Esperança no Vale de Ossos Secoss

 

 

Notas explicativas de Wesley sobre o livro de Ezequiel

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 

===============================

 

 


===============================

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves

Todos os direitos reservados ao autor.

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998.

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 371

Livros publicados pelo autor: 481

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

===============================

 

 

Índice

 

·       Introdução

·       A renovação de Israel

·       A visão dos ossos secos

 

 

Introdução

 

“Esperança no Vale de Ossos Secos” é um libro que aborda os capítulos 36 e 37 do livro de Ezequiel e as notas explicativas de Wesley.

Os temas dos capítulos são: A renovação de Israel; A visão dos ossos secos.

Ezequiel, era um sacerdote que foi chamado para profetizar durante o Exílio do povo judeu na Babilônia, tendo exercido sua atividade entre os anos 593 a 571 AC. Diz-se que fundou uma escola de profetas e que ensinava a Lei à beira do Rio Quebar, que corta a cidade de Babilônia.[1]

Alguns estudiosos afirmam que “há dois momentos na vida do profeta: primeiro (1-24): antes da queda de Jerusalém, quando Ezequiel recebeu a vocação profética (593 a.C.) até a ruína da Jerusalém (586 a.C.) é a fase da denúncia e oráculos de condenação das autoridades. Segundo (25-48): após a queda de Jerusalém (586 a.C.) até o fim de sua missão (571 a.C.). É a fase do anúncio de esperança, da animação, e oráculos de libertação aos deportados”.[2]

Importante entender o contexto em que Ezequiel profetizou sobre os ossos secos e escreveu o livro: “Ezequiel foi levado à Babilônia na primeira deportação em 597 a.C., com as principais lideranças do povo (2Rs 24,15-16). Junto aos exilados às margens do rio Cobar, afluente do Eufrates no atual Iraque, Ezequiel descreve a experiência do encontro com Deus, que não abandona o povo sofrido (1,1ss). A profecia de Ezequiel, situada entre os anos 593–571 a.C., na Babilônia, ajuda a manter viva a esperança dos exilados”.[3]

Alguns chamam Ezequiel de profeta da esperança: “nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos’ (37,11) – ao qual deve motivar com uma mensagem de esperança”. [4]

Ezequiel profetizou que o Senhor daria um coração novo: “e um espírito novo porei dentro de vós, e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne”.

Wesley comentou: Um novo quadro de alma, uma mente mudada, de pecaminosa para santa, de carnal para espiritual. Um coração no qual a lei de Deus está escrita, Jeremias 31:33. Um coração santificado, no qual a graça onipotente de Deus é vitoriosa, e o transforma de todo pecado para Deus.

Um livro em que nos ajuda muito como Igreja que, muitas vezes, cai no cativeiro pelas armadilhas que o mundo oferece.

Um livro que nos dá também esperança.

 

O Autor

 

===============================

 

A renovação de Israel

 

Então aspergirei água pura sobre vós, e sereis limpos: de toda a vossa imundície, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei.

Ezequiel profetizou: E eu vos darei um coração novo, e um espírito novo porei dentro de vós, e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

Um novo coração - Um novo quadro de alma, uma mente mudada, de pecaminosa para santa, de carnal para espiritual. Um coração no qual a lei de Deus está escrita, Jeremias 31:3. Um coração santificado, no qual a graça onipotente de Deus é vitoriosa, e o transforma de todo pecado para Deus.

===============================

 

Ezequiel 36

 

 

Porei dentro de vós o meu espírito, e farei com que andeis nos meus estatutos, e guardareis os meus juízos

 

Versículo 1

Também, filho do homem, profetiza

O Senhor disse para Ezequiel: Também, filho do homem, profetiza aos montes de Israel, e dize: Ó montes de Israel, ouvi a palavra do Senhor.

As montanhas - Os habitantes estando em cativeiro, falam com as montanhas, isto é, a terra de Judá, e Israel, que era um país cheio de montanhas, disse Wesley.

Versículo 2

Porquanto o inimigo disse contra ti

Ezequiel profetizou: Assim diz o Senhor Deus; Porquanto o inimigo disse contra ti: Ah, até os antigos altos são nossos em possessão;

Porque o inimigo - Muitos eram os inimigos do povo de Deus; mas eles conspiraram em um desígnio, que o profeta fala deles como um, e particularmente de Edom, afirmou Wesley.

Versículo 3

Porquanto vos assolaram, e vos tragaram de todos os lados

O Senhor ordenou e Ezequiel profetizou: Portanto, profetiza e dize: Assim diz o Senhor Deus; Porquanto vos assolaram, e vos tragaram de todos os lados, para que fosses possessão para o resto das nações, e sois apanhados nos lábios dos faladores, e sois infâmia do povo;

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Engolido - Devorado você, como animais famintos devoram suas presas.

Vós sois levados - Você é o assunto de todo o seu discurso.

Uma infâmia - Sempre marcando você como infame.

Versículo 7

Levantei a minha mão

Ezequiel profetizou: Portanto, assim diz o Senhor Deus; Levantei a minha mão, certamente as nações que estão ao redor de ti levarão a sua vergonha.

Comentou Wesley:

Levantei minha mão - Jurei em minha ira.

Os pagãos – Os moabitas, amonitas e idumeus.

Versículo 8

Ezequiel profetizou: Mas vós, ó montes de Israel, brotareis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto ao meu povo de Israel; pois eles estão por vir.

À mão - O tempo está próximo, quando o meu povo sairá da Babilônia para se estabelecer em sua própria terra, disse Wesley.

Ezequiel 36.9-11:

 Porque eis que eu estou convosco, e eu me voltarei para vós, e sereis lavrados e semeados.

E multiplicarei homens sobre vós, a toda a casa de Israel, a toda ela; e as cidades serão habitadas, e os lugares devastados serão edificados.

E multiplicarei homens e animais sobre vós, e eles se multiplicarão, e frutificarão. E farei com que sejais habitados como dantes e vos tratarei melhor que nos vossos princípios; e sabereis que eu sou o Senhor.

Versículo 12

e tu serás a sua herança

Ainda Ezequiel profetizou: sim, farei com que os homens andem sobre ti, sim, meu povo Israel; e eles te possuirão, e tu serás a sua herança, e não mais os privarás dos homens.

Explicou Wesley:

E tu — ó terra de Canaã.

Bereave - Consuma seus habitantes.

Versículo 13

Devoras a terra e despojas as tuas nações

Ezequiel profetizou: Assim diz o Senhor Deus; Porque vos dizem: Devoras a terra e despojas as tuas nações;

Eles - Os pagãos ao redor, disse Wesley.

Versículo 14

não devorarás mais os homens

Ezequiel profetizou: Portanto, não devorarás mais os homens, nem despojarás mais as tuas nações, diz o Senhor Deus.

Portanto - eu te abençoarei, ó terra, que tu darás à luz e gerarás muitos filhos e filhas, e esta reprovação cessará para sempre, afirmou Wesley.

Versículo 17

contaminavam-na pelo seu próprio caminho e pelas suas obras

Ezequiel escreveu: Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, contaminavam-na pelo seu próprio caminho e pelas suas obras; o seu caminho estava diante de mim como a imundícia de uma mulher removida.

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Por suas ações - Por sua carruagem e toda a conversa.

Como a impureza – Ou como alguém cortado da congregação, por causa de algum grande pecado.

Ezequiel 36.18-19:

Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos, com que a contaminaram.

E espalhei-os entre os gentios, e foram dispersos pelas terras; conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei. 

Versículo 20

profanaram o meu santo nome

Ezequiel escreveu: E, entrando eles às nações para onde iam, profanaram o meu santo nome, dizendo-lhes: Este é o povo do Senhor, e saiu da sua terra.

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Entrou – Quando eles entraram na Babilônia.

Profanado - Eles pecaram.

Eles - Seus vizinhos pagãos.

Eles – Os judeus profanos.

Estes - Esses escravos profanos, chamam-se o povo do Senhor e dizem, ele lhes deu a terra da qual eles são expulsos.

Versículo 21

Mas tive compaixão do meu santo nome

Ezequiel profetizou: Mas tive compaixão do meu santo nome, que a casa de Israel tinha profanado entre as nações, para onde iam.

Mas eu tive pena - Por esses pecados eu tinha justa causa para cortá-los; mas tive piedade, pela glória do meu nome: se eu os tivesse destruído, os gentios teriam decidido contra a minha onipotência e a minha verdade, disse Wesley.

Versículo 23

E santificarei o meu grande nome

Ezequiel profetizou: E santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre as nações, que profanastes no meio deles; e as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu for santificado em vós diante dos seus olhos.

Eu santificarei o meu grande nome - Eles deram aos pagãos a oportunidade de pensar mal de mim, mas eu vou mostrar que eu sou tão grande quanto bom. Quando Deus realiza o que jurou por sua santidade, então ele santifica seu nome, disse Wesley.

Versículo 25

Então aspergirei água pura sobre vós, e sereis limpos

Ezequiel profetizou: Então aspergirei água pura sobre vós, e sereis limpos: de toda a vossa imundície, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei.

Comentou Wesley: Aspergir - "Isso significa tanto o sangue de Cristo aspergido sobre sua consciência, para tirar sua culpa, como a água da purificação foi aspergida, para tirar sua impureza cerimonial e a graça do espírito aspergida sobre toda a alma, para purificá-la de todas as inclinações e disposições corruptas. "

Versículo 26

E eu vos darei um coração novo

Ezequiel profetizou: E eu vos darei um coração novo, e um espírito novo porei dentro de vós, e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

Um novo coração - Um novo quadro de alma, uma mente mudada, de pecaminosa para santa, de carnal para espiritual. Um coração no qual a lei de Deus está escrita, Jeremias 31:33. Um coração santificado, no qual a graça onipotente de Deus é vitoriosa, e o transforma de todo pecado para Deus, comentou Wesley.

Uma nova e santa estrutura no espírito do homem

Explicou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Um novo espírito - Uma nova e santa estrutura no espírito do homem; que lhe é dado, não forjado por seu próprio poder.

O pedregoso - O insensível sem sentido.

Fora de sua carne - Fora de você.

De carne - Ou seja, de outro temperamento, dando ouvidos à lei de Deus, tremendo com suas ameaças, moldadas em conformidade com toda a sua vontade; para abster, fazer, ser ou sofrer o que Deus quiser, recebendo a impressão de Deus, como a cera macia recebe a impressão do selo.

Versículo 27

Porei dentro de vós o meu espírito

Ezequiel profetizou: Porei dentro de vós o meu espírito, e farei com que andeis nos meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os cumprireis.

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Meu espírito - O espírito santo de Deus, que é dado e habita em todos os verdadeiros crentes.

E fazer com que você - Docemente, poderosamente, mas sem compulsão; pois nossos espíritos, moldados pelo espírito de Deus para uma disposição adequada à sua santidade, concordam prontamente.

Vós deveis manter - Esteja disposto; e capaz de guardar os juízos e de andar nos estatutos de Deus, isto é, de viver em toda a santidade.

Versículo 28

E habitareis na terra que dei a vossos pais

E habitareis na terra que dei a vossos pais; e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus, Ezequiel profetizou.

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Vós habitareis - Observe: então, e não antes, essas promessas devem ser cumpridas para a casa de Israel.

E eu serei o seu Deus - Este é o fundamento da pedra angular da felicidade de um crente.

Versículo 29

Também vos livrarei de todas as vossas imundícias

Também vos livrarei de todas as vossas imundícias, e pedirei o trigo, e o aumentarei, e não vos farei fome, Ezequiel profetizou:

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Eu também vou salvá-lo - continuarei a salvá-lo.

De todas as suas impurezas - A salvação de toda impureza, inclui justificação, santificação completa e adequação para a glória.

O milho - Todas as necessidades compreendidas em uma.

Versículo 35

Esta terra que estava deserta tornou-se como o jardim do Éden

Ezequiel profetizou: E dirão: Esta terra que estava deserta tornou-se como o jardim do Éden; e as cidades assoladas, assoladas e arruinadas tornaram-se cercadas e habitadas.

E eles - Estranhos ou estrangeiros, explicou Wesley.

Versículo 37

Ainda serei consultado pela casa de Israel para fazer isso por eles

Ezequiel profetizou: Assim diz o Senhor Deus; Ainda serei consultado pela casa de Israel para fazer isso por eles; Vou aumentá-los com homens como um rebanho.

Indagado - Embora eu tenha repetido tantas vezes minha promessa de fazer isso, ainda é seu dever suplicá-lo, esperar por mim, e então eu o farei, disse Wesley.

Versículo 38

como o rebanho de Jerusalém em suas festas solenes

Ezequiel profetizou: Como o rebanho santo, como o rebanho de Jerusalém em suas festas solenes; assim as cidades assoladas se encherão de rebanhos de homens, e saberão que eu sou o Senhor.

Como o rebanho sagrado - Rebanhos projetados para usos sagrados, disse Wesley.

como um rebanho santo

Em suas festas solenes - Esses rebanhos eram de qualidade, o melhor de todos; e para números, muito grandes, nas festas solenes. Assim se multiplicarão os homens, e encherão as cidades da Judéia replantada. E o aumento do número de homens é então honroso, quando todos eles são dedicados a Deus como um rebanho santo, para serem apresentados a ele para sacrifícios vivos. Multidões são uma visão adorável no templo de Deus,[5] comentou Wesley.

 

===============================

 

A visão dos ossos secos

 

Então ele me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel; eis que dizem: Os nossos ossos estão secos, e a nossa esperança está perdida; estamos cortados para as nossas partes.

Assim diz o Senhor Deus; eis que, ó povo meu, abrirei os vossos sepulcros, e vos farei sair dos vossos sepulcros, e vos farei entrar na terra de Israel.

===============================

 

Ezequiel 37

 

 

Versículo 1

A mão do Senhor estava sobre mim, e me carregou no espírito do Senhor

Ezequiel disse: A mão do Senhor estava sobre mim, e me carregou no espírito do Senhor, e me fez pousar no meio do vale que estava cheio de ossos,

Assim me pareceu na visão

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel: E me colocou no chão - Assim me pareceu na visão. Que é uma representação viva de uma ressurreição tríplice: 1. Da ressurreição das almas, da morte do pecado, para a vida de justiça: 2. A ressurreição da igreja de um estado aflito, para a liberdade e paz: 3. A ressurreição do corpo no grande dia, especialmente os corpos dos crentes para a vida eterna.

Versículo 3

podem estes ossos viver?

Ezequiel escreveu: E ele me disse: Filho do homem, podem estes ossos viver? E eu respondi: Ó Senhor Deus, tu o sabes.

E ele - O Senhor, disse Wesley.

Versículo 7

Então profetizei como me foi ordenado

Ezequiel profetizou: Então profetizei como me foi ordenado: e enquanto profetizava, houve um barulho, e eis um tremor, e os ossos se juntaram, osso com osso.

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Profetizado - Declarou essas promessas.

Como eu profetizei - Enquanto eu estava profetizando.

Um barulho - Um barulho dos ossos em seu movimento.

Um tremor - Um tremor ou comoção entre os ossos, o suficiente para manifestar uma presença divina, trabalhando entre eles.

Assim, na ressurreição dos mortos, os átomos dispersos serão dispostos em seu devido lugar e ordem

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel: Veio junto - Deslizou cada vez mais perto, até que cada osso encontrou o osso ao qual deveria ser unido. De todos os ossos de todos aqueles numerosos mortos, nenhum estava faltando, nenhum errou o caminho, nenhum errou o lugar, mas cada um conhecia e encontrava seu companheiro. Assim, na ressurreição dos mortos, os átomos dispersos serão dispostos em seu devido lugar e ordem, e cada osso chegará ao seu osso, pela mesma sabedoria e poder pelos quais foram formados pela primeira vez no ventre daquela que está grávida.

Versículo 8

eis que os tendões e a carne subiram sobre eles

Ezequiel disse: E quando olhei, eis que os tendões e a carne subiram sobre eles, e a pele os cobriu por cima, mas não havia fôlego neles.

Surgiu - Espalhando-se gradualmente, afirmou Wesley.

Versículo 9

Profetiza ao vento, profetiza

Ezequiel profetizou: Então ele me disse: Profetiza ao vento, profetiza, filho do homem, e diz ao vento: Assim diz o Senhor Deus; vem dos quatro ventos, ó sopro, e sopra sobre estes mortos, para que vivam.

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Profetize - Declare qual é a minha vontade.

O sopro - A alma, cujo emblema aqui é o vento; que, ao soprar suavemente sobre essas criaturas sem vida, cada uma foi inspirada com sua própria alma ou espírito.

Versículo 10

Então profetizei como ele me ordenou

Ezequiel disse: Então profetizei como ele me ordenou, e o fôlego entrou neles, e eles viveram, e se levantaram sobre seus pés, um exército muito grande.

E a respiração - O espírito da vida, ou a alma, Gênesis 2: 7, disse Wesley.

Versículo 11

Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel

Ezequiel disse: Então ele me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel; eis que dizem: Os nossos ossos estão secos, e a nossa esperança está perdida; estamos cortados para as nossas partes.

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

A casa inteira - O emblema da casa de Israel.

Estão secos - Nosso estado é tão desesperador, tão longe da recuperação, quanto os ossos secos estão da vida.

Versículo 12

Eis que, ó povo meu, abrirei os vossos sepulcros, e vos farei sair dos vossos sepulcros

Ezequiel profetizou: Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus; Eis que, ó povo meu, abrirei os vossos sepulcros, e vos farei sair dos vossos sepulcros, e vos farei entrar na terra de Israel.

Eu abrirei - Embora o seu cativeiro seja como a morte, suas pessoas fecham como a sepultura, ainda assim eu vou abrir essas sepulturas, disse Wesley.

Versículo 16

toma uma vara e escreve nela: Para Judá, e para os filhos de Israel

O Senhor disse para Ezequiel profetizou: E tu, filho do homem, toma uma vara e escreve nela: Para Judá, e para os filhos de Israel, seus companheiros; depois toma outra vara, e escreve nela: Para José, a vara de Efraim, e para toda a casa de Israel, seus companheiros.

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Uma vara - Uma tabuinha de escrita ou uma contagem, como é adequada para ser escrita.

Seus companheiros - Benjamim e parte de Levi, que se mantiveram com a tribo de Judá.

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Efraim - Efraim era a tribo mais considerável no reino de Israel, quando dividida das outras duas.

A casa de Israel - As outras nove tribos, que continuaram com Efraim.

Versículo 19

e serão uma só na minha mão

Ezequiel profetizou: Dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus; Eis que tomarei a vara de José, que está na mão de Efraim, e as tribos de Israel, seus companheiros, e os porei com ele, com a vara de Judá, e farei deles uma vara, e serão uma só na minha mão.

Na minha mão - Sob o meu governo, cuidado e bênção. Deus fará dos dois reinos um só na sua mão, como eu faço destas duas varas uma só na minha mão, disse Wesley.

Versículo 22

E farei deles uma só nação na terra sobre os montes de Israel

Ezequiel profetizou: E farei deles uma só nação na terra sobre os montes de Israel; e um rei reinará para todos eles: e não serão mais duas nações, nem mais se dividirão em dois reinos;

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Uma nação - Eles eram um no tempo de Davi, que era um tipo do Messias, e continuou assim até o fim do tempo de Salomão, cujo nome inclui paz. Então, quando o Amado, o Pacificador, o Messias forem rei, eles serão um novamente.

E um rei - O Messias.

Versículo 23

Não se contaminarão mais com os seus ídolos

Ezequiel profetizou: Não se contaminarão mais com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com nenhuma das suas transgressões; mas eu os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei; assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Explicou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Eu vou salvar - vou trazê-los a salvo deles.

E purificará – Ambos os justificam e os santificam.

Versículo 24

E Davi, meu servo, reinará sobre eles

Ezequiel profetizou: E Davi, meu servo, reinará sobre eles; e todos eles terão um só pastor: também andarão nos meus juízos, e guardarão os meus estatutos, e os cumprirão.

Explicou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Davi - O filho de Davi.

Um pastor - Este rei será o seu único pastor-chefe, outros que alimentam e governam o rebanho, são assim por comissão dele.

Versículo 25

E habitarão na terra que dei a Jacó

E habitarão na terra que dei a Jacó, meu servo, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, a saber, eles, seus filhos e os filhos de seus filhos para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe para sempre, disse Ezequiel.

Para sempre - 'Até que Cristo venha a julgamento, os judeus convertidos a Cristo, herdarão Canaã, disse Wesley.

Versículo 26

farei um pacto de paz com eles

Ezequiel profetizou: Além disso, farei um pacto de paz com eles; será uma aliança eterna com eles: e eu os colocarei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Meu santuário - Vou estabelecer um templo espiritual glorioso, e adorar entre vocês.

Para sempre - Nunca para ser alterado ou abolido na terra, mas para ser consumado no céu.

Versículo 27

Também o meu tabernáculo estará com eles

Ezequiel profetizou: Também o meu tabernáculo estará com eles; sim, eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Comentou Wesley sobre a profecia de Ezequiel:

Meu tabernáculo - O tabernáculo em que mostrarei minha presença entre eles. Seus pais tinham um tabernáculo, mas o Messias trará consigo um melhor, um espiritual e um celestial.

Eles serão o meu povo - Pela minha graça eu os tornarei santos, como o povo de um Deus santo; e eu os farei felizes, como o povo do sempre bendito Deus.[6]

 

===============================

 

 

 



[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_de_Ezequiel

[2]https://www.paulus.com.br/ portal/37-o-profeta-ezequiel/

[3] https://apostoladoliturgico.com.br/ezequiel-o-profeta-da-esperanca/

[4] https://apostoladoliturgico.com.br/ezequiel-o-profeta-da-esperanca/

[5] https://www.studylight.org/Comentários/Eng/Wen/ezekiel-36.html.

[6]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/ezekiel-37.html.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog