A Divina Providência

 

Notas explicativas de Wesley sobre a história de Jacó

 

 Odilon Massolar Chaves

 

 ===============================

 

 




 ===============================

 

 

 

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 406

Livros publicados pelo autor: 516

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

===============================

 

 

Índice

 

·                   Introdução

·                   A Divina Providência

·                   Jacó engana seu pai para receber a sua bênção

·                   Jacó recebe a bênção de seu pai e foge para salvar sua vida

·                   A divina providência na vida de Jacó

 

 

 

 

===============================

 

Introdução

 

“A Divina Providência” é um livro sobre a providência de Deus na vida de Jacó baseado nas notas explicativas de Wesley.

Um livro com 31 páginas.

Wesley deixa claro quer não é por sorte, mas pela ação divina em nossa vida.

Sobre a providência divina, Wesley disse: “A Providência o levou ao mesmo campo onde o rebanho de seu tio deveria ser regado, e lá ele se encontrou com Raquel, que seria sua esposa. A Divina Providência deve ser reconhecida em todas as pequenas circunstâncias que concorrem para tornar uma viagem ou outro empreendimento confortável e bem-sucedido”.

Os temas gerais dos capítulos 27, 28 e 29 de Gênesis são: A Divina Providência; Jacó engana seu pai para receber a sua bênção; Jacó recebe a bênção de seu pai e foge para salvar sua vida; A divina providência na vida de Jacó.

Uma história para meditarmos e procurarmos entender também as providências de Deus em nossa vida, pela orientação do Espírito Santo.

Wesley afirmou que a “Providência deve ser reconhecida em todas as pequenas circunstâncias”.

 

O Autor

 

 

 ===============================

 

A Divina Providência

 

A providência de Deus, pela qual há uma correspondência constante mantida entre o céu e a terra. Os conselhos do céu são executados na terra, e os assuntos desta terra são todos conhecidos no céu

 ===============================



Não por sorte, nem por causa da inteligência, mas pela Providência de Deus.

É o que Wesley mostra na história de Jacó. Havia um propósito do Senhor em sua vida. De Jacó vieram as 12 tribos de Israel.

Até na sua vida sentimental Deus agiu.

Os comentários de Wesley estão nos capítulos 27, 28 e 29 de Gênesis. Os textos bíblicos estão registrados em outras partes  também deste livro.

A palavra “providência” está em destaque:

“E ele pousou em um certo lugar, e ficou ali a noite toda, porque o sol estava se pondo; e tomou das pedras daquele lugar, e as pôs por travesseiros, e deitou-se naquele lugar para dormir”.

Wesley explicou:  As pedras para o seu travesseiro e os céus para o seu dossel! No entanto, seu conforto na bênção divina e sua confiança na proteção divina o tornaram fácil, mesmo quando ele estava assim exposto: tendo certeza de que seu Deus o fez habitar em segurança, ele poderia se deitar e dormir sobre uma pedra.

“E sonhou, e eis uma escada levantada sobre a terra, cujo cume chegava ao céu; e eis os anjos de Deus subindo e descendo por ela”.

A providência de Deus, pela qual há uma correspondência constante mantida entre o céu e a terra

Eis uma escada colocada sobre a terra, e o topo dela alcançou o céu, os anjos subindo e descendo sobre ela, e o Senhor ficou acima dela - Isso pode representar - 1. A providência de Deus, pela qual há uma correspondência constante mantida entre o céu e a terra. Os conselhos do céu são executados na terra, e os assuntos desta terra são todos conhecidos no céu, disse Wesley.

A Providência faz seu trabalho gradualmente e por etapas; anjos são empregados como espíritos ministradores para servir a todos os desígnios da providência, e a sabedoria de Deus está na extremidade superior da escada, dirigindo todos os movimentos das causas secundárias para sua glória

Wesley explicou: A Providência faz seu trabalho gradualmente e por etapas; anjos são empregados como espíritos ministradores para servir a todos os desígnios da providência, e a sabedoria de Deus está na extremidade superior da escada, dirigindo todos os movimentos das causas secundárias para sua glória. Os anjos são espíritos ativos, subindo e descendo continuamente; eles não descansam dia nem noite.

 ainda assim ele era o cuidado da Providência e o encargo dos santos anjos

Wesley explicou: Eles sobem para prestar contas do que fizeram e receber ordens; e enviar para executar as ordens que receberam. Essa visão deu conforto oportuno a Jacó, deixando-o saber que ele tinha um bom guia e uma boa guarda; que, embora ele devesse vagar pela casa de seu pai, ainda assim ele era o cuidado da Providência e o encargo dos santos anjos - 2. A mediação de Cristo. Ele é esta escada: o pé na terra em sua natureza humana, o topo no céu em sua natureza divina; ou o primeiro é sua humilhação, o último é sua exaltação. Todas as relações entre o céu e a terra desde a queda são feitas por esta escada. Cristo é o caminho: todos os favores de Deus vêm a nós, e todos os nossos serviços vêm a ele, por Cristo.

“E olhou, e eis um poço no campo, e eis que havia três rebanhos de ovelhas deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos, e havia uma grande pedra sobre a boca do poço”.

A Providência o levou ao mesmo campo onde o rebanho de seu tio deveria ser regado, e lá ele se encontrou com Raquel, que seria sua esposa. A Divina Providência deve ser reconhecida em todas as pequenas circunstâncias que concorrem para tornar uma viagem ou outro empreendimento confortável e bem-sucedido

Wesley explicou: A Providência o levou ao mesmo campo onde o rebanho de seu tio deveria ser regado, e lá ele se encontrou com Raquel, que seria sua esposa. A Divina Providência deve ser reconhecida em todas as pequenas circunstâncias que concorrem para tornar uma viagem ou outro empreendimento confortável e bem-sucedido.

não devemos dizer que foi por acaso, mas foi pela providência

Wesley explicou: Se, quando estamos perdidos, encontramos aqueles que podem nos direcionar sazonalmente; se nos depararmos com um desastre, e estiverem à mão que nos ajudarão; não devemos dizer que foi por acaso, mas foi pela providência: nossos caminhos são caminhos de prazer, se continuamente reconhecermos Deus neles. A pedra na boca do poço era para garantir sua propriedade nele, pois a água era escassa, para evitar que o poço recebesse danos causados pelo calor do sol, ou para evitar que os cordeiros do rebanho se afogassem nele.

Versículo 9

E enquanto ele ainda falava com eles, Raquel veio com as ovelhas de seu pai

E enquanto ele ainda falava com eles, Raquel veio com as ovelhas de seu pai, porque as guardava”.

Ela cuidava das ovelhas de seu pai - Ela cuidou delas, tendo servos sob ela que estavam empregados sobre elas quando ele entendeu que esta era sua parente (provavelmente ele já tinha ouvido falar do nome dela antes) sabendo qual era sua missão naquele país, podemos supor que ocorreu em sua mente imediatamente, que esta deve ser sua esposa, Como alguém já ferido com um rosto honesto e gracioso (embora seja provável, queimado de sol, e ela com o vestido caseiro de uma pastora), ele é maravilhosamente oficioso e pronto para servi-la, versículo 10,

e se dirige a ela com lágrimas de alegria e beijos de amor, versículo 11, ela corre com toda a pressa para dizer ao pai: pois ela de forma alguma entreterá o endereço de seu parente sem o conhecimento e a aprovação de seu pai, versículo - 12. Esses respeitos mútuos em sua primeira entrevista foram bons presságios de que eles são um casal feliz.

A Providência fez com que o que parecia contingente e fortuito desse uma rápida satisfação à mente de Jacó assim que ele chegasse ao lugar para onde estava destinado

Comentou Wesley: A Providência fez com que o que parecia contingente e fortuito desse uma rápida satisfação à mente de Jacó assim que ele chegasse ao lugar para onde estava destinado. O servo de Abraão, quando veio com uma missão semelhante, encontrou o mesmo encorajamento. Assim, Deus guia seu povo com seus olhos, Salmos 32: 8.

Providência e não sorte é o que os filhos e filhas de Deus têm quando buscam a direção de Deus pela fé através de Jesus Cristo.

 

 ===============================

 

Jacó engana seu pai para receber a sua bênção

 

É este Jacó? Certamente não foi escrito para nossa imitação, mas para nossa admoestação: Aquele que estiver de pé, olhe para que não caia. Agora vamos ver como Isaque deu sua bênção a Jacó, disse Wesley.

 ===============================

 

Gênesis 27

 

Versículo 1 

isso por orientação divina ele transmitiu a Isaque

 

Moisés escreveu Gênesis e registrou: E aconteceu que, quando Isaque envelheceu, e os seus olhos estavam escurecidos, de modo que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Filho meu, e disse-lhe: Eis-me aqui.

Aqui está o desígnio de Isaque de declarar Esaú seu herdeiro. A promessa do Messias e da terra de Canaã foi uma grande confiança confiada a Abraão, inclusiva e típica de bênçãos espirituais e eternas; isso por orientação divina ele transmitiu a Isaque. Isaque já sendo velho, e não sabendo, ou não considerando devidamente o oráculo divino a respeito de seus dois filhos, que o mais velho deveria servir ao mais novo, resolve acarretar toda a honra e poder que foram envolvidos na promessa sobre Esaú, seu filho mais velho, Wesley disse.

Ele chamou Esaú - Tho 'Esaú, tinha muito triste seus pais por seu casamento, mas eles não o expulsaram, mas parece que estavam muito bem reconciliados com ele, disse Wesley.

Versículo 2

Moisés escreveu Gênesis e registrou: E ele disse: Eis que estou velho, não sei o dia da minha morte.

Estou velho e não sei o dia da minha morte - Em quanto tempo posso morrer, disse Wesley.

Versículo 3

sai ao campo, e leva-me um pouco de veado

 

Moisés escreveu: Agora, pois, toma, peço-te, as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo, e leva-me um pouco de veado;

Leve-me um pouco de carne de veado que eu possa; abençoe-te - Esaú deve ir caçar e trazer um pouco de carne de veado. Nisso, ele projetou não tanto o refrigério de seu próprio espírito, mas o recebimento de um novo exemplo do dever filial e afeição de seu filho por ele, antes de conceder esse favor a ele, disse Wesley.

Para que minha alma te abençoe antes de morrer - A oração é obra da alma, e não apenas dos lábios; como a alma deve ser empregada em abençoar a Deus, Salmos 103: 1, assim deve ser em abençoar a nós mesmos e aos outros: a bênção não irá para o coração, se não vier do coração, escreveu Wesley.

Versículo 6

E Rebeca falou a Jacó

 

Moisés Gênesis escreveu: E Rebeca falou a Jacó, seu filho, dizendo: Eis que ouvi teu pai falar a Esaú, teu irmão, dizendo:

Comentou Wesley: Rebeca está aqui planejando obter a bênção para Jacó, que foi projetada para Esaú. Se o fim era bom, os meios eram ruins e de forma alguma justificáveis. Se não fosse um erro para Esaú privá-lo da bênção, ele mesmo a tendo perdido vendendo o direito de primogenitura, ainda assim foi um erro para Isaque, aproveitando-se de sua enfermidade, impor-lhe: foi um erro para Jacó, a quem ela ensinou a enganar, colocando uma mentira em sua boca.

Se Rebeca, quando ouviu Isaque prometer a bênção a Esaú, tivesse ido até ele, e com humildade e seriedade o fizesse lembrar do que Deus havia dito a respeito de seus filhos

 

Comentou Wesley: Se Rebeca, quando ouviu Isaque prometer a bênção a Esaú, tivesse ido até ele, e com humildade e seriedade o fizesse lembrar do que Deus havia dito a respeito de seus filhos; se ela tivesse mostrado a ele como Esaú havia perdido a bênção, tanto pela venda de seu direito de primogenitura quanto pelo casamento de esposas estranhas; é provável que Isaque tivesse sido convencido a conferir a bênção a Jacó, e não precisava ter sido enganado por isso. Isso foi honroso e louvável, e teria ficado bem na história; mas Deus a deixou sozinha para seguir esse curso indireto, para que ele pudesse ter a glória de tirar o bem do mal.

Versículo 19

senta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe


Moisés escreveu: E disse Jacó a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; Fiz como me fizeste: levanta-te, peço-te, senta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.

Mas a mentira logo é aprendida. Eu me pergunto como Jacó honesto poderia tão prontamente virar a língua para dizer: Eu sou Esaú

 

Comentou Wesley: E Jacó disse: Eu sou Esaú - Quem teria pensado que este homem simples poderia ter desempenhado tal papel? Sua mãe o colocou no caminho, ele se aplica aos métodos aos quais nunca se acostumara, mas sempre concebeu uma aversão. Mas a mentira logo é aprendida. Eu me pergunto como Jacó honesto poderia tão prontamente virar a língua para dizer: Eu sou Esaú, teu primogênito: e quando seu pai lhe perguntou, Gênesis 27:24. És tu meu próprio filho Esaú? para responder eu sou. Como ele poderia dizer: Eu fiz como você me maludeciu, quando ele não recebeu nenhuma ordem de seu pai, mas estava fazendo o que sua mãe lhe ordenou? Como poderia ele dizer: Comei da minha caça, sabendo que não vinha do campo, mas do aprisco? Mas, especialmente, eu me pergunto como ele poderia ter a testa para ser pai de Deus e usar seu nome na trapaça.

Versículo 20

Como é que tão depressa o achaste, meu filho?


Moisés escreveu: E disse Isaque a seu filho: Como é que tão depressa o achaste, meu filho? E ele disse: Porque o Senhor teu Deus me trouxe.

O Senhor teu Deus trouxe-o a mim — É este Jacó? Certamente não foi escrito para nossa imitação, mas para nossa admoestação: Aquele que estiver de pé, olhe para que não caia. Agora vamos ver como Isaque deu sua bênção a Jacó, disse Wesley.

Versículos 27-31

Prevalência com Deus e grande interesse no céu

 

Comentou Wesley: Ele o beijou; em sinal de afeição particular por ele. Aqueles que são abençoados por Deus são beijados com os beijos de sua boca, e eles beijam o filho por amor e lealdade, Salmo 2:12. 2. Ele o elogiou. Por ocasião do cheiro suave de suas vestes, ele disse: Eis que o cheiro de meu filho é como o cheiro de um campo que o Senhor abençoou - isto é, como o das flores e especiarias mais perfumadas. Três coisas com as quais Jacó é abençoado aqui, Abundância, Gênesis 27:28. O céu e a terra concorrem para torná-lo rico. Poder, Gênesis 27:29. Particularmente domínio sobre seus irmãos, viz. Esaú e sua posteridade. Prevalência com Deus e grande interesse no céu, Maldito seja todo aquele que te amaldiçoar - Que Deus seja amigo de todos os teus amigos e inimigo de todos os teus inimigos.

Primeiro, que dele viria o Messias, que deveria ter um domínio soberano na terra

 

Comentou Wesley: Agora, certamente mais está incluído nesta bênção do que parece à primeira vista; deve equivaler a uma implicação da promessa do Messias: que era no dialeto patriarcal a bênção; algo espiritual, sem dúvida, está incluído nele. Primeiro, que dele viria o Messias, que deveria ter um domínio soberano na terra. Ver Números 24:19.

De Jacó sairá aquele que terá domínio, a estrela e o cetro

 

Comentou Wesley: De Jacó sairá aquele que terá domínio, a estrela e o cetro, Números 24:17. O domínio de Jacó sobre Esaú deveria ser apenas típico disso, Gênesis 49:10. Em segundo lugar, que dele viesse a igreja que deveria ser particularmente possuída e favorecida pelo Céu. Fazia parte da bênção de Abraão quando ele foi chamado pela primeira vez para ser o pai dos fiéis, Gênesis 12: 3. Abençoarei os que te abençoarem; portanto, quando Isaque confirmou a bênção a Jacó, ele a chamou de bênção de Abraão, Gênesis 28: 4.

Versículo 33

Isaque tremeu muito, e disse: Quem?

 

Moisés escreveu: E Isaque tremeu muito, e disse: Quem? onde está aquele que tomou caça e a mim trouxe, e eu comi de tudo antes de você vir, e o abençoei? sim, e ele será abençoado.

Isaque tremeu muito - Aqueles que seguem a escolha de suas próprias afeições, em vez dos ditames da vontade divina, envolvem-se em perplexidades como essas. Mas ele logo se recupera e ratifica a bênção que deu a Jacó, eu o abençoei, e ele será abençoado - Ele poderia ter se lembrado, mas agora, finalmente, ele está ciente de que estava em um erro quando o projetou para Esaú. Lembrando-se do oráculo divino, ou tendo-se encontrado mais do que ordinariamente cheio do Espírito Santo quando deu a bênção a Jacó, ele percebeu que Deus fez como se dissesse Amém a ele, disse Wesley.

Versículo 39

Eis que a tua morada será a gordura da terra, e do orvalho do céu do alto


No livro de Gênesis está escrito: E Isaque, seu pai, respondeu-lhe: Eis que a tua morada será a gordura da terra, e do orvalho do céu do alto;

Comentou Wesley: Esaú também obteve uma bênção: no entanto, estava muito aquém da de Jacó - 1. Na bênção de Jacó, o orvalho do céu é colocado em primeiro lugar, como aquilo que ele mais valorizava e desejava: na de Esaú, a gordura da terra é colocada em primeiro lugar, pois era por isso que ele tinha a principal consideração –

Esaú tem isso, mas Jacó os tem da mão de Deus. Deus te dê o orvalho do céu, Gênesis 27:28. Era o suficiente para ter a posse, mas Jacó a desejava por promessa

 

Comentou Wesley:  2. Esaú tem isso, mas Jacó os tem da mão de Deus. Deus te dê o orvalho do céu, Gênesis 27:28 . Era o suficiente para ter a posse, mas Jacó a desejava por promessa - 3. Jacó terá domínio sobre seus irmãos, pois os israelitas muitas vezes governavam os edomitas. Esaú terá domínio, ganhará algum poder, mas nunca terá domínio sobre seu irmão: nunca encontramos que os judeus foram vendidos nas mãos dos edomitas, ou que os oprimiram. Mas a grande diferença é que não há nada na bênção de Esaú que aponte para Cristo, nada que o traga ou traga para a igreja, e sem isso a gordura da terra e a pilhagem do campo o manterão em pouco lugar. Assim, Isaque abençoou a ambos, pela fé, conforme sua sorte.

Versículo 45

Até que a ira de teu irmão se afaste de ti

 

No livro de Gênesis está escrito por Moisés: Até que a ira de teu irmão se afaste de ti, e ele se esqueça do que lhe fizeste, então enviarei, e te trarei dali; por que também eu seria privado de vós dois num só dia?

Por que eu deveria ser privado de vocês dois? - Não apenas do assassinado, mas do assassino, que pelo magistrado ou pela mão imediata de Deus seria sacrificado à justiça, disse Wesley.

Versículo 46

se Jacó tomar mulher dentre as filhas de Hete, como estas que são das filhas da terra, que me fará a minha vida?

 

No livro de Gênesis está escrito: E disse Rebeca a Isaque: Estou cansada da minha vida por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher dentre as filhas de Hete, como estas que são das filhas da terra, que me fará a minha vida?

Comentou Wesley: Se Jacó tomar uma esposa das filhas de Hete - Como Esaú fez. Mais artifício ainda. Não era disso que ela tinha medo. Mas se usarmos a astúcia uma vez, estaremos prontos para usá-la novamente. Deve-se observar cuidadosamente que, embora uma bênção tenha vindo sobre sua posteridade pela vil mentira e dissimulação de Jacó, ainda assim trouxe pesada aflição sobre si mesmo, e isso por um longo período de anos. Deus o puniu tão severamente pessoalmente, por fazer o mal que o bem poderia vir.[1]

 

 ===============================


Jacó recebe a bênção de seu pai e foge para salvar sua vida

 

E o Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povo; E te dá a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo; para que herdes a terra em que és estrangeiro, a qual Deus deu a Abraão

 

 ===============================

 

Gênesis 28

 

Versículo 1

E Isaque chamou a Jacó, e o abençoou

No livro de Gênesis está escrito: E Isaque chamou a Jacó, e o abençoou, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomarás mulher dentre as filhas de Canaã.

Isaque o abençoou e o encarregou - Aqueles que têm a bênção devem manter a carga anexada a ela, e não pensar em separar o que Deus uniu, disse Wesley.

Versículos 3-4

E o Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povo

 

Moisés escreveu no livro de Gênesis: E o Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povo; E te dá a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo; para que herdes a terra em que és estrangeiro, a qual Deus deu a Abraão.

A promessa de uma herança para esses herdeiros

 

Comentou Wesley: Duas grandes promessas com as quais Abraão foi abençoado, e Isaque aqui as coloca em Jacó. (1.) A promessa dos herdeiros, Deus te faça frutificar e te multiplique - 1. Através de seus lombos, as pessoas deveriam descer de Abraão, que deveriam ser numerosas como as estrelas do céu - 2. Através de seus lombos deve descer de Abraão aquela pessoa em quem todas as famílias da terra devem ser abençoadas. (2.) A promessa de uma herança para esses herdeiros, Gênesis 28:4.

Isaque estava agora enviando Jacó para um país distante para se estabelecer lá por algum tempo; e para que isso não pareça deserdá-lo, ele aqui confirma o acordo sobre ele

 

Wesley explicou: Para que possas herdar a terra de tuas peregrinações – (Assim, o hebraico) Canaã foi aqui vinculado à semente de Jacó, excluindo a semente de Esaú. Isaque estava agora enviando Jacó para um país distante para se estabelecer lá por algum tempo; e para que isso não pareça deserdá-lo, ele aqui confirma o acordo sobre ele. Essa promessa parece tão alta quanto o céu, do qual Canaã era um tipo. Esse era o melhor país que Jacó, com os outros patriarcas, tinha em seus olhos quando se confessou um estrangeiro e peregrino na terra, Hebreus 11:16 .

Versículo 5

estrela livreIsaque despediu Jacó, e foi a Padã-Arã

 

Moisés escreveu no livro de Gênesis: Isaque despediu Jacó, e foi a Padã-Arã, filho de Betuel, o arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú.

Wesley explicou Rebeca é aqui chamada de mãe de Jacó e Esaú - Jacó é nomeado primeiro, não apenas porque ele sempre foi o querido de sua mãe, mas porque agora ele foi feito herdeiro de seu pai, e Esaú foi adiado.

Versículo 6

Quando Esaú viu que Isaque havia abençoado Jacó

 

Moisés escreveu no livro de Gênesis: Quando Esaú viu que Isaque havia abençoado Jacó, e o enviou a Padã-Arã, para tomar uma mulher de lá, e que, abençoando-o, deu-lhe ordem, dizendo: Não tomarás mulher dentre as filhas de Canaã;

Wesley explicou: Esta passagem entra, no meio da história de Jacó, para mostrar a influência de um bom exemplo. Esaú agora começa a pensar que Jacó é o melhor homem, e desdenha não tomá-lo por seu padrão neste caso particular de se casar com uma filha de Abraão.

Versículo 11

tomou das pedras daquele lugar, e as pôs por travesseiros

 

E ele pousou em um certo lugar, e ficou ali a noite toda, porque o sol estava se pondo; e tomou das pedras daquele lugar, e as pôs por travesseiros, e deitou-se naquele lugar para dormir.

Wesley explicou:  As pedras para o seu travesseiro e os céus para o seu dossel! No entanto, seu conforto na bênção divina e sua confiança na proteção divina o tornaram fácil, mesmo quando ele estava assim exposto: tendo certeza de que seu Deus o fez habitar em segurança, ele poderia se deitar e dormir sobre uma pedra.

Versículo 12

E sonhou, e eis uma escada levantada sobre a terra, cujo cume chegava ao céu

 

Moisés escreveu no livro de Gênesis: E sonhou, e eis uma escada levantada sobre a terra, cujo cume chegava ao céu; e eis os anjos de Deus subindo e descendo por ela.

A providência de Deus, pela qual há uma correspondência constante mantida entre o céu e a terra

 

Eis uma escada colocada sobre a terra, e o topo dela alcançou o céu, os anjos subindo e descendo sobre ela, e o Senhor ficou acima dela - Isso pode representar - 1. A providência de Deus, pela qual há uma correspondência constante mantida entre o céu e a terra. Os conselhos do céu são executados na terra, e os assuntos desta terra são todos conhecidos no céu, disse Wesley. 

A Providência faz seu trabalho gradualmente e por etapas; anjos são empregados como espíritos ministradores para servir a todos os desígnios da providência, e a sabedoria de Deus está na extremidade superior da escada, dirigindo todos os movimentos das causas secundárias para sua glória

 

Wesley explicou: A Providência faz seu trabalho gradualmente e por etapas; anjos são empregados como espíritos ministradores para servir a todos os desígnios da providência, e a sabedoria de Deus está na extremidade superior da escada, dirigindo todos os movimentos das causas secundárias para sua glória. Os anjos são espíritos ativos, subindo e descendo continuamente; eles não descansam dia nem noite.

 ainda assim ele era o cuidado da Providência e o encargo dos santos anjos

 

Wesley explicou: Eles sobem para prestar contas do que fizeram e receber ordens; e enviar para executar as ordens que receberam. Essa visão deu conforto oportuno a Jacó, deixando-o saber que ele tinha um bom guia e uma boa guarda; que, embora ele devesse vagar pela casa de seu pai, ainda assim ele era o cuidado da Providência e o encargo dos santos anjos - 2. A mediação de Cristo. Ele é esta escada: o pé na terra em sua natureza humana, o topo no céu em sua natureza divina; ou o primeiro é sua humilhação, o último é sua exaltação. Todas as relações entre o céu e a terra desde a queda são feitas por esta escada. Cristo é o caminho: todos os favores de Deus vêm a nós, e todos os nossos serviços vêm a ele, por Cristo.

Se Deus habita conosco, e nós com ele, é por Cristo: não temos como chegar ao céu senão por esta escada

 

Wesley explicou: Se Deus habita conosco, e nós com ele, é por Cristo: não temos como chegar ao céu senão por esta escada; pois os ofícios gentis que os anjos nos fazem, são todos devidos a Cristo, que reconciliou as coisas na terra e as coisas no céu, Colossenses 1:20.

Versículo 14

e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra

 

Moisés escreveu no livro de Gênesis: E a tua descendência será como o pó da terra, e espalhar-te-ás para o ocidente, e para o oriente, e para o norte, e para o sul; e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.

Em tua semente serão abençoadas todas as famílias da terra - Cristo é a grande bênção do mundo: todos os que são abençoados, qualquer que seja a família de que sejam, são abençoados nele, e ninguém de qualquer família está excluído da bem-aventurança nele, mas aqueles que se excluem, disse Wesley.

Versículo 15 

E eis que eu sou contigo, e te guardarei em todos os lugares para onde andares 

 

Moisés escreveu no livro de Gênesis: E eis que eu sou contigo, e te guardarei em todos os lugares para onde andares, e te farei voltar a esta terra; porque não te deixarei, até que tenha feito o que te falei.

Eis que estou contigo - Onde quer que estejamos, estamos seguros, se tivermos a presença favorável de Deus conosco. Ele não sabia, mas Deus previu que dificuldades ele encontraria no serviço de seu tio e, portanto, promete preservá-lo em todos os lugares. Deus sabe como dar ao seu povo graças e confortos acomodados aos eventos que acontecerão, bem como aos que são, afirmou Wesley.

Ele agora estava indo como um exilado para um lugar muito distante, mas Deus promete que ele o trará novamente a esta terra

 

Wesley explicou: Ele agora estava indo como um exilado para um lugar muito distante, mas Deus promete que ele o trará novamente a esta terra. Ele parecia estar abandonado por todos os seus amigos, mas Deus lhe dá esta garantia: Eu não te deixarei.

Versículo 16

Certamente o Senhor está neste lugar; e eu não sabia

 

Moisés escreveu no livro de Gênesis: E Jacó despertou do seu sono, e disse: Certamente o Senhor está neste lugar; e eu não sabia.

Wesley explicou: Certamente o Senhor está neste lugar, e eu não sabia disso - as manifestações de Deus de si mesmo para o seu povo carregam suas próprias evidências junto com eles. Deus pode dar demonstrações inegáveis de sua presença, como dar satisfação abundante às almas dos fiéis, de que Deus está com eles de verdade; satisfação não comunicável aos outros, mas convincente para si mesmos. Às vezes nos encontramos com Deus lá, onde pouco pensamos em nos encontrar com ele. Ele está lá onde não pensávamos que ele estivesse, é encontrado lá onde não pedimos por ele.

Versículo 17

Quão terrível é este lugar! esta não é outra senão a casa de Deus

 

Moisés escreveu no livro de Gênesis: E ele teve medo, e disse: Quão terrível é este lugar! esta não é outra senão a casa de Deus, e esta é a porta do céu.

Wesley explicou: Ele estava com medo - Tão longe ele estava de ser inchado. Quanto mais vemos de Deus, mais motivos vemos para santo tremor e rubor diante dele. Aqueles a quem Deus se agrada de se manifestar, são colocados e mantidos muito baixos aos seus próprios olhos, e veem motivos para temer até mesmo o Senhor e sua bondade, Oséias 3: 5.

E disse: Quão terrível é este lugar! - Ou seja, a aparição de Deus neste lugar deve ser pensada, mas com um santo temor e reverência; Terei respeito por este lugar e me lembrarei dele por esse motivo enquanto viver.

os anjos subindo e descendo eram como viajantes passando e repassando pelos portões de uma cidade

 

Wesley explicou: Não que ele pensasse que o lugar em si estava mais próximo das visões divinas do que qualquer outro lugar; mas o que ele viu lá neste momento foi, por assim dizer, a casa de Deus, a residência da Divina Majestade e o portão do céu, isto é, o encontro geral dos habitantes do mundo superior; como as reuniões de uma cidade estavam em seus portões; ou, os anjos subindo e descendo eram como viajantes passando e repassando pelos portões de uma cidade.

Versículo 18

Levantou-se, pois, Jacó de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto para os seus travesseiros

 

Levantou-se, pois, Jacó de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto para os seus travesseiros, e a levantou por coluna, e derramou azeite sobre ela.

Concessões de misericórdia exigem nosso retorno ao dever e a doce comunhão que temos com Deus deve ser sempre lembrada

 

Wesley explicou: Ele montou a pedra para um pilar - Para marcar o lugar novamente, se ele voltasse, e erguer um monumento duradouro do favor de Deus para ele: e porque ele não tinha tempo agora para construir um altar aqui, como Abraão fez nos lugares onde Deus apareceu a ele, Gênesis 12: 7, ele, portanto, derramou óleo no topo desta pedra, que provavelmente foi a cerimônia então usada para dedicar seus altares, como um penhor de sua construção de um altar quando ele deveria ter conveniências para isso, como depois ele fez, em gratidão a Deus, Gênesis 35: 7 . Concessões de misericórdia exigem nosso retorno ao dever e a doce comunhão que temos com Deus deve ser sempre lembrada.

Versículo 19

E chamou àquele lugar Betel

 

Escreveu Moisés: E chamou àquele lugar Betel, mas no princípio o nome daquela cidade foi chamado Luz.

Wesley explicou: Chamava-se Luz, uma amendoeira, mas ele a terá doravante chamada Betel, a casa de Deus. Essa graciosa aparição de Deus para ele o tornou mais notável do que todas as amendoeiras que floresciam lá.

Versículo 20

Se Deus for comigo, e me guardar neste caminho que eu vou

 

Escreveu Moisés: E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar neste caminho que eu vou, e me der pão para comer, e vestes para vestir,

Wesley explicou: E Jacó fez um voto - Por votos religiosos damos glória a Deus, e reconhecemos nossa dependência dele, e estabelecemos um vínculo em nossas próprias almas, para envolver e acelerar nossa obediência a ele. Jacó estava agora com medo e angústia, e em tempos de angústia é oportuno fazer votos, ou quando estamos em busca de qualquer misericórdia especial, Jonas 1:16 ; Salmos 66:13-14; 1 Samuel 1:11; Números 21:1; Números 2, 3. Jacó agora tinha recebido uma visita graciosa do céu, Deus havia renovado sua aliança com ele, e a aliança é mútua; quando Deus ratifica suas promessas para nós, é apropriado que repitamos nossas promessas a ele.

Não precisamos mais desejar para nos tornar fáceis e felizes onde quer que estejamos, mas para ter a presença de Deus conosco

 

Se tu queres estar comigo e me guardar - Não precisamos mais desejar para nos tornar fáceis e felizes onde quer que estejamos, mas para ter a presença de Deus conosco, e estar sob sua proteção. É confortável em uma viagem ter um guia de maneira desconhecida, um guarda de maneira perigosa, ser bem carregado, bem provido e ter boa companhia de qualquer maneira; e aqueles que têm Deus com eles, têm tudo isso da melhor maneira, disse Wesley.

Wesley explicou:

Então o Senhor será meu Deus - Então eu me alegrarei nele como meu Deus, então eu serei o mais fortemente empenhado em permanecer com ele.

E este pilar será a casa de Deus - Ou seja, um altar será erguido aqui para a honra de Deus.

E de tudo o que me deres, certamente te darei o dízimo - Para ser gasto no altar de Deus ou em seus pobres, que são ambos seus receptores no mundo. O décimo é uma proporção muito adequada para ser devotado a Deus e empregado para ele; embora, conforme as circunstâncias variem, pode ser mais ou menos, à medida que Deus nos prospera.[2]

 

 ===============================

 

A divina providência na vida de Jacó

 

A Providência o levou ao mesmo campo onde o rebanho de seu tio deveria ser regado, e lá ele se encontrou com Raquel, que seria sua esposa. A Divina Providência deve ser reconhecida em todas as pequenas circunstâncias que concorrem para tornar uma viagem ou outro empreendimento confortável e bem-sucedido

 ===============================

 

Gênesis 29

 

Versículo 2

E olhou, e eis um poço no campo, e eis que havia três rebanhos de ovelhas deitados junto a ele

 

Escreveu Moisés: E olhou, e eis um poço no campo, e eis que havia três rebanhos de ovelhas deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos, e havia uma grande pedra sobre a boca do poço.

A Providência o levou ao mesmo campo onde o rebanho de seu tio deveria ser regado, e lá ele se encontrou com Raquel, que seria sua esposa. A Divina Providência deve ser reconhecida em todas as pequenas circunstâncias que concorrem para tornar uma viagem ou outro empreendimento confortável e bem-sucedido


Wesley explicou: A Providência o levou ao mesmo campo onde o rebanho de seu tio deveria ser regado, e lá ele se encontrou com Raquel, que seria sua esposa. A Divina Providência deve ser reconhecida em todas as pequenas circunstâncias que concorrem para tornar uma viagem ou outro empreendimento confortável e bem-sucedido. 

não devemos dizer que foi por acaso, mas foi pela providência

 

Wesley explicou: Se, quando estamos perdidos, encontramos aqueles que podem nos direcionar sazonalmente; se nos depararmos com um desastre, e estiverem à mão que nos ajudarão; não devemos dizer que foi por acaso, mas foi pela providência: nossos caminhos são caminhos de prazer, se continuamente reconhecermos Deus neles. A pedra na boca do poço era para garantir sua propriedade nele, pois a água era escassa, para evitar que o poço recebesse danos causados pelo calor do sol, ou para evitar que os cordeiros do rebanho se afogassem nele.

Versículo 9

E enquanto ele ainda falava com eles, Raquel veio com as ovelhas de seu pai

 

Escreveu Moisés: E enquanto ele ainda falava com eles, Raquel veio com as ovelhas de seu pai, porque as guardava.

Ela cuidava das ovelhas de seu pai - Ela cuidou delas, tendo servos sob ela que estavam empregados sobre elas quando ele entendeu que esta era sua parente (provavelmente ele já tinha ouvido falar do nome dela antes) sabendo qual era sua missão naquele país, podemos supor que ocorreu em sua mente imediatamente, que esta deve ser sua esposa, Como alguém já ferido com um rosto honesto e gracioso (embora seja provável, queimado de sol, e ela com o vestido caseiro de uma pastora), ele é maravilhosamente oficioso e pronto para servi-la, versículo 10,

e se dirige a ela com lágrimas de alegria e beijos de amor


e se dirige a ela com lágrimas de alegria e beijos de amor, versículo 11, ela corre com toda a pressa para dizer ao pai: pois ela de forma alguma entreterá o endereço de seu parente sem o conhecimento e a aprovação de seu pai, versículo - 12. Esses respeitos mútuos em sua primeira entrevista foram bons presságios de que eles são um casal feliz.

A Providência fez com que o que parecia contingente e fortuito desse uma rápida satisfação à mente de Jacó assim que ele chegasse ao lugar para onde estava destinado

 

Comentou Wesley: A Providência fez com que o que parecia contingente e fortuito desse uma rápida satisfação à mente de Jacó assim que ele chegasse ao lugar para onde estava destinado. O servo de Abraão, quando veio com uma missão semelhante, encontrou o mesmo encorajamento. Assim, Deus guia seu povo com seus olhos, Salmos 32: 8 .

É uma presunção infundada que alguns dos escritores judeus têm, que Jacó, quando beijou Raquel, chorou, porque havia sido colocado em sua jornada por Elifaz, o filho mais velho de Esaú

 

Afirmou Wesley: É uma presunção infundada que alguns dos escritores judeus têm, que Jacó, quando beijou Raquel, chorou, porque havia sido colocado em sua jornada por Elifaz, o filho mais velho de Esaú, sob o comando de seu pai, e roubou-lhe todo o seu dinheiro e joias, que sua mãe lhe dera quando o mandou embora: é claro que foi sua paixão por Rachel e a surpresa desse feliz encontro que arrancou essas lágrimas de seus olhos.

Observe que aqueles são de coração duro que são cruéis com seus parentes e que se escondem de sua própria carne


Comentou Wesley: Labão, embora nenhum dos homens mais bem-humorados, lhe deu as boas-vindas, ficou satisfeito com o relato que ele fez de si mesmo e da razão de sua vinda em circunstâncias tão pobres. Embora evitemos o extremo, por um lado, de sermos tolamente crédulos, devemos tomar cuidado para não cair no outro extremo de sermos invejosos e desconfiados. Labão o possuía por seu parente, versículo - 14. Tu és meu osso e minha carne. Observe que aqueles são de coração duro que são cruéis com seus parentes e que se escondem de sua própria carneIsaías 58: 7 .

Versículo 15

Diga-me, qual será o seu salário?


Escreveu Moisés: E disse Labão a Jacó: Porque és meu irmão, devias servir-me de graça? Diga-me, qual será o seu salário?

Porque tu és meu irmão - Isto é, parente.

Comentou Wesley: Deverias, pois, servir-me de graça? — Não, que razão para isso? Se Jacó for tão respeitoso a ponto de prestar-lhe seu serviço sem exigir qualquer consideração por isso, Labão não será tão injusto a ponto de tirar vantagem de sua necessidade ou de sua boa natureza. Parece por cálculo que Jacó tinha agora setenta anos quando se comprometeu a ser aprendiz de esposa; provavelmente Raquel era jovem e mal podia se casar quando Jacó veio primeiro, o que o tornou mais disposto a ficar para ela até que seus sete anos expirassem.

Versículo 20

E Jacó serviu sete anos por Raquel


Escreveu Moisés: E Jacó serviu sete anos por Raquel; e eles lhe pareceram apenas alguns dias, pelo amor que ele tinha por ela.

Comentou Wesley: Eles lhe pareceram apenas alguns dias pelo amor que ele tinha por ela - Uma era de trabalho será apenas alguns dias para aqueles que amam a Deus e anseiam pela aparição de Cristo.[3]

 

 ===============================

 

 

 

 



[1] . https://www.studylight.org/Comentários/Eng/Wen/genesis-27.htm

[2]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/genesis-28.html. 

[3]  https://www.studylight.org/Comentários/Eng/Wen/genesis-29.html. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog