Que Jesus cresça e eu diminua

 

Notas explicativas de Wesley sobre João Batista

 

 

 Odilon Massolar Chaves

 

===============================

 

 


 

===============================

 

 

 

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 397

Livros publicados pelo autor: 507

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

   

 

Índice

 

·       Introdução

·       Anunciado o nascimento de João Batista pelo anjo

·       João Batista cumpre a profecia de Isaias

·       João Batista dá testemunho sobre Jesus

·       João Batista exalta Jesus

·       A humildade de João Batista

 

===============================

Introdução


“Que Jesus cresça e eu diminua” é um livro baseado nas  Notas explicativas de Wesley sobre João Batista

O texto base é João 3.30: “É necessário que ele cresça e que eu diminua”.

Os temas gerais dos capítulos são: Anunciado o nascimento de João Batista pelo anjo; João Batista cumpre a profecia de Isaias; João Batista dá testemunho sobre Jesus; João Batista exalta Jesus; A humildade de João Batista.

João Batista deu testemunho sobre Jesus: “João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu falei: Aquele que vem depois de mim é preferido antes de mim, porque já existia antes de mim”.

João Batista foi exemplo de humildade: “Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de me abaixar e desatar a correia das sandálias”.

Um tema altamente importante para nossos dias em que Jesus é, muitas vezes, deixado de lado e nosso eu exaltado.

 O Autor 



 

===============================

Anunciado o nascimento de João Batista pelo anjo

 

Mas o anjo lhe disse: Não temas, Zacarias, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João

===============================

 

Lucas 1

 

um sacerdote chamado Zacarias

Versículo 5

Lucas escreveu: Houve, nos dias de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias; e sua mulher era das filhas de Arão, e chamava-se Isabel.

O curso de Abia - Os sacerdotes foram divididos em vinte e quatro cursos, dos quais o de Abia foi o oitavo, 1 Crônicas 24:10. Cada curso ministrou por sua vez, por sete dias, de sábado a sábado. E cada sacerdote do curso ou colocado em espera, teve sua parte no serviço do templo atribuída a ele por sorteio, disse Wesley.

Versículo 6

E ambos eram justos diante de Deus

Lucas escreveu: E ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

Disse Wesley: Andando em todos os mandamentos morais e ordenanças cerimoniais, irrepreensível - Quão admirável é o caráter! Que nosso comportamento seja assim irrepreensível, e nossa obediência assim sincera e universal!

Versículo 10

E toda a multidão do povo estava orando

Lucas escreveu: E toda a multidão do povo estava orando do lado de fora na hora do incenso.

Wesley escreveu: O povo estava orando do lado de fora, no momento do incenso - Então os judeus piedosos constantemente faziam. E este foi o fundamento daquela figura elegante, pela qual a oração é tantas vezes comparada nas Escrituras ao incenso. Talvez uma razão para ordenar incenso possa ser, para intimar a aceitação da oração que o acompanhava; bem como para lembrar os adoradores daquele sacrifício de cheiro doce, que uma vez deveria ser oferecido a Deus por eles, e daquele incenso, que é continuamente oferecido com as orações dos santos, sobre o altar de ouro que está diante do trono, Apocalipse 8: 3-4.

Versículo 12

E Zacarias, vendo-o, perturbou-se

Lucas escreveu: E Zacarias, vendo-o, perturbou-se, e apoderou-se de temor.

Wesley escreveu: Zacarias estava perturbado - Embora ele estivesse acostumado a conversar com Deus, ainda vemos que ele foi lançado em uma grande consternação, com o aparecimento de seu mensageiro angelical, a natureza não sendo capaz de sustentar a visão. Não é, então, um exemplo da bondade e da sabedoria de Deus, que os serviços que esses espíritos celestiais nos prestam são geralmente invisíveis?

Versículo 13

Mas o anjo lhe disse: Não temas, Zacarias, porque a tua oração foi ouvida

Lucas escreveu: Mas o anjo lhe disse: Não temas, Zacarias, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.

Wesley comentou:

Tua oração é ouvida - Observemos com prazer, que as orações de adoradores piedosos chegam com aceitação diante de Deus; para quem nenhum perfume caro é tão doce quanto a fragrância de um coração reto. Uma resposta de paz foi aqui devolvida, quando o caso parecia estar mais desamparado. Esperemos pacientemente pelo Senhor e deixemos à sua própria sabedoria o tempo e a maneira em que ele aparecerá para nós.

Chamarás o seu nome de João – João significa a graça ou favor de Jeová. Um nome que se adequa bem à pessoa, que depois foi tão favorecida por Deus e dotada de abundância de graça; e que abriu um caminho para a mais gloriosa dispensação da graça no reino do Messias. E assim as orações anteriores de Zacarias por uma criança, e a oração que ele, como representante do povo, provavelmente estava oferecendo neste exato momento, para o aparecimento do Messias, foram notavelmente respondidas no nascimento de seu precursor.

Versículo 15

Pois ele será grande aos olhos do Senhor

Lucas escreveu: Pois ele será grande aos olhos do Senhor, e não beberá vinho nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo, desde o ventre de sua mãe.

Wesley comentou:

Ele será grande diante do Senhor - Deus Pai: do Espírito Santo e do Filho de Deus menção é feita imediatamente depois.

E não beberá vinho nem bebida forte - Será exemplar para abstinência e abnegação; e tanto mais cheio do Espírito Santo.

Versículo 16

E converterá muitos dos filhos de Israel

E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, disse Lucas.

Wesley comentou:

E muitos dos filhos de Israel ele converterá - Ninguém, portanto, precisa se envergonhar de "pregar como João Batista".

Ao Senhor seu Deus - a Cristo.

Versículo 17

E irá adiante dele no espírito e poder de Elias

Lucas escreveu: E irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, e os desobedientes à sabedoria dos justos; para preparar um povo preparado para o Senhor.

Ele irá adiante dele, Cristo, no poder e espírito de Elias - Com a mesma integridade, coragem, austeridade e fervor, e o mesmo poder que acompanha a sua palavra: para voltar os corações dos pais para os filhos - Para reconciliar aqueles que estão em desacordo, para pôr fim às brigas mais amargas, como são muito frequentemente aqueles entre os parentes mais próximos: e os corações dos desobedientes à sabedoria dos justos - E os pecadores mais obstinados à verdadeira sabedoria, que só é encontrada entre os justos diante de Deus, comentou Wesley.

Versículo 18

Como saberei isto?

E Zacarias disse ao anjo: Como saberei isto? pois sou um homem velho e minha esposa bem avançada em anos, escreveu Lucas.

Disse Zacarias: Como saberei isto? - Em que espírito diferente ele disse a virgem abençoada: Como será isso? Zacarias não acreditou no fato: Maria não tinha dúvidas disso; mas apenas perguntou sobre a maneira disso, comentou Wesley.

Versículo 19

Eu sou Gabriel, que estou na presença de Deus 

Lucas escreveu: E o anjo, respondendo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que estou na presença de Deus; e fui enviado para falar contigo e para te anunciar estas boas novas.

Wesley comentou: Eu sou Gabriel, que estou na presença de Deus - Sete anjos, portanto, estão diante de Deus, Apocalipse 7:2; que parecem os mais altos de todos. Parece haver uma gradação notável nas palavras, aumentando a culpa da incredulidade de Zacarias. Como se ele tivesse dito: Eu sou Gabriel, um santo anjo de Deus: sim, um da mais alta ordem. Não apenas isso, mas agora sou peculiarmente enviado por Deus; e isso com uma mensagem para você em particular. Não, e para te mostrar boas novas, como devem ser recebidas com a maior alegria e prontidão.

Versículo 20

E eis que ficarás mudo, e não poderás falar

Lucas escreveu: E eis que ficarás mudo, e não poderás falar, até ao dia em que estas coisas se cumprirem, porquanto não crês nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.

Wesley comentou: Serás mudo - A palavra grega significa surdo, bem como mudo: e parece claro, que ele era tão incapaz de ouvir, como ele era de falar; pois seus amigos foram obrigados a fazer sinais para ele, para que ele pudesse entendê-los, Lucas 1:62 Lucas 1:62.

Versículo 21

E o povo esperava por Zacarias

E o povo esperava por Zacarias, e admirava-se de que ele demorasse tanto tempo no templo, Lucas escreve.

As pessoas estavam esperando - Para que ele viesse e os despedisse (como de costume) com a bênção, disse Wesley.

Versículo 24

sua mulher Isabel, concebeu

E depois daqueles dias, sua mulher Isabel, concebeu, e escondeu-se cinco meses, dizendo, Lucas escreveu.

Escondeu-se - Ela se retirou da companhia, para que ela pudesse ter mais tempo para se alegrar e bendizer a Deus por sua maravilhosa misericórdia, comentou Wesley.

Versículo 25

Assim me tratou o Senhor

Lucas escreveu: Assim me tratou o Senhor nos dias em que olhou para mim, para tirar o meu opróbrio entre os homens.

Ele olhou para mim para tirar o meu opróbrio - A esterilidade era uma grande reprovação entre os judeus. Porque a fecundidade foi prometida aos justos, disse Wesley.

Versículo 26

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, Lucas escreveu.

No sexto mês - Depois que Elisabeth concebeu, disse Wesley.

Versículo 27

a uma virgem desposada com um homem cujo nome era José

Lucas escreveu: a uma virgem desposada com um homem cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.

Wesley comentou: Desposado - Era costume entre os judeus, para as pessoas que se casavam para contratar antes de testemunhas algum tempo antes. E como Cristo havia de nascer de uma virgem pura, assim a sabedoria de Deus ordenou que fosse de alguém desposado, para que para evitar o opróbrio ele pudesse ter um pai de renome, segundo a carne.

Versículo 28

Lucas escreveu: bendita és tu entre as mulheres

E o anjo entrou a ela, e disse: Salve, tu que és altamente favorecida, o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.

Wesley comentou: Salve, tu altamente favorecido; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres - Salve é a saudação usada por nosso Senhor para as mulheres após a sua ressurreição: tu és altamente favorecido, ou achaste graça diante de Deus, Lucas 1:30, não é mais do que foi dito de Noé, Moisés e Davi. O Senhor é contigo, foi dito a Gideão, Juízes 6:12; e bendita ela será acima das mulheres, de Jael, Juízes 5:24. Esta saudação não dá espaço para qualquer pretensão de prestar adoração à virgem; como não tendo aparência de uma oração ou de adoração oferecida a ela.

Versículo 32

será chamado Filho do Altíssimo

Lucas escreveu: Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.

Wesley comentou:

Ele será chamado de Filho do Altíssimo - A este respeito também: e que em um sentido mais eminente do que qualquer um, homem ou anjo, pode ser chamado assim.

O Senhor lhe dará o trono de seu pai Davi - Ou seja, o reino espiritual, do qual Davi era um tipo.

Versículo 33

E ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre

E ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre; e do seu reino não haverá fim, Lucas escreveu.

Ele reinará sobre a casa de Jacó - Em que todos os verdadeiros crentes estão incluídos, disse Wesley.

Versículo 35

Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra

Lucas escreveu: E o anjo respondeu-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus.

Wesley comentou:

O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra - O poder de Deus foi colocado pelo Espírito Santo, como o agente divino imediato nesta obra: e assim ele exerceu o poder do Altíssimo como seu próprio poder, que junto com o Pai e o Filho é o Deus Altíssimo.

Portanto também - Não só como ele é Deus desde a eternidade, mas por isso também ele será chamado de Filho de Deus.

Versículo 36

E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho na sua velhice

Lucas escreveu: E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho na sua velhice, e este é o sexto mês para ela, que foi chamada estéril.

Wesley comentou: E eis que tua prima Isabel - Embora Isabel fosse da casa de Arão, e Maria da casa de Davi, pelo lado dos pais, eles poderiam ser relacionados por suas mães. Pois a lei só proibia herdeiras de se casarem com outra tribo. E assim outras pessoas se casaram continuamente; particularmente as famílias de Davi e de Levi.

Versículo 38

Eis aqui a serva do Senhor

E disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo se afastou dela, disse Lucas.

E Maria disse: Eis aqui a serva do Senhor - Não é improvável, que este tempo da humilde fé da virgem, consentimento e expectativa, pode ser o tempo próprio de sua concepção, disse Wesley.

Versículo 39

Naqueles dias, levantou-se Maria e partiu apressadamente para a região montanhosa

Lucas escreveu: Naqueles dias, levantou-se Maria e partiu apressadamente para a região montanhosa, para uma cidade de Judá;

Uma cidade de Judá – Provavelmente Hebrom, que estava situada na região montanhosa da Judéia, e pertencia à casa de Arão, disse Wesley.

Versículo 41

o bebê saltou em seu ventre

Escreveu Lucas: E aconteceu que, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê saltou em seu ventre; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo:

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria - O discurso com o qual ela a saudou, dando conta do que o anjo havia dito, a alegria de sua alma afetou tanto seu corpo, que a própria criança em seu ventre foi movida de uma maneira incomum, como se saltasse de alegria, disse Wesley.

Versículo 45

E bem-aventurada aquela que creu

Escreveu Lucas: E bem-aventurada aquela que creu, porque se cumprirão as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor

Feliz é aquela que acreditou - Provavelmente ela tinha em sua mente a incredulidade de Zacarias, comentou Wesley.

Versículo 46

A minha alma engrandece o Senhor

Escreveu Lucas: E Maria disse: A minha alma engrandece o Senhor,

E Maria disse - Sob um impulso profético, várias coisas, que talvez ela mesma não entendesse completamente.

Versículo 47

E o meu espírito se regozijou em Deus

E o meu espírito se regozijou em Deus, meu Salvador, escreveu Lucas.

Wesley comentou: Meu espírito se regozijou em Deus, meu Salvador - Ela parece voltar seus pensamentos aqui para o próprio Cristo, que deveria nascer dela, como o anjo havia dito a ela, ele deveria ser o Filho do Altíssimo, cujo nome deveria ser Jesus, o Salvador. E ela se regozijou na esperança da salvação pela fé nele, que é uma bênção comum a todos os verdadeiros crentes, mais do que em ser sua mãe segundo a carne, que era uma honra peculiar a ela. E certamente ela tinha o mesmo motivo para se alegrar em Deus, seu chapéu de Salvador, que temos: porque ele havia considerado o baixo estado de sua serva, da mesma maneira que considerava nosso baixo estado; e prometeu vir e salvá-la e a nós, quando fomos reduzidos ao mais baixo estado de pecado e miséria.

Versículo 51

Ele mostrou força com o braço

Escreveu Lucas: Ele mostrou força com o braço; dispersou os soberbos na imaginação dos seus corações.

Ele tem feito força com o seu braço - Ou seja, ele tem mostrado a grandeza excessiva de seu poder. Ela fala profeticamente daquelas coisas como já feitas, que Deus estava prestes a fazer pelo Messias, disse Wesley.

Dispersou os orgulhosos

Ele dispersou os orgulhosos - Visível e invisível, disse Wesley.

Versículo 52

derrubou os poderosos

Escreveu Lucas: Ele derrubou os poderosos de seus assentos, e os exaltou de grau humilde.

Ele derrubou os poderosos - Anjos e homens, disse Wesley.

Versículo 54

em memória de sua misericórdia

Ele holpen seu servo Israel, em memória de sua misericórdia; escreveu Lucas.

Ele ajudou seu servo Israel - Enviando o Messias, afirmou Wesley.

Versículo 55

Como ele falou a nossos pais

Escreveu Lucas: Como ele falou a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre.

Para sua semente - Sua semente espiritual: todos os verdadeiros crentes, disse Wesley.

Versículo 56

E Maria ficou com ela cerca de três meses

Escreveu Lucas: E Maria ficou com ela cerca de três meses, e voltou para sua casa.

Maria voltou para sua própria casa - E daí logo depois para Belém, disse Wesley.

Versículo 60

mas ele será chamado João

Respondeu sua mãe: Não é assim; mas ele será chamado João, disse Lucas.

Sua mãe disse - Sem dúvida, por revelação, ou um impulso particular de Deus, disse Wesley.

Versículo 66

Que menino será este!

Escreveu Lucas: E todos os que os ouviam os guardavam em seus corações, dizendo: Que menino será este! E a mão do Senhor estava com ele.

A mão do Senhor - O poder peculiar e a bênção de Deus, disse Wesley.

Versículo 67

E Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo

Escreveu Lucas: E Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo:

E Zacarias profetizou - Das coisas que viriam a seguir. Mas é observável, ele fala principalmente de Cristo; apenas de João, por assim dizer, incidentalmente, disse Wesley.

Versículo 69

E suscitou para nós um poder de salvação na casa de Davi

E suscitou para nós um poder de salvação na casa de Davi, seu servo; escreveu Lucas.

Wesley comentou:

Um chifre - Significa honra, abundância e força.

Um chifre de salvação - Ou seja, um Salvador glorioso e poderoso.

Versículo 70

Como ele falou pela boca de seus santos profetas

Escreveu Lucas: Como ele falou pela boca de seus santos profetas, que existem desde o princípio do mundo:

Seus profetas, que existem desde o princípio do mundo - Pois houve profetas desde o início, disse Wesley.

Versículo 74

libertados da mão de nossos inimigos, o sirvamos sem temor

para que ele nos conceda que, libertados da mão de nossos inimigos, o sirvamos sem temor, escreveu Lucas.

Wesley comentou: Para servi-lo sem medo - Sem qualquer medo servil. Aqui está a substância da grande promessa. Que seremos sempre santos, sempre felizes: que sendo libertos de Satanás e do pecado, de todo temperamento inquieto e profano, amaremos e serviremos a Deus com alegria, em cada pensamento, palavra e obra.

Versículo 76

E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo

Escreveu Lucas: E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás adiante da face do Senhor para preparar os seus caminhos;

E tu, criança – Ele agora fala com João; mas não como pai, mas como profeta, disse Wesley.

Versículo 77

para dar conhecimento da salvação ao seu povo

para dar conhecimento da salvação ao seu povo pela remissão de seus pecados, escreveu Lucas.

Wesley comentou: Para dar conhecimento da salvação pela remissão dos pecados - O conhecimento da remissão dos nossos pecados sendo o grande instrumento da salvação presente e eterna, Hebreus 8: 11-12 . Mas o sentido imediato das palavras parece ser pregar a eles a doutrina do Evangelho da salvação pela remissão de seus pecados.

Versículo 78

Pela terna misericórdia de nosso Deus

Pela terna misericórdia de nosso Deus; pelo qual o alvorecer do alto nos visitou, escreveu Lucas.

Wesley explicou: O dia primavera - Ou o sol nascente; isto é, Cristo.[2]



===============================

João Batista cumpre a profecia de Isaias

Porque este é o que foi dito pelo profeta Isaías, dizendo: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas

===============================

 

Mateus 3

 

Versículo 1

Este era um deserto propriamente dito, um lugar selvagem, estéril e desolado, como também foi onde nosso Senhor foi tentado

Wesley comentou: Naqueles dias - isto é, enquanto Jesus morava lá. No deserto da Judéia - Este era um deserto propriamente dito, um lugar selvagem, estéril e desolado, como também foi onde nosso Senhor foi tentado. Mas, de um modo geral, um deserto no Novo Testamento significa apenas um lugar comum, ou menos cultivado, em oposição a pastagens e terras aráveis. Marcos 1:1 ; Lucas 3:1 .

Versículo 2Arrependei-vos

Mateus escreveu: e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Wesley comentou:

O reino dos céus e o reino de Deus são apenas duas frases para a mesma coisa. Eles significam, não apenas um estado feliz futuro, no céu, mas um estado a ser desfrutado na terra: a disposição adequada para a glória do céu, ao invés da posse dele.

Wesley comentou:

Os judeus entenderam isso como um reino temporal, cuja sede eles supunham que seria Jerusalém; e o esperado soberano deste reino eles aprenderam de Daniel a chamar o Filho do homem

Está próximo - Como se ele tivesse dito, Deus está prestes a erigir esse reino, falado por Daniel Daniel 2:44Daniel 7:13-14; o reino do Deus do céu. Significa apropriadamente aqui, a dispensação do Evangelho, na qual os súditos deveriam ser reunidos a Deus por seu Filho, e uma sociedade a ser formada, que deveria subsistir primeiro na terra e depois com Deus na glória. Em alguns lugares da Escritura, a frase denota mais particularmente o estado dela na terra: em outros, significa apenas o estado de glória: mas geralmente inclui ambos.

Os judeus entenderam isso como um reino temporal, cuja sede eles supunham que seria Jerusalém; e o esperado soberano deste reino eles aprenderam de Daniel a chamar o Filho do homem. Tanto João Batista quanto Cristo adotaram essa frase, o reino dos céus, como o encontraram, e gradualmente ensinaram os judeus (embora muito relutantes em aprender) a entendê-la corretamente. A própria exigência de arrependimento, como antes disso, mostrava que era um reino espiritual, e que nenhum homem ímpio, por mais político, corajoso ou erudito, poderia ser um sujeito dele, disse Wesley.

Versículo 3

Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas

Mateus escreveu: Porque este é o que foi dito pelo profeta Isaías, dizendo: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

Wesley comentou:

O caminho do Senhor - De Cristo.

Endireitar seus caminhos - Removendo tudo o que possa ser um obstáculo à sua aparência graciosa. Isaías 40:3.

Versículo 4

E o mesmo João tinha as suas vestes de pelos de camelo

Mateus escreveu: E o mesmo João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em volta dos lombos; e sua comida era gafanhotos e mel silvestre.

Wesley comentou:

João tinha suas vestes de pelo de camelo - Grosseiro e áspero, adequando-se ao seu caráter e doutrina.

Um cinto de couro - Como Elias, em cujo espírito e poder ele veio.

Sua comida era gafanhotos e mel silvestre - Gafanhotos são classificados entre as carnes limpas, Levítico 11:22. Mas nem sempre isso aconteceu. Então, na falta desses, ele se alimentou de mel silvestre.

Versículo 6

E foram batizados por ele no Jordão

E foram batizados por ele no Jordão, confessando os seus pecados, Mateus escreveu.

Wesley comentou:

Confessando seus pecados - Por sua própria vontade; livre e abertamente. Um número tão prodigioso dificilmente poderia ser batizado imergindo todo o corpo na água: nem podemos pensar que eles receberam uma muda de roupa para isso, o que dificilmente era praticável para multidões tão vastas.

Wesley disse:

E, no entanto, eles não podiam ser imersos nus com modéstia, nem em suas roupas com segurança. Parece, portanto, que eles estavam em fileiras à beira do rio, e que João, passando diante deles, jogou água em suas cabeças ou rostos, o que significa que ele poderia batizar muitos milhares em um dia

E, no entanto, eles não podiam ser imersos nus com modéstia, nem em suas roupas com segurança. Parece, portanto, que eles estavam em fileiras à beira do rio, e que João, passando diante deles, jogou água em suas cabeças ou rostos, o que significa que ele poderia batizar muitos milhares em um dia. E este caminho significava mais naturalmente Cristo batizando-os com o Espírito Santo e com fogo, de que João falou, conforme prefigurado por seu batismo com água, e que foi eminentemente cumprido, quando o Espírito Santo pousou sobre os discípulos na aparência de línguas, ou chamas de fogo.

Versículo 7

Mas, vendo muitos dos fariseus e saduceus vindo ao seu batismo

Mateus escreveu: Mas, vendo muitos dos fariseus e saduceus vindo ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos advertiu a fugir da ira vindoura?

Wesley comentou:

Os fariseus eram uma seita muito antiga entre os judeus. Eles tiraram seu nome de uma palavra hebraica, que significa separar, porque se separaram de todos os outros homens. Eles eram observadores exteriormente rigorosos da lei, jejuavam com frequência, faziam longas orações, guardavam rigorosamente o sábado e pagavam todos os dízimos, até mesmo de hortelã, anis e cominho. Por isso, eles eram muito estimados entre o povo. Mas interiormente, eles estavam cheios de orgulho e hipocrisia. Os saduceus eram outra seita entre os judeus, só que não tão considerável quanto os fariseus. Eles negaram a existência de anjos e a imortalidade da alma e, por conseqüência, a ressurreição dos mortos.

Wesley explicou:

Raça de víboras - Da mesma maneira, o astuto Herodes é denominado uma raposa, e pessoas de disposições insidiosas, vorazes, profanas ou sensuais, são nomeadas respectivamente por aquele que viu seus corações, serpentes, cães, lobos e porcos; termos que não são a linguagem aleatória da paixão, mas uma designação judiciosa das pessoas a que se referem. Pois era apropriado que esses homens fossem marcados, seja para uma advertência aos outros, seja para uma advertência para si mesmos.

Versículo 8

frutos dignos de arrependimento

Produzi, portanto, frutos dignos de arrependimento: Mateus escreveu.

Wesley explicou:

O arrependimento é de dois tipos; o que é chamado de legal, e o que é denominado arrependimento evangélico. O primeiro (que é o mesmo que é falado aqui) é uma convicção completa do pecado. Este último é uma mudança de coração (e, consequentemente, de vida) de todo pecado para toda santidade.

Versículo 9

Deus é capaz destas pedras para suscitar filhos a Abraão

Mateus escreveu: E não cuideis de dizer convosco: Temos por pai a Abraão, porque vos digo que Deus é capaz destas pedras para suscitar filhos a Abraão.

Wesley comentou:

E não diga com confiança - A palavra no original, vulgarmente traduzida, Não pense, parece aqui, e em muitos lugares, não diminuir, mas sim aumentar a força da palavra com a qual está unida.

Temos Abraão como nosso pai - É quase incrível, quão grande era a presunção dos judeus sobre esta sua relação com Abraão. Um de seus famosos ditados foi: "Abraão está sentado perto dos portões do inferno e não permite que nenhum israelita desça a ele". Eu vos digo - Este prefácio sempre denota a importância do que se segue.

Destas pedras - Provavelmente apontando para aqueles que estavam diante deles.

Versículo 10

E agora também o machado está posto à raiz das árvores

Mateus escreveu: E agora também o machado está posto à raiz das árvores; pelo que toda árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo.

Wesley comentou:

Mas o machado também já está - Ou seja, não há espaço para tais pretensões ociosas. A execução rápida é determinada contra todos os que não se arrependem. A comparação parece ter sido tirada de um lenhador que largou o machado para tirar o casaco e imediatamente começa a trabalhar para cortar a árvore. Isso se refere à ira vindoura no versículo 7, Mateus 3:7.

É cortado - Instantaneamente, sem mais demora.

Versículo 11

mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu

Mateus escreveu: Eu, na verdade, vos batizo com água para arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo - Ele vos encherá com o Espírito Santo, inflamando seus corações com aquele fogo de amor, que muitas águas não podem apagar. E isso foi feito, mesmo com uma aparência visível como de fogo, no dia de Pentecostes.

Versículo 12

Cujo leque está na sua mão, e ele limpará completamente o seu chão

Mateus escreveu: Cujo leque está na sua mão, e ele limpará completamente o seu chão, e recolherá o seu trigo no celeiro; mas ele queimará a palha com fogo inextinguível.

Wesley comentou:

De quem é o leque – Ou seja, a palavra do Evangelho.

Seu chão - Ou seja, sua Igreja, que agora está coberta com uma mistura de trigo e palha.

Ele recolherá o trigo no celeiro - Guardará aqueles que são verdadeiramente bons no céu.

Versículo 13

Então veio Jesus da Galiléia ao Jordão

Então veio Jesus da Galiléia ao Jordão, a João, para ser batizado por ele, Mateus escreveu.

Marcos 1:9Lucas 3:21

Versículo 15

Mateus escreveu: E Jesus, respondendo, disse-lhe: Deixa-se assim agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o sofreu.

Cabe a nós cumprir toda a justiça - Cabe a todo mensageiro de Deus observar todas as suas justas ordenanças. Mas o significado particular de nosso Senhor parece ser que nos convém fazer (eu receber o batismo e você administrá-lo) para cumprir, isto é, que eu possa cumprir plenamente cada parte da justa lei de Deus e a comissão que ele me deu, disse Wesley.

Versículo 16estrela livre

E Jesus, sendo batizado, saiu logo da água

Mateus escreveu: E Jesus, sendo batizado, saiu logo da água, e eis que os céus se lhe abriram, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, e pousando sobre ele.

Wesley comentou:

E Jesus sendo batizado - Que a submissão de nosso Senhor ao batismo nos ensine uma santa exatidão na observância daquelas instituições que devem sua obrigação apenas a um mandamento divino. Certamente assim convém a todos os seus seguidores cumprir toda a justiça.

Jesus não tinha pecado para lavar. E ainda assim ele foi batizado

Jesus não tinha pecado para lavar. E ainda assim ele foi batizado. E Deus possuía sua ordenança, de modo a torná-la a estação de derramar o Espírito Santo sobre ele. E onde podemos esperar essa efusão sagrada, senão em um humilde comparecimento às nomeações divinas? Eis que os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus - acrescenta São Lucas, em forma corporal - Provavelmente em uma aparência gloriosa de fogo, talvez na forma de uma pomba, descendo com um movimento flutuante, até pousar sobre ele. Este era um sinal visível daquelas operações secretas do bendito Espírito, pelas quais ele foi ungido de uma maneira peculiar; e abundantemente adequado para seu trabalho público.

Versículo 17

Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo

E eis uma voz do céu, que diz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, Mateus escreveu.

Wesley comentou:

E eis uma voz - Temos aqui uma manifestação gloriosa da sempre - bendita Trindade: o Pai falando do céu, o Filho falado, o Espírito Santo descendo sobre ele.

Em quem eu me deleito - Que elogio é esse! Quão pobres para isso são todos os outros tipos de louvor! Para ele, o prazer, o deleite de Deus, isso é realmente louvor: esta é a verdadeira glória: esta é a luz mais alta, mais brilhante, em que a virtude pode aparecer.[3]

 

===============================

 

João Batista dá testemunho sobre Jesus

 

João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu falei: Aquele que vem depois de mim é preferido antes de mim, porque já existia antes de mim.

===============================

 

João 1

 

Aquele que vem depois de mim é preferido antes de mim, porque já existia antes de mim

Apóstolo João escreveu: João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu falei: Aquele que vem depois de mim é preferido antes de mim, porque já existia antes de mim.

Wesley comentou:

João chorou - Com alegria e confiança; Este é aquele de quem eu disse - João havia dito isso antes do batismo de nosso Senhor, embora ele não o conhecesse pessoalmente: ele o conheceu primeiro em seu batismo e depois clamou: Este é aquele de quem eu disse. etc.

Ele é preferido antes de mim - em seu cargo: pois ele era antes de mim - em sua natureza.

Versículo 16

e graça por graça

Apóstolo João escreveu: E da sua plenitude todos nós recebemos, e graça por graça.

Wesley comentou:

E - Aqui o apóstolo confirma as palavras do Batista: como se ele tivesse dito: Ele é realmente preferido antes de ti: assim experimentamos: Todos nós - Que cremos: recebemos - Tudo o que desfrutamos de sua plenitude: e no particular, graça sobre graça - Uma bênção sobre outra, graça e amor incomensuráveis.

Versículo 17

mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo

Apóstolo João escreveu: Pois a lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

Wesley comentou:

A lei - Trabalhando ira e contendo sombras: foi dada - Nenhum filósofo, poeta ou orador jamais escolheu suas palavras com tanta precisão quanto São João. A lei, diz ele, foi dada por Moisés: a graça foi por Jesus Cristo. Observe a razão para colocar cada palavra assim: A lei de Moisés não era sua. A graça de Cristo era. Sua graça era oposta à ira, sua verdade às cerimônias sombrias da lei.

Jesus – São João, tendo mencionado uma vez a encarnação (Jo 1:14), não usa mais esse nome, a Palavra, em todo o seu livro.

Versículo 18

Ninguém jamais viu a Deus

Apóstolo João escreveu: Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, ele o declarou.

Wesley comentou:

Ninguém viu a Deus - Com olhos corporais: mas os crentes vê-lo com os olhos da fé.

Quem está no seio do Pai - A expressão denota a mais alta unidade e o conhecimento mais íntimo.

Verse 19

Quem és tu?

Apóstolo João escreveu: E este é o registro de João, quando os judeus enviaram sacerdotes e levitas de Jerusalém para lhe perguntar: Quem és tu?

Os judeus - Provavelmente o grande conselho enviado, disse Wesley.

Versículo 20

Eu não sou o Cristo

E ele confessou, e não negou; mas confessou: Eu não sou o Cristo, apóstolo João escreveu.

Eu não sou o Cristo - Pois muitos supunham que ele era, disse Wesley.

Versículo 21

Você é Elias?

Apóstolo João escreveu: E perguntaram-lhe: E então? Você é Elias? E ele disse: Eu não sou. És tu aquele profeta E ele respondeu: Não.

Wesley comentou:

Você é Elias? — Ele não era aquele Elias (o tisbita) de quem eles falavam.

És tu o profeta - De quem Moisés fala, Deuteronômio 18:15 .

Versículo 23

Eu sou a voz do que clama no deserto

Apóstolo João escreveu: Ele disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.

Wesley comentou:

Ele disse - Eu sou aquele precursor de Cristo de quem Isaías fala.

Eu sou a voz - Como se ele tivesse dito: Longe de ser Cristo, ou mesmo Elias, eu não sou nada além de uma voz: um som que, assim que expressou o pensamento do qual é o sinal, morre no ar e não é mais conhecido. Isaías 40:3.

Versículo 24

enviados eram dos fariseus

E os que foram enviados eram dos fariseus, apóstolo João escreveu.

Os que foram enviados eram dos fariseus - Que eram peculiarmente tenazes dos velhos costumes, e ciumentos de qualquer inovação (exceto aquelas trazidas por seus próprios escribas), a menos que o inovador tivesse provas inquestionáveis da autoridade divina, disse Wesley.

Versículo 25

Por que batizas, pois, se não és o Cristo

Apóstolo João escreveu: Perguntaram-lhe, pois: Por que batizas, pois, se não és o Cristo, nem Elias, nem aquele profeta?

Wesley comentou: Perguntaram-lhe: Por que batizas, pois? — Sem qualquer comissão do sinédrio? E não apenas os pagãos (que sempre foram batizados antes de serem admitidos à circuncisão), mas também os judeus?

Versículo 26

Eu batizo com água, mas entre vós está um que vós não conheceis

Apóstolo João escreveu: Respondeu-lhes João, dizendo: Eu batizo com água, mas entre vós está um que vós não conheceis;

João respondeu: Eu batizo - Para me preparar para o Messias; e, de fato, para mostrar que os judeus, assim como os gentios, devem ser prosélitos de Cristo, e que estes, assim como aqueles, precisam ser lavados de seus pecados.

Versículo 28

onde João estava batizando

Escreveu apóstolo João: Essas coisas foram feitas em Betabara, além do Jordão, onde João estava batizando.

Onde João estava batizando - Ou seja, usado para batizar, disse Wesley.

Versículo 29

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo

Escreveu apóstolo João: No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Wesley comentou:

Ele vê Jesus vindo e diz: Eis o Cordeiro - Inocente; para ser oferecido; profetizado por Isaías, Isaías 53:7 , tipificado pelo cordeiro pascal e pelo sacrifício diário: O Cordeiro de Deus - A quem Deus deu, aprova, aceita; quem tira - Expia por; o pecado - Ou seja, todos os pecados: do mundo - De toda a humanidade. O pecado e o mundo são de igual extensão.

Versículo 31

E eu não o conhecia

Escreveu apóstolo João: E eu não o conhecia, mas que ele havia de ser manifestado a Israel, por isso vim batizar com água.

Wesley comentou:

Eu não o conhecia - Até que ele veio para ser batizado. Quão surpreendente é isso; considerando o quão próximos eles estavam relacionados e quão notável foi a concepção e o nascimento de ambos. Mas havia uma providência peculiar visível na vida de nosso Salvador, desde sua infância até seu batismo, em Nazaré: João o tempo todo vivendo a vida de um eremita nos desertos da Judéia, Lucas 1:80, noventa ou mais milhas de Nazaré: por meio disso, esse conhecimento foi impedido, o que poderia ter feito o testemunho de João sobre Cristo suspeito.

Versículo 34

este é o Filho de Deus

E eu vi, e testifico que este é o Filho de Deus, escreveu apóstolo João.

Comentou Wesley:

Eu vi isso – Isto é, o Espírito descendo e permanecendo sobre ele.

E testemunhou - A partir daquele momento.

Versículo 37

e seguiram a Jesus

Escreveu apóstolo João: E os dois discípulos ouviram-no falar, e seguiram a Jesus.

Eles seguiram Jesus - Eles andaram atrás dele, mas não tiveram coragem de falar com ele, disse Wesley.

Versículo 41

Achamos o Messias, que é o Cristo

Primeiro encontrou a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias, que é o Cristo.

Ele primeiro encontra seu próprio irmão Simão - Provavelmente ambos o procuraram: Que é, sendo interpretado, o Cristo - Isso o evangelista acrescenta, como também aquelas palavras em João 1:38, isto é, sendo interpretado, Mestre, disse Wesley.

Versículo 42

E ele o levou a Jesus

Escreveu apóstolo João: E ele o levou a Jesus. E Jesus, olhando-o, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; serás chamado Cefas, que é por interpretação: Pedra. 

Comentou Wesley:

Jesus disse: Tu és Simão, filho de Jonas - Como ninguém tinha dito ao nosso Senhor esses nomes, isso não poderia deixar de impressionar Pedro.

Cefas, que é Pedro – Gemendo o mesmo em siríaco que Pedro faz em grego, ou seja, uma rocha.[4]

 

===============================

João Batista exalta Jesus

Ele deve aumentar, mas eu devo diminuir

===============================

 

João 3

 

Versículo 23

E João também batizava em Enom

Escreveu apóstolo João: E João também batizava em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e eles vieram, e foram batizados.

João também estava batizando - Ele não repeliu os que ofereciam, mas ele mais voluntariamente os encaminhou para Jesus, comentou Wesley.

Versículo 25

Então surgiu uma questão entre alguns dos discípulos de João e os judeus

Escreveu apóstolo João: Então surgiu uma questão entre alguns dos discípulos de João e os judeus sobre a purificação.

Comentou Wesley:

Os judeus - Aqueles homens da Judéia, que agora foram ser batizados por Jesus; e os discípulos de João, que eram principalmente da Galiléia: sobre purificação - Ou seja, batismo. Eles disputaram, pelo qual deveriam ser batizados.

Versículo 27

Um homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dado do céu

Escreveu apóstolo João: João respondeu e disse: Um homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dado do céu.

Comentou Wesley:

Um homem não pode receber nada - Nem ele nem eu. Nem poderia fazer isso, se Deus não o tivesse enviado, nem posso receber o título de Cristo, ou qualquer honra comparável à que ele recebeu do céu. Eles parecem ter falado com ciúme e ressentimento; João responde com doce compostura de espírito.

Versículo 29

Quem tem a noiva é o noivo

Escreveu apóstolo João: Quem tem a noiva é o noivo, mas o amigo do noivo, que está em pé e o ouve, alegra-se muito por causa da voz do noivo; esta, pois, a minha alegria se cumpre.

Comentou Wesley:

Aquele que tem a noiva é o noivo - Aquele a quem a noiva segue. Mas todos os homens agora vêm a Jesus. Portanto, é claro que ele é o noivo.

O amigo que o ouve - Fale com a noiva; regozija-se muito - Longe de invejar ou ressentir-se.

Versículo 30

Ele deve aumentar, mas eu devo diminuir

Ele deve aumentar, mas eu devo diminuir, escreveu apóstolo João.

Comentou Wesley:

Ele deve aumentar, mas eu devo diminuir - Assim, aqueles que estão agora, como João, luzes ardentes e brilhantes, devem (se não de repente eclipsados) como ele diminuir gradualmente, enquanto outros estão aumentando sobre eles; à medida que cresciam, por sua vez, em meio às decadências da geração anterior. Deixe-nos saber como definir, bem como como subir; e que conforte nossos dias de declínio traçar, naqueles que provavelmente nos sucederão em nosso trabalho, as aberturas de utilidade ainda maior.

Versículo 31

Aquele que vem do alto está acima de todos

Escreveu apóstolo João: Aquele que vem do alto está acima de todos: aquele que é da terra é terreno, e fala da terra: aquele que vem do céu está acima de todos.

Comentou Wesley:

Não é improvável que o que é adicionado, ao final do capítulo, sejam as palavras do evangelista, não do Batista.

Aquele que é da terra - Um mero homem; de origem terrena, tem um espírito e uma fala que respondem a ele.

Versículo 32

E o que ele viu e ouviu, isso ele testifica

Escreveu apóstolo João: E o que ele viu e ouviu, isso ele testifica; e ninguém aceita o seu testemunho.

Comentou Wesley: Nenhum homem - Nenhum comparativamente, excedendo poucos; recebe o seu testemunho - Com verdadeira fé.[5]

 

===============================

A humildade de João Batista

 

Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de me abaixar e desatar a correia das sandálias

===============================

 

Marcos 1

 

Versículo 1

evangelho de Jesus Cristo

Mateus escreveu: O início do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus;

O início do Evangelho de Jesus Cristo - O evangelista fala com estrita propriedade: pois o início do Evangelho está no relato de João Batista, contido no primeiro parágrafo; o próprio Evangelho no resto do livro. Mateus 3:1Lucas 3:1, disse Wesley.

Versículo 2

o qual preparará o teu caminho diante de ti

Mateus escreveu: Como está escrito nos profetas: Eis que envio o meu mensageiro diante da tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

Malaquias 3:1

Versículo 3

Voz do que clama no deserto

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

Isaías 40:3.

Versículo 4

João batizou no deserto e pregou o batismo de arrependimento

Mateus escreveu: João batizou no deserto e pregou o batismo de arrependimento para a remissão dos pecados.

Pregar o batismo de arrependimento - Ou seja, pregar o arrependimento, e batizar como um sinal e meio dele, disse Wesley.

Versículo 7

Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu

E pregava, dizendo: Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de me abaixar e desatar a correia das sandálias, Mateus escreveu.

A trava de cujos sapatos não sou digno de desatar - Isto é, para prestar-lhe o serviço mais mesquinho, disse Wesley.

Versículo 9

e foi batizado por João no Jordão

Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão, Mateus escreveu.

Mateus 3:13Lucas 3:21.

Versículo 12

E imediatamente o Espírito

Mateus escreveu: E imediatamente o Espírito o expulsa para o deserto.

E imediatamente o Espírito o lança no deserto - Assim, em todos os filhos de Deus, manifestações extraordinárias de seu favor costumam ser seguidas por tentações extraordinárias. Mateus 4:1Lucas 4:1, disse Wesley.

Versículo 13

tentado por Satanás

Mateus escreveu: E ele ficou lá no deserto quarenta dias, tentado por Satanás; e estava com as feras; e os anjos o serviam.

Comentou Wesley:

]E ele ficou lá quarenta dias, tentado por Satanás - Invisivelmente. Depois disso, seguiu-se a tentação dele de forma visível, relatada por São Mateus.

E ele estava com as feras - Embora eles não tivessem poder para machucá-lo. São Marcos não apenas nos dá um compêndio do Evangelho de São Mateus, mas também vários detalhes valiosos, que os outros evangelistas omitiram.

Versículo 14

Depois que João foi preso

Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, Mateus escreveu.

Mateus 4:12.

Versículo 15

O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo

E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos, e crede no evangelho.

Comentou Wesley: O tempo está cumprido - O tempo do meu reino, predito por Daniel, esperado por você, é plenamente chegado.[6]

===============================



[1] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/ephesians-1.html

[2] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/luke-1.html. 

[3] https://www.studylight.org/comentários/en/wen/matthew-3.html.

[4] https://www.studylight.org/comentários/ing/wen/john-1.html.

[5] https://www.studylight.org/Comentários/Eng/Wen/john-3.html.

[6] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/mark-1.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog