O final épico da vida de Moisés

 

Baseado em textos bíblicos e comentários de Wesley sobre Deuteronômio

 

 

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 

===============================

 

 

 

 


 

 

===============================

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves

Todos os direitos reservados ao autor.

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998.

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 358

Livros publicados pelo autor: 468

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

 


===============================



 

Índice

 

 

·       Introdução

·       Moisés abençoa cada tribo antes de sua morte

·       O Senhor enterra Moisés

 

 

 

Introdução

 

“O final épico da vida de Moisés” é um livro baseado em textos bíblicos e comentários de Wesley sobre o livro de Deuteronômio.

São 35 páginas com os seguintes temas nos capítulos 33 e 34: Moisés abençoa cada tribo antes de sua morte; O Senhor enterra Moisés. 

Na hora de abençoar as tribos de Israel, o Senhor veio do Sinai, e subiu de Seir para eles; ele resplandeceu do monte Parã, e veio com dez mil santos: de sua mão direita saiu uma lei de fogo para eles.

Wesley explica que são 10 mil anjos.

A primeira tribo abençoada foi Rúben e a última foi Aser.

Um outro detalhe importante é que foi o Senhor quem enterrou Moisés: e o sepultou num vale na terra de Moabe, defronte de Beteor, mas ninguém sabe do seu sepulcro até o dia de hoje.

Wesley explicou: Ele – O Senhor, o enterrou imediatamente, ou pelo ministério dos anjos, do qual Miguel era o chefe ou príncipe.

Ninguém sabe o local para evitar superstição e idolatria, disse Wesley.

Moisés é chamado por Wesley como o maior profeta de Israel no Antigo Testamento. Por meio de Moisés, Deus deu a lei, moldou e formou a igreja judaica, disse Wesley.

 

Moisés abençoa cada tribo antes de sua morte

 

O autor de Deuteronômio relatou: E esta é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes de sua morte.

E Wesley comentou: Moisés abençoou Israel - Diz-se que ele os abençoa, orando a Deus com fé por sua bênção sobre eles; e predizendo as bênçãos que Deus lhes conferiria. E Moisés se autodenomina aqui o homem de Deus, isto é, o servo ou profeta de Deus, para informá-los de que as profecias seguintes não eram suas próprias invenções, mas inspirações divinas.

Escreveu o autor de Deuteronômio: O Senhor veio do Sinai, e subiu de Seir para eles; ele resplandeceu do monte Parã, e veio com dez mil santos: de sua mão direita saiu uma lei de fogo para eles.

Wesley disse: Com dez mil santos – Ou seja, com uma grande companhia de santos anjos, Salmos 68:17, que o atendeu nesta grande e gloriosa obra de dar a lei, como pode ser deduzido de Atos 7:53.

Wesley comentou: Do Sinai – Começando no Sinai, onde foi a primeira aparição de Deus, e assim indo com eles para Seir e Parã.

A primeira tribo abençoada por Moises foi Rúben, a última foi Aser.

Como exemplos, destacamos as bênçãos às tribos de José: “Bendita seja a sua terra pelo Senhor, por causa das coisas preciosas do céu, do orvalho e do abismo que se estende por baixo”, abençoou Moisés e à tribo de Gade: Bendito seja aquele que alarga a Gade; ele habita como um leão, e rasga o braço com o alto da cabeça, abençoou Moisés.

 

===============================

 

 

Deuteronômio 33

 

Versículo 1

é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes de sua morte

O livro de Deuteronômio relatou: E esta é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes de sua morte.

E Moisés se autodenomina aqui o homem de Deus, isto é, o servo ou profeta de Deus

E Wesley comentou: Moisés abençoou Israel - Diz-se que ele os abençoa, orando a Deus com fé por sua bênção sobre eles; e predizendo as bênçãos que Deus lhes conferiria. E Moisés se autodenomina aqui o homem de Deus, isto é, o servo ou profeta de Deus, para informá-los de que as profecias seguintes não eram suas próprias invenções, mas inspirações divinas.

As várias tribos: apenas Simeão é omitido

E Wesley comentou: Os filhos de Israel - As várias tribos: apenas Simeão é omitido, seja em ódio à carruagem sangrenta de seu pai Simeão, pela qual Jacó dá a essa tribo uma maldição em vez de uma bênção, em Gênesis 49: 5-7. Ou, porque essa tribo não tinha herança distinta, mas deveria ter sua porção na tribo de Judá, Josué 19: 1 .

Versículo 2

O Senhor veio do Sinai, e subiu de Seir para eles; ele resplandeceu do monte Parã, e veio com dez mil santos

O livro de Deuteronômio relatou: E ele disse: O Senhor veio do Sinai, e subiu de Seir para eles; ele resplandeceu do monte Parã, e veio com dez mil santos: de sua mão direita saiu uma lei de fogo para eles.

Wesley comentou:

O Senhor veio – Ou seja, para os israelitas, manifestou-se graciosamente e gloriosamente entre eles.

Do Sinai – Começando no Sinai, onde foi a primeira aparição de Deus, e assim indo com eles para Seir e Parã.

E levantou-se - Ele apareceu ou mostrou-se, como o sol faz quando nasce.

e de lá Deus os conduziu em direção à terra da promessa, e então gloriosamente apareceu para eles em subjugar Siom e Og antes deles

Wesley comentou: De Seir - Da montanha ou terra de Edom, para onde os israelitas vieram, Nm 20:14, etc. e de lá Deus os conduziu em direção à terra da promessa, e então gloriosamente apareceu para eles em subjugar Siom e Og antes deles. Mas porque a terra de Edom às vezes é tomada mais amplamente, e assim chega até o Mar Vermelho, e, portanto, o monte Sinai estava perto dele, e porque Parã também estava perto do Sinai, sendo a próxima estação em que eles vieram do deserto do Sinai: todo este versículo pode pertencer à aparição de Deus no monte Sinai, onde aquela luz gloriosa que brilhava diretamente sobre o monte Sinai,

com toda a probabilidade espalhou seus raios em partes adjacentes, como Seir e Parã

Disse mais Wesley comentou: com toda a probabilidade espalhou seus raios em partes adjacentes, como Seir e Parã. E se assim for, esta é apenas uma expressão poética da mesma coisa em diversas palavras, e Deus vindo ou subindo ou brilhando de ou para ou no Sinai e Seir e Paran notam uma e a mesma ação ilustre de Deus aparecendo lá com dez milhares de seus santos ou santos anjos, e dando uma lei de fogo a eles.

Um lugar onde Deus eminentemente manifestou sua presença e bondade

E Wesley comentou: Paran - Um lugar onde Deus eminentemente manifestou sua presença e bondade, tanto em dar ao povo a carne que eles desejavam, e em nomear os setenta anciãos e derramar seu espírito sobre eles.

Ou seja, com uma grande companhia de santos anjos

Wesley afirmou: Com dez mil santos – Ou seja, com uma grande companhia de santos anjos, Salmos 68:17, que o atendeu nesta grande e gloriosa obra de dar a lei, como pode ser deduzido de Atos 7:53.

estrela livreQue tanto escreveu a lei e deu aos homens

E Wesley comentou: De sua mão direita - Que tanto escreveu a lei e deu aos homens. Uma alusão a homens que normalmente escrevem e dão presentes com a mão direita.

A lei é chamada de fogo, porque é de natureza ígnea, purificando, procurando e inflamando

E Wesley disse: Uma lei de fogo - A lei é chamada de fogo, porque é de natureza ígnea, purificando, procurando e inflamando, para significar aquela ira ardente que inflige aos pecadores pela violação dela, e principalmente porque foi libertada do meio do fogo.

Versículo 3

sim, ele amava o povo; todos os seus santos estão na tua mão

O autor de Deuteronômio relatou: sim, ele amava o povo; todos os seus santos estão na tua mão, e sentaram-se aos teus pés; cada um receberá das tuas palavras.

Wesley comentou: O povo - As tribos de Israel. O sentido é que esta lei, embora entregue com fogo, fumaça e trovão, que pode parecer pressagiar nada além de ódio e terror, ainda assim na verdade foi dada a Israel, em grande amor, como sendo o grande meio de sua salvação temporal e eterna. sim, ele abraçou o povo e o colocou em seu seio! assim significa a palavra, que fala não apenas o amor mais querido, mas a proteção mais terna e cuidadosa.

Todos os santos ou santos de Deus, isto é, seu povo, estavam em suas mãos, isto é, sob o cuidado de Deus para protegê-los, dirigi-los e governá-los

E Wesley comentou: Todos os santos ou santos de Deus, isto é, seu povo, estavam em suas mãos, isto é, sob o cuidado de Deus para protegê-los, dirigi-los e governá-los. Estas palavras são ditas a Deus: a mudança de pessoas, dele e tua, é mais frequente na língua hebraica.

Esta cláusula pode ainda notar a bondade de Deus para com Israel, em sustentá-los quando a lei de fogo

E Wesley comentou: Esta cláusula pode ainda notar a bondade de Deus para com Israel, em sustentá-los quando a lei de fogo foi entregue, o que foi feito com tanto terror que não apenas o povo estava pronto para afundar sob ela, mas até mesmo Moisés temia e tremia excessivamente. Mas Deus sustentou Moisés e o povo, em ou por sua mão, pelo que ele os cobriu de uma maneira que nenhum mal lhes sobreviesse.

Aos teus pés - Como estudiosos para receber instruções. Ele alude ao lugar onde o povo esperava quando a lei era entregue, que ficava ao pé do monte, disse Wesley.

Isso pode respeitar qualquer um, os povos prometem quando ouviram a lei

E Wesley comentou: Cada um - Do povo receberá ou se submeterá às tuas instruções e comandos. Isso pode respeitar qualquer um, os povos prometem quando ouviram a lei, que ouviriam e fariam tudo o que foi ordenado. Ou, seu dever de fazê-lo.

Versículo 4

a herança da congregação de Jacó

O livro de Deuteronômio relatou: Moisés nos ordenou uma lei, sim, a herança da congregação de Jacó.

Wesley comentou: Moisés - Ele fala isso de si mesmo na terceira pessoa, o que é muito comum na língua hebraica. A lei é chamada de herança, porque a obrigação dela era hereditária, passando dos pais para os filhos, e porque essa era a melhor parte de sua herança, a maior de todas as dádivas que Deus lhes concedeu.

Versículo 5

Moisés era seu rei não em título, mas na realidade, estando sob Deus

O autor de Deuteronômio relatou: E ele era rei em Jesurum, quando os chefes do povo e as tribos de Israel estavam ajuntados.

Wesley comentou: Ele era rei em Jesurum – Moisés era seu rei não em título, mas na realidade, estando sob Deus, seu governador supremo e legislador.

Moisés era propriedade deles como seu rei e legislador

Wesley comentou: Reunidos - Quando os príncipes e o povo se reuniram para a gestão dos assuntos públicos, Moisés era propriedade deles como seu rei e legislador.

Versículo 6

entre as tribos de Israel, e abençoá-los com o aumento de seus números

O autor de Deuteronômio escreveu: Deixe Rúben viver e não morrer; e que seus homens não sejam poucos. 

Wesley comentou:

Deixe Rúben viver - Embora Rúben mereça ser cortado ou muito diminuído e obscurecido, de acordo com a previsão de Jacó, Gênesis 49:4, ainda assim Deus os poupará e lhes dará um nome e porção entre as tribos de Israel, e abençoá-los com o aumento de seus números. Todos os antigos paraphrasts referem-se isso ao outro mundo, tão longe estavam de esperar apenas bênçãos temporais.

Deixe Rúben viver na vida eterna, diz Onkelos, e não morrer a segunda morte

Wesley comentou: Deixe Rúben viver na vida eterna, diz Onkelos, e não morrer a segunda morte. Deixe Rúben viver neste mundo, assim Jônatas e o Targum de Jerusalém, e não morrer aquela morte que os ímpios morrem no mundo vindouro.

Versículo 7

Ouve, Senhor, a voz de Judá, e traze-o ao seu povo

O livro de Deuteronômio relatou: E esta é a bênção de Judá: e ele disse: Ouve, Senhor, a voz de Judá, e traze-o ao seu povo; bastem-lhe as suas mãos; e sê tu um auxílio para ele contra os seus inimigos.

Deus ouvirá sua oração pela realização das grandes coisas prometidas àquela tribo

E Wesley comentou:

Ouça, Senhor - Deus ouvirá sua oração pela realização das grandes coisas prometidas àquela triboGênesis 49: 8-12. Isso implica os atrasos e dificuldades que Judá encontraria, que o levariam às suas orações, que seriam bem-sucedidas.

Trazei-o de volta com honra e vitória, ao seu povo

Ao seu povo - Quando ele sair para lutar contra seus inimigos e cair ferozmente sobre eles, como foi predito, Gênesis 49: 8-9 . Trazei-o de volta com honra e vitória, ao seu povo, ao resto da sua tribo que ficou em casa quando seus irmãos foram à peleja, e a seus irmãos as outras tribos de Israel.

Esta tribo será tão numerosa e potente que será suficiente para se defender sem qualquer ajuda

Wesley afirmou: Que suas mãos sejam suficientes para ele - Esta tribo será tão numerosa e potente que será suficiente para se defender sem qualquer ajuda, seja de nações estrangeiras ou de outras tribos; como apareceu quando esta tribo sozinha foi capaz de lidar com nove ou dez das outras tribos.

Tu preservarás esta tribo de uma maneira especial

De seus inimigos - Tu preservarás esta tribo de uma maneira especial, para que seus inimigos não sejam capazes de arruiná-la, como farão com outras tribos, e isso por causa do Messias que brotará dela,  Wesley comentou.

Versículo 8

O Tumim e o Urim, que são teus, ó Senhor por instituição especial e consagração, (pelo qual ele entende o éfode em que foram colocados, e o sumo sacerdócio, ao qual foram apropriados, e com os dons e graças

O livro de Deuteronômio relatou: E disse de Levi: Que o teu Tumim e o teu Urim estejam com o teu santo, que provaste em Massá, e com quem contendeste nas águas de Meribá;

E Wesley disse: Que o teu Urim - O Tumim e o Urim, que são teus, ó Senhor por instituição especial e consagração, (pelo qual ele entende o éfode em que foram colocados, e o sumo sacerdócio, ao qual foram apropriados, e com os dons e graças significados pelo Urim e Tumim, e necessários para o desempenho desse alto cargo) estará com o teu santo, isto é, com aquele sacerdote, a quem consagraste a ti mesmo, e que é santo de uma maneira mais peculiar do que todo o povo; isto é, o sacerdócio será confinado e continuado na família de Aarão.

ainda assim você não tirou o sacerdócio dele

E Wesley comentou:

Quem você provou - Embora você o tenha tentado e repreendido, ainda assim você não tirou o sacerdócio dele.

Em Massá – Não naquele Massá mencionou Êxodo 17:7, que também é chamado de Meribá, mas naquele outro Meribá, Números 20:13.

Tu te esforçaste - A quem tu reprovaste e castigaste.

Versículo 9 

porque observaram a tua palavra e guardaram a tua aliança

O livro de Deuteronômio relatou: o qual disse a seu pai e a sua mãe: Não o vi; nem reconheceu seus irmãos, nem conheceu seus próprios filhos, porque observaram a tua palavra e guardaram a tua aliança.

E Wesley comentou:

Eu não o vi - Ou seja, eu não tenho respeito por eles. O sentido é, que seguiu Deus e seu comando completamente, e executou o julgamento ordenado por Deus sem qualquer respeito de pessoas, Êxodo 32: 26-27.

Quando o resto quebrou a sua aliança com Deus por esse pecado sujo de idolatria com o bezerro

Eles guardaram a tua aliança - Quando o resto quebrou a sua aliança com Deus por esse pecado sujo de idolatria com o bezerro, que a tribo manteve-se puro dessa infecção, e aderiu a Deus e sua adoração.

Versículo 11

Bendize, Senhor, os seus bens, e aceita a obra das suas mãos

O autor de Deuteronômio escreveu: Bendize, Senhor, os seus bens, e aceita a obra das suas mãos; fere os lombos dos que se levantam contra ele, e dos que o odeiam, para que não se levantem novamente.

Sua substância - Porque ele não tem herança própria e, portanto, depende totalmente de sua bênção.

Todas as suas santas administrações

E Wesley comentou:

O trabalho de suas mãos - Todas as suas santas administrações, que ele apropriadamente chama de trabalho de suas mãos, porque uma grande parte do serviço dos levitas e sacerdotes foi feito pelo trabalho de suas mãos e corpo, enquanto o serviço de ministros evangélicos é mais espiritual e celestial.

Ferir - Ele ora assim sinceramente por eles, porque ele previu que aqueles que deveriam ensinar e reprovar, e castigar os outros teriam muitos inimigos, e porque eles estavam sob Deus, os grandes preservadores e defensores da religião, e seus inimigos eram os inimigos da própria religião.

Versículo 12

O amado do Senhor habitará em segurança junto a ele

Benjamim é colocado ao lado de Levi, porque o templo, onde o trabalho dos levitas estava, estava à beira do lote desta tribo

O autor de Deuteronômio relatou: E de Benjamim disse: O amado do Senhor habitará em segurança junto a ele; e o Senhor o cobrirá todo o dia, e ele habitará entre os seus ombros.

Wesley comentou: De Benjamim – Benjamim é colocado ao lado de Levi, porque o templo, onde o trabalho dos levitas estava, estava à beira do lote desta tribo. E foi posto diante de José, por causa da dignidade de Jerusalém, (parte da qual estava nesta lote), acima de Samaria, que estava na tribo de Efraim; assim também porque Benjamim aderiu à casa de Davi e ao templo de Deus, quando o resto das tribos abandonou ambos.

Assim chamado em alusão ao seu pai Benjamim, que era o amado de seu pai Jacó

E Wesley afirmou: O amado do Senhor - Assim chamado em alusão ao seu pai Benjamim, que era o amado de seu pai Jacó; e por causa da bondade de Deus para com esta tribo que apareceu tanto neste, que eles habitavam na melhor parte da terra, como afirma Josefo, e no privilégio seguinte.

Terá sua sorte perto do templo de Deus

E Wesley comentou:

Habitará em segurança por ele - Terá sua sorte perto do templo de Deus, que era um conforto singular e uma salvaguarda para ele.

Deve cobrir - Deve proteger essa tribo continuamente enquanto eles se apegam a ele.

O Senhor habitará, isto é, seu templo será colocado, entre seus ombros

E Wesley comentou: Ele – O Senhor habitará, isto é, seu templo será colocado, entre seus ombros, isto é, em sua porção, ou entre sua fronteira, como a palavra ombro é frequentemente usada. E esta era verdadeiramente a situação do templo, em ambos os lados do qual estava a porção de Benjamim. E embora o monte Sião estivesse na tribo de Judá, o monte Moriá, sobre o qual o templo foi construído, estava na tribo de Benjamim.

Versículo 13

Bendita seja a sua terra pelo Senhor

O livro de Deuteronômio relatou: E de José disse: Bendita seja a sua terra pelo Senhor, por causa das coisas preciosas do céu, do orvalho e do abismo que se estende por baixo,

Na bênção de Jacó, a de José é a maior

E Wesley comentou:

E de José – Incluindo Efraim e Manassés. Na bênção de Jacó, a de José é a maior. E assim é aqui.

Sua terra - Sua porção será dotada de bênçãos escolhidas de Deus.

Do céu - Ou seja, os preciosos frutos da terra produzidos pelas influências do céu, o calor do sol e a chuva que Deus enviará do céu.

As fontes de água borbulhando da terra

O abismo - As fontes de água borbulhando da terra: talvez também possa se referir ao grande abismo, o abismo de águas, que se supõe estar contido na terra.

Versículo 14

O livro de Deuteronômio relatou: E pelos frutos preciosos produzidos pelo sol, e pelas coisas preciosas produzidas pela lua,

Que por sua umidade os refresca e promove

E Wesley comentou:

Pelo sol - Que abre e aquece a terra, cuida e melhora e no devido tempo amadurece as sementes e frutos dela.

A lua - Que por sua umidade os refresca e promove. Heb. Das luas, ou meses, isto é, que ele produz nos vários meses ou estações do ano.

Versículo 15

pelas coisas preciosas das colinas duradouras

O livro de Deuteronômio relatou: E pelas coisas principais das montanhas antigas, e pelas coisas preciosas das colinas duradouras,

Ou seja, os excelentes frutos, como uvas, azeitonas, figos

E Wesley afirmou: As coisas principais - Ou seja, os excelentes frutos, como uvas, azeitonas, figos, etc. que se deleitam nas montanhas, crescendo sobre, ou os minerais preciosos contidos em suas montanhas e colinas chamadas antigas e duradouras, isto é, como foram desde o início do mundo, e são susceptíveis de continuar até o fim dele, em oposição às colinas ou montes que foram erguidos pelo homem.

Versículo 16

E pelas coisas preciosas da terra e sua plenitude, e pela boa vontade daquele que habitava na sarça

O autor de Deuteronômio relatou: E pelas coisas preciosas da terra e sua plenitude, e pela boa vontade daquele que habitava na sarça: a bênção venha sobre a cabeça de José, e sobre o topo da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos.

E Wesley comentou:

E para - E em geral para todos os frutos escolhidos que a terra produz em todas as partes dela, onde colinas ou vales.

Ou seja, as plantas e o gado e todas as criaturas

Plenitude do mesmo - Ou seja, as plantas e o gado e todas as criaturas que crescem, aumentam e florescem nele.

A boa vontade - Para todos os outros efeitos da boa vontade e bondade de Deus, que não há muito tempo habitou ou apareceu no mato para mim, a fim de alívio de seu povo, Êxodo 3: 2 .

De José – Ou seja, da posteridade de José.

Seus irmãos o separaram deles, tornando-o um escravo, e Deus o distinguiu deles, tornando-o um príncipe

E Wesley disse:

Aquele que foi separado de seus irmãos - Seus irmãos o separaram deles, tornando-o um escravo, e Deus o distinguiu deles, tornando-o um príncipe. As palavras anteriores podem ser traduzidas: Meu morador no mato.

Essa foi uma aparição da majestade divina apenas a Moisés, em sinal de seu favor particular

Essa foi uma aparição da majestade divina apenas a Moisés, em sinal de seu favor particular. Muitas vezes Deus apareceu a Moisés; mas agora ele está morrendo, ele parece ter a lembrança mais agradável, da primeira vez que teve as visões do Todo-Poderoso.

Foi aqui que Deus se declarou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó

Foi aqui que Deus se declarou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e assim confirmou a promessa feita ao pai, aquela promessa que nosso Senhor mostra, chega até a ressurreição e a vida eterna.

Versículo 17

A sua glória é como o primogênito do seu novilho

O autor de Deuteronômio relatou: A sua glória é como o primogênito do seu novilho, e os seus chifres são como os chifres dos unicórnios: com eles ajuntará os povos até os confins da terra; e eles são os dez mil de Efraim, e eles são os milhares de Manassés.

usado como um emblema da majestade real

E Wesley comentou:

Sua glória é como o primogênito de seu novilho - Ou novilho, que é uma criatura imponente e, portanto, foi anteriormente usado como um emblema da majestade real. Isso parece notar o reino que Efraim deveria obter em Jeroboão e seus sucessores.

Seus chifres - Sua força e poder serão muito grandes.

O povo - Todos os que se oporão a ele, e particularmente os cananeus.

Embora Manassés seja agora mais numeroso, ainda assim Efraim em breve o ultrapassará

E Wesley comentou: Os dez mil - Da terra de Canaã. Embora Manassés seja agora mais numeroso, ainda assim Efraim em breve o ultrapassará, como foi predito Gênesis 48:17-19.

Versículo 18

Alegra-te, Zebulom

O autor de Deuteronômio relatou: E de Zebulom disse: Alegra-te, Zebulom, na tua saída; e Issacar, em tuas tendas.

Alegrai-vos - Tu prosperarás e terás motivo de regozijo, disse Wesley.

Ele está aqui unido a Zebulom

Wesley comentou:

Na tua saída - 1. Para a guerra, como esta frase é frequentemente usada - 2. Para o mar, em forma de tráfico, porque sua porção ficava perto do mar. E em ambos os aspectos seu curso é oposto ao de Issacar, que era um amante da paz e do pasto. Ele está aqui unido a Zebulom, tanto porque eles eram irmãos de pai e mãe também, quanto porque suas posses estavam próximas umas das outras.

Em tuas tendas - Tu te entregarás ao manejo de laud e gado, vivendo tranquilamente em tuas próprias posses.

Versículo 19

Chamarão o povo ao monte; ali oferecerão sacrifícios de justiça

O autor de Deuteronômio relatou: Chamarão o povo ao monte; ali oferecerão sacrifícios de justiça, porque sugarão da abundância dos mares, e dos tesouros escondidos na areia.

E Wesley comentou:

Eles – Zebulom, de quem Moisés toma mais atenção especial. E assim, tendo despachado Issacar em duas palavras, ele retorna a Zebulom.

os gentios, ou os da Galiléia

O povo – os gentios, ou os da Galiléia, que era chamada Galiléia dos gentios, que eram seus vizinhos; ou pessoas de outras nações, com as quais tinham comércio, que se esforçaram para melhorar em persuadi-los a adorar o verdadeiro Deus.

A montanha – Ou seja, para o templo, que Moisés sabia que deveria estar sentado em uma montanha.

Como Deus exige

Sacrifícios de justiça - Como Deus exige. Seu tráfico para o exterior com nações pagãs não os fará esquecer seu dever em casa, nem sua distância do local do sacrifício os impedirá de vir a ele para cumprir esse dever.

Eles ficarão ricos com o tráfico do mar

Wesley comentou: Da abundância do mar - Eles ficarão ricos com o tráfico do mar, e consagrarão a si mesmos e suas riquezas a Deus.

E Wesley afirmou: Escondido na areia - Coisas preciosas como qualquer um - 1. Estão contidos na areia do mar e dos rios, nos quais às vezes se mistura uma quantidade considerável de ouro e prata. Ou, 2. Tais como crescem no mar, ou são buscados no fundo arenoso dele, como pérolas, corais, graxa de âmbar. Ou, 3. Os que são lançados ao mar por naufrágio são lançados na praia pelas obras do mar. Seria bom, se a ampliação de nosso comércio com países estrangeiros, contribuísse para a propagação do evangelho.

Versículo 20

habita como um leão

O autor de Deuteronômio relatou: E de Gade disse: Bendito seja aquele que alarga a Gade; ele habita como um leão, e rasga o braço com o alto da cabeça.

porque ele estava cercado de inimigos poderosos

E Wesley comentou:

Amplia - Isso o tira de suas dificuldades em meio a problemas, nos quais ele estava frequentemente envolvido, porque ele estava cercado de inimigos poderosos.

Seguro e protegido de seus inimigos

Como um leão - Seguro e protegido de seus inimigos, e terrível para eles quando eles despertam e molestam-no.

Destrói totalmente seus inimigos

Rasga o braço - Destrói totalmente seus inimigos, tanto a cabeça, a sede da coroa, sua dignidade e principado, quanto o braço, o sujeito da força e instrumento de ação; ambos os príncipes principais e seus súditos.

Versículo 21

E ele providenciou a primeira parte para si mesmo, porque ali, em uma parte do legislador

O autor de Deuteronômio relatou: E ele providenciou a primeira parte para si mesmo, porque ali, em uma parte do legislador, ele estava sentado; e veio com os cabeças do povo, executou a justiça do Senhor, e os seus juízos com Israel.

As primícias da terra da promessa

E Wesley comentou:

A primeira parte - As primícias da terra da promessa, o país de Siom, que foi conquistado pela primeira vez, que ele disse prover para si mesmo, porque ele desejou e obteve de Moisés.

De Moisés, cuja porção esta é chamada, ou porque esta parte da terra além do Jordão era a única parte da terra que Moisés tinha permissão para entrar

Do legislador - De Moisés, cuja porção esta é chamada, ou porque esta parte da terra além do Jordão era a única parte da terra que Moisés tinha permissão para entrar: ou porque lhe foi dado por Moisés, enquanto as porções além do Jordão foram dadas às várias tribos por Josué de acordo com a direção do lote.

escondidos ou protegidos

Sentado - Heb. escondidos ou protegidos: pois suas esposas e filhos estavam protegidos em suas cidades, enquanto muitos de seus homens foram para a guerra em Canaã.

Ele foi, ou ele irá, para a guerra em Canaã, com os príncipes, ou capitães

Ele veio - Ele foi, ou ele irá, para a guerra em Canaã, com os príncipes, ou capitães, ou governantes do povo de Israel, isto é, sob seu comando e conduta, como de fato eles fizeram; ou com o primeiro do povo; ou, na frente do povo, como o sírio o traduz; pois esta tribo e seus irmãos, cuja sorte caía além do Jordão, deveriam marchar para Canaã antes de seus irmãos.

Ele executou - O justo julgamento de Deus contra os cananeus, como o resto dos israelitas fez.

Versículo 22

Dã é filhote de leão

E de Dã disse: Dã é filhote de leão; saltará de Basã, o autor de Deuteronômio  comentou:

E Wesley comentou: Um filhote de leão - Corajoso, generoso, forte e bem-sucedido contra seus inimigos.

De Basã, porque havia muitos e ferozes leões naquelas partes, de onde eles costumavam sair e saltar sobre a presa

E Wesley comentou: Que salta - De Basã, porque havia muitos e ferozes leões naquelas partes, de onde eles costumavam sair e saltar sobre a presa. Ou isso pode se referir às vitórias particulares obtidas por Sansão, que era da tribo de Dã, ou a uma conquista mais geral dessa tribo, quando um grupo deles surpreendeu Laís, que ficava na parte mais distante da terra de Canaã deles. E a montanha de Basã fica não muito longe daquela cidade, de onde eles provavelmente desceram sobre ela, saltando assim de Basham.

Versículo 23

Ó Naftali, farto de favor, e cheio da bênção do Senhor

O autor de Deuteronômio relatou: E de Naftali disse: Ó Naftali, farto de favor, e cheio da bênção do Senhor: Possuis o ocidente e o sul. 

E Wesley comentou:

Satisfeito com o favor - Com o favor de Deus. Só esse é o favor que satisfaz a alma. Eles são realmente felizes que têm o favor de Deus; e eles o terão, que nele depositam sua satisfação.

E cheio com a bênção do Senhor - Não apenas com milho, vinho e azeite, o fruto da bênção, mas com a própria bênção, a graça de Deus, de acordo com sua promessa e aliança.

Possua o oeste e o sul

Possua o oeste e o sul - Ou, o mar e o sul. Isso não deve ser entendido do lugar, que sua sorte caia lá, pois ele estava no leste e no norte da terra; mas dos prazeres e mercadorias do oeste ou do mar, que lhe foram transmitidos de seu vizinho Zebulom; e do sul, isto é, das tribos do sul e partes de Canaã, que lhe foram trazidas pelo rio Jordão, e ambos os tipos de mercadorias lhe foram dadas em troca do solo rico e frutífero que ele tinha em grande abundância.

Versículo 24

Abençoe-se Aser com filhos

O autor de Deuteronômio relatou: E de Aser disse: Abençoe-se Aser com filhos; seja ele agradável a seus irmãos, e molhe o pé em óleo.

E Wesley comentou:

Deixe Aser - Quem carrega bem-aventurança em seu próprio nome, seja abençoado com filhos - Ele terá filhos numerosos, fortes e saudáveis.

Ele terá tanta abundância de óleo

Aceitável para seus irmãos - Por sua doce disposição e carruagem vencedora.

No óleo - Ele terá tanta abundância de óleo que ele pode não só lavar o rosto, mas também os pés nele.

Versículo 25

Teus sapatos serão de ferro e bronze

O autor de Deuteronômio disse: Teus sapatos serão de ferro e bronze; e como os teus dias, assim será a tua força.

Ferro e latão - As minas de ferro e cobre, que estavam em sua porção, de onde Sidon, seu vizinho, era famoso entre os pagãos por sua abundância de latão, e Sarepta é pensado para ter o seu nome do latão e ferro que foram derretidos lá em grande quantidade.

Tua força será - Tua força não será diminuída com a idade, mas tu terás o vigor da juventude, mesmo em tua velhice: tua tribo vai crescer mais e mais forte.

Versículo 26

Não há ninguém semelhante ao Deus de Jesurum

O autor de Deuteronômio relatou: Não há ninguém semelhante ao Deus de Jesurum, que cavalga sobre o céu em teu auxílio, e em sua excelência sobre o céu.

Estas são as últimas palavras que Moisés escreveu, talvez o maior escritor que já viveu na terra

E Wesley comentou: Não há nenhum - Estas são as últimas palavras que Moisés escreveu, talvez o maior escritor que já viveu na terra. E este homem de Deus, que tinha tanta razão para saber os dois como qualquer mero homem, com seu último suspiro magnifica tanto o Deus de Israel quanto o Israel de Deus.

Ao Deus de Jesurum, que para te ajudar, cavalga sobre o céu, e com o maior estado e magnificência, sobre o céu

Explicou Wesley: Ao Deus de Jesurum, que para te ajudar, cavalga sobre o céu, e com o maior estado e magnificência, sobre o céu. Cavalgar no céu denota a grandeza e a glória em que ele se manifesta ao mundo superior, e o uso que ele faz das influências do céu e dos produtos das nuvens, para realizar seus próprios conselhos neste mundo inferior. Tudo isso ele administra e dirige, como um homem faz com o cavalo em que monta.

Versículo 27

O Deus eterno é o teu refúgio

O autor de Deuteronômio relatou: O Deus eterno é o teu refúgio, e debaixo estão as armas eternas: e ele expulsará o inimigo de diante de ti; e dirá: Destrui-os.

E Wesley comentou: O Deus eterno - Aquele que era antes de todos os mundos, e será, quando o tempo não existir mais: É o teu refúgio - Ou, a tua habitação ou mansão (assim a palavra significa) em quem estás seguro, e fácil, e em repouso, como um homem está em sua própria casa. Todo verdadeiro israelita está em casa em Deus: a alma retorna a ele e repousa nele. E os que fizerem dele a sua morada terão nele todas as consolações e benefícios de uma habitação.

O poder onipotente de Deus, que protege e conforta todos os que confiam nele

E Wesley comentou:

E por baixo estão os braços eternos - O poder onipotente de Deus, que protege e conforta todos os que confiam nele, em seus maiores apertos e angústias.

Ele expulsará o inimigo de diante de ti - Abrirá espaço para ti por seu poder irresistível, e dirá: Destrua-os - Dando-te não apenas uma comissão, mas força para colocá-la em execução. E ele não deu a mesma comissão e a mesma força aos crentes, para destruir todo pecado?

Versículo 28

Israel então habitará em segurança sozinho

O autor de Deuteronômio relatou: Israel então habitará em segurança sozinho: a fonte de Jacó estará sobre uma terra de trigo e vinho; também seus céus derramarão orvalho.

Sozinho - Ou - 1. Embora eles estejam sozinhos e não tenham confederados para defendê-los, mas tenham todo o mundo contra eles, minha única proteção será suficiente para eles

E Wesley comentou: Sozinho - Ou - 1. Embora eles estejam sozinhos e não tenham confederados para defendê-los, mas tenham todo o mundo contra eles, minha única proteção será suficiente para eles. Ou, 2. Distintos e separados de todas as outras nações, com as quais não quero que se misturem.

a posteridade de Jacó, que fluiu dele como águas de uma fonte, em grande abundância

Comentou Wesley: A fonte – Ou seja, a posteridade de Jacó, que fluiu dele como águas de uma fonte, em grande abundância. A fonte é aqui colocada para o rio ou riachos que fluem dela, como Jacó ou Israel, que é a fonte, é frequentemente colocada para os filhos de Israel.

Seus céus - Ou seja, aqueles céus ou aquele ar que paira sobre sua terra, disse Wesley.

Versículo 29

Bem-aventurado és tu, ó Israel, que és semelhante a ti, ó povo salvo pelo Senhor

O autor de Deuteronômio relatou: Bem-aventurado és tu, ó Israel, que és semelhante a ti, ó povo salvo pelo Senhor, escudo do teu socorro, e que és a espada da tua excelência! e os teus inimigos serão achados mentirosos para ti; e pisarás os seus altos.

O escudo deles ajudam

E Wesley comentou: O escudo deles ajudam - Por quem tu és suficientemente protegido contra todos os agressores; e a espada de tua excelência - Ou, tua espada mais excelente, isto é, tua força e o autor de todas as tuas vitórias passadas ou futuras. Aqueles em cujos corações está a excelência da santidade, têm o próprio Deus como escudo e espada. Eles são defendidos por toda a armadura de Deus: Sua palavra é sua espada, e a fé seu escudo.

E os teus inimigos serão achados mentirosos para ti

Wesley comentou: E os teus inimigos serão achados mentirosos para ti - Quem disse que eles iriam te destruir: ou pelo menos, que eles nunca se submeteriam: e tu pisarás em seus lugares altos - Suas fortalezas, palácios e templos. Assim o Deus da paz pisará Satanás sob os pés de todos os crentes, e isso em breve.[1]

 

O Senhor enterra Moisés

 

Deuteronômio 34

 

O autor de Deuteronômio relatou:

E o Senhor lhe disse: Esta é a terra que jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: Eu a darei à tua descendência; eu a fiz ver com os teus olhos, mas não passarás para lá.

Morreu Moisés ali na terra de Moabe, servo do Senhor, conforme a palavra do Senhor.

E Wesley comentou: Ele é chamado de servo do Senhor, não apenas como um homem bom, (todos esses são seus servos), mas como um homem eminentemente útil, que serviu aos conselhos de Deus em tirar Israel do Egito, e conduzi-los através do deserto. E era mais sua honra ser servo do Senhor do que ser rei em Jesurum.

No entanto, ele morre, diz Wesley. Nem sua piedade nem sua utilidade o isentariam do golpe da morte. Os servos de Deus devem morrer, para que possam descansar de seus trabalhos, receber sua recompensa e dar lugar a outros. Mas, quando vão, vão servi-lo melhor, servi-lo dia e noite no seu templo. Os judeus dizem que Deus sugou sua alma para fora de seu corpo com um beijo. Sem dúvida, ele morreu nos braços de seu amor.

O autor de Deuteronômio relatou: E o sepultou num vale na terra de Moabe, defronte de Beteor, mas ninguém sabe do seu sepulcro até o dia de hoje.

Wesley explicou: Ele – O Senhor, o enterrou imediatamente, ou pelo ministério dos anjos, do qual Miguel era o chefe ou príncipe.

Ninguém sabe o local para evitar superstição ou idolatria, disse Wesley.

Ele fez grandes coisas usado pelo Senhor, mas Wesley disse: No entanto, ele morre. Nem sua piedade nem sua utilidade o isentariam do golpe da morte. Os servos de Deus devem morrer, para que possam descansar de seus trabalhos, receber sua recompensa e dar lugar a outros. Mas, quando vão, vão servi-lo melhor, servi-lo dia e noite no seu templo. Os judeus dizem que Deus sugou sua alma para fora de seu corpo com um beijo. Sem dúvida, ele morreu nos braços de seu amor.

 

===============================

 

 

Versículo 1

E Moisés subiu das planícies de Moabe até o monte de Nebo

O autor de Deuteronômio relatou: E Moisés subiu das planícies de Moabe até o monte de Nebo, até o cume de Pisga, que está defronte de Jericó. E o Senhor lhe mostrou toda a terra de Gileade, a Dã,

Quando ele soube o local de sua morte, ele alegremente subiu uma colina íngreme para chegar a ele

E Moisés subiu - Quando ele soube o local de sua morte, ele alegremente subiu uma colina íngreme para chegar a ele, disse Wesley. Aqueles que estão bem familiarizados com outro mundo, não têm medo de deixar isso. Quando os servos de Deus são enviados para fora do mundo, a convocação corre e morre! Para Dã - Para aquela cidade que após a morte de Moisés foi chamada assim.

Versículo 2

O autor de Deuteronômio relatou: e todo Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés, e toda a terra de Judá, até o mar mais alto,

Ele estava no leste e viu também Gileade

E Wesley comentou: Todos Naftali – A terra de Naftali, que junto com Dã, estava no norte de Canaã, como Efraim e Manassés estavam nas partes do meio, e Judá no sul, e o mar, no oeste. Portanto, essas partes que se encontram nos vários bairros são colocadas para todo o resto. Ele estava no leste e viu também Gileade, que estava na parte oriental da terra, e dali viu o norte, o sul e o oeste.

O mar máximo - O mar do meio, que era o limite máximo da terra prometida no oeste, disse Wesley.

Versículo 3

freestarDe onde e o bálsamo que crescia ali era chamado de Jericó

e o Neguebe, e a planície do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.

Explicou Wesley: O sul - A parte sul da terra de Judá, que está em direção ao mar salgado, a cidade das palmeiras - Jericó, assim chamada da multidão de palmeiras, que estavam naquelas partes, como Josefo e Estrabão escrevem. De onde e o bálsamo que crescia ali era chamado de Jericó, que significa odorífero ou cheiroso.

Versículo 4

Esta é a terra que jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó

E o Senhor lhe disse: Esta é a terra que jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: Eu a darei à tua descendência; eu a fiz ver com os teus olhos, mas não passarás para lá, o autor de Deuteronômio escreveu.

Ele viu à distância

E Wesley comentou: Eu te fiz ver - Pois embora sua visão fosse boa, ele não poderia ter visto toda a Canaã, cento e sessenta milhas de comprimento e cinquenta ou sessenta de largura, se sua visão não tivesse sido milagrosamente assistida e ampliada. Ele viu à distância. Tal visão os crentes do Antigo Testamento tinham do reino do Messias. E tal visão os crentes têm agora da glória que ele revelará. Tal visão temos agora, do conhecimento da glória do Senhor, que cobrirá a terra. Aqueles que vierem depois de nós, sem dúvida, entrarão naquela terra prometida: o que é um conforto para nós, quando encontrarmos nossas próprias carcaças caindo neste deserto.

Versículo 5

Morreu Moisés ali na terra de Moabe

O autor de Deuteronômio escreveu: Morreu Moisés ali na terra de Moabe, servo do Senhor, conforme a palavra do Senhor.

Ele é chamado de servo do Senhor, não apenas como um homem bom, (todos esses são seus servos), mas como um homem eminentemente útil

Wesley disse: Então Moisés, o servo do Senhor, morreu - Ele é chamado de servo do Senhor, não apenas como um homem bom, (todos esses são seus servos), mas como um homem eminentemente útil, que serviu aos conselhos de Deus em tirar Israel do Egito, e conduzi-los através do deserto. E era mais sua honra ser servo do Senhor do que ser rei em Jesurum.

No entanto, ele morre. Nem sua piedade nem sua utilidade o isentariam do golpe da morte. Os servos de Deus devem morrer, para que possam descansar de seus trabalhos, receber sua recompensa e dar lugar a outros

E Wesley comentou: No entanto, ele morre. Nem sua piedade nem sua utilidade o isentariam do golpe da morte. Os servos de Deus devem morrer, para que possam descansar de seus trabalhos, receber sua recompensa e dar lugar a outros. Mas, quando vão, vão servi-lo melhor, servi-lo dia e noite no seu templo. Os judeus dizem que Deus sugou sua alma para fora de seu corpo com um beijo. Sem dúvida, ele morreu nos braços de seu amor.

Versículo 6

E o sepultou num vale na terra de Moabe

O autor de Deuteronômio escreveu: E o sepultou num vale na terra de Moabe, defronte de Beteor, mas ninguém sabe do seu sepulcro até o dia de hoje.

O Senhor, o enterrou imediatamente, ou pelo ministério dos anjos, do qual Miguel era o chefe ou príncipe

Ele – O Senhor, o enterrou imediatamente, ou pelo ministério dos anjos, do qual Miguel era o chefe ou príncipe, afirmou Wesley.

Do lugar particular onde ele foi enterrado: que Deus escondeu dos israelitas, para evitar a sua superstição e idolatria

E Wesley comentou: Do seu sepulcro - Do lugar particular onde ele foi enterrado: que Deus escondeu dos israelitas, para evitar a sua superstição e idolatria, para o qual ele sabia que a sua grande propensão. E por esta mesma razão o diabo se esforçou para que isso fosse conhecido e contendeu com Miguel sobre isso, Juízes 1: 9 . Deus cuida até dos cadáveres de seus servos. Assim como sua morte é preciosa, também é sua poeira. Nem um grão dela se perderá, mas a aliança com ela será lembrada.

Versículo 7

Tinha Moisés cento e vinte anos de idade quando morreu

O autor de Deuteronômio escreveu: Tinha Moisés cento e vinte anos de idade quando morreu; os seus olhos não se escureceram, nem a sua força natural diminuiu.

Seus olhos não estavam turvos - Por uma obra milagrosa de Deus em misericórdia para com sua igreja e povo, disse Wesley.

Versículo 8

E os filhos de Israel choraram por Moisés nas campinas de Moabe trinta dias

O autor de Deuteronômio escreveu: E os filhos de Israel choraram por Moisés nas campinas de Moabe trinta dias; assim terminaram os dias de choro e luto por Moisés.

Que era o tempo habitual de luto por pessoas de alto escalão e eminência

E Wesley comentou: Trinta dias - Que era o tempo habitual de luto por pessoas de alto escalão e eminência. É uma dívida devida à honra sobrevivente de dignos falecidos, segui-los com nossas lágrimas, pois aqueles que os amaram e valorizaram são sensíveis à perda e humilhados pelos pecados que provocaram Deus a nos privar deles.

Versículo 9

E Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria; porque Moisés lhe impôs as mãos

O autor de Deuteronômio escreveu: E Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria; porque Moisés lhe impôs as mãos, e os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.

E Wesley comentou: Sabedoria - E outros dons e graças também, mas a sabedoria é mencionada como sendo mais necessária para o governo para o qual ele foi agora chamado.

E esta foi a coisa que Moisés naquele tempo pediu a Deus para ele

Sobre ele - E esta foi a coisa que Moisés naquele tempo pediu a Deus para ele, disse Wesley.

Versículo 10

E nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés

O autor de Deuteronômio escreveu: E nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face,

A quem o Senhor – A quem Deus conversou tão livre e familiarmente, afirmou Wesley.

Versículo 12

E em toda aquela mão poderosa

E em toda aquela mão poderosa, e em todo o grande terror que Moisés mostrou aos olhos de todo o Israel, o autor de Deuteronômio escreveu.

Moisés foi maior do que qualquer outro dos profetas do Antigo Testamento

Wesley comentou: Moisés foi maior do que qualquer outro dos profetas do Antigo Testamento. Por meio de Moisés, Deus deu a lei, moldou e formou a igreja judaica. Pelos outros profetas, ele apenas enviou repreensões, orientações e previsões particulares.

Moisés jaz sepultado, mas Cristo está assentado à direita de Deus

E Wesley disse:  Mas até onde os outros profetas ficaram aquém dele, nosso Senhor Jesus foi além dele. Moisés foi fiel como servo, mas Cristo como filho: seus milagres mais ilustres, sua comunhão com o pai mais íntima: pois ele está em seu seio desde a eternidade. Moisés jaz sepultado, mas Cristo está assentado à direita de Deus, e do aumento do seu principado não haverá fim.[2]

 

 

===============================

 

 



[1]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/deuteronomy-33.html

[2] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/deuteronomy-34.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog