Sansão, entre a força física e a fraqueza sentimental

 

 

 

Notas explicativas de Wesley

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 

===============================

 


 

===============================

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves

Todos os direitos reservados ao autor.

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998.

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 362

Livros publicados pelo autor: 472

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

 

===============================

 

 

Índice

 

 

·       Introdução

·       Dificuldades de Sansão no relacionamento com mulheres

·       O nascimento de Sansão anunciado por um anjo

·       Casamento de Sansão com uma filisteia

·       Sansão perde sua esposa

·       Dalila seduz Sansão que revela e perde sua força

 

 

 

 

 

Introdução

 

“Sansão, entre a força física e a fraqueza sentimental” é um livro sobre a vida de Sansão baseado no livro de Juízes e nas notas explicativas de Wesley.

Em formato de livro são 44 páginas.

Sansão significa filho do sol. Ele “foi um dos juízes dos antigos israelitas mencionados no Livro dos Juízes na Bíblia Hebraica (capítulos 13 a 16) e um dos últimos dos líderes que "julgaram Israel antes da instituição da monarquia. Sansão era tribo de Dã, dotado de uma força sobre-humana que foi usada para salvar Israel do poder dos filisteus. Sansão foi juiz de Israel durante vinte anos no tempo dos filisteus”. [1]

Sansão era nazireu e recebeu grande força para ajudá-lo contra seus inimigos e permitir-lhe realizar feitos sobre-humanos; Os capítulos revelam a vida e a dificuldade de Sansão: Dificuldades de Sansão no relacionamento com mulheres; O nascimento de Sansão anunciado por um anjo; Casamento de Sansão com uma filisteia; Sansão perde sua esposa; Dalila seduz Sansão que revela e perde sua força.

Sobre o envolvimento com Dalila, Wesley comentou: “Provavelmente como uma prostituta: porque o terrível castigo agora infligido a Sansão por este pecado, a quem Deus poupou para a primeira ofensa, é uma insinuação, que este pecado não era inferior ao anterior”.

Uma história que é um alerta para as lideranças. Muitos líderes precisam de uma base emocional forte e uma boa orientação para saber lidar com o sexo oposto. Nem sempre é um desvio de personalidade, mas uma carência afetiva.

Os pais de Sansão tiveram alguma responsabilidade?

É necessário aos pais darem aos filhos uma educação e amor para que ele cresça em equilíbrio: em estatura, graça e emocionalmente.

Um casamento sólido é necessário para haver uma estabilidade e boa liderança.

Na formação, especialmente dos pastores e pastoras, a Igreja tem também responsabilidade de cuidar da área emocional daqueles e daquelas que serão líderes!

 

O Autor

 

 

 

Dificuldades de Sansão no relacionamento com mulheres

 

Disseram-lhe, pois, seu pai e sua mãe: Nunca há mulher entre as filhas de teus irmãos, ou entre todo o meu povo, que vais tomar mulher dos filisteus incircuncisos? E Sansão disse a seu pai: Trazei-a para mim; porque ela me agrada

===============================

 

 

Sansão tinha grande força física, mas era fraco com as mulheres.

O autor de Juízes disse que Sansão desceu a Timnate, e viu em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus, E ele se aproximou, e contou a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus; agora, pois, toma-a por mulher.

Disseram-lhe, pois, seu pai e sua mãe: Nunca há mulher entre as filhas de teus irmãos, ou entre todo o meu povo, que vais tomar mulher dos filisteus incircuncisos? E Sansão disse a seu pai: Trazei-a para mim; porque ela me agrada.

“No desenvolvimento da narrativa, o casamento pretendido mostrou-se parte do plano de Deus de atacar os filisteus. [2]

Numa história um tanto confusa, Sansão acaba perdendo sua esposa. “Sansão então viajou para Ascalão, uma distância de cerca de 48 quilômetros, onde matou trinta filisteus por suas roupas; ele então voltou e deu essas vestes a seus trinta padrinhos. Com raiva, Sansão voltou à casa de seu pai; e a família de sua suposta noiva a entregou a um dos padrinhos como esposa. Algum tempo depois, Sansão voltou a Timnate para visitar sua esposa, sem saber que agora ela estava casada com um de seus ex-padrinhos. Mas seu pai se recusou a permitir que Sansão a visse, oferecendo a Sansão uma irmã mais nova”. [3]

Pouco tempo depois, no tempo da colheita do trigo, Sansão visitou sua esposa com um cabrito; e ele disse: Entrarei na câmara com minha mulher. Mas seu pai não permitiu que ele entrasse.

O autor de Juízes disse que a mulher de Sansão foi dada ao seu companheiro, a quem ele usara como amigo.

Posteriormente, Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e ficou com ela na casa.

A Bíblia relata que depois ele amou uma mulher no vale de Soreque, cujo nome era Dalila.

“Provavelmente como uma prostituta: porque o terrível castigo agora infligido a Sansão por este pecado, a quem Deus poupou para a primeira ofensa, é uma insinuação, que este pecado não era inferior ao anterior”, afirmou Wesley.

O autor de Juízes escreveu que os príncipes dos filisteus subiram a ela, e disseram-lhe: Seduza-o, e vê em que consiste a sua grande força, e por que meios podemos prevalecer contra ele, para o amarrarmos para o afligir; e dar-te-emos cada um de nós mil e cem moedas de prata.

Disse Wesley que Sansão é culpado tanto do pecado de mentir quanto de grande loucura em encorajar suas investigações, que ele deveria ter verificado a princípio: mas como ele havia abandonado a Deus, Deus agora o havia abandonado (...).

E Sansão revelou seu segredo debaixo da insistência de Dalila e perdeu a sua liberdade e a visão.

 

 

O nascimento de Sansão anunciado por um anjo

 

E o anjo do Senhor apareceu à mulher, e disse-lhe: Eis que és estéril, e não dais à luz; mas conceberás e darás à luz um filho. Agora, pois, guarda-te, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa imunda, pois eis que conceberás e darás à luz um filho; e navalha não passará sobre a sua cabeça, porque o menino será nazireu para Deus desde o ventre, e começará a livrar Israel da mão dos filisteus.

===============================

 

Juízes 13

 

Versículo 1

E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor

O autor do livro de Juízes escreveu: E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor; e o Senhor os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.

Ou seja, caiu em idolatria

Em suas notas explicativas, Wesley disse: Fez o mal – Ou seja, caiu em idolatria, não após a morte de Abdon, o último juiz, mas nos dias dos antigos juízes.

Este era um povo muito insignificante

Wesley disse: Quarenta anos - Para ser computado, não a partir da morte de Abdon, mas antes desse tempo. E é provável que a grande matança dos efraimitas feita por Jefté tenha encorajado muito os filisteus a se levantarem contra Israel, quando um de seus principais baluartes estava muito enfraquecido; e, portanto, começou a dominá-los não muito depois da morte de Jefté. Este era um povo muito insignificante. Eles tinham apenas cinco cidades dignas de nota. E, no entanto, quando Deus os usou como cajado em sua mão, eles foram muito opressivos e vexatórios.

Versículo 2

Havia um homem de Zorá, da família dos danitas

O autor do livro de Juízes escreveu: Havia um homem de Zorá, da família dos danitas, cujo nome era Manoá; e sua mulher era estéril e não nua.

Em suas notas explicativas, Wesley disse:

Da família - Ou seja, da tribo ou do povo.

Não nu - Uma repetição enfática da mesma coisa, em outras palavras, que é uma elegância usual tanto nas escrituras quanto em outros autores.

Versículo 3

E o anjo do Senhor apareceu à mulher

O autor do livro de Juízes escreveu: E o anjo do Senhor apareceu à mulher, e disse-lhe: Eis que és estéril, e não dais à luz; mas conceberás e darás à luz um filho.

O Filho de Deus, mas distinto do Senhor, porque ele apareceu aqui na forma de um servo, como um mensageiro enviado por Deus.

Em suas notas explicativas, Wesley disse:

O anjo - O Filho de Deus, mas distinto do Senhor, porque ele apareceu aqui na forma de um servo, como um mensageiro enviado por Deus.

O grande Redentor preocupou-se de uma maneira particular com esse redentor típico

O grande Redentor preocupou-se de uma maneira particular com esse redentor típico.

Versículo 4

Agora, pois, guarda-te

Agora, pois, guarda-te, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa imunda, o autor do livro de Juízes escreveu.

Porque a criança deveria ser um nazireu desde o ventre

Em suas notas explicativas, Wesley disse:

Cuidado - Porque a criança deveria ser um nazireu desde o ventre, versículo 5, e desde a concepção; e porque a poluição da mãe se estende à criança, ela é intimada a partir desse momento a observar as seguintes regras pertencentes aos nazireus.

Bebida forte - Sob o qual são compreendidos os outros detalhes mencionados, Nm 6: 2-4 .

Nem comer – Qualquer uma dessas carnes proibidas, Lv 11:1-47, que eram proibidas a todos, mas especialmente aos nazireus.

Versículo 5

Pois eis que conceberás e darás à luz um filho; e navalha não passará sobre a sua cabeça

O autor do livro de Juízes escreveu: Pois eis que conceberás e darás à luz um filho; e navalha não passará sobre a sua cabeça, porque o menino será nazireu para Deus desde o ventre, e começará a livrar Israel da mão dos filisteus.

Em suas notas explicativas, Wesley explicou:

Um nazireu - Uma pessoa consagrada ao serviço de Deus.

Deus quer continuar seu trabalho gradualmente e por várias mãos

Comece a libertar - E a libertação será realizada e aperfeiçoada por outros, como foi por Eli, Samuel e Saul; mas especialmente por David. Deus quer continuar seu trabalho gradualmente e por várias mãos. Um lança o fundamento de uma boa obra, outro constrói e talvez um terceiro produza a pedra superior.

Versículo 6

Um homem de Deus veio a mim, e o seu semblante era como o de um anjo de Deus

O autor do livro de Juízes escreveu: Então a mulher veio e contou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, e o seu semblante era como o de um anjo de Deus, mui terrível; mas eu não lhe perguntei de onde ele era, nem ele me disse o seu nome.

Em suas notas explicativas, Wesley disse:

Homem de Deus - Um profeta, ou pessoa sagrada, enviado com uma mensagem de Deus.

cheio de Majestade

Terrível - Ou, venerável, terrível, cheio de Majestade.

Versículo 12

Como devemos ordenar a criança e como devemos fazer com ela?

Escreveu o autor do livro de Juízes: E disse Manoá: Cumprem-se agora as tuas palavras. Como devemos ordenar a criança e como devemos fazer com ela?

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Deixe as tuas palavras - Ou, tuas palavras acontecerão: Eu acredito firmemente que tuas promessas serão cumpridas.

Como - Que regras devemos observar sobre sua educação?

Versículo 13

E disse o anjo do Senhor a Manoá

Escreveu o autor do livro de Juízes: E disse o anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher, acautela-se.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Deixe-a - Enquanto a criança está em seu ventre, e depois que a criança nascer, deixe-o observar as mesmas ordens.

Versículo 15

E disse Manoá ao anjo do Senhor

Escreveu o autor do livro de Juízes: E disse Manoá ao anjo do Senhor: Rogo-te que te detenhamos, até que te preparemos um cabrito.

Preparado - Supondo que ele seja um homem e um profeta, a quem ele expressaria assim seu respeito, como era comum para estranhos.

Versículo 16

E disse o anjo do Senhor a Manoá

E disse o anjo do Senhor a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei do teu pão; e, se ofereceres holocausto, terás de oferecê-lo ao Senhor. Pois Manoá não sabia que era um anjo do Senhor, escreveu o autor do livro de Juízes.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Pão - Ou seja, carne, como o pão é comumente tomado nas escrituras.

mas ao Senhor, como tu aos poucos me perceberás ser

Ao Senhor - Não a um homem, como tu me apreendes ser; mas ao Senhor, como tu aos poucos me perceberás ser.

Versículo 17

Qual é o teu nome, para que, quando se cumprirem as tuas palavras, te honremos?

Escreveu o autor do livro de Juízes: E disse Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprirem as tuas palavras, te honremos?

Honra - Ou fazendo menção honrosa a ti, ou mostrando respeito a ti, por um presente, que eles geralmente davam aos profetas, disse Wesley

Versículo 18

Por que perguntaste assim pelo meu nome, visto que é secreto

E disse-lhe o anjo do Senhor: Por que perguntaste assim pelo meu nome, visto que é secreto, escreveu o autor do livro de Juízes.

Isso mostra que este era o anjo da aliança, o Filho de Deus

Comentou Wesley: Segredo - Escondido dos homens mortais: ou, maravilhoso, como tu não podes compreender: minha natureza e essência, (que muitas vezes é significada pelo nome nas escrituras) é incompreensível. Isso mostra que este era o anjo da aliança, o Filho de Deus.

Versículo 19

Então Manoá tomou um cabrito com uma oferta de manjares, e o ofereceu sobre uma rocha ao Senhor

Escreveu o autor do livro de Juízes: Então Manoá tomou um cabrito com uma oferta de manjares, e o ofereceu sobre uma rocha ao Senhor; e Manoá e sua mulher observaram.

Oferta de manjares - Que geralmente se juntavam aos principais sacrifícios, afirmou Wesley.

A presença e o comando do anjo são uma garantia suficiente para a oferta de sacrifício

Uma rocha - A presença e o comando do anjo são uma garantia suficiente para a oferta de sacrifício por uma pessoa que não era sacerdote e em um lugar proibido, disse Wesley.

Versículo 20

Pois sucedeu que, subindo a chama de cima do altar para o céu, o anjo do Senhor subiu na chama do altar

Escreveu o autor do livro de Juízes: Pois sucedeu que, subindo a chama de cima do altar para o céu, o anjo do Senhor subiu na chama do altar. Manoá e sua mulher, olhando para ela, prostraram-se com o rosto em terra.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

O altar - Ou seja, daquela parte da rocha que servia em vez de um altar, sobre o qual o sacrifício foi colocado.

Ascendeu - Para manifestar sua natureza e essência para ser espiritual.

Caiu - Em parte em reverência a essa presença gloriosa manifestada de maneira tão maravilhosa: e em parte, por horror religioso e medo da morte; para a prevenção disso, eles caíram em súplica a Deus.

Versículo 23

Se o Senhor quisesse matar-nos, não teria recebido das nossas mãos holocausto nem oferta de manjares

Escreveu o autor do livro de Juízes: Mas sua mulher lhe disse: Se o Senhor quisesse matar-nos, não teria recebido das nossas mãos holocausto nem oferta de manjares, nem nos teria mostrado todas estas coisas, nem nos teria dito tais coisas como estas.

e em uma época em que a palavra do Senhor era preciosa; e não havia visão aberta 

Nem faria, ... - Esta expressão parece ter alguma ênfase, para aumentar a misericórdia de Deus para com eles, como sendo concedida a eles em um momento de calamidade tão grave; e em uma época em que a palavra do Senhor era preciosa; e não havia visão aberta, disse Wesley.

Versículo 24

E a mulher deu à luz um filho, e pôs-lhe o nome de Sansão

Escreveu o autor do livro de Juízes: E a mulher deu à luz um filho, e pôs-lhe o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.

dotou-o de todas as graças e dons da mente e do corpo

Abençoou-o - Ou seja, dotou-o de todas as graças e dons da mente e do corpo que eram necessários para o trabalho para o qual ele foi projetado, explicou Wesley.

Versículo 25

E o Espírito do Senhor começou a movê-lo

Escreveu o autor do livro de Juízes: E o Espírito do Senhor começou a movê-lo às vezes no acampamento de Dã, entre Zorá e Estaol.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Mover - Isto é, para destilá-lo a desígnios heróicos; mostrar seu poder no estado de sua mente e na força de seu corpo, descoberto por seus vizinhos em ações extraordinárias; para enfileirar seu coração a grandes tentativas de ajuda e libertação do povo de Deus, para dar alguns ensaios a seus irmãos e buscar todas as oportunidades para isso.

De Dã - Um lugar assim chamado, seja da expedição dos danitas, Juízes 18: 11-12, que, embora colocado após esta história, foi feito antes dele: ou de algum outro acampamento que os danitas formaram lá, para dar algum controle às incursões dos filisteus.[4]

 

Casamento de Sansão com uma filisteia

 

Disseram-lhe, pois, seu pai e sua mãe: Nunca há mulher entre as filhas de teus irmãos, ou entre todo o meu povo, que vais tomar mulher dos filisteus incircuncisos? E Sansão disse a seu pai: Trazei-a para mim; porque ela me agrada.

===============================

 

Juízes 14

 

Versículo 1

e viu em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus

E Sansão desceu a Timnate, e viu em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus, escreveu o autor do livro de Juízes.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Fui - Depois que ele atingiu a idade madura.

Timnath - Um lugar não muito longe do mar.

Versículo 2

Vi em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus

Escreveu o autor do livro de Juízes: E ele se aproximou, e contou a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus; agora, pois, toma-a por mulher.

Aqui ele é um exemplo para todos os filhos, em conformidade com o quinto mandamento

Disse Wesley: Para a esposa - Aqui ele é um exemplo para todos os filhos, em conformidade com o quinto mandamento. Os filhos não devem se casar, nem se mover em direção a isso sem o conselho e consentimento de seus pais. Aqueles que o fazem, como fala o bispo Hall, não se criam. Os pais têm uma propriedade em seus filhos, como partes de si mesmos. No casamento, essa propriedade é transferida. Portanto, não é apenas cruel e ingrato, mas palpavelmente injusto, alienar essa propriedade, sem a concordância deles. Que assim rouba seu pai ou mãe, roubando-se daqueles que lhes são mais próximos e queridos do que seus bens, e ainda diz: Não é transgressão, o mesmo é o companheiro de um destruidor, Provérbios 28:24 .

Versículo 3

Trazei-a para mim; porque ela me agrada

Escreveu o autor do livro de Juízes: Disseram-lhe, pois, seu pai e sua mãe: Nunca há mulher entre as filhas de teus irmãos, ou entre todo o meu povo, que vais tomar mulher dos filisteus incircuncisos? E Sansão disse a seu pai: Trazei-a para mim; porque ela me agrada.

Com quem os israelitas foram proibidos de se casar

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

filisteus - Com quem os israelitas foram proibidos de se casar. Pois, embora os filisteus não fossem cananeus em seu original, ainda assim eles eram assim em sua concordância com eles na maldade e, portanto, estavam sujeitos aos mesmos julgamentos com eles.

Pegue-a – Esta ação de Sansão, embora contra as regras comuns, parece ser justificada, pela direção de Deus, (mencionada nas palavras a seguir) que era conhecida por Sansão, mas não por seus pais.

Agrada-me - Não tanto por sua beleza, mas pelo design mencionado no próximo verso.

Versículo 5

e eis que um leão novo rugia contra ele

Então desceu Sansão, seu pai e sua mãe, a Timnate, e chegou às vinhas de Timnate; e eis que um leão novo rugia contra ele, escreveu o autor do livro de Juízes.

Pai e mãe - Que o acompanharam, ou porque agora estavam familiarizados com seu projeto; ou, para ordenar as circunstâncias daquela ação que eles viram que ele foi atacado, disse Wesley.

Versículo 6

E o Espírito do Senhor se apossou dele

Relatou o autor do livro de Juízes: E o Espírito do Senhor se apossou dele, e o despedaçou como se rasgasse um cabrito, e não tinha nada na mão; mas não contou a seu pai nem a sua mãe o que tinha feito.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Veio poderosamente - Aumentou sua coragem e força física.

Uma criança - Assim que e com a mesma segurança.

ainda não era um momento adequado para despertar os ciúmes e medos dos filisteus

Não disse, ... - Para que não seja conhecido publicamente por seus meios; pois ele sabiamente considerou que ainda não era um momento adequado para despertar os ciúmes e medos dos filisteus a respeito dele, como isso teria acontecido.

Versículo 8

e eis que havia um enxame de abelhas e mel no cadáver do leão

Relatou o autor do livro de Juízes: E depois de algum tempo voltou para a tomar, e desviou-se para ver o cadáver do leão; e eis que havia um enxame de abelhas e mel no cadáver do leão.

a carne do leão

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Depois de um tempo - Heb. depois de dias; isto é, depois de alguns dias: ou melhor, depois de um ano, como essa palavra geralmente significa; quando a carne do leão (que por seu cheiro forte é ofensivo para as abelhas) foi totalmente consumida e nada restou além dos ossos.

Abelhas - Estabelecendo-se lá, como às vezes fazem no crânio de um homem ou em um sepulcro.

Versículo 9

mas não lhes disse que tinha tirado o mel do cadáver do leão

Relatou o autor do livro de Juízes: E tomou-o nas mãos, e continuou a comer, e foi ter com seu pai e sua mãe, e deu-lhes, e comeram; mas não lhes disse que tinha tirado o mel do cadáver do leão.

Veio para, ... - De quem ele se afastou por um tempo, versículo – 8, disse Wesley.

Versículo 11

trouxeram trinta companheiros para estarem com ele

E aconteceu que, vendo-o, trouxeram trinta companheiros para estarem com ele, relatou o autor do livro de Juízes.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Vi-o - Ou, observou-o, sua estatura, e força, e semblante, e porte, que eram extraordinários.

Trazido - Em parte em conformidade com o costume de ter homens de noiva; embora não fossem tão numerosos; mas principalmente por cautela, e como guarda colocado sobre ele sob o pretexto de respeito e afeição.

Versículo 12

Agora vos proporei um enigma

Relatou o autor do livro de Juízes: E disse-lhes Sansão: Agora vos proporei um enigma; se souberdes declará-lo dentro dos sete dias da festa, e o descobrirdes, então vos darei trinta lençóis e trinta mudas de vestidos.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Sete dias - Por tanto tempo duraram as festas de casamento.

Lençóis - Roupas de linho fino, que eram usadas para muitos propósitos naquelas partes.

Mudanças - Ternos de vestuário.

Versículo 15

Encanta teu marido, para que nos anuncie o enigma

Relatou o autor do livro de Juízes: E sucedeu que, ao sétimo dia, disseram à mulher de Sansão: Encanta teu marido, para que nos anuncie o enigma, para que não queimemos a fogo a ti e à casa de teu pai; chamaste-nos para tomarmos o que temos? não é assim?

Comentou Wesley:

Sétimo dia - Sem dúvida, eles haviam falado com ela antes dessa hora, mas com alguma negligência, supondo que deveriam descobrir; mas agora que seu tempo estava quase passando, eles a colocaram sob a necessidade de procurá-lo.

Para tomar isso que temos - Ou seja, para nos despir de nossas vestes.

Versículo 17

E ela chorou diante dele os sete dias

Relatou o autor do livro de Juízes: E ela chorou diante dele os sete dias, enquanto durou a sua festa; e sucedeu que, ao sétimo dia, ele lhe anunciou, porque ela se deitou sobre ele; e ela contou o enigma aos filhos do seu povo.

Os sete dias – Ou seja, sobre o resíduo dos sete dias; ou seja, após o terceiro dia, disse Wesley.

Versículo 18

O que é mais doce do que o mel?

Relatou o autor do livro de Juízes: E os homens da cidade lhe perguntaram no sétimo dia, antes do pôr-do-sol: "O que é mais doce do que o mel?" E o que é mais forte do que um leão? E disse-lhes: Se não tivésseis arado com a minha novilha, não teríeis descoberto o meu enigma.

Explicou Wesley: Se não tivésseis ... - Se você não tivesse empregado minha esposa para descobri-lo, como os homens araram o solo com uma novilha, descobrindo assim suas partes ocultas; ele a chama novilha, porque ela estava unida a ele no mesmo jugo.

Versículo 19

E o Espírito do Senhor se apossou dele

E o Espírito do Senhor se apossou dele, e desceu a Ascalom, e matou deles trinta homens, e tomou o seu despojo, e deu muda de vestes aos que explicavam o enigma. E acendeu-se a sua ira, e subiu à casa de seu pai, relatou o autor do livro de Juízes.

pelas influências extraordinárias do espírito de Deus

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

O espírito veio - Embora ele tivesse força e coragem constantes; no entanto, isso foi extremamente aumentado em ocasiões especiais, pelas influências extraordinárias do espírito de Deus.

onde ele teve força e coragem suficientes para tentar o que se segue

Para Ashkelon - Ou para o território; ou para a própria cidade, onde ele teve força e coragem suficientes para tentar o que se segue; e ao fazer isso, eles foram, sem dúvida, atingidos por tal terror, que cada um procurou apenas se preservar, e ninguém ousou persegui-lo.

Sua raiva foi acesa - Pela traição de sua esposa e companheiros.

Ele foi - Sem sua esposa. Seria bom para nós, se as indelicadezas que encontramos no mundo, e nossas decepções nele tiverem esse bom efeito sobre nós, nos obrigarem a retornar pela fé e oração, à casa de nosso pai celestial.

Versículo 20

Mas a mulher de Sansão foi dada ao seu companheiro

Relatou o autor do livro de Juízes: Mas a mulher de Sansão foi dada ao seu companheiro, a quem ele usara como amigo.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Foi dado - Por seu pai.

Quem ele tinha usado - Ou seja, para o chefe dos homens da noiva, a quem ele tinha mostrado mais respeito e bondade.[5]

 

Sansão perde sua esposa

 

Mas aconteceu pouco tempo depois, no tempo da colheita do trigo, Sansão visitou sua esposa com um cabrito; e ele disse: Entrarei na câmara com minha mulher. Mas seu pai não permitiu que ele entrasse

===============================

 

Juízes 15

 

 

Versículo 1

Sansão visitou sua esposa com um cabrito

Relatou o autor do livro de Juízes: Mas aconteceu pouco tempo depois, no tempo da colheita do trigo, Sansão visitou sua esposa com um cabrito; e ele disse: Entrarei na câmara com minha mulher. Mas seu pai não permitiu que ele entrasse.

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Colheita de trigo - Qual era a estação adequada para o que se segue.

Com uma criança - Como um símbolo de reconciliação.

Na câmara - Em sua câmara, que as mulheres tinham separado dos homens.

Versículo 2

Eu realmente pensei que você a odiasse completamente; por isso a dei à tua companheira

Escreveu o autor do livro de Juízes: E seu pai disse: Eu realmente pensei que você a odiasse completamente; por isso a dei à tua companheira: não é sua irmã mais nova mais formosa do que ela? tome-a, peço-te, em vez dela.

Porque tu a abandonaste

odiava-a - Porque tu a abandonaste: mas isso não era causa suficiente; pois ele deveria ter se esforçado para uma reconciliação e não ter se livrado da esposa de outro homem sem o seu consentimento, disse Wesley.

Versículo 3

Agora serei mais irrepreensível do que os filisteus

Escreveu o autor do livro de Juízes: E disse Sansão a respeito deles: Agora serei mais irrepreensível do que os filisteus, ainda que lhes faça um desagrado.

Agora vou, ... - Porque eles primeiro me provocaram por uma injúria irreparável: mas embora isso possa parecer um ato de vingança privada; no entanto, é claro que Sansão agiu como juiz (pois assim o foi) e como vingador das injúrias públicas de seu povo, explicou Wesley.

Versículo 4

E foi Sansão, e apanhou trezentas raposas

Escreveu o autor do livro de Juízes: E foi Sansão, e apanhou trezentas raposas, e tomou tições, e virou cauda com cauda, e pôs um tição no meio entre duas caudas.

Mas não é dito que Sansão pegou todos eles, de uma só vez ou por suas próprias mãos; por ser uma pessoa tão eminente e juiz de Israel, ele poderia precisar da ajuda de quantas pessoas quisesse

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Raposas - Dos quais havia um grande número em Canaã. Mas não é dito que Sansão pegou todos eles, de uma só vez ou por suas próprias mãos; por ser uma pessoa tão eminente e juiz de Israel, ele poderia precisar da ajuda de quantas pessoas quisesse.

E deve-se admitir que o Deus que fez o mundo, e por sua providência singular cuidou de Israel, e pretendia que eles se libertassem neste momento

Disse ainda Wesley: E deve-se admitir que o Deus que fez o mundo, e por sua providência singular cuidou de Israel, e pretendia que eles se libertassem neste momento, poderia facilmente dispor das coisas para que pudessem ser tomadas. Ele escolheu fazer isso não por seus irmãos, a quem ele preservaria do ódio e travessuras que isso poderia ter ocasionado a eles, mas por criaturas brutas, para adicionar desprezo à sua calamidade, e particularmente por raposas; em parte, porque eram os mais aptos para o propósito, sendo criaturas com muito medo do fogo; e tendo caudas às quais as marcas de fogo poderiam ser mais convenientemente amarradas; e não indo diretamente para a frente, mas torto, pelo que o fogo seria disperso em mais lugares.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Marcas de fogo - Feito de matéria que pegaria fogo rapidamente e o manteria por muito tempo; o que foi fácil de obter.

E coloque, ... - Que as raposas não se apressassem muito, nem corressem para seus buracos, mas uma delas poderia atrasar a outra, e assim continuar por mais tempo nos lugares onde deveriam fazer a execução.

Versículo 5

E, tendo incendiado os tições, deixou-os entrar no trigo em pé dos filisteus

O autor do livro de Juízes escreveu: E, tendo incendiado os tições, deixou-os entrar no trigo em pé dos filisteus, e queimou tanto os abalos como o trigo em pé, com as vinhas e as azeitonas.

Sucessivamente em vários momentos; e em vários lugares

Comentou Wesley: Deixe-os ir - Sucessivamente em vários momentos; e em vários lugares, para que eles não possam atrapalhar uns aos outros, nem todos correm para o mesmo campo; mas sendo dispersos em todas as partes, pode espalhar a praga mais longe; e além disso pode ser mantido à distância dos campos e vinhas dos israelitas.

Versículo 6

Quem fez isso?

Então os filisteus disseram: Quem fez isso? Responderam eles: Sansão, genro do timnita, porque tomara sua mulher, e a tinha dado a seu companheiro. Subiram, pois, os filisteus, e queimaram-na a fogo, a ela e a seu pai, o autor do livro de Juízes escreveu.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Queimou-a - Para o mal que ela tinha ocasionado-los, assim, ela trouxe sobre si mesma que o mal que ela estudou para evitar. Os filisteus ameaçaram queimar a casa dela e de seu pai com fogo. 

Para evitar isso, ela traiu o marido. E agora exatamente o que ela temia vem sobre ela! 

Para evitar isso, ela traiu o marido. E agora exatamente o que ela temia vem sobre ela! 

Versículo 8

Feriu-lhes o quadril e a coxa com grande matança

O autor do livro de Juízes escreveu: Feriu-lhes o quadril e a coxa com grande matança, e desceu, e habitou no cume da rocha de Etã.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Quadril e coxa - Parece ser uma frase, para expressar um ataque desesperado, atendido com a maior pressa e confusão: e talvez insinue, que todos eles fugiram antes dele. E feriu-os nas partes traseiras.

Rock Etam - Uma fortaleza natural, onde ele esperou para ver quais passos os filisteus tomariam.

Versículo 11

Não sabes tu que os filisteus são nossos governantes?

O autor do livro de Juízes escreveu: Então três mil homens de Judá subiram ao cume da rocha de Etã, e disseram a Sansão: Não sabes tu que os filisteus são nossos governantes? Que é isto que nos fizeste? E disse-lhes: Como me fizeram a mim, assim lhes tenho feito.

Para nós - Tu por essas ações puniste não apenas eles, mas nós, que temos certeza de ser inteligentes por isso, disse Wesley.

Versículo 12

Descemos para te amarrar, a fim de te entregarmos nas mãos dos filisteus

O autor do livro de Juízes escreveu: E disseram-lhe: Descemos para te amarrar, a fim de te entregarmos nas mãos dos filisteus. E Sansão lhes disse: Jurai-me que não caireis sobre mim.

Por que não, em vez disso, para lutar sob a sua bandeira?

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Amarre-te - Por que não, em vez disso, para lutar sob a sua bandeira? Porque o pecado desanima os homens, ou melhor, os apaixona e esconde de seus olhos as coisas que pertencem à sua paz.

Juro - Não que ele os temesse, ou não pudesse tê-los conquistado tão facilmente, como fez com o exército dos filisteus; mas porque ele estaria livre de toda tentação de prejudicá-los, embora fosse em sua própria defesa.

Versículo 13

Não; mas nós te amarraremos e te entregaremos nas mãos deles

O autor do livro de Juízes escreveu: E eles lhe falaram, dizendo: Não; mas nós te amarraremos e te entregaremos nas mãos deles, mas certamente não te mataremos. E amarraram-no com duas cordas novas, e o tiraram da rocha.

E eles o amarraram

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

E eles o amarraram - Assim ele era um tipo de Cristo, que se entregou para ser amarrado, sim e levado como um cordeiro ao matadouro. Nunca os homens ficaram tão obcecados como esses homens de Judá, exceto aqueles que assim trataram nosso bendito Salvador.

A rocha - Ou seja, da caverna na rocha, na qual ele se segurou, da qual foi trazido pela primeira vez e depois carregado da rocha para a planície.

Versículo 14

o Espírito do Senhor se apossou dele, e as cordas que estavam nos seus braços tornaram-se como linho queimado no fogo, e as suas ligaduras se soltaram das suas mãos

E quando chegou a Leí, os filisteus gritaram contra ele, e o Espírito do Senhor se apossou dele, e as cordas que estavam nos seus braços tornaram-se como linho queimado no fogo, e as suas ligaduras se soltaram das suas mãos, o autor do livro de Juízes escreveu.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Gritou - Porque eles tinham agora seu inimigo, como supunham, em suas mãos.

Isso tipificou a ressurreição de Cristo, pelo poder do Espírito de santidade

Solto - Heb. foram derretidos; isto é, foram dissolvidos, como coisas que se derretem no fogo. Isso tipificou a ressurreição de Cristo, pelo poder do Espírito de santidade. Nisso, ele soltou as ligaduras da morte, sendo impossível que ele fosse preso a elas. E assim ele triunfou sobre os poderes das trevas, que gritaram contra ele.

Versículo 15

O autor do livro de Juízes escreveu: E achou uma queixada nova de jumento, e estendeu a mão, e tomou-a, e matou com ela mil homens.

Novo osso da mandíbula - E, portanto, o mais resistente e forte, disse Wesley.

Versículo 16

Com queixada de jumento

O autor do livro de Juízes escreveu: E disse Sansão: Com queixada de jumento, sobre montões, com queixo de jumento matei mil homens.

Matou mil homens - O que poderia ser muito difícil para ele fazer, sobre quem o Espírito do Senhor veio poderosamente? Era estranho que os homens de Judá agora pelo menos viessem em seu auxílio. Mas ele deveria ser um tipo dele, que pisava sozinho no lagar, afirmou Wesley.

Versículo 17

lançou fora a queixada da sua mão

E aconteceu que, acabando ele de falar, lançou fora a queixada da sua mão, e chamou àquele lugar Ramatel, o autor do livro de Juízes escreveu.

Ramath-Lehi - Ou seja, disse Wesley, o levantamento do osso da mandíbula; pela contração Leí, versículo 14, como Salém é colocado para Jerusalém.

Versículo 18

E ele teve muita sede, e invocou o Senhor

O autor do livro de Juízes escreveu: E ele teve muita sede, e invocou o Senhor, e disse: Tu deste este grande livramento na mão do teu servo; e agora morrerei de sede, e cairei na mão dos incircuncisos?

E talvez houvesse a mão de Deus nisso, para castigá-lo por não fazer menção de Deus em sua canção, e para impedi-lo de se orgulhar de sua força

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Comentou Wesley, em suas notas explicativas: Dor de sede - Um efeito natural das grandes dores que ele havia tomado. E talvez houvesse a mão de Deus nisso, para castigá-lo por não fazer menção de Deus em sua canção, e para impedi-lo de se orgulhar de sua força. Alguém poderia pensar que os homens de Judá o teriam recebido com pão e vinho: mas eles tão pouco o consideravam, que ele está desmaiando por falta de um gole de água! Assim, os maiores desprezos são frequentemente colocados sobre aqueles que fazem os maiores serviços! Devo morrer - Você não terminará o que começou? Desfaça o que fizeste.

Versículo 19

tendo bebido, seu espírito voltou e ele reviveu

O autor do livro de Juízes escreveu: Mas Deus abriu um lugar oco que estava na mandíbula, e saiu água; e, tendo bebido, seu espírito voltou e ele reviveu: por isso chamou o nome de Enhakkore, que está em Leí até o dia de hoje.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Na mandíbula - Ou fazendo com que o osso da mandíbula envie água, como a rocha fez anteriormente, fazendo com que uma fonte irrompa naquele Leí, mencionado versículo 14, pois Leí é o nome de um lugar e um osso da mandíbula.

En-hakkore - Isto é, a fonte daquele que chorou de sede; ou, que clamou a Deus por libertação; isto é, a fonte que foi dada em resposta à minha oração. 

Leí é o nome de um lugar

Explicou Wesley, em suas notas explicativas:

Em Leí - De acordo com esta tradução, Leí é o nome de um lugar.

Versículo 20

E julgou a Israel nos dias dos filisteus vinte anos, o autor do livro de Juízes escreveu.

Ele julgou - Ou seja, ele defendeu a causa deles, e vingou-os contra os filisteus.

Isto é, enquanto os filisteus tinham o poder e o domínio, dos quais ele não estava totalmente para libertar, mas apenas para começar a libertá-los

Comentou Wesley: Dos filisteus – Isto é, enquanto os filisteus tinham o poder e o domínio, dos quais ele não estava totalmente para libertar, mas apenas para começar a libertá-los. A partir deste lugar, é manifesto que, no cálculo dos tempos dos juízes, os anos de servidão ou opressão não devem ser separados dos anos dos juízes, mas adicionados a eles, e são compreendidos dentro deles; cuja proposição é de grande importância para esclarecer esta parte difícil da cronologia das Escrituras.[6]

 

Dalila seduz Sansão que revela e perde sua força

 

Até aqui zombaste de mim, e me disseste mentiras; dize-me com que poderás ser amarrado. E ele lhe disse: Se teceres com a teia as sete mechas da minha cabeça

===============================

 

Juízes 16

 

Versículo 1

e viu ali uma prostituta

O autor de Juízes escreveu: Então Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e foi ter com ela.

E viu - Entrando em uma casa de entretenimento público para se refrescar. Ele viu essa prostituta acidentalmente; e dando lugar a olhar para ela, foi enlaçado, Gênesis 3: 6, disse Wesley.

Versículo 2

Sansão veio aqui. E cercaram-no, e puseram emboscadas

O autor de Juízes escreveu: E foi anunciado aos gazitas, dizendo: Sansão veio aqui. E cercaram-no, e puseram emboscadas a noite toda à porta da cidade, e calaram-se a noite toda, dizendo: De manhã, quando for dia, matá-lo-emos.

Isso eles escolheram fazer, em vez de agarrá-lo em sua cama à noite

Comentou Wesley: De manhã - Isso eles escolheram fazer, em vez de agarrá-lo em sua cama à noite; ou, porque eles não sabiam com certeza em que casa ele estava; ou, porque pensaram que isso poderia causar grande terror, confusão e travessuras entre seu próprio povo; ao passo que durante o dia eles podem descobri-lo mais plenamente e certamente usar suas armas contra ele. Oh, que todos os que condescendem com qualquer desejo profano possam ver-se assim cercados e marcados para a destruição por seus inimigos espirituais! Quanto mais seguros eles estiverem, maior será o perigo.

Versículo 3

E Sansão ficou deitado até a meia-noite

O autor de Juízes escreveu: E Sansão ficou deitado até a meia-noite, e levantou-se à meia-noite, e tomou as portas da porta da cidade, e os dois umbrais, e foi com eles, com tranca e tudo, e pô-los sobre os ombros, e levou-os até o cume de uma colina que está diante de Hebrom.

Talvez avisado por Deus em um sonho 

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Levantou-se – Talvez avisado por Deus em um sonho; ou melhor, pelos controles de sua própria consciência. 

nem ousaram persegui-lo

Foram embora - Os vigias não o esperavam até de manhã e, portanto, agora se retiravam para os lados, ou parte superior da portaria, como é a maneira agora, para descansar um pouco, para se prepararem para o seu duro serviço pretendido pela manhã: nem ousaram persegui-lo, a quem agora perceberam novamente ter uma força tão prodigiosa, e coragem; e estar tão acima do medo deles, que ele não fugiu com toda a velocidade, mas foi vagarosamente.

Hebron - Que ficava a mais de vinte milhas de Gaza. E Sansão fez isso não por vã ostentação, mas como uma evidência de sua grande força, para o encorajamento de seu povo a se juntar a ele vigorosamente; e para o maior terror e desprezo dos filisteus.

Pode parecer estranho que Sansão, imediatamente após um pecado tão grave, tenha coragem e força de Deus, para uma obra tão grande

Disse Wesley, em suas notas explicativas:

Pode parecer estranho que Sansão, imediatamente após um pecado tão grave, tenha coragem e força de Deus, para uma obra tão grande.

é provável que Sansão tenha se arrependido em alguma medida de seu pecado e implorado perdão e assistência a Deus

Mas, primeiro, é provável que Sansão tenha se arrependido em alguma medida de seu pecado e implorado perdão e assistência a Deus

Essa força e coragem singulares não eram em si uma graça, mas um presente

 2. Essa força e coragem singulares não eram em si uma graça, mas um presente, e era um presente que não dependia tanto da disposição de sua mente, mas da ordem correta de seu corpo, pela regra dada a ele e a outros dessa ordem.

Versículo 4

E aconteceu depois que ele amou uma mulher

 

O autor de Juízes escreveu: E aconteceu depois que ele amou uma mulher no vale de Soreque, cujo nome era Dalila.

Amado - Provavelmente como uma prostituta: porque o terrível castigo agora infligido a Sansão por este pecado, a quem Deus poupou para a primeira ofensa, é uma insinuação, que este pecado não era inferior ao anterior, afirmou Wesley.

Versículo 5

E os príncipes dos filisteus subiram a ela, e disseram-lhe: Seduza-o

O autor de Juízes escreveu que os príncipes dos filisteus subiram a ela, e disseram-lhe: Seduza-o, e vê em que consiste a sua grande força, e por que meios podemos prevalecer contra ele, para o amarrarmos para o afligir; e dar-te-emos cada um de nós mil e cem moedas de prata.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Os senhores - Os senhores de suas cinco principais cidades, que estavam unidos contra ele como seu inimigo comum.

Afligir - Para castigá-lo por seus ferimentos feitos a nós. Eles pretendem puni-lo severamente, mas expressam isso em palavras suaves, para que não a leve a ter pena dele.

Moedas de prata - siclos, como essa frase é comumente usada.

Versículo 7

E Sansão lhe disse: Se me amarrarem com sete cordas verdes

E Sansão lhe disse: Se me amarrarem com sete cordas verdes que nunca secaram, então serei fraco e serei como qualquer outro homem.

Sansão é culpado tanto do pecado de mentir quanto de grande loucura em encorajar suas investigações

Disse Wesley: Sansão disse - Sansão é culpado tanto do pecado de mentir quanto de grande loucura em encorajar suas investigações, que ele deveria ter verificado a princípio: mas como ele havia abandonado a Deus, Deus agora o havia abandonado, caso contrário, a repetição frequente e a insistência veemente dessa pergunta poderiam facilmente ter levantado suspeitas nele.

Versículo 9

Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E ele quebrou as cordas

O autor de Juízes escreveu que agora havia homens à espreita, permanecendo com ela na câmara. E ela lhe disse: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E ele quebrou as cordas, como um fio de estopa se rompe quando toca o fogo. Portanto, sua força não era conhecida.

Com ela - Isto é, em uma câmara secreta dentro de seu chamado. Também não é estranho que eles não tenham caído sobre ele durante o sono, porque esperavam uma oportunidade de fazer seu trabalho com mais certeza e com menos perigo, afirmou Wesley.

Versículo 13

Até aqui zombaste de mim

O autor de Juízes escreveu que Dalila disse a Sansão: Até aqui zombaste de mim, e me disseste mentiras; dize-me com que poderás ser amarrado. E ele lhe disse: Se teceres com a teia as sete mechas da minha cabeça.

Comentou Wesley: Teia - Ou, fio que é tecido em torno de um tear de tecelão: ou, com uma viga de tecelão. Se meu cabelo, que é todo dividido em sete mechas, for preso sobre a viga de um tecelão; ou entrelaçado com fios de tecelão: então serei fraco como qualquer outro homem.

Versículo 15

Como podes dizer: Eu te amo, se o teu coração não está comigo?

O autor de Juízes escreveu: E ela lhe disse: Como podes dizer: Eu te amo, se o teu coração não está comigo? três vezes zombaste de mim e não me disseste em que reside a tua grande força.

Não comigo - Não aberto para mim, disse Wesley.

Versículo 16

sua alma estava atormentada até a morte

O autor de Juízes escreveu: E aconteceu que, quando ela o pressionava diariamente com suas palavras, e o exortava, de modo que sua alma estava atormentada até a morte;

Irritado - Sendo atormentado por duas paixões contrárias, desejo de satisfazê-la e medo de trair a si mesmo. De modo que ele não teve prazer em sua vida, afirmou Wesley.

Versículo 17

Nunca veio navalha sobre a minha cabeça; porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe

O autor de Juízes escreveu: Que ele lhe contou todo o seu coração, e lhe disse: Nunca veio navalha sobre a minha cabeça; porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe: se me rapar, então se afastará de mim a minha força, e ficarei fraco, e serei como qualquer outro homem.

Não que seu cabelo fosse em si a causa de sua força

Comentou Wesley: Se eu for barbeado - Não que seu cabelo fosse em si a causa de sua força, mas porque era a principal condição dessa aliança, pela qual Deus teve o prazer de se ingerir para prepará-lo e ajudá-lo naquele grande trabalho para o qual ele o chamou: mas após a violação da condição, Deus justamente retira sua ajuda. (EFN Isaías 40:31)

Versículo 18

mandou chamar os príncipes dos filisteus

O autor de Juízes escreveu que vendo, pois, Dalila que ele lhe tinha revelado todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque ele me mostrou todo o seu coração. Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e trouxeram dinheiro na mão.

E trouxe dinheiro na mão - Veja um dos homens mais corajosos do mundo comprado e vendido, como uma ovelha para o matadouro. Como esse exemplo mancha toda a glória do homem e proíbe o homem forte de se gabar de sua força! Disse Wesley.

Versículo 19

e ela começou a afligi-lo, e sua força se foi dele

O autor de Juízes escreveu que ela o fez dormir de joelhos; e ela chamou um homem, e ela o fez raspar as sete mechas de sua cabeça; e ela começou a afligi-lo, e sua força se foi dele.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Sono - Por alguma poção sonolenta.

Joelhos - Descansando a cabeça sobre os joelhos dela. Para enfraquecer ou ferir, embora ele não sentisse.

Versículo 20

E não sabia que o Senhor se tinha afastado dele

O autor de Juízes escreveu: E ela disse: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E ele acordou do sono, e disse: Vou sair como dantes, e sacudir-me. E não sabia que o Senhor se tinha afastado dele.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Disse - Dentro de si mesmo.

Sacudir-me - Isto é, colocar a minha força.

Muitos perderam a presença favorável de Deus e não estão cientes disso

Não sabia - Não sentindo distintamente a perda de seu cabelo, ou não considerando o que se seguiria. Muitos perderam a presença favorável de Deus e não estão cientes disso. Eles provocaram Deus a se afastar deles; mas não são sensíveis à sua perda, afirmou Wesley.

Versículo 21

Mas os filisteus o pegaram, arrancaram-lhe os olhos

O autor de Juízes escreveu que os filisteus o pegaram, arrancaram-lhe os olhos e o levaram a Gaza, e o amarraram com grilhões de bronze; e ele moeu na prisão.-

O que foi feito tanto por vingança quanto por política

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Seus olhos - O que foi feito tanto por vingança quanto por política, para impedi-lo de prejudicá-los, caso ele recuperasse suas forças; mas não sem a providência de Deus, punindo-o naquela parte que havia sido instrumental para suas concupiscências pecaminosas.

Gaza - Porque esta era uma cidade grande e forte, onde ele seria mantido em segurança; e na costa do mar, a uma distância suficiente do povo de Sansão; e para reparar a honra daquele lugar, sobre o qual ele havia apegado tão grande desprezo. Deus também ordenando as coisas assim, que onde ele pecou pela primeira vez, Juízes 16: 1, lá ele deveria receber sua punição.

Ele se fez escravo de prostitutas, e agora Deus permite que os homens o usem como escravo

Moer - Como os escravos costumam fazer. Ele se fez escravo de prostitutas, e agora Deus permite que os homens o usem como escravo. Pobre Sansão, como caíste! Como sua honra é colocada no pó! Ai dele, porque pecou! Que todos sejam advertidos por ele, cuidadosamente para preservar sua pureza. Pois toda a nossa glória se foi, quando a aliança de nossa separação com Deus, como nazireus espirituais, é profanada.

Versículo 22

o cabelo de sua cabeça começou a crescer

O autor de Juízes escreveu que, no entanto, o cabelo de sua cabeça começou a crescer novamente depois que ele foi barbeado.

O cabelo - Esta circunstância, embora em si mesma insignificante, é notada como um sinal da recuperação do favor de Deus, e sua força anterior, em algum grau, sobre seu arrependimento, e renovando seu voto com Deus, o que foi permitido para os nazireus fazerem, disse Wesley.

Versículo 23

os príncipes dos filisteus os ajuntaram para oferecerem um grande sacrifício a Dagom

O autor de Juízes escreveu: Então os príncipes dos filisteus os ajuntaram para oferecerem um grande sacrifício a Dagom, seu deus, e para se alegrarem, porque diziam: O nosso deus entregou Sansão, nosso inimigo, nas nossas mãos.

Dagon - Um ídolo, cuja parte superior era como um homem, e cuja parte inferior era como um peixe: provavelmente um dos deuses do mar dos pagãos, afirmou Wesley.

Versículo 25

Chamai a Sansão

O autor de Juízes escreveu: E sucedeu que, alegrando-se o seu coração, disseram: Chamai a Sansão, para que nos faça gozar. E chamaram Sansão da prisão; e ele os fez brincar, e eles o colocaram entre as colunas.

Comentou Wesley: Fez esporte - Ou sendo feito por eles o assunto de seu esporte e escárnio, de zombarias amargas e outras indignidades: ou, por algumas provas de força mais do que o normal ainda permanecendo nele, como as ruínas de um grande e bom edifício: pelo qual ele os embalou adormecidos, até que por esta complacência ele preparou o caminho para o que ele projetou.

Versículo 26

E disse Sansão ao moço que o segurava pela mão

E O autor de Juízes escreveu que Sansão disse ao moço que o segurava pela mão: Deixa-me apalpar as colunas sobre as quais está a casa, para que me apoie nelas.

Sobre o qual a casa está – Se fosse um templo, ou teatro, ou algum pequeno edifício construído para esse fim, afirmou Wesley.

Versículo 27

três mil homens e mulheres

O autor de Juízes escreveu: Agora a casa estava cheia de homens e mulheres; e todos os príncipes dos filisteus estavam ali; e havia no telhado cerca de três mil homens e mulheres, que observavam enquanto Sansão brincava.

O telhado - Que era plano, e tinha janelas através das quais eles podiam ver o que era feito nas partes inferiores da casa, disse Wesley.

Versículo 28

E Sansão clamou ao Senhor

O autor de Juízes escreveu: E Sansão clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor Deus, lembra-te de mim, peço-te, e fortalece-me, peço-te, só esta vez, ó Deus, para que eu seja imediatamente vingado dos filisteus pelos meus dois olhos.

Comentou Wesley, em suas notas explicativas:

Sansão chamou - Esta oração não foi um ato de malícia e vingança, mas de fé e zelo por Deus, que estava lá publicamente desonrado; e justiça, em vindicar toda a comunidade de Israel, que era seu dever, pois ele era juiz.

E que nesta oração ele menciona apenas sua injúria pessoal, e não suas indignidades a Deus e seu povo

E Deus, que não ouve os pecadores e nunca usaria sua onipotência para satisfazer a malícia de qualquer homem, manifestou pelo efeito que ele aceitou e reconheceu sua oração como o ditame de seu próprio Espírito. E que nesta oração ele menciona apenas sua injúria pessoal, e não suas indignidades a Deus e seu povo, deve ser atribuído àquele cuidado prudente que ele teve, em ocasiões anteriores, de derivar a raiva dos filisteus apenas sobre si mesmo, e desviá-la do povo.

concebo que esta oração foi feita com uma voz audível

Para esse fim, concebo que esta oração foi feita com uma voz audível, embora ele soubesse que eles a entreteriam apenas com desprezo e riso.

Versículo 30

Deixa-me morrer com os filisteus

O autor de Juízes escreveu: E disse Sansão: Deixa-me morrer com os filisteus. E ele se curvou com todas as suas forças; e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia. E os mortos que matou por ocasião da sua morte foram mais numerosos do que os que matou na sua vida.

Não faltam exemplos de edifícios mais espaçosos do que este, que foram sustentados apenas por um pilar

Comentou Wesley: Dois pilares - Não faltam exemplos de edifícios mais espaçosos do que este, que foram sustentados apenas por um pilar. Plínio no capítulo 15 do 36º Livro de sua História Natural, menciona dois teatros construídos por C. Curio, na época de Júlio César; cada um dos quais era sustentado apenas por um pilar, embora muitos milhares de pessoas estivessem sentadas juntas.

Ou seja, estou contente em morrer, então posso contribuir para a vindicação da glória de Deus e a libertação do povo de Deus

Deixe-me morrer - Ou seja, estou contente em morrer, então posso contribuir para a vindicação da glória de Deus e a libertação do povo de Deus. Isso não é encorajamento para aqueles que se matam perversamente: pois Sansão não desejou ou obteve sua própria morte voluntariamente, mas por mera necessidade; ele foi obrigado por seu ofício a buscar a destruição desses inimigos e blasfemadores de Deus e opressores de seu povo; o que, nessas circunstâncias, ele não poderia efetuar sem sua própria morte.

Além disso, Sansão fez isso por direção divina, como a resposta de Deus à sua oração se manifesta, e para que ele pudesse ser um tipo de Cristo, que voluntariamente sofrendo a morte, destruiu os inimigos de Deus e de seu povo

Além disso, Sansão fez isso por direção divina, como a resposta de Deus à sua oração se manifesta, e para que ele pudesse ser um tipo de Cristo, que voluntariamente sofrendo a morte, destruiu os inimigos de Deus e de seu povo.

Eles morreram, exatamente quando estavam insultando um israelita, perseguindo aquele a quem Deus havia ferido

Comentou Wesley: Eles morreram, exatamente quando estavam insultando um israelita, perseguindo aquele a quem Deus havia ferido. Nada preenche a medida da iniquidade de qualquer pessoa ou povo mais rápido do que zombar ou abusar dos servos de Deus, sim, embora seja por sua própria loucura que eles são abatidos. Aqueles que não sabem o que fazem, nem a quem afrontam, que brincam com um homem bom.

Versículo 31

E julgou a Israel vinte anos

O autor de Juízes escreveu: Então desceram seus irmãos e toda a casa de seu pai, e o tomaram, e o fizeram subir, e o sepultaram entre Zorá e Estaol, na sepultura de Manoá, seu pai. E julgou a Israel vinte anos.

Enquanto os filisteus estavam sob tanta tristeza e consternação

Comentou Wesley: Enterrado - Enquanto os filisteus estavam sob tanta tristeza e consternação, que não tinham coração nem lazer para impedi-los.[7]

 

===============================

 



[1]https://pt.wikipedia.org/ wiki/Sansão

[2]https://pt.wikipedia.org/ wiki/Sansão

[3]https://pt.wikipedia.org/ wiki/Sansão

[4] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/judges-13.html

[5] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/judges-14.html.

[6] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/judges-15.html. 

[7] https://www.studylight.org comentários/eng/wen/judges-16.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog