Tempo de Alegria e de Esperança

 

 Notas explicativas de Wesley

 

 

Odilon Massolar Chaves


 

===============================

 

 

 

===============================

 

 

 

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 396

Livros publicados pelo autor: 506

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

 

Índice

 

·       Introdução

·       É tempo de alegria

·       É tempo de jejuar

·       É tempo de ter esperança

 

 

===============================

 

Introdução

 

“Tempo de Alegria e de Esperança” é um livro baseado em Neemias e em Lamentações de Jeremias com Notas explicativas de Wesley.

“Neemias viveu durante o período em que Judá era uma província do Império Aquemênida, e havia sido designado copeiro real no palácio de Susa; o rei, Artaxerxes I  (445 ou 444 a.C.)”.[2]

O livro foi escrito antes de 400 a.C. [3]

Neemias e Jeremias viveram e atuaram, aproximadamente 200 anos de diferença.

Sobre o tempo de Jeremias, possivelmente por volta de 605 AC, quando Nabucodonosor II venceu o Faraó Neco II e ameaçou Judá, o profeta foi ao pátio do Templo e anunciou a destruição de Jerusalém (Jeremias 19:14-20,6), e, por isso, foi preso por Fassur, chefe da guarda do Templo, surrado e colocado no tronco por uma noite. Depois disso, foi-lhe proibida (Jeremias 36,5), a entrada no Templo. [4]

Lamentações está baseado no capítulo 3 e Neemias nos capítulos 8 e 9.

Os temas gerais do livro são: É tempo de alegria; É tempo de jejuar; É tempo de ter esperança.

Um livro com as notas de Wesley que nos mostram tempos distintos, mas com busca da alegria e esperança.

 

O Autor

 

 

===============================

 

É tempo de alegria

 

Então ele lhes disse: Ide, comei a gordura, bebei o doce e enviai porções àqueles para quem nada está preparado, porque este dia é santo ao nosso Senhor: nem vos arrependais; porque a alegria do Senhor é a vossa força

 

===============================

 

Neemias 8 

 

Versículo 2

E o sacerdote Esdras apresentou a lei à congregação

No livro de Neemias está escrito: E o sacerdote Esdras apresentou a lei à congregação, tanto de homens como de mulheres, e a todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.

Primeiro dia - Esta era a festa das trombetas, que é chamada de sábado, e na qual eles deveriam ter uma santa convocação, Lv 23:24 . E foi nesse dia que o altar foi erguido, após o retorno do cativeiro; em lembrança do que eles provavelmente o mantiveram desde então, com uma solenidade mais do que comum, comentou Wesley.

Versículo 7

os levitas fizeram o povo entender a lei

No livro de Neemias está escrito: Também Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabbetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelásias e os levitas fizeram o povo entender a lei, e o povo ficou em seu lugar.

Comentou Wesley:

Entenda - Bem como as palavras, que sendo hebraicas, agora precisavam ser traduzidas para a língua caldéia ou siríaca, agora, a língua comum daquele povo, que junto com sua religião, também havia perdido em grande parte sua língua; como também o significado deles: eles expuseram a mente e a vontade de Deus no que leram e a aplicaram à condição atual das pessoas.

Lugar - Ou seja, em seus vários lugares e estações em que a empresa parece ter sido distribuída para conveniência de audição; não sendo provável que uma congregação tão vasta pudesse ouvir distintamente a voz de um homem. Ou, por suas estações, isto é, pelas várias estações dos levitas e pessoas mencionadas por último; que parecem ter tido vários andaimes, comparando isso com o capítulo 9: 4, sobre o qual você estava, como Esdras fez em seu púlpito, versículo 8: 4 .

Versículo 8

Então eles leram o livro na lei de Deus distintamente

O livro de Neemias registrou: Então eles leram o livro na lei de Deus distintamente, e deram o sentido, e fizeram com que entendessem a leitura.

Comentou Wesley:

Eles - Esdras e seus companheiros sucessivamente.

Sentido - O significado das palavras hebraicas, que eles expuseram na língua comum.

Teu deu – Então eles deram a eles uma tradução das palavras hebraicas para o caldeu, e uma exposição das coisas contidas neles.

Versículo 9

não choreis, nem choreis. Pois todo o povo chorou, ouvindo as palavras da lei

No livro de Neemias está escrito: E Neemias, que é o Tirsata, e Esdras, o sacerdote, o escrivão, e os levitas que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Este dia é santo ao Senhor vosso Deus; não choreis, nem choreis. Pois todo o povo chorou, ouvindo as palavras da lei.

Chorou - Por um sentimento de sua culpa e perigo por causa disso, disse Wesley.

Versículo 10

porque a alegria do Senhor é a vossa força

No livro de Neemias está escrito: Então ele lhes disse: Ide, comei a gordura, bebei o doce e enviai porções àqueles para quem nada está preparado, porque este dia é santo ao nosso Senhor: nem vos arrependais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.

Comentou Wesley:

Comer - Banqueteie-se diante do Senhor.

Envie - Para o alívio de seus pobres irmãos.

Santo - Sendo a festa das trombetas, e o início deste mês alegre, em que tantos dias de ação de graças deveriam ser observados.

Força - Regozijar-se em Deus em servi-lo com alegria e gratidão, que é seu dever sempre, mas agora especialmente, lhe dará aquela força tanto de mente quanto de corpo, de que você precisa muito, tanto para cumprir todos os deveres exigidos de você quanto para se opor a todos os desígnios de seus inimigos.

Versículo 13

para entenderem as palavras da lei

No livro de Neemias está escrito: No segundo dia, reuniram-se os chefes das casas paternas de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, a Esdras, o escrivão, para entenderem as palavras da lei.

levitas – Escolhendo antes confessar sua ignorância do que em vão fingir ter mais conhecimento do que eles tinham: em que eles mostram humildade e piedade séria, que eles foram mais cuidadosos em aprender seu dever do que em preservar sua reputação, disse Wesley.

Versículo 15

E que publicassem e proclamassem em todas as suas cidades e em Jerusalém

Está escrito no livro de Neemias: E que publicassem e proclamassem em todas as suas cidades e em Jerusalém, dizendo: Ide ao monte, e trazei ramos de oliveira, e de pinheiro, e de murta, e de palmeiras, e de árvores frondosas, para fazerem tendas, como está escrito.

Comentou Wesley: Monte - O monte das Oliveiras, que era ao lado de Jerusalém, e armazenado com ramos de oliveira, e provavelmente com o resto: pois essas árvores parecem ter sido plantadas principalmente por aqui, para o uso da cidade nesta mesma festa, que, embora há muito negligenciada, deveria ter sido celebrada todos os anos. E este lugar parece ser aqui designado como o lugar mais eminente, sendo colocado para qualquer lugar próximo às várias cidades de Judá, onde esses ramos deveriam ser adquiridos.

Versículo 17

até aquele dia não faziam assim os filhos de Israel. E houve muitíssima alegria

Está escrito no livro de Neemias: E toda a congregação dos que tinham saído do cativeiro fez tendas e se assentou debaixo das tendas; porque desde os dias de Jesua, filho de Num, até aquele dia não faziam assim os filhos de Israel. E houve muitíssima alegria.

Comentou Wesley: Feito assim - Então, quanto à maneira e circunstâncias. Eles nunca mantiveram esta festa com tanta alegria, tendo não apenas os mesmos motivos de regozijo que tinham anteriormente, mas motivos especiais para aumentar sua alegria; eles nunca o mantiveram tão solene e religiosamente: pois enquanto em outras ocasiões, apenas o primeiro e o último dia daquela festa eram celebrados com uma santa convocação, agora havia uma santa convocação, e o povo se reunia e participava da leitura da lei, todos os dias desta festa.[5]



===============================

 

É tempo de jejuar

 

: Ora, no vigésimo quarto dia deste mês, os filhos de Israel se ajuntaram com jejum, e com sacos, e traziam terra sobre si

===============================

 

Neemias 9

 

Versículo 1

 os filhos de Israel se ajuntaram com jejum, e com sacos de saco, e terra sobre eles

Está escrito no livro de Neemias: Ora, no vigésimo quarto dia deste mês, os filhos de Israel se ajuntaram com jejum, e com sacos, e traziam terra sobre si.

Agora - No dia seguinte, mas um após a festa dos tabernáculos, que começou no décimo quarto dia e terminou no vigésimo segundo, pois suas consciências foram totalmente despertadas e seus corações cheios de tristeza por seus pecados, que eles não tinham permissão para expressar naquele momento de alegria pública; agora eles retomam seus pensamentos anteriores e, lembrando-se de seus pecados, reservam um dia para jejum solene e humilhação, disse Wesley.

Versículo 2

e confessou os seus pecados e as iniquidades de seus pais

Está escrito no livro de Neemias: E a descendência de Israel separou-se de todos os estrangeiros, e pôs-se em pé e confessou os seus pecados e as iniquidades de seus pais.

Separados - De toda a sociedade desnecessária com os pagãos, e particularmente daquelas mulheres estranhas com quem alguns deles se casaram. Pois, embora Esdras tivesse feito isso anteriormente, ainda assim, ao que parece, havia alguns criminosos, sem o seu conhecimento, ou eram alguns novos delinquentes, que desde então haviam caído no mesmo erro e mostraram a verdade de seu arrependimento abandonando seus amados pecados e parentes mais queridos, comentou Wesley.

Versículo 3

e adoraram ao Senhor seu Deus

O livro de Neemias registrou: E levantaram-se no seu lugar, e leram no livro da lei do Senhor seu Deus a quarta parte do dia; e outra quarta parte confessaram, e adoraram ao Senhor seu Deus.

Comentou Wesley: 

Livro da lei - Como eles fizeram antes, dando-lhes o sentido do que leram.

Quarta parte - Por três horas; havia doze horas em seu dia, provavelmente eles começaram após o sacrifício da manhã e continuaram seu trabalho até o sacrifício da noite. O trabalho de um dia de jejum é um bom trabalho. Devemos nos esforçar para fazer disso um dia de trabalho, um bom dia de trabalho.

Versículo 4

e clamaram em alta voz ao Senhor seu Deus

O livro de Neemias registrou: Então se levantaram as escadas dos levitas, Jesua, Bani, Cadmiel, Sebanias, Bunni, Serebias, Bani e Quenan, e clamaram em alta voz ao Senhor seu Deus.

Comentou Wesley:

Escadas - Sobre essas escadas, ou púlpitos, como os levitas costumavam ficar, quando ensinavam o povo. Mas eles estavam em vários púlpitos, cada um deles ensinando a parte da congregação que lhe foi atribuída, ou orando, ou bendizendo a Deus com eles.

Voz alta - Testemunhando assim seu profundo senso de seus pecados e misérias, e seu servo, e desejo importuno da misericórdia de Deus.

Versículo 13

e falaste com eles desde o céu

O livro de Neemias registrou: Também desceste ao monte Sinai, e falaste com eles desde o céu, e lhes deste juízos retos, e leis verdadeiras, bons estatutos e mandamentos.

Bons estatutos - Os preceitos morais e judiciais foram todos fundados na equidade natural. E até mesmo o cerimonial eram sinais da bondade de Deus, sendo tipos de graça do evangelho, disse Wesley.

Versículo 17

mas tu és um Deus pronto para perdoar, clemente e misericordioso

No livro de Neemias está escrito: E recusou-se a obedecer, nem se lembrou das maravilhas que fizeste entre eles; mas endureceu a cerviz e, em sua rebelião, constituiu um capitão para retornar à escravidão: mas tu és um Deus pronto para perdoar, clemente e misericordioso, lento para a ira e de grande bondade, e não os abandonas.

Feito – Projetado, e resolvido a fazê-lo, Nm 14:4, e, portanto, eles são ditos para fazê-lo, como Abraão é dito ter oferecido Isaque, Hb 11:17, porque ele pretendia fazê-lo, disse Wesley.

Versículo 22

E tu lhes deste reinos e nações, e os dividiste em cantos

No livro de Neemias está escrito: E tu lhes deste reinos e nações, e os dividiste em cantos; assim possuíram a terra de Seom, e a terra do rei de Hesbom, e a terra de Ogue, rei de Basã.

Comentou Wesley: Dividir - As nações pagãs, a quem Deus em grande medida destruiu, e os remanescentes deles ele dispersou em cantos; que enquanto antes da chegada dos israelitas eles tinham grandes habitações, agora eles estavam confinados, alguns em uma cidade e outros em outra, nos vários cantos de sua terra, enquanto os israelitas moravam em um lugar grande e tinham a posse de toda a sua terra, alguns poucos e pequenos lotes excetuados.

Versículo 32

Agora, pois, ó Deus nosso, o grande, o poderoso e o terrível Deus

No livro de Neemias está escrito: Agora, pois, ó Deus nosso, o grande, o poderoso e o terrível Deus, que guardas a aliança e a misericórdia, não te pareça pequena toda a tribulação que nos sobreveio, aos nossos reis, aos nossos príncipes, aos nossos sacerdotes, aos nossos profetas, e aos nossos pais, e a todo o teu povo, desde o tempo dos reis da Assíria até o dia de hoje.

Misericórdia - Ele acrescenta misericórdia, porque a aliança em si não era uma base suficiente de esperança, porque eles a haviam quebrado tão vilmente. Deus foi dispensado de guardá-lo e, portanto, eles voam para a livre e rica misericórdia de Deus em busca de alívio, disse Wesley.

Versículo 33

 tu és justo em tudo o que nos é trazido

No livro de Neemias está escrito: No entanto, tu és justo em tudo o que nos é trazido; porque fizeste bem, mas nós procedemos impiamente;

Comentou Wesley: Tu és justo. - Torna-se nós, quando estamos sob as repreensões da providência, sejam elas tão agudas, ou contínuas por tanto tempo, ainda justificar a Deus e reconhecer que somos punidos menos do que nossas iniquidades merecem.

Versículo 37

E dá muito aumento aos reis que puseste sobre nós por causa dos nossos pecados

Neemias relata: E dá muito aumento aos reis que puseste sobre nós por causa dos nossos pecados; também eles têm domínio sobre os nossos corpos e sobre o nosso gado, segundo a sua vontade, e estamos em grande angústia.

Comentou Wesley:

Rende muito, ... - Nós aramos, semeamos e trabalhamos, e tu dás tua bênção aos nossos esforços; e, no entanto, em grande medida, isso não é para nós, como antigamente, mas para nossos reis, a quem prestamos pesadas homenagens.

Domínio - Pressionando ou forçando a nós e nossos animais a ir e fazer o que quiserem.

Versículo 38

E por causa de tudo isso fazemos um pacto seguro

Neemias relata: E por causa de tudo isso fazemos um pacto seguro e o escrevemos; e os nossos príncipes, levitas e sacerdotes selam-na.

Comentou Wesley: Convênio seguro, ... - Foi selado e deixado registrado, para que pudesse ser uma testemunha contra eles, se agissem de forma enganosa.[6]

 

 

===============================

 

É tempo de ter esperança

 

 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor

 

===============================

 

Lamentações de Jeremias 3

 

Versículo 1

Eu sou o homem que viu a aflição

No livro de Lamentações está escrito: Eu sou o homem que viu a aflição pela vara da sua ira.

Eu sou o homem - Parece, isso é falado em nome do povo, que antes era estabelecido sob a noção de uma mulher, disse Wesley.

Versículo 4

Envelheceu a minha carne e a minha pele

No livro de Lamentações está escrito: Envelheceu a minha carne e a minha pele; ele quebrou meus ossos.

Velho - Toda a minha beleza se foi, e toda a minha força, disse Wesley. 

Versículo 5

e me cercou de fel e de trabalho

Ele edificou contra mim, e me cercou de fel e de trabalho.

Construído - Ele construiu fortes e baterias contra minhas paredes e casas.

Versículo 9

Cercou os meus caminhos com pedras lavradas

No livro de Lamentações está escrito: Cercou os meus caminhos com pedras lavradas, tortuoso as minhas veredas.

Comentou Wesley:

Fechado - Ele derrotou todos os meus métodos e conselhos de segurança, por dificuldades insuperáveis como paredes de pedra lavrada.

Torto - Não, Deus não apenas derrotou seus conselhos, mas os tornou fatais e perniciosos para eles.

Versículo 15

Ele me encheu de amargura

O profeta Jeremias escreveu: Ele me encheu de amargura, me embriagou com absinto.

Absinto - Com dispensações severas e amargas, disse Wesley.

Versículo 16

Ele também quebrou meus dentes com pedras de cascalho

O profeta Jeremias escreveu: Ele também quebrou meus dentes com pedras de cascalho, ele me cobriu com cinzas.

Cinzas - Os enlutados costumavam jogar cinzas em suas cabeças, afirmou Wesley.

Versículo 19

Lembrando-me da minha aflição e da minha miséria

O profeta Jeremias escreveu: Lembrando-me da minha aflição e da minha miséria, do absinto e do fel.

Absinto - Absinto e fel, são frequentemente usados para significar grande aflição, disse Wesley.

Versículo 21

Lembro-me disso à minha mente

O profeta Jeremias escreveu: Lembro-me disso à minha mente, portanto, espero.

Isto - O que se segue, a respeito da natureza de Deus e de suas boas providências, disse Wesley.

 Versículo 22

as suas misericórdias não têm fim

O profeta Jeremias escreveu: As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

Versículo 23

Eles se renovam a cada manhã

O profeta Jeremias escreveu: Elas se renovam a cada manhã: grande é a tua fidelidade.

Fidelidade - No cumprimento de tuas promessas ao teu povo, afirmou Wesley.

Versículos 24-26

Bom é ter esperança

A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele, disse Jeremias. 

Bom é o Senhor para os que esperam por ele

 

 Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca, disse Jeremias. 

 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor, disse Jeremias.

Versículo 27

carregue o jugo em sua juventude

Disse Jeremias: É bom para o homem que ele carregue o jugo em sua juventude.

Comentou Wesley: Suportar - Silenciosa e pacientemente para suportar as aflições que Deus quiser colocar sobre nós. E se Deus nos domesticar quando jovens, por sua palavra ou por sua vara, é uma vantagem indescritível.

Versículo 28

Ele se senta sozinho e guarda silêncio

Ele se senta sozinho e guarda silêncio, porque ele o suportou sobre si, disse Jeremias.

Suportou - Que ele mantenha sua alma em sujeição a Deus, porque Deus o humilhou com sua vara, disse Wesley.

Versículo 29

se assim for, pode haver esperança

Ele põe a boca no pó; se assim for, pode haver esperança, disse Jeremias.

No pó - Tanto este quanto os versículos anteriores nos informam sobre o dever das pessoas sob aflições, afirmou Wesley.

Versículo 33

ele não aflige voluntariamente nem entristece os filhos dos homens

Disse Jeremias: Pois ele não aflige voluntariamente nem entristece os filhos dos homens.

De bom grado - Não por sua própria moção, sem uma causa dada a ele pelas pessoas aflitas. Por isso, o julgamento é chamado de obra estranha de Deus, disse Wesley.

Versículo 36

o Senhor não aprova

Disse Jeremias: Subverter um homem em sua causa, o Senhor não aprova.

Para subverter - Aqui estão três coisas mencionadas, que Deus não aprova, afirmou Wesley.

Versículo 37

Quem é aquele que diz, e acontece

Perguntou Jeremias: Quem é aquele que diz, e acontece, quando o Senhor não o ordena?

Comentou Wesley: Quem – Nada acontece no mundo, mas pela disposição da providência divina. Isso parece ser falado em nome do povo de Deus, argumentando-se em uma submissão silenciosa, às suas aflições, a partir da consideração da mão de Deus neles.

Versículo 38

Da boca do Altíssimo

Perguntou Jeremias: Da boca do Altíssimo não procede o mal e o bem?

Comentou Wesley: Mal - O mal ou o problema não saem da boca de Deus de sua direção, e providência, assim como o bem?

Versículo 39

Por que se queixa o homem vivo

Jeremias perguntou: Por que se queixa o homem vivo, o homem para o castigo dos seus pecados?

Portanto - Os judeus, verificam-se em suas queixas a partir da consideração, que nada lhes aconteceu, mas qual foi a justa recompensa de seus pecados, disse Wesley.

Versículo 42

tu não perdoaste

Disse Jeremias: Nós transgredimos e nos rebelamos: tu não perdoaste.

Tu – Tu nos atormentaste de acordo com o justo deserto de nossos pecados, disse Wesley.

Versículo 49

Meus olhos escorrem e não cessam

Disse Jeremias: Meus olhos escorrem e não cessam, sem qualquer intervalo,

Meu olho - O profeta fala isso de si mesmo, disse Wesledy.

Versículo 53

Eles cortaram minha vida no calabouço

Disse Jeremias: Eles cortaram minha vida no calabouço e atiraram uma pedra sobre mim.

Calabouço - Calabouço parece aqui ser considerado a condição mais baixa de miséria, afirmou Wesley.

Versículo 54

As águas corriam sobre a cabeça da mina

Disse Jeremias: As águas corriam sobre a cabeça da mina; então eu disse: Estou cortado.

Cortado - estou perdido, não há esperança para mim, disse Wesley.

Versículo 56

Tu ouviste a minha voz

Disse Jeremias: Tu ouviste a minha voz: não escondas o teu ouvido ao meu sopro, ao meu clamor.

Comentou Wesley:

Ouvido - Em aflições anteriores.

Não se esconda - Mostre-me agora o mesmo favor.

Versículo 58

Ó Senhor, tu pleiteaste as causas da minha alma

Disse Jeremias: Ó Senhor, tu pleiteaste as causas da minha alma; tu remiste minha vida.

Ó Senhor - Tu tens acostumado a tomar a minha parte contra os meus inimigos, disse Wesley.

Versículo 60

Tu viste toda a sua vingança

Jeremias afirmou: Tu viste toda a sua vingança e todas as suas imaginações contra mim.

Comentou Wesley: Visto - Tu tens sido uma testemunha de toda a sua fúria.

Versículo 63

Eu sou a música deles

Disse Jeremias: Vede que se assentam e se levantam; Eu sou a música deles.

Eu sou - Nas festas e em suas reuniões alegres, sou todo o assunto de seu discurso, disse Wesley.

Versículo 66

Persiga-os e destrua-os

Jeremias disse: Persiga-os e destrua-os com ira de debaixo dos céus do Senhor.

Comentou Wesley: Perseguir - Muitas passagens desta natureza que encontramos são profecias, algumas delas podem ser profecias e orações.[7]

 

 



[1] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/ephesians-1.html

[2]https://pt.wikipedia.org/wiki/Neemias

[3]https://pt.wikipedia.org/wiki/Neemias

[4] https://pt.wikipedia.org//wiki/Jeremias

[5]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/nehemiah-8.html. 

[6] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/nehemiah-9.html. 

[7] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/lamentations-3.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog