto, ela ama muito - O fruto de ela ter tido muito perdoado. Deve-se observar cuidadosamente aqui que seu amor é mencionado como o efeito e a evidência, não a causa de seu perdão. Ela sabia que muito havia sido perdoado e, portanto, amava muito.

Versículo 50

A tua fé te salvou

E ele disse à mulher: A tua fé te salvou; Vá em paz.[14]

 

 

 

===============================

 Casamento de Oséias com uma prostituta

===============================

 

Oséias 1

Versículo 2

Vai, toma para ti mulher de prostituições

Início do livro de Oséias: O início da palavra do Senhor por Oséias. E disse o Senhor a Oséias: Vai, toma para ti mulher de prostituições e filhos de prostituições; porque a terra tem cometido grande prostituição, apartando-se do Senhor.

Comentários de Wesley: Vá tomar - Isso foi, provavelmente, feito em visão, e deveria ser dito ao povo, como outras visões foram: foi parabolicamente proposto a eles, e poderia ter sido suficiente para convencer os judeus, eles teriam considerado, como Davi considerou a parábola de Natã.

Uma esposa de prostituições e filhos - Receber e manter os filhos que ela tinha antes, disse Wesley.

Versículo 4

e farei cessar o reino da casa de Israel

Início do livro de Oséias: E o Senhor lhe disse: Chama-lhe Jezreel; pois ainda um pouco, e vingarei o sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.

O sangue – As matanças feitas pela mão de Jeú ou por sua ordem, em Jezreel.

mas o usurpador, e seus sucessores aderindo à idolatria de Jeroboão

Comentários de Wesley: A casa de Jeú - Que agora possuía o trono, através dos reinados de Jeoacaz, Jeoás e Jeroboão; mas o usurpador, e seus sucessores aderindo à idolatria de Jeroboão, filho de Nebate, e acrescentando outros pecados a ela, agora provocaram Deus a declarar uma súbita extirpação da família: tudo isso aconteceu quando Salum, conspirando contra Zacarias, o matou, 2 Reis 15: 8-10.

O reino - Depois de um e quarenta anos cambaleando, caiu em ruína total e assim continuou até hoje, disse Wesley.

Versículo 5

quebrarei o arco de Israel

O livro de Oséias registrou: E acontecerá naquele dia que quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.

Comentários de Wesley:

Naquele dia - Quando minha vingança alcançou a casa de Jeú.

Quebrar - Enfraquecer e aos poucos quebrar bastante.

O arco - Toda a sua provisão, poder e habilidade bélicos.

Jezreel - Neste vale, é provável que as batalhas mais sangrentas das guerras civis tenham sido travadas; a razão disso pode ser, porque quem quer que tenha levado a vitória neste lugar, logo se tornou senhor de Samaria e Jezreel e, consequentemente, do reino.

Versículo 6

E ela concebeu novamente e deu à luz uma filha

O livro de Oséias registrou: E ela concebeu novamente e deu à luz uma filha. E Deus lhe disse: Chamai-lhe Loruama, porque não terei mais misericórdia da casa de Israel; mas vou tirá-los totalmente.

Lo-ruhamah - Não tenho pena. O nome de Israel havia sido Ruhamah por muitas eras, isto é, lamentado. Deus se compadeceu deles e os salvou de seus inimigos. Mas agora que Israel não deve mais ser lamentado, Deus os lançaria à ira de usurpadores e conspiradores, disse Wesley.

Versículo 7

Mas eu terei misericórdia da casa de Judá

O livro de Oséias registrou: Mas eu terei misericórdia da casa de Judá, e os salvarei pelo Senhor seu Deus, e não os salvarei com arco, nem com espada, nem com peleja, nem com cavalos, nem com cavaleiros.

Comentários de Wesley: 

Salve-os - eu os preservarei, para que a violência não os engula, nem o tempo de cativeiro os desgaste; e este remanescente preservado retornará e será plantado em sua própria terra, e ali mantido em segurança.

Pelo Senhor - Particularmente naquela libertação extraordinária de Ezequias e Jerusalém, de Senaqueribe.

Versículo 9

porque vós não sois o meu povo, e eu não serei o vosso Deus

O livro de Oséias registrou: Então disse Deus: Chamai-lhe Loammi, porque vós não sois o meu povo, e eu não serei o vosso Deus.

Explicação de Wesley:

Loammi - Ou seja, não é meu povo. Embora uma vez você fosse um povo peculiar, você não é mais; você é rejeitado como merecia.

Eu não serei seu Deus - eu serei um Deus para você, não mais do que para qualquer uma das nações pagãs. Este Deus executou quando os entregou nas mãos de Salmaneser, que os enviou onde ninguém agora pode encontrá-los.

Versículo 10

Contudo, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar

Oséias profetizou: Contudo, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não se pode medir nem contar; e acontecerá que, no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, ali lhes será dito: Vós sois os filhos do Deus vivo.

Não Israel segundo a carne

Explicação de Wesley:

Os filhos de Israel - Não Israel segundo a carne, não aquelas mesmas famílias que são levadas cativas.

No lugar - Naqueles lugares, onde habitou um povo que não era o seu povo, haverá um povo de Deus.

O Deus vivo - Que é a fonte da vida para todos os seus filhos, e que os capacita a oferecer sacrifícios vivos ao Deus vivo.

Versículo 11

constituirão para si uma só cabeça

Oséias profetizou: Então os filhos de Judá e os filhos de Israel se ajuntarão, e constituirão para si uma só cabeça, e subirão da terra, porque grande será o dia de Jezreel.

Explicação de Wesley:

Então - Este versículo tem um sentido histórico e espiritual; um referindo-se ao retorno da Babilônia, o outro a uma libertação mais gloriosa de um cativeiro mais miserável.

Judá - As duas tribos, que aderiram à casa de Davi.

Israel - Algumas das dez tribos que foram incorporadas com o reino de Judá, e assim levado cativo com eles. Mas isso deve ser entendido espiritualmente de todo o Israel de Deus.

Comentários de Wesley:

Uma cabeça – Zorobabel, que foi nomeado por Ciro, mas com total aprovação do povo. E assim Cristo é nomeado pelo Pai, cabeça de sua igreja, a quem os crentes aceitam de coração.

Suba – Literalmente fora da Babilônia, espiritualmente fora do cativeiro do pecado e de Satanás.

Ótimo - Bom, alegre e confortável.

Israel é aqui chamado de Jezreel

Explicação de Wesley: De Jezreel – Israel é aqui chamado de Jezreel, a semente de Deus. Esta semente agora é semeada na terra e enterrada sob os torrões; mas grande será o seu dia, quando vier a colheita. Grande foi o dia da igreja, quando diariamente se acrescentavam a ela os que deveriam ser salvos.[15]

 

=============================== 

Oséias se casa com uma prostituta como símbolo da infidelidade de Israel

===============================

 

Oseias 2

 

 

Versículo 1

Dizei a vossos irmãos

Dizei a vossos irmãos, Ami; e a suas irmãs, Ruama, Oséias profetizou.

Explicação de Wesley:

Vós - Quem de nenhum povo é feito um povo, que antes era impiedoso, mas agora obteve misericórdia.

Seus irmãos - Para aqueles das dez tribos, que são seus irmãos.

Ammi - Deixe-os saber que ainda são o povo de Deus, eles ainda estão dentro da aliança de seu pai Abraão, se eles quiserem como seu pai, andar com Deus, tudo ficará bem.

Versículo 2

Pleiteia com tua mãe

Oséias profetizou: Pleiteia com tua mãe, suplica: porque ela não é minha mulher, nem eu sou seu marido: deixe-a, pois, tirar as suas prostituições da sua presença, e os seus adultérios de entre os seus seios;

Explicação de Wesley:

Sua mãe - Todo o corpo do povo de Israel, que foram tipificados em Gomer.

Pleiteie - Vós que sois filhos e filhas de Deus no meio desta nação idólatra.

Não minha esposa - Pois por seus adultérios ela dissolveu a aliança do casamento.

Versículo 3

para que eu não a despoje

Oséias profetizou ainda: para que eu não a despoje, e a ponha como no dia em que nasceu, e a faça como um deserto, e a ponha como uma terra seca, e a mate de sede.

Explicação de Wesley:

Tire a roupa dela - Como geralmente era feito por maridos enfurecidos, divorciando-se de adúlteras atrevidas.

Como um deserto - Estéril e desolado. 

Versículo 5

Porque a mãe deles se prostituiu

Oséias profetizou: Porque a mãe deles se prostituiu; a que os concebeu procedeu vergonhosamente, porque disse: Irei após os meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu azeite e a minha bebida.

Que me dão - Considerando que cada misericórdia que ela desfrutava era dom de Deus, fruto de sua aliança, amor e fidelidade para com ela; no entanto, ela nega toda a sua bondade e atribui a seus ídolos o pão que comeu, a água que bebeu e as roupas que usou, comentou Wesley.

Versículo 6

Portanto, eis que cobrirei de espinhos o teu caminho

Portanto, eis que cobrirei de espinhos o teu caminho, e farei um muro, para que ela não ache as suas veredas, Oséias profetizou.

Explicação de Wesley:

Cobertura- Eu vou cercar-te com guerras, e calamidades, que tu te ames os teus cursos pecaminosos, tu terás pouco prazer neles.

Faça um muro - sim, farei as calamidades deste povo como um muro forte, que eles não podem quebrar.

Seus caminhos - Em que você foi quando você foi para o Egito, ou Síria para obter ajuda; mas pelos meus julgamentos e pelo poder de teus inimigos, serás assim guardado, não acharás como enviar a eles para alívio.

Versículo 7

E ela seguirá os seus amantes

Oséias profetizou: E ela seguirá os seus amantes, mas não os alcançará; e ela os procurará, mas não os achará: então ela dirá: Eu irei e voltarei para meu primeiro marido; pois então era melhor para mim do que agora.

Explicação de Wesley:

Seus amantes - Ídolos e idólatras.

Alcance-os – Mas nunca ultrapassará a ajuda desejada.

Para o meu primeiro marido - Deus que havia casado Israel consigo mesmo.

Versículo 8

Pois ela não sabia que eu lhe dava trigo, vinho e azeite

Oséias profetizou: Pois ela não sabia que eu lhe dava trigo, vinho e azeite, e multiplicava a prata e o ouro que preparavam para Baal.

Explicação de Wesley:

Não sabia - Não considerou.

Eles - O corpo dos judeus. Preparado - Dedicado ao serviço do ídolo.

Versículo 9

Portanto, voltarei, e tirarei o meu trigo no seu tempo

Oséias profetizou: Portanto, voltarei, e tirarei o meu trigo no seu tempo, e o meu vinho no seu tempo, e recuperarei a minha lã e o meu linho dados para cobrir a sua nudez.

Explicação de Wesley:

Leve embora - vou retomar tudo o que dei.

No tempo do mesmo - Quando eles devem recolhê-lo, como estando maduro.

Versículo 10

E agora descobrirei sua lascívia

E agora descobrirei sua lascívia aos olhos de seus amantes, e ninguém a livrará de minha mão.

Sua lascívia - Loucura e maldade, disse Wesley.

Versículo 11

Também farei cessar toda a sua alegria

Oséias profetizou: Também farei cessar toda a sua alegria, os seus dias de festa, as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas festas solenes.

Explicação de Wesley:

Seus dias de festa - Embora apóstata, Israel caiu na idolatria, mas eles mantiveram muitos dos ritos e cerimônias mosaicas.

Suas festas solenes - As três festas anuais de tabernáculos, semanas e páscoa, todas as quais cessaram quando foram levadas cativas, por Salmaneser.

Versículo 12

E destruirei as suas vinhas e as suas figueiras

Oséias profetizou: E destruirei as suas vinhas e as suas figueiras, das quais ela disse: Estas são as minhas recompensas que os meus amantes me deram: e farei delas uma floresta, e os animais do campo as comerão.

Explicação de Wesley:

Minhas recompensas - Eles deram o louvor de toda a sua abundância aos ídolos.

Eles - Seus vinhedos e olivais, e os lugares onde plantaram suas figueiras e outras árvores frutíferas.

Versículo 13

E visitarei sobre ela os dias de Baalim

Oséias profetizou: E visitarei sobre ela os dias de Baalim, em que ela lhes queimava incenso, e se adornava com os seus brincos e com as suas joias, e seguia os seus amantes, e se esquecia de mim, diz o Senhor.

Explicação de Wesley:

Visite - Punir

Os dias - Os pecados daqueles dias.

De Baalim - Baal era o grande ídolo das dez tribos; aqui é plural Baalim, para denotar a multidão de ídolos que eles adoravam, todos chamados por este único nome.

Enfeitou-se - Para colocar a maior honra no ídolo.

Versículo 14

Portanto, eis que a seduzirei

Oséias profetizou: Portanto, eis que a seduzirei, e a levarei ao deserto, e lhe falarei com conforto.

Explicação de Wesley:

Vou seduzir - vou inclinar sua mente a considerar o que proponho.

No deserto - Profunda angústia.

Versículo 15

E dali-lhe dali, as suas vinhas

Oséias profetizou: E dali-lhe dali, as suas vinhas, e o vale de Acor por porta de esperança, e ela cantará ali, como nos dias da sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito.

Explicação de Wesley:

Seus vinhedos - Muitas bênçãos.

Daí - Desde o momento de seu arrependimento.

Vale de Acor – Que era um vale grande, frutífero e agradável perto de Jericó, na entrada da terra de Canaã.

Uma porta de esperança - Aquele vale era uma porta de esperança para Israel de antigamente. E tal porta Deus dará ao Israel arrependido.

Como nos dias de sua juventude - Quando eu a desposei.

Versículo 16

que me chamarás Ishi

E será naquele dia, diz o Senhor, que me chamarás Ishi; e não me chamarás mais baali, Oséias profetizou.

Explicação de Wesley:

Tu chamarás - Tanto por palavras, afeições e obediência, vai me possuir como seu marido, e prazer de me chamar assim.

Baali - Isto é, meu Senhor. 

Versículo 17

Pois tirarei da sua boca os nomes dos baalins

Pois tirarei da sua boca os nomes dos baalins, e eles não serão mais lembrados pelo seu nome, Oséias profetizou.

Explicação de Wesley:

Pois - vou abolir a memória de Baalim.

Baalim — Este grande ídolo para todos os outros.

E eles - Esses falsos deuses.

Pelo seu nome - Seus nomes perecendo com eles.

Versículo 18

Naquele dia farei um pacto por eles com os animais do campo

Oséias profetizou: Naquele dia farei um pacto por eles com os animais do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e quebrarei da terra o arco, e a espada, e a peleja, e os farei deitar-se em segurança.

Explicação de Wesley:

Para eles - O Israel de Deus.

Com as feras - Com todas as criaturas que podem servi-los ou prejudicá-los. É uma promessa plena e graciosa de abundância de paz, segurança e amor, através da criação.

Com segurança - Isso foi, em certa medida, feito bem para os judeus que retornavam do cativeiro. Mas a plena realização será para a igreja de Cristo.

Versículo 21

ouvirei os céus, e eles ouvirão a terra 

E acontecerá naquele dia que ouvirei, diz o Senhor, ouvirei os céus, e eles ouvirão a terra; Oséias profetizou.

Naquele dia - No dia da graça do evangelho, disse Wesley.

Deus, a primeira e universal causa influenciará os céus, ele comandará seu orvalho e chuvas

Explicação de Wesley: Eu ouvirei - Deus, a primeira e universal causa influenciará os céus, ele comandará seu orvalho e chuvas. Quando a terra está seca, ela faz como que clama aos céus por chuvas refrescantes, quando a semente semeada, as videiras e azeitonas plantadas, estão paradas, eles clamam à terra por suas influências bondosas, para que possam brotar e dar frutos para Jezreel, que pode chamar e chorar,

mas nunca ficará satisfeito se Deus não os ouvir

Comentou ainda Wesley: mas nunca ficará satisfeito se Deus não os ouvir, e ordenar sua bênção que ele promete ao seu povo ao renovar a aliança com eles. Agora seu arrependimento será abençoado com abundância, e Deus colocará a estrutura do céu e da terra na devida ordem para efetuar isso; haverá uma harmonia, entre todas as causas subordinadas movidas por Deus, a primeira grande causa, de onde os eventos e frutos esperados serão produzidos para seu bem e conforto.

Versículo 23

E eu a semearei para mim na terra

Oséias profetizou: E eu a semearei para mim na terra; e terei misericórdia daquela que não alcançou misericórdia; e direi aos que não eram meu povo: Tu és o meu povo; e dirão: Tu és o meu Deus.

Explicação de Wesley: Eu semearei - Eu os abençoarei com um maravilhoso aumento de pessoas, expressar com alusão à semente semeada na terra. Assim, os judeus se multiplicaram após o cativeiro babilônico, mas muito mais o número aumentou desde a pregação do evangelho.[16]

 

===============================

 

 

 



[1]https://www.jw.org/ pt/biblioteca/livros/adoracao-pura/sobrevive/porei-fim-a-sua-prostituicao/

[2]https://www.jw.org/ pt/biblioteca/livros/adoracao-pura/sobrevive/porei-fim-a-sua-prostituicao/

[3] https://www.jw.org/pt/biblioteca/livros/adoracao-pura/sobrevive/porei-fim-a-sua-prostituicao/

[4] https://www.gotquestions.org//Portugues/Biblia-prostituicao.html

[5]https://www.bibliaon.com/historia_de_raabe_na_biblia/

[6] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/luke-7.html

[7] https://www.terra.com.br/diversao/arte-e-cultura/a-verdadeira-historia-de-maria-madalena,e80e5eee0ddf9a587279b04a6426649cuwxuqq3n.html

[8] https://www.terra.com.br/diversao/arte-e-cultura/a-verdadeira-historia-de-maria-madalena,e80e5eee0ddf9a587279b04a6426649cuwxuqq3n.html?utm_source=clipboard

[9] https://pt.enduringword.com/lucas-8/ - Leon Lamb Morris foi um estudioso e teólogo australiano do Novo Testamento. Nascido em Lithgow, Nova Gales do Sul, Morris foi ordenado ao ministério anglicano em 1938. Ele obteve o Bacharelado em Divindade em 1943 e o Mestrado em Teologia, ambos pelo sistema externo da Universidade de Londres” (https://en.wikipedia.org/ wiki/Leon_Morris).

[10]https://versiculoscomentados.com.br/index.php/estudo-de-lucas-8-2-comentado-e-explicado/

[11] https://www.studylight.org/ccommentaries/eng/wen/john-20.html

[12] https://www.studylight.org/ comentários/eng/wen/joshua-2.html.

[13] https://www.studylight.org/ comentários/eng/wen/joshua-6.html. 

[14] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/luke-7.html

[15] https://www.studylight.org/comentários/ing/wen/hosea-1.html.

[16] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/hosea-2.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog