Salvação para todos os que creem

  Notas explicativas de Wesley sobre o livro de Romanos

 

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 

===============================  

 





===============================

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves

Todos os direitos reservados ao autor.

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998.

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 391

Livros publicados pelo autor: 501

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

===============================

 

“Porque não me envergonho das boas novas de Cristo, pois são o poder de Deus para salvação de todos os que creem”

(Rm 1.16)

 

===============================

  

Índice


Introdução
Justificados pela fé sem as obras da lei
Salvação para todos os que creem 

 

===============================

 

Introdução

 

 

“Salvação para todos os que creem” é um livro direcionado à questão da salvação pela fé baseado em Romanos e nas Notas explicativas de Wesley sobre o livro de Romanos.

Disse Paulo: “Portanto, pelas obras da lei nenhuma carne será justificada diante dele, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. Portanto, concluímos que um homem é justificado pela fé sem as obras da lei”.

“O livro de Romanos é essencialmente um trabalho de doutrina e pode ser dividido em quatro seções: a justiça necessária, 1:18-3:20; a justiça providenciada, 3:21-8:39; a justiça vindicada, 9:1-11:36; a justiça praticada, 12:1-15:13. O tema central desta carta é bem óbvio -- a justiça. Guiado pelo Espírito Santo, Paulo primeiro condena todos os homens de seus pecados. Ele expressa seu desejo de pregar a verdade da Palavra de Deus para aqueles em Roma. Era a sua esperança que eles permanecessem no caminho certo. Paulo então salienta fortemente que não se envergonha do evangelho (Romanos 1:16) porque é o poder pelo qual todos são salvos”.[1]

Em Romanos 8, Paulo disse: “E se filhos, então herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados”.

Os temas gerais são dois baseados em Romanos 3 e 10: justificados pela fé sem as obras da lei; Salvação para todos os que creem.

Paulo disse: “Porque não me envergonho das boas novas de Cristo, pois são o poder de Deus para salvação de todos os que creem” (Rm 1.16). 

Um livro profundamente teológico que trata sobre a questão da salvação.

 

O Autor

 

 

===============================

Justificados pela fé sem as obras da lei


Portanto, pelas obras da lei nenhuma carne será justificada diante dele, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

Portanto, concluímos que um homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

===============================

 

Romanos 3

 

Versículo 1

Ou que proveito há na circuncisão?

Escreveu Paulo aos cristãos em Roma: Que vantagem então tem o judeu? Ou que proveito há na circuncisão?

Wesley explicou sobre o que Paulo escreveu: Qual é, então, alguns podem dizer, a vantagem do judeu, ou da circuncisão - isto é, aqueles que são circuncidados, acima dos gentios?

Versículo 2

porque a eles foram confiados os oráculos de Deus

Escreveu Paulo aos cristãos em Roma: Muito em todos os sentidos: principalmente, porque a eles foram confiados os oráculos de Deus.

Wesley explicou sobre o que Paulo escreveu: Principalmente porque lhes foram confiados os oráculos de Deus - As escrituras, nas quais são tão grandes e preciosas promessas. Outras prerrogativas se seguirão, Romanos 9: 4-5. São Paulo aqui destaca isso pelo qual, depois de remover a objeção, ele os condenará muito mais.

Versículo 3

tornará a sua incredulidade sem efeito a fé em Deus?

Escreveu Paulo aos cristãos em Roma: Pois e se alguns não acreditassem? tornará a sua incredulidade sem efeito a fé em Deus?

Wesley explicou sobre o que Paulo escreveu: Deve a sua incredulidade anular a fidelidade de Deus - Ele ainda não vai fazer cumprir as suas promessas para aqueles que creem?

Versículo 4

Para que sejas justificado nas tuas palavras, e venças quando fores julgado

Escreveu Paulo aos cristãos em Roma: De modo nenhum: sim, seja Deus verdadeiro, mas todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado nas tuas palavras, e venças quando fores julgado.

Salmos 2:4.

Versículo 5

Mas, se a nossa injustiça elogia a justiça de Deus, que diremos?

Escreveu Paulo aos cristãos em Roma: Mas, se a nossa injustiça elogia a justiça de Deus, que diremos? É injusto Deus que se vinga? (Eu falo como um homem)

Wesley explicou sobre o que Paulo escreveu: Mas, pode-se objetar ainda mais, se nossa injustiça é subserviente à glória de Deus, não é injusto da parte dele nos punir por isso? Eu falo como um homem - Como a fraqueza humana estaria apta a falar.

Versículo 6

como julgará Deus o mundo?

De modo nenhum, pois, como julgará Deus o mundo?

Deus me livre - De forma alguma. Se fosse injusto da parte de Deus punir aquela injustiça que é subserviente à sua própria glória, como Deus deveria julgar o mundo - Uma vez que toda a injustiça do mundo então elogiará a justiça de Deus, Wesley explicou sobre o que Paulo escreveu.

Versículo 7

se a verdade de Deus abundou mais pela minha mentira para a sua glória

Escreveu Paulo aos cristãos em Roma: Porque, se a verdade de Deus abundou mais pela minha mentira para a sua glória, por que ainda sou julgado como pecador?

Wesley explicou sobre o que Paulo escreveu:

Mas, que o objetor responda, se a verdade de Deus abundou - Foi mais abundantemente mostrada.

Através da minha mentira - Se a minha mentira, isto é, a prática contrária à verdade, conduz à glória de Deus, fazendo a sua verdade brilhar com vantagem superior.

Não devo fazer o que de outra forma seria mau, para que tanto "bem possa vir"?

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu: Por que ainda sou julgado como pecador - Pode-se dizer que isso é algum pecado? Não devo fazer o que de outra forma seria mau, para que tanto "bem possa vir"? A isso o apóstolo não se digna a dar uma resposta direta, mas interrompe o objetor com uma severa repreensão.

Versículo 8

cuja condenação é justa

Escreveu Paulo aos cristãos em Roma: E não antes, (como somos caluniosamente relatados, e como alguns afirmam que dizemos), façamos o mal, para que o bem venha? cuja condenação é justa.

Cuja condenação é justa - A condenação de todos os que falam ou agem dessa maneira. Assim, o apóstolo nega absolutamente a legalidade de "fazer o mal", qualquer mal, "para que o bem venha", disse Wesley.

Versículo 9

porque já antes provamos tanto judeus como gentios que todos estão debaixo do pecado

Escreveu Paulo aos cristãos em Roma: O que então? Somos melhores do que eles? Não, de modo algum: porque já antes provamos tanto judeus como gentios que todos estão debaixo do pecado;

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu:

O que então - Aqui ele retoma o que disse, verso - 1. Romanos 3:1.

Sob o pecado - Sob a culpa e o poder dele: os judeus, transgredindo a lei escrita; os gentios, transgredindo a lei da natureza.

Versículo 10

Não há justo, nem um sequer

Como está escrito: Não há justo, nem um sequer;

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu:

Como está escrito - Que todos os homens estão sob o pecado aparece a partir dos vícios que se enfureceram em todas as épocas. São Paulo, portanto, cita corretamente Davi e Isaías, embora eles falassem principalmente de sua própria época, e expressassem que tipo de homens Deus vê, quando ele "olha do céu"; não o que ele os faz por sua graça.

Não há nenhum justo - Esta é a proposição geral. Os detalhes seguem: suas disposições e desígnios, Romanos 3:11-12; seu discurso, Romanos 3:13-14; suas ações, Romanos 3:16-18Salmos 14:1, etc.

Versículo 11

não há quem busque a Deus

Escreveu Paulo aos cristãos em Roma: Não há quem entenda, não há quem busque a Deus.

Não há ninguém que entenda - As coisas de Deus, disse Wesley.

Versículo 12

Todos eles saíram do caminho

Escreveu Paulo aos cristãos em Roma: Todos eles saíram do caminho, juntos se tornaram inúteis; não há quem faça o bem, nem um sequer.

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu:

Todos eles se desviaram - Do bom caminho.

Eles se tornam inúteis - impotentes, impotentes, incapazes de lucrar a si mesmos ou aos outros.

Versículo 13

Sua garganta é um sepulcro aberto

Escreveu Paulo aos cristãos em Roma: Sua garganta é um sepulcro aberto; com suas línguas eles usaram de engano; O veneno das víboras está debaixo dos seus lábios:

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu: 

Sua garganta - É nojenta e perigosa como um sepulcro aberto. Observe o progresso do discurso maligno, procedendo do coração, através da garganta, língua, lábios, até que toda a boca esteja cheia disso.

O veneno das víboras - Infeccioso, calúnia mortal, fofoqueiro, maledicência, maledicência, está sob (pois o mel está em) seus lábios. Uma áspide é um tipo venenoso de serpente. Salmos 5:9Salmos 140:3.

Versículo 14

cheia de maldição e amargura

Cuja boca está cheia de maldição e amargura:

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu:

Maldição - Contra Deus.

Amargura - Contra o vizinho. Salmos 10:7.

Versículo 15

Seus pés são rápidos

Escreveu Paulo aos cristãos em Roma: Seus pés são rápidos para derramar sangue:

Isaías 59:7-8

Versículo 17

não conheceram o caminho da paz

E não conheceram o caminho da paz; escreveu Paulo aos cristãos em Roma.

De paz - Que só pode brotar da justiça, disse Wesley.

Versículo 18

Não há temor de Deus

Disse Paulo aos cristãos em Roma: Não há temor de Deus diante de seus olhos.

O temor de Deus não está diante de seus olhos - Muito menos o amor de Deus está em seus corações. Salmos 36:1, disse Wesley.

Versículo 19

Diz, diz aos que estão debaixo da lei

Disse Paulo aos cristãos em Roma: Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, diz-o aos que estão debaixo da lei: que toda boca se cale, e todo o mundo se torne culpado diante de Deus.

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu:

Qualquer que seja a lei - O Antigo Testamento.

Diz, diz aos que estão debaixo da lei - Isto é, para aqueles que possuem sua autoridade; aos judeus, e não aos gentios. São Paulo não citou nenhuma escritura contra eles, mas implorou a eles apenas da luz da natureza.

Toda boca – Cheia de amargura, Romanos 3:14, e ainda de se vangloriar, Romanos 3:27.

Pode se tornar culpado - Pode ser totalmente condenado e, aparentemente, sujeito à condenação mais justa. Essas coisas foram escritas antigamente e foram citadas por São Paulo, não para tornar os homens criminosos, mas para prová-los assim.

Versículo 20

pelas obras da lei nenhuma carne será justificada

Disse Paulo aos cristãos em Roma: Portanto, pelas obras da lei nenhuma carne será justificada diante dele, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Nenhuma carne será justificada - Ninguém será perdoado e aceito por Deus, disse Wesley.

Paulo significa principalmente a parte moral disso

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu: Pelas obras da lei - Com base nisso, que ele guardou a lei. São Paulo significa principalmente a parte moral dissoRomanos 3:9Romanos 3:19Romanos 2:21Romanos 2:26; etc. que sozinho não é abolido, Romanos 3:31 . E não é sem razão que ele menciona com tanta frequência as obras da lei, sejam cerimoniais ou morais; pois era neles que apenas os judeus confiavam, ignorando totalmente aqueles que brotam da fé. Pois pela lei é apenas o conhecimento do pecado - Mas nenhuma libertação da culpa ou do poder dele.

Versículo 21

a justiça de Deus sem lei se manifesta

Disse Paulo aos cristãos em Roma: Mas agora a justiça de Deus sem lei se manifesta, sendo testemunhada pela lei e pelos profetas;

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu: 

Mas agora a justiça de Deus - Isto é, a maneira de se tornar justo que Deus designou.

Sem a lei - Sem aquela obediência prévia que a lei exige; sem referência à lei ou dependência dela.

É manifestado - No evangelho. Sendo atestado pela própria Lei e pelos Profetas - Por todas as promessas do Antigo Testamento.

Versículo 22

a justiça de Deus, que é pela fé em Jesus Cristo para todos

a justiça de Deus, que é pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem, porque não há diferença; disse Paulo aos cristãos em Roma.

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu:

Para todos - Os judeus.

E sobre todos - Os gentios que creem: pois não há diferença - Nem quanto à necessidade de justificação, ou a maneira dela.

Versículo 23

todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus

Disse Paulo aos cristãos em Roma: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu:

Pois todos pecaram - Em Adão, e em suas próprias pessoas; por uma natureza pecaminosa, temperamentos pecaminosos e ações pecaminosas.

E estão aquém da glória de Deus - O fim supremo do homem; aquém de sua imagem na terra e do gozo dele no céu.

Versículo 24

sendo justificados gratuitamente por sua graça

Disse Paulo aos cristãos em Roma: sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus:

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu: 

E são justificados - Perdoados e aceitos.

Livremente - Sem qualquer mérito próprio.

Pela sua graça - Não a sua própria justiça ou obras.

Através da redenção - O preço que Cristo pagou.

toda a nossa justificação à bondade livre e imerecida

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu: Livremente por sua graça - Uma dessas expressões pode ter servido para transmitir o significado do apóstolo; mas ele dobra sua afirmação, a fim de nos dar a mais completa convicção da verdade e nos impressionar com um senso de sua importância peculiar. Não é possível encontrar palavras que excluam mais absolutamente toda consideração de nossas próprias obras e obediência, ou atribuam mais enfaticamente toda a nossa justificação à bondade livre e imerecida.

Versículo 25

Deus propôs como propiciação pela fé no seu sangue

Disse Paulo aos cristãos em Roma: o qual Deus propôs como propiciação pela fé no seu sangue, para anunciar a sua justiça para remissão dos pecados passados, pela paciência de Deus;

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu:

A quem Deus estabeleceu - Diante de anjos e homens.

Uma propiciação - Para apaziguar um Deus ofendido. Mas se, como alguns ensinam, Deus nunca foi ofendido, não havia necessidade dessa propiciação. E, se assim for, Cristo morreu em vão.

Para declarar sua justiça - Para demonstrar não apenas sua clemência, mas sua justiça; mesmo aquela justiça vingativa cujo caráter essencial e ofício principal é punir o pecado.

Pela remissão dos pecados passados - Todos os pecados antecedentes à sua crença.

Versículo 26

Para anunciar, para que seja justo e justificador daquele que crê em Jesus

 digo, neste tempo a sua justiça, para que seja justo e justificador daquele que crê em Jesus, disse Paulo aos cristãos em Roma.

Para uma demonstração de sua retidão - Tanto de sua justiça quanto de sua misericórdia, disse Wesley.

Mostrando sua justiça em seu próprio Filho

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu: Que ele possa ser justo - Mostrando sua justiça em seu próprio Filho. E, no entanto, o misericordioso justificador de todo aquele que crê em Jesus. Para que ele possa ser justo - Pode evidenciar-se estrita e inviolavelmente justo na administração de seu governo, mesmo quando ele é o justificador misericordioso do pecador que crê em Jesus. O atributo da justiça deve ser preservado inviolado; e inviolado é preservado, se houve uma verdadeira imposição de punição ao nosso Salvador. Neste plano, todos os atributos se harmonizam; cada atributo é glorificado, e nenhum substituiu não, nem mesmo nublado.

Versículo 27

pela lei da fé

Disse Paulo aos cristãos em Roma: Onde está a ostentação, então? Está excluído. Por qual lei? de obras? Não: mas pela lei da fé.

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu:

Onde está a jactância do judeu contra o gentio? Está excluído. Por qual lei? de obras? Não - Isso teria deixado espaço para se gabar.

Mas pela lei da fé - Uma vez que isso exige que todos, sem distinção, se apliquem como pecadores culpados e desamparados, à livre misericórdia de Deus em Cristo. A lei da fé é aquela constituição divina que faz da fé, não das obras, a condição de aceitação.

Versículo 28

um homem é justificado pela fé sem as obras da lei

Disse Paulo aos cristãos em Roma: Portanto, concluímos que um homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu:

Concluímos, então, que um homem é justificado pela fé - E mesmo por isso, não como é uma obra, mas como recebe a Cristo; e, consequentemente, tem algo essencialmente diferente de todas as nossas obras.

Versículo 29

Ele é o Deus apenas dos judeus?

Disse Paulo aos cristãos em Roma: Ele é o Deus apenas dos judeus? não é ele também dos gentios? Sim, também dos gentios:

Certamente dos gentios também - Como a natureza e as escrituras mostram, disse Wesley.

Versículo 30

e a incircuncisão pela fé

visto que é um só Deus, que há de justificar a circuncisão pela fé, e a incircuncisão pela fé, disse Paulo.

Vendo que é um Deus que - Mostra misericórdia para ambos, e pelos mesmos meios, disse Wesley.

Versículo 31

Anulamos então a lei pela fé? Deus me livre

Disse Paulo: Anulamos então a lei pela fé? Deus me livre: sim, nós estabelecemos a lei.

Wesley comentou sobre o que Paulo escreveu: Nós estabelecemos a lei - Tanto a autoridade, a pureza e o fim dela; defendendo o que a lei atesta; apontando Cristo, o fim dele; e mostrando como pode ser cumprido em sua pureza.[2]

 

===============================

 

Salvação para todos os que creem

Porque Cristo é o fim da lei, para justiça de todo aquele que crê

===============================

 

Romanos 10

 

 

Versículo 1

Deus por Israel é que eles sejam salvos

Irmãos, o desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é que eles sejam salvos.

Minha oração a Deus é que eles possam ser salvos - Ele não teria orado por isso, se eles tivessem sido absolutamente reprovados.

Versículo 2

Pois eu lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não segundo o conhecimento.

Eles têm zelo, mas não de acordo com o conhecimento - Eles tinham zelo sem conhecimento; temos conhecimento sem zelo.

Versículo 3

Pois ignorando a justiça de Deus

Pois ignorando a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.

Pois eles são ignorantes da justiça de Deus - Do método que Deus estabeleceu para a justificação de um pecador.

E buscando estabelecer sua própria justiça - Seu próprio método de aceitação com Deus.

Não se submeteram à justiça de Deus - O caminho da justificação que ele fixou.

Versículo 4

Porque Cristo é o fim da lei

Porque Cristo é o fim da lei, para justiça de todo aquele que crê.

Pois Cristo é o fim da lei - O escopo e o objetivo dela. É o próprio desígnio da lei, levar os homens a crer em Cristo para justificação e salvação. E só ele dá o perdão e a vida que a lei mostra a falta, mas não pode dar.

Para cada um - Seja judeu ou gentio, tratado, Romanos 10:11, etc.

que crê – Tratado de, Romanos 10:5.

Versículo 5

Porque Moisés descreve a justiça que vem da lei

Porque Moisés descreve a justiça que vem da lei, que o homem que faz essas coisas viverá por elas.

Pois Moisés descreve a única justiça que é alcançável pela lei, quando diz: O homem que faz essas coisas viverá por elas - isto é, aquele que guarda perfeitamente todos esses preceitos em todos os pontos, somente ele pode reivindicar vida e salvação por eles. Mas essa forma de justificação é impossível para qualquer um que já tenha transgredido qualquer lei em qualquer ponto. Levítico 18:5

Versículo 6

Mas a justiça que vem da fé diz assim

Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas no teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, para trazer Cristo do alto:)

Mas a justiça que é pela fé - O método de se tornar justo crendo. Fala uma linguagem muito diferente, e pode ser considerado como expressando-se assim: (para acomodar ao nosso assunto atual as palavras que Moisés falou, tocando a clareza de sua lei:) Não diga em teu coração, Quem subirá ao céu, como se fosse para trazer Cristo para baixo: ou, Quem descerá à sepultura, como se fosse para trazê-lo novamente dentre os mortos - Não imagine que essas coisas devem ser feito agora, a fim de obter seu perdão e salvação. Deuteronômio 30:14.

Versículo 8

isto é, a palavra da fé, que pregamos

Mas o que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração, isto é, a palavra da fé, que pregamos;

Mas o que ele diz - Moisés. Mesmo essas palavras, tão notavelmente aplicáveis ao assunto diante de nós. Tudo está pronto para a tua mão.

A palavra está perto de ti - Ao teu alcance; fácil de ser compreendido, lembrado, praticado. Isso é eminentemente verdadeiro para a palavra da fé - o evangelho.

Que pregamos - A soma do que é: Se o teu coração crer em Cristo, e a tua vida confessá-lo, serás salvo.

Versículo 9

se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus

Que, se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Se você confessar com a sua boca - Mesmo em tempo de perseguição, quando tal confissão pode enviar-te para os leões.

Versículo 10

e com a boca se faz confissão para a salvação

Porque com o coração o homem crê para a justiça; e com a boca se faz confissão para a salvação.

Pois com o coração - Não apenas o entendimento.

O homem crê na justiça - de modo a obter a justificação.

E com a boca a confissão é feita - de modo a obter a salvação final. A confissão aqui implica toda a religião externa, como crer faz a raiz de toda religião interna.

Versículo 11 

Todo aquele que nele crê não será envergonhado

Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será envergonhado.

Isaías 28:16.

Versículo 12

porque o mesmo Senhor é rico sobre todos os que o invocam

Porque não há diferença entre o judeu e o grego, porque o mesmo Senhor é rico sobre todos os que o invocam.

O mesmo Senhor de todos é rico - Para que suas bênçãos nunca se esgotem, nem ele nunca seja constrangido a segurar sua mão. A grande verdade proposta em Romanos 10:11 é tão repetida aqui, e em Romanos 10:13, e mais confirmada, Romanos 10:14-15, não apenas para implicar que "todo aquele que o invocar será salvo"; mas também que a vontade de Deus é que todos o invoquem para a salvação.

Versículo 13

freestarinvocar o nome do Senhor será salvo

Pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Joel 2:32.

Versículo 15

Quão formosos são os pés dos que pregam o evangelho da paz

E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos são os pés dos que pregam o evangelho da paz e anunciam boas novas!

Mas como eles devem pregar, a menos que sejam enviados - Assim, por uma cadeia de raciocínio, a partir da vontade de Deus que os gentios também devem "invocá-lo", São Paulo infere que os apóstolos foram enviados por Deus para pregar aos gentios também.

Os pés - Seus próprios passos; sua vinda. Isaías 52:7.

Versículo 16

Mas nem todos obedeceram ao evangelho

Mas nem todos obedeceram ao evangelho. Pois Isaías diz: Senhor, que creu em nossa pregação

Isaías 53:1.

Versículo 17

Assim, pois, a fé vem pelo ouvir

Assim, pois, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

A fé, de fato, normalmente vem pelo ouvir; mesmo ouvindo a palavra de Deus.

Versículo 18

e as suas palavras até os confins do mundo

Mas eu digo: Não ouviram? Sim, em verdade o seu som se espalhou por toda a terra, e as suas palavras até os confins do mundo.

Mas a incredulidade deles não se deveu à falta de ouvir, pois eles ouviram. Sim, em verdade - Tantas nações já ouviram os pregadores do evangelho, que posso, em certo sentido, dizer deles como Davi fez das luzes do céu. Salmos 29:4

Versículo 19

Israel não sabia?

Mas eu digo: Israel não sabia? Primeiro Moisés diz: Provocar-vos-ei ao ciúme por parte dos que não são povo, e por uma nação insensata vos irarei.

Mas Israel não sabe - Eles poderiam ter sabido, mesmo de Moisés e Isaías, que muitos dos gentios seriam recebidos, e muitos dos judeus rejeitados.

Eu vos provocarei ao ciúme por aqueles que não são uma nação - Como eles seguiram deuses que não eram deuses, então ele aceitou em seu lugar uma nação que não era uma nação; isto é, uma nação que não estava em aliança com Deus.

Uma nação tola - Tais são todos os que não conhecem a Deus. Deuteronômio 32:21

Versículo 20

Fui manifestado aos que não perguntavam por mim.

Mas Isaías é muito ousado, e diz: Fui achado pelos que não me buscavam; Fui manifestado aos que não perguntavam por mim.

Mas Isaías é muito ousado - E fala claramente o que Moisés apenas insinuou. Isaías 65:1-2.

Versículo 21

Todo o dia estendi as minhas mãos

Mas a Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo desobediente e contradizente.

Um povo incrédulo e contraditório - Exatamente oposto àqueles que creram com seus corações e fizeram confissão com suas bocas.[3]

 

===============================

 

 

 

 

 

 



[1] https://www.gotquestions.org/Portugues/Livro-de-Romanos.html

[2] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/romans-3.html.

[3]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/romans-10.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog