Chamado e Aliança de Deus com Abraão

 

 

Notas explicativas de Wesley sobre o livro de Gênesis

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 

 

===============================

 


 

===============================

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves

Todos os direitos reservados ao autor.

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998.

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 375

Livros publicados pelo autor: 485

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

===============================

 

 

Índice

 

·       Introdução

·       O chamado de Abraão

·       Abraão e Ló se separam

·       Abrão resgata Ló e Melquisedeque abençoa Abrão

·       Aliança de Deus com Abrão

 

 

===============================

 

Introdução

 

“Chamado e Aliança de Deus com Abraão” é um livro baseado em capítulos de Gênesis e nas notas explicativas de Wesley.

“Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Javé (Deus) a missão de chefiar os povos semitas (atuais judeus e árabes) e migrar para Canaã para formar uma grande nação. As três principais religiões monoteístas do mundo – cristã, judaica e muçulmana – o reconhecem como o primeiro dos patriarcas de Israel.

 

Abraão, segundo a Bíblia, é originário da cidade de Ur, dos Caldeus, no sul da Mesopotâmia. Era filho de Taré, descendente de Sem, um dos filhos de Noé”.[1]

 

Temas gerais dos capítulos 12, 13, 14 e 15 de Gênesis: O chamado de Abraão; Abraão e Ló se separam; Abrão resgata Ló e Melquisedeque abençoa Abrão; Aliança de Deus com Abrão.

 

Um livro que mostra o lado humano de Abraão e sua atitude como homem de fé que foi considerado justo pelo Senhor.

 

Um livro que nos ajuda a compreender o chamado e a capacitação do Senhor.

 

O Autor

 

 

===============================

 

O chamado de Abraão

 

Ora, o Senhor tinha dito a Abrão: Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei e farei de ti uma grande nação, e te abençoarei, e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

 

===============================

 

Gênesis 12

 

Versículo 1

Sai da tua terra, e da tua parentela

Moises, autor de Gênesis, escreveu: Ora, o Senhor tinha dito a Abrão: Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

foi projetado tanto para testar sua fé e obediência, quanto para separá-lo para Deus

Wesley explicou: Temos aqui o chamado pelo qual Abrão foi removido da terra de seu nascimento para a terra da promessa, que foi projetado tanto para testar sua fé e obediência, quanto para separá-lo para Deus. As circunstâncias deste chamado podemos ser um pouco ajudados a saber, a partir do discurso de Estêvão, Atos 7: 2 , onde nos é dito:

o Deus da glória apareceu a ele para lhe dar esse chamado

Wesley explicou: 1. Que o Deus da glória apareceu a ele para lhe dar esse chamado, apareceu em tais demonstrações de sua glória que não deixaram Abrão espaço para dúvidas. Deus falou com ele depois de várias maneiras: mas desta primeira vez, quando a correspondência estava para ser resolvida, ele apareceu a ele como o Deus da glória, e falou com ele –

Que este chamado foi dado a ele na Mesopotâmia, antes de morar em Charran

Wesley explicou: 2. Que este chamado foi dado a ele na Mesopotâmia, antes de morar em Charran, e em obediência a este chamado, ele saiu da terra dos caldeus, e habitou em Charran ou Harã por cerca de cinco anos, e de lá, quando seu pai estava morto, por um novo comando, ele o removeu para a terra de Canaã. Alguns pensam que Harã estava na Caldéia e, portanto, ainda fazia parte do país de Abrão; ou ele, tendo ficado lá por cinco anos, começou a chamá-lo de seu país e a criar raízes lá, até que Deus o deixou saber que este não era o lugar para o qual ele se destinava.

ele foi testado se amava a Deus mais do que amava sua terra natal e amigos mais queridos, e se poderia deixar tudo de bom grado para ir junto com Deus

Wesley explicou: Saia do seu país - Agora, (1.) Por esse preceito, ele foi testado se amava a Deus mais do que amava sua terra natal e amigos mais queridos, e se poderia deixar tudo de bom grado para ir junto com Deus. Seu país tornou-se idólatra, seus parentes e a casa de seu pai eram uma tentação constante para ele, e ele não podia continuar com eles sem o perigo de ser infectado por eles; portanto, saia, (hebr.) vade tibi, vá embora com toda a velocidade, fuja para salvar sua vida, não olhe para trás.

ele foi testado se poderia confiar em Deus mais do que o via, pois ele deveria deixar seu próprio país para ir para uma terra que Deus lhe mostraria

Wesley explicou:  (2.) Por este preceito, ele foi testado se poderia confiar em Deus mais do que o via, pois ele deveria deixar seu próprio país para ir para uma terra que Deus lhe mostraria; ele não diz: 'é uma terra que eu te darei, nem ele diz a ele que terra era, ou que tipo de terra; mas ele deve seguir a Deus com uma fé implícita e aceitar a palavra de Deus em geral, embora não tivesse nenhuma segurança particular dada a ele, de que não deveria ser perdedor deixando seu país para seguir a Deus.

Versículo 2

E farei de ti uma grande nação

Moises, autor de Gênesis, escreveu: E farei de ti uma grande nação, e te abençoarei, e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção:

Wesley explicou: Aqui é adicionada uma promessa encorajadora, ou melhor, uma complicação de promessas, 1.

ele prometeu fazê-lo a cabeça de outro povo

Wesley comentou: 

Eu farei de ti uma grande nação - Quando Deus o tirou de seu próprio povo, ele prometeu fazê-lo a cabeça de outro povo. Esta promessa foi - 1. Um grande alívio para o fardo de Abrão, pois ele agora não tinha filhos - 2. Uma grande provação para a fé de Abrão, pois sua esposa havia sido estéril há muito tempo, de modo que, se ele crer, deve ser contra a esperança, e sua fé deve construir puramente sobre aquele poder que pode de pedras levantar filhos para Abraão - 2. 

Ou particularmente com a bênção da fecundidade, como ele havia abençoado Adão e Noé

Wesley comentou:

Eu te abençoarei - Ou particularmente com a bênção da fecundidade, como ele havia abençoado Adão e Noé; ou, em geral, eu te abençoarei com todos os tipos de bênçãos, tanto das fontes superiores quanto inferiores: deixe a casa de teu pai, e eu te darei uma bênção paterna, melhor do que a de teus progenitores - 3.

Eu farei o teu nome grande - Ao abandonar seu país, ele perdeu seu nome lá: não se preocupe com isso, (diz Deus), mas confie em mim, e eu farei de você um nome maior do que você poderia ter tido lá - 4.

Tu serás uma bênção - Ou seja, a tua vida será uma bênção para os lugares onde tu permanecerás – 5, disse Wesley.

Isso fez com que fosse uma espécie de liga ofensiva e defensiva entre Deus e Abrão

Wesley comentou:

Eu abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar – Isso fez com que fosse uma espécie de liga ofensiva e defensiva entre Deus e Abrão. Abrão abraçou de coração a causa de Deus, e aqui Deus promete se interessar por sua - 6.

Em ti serão benditas todas as famílias da terra - Esta foi a promessa que coroou todo o resto, pois aponta para o Messias, em quem todas as promessas são sim e amém.

Versículo 4

Então Abrão partiu, como o Senhor lhe dissera

Moises, autor de Gênesis, escreveu: Então Abrão partiu, como o Senhor lhe dissera; e Ló foi com ele: e Abrão tinha setenta e cinco anos de idade quando partiu de Harã.

Então Abrão partiu - Ele não foi desobediente à visão celestial. Sua obediência foi rápida e sem demora, submissa e sem disputa, disse Wesley.

Versículo 5

Abrão tomou Sarai, sua mulher, e Ló

Moises, autor de Gênesis, escreveu: Abrão tomou Sarai, sua mulher, e Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam ajuntado, e as almas que haviam adquirido em Harã; e eles saíram para ir para a terra de Canaã; e entraram na terra de Canaã.

Eles levaram consigo as almas que haviam conseguido - Isto é, os prosélitos que haviam feito, e persuadiram a adorar o verdadeiro Deus, e ir com eles para Canaã; as almas que (como um dos rabinos expressa) eles reuniram sob as asas da Majestade divina, disse Wesley.

Versículo 6

E Abrão passou pela terra até o lugar de Siquém

Moises, autor de Gênesis, escreveu: E Abrão passou pela terra até o lugar de Siquém, até a campina de Moré. E o cananeu estava então na terra.

O cananeu estava então na terra - Ele encontrou o país possuído por cananeus, que provavelmente seriam apenas maus vizinhos; e ao que parece, ele não poderia ter terreno para armar sua tenda, mas com a permissão deles, afirmou Wesley.

Versículo 7

E apareceu o Senhor a Abrão, e disse

E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra, e ali edificou um altar ao Senhor, que lhe apareceu, Moises, autor de Gênesis, escreveu.

Wesley comentou: E o Senhor apareceu a Abrão - Provavelmente em uma visão, e falou-lhe palavras confortáveis; À tua descendência darei esta terra - Nenhum lugar ou condição pode nos excluir das visitas graciosas de Deus. Abrão é um peregrino, inquieto, entre os cananeus, e ainda assim aqui também ele se encontra com aquele que vive e o vê. Os inimigos podem nos separar e nossas tendas, nós e nossos altares, mas não nós e nosso Deus.

Versículo 8

E dali partiu para um monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda

Moises, autor de Gênesis, escreveu: E dali partiu para um monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Hai ao oriente; e ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

Como feito em uma ocasião especial quando Deus apareceu a ele

Wesley comentou: 

E lá ele construiu um altar ao Senhor que apareceu a ele, e invocou o nome do Senhor - Agora considere isso, (1.) Como feito em uma ocasião especial quando Deus apareceu a ele, então e ali ele construiu um altar, com um olho no Deus que apareceu a ele: assim ele reconheceu com gratidão a bondade de Deus para com ele em fazer-lhe aquela graciosa visita e promessa: e assim ele testemunhou sua confiança e dependência da palavra que Deus havia falado. 

Como sua prática constante, para onde quer que ele se mudasse. 

Wesley comentou: 

(2.) Como sua prática constante, para onde quer que ele se mudasse. Assim que Abrão chegou a Canaã, embora fosse apenas um estranho e peregrino lá, ele estabeleceu e manteve a adoração a Deus em sua família; e onde quer que ele tivesse uma tenda, Deus tinha um altar e esse altar santificado pela oração.

Versículo 10

E houve fome na terra

E houve fome na terra: e Abrão desceu ao Egito para peregrinar ali; porque a fome era grave na terra, Moises, autor de Gênesis, escreveu.

E houve fome na terra – Não só para punir a iniquidade dos cananeus, mas para exercer a fé de Abrão. Agora ele foi testado se poderia confiar no Deus que o trouxe a Canaã, para mantê-lo lá, e se alegrar nele como o Deus de sua salvação, quando a figueira não floresceu, disse Wesley.

Veja como Deus provê sabiamente, que deve haver abundância em um lugar

E Abrão desceu ao Egito - Veja como Deus provê sabiamente, que deve haver abundância em um lugar, quando havia escassez em outro; para que, como membros do grande corpo, não digamos uns aos outros: Não preciso de vós, disse Wesley.

Versículo 13

Dize, peço-te, tu és minha irmã

Moises, autor de Gênesis, escreveu: Dize, peço-te, tu és minha irmã: para que me vá bem por tua causa; e a minha alma viverá por tua causa.

A graça que Abrão era mais eminente era a fé, e ainda assim ele caiu por incredulidade e desconfiança da Providência divina

Dize tu és minha irmã - A graça que Abrão era mais eminente era a fé, e ainda assim ele caiu por incredulidade e desconfiança da Providência divina, mesmo depois de Deus ter aparecido a ele duas vezes. Infelizmente, o que será dos salgueiros, quando os cedros forem sacudidos, disse Wesley.

Versículo 17

E o Senhor atormentou o faraó e sua casa com grandes pragas por causa de Sarai

Moises, autor de Gênesis, escreveu: E o Senhor atormentou o faraó e sua casa com grandes pragas por causa de Sarai, mulher de Abrão.

E o Senhor atormentou Faraó e sua casa - Provavelmente, aqueles príncipes especialmente que haviam recomendado Sarai ao Faraó. Não nos é dito, particularmente, quais eram essas pragas; mas, sem dúvida, havia algo nas próprias pragas, ou alguma explicação adicionada a elas, suficiente para convencê-los de que era por causa de Sarai que eles eram assim atormentados, afirmou Wesley.

Versículo 18

Que é isto que me fizeste?

Moises, autor de Gênesis, escreveu: E chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? Por que você não me disse que ela era sua esposa?

O que é isso que você fez? - Que coisa ruim; Quão imprópria é uma esposa e um bom homem! Por que você não me disse que ela era sua esposa?, afirmou e perguntou Wesley.

Insinuando que, se ele soubesse disso, não a teria levado

Wesley comentou: Insinuando que, se ele soubesse disso, não a teria levado. É uma falha, muito comum entre pessoas boas, nutrir suspeitas de outros além do que há motivo. Muitas vezes encontramos mais virtude, honra e consciência em algumas pessoas do que pensávamos; e deve ser um prazer para nós ficarmos tão desapontados, como Abrão estava aqui, que descobriu que Faraó era um homem melhor do que esperava.

Versículo 20

E Faraó deu ordem a respeito dele aos seus homens

E Faraó deu ordem a respeito dele aos seus homens, e eles o despediram, com sua mulher e tudo quanto tinha, Moises, autor de Gênesis, escreveu.

Faraó ordenou a seus homens a respeito dele - Ou seja, ele ordenou-lhes para não feri-lo em qualquer coisa. E ele os nomeou, quando Abrão estava disposto a voltar para casa, depois da fome, para conduzi-lo a salvo para fora do país, como seu comboio[2] disse Wesley.

===============================

 

Abraão e Ló se separam

 

E a terra não os podia suportar, para que habitassem juntos, porque os seus bens eram grandes, de modo que não podiam habitar juntos.

E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e o cananeu e o ferezeu habitaram então na terra.

E Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que por toda parte estava bem regada, antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra, como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como tu chegas a Zoar.

===============================

 

Gênesis 13

 

Versículo 3

E partiu do sul até Betel

E partiu do sul até Betel, até o lugar onde a sua tenda estivera no princípio, entre Betel e Ai; Moises escreveu. 

Wesley comentou:

Ele foi para Betel - para lá ele foi, não apenas porque estava disposto a ir entre seus velhos conhecidos; mas porque lá ele tinha anteriormente seu altar. e embora o altar tivesse desaparecido, provavelmente ele mesmo o derrubou quando deixou o local, para que não fosse poluído pelos cananeus idólatras; no entanto, ele veio ao lugar do altar, seja para reavivar a lembrança da doce comunhão que tivera com Deus naquele lugar, ou, talvez, para pagar os votos que havia feito a Deus quando empreendeu sua viagem ao Egito.

Versículo 6

E a terra não os podia suportar

Moises escreveu: E a terra não os podia suportar, para que habitassem juntos, porque os seus bens eram grandes, de modo que não podiam habitar juntos.

A terra não era capaz de suportá-los - O lugar era muito estreito para eles, e eles não tinham espaço para seus rebanhos, disse Wesley.

Versículo 7

E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló

Moises escreveu: E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e o cananeu e o ferezeu habitaram então na terra.

Wesley comentou: 

E o cananeu e o ferezeu habitavam na terra – Isso fez a briga, 1. Muito perigoso; se Abrão e Ló não podem concordar em alimentar seus rebanhos juntos, é bom que o inimigo comum não venha sobre eles e saqueie os dois - 2. Muito escandaloso: Sem dúvida, os olhos de todos os vizinhos estavam sobre eles, por causa da singularidade de sua religião e da extraordinária santidade que professavam; e logo se notaria essa briga, e seria feita uma melhoria para sua reprovação pelos cananeus e perizeus.

Versículo 10

E Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que por toda parte estava bem regada, antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra

E Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que por toda parte estava bem regada, antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra, como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como tu chegas a Zoar.

O jardim do Senhor - Ou seja, o paraíso, disse Wesley.

Versículo 13

Mas os homens de Sodoma eram ímpios e pecadores

Moises escreveu: Mas os homens de Sodoma eram ímpios e pecadores diante do Senhor.

Pecadores diante do Senhor - Ou seja, pecadores atrevidos e ousados, explicou Wesley.

Versículo 16

E farei a tua descendência como o pó da terra

E farei a tua descendência como o pó da terra, de modo que, se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada, escreveu Moises. 

Wesley comentou: Farei a tua semente como o pó da terra – Ou seja, eles crescerão incrivelmente, e tomá-los juntos; eles serão uma multidão tão grande que ninguém pode contar. Eles eram assim no tempo de Salomão, 1 Reis 4:20 . Judá e Israel eram muitos como a terra que está à beira-mar em multidão. Este Deus aqui lhe dá a promessa de.

Versículo 17

porque eu te darei

Moises escreveu: Levanta-te, percorre a terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu te darei.

Levante-se, caminhe pela terra - Entre e tome posse, examine as parcelas, e parecerá melhor do que em uma perspectiva distante, disse Wesley.

Versículo 18

Então Abrão tirou a sua tenda, e foi, e habitou na planície de Manre

Moises escreveu: Então Abrão tirou a sua tenda, e foi, e habitou na planície de Manre, que está em Hebrom, e edificou ali um altar ao Senhor.

Wesley comentou: 

Então Abrão removeu sua tenda - Deus ordenou-lhe que andasse pela terra, isto é, não pense em fixar-se nele, mas espere estar sempre inquieto, e andando por ele para uma Canaã melhor; em conformidade com a vontade de Deus nisso, ele removeu sua tenda, conformando-se com a condição de peregrino.

E ele construiu lá um altar - em sinal de sua gratidão a Deus pela gentil visita que ele lhe fizera.[3]

===============================

 

Abrão resgata Ló e Melquisedeque abençoa Abrão

 

Quando Abrão soube que seu irmão fora levado cativo, armou trezentos e dezoito servos treinados, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã.

E ele trouxe de volta todos os bens, e também trouxe de volta seu irmão Ló, e seus bens, e também as mulheres, e o povo.

Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho, e era o sacerdote do Deus Altíssimo,

E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, possuidor do céu e da terra;

===============================

 

 

Gênesis 14

 

E aconteceu nos dias de Anrafel

E aconteceu nos dias de Anrafel, rei de Sinear, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei das nações; Moises escreveu.

Os invasores eram quatro reis; dois deles não menos que reis de Sinar e Elão - Ou seja, Caldéia e Pérsia

Wesley explicou: Temos aqui um relato da primeira guerra que lemos nas escrituras, no qual podemos observar. 1.] As partes envolvidas nisso. Os invasores eram quatro reis; dois deles não menos que reis de Sinar e Elão - Ou seja, Caldéia e Pérsia; no entanto, provavelmente não os príncipes soberanos desses grandes reinos, mas sim os chefes de algumas colônias que saíram dali e se estabeleceram perto de Sodoma, mas mantiveram os nomes dos países de onde tinham seu original. Os invadidos foram os reis de cinco cidades próximas umas das outras na planície do Jordão, Sodoma e Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar. 2.] A ocasião desta guerra foi a revolta dos cinco reis sob o governo de Quedorlaomer.

Versículo 4

Doze anos serviram a Quedorlaomer

Doze anos serviram a Quedorlaomer, e no décimo terceiro ano se rebelaram, Moises escreveu:

Wesley comentou: Doze anos eles o serviram - Os sodomitas eram a posteridade de Canaã, a quem Noé havia pronunciado servo de Sem, de quem Elão descendia. Assim, logo essa profecia começou a ser cumprida. No décimo terceiro ano, começando a se cansar de sua sujeição, eles se rebelaram - negaram seu tributo e tentaram sacudir o jugo.

Versículo 5

No décimo quarto ano vieram Quedorlaomer e os reis que estavam com ele

Moises escreveu: No décimo quarto ano vieram Quedorlaomer e os reis que estavam com ele, e feriram os refains em Astarote-Karnaim, os zuzim em Cam e os emins em Savé-Quiriataim,

Os quatro reis devastaram os países vizinhos e se enriqueceram com o despojo deles

Wesley comentou: No décimo quarto ano - Depois de alguma pausa e preparação, Quedorlaomer, em conjunto com seus aliados, se propôs a reduzir os revoltosos. (Para 1.], 2.]) 3.] O progresso da guerra. Os quatro reis devastaram os países vizinhos e se enriqueceram com o despojo deles, Gênesis 14: 5-7 . Ao alarme disso, o rei de Sodoma e seus aliados saíram e foram derrotados.

Versículo 13 

E veio um que havia escapado e contou a Abrão

Escreveu Moises: E veio um que havia escapado e contou a Abrão, o hebreu; porque habitava na campina de Manre, o amorreu, irmão de Escol e irmão de Aner, e estes eram confederados com Abrão.

Temos aqui um relato da única ação militar em que encontramos Abrão envolvido; e isso ele não foi levado por avareza ou ambição, mas puramente por um princípio de caridade, disse Wesley.

Versículo 14

Quando Abrão soube que seu irmão fora levado cativo, armou trezentos e dezoito servos treinados

Escreveu Moises: Quando Abrão soube que seu irmão fora levado cativo, armou trezentos e dezoito servos treinados, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã.

Ele armou seus servos treinados, nascidos em sua casa

Wesley comentou: Ele armou seus servos treinados, nascidos em sua casa - Para o número de trezentos e dezoito: uma grande família, mas um pequeno exército; quase tantos quanto os de Gideão que derrotaram os midianitas, Juízes 7: 7 . Ele atraiu seus servos treinados, ou seus servos catequizados; não apenas instruído na arte da guerra, mas instruído nos princípios da religião; pois Abrão ordenou à sua casa que guardasse o caminho do Senhor.

Versículo 16

E ele trouxe de volta todos os bens, e também trouxe de volta seu irmão Ló

Escreveu Moises: E ele trouxe de volta todos os bens, e também trouxe de volta seu irmão Ló, e seus bens, e também as mulheres, e o povo.

Seu irmão Ló - Ou seja, seu parente, disse Wesley.

Versículo 18

Melquisedeque, rei de Salém

Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho, e era o sacerdote do Deus Altíssimo, escreveu Wesley: Os rabinos dizem que Melquisedeque era Sem, filho de Noé, que era rei e sacerdote daqueles que descendiam dele, de acordo com o modelo patriarcal. Muitos escritores cristãos pensaram que esta era uma aparição do próprio Filho de Deus, nosso Senhor Jesus, conhecido por Abrão neste momento por este nome, comentou Wesley.

Mas como nada é expressamente revelado a respeito dele, nada podemos determinar

Disse Wesley: Mas como nada é expressamente revelado a respeito dele, nada podemos determinar. Ele trouxe pão e vinho - Para o refrigério de Abrão e seus soldados, e em congratulação por sua vitória. Isso ele fez como rei. Como sacerdote do Deus Altíssimo, ele abençoou Abrão, o que podemos supor que um refrigério maior para Abrão do que seu pão e vinho.

Versículo 19

Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo

Escreveu Moises: E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, possuidor do céu e da terra;

Disse Wesley:

Bendito seja Abrão, do Deus Altíssimo - Observe os títulos que ele aqui dá a Deus, que são muito gloriosos - 1. O Deus Altíssimo, que fala de suas perfeições absolutas em si mesmo, e seu domínio soberano sobre todas as criaturas - 2.

Possuidor do céu e da terra - Ou seja, legítimo proprietário e soberano Senhor de todas as criaturas; porque ele os fez.

Versículo 20

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos

Escreveu Moises: E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo.

Comentou Wesley:

E bendito seja o Deus Altíssimo - Nota, 1. Em todas as nossas orações, devemos louvar a Deus e unir aleluias com todos os nossos hosanas. Estes são os sacrifícios espirituais que devemos oferecer diariamente e em ocasiões particulares - 2. Deus como o Deus Altíssimo deve ter a glória de todas as nossas vitórias. Nelas ele se mostra mais alto do que nossos inimigos e mais alto do que nós, pois sem ele nada poderíamos fazer.

E ele lhe deu dízimos de todos – Isto é, dos despojos, Hb 7:4. Isso pode ser considerado, (1.) Como gratificação apresentada a Melquisedeque, em retribuição por seus respeitos. (2.) Como uma oferta dedicada ao Deus Altíssimo e, portanto, colocada nas mãos de Melquisedeque, seu sacerdote. Jesus Cristo, nosso grande Melquisedeque, deve ser humildemente reconhecido por cada um de nós como nosso rei e sacerdote, e não apenas o dízimo de todos, mas tudo o que temos, deve ser entregue a ele.

Versículo 21

E disse o rei de Sodoma a Abrão

E disse o rei de Sodoma a Abrão: Dá-me as pessoas, e toma os bens para ti, escreveu Moises.                                 

Dá-me as almas, e toma a substância – Então o hebraico lê. Aqui ele implora às pessoas, mas também concede livremente os bens a Abrão. A gratidão nos ensina a recompensar com o máximo de nosso poder aqueles que sofreram fadigas ou foram às custas de nosso serviço, disse Wesley.

Versículo 22

E disse Abrão ao rei de Sodoma

Escreveu Moises: E disse Abrão ao rei de Sodoma: Levanto a minha mão ao Senhor, Deus Altíssimo, possuidor dos céus e da terra,

Comentou Wesley: Eu levantei minha mão ao Senhor para que eu não tome nada - Aqui observe, (1.) Os títulos que ele dá a Deus, o Deus Altíssimo, o possuidor do céu e da terra - Os mesmos que Melquisedeque acabara de usar. É bom aprender com os outros como ordenar nossa fala a respeito de Deus e imitar aqueles que falam bem nas coisas divinas. (2.) A cerimônia usada neste juramento; Eu levantei minha mão - No juramento religioso, apelamos para o conhecimento de Deus de nossa verdade e sinceridade, e imprecamos sua ira se jurarmos falsamente; e o levantamento das mãos é expressivo de ambos.

Para que não digas: Eu enriqueci Abrão

Para que não digas: Eu enriqueci Abrão - Provavelmente, Abrão sabia que o rei de Sodoma era um homem orgulhoso e desdenhoso, e que estaria apto a transformar uma coisa como esta em sua reprovação depois, e quando temos que fazer com esses homens, temos necessidade de agir com cautela especial, disse Wesley.

Versículo 23

Que não tirarei de um fio nem de uma safeta, e que não tomarei coisa alguma que seja teu

Escreveu Moises: Que não tirarei de um fio nem de uma safeta, e que não tomarei coisa alguma que seja teu, para que não digas: Enriqueci Abrão;

Comentou Wesley: De um fio a uma trava de sapato - Não é a menor coisa que já pertenceu ao rei de Sodoma.[4]

 

===============================

 

Aliança de Deus com Abrão

 

Depois disto, veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, e o teu grande galardão.

E disse Abrão: Eis que não me deste descendência, e eis que um nascido em minha casa é meu herdeiro.

E levou-o para fora, e disse: Olha agora para o céu, e dize às estrelas, se as podes contar; e disse-lhe: Assim será a tua descendência,

 

Naquele mesmo dia, o Senhor fez um pacto com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o rio Eufrates.

===============================

 

Gênesis 15

 

Versículo 1

Depois disto, veio a palavra do Senhor a Abrão em visão

Escreveu Moises: Depois disto, veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, e o teu grande galardão.

Comentou Wesley: Depois dessas coisas - (1.) Depois daquele ato de caridade generosa que Abrão havia feito, ao resgatar seus vizinhos, Deus lhe fez essa visita graciosa. (2.) Após a vitória que ele obteve sobre quatro reis; para que Abrão não fique muito elevado com isso, Deus vem para lhe dizer que ele tinha coisas melhores reservadas para ele.

Deus se manifestou a Abrão, em uma visão

Comentou Wesley: A palavra do Senhor veio a Abrão - Ou seja, Deus se manifestou a Abrão, em uma visão - Que supõe Abrão acordado, e algum sinal sensível da presença da glória divina, dizendo: Não tema Abrão - Abrão pode temer que os quatro reis que ele havia derrotado, se reunissem e caíssem sobre ele. Não, diz Deus, não temas: não temas a sua vingança, nem a inveja do teu próximo; Eu cuidarei de você.

Ou, enfaticamente, eu sou um escudo para ti, presente contigo, realmente te defendendo

Comentou Wesley: Eu sou o teu escudo - Ou, enfaticamente, eu sou um escudo para ti, presente contigo, realmente te defendendo. A consideração disso, que o próprio Deus é, um escudo para seu povo, para protegê-los de todos os males destrutivos, um escudo pronto para eles e um escudo ao redor deles, deve silenciar todos os medos desconcertantes.

E a tua grande recompensa - Não só o teu galardor, mas a tua recompensa. O próprio Deus é a felicidade das almas santas; Ele é a porção de sua heança e seu cálice.

Versículo 3

Eis que não me deste descendência

Escreveu Moises: E disse Abrão: Eis que não me deste descendência, e eis que um nascido em minha casa é meu herdeiro.

Comentou Wesley: Eis que para mim não deste semente - Não só nenhum filho, mas nenhuma semente. Se ele tivesse tido uma filha, dela poderia ter vindo o Messias prometido, que seria a Semente da Mulher; mas ele não tinha filho nem filha.

Versículo 5

Olha agora para o céu, e dize às estrelas, se as podes contar

E levou-o para fora, e disse: Olha agora para o céu, e dize às estrelas, se as podes contar; e disse-lhe: Assim será a tua descendência, escreveu Moises.

Comentou Wesley: E ele o trouxe para fora - Parece, de manhã cedo, e disse: olhe agora para o céu, e diga às estrelas: assim será a tua semente - 1. Tão inumeráveis, pois assim as estrelas parecem a um olho comum. Abrão temia que ele não tivesse nenhum filho, mas Deus lhe diz que seus descendentes deveriam ser tantos que não deveriam ser contados - 2. Tão ilustre, como as estrelas do céu para o esplendor; pois a eles pertencia a glória, Romanos 9: 4 . A semente de Abrão segundo a carne era como o pó da terra, Gênesis 13:16, mas sua semente espiritual é como as estrelas do céu.

Versículo 6

E ele creu no Senhor

Escreveu Moises: E ele creu no Senhor; e ele o considerou como justiça.

E ele creu no Senhor - Ou seja, acreditou na verdade daquela promessa que Deus agora lhe fez, descansando no poder e na fidelidade daquele que a fez: veja como o apóstolo amplia essa fé de Abrão, e faz dela um exemplo permanente, Romanos 4: 19-21. Ele não era fraco na fé; ele não vacilou com a promessa: ele era forte na fé; ele estava totalmente persuadido. O Senhor opera essa fé em cada um de nós, explicou Wesley.

ele foi aceito por Deus, e, pela fé, ele obteve testemunho de que ele era justo

Comentou Wesley: E ele contou para ele por justiça - Ou seja, sobre a pontuação disso, ele foi aceito por Deus, e, pela fé, ele obteve testemunho de que ele era justo, Hebreus 11: 4 . Isso é instado no Novo Testamento para provar que somos justificados pela fé sem as obras da lei, Romanos 4:3Gálatas 3:6, pois Abrão foi assim justificado, enquanto ainda não era circuncidado. Se Abrão, que era tão rico em boas obras, não foi justificado por elas, mas por sua fé, muito menos nós podemos. Essa fé, que foi imputada a Abrão pela justiça, havia lutado recentemente contra a incredulidade, Gênesis 15: 2, e saindo, vencedor, foi assim coroada, assim honrada.

Versículo 7

Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos Caldeus

Escreveu Moises: E disse-lhe: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos Caldeus, para te dar esta terra por herança.

Comentou Wesley: Eu sou o senhor que te tirou de Ur dos Caldeus - Do fogo dos caldeus, então alguns: isto é, de suas idolatrias; pois os caldeus adoravam o fogo. Ou, de suas perseguições. Os escritores judeus têm uma tradição de que Abrão foi lançado em uma fornalha ardente por se recusar a adorar ídolos e foi milagrosamente libertado. É antes um lugar com esse nome. Daí Deus o trouxe por um chamado eficaz, trouxe-o por uma violência graciosa; arrebatou-o como uma marca da queima. Observe como Deus fala disso como aquilo em que ele se gloriava.

Eu sou o Senhor que te trouxe para fora - Ele se gloria nisso como um ato de poder e graça, disse Wesley.

Não apenas para possuí-la, mas para possuí-la como herança, que é o título mais seguro

Comentou Wesley: Para te dar esta terra para herdá-la - Não apenas para possuí-la, mas para possuí-la como herança, que é o título mais seguro. A providência de Deus tem desígnios secretos, mas graciosos em todas as suas várias dispensações: não podemos conceber os projetos da providência, até que o evento mostre o que estava dirigindo.

Versículo 8

Senhor Deus, como saberei que a hei de herdar?

Escreveu Moises: E ele disse: Senhor Deus, como saberei que a hei de herdar?

Para o fortalecimento de sua própria fé

Comentou Wesley: Como saberei que a hei de herdar? - Isso não procedeu da desconfiança do poder ou promessa de Deus, mas ele desejou isso, 1. Para o fortalecimento de sua própria fé. Ele creu, Gênesis 15: 6, mas aqui ele ora: Senhor, ajude-me contra a minha incredulidade, Agora, ele acreditou, mas ele desejava um sinal, para ser entesourado contra uma hora de tentação - 2. Para ratificar a promessa à sua posteridade, para que também ela acreditasse.

Versículo 9

Toma para mim uma novilha de três anos

Escreveu Moises: E disse-lhe: Toma para mim uma novilha de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, e uma rola, e um pombinho.

Comentou Wesley: Leve-me uma novilha – Talvez Abrão esperasse algum sinal do céu, mas Deus lhe dá um sinal sobre um sacrifício. Aqueles que desejam receber as garantias do favor de Deus devem participar das ordenanças instituídas e esperar encontrar-se com Deus nelas.

Deus determinou que cada um dos animais usados para seu serviço tivesse três anos de idade, porque então eles estavam em pleno crescimento e força

Comentou Wesley: Observe, 1. Deus determinou que cada um dos animais usados para seu serviço tivesse três anos de idade, porque então eles estavam em pleno crescimento e força. Deus deve ser servido com o melhor que temos - 2. Não lemos que Deus deu a Abrão instruções específicas sobre como lidar com isso, sabendo que ele era bem versado no costume dos sacrifícios –

Abrão tomou como Deus o designou, embora ainda não soubesse como essas coisas se tornariam um sinal para ele

Continuou Wesley: 3. Abrão tomou como Deus o designou, embora ainda não soubesse como essas coisas se tornariam um sinal para ele. Ele dividiu os animais no meio, de acordo com a cerimônia usada nas alianças contínuas, Jeremias 34: 18-19, onde é dito, eles cortaram o bezerro em dois, e passaram entre as partes - 4. Abrão, tendo se preparado de acordo com a designação de Deus, pôs-se a esperar que sinal Deus lhe daria por meio deles.

Versículo 12

E quando o sol estava se pondo, um sono profundo caiu sobre Abrão

E quando o sol estava se pondo, um sono profundo caiu sobre Abrão; e eis que um horror de grande escuridão caiu sobre ele.

Comentou Wesley: E quando o sol estava se pondo - Mais ou menos na hora da oblação da noite. De manhã cedo, enquanto as estrelas ainda não haviam sido vistas, Deus lhe deu ordens sobre os sacrifícios, Gênesis 15: 5, e podemos supor que era pelo menos o trabalho matinal prepará-los e colocá-los em ordem; que, quando terminou, ficou ao lado deles orando e esperando até a noite.

As portas do corpo foram trancadas, para que a alma pudesse ser privada e aposentada, e pudesse agir com mais liberdade

Wesley explicou: Um sono profundo caiu sobre Abrão - Não um sono comum por cansaço ou descuido, mas um êxtase divino, que sendo totalmente retirado das coisas sensíveis, ele pode ser totalmente tomado com a contemplação das coisas espirituais. As portas do corpo foram trancadas, para que a alma pudesse ser privada e aposentada, e pudesse agir com mais liberdade.

Comentou Wesley: E eis que um horror de grande escuridão caiu sobre ele - Isso foi projetado para causar temor ao espírito de Abrão e possuí-lo com uma santa reverência. O santo temor prepara a alma para a santa alegria; Deus humilha primeiro e depois se levanta.

Versículo 13

E disse a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina numa terra que não é deles

Escreveu Moises: E disse a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina numa terra que não é deles, e os servirá; e os afligirão quatrocentos anos;

Comentou Wesley: Tua semente será estrangeira – Então eles estavam em Canaã primeiro, Salmos 105:11-12, e depois no Egito: antes de serem senhores de sua própria terra, eles eram estrangeiros em uma terra estranha. Os inconvenientes de um estado instável tornam um acordo feliz ainda mais bem-vindo. Assim, os herdeiros do céu são os primeiros estrangeiros na terra.

Comentou Wesley: E a eles servirão - Assim fizeram os egípcios, Êxodo 1:13. Veja como o que foi a condenação dos cananeus, Gênesis 9:25, prova a angústia da semente de Abrão: eles são feitos para servir; mas com essa diferença, os cananeus servem sob uma maldição, os hebreus sob uma bênção.

Comentou Wesley: E eles os afligirão - Veja Êxodo 1:11 . Aqueles que são abençoados e amados por Deus são frequentemente afligidos por homens ímpios. Essa perseguição começou com zombaria, quando Ismael, filho de um egípcio, perseguiu Isaque, Gênesis 21: 9, e finalmente chegou ao assassinato, o mais vil dos assassinatos, o de seus filhos recém-nascidos; de modo que mais ou menos continuou400 anos.

Versículo 14

E também a nação a quem eles servirão

Escreveu Moises: E também a nação a quem eles servirão, eu julgarei: e depois sairão com grande riqueza.

Explicou Wesley: Aquela nação a quem eles servirão, até mesmo os egípcios, eu julgarei - Isso aponta para as pragas do Egito, pelas quais Deus não apenas obrigou os egípcios a libertar Israel, mas os puniu por todas as dificuldades que haviam colocado sobre eles. A punição dos perseguidores é julgá-los; é uma coisa justa para com Deus, e um ato particular de justiça, para recompensar a tribulação para aqueles que perturbam seu povo - 3. A libertação da semente de Abrão do Egito.

E depois eles sairão com grande substância - Ou depois de terem sido afligidos por 400 anos, ou, depois que os egípcios forem julgados e atormentados, disse Wesley.

Versículo 15

E irás em paz para teus pais

E irás em paz para teus pais; serás sepultado em uma boa velhice, escreveu Moises.

Comentou Wesley: Tu irás para teus pais - Na morte vamos para nossos pais, para todos os nossos pais que se foram antes de nós para o estado dos mortos, para os nossos pais piedosos que se foram antes de nós para o estado dos bem-aventurados. O primeiro ajuda a tirar o terror da morte, o último coloca conforto nele.

Comentou Wesley: Serás sepultado em uma boa velhice – Talvez seja feita menção ao seu sepultamento aqui, onde a terra de Canaã é prometida a ele, porque um local de sepultamento era a primeira posse que ele tinha nele. A velhice é uma bênção, se for uma boa velhice: a deles pode ser chamada de boa velhice, 1. Que são velhos e saudáveis, não carregados de enfermidades que os cansam da vida: 2. Que são velhos e santos, cuja cabeça velha é encontrada no caminho da justiça, velhos e úteis, velho e exemplar para a piedade, isso é realmente uma boa velhice.

Versículo 16

Mas na quarta geração virão para cá outra vez

Escreveu Moises: Mas na quarta geração virão para cá outra vez, porque a iniquidade dos amorreus ainda não está completa.

Comentou Wesley: Eles virão aqui novamente - Aqui para a terra de Canaã, onde você está agora. A razão pela qual eles não devem ter a terra prometida em posse até a quarta geração, é porque a iniqüidade dos amorreus ainda não estava completa. O justo Deus determinou que eles não serão cortados até que cheguem a tal ponto de maldade; e, portanto, até que chegue a isso, a semente de Abrão deve ser mantida fora da posse.

Versículo 17

eis uma fornalha fumegante, e uma lâmpada acesa que passava entre aquelas peças

Escreveu Moises: E sucedeu que, ao pôr-do-sol, e escurecendo, eis uma fornalha fumegante, e uma lâmpada acesa que passava entre aquelas peças.

A lâmpada acesa fala de conforto nesta aflição; e isso Deus mostrou a Abrão ao mesmo tempo com a fornalha fumegante

Comentou Wesley:

Quando o sol se pôs, o sinal foi dado - A fornalha de imersão significava a aflição de sua semente no Egito: eles estavam lá na fornalha da aflição, e trabalhando no próprio fogo. Eles estavam lá na fumaça, seus olhos escurecidos que não podiam ver até o fim de seus problemas –

2. A lâmpada acesa fala de conforto nesta aflição; e isso Deus mostrou a Abrão ao mesmo tempo com a fornalha fumegante. A lâmpada nota a direção da fumaça; A palavra de Deus era sua lâmpada, uma luz brilhando em um lugar escuro. Talvez também esta lâmpada acesa prefigurasse o pilar de uma nuvem e fogo que os levou para fora do Egito –

A passagem destes entre os pedaços foi a confirmação da aliança que Deus agora fez com ele

 Comentou Wesley: 3. A passagem destes entre os pedaços foi a confirmação da aliança que Deus agora fez com ele. É provável que esta fornalha e lâmpada, que passou entre os pedaços, queimou-os e consumiu-os, e assim completou o sacrifício, e testemunhou a aceitação de Deus dele, como de Gideão, Juízes 6:21, Manoá, Juízes 13: 19-20, e Salomão, 2 Crônicas 7: 1. Portanto, sugere, 1. Que as alianças de Deus com o homem são feitas por sacrifício, Salmos 50: 5, por Cristo, o grande sacrifício - 2. A aceitação de Deus de nossos sacrifícios espirituais é um sinal para o bem e um penhor de favores adicionais.

Versículo 18

Naquele mesmo dia, o Senhor fez um pacto com Abrão

Escreveu Moises: Naquele mesmo dia, o Senhor fez um pacto com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o rio Eufrates;

Naquele mesmo dia, o Senhor fez uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra - Ele havia dito antes: À tua descendência darei esta terra, mas aqui ele diz: Eu a dei; isto é, 1. Eu fiz a promessa, a carta está selada e entregue, e não pode ser anulada – comentou Wesley.

A posse é tão certa no devido tempo, como se agora fosse realmente entregue a eles

 Comentou Wesley: 2. A posse é tão certa no devido tempo, como se agora fosse realmente entregue a eles. No tempo de Davi e de Salomão, sua jurisdição se estendia ao máximo desses limites, 2 Crônicas 9:26 . E foi culpa deles que eles não estavam mais cedo e por mais tempo na posse de todos esses territórios.

Eles perderam seu direito por seus pecados e, por sua própria preguiça e covardia, mantiveram-se fora da posse

Wesley disse: Eles perderam seu direito por seus pecados e, por sua própria preguiça e covardia, mantiveram-se fora da posse. Os atuais ocupantes são nomeados, porque seu número, força e longa prescrição não devem ser um obstáculo para o cumprimento dessa promessa em sua estação; e para magnificar o amor de Deus a Abrão e sua semente, dando a essa nação a posse de muitas nações.[5]

 



[1] https://www.ebiografia.com/abraao/

[2] https://www.studylight.org/ comentários/eng/wen/genesis-12.html.

[3] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/genesis-13.html

[4] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/genesis-14.html. 

[5]https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/genesis-15.html#google_vignette

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog