A admirável Providência de Deus na história de José

 

Baseado em textos bíblicos e comentários de Wesley sobre José

 

 

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 

===============================

 

 


 

===============================

 

 

Quão admiráveis são os projetos da Providência! Quão remotas são suas tendências! Que rodas existem dentro das rodas; e ainda assim tudo dirigido pelos olhos nas rodas e pelo Espírito da Criatura viva!

(Wesley)

 

 

===============================

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves

Todos os direitos reservados ao autor.

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998.

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 359

Livros publicados pelo autor: 469

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

Índice

 

·       Introdução

·       A Providência de Deus na história de José e do povo de Deus

·       José interpreta sonhos dos servos de Faraó

·       José interpreta sonhos de Faraó e é colocado como Governador

·       Os irmãos de José vão ao Egito em busca de grãos

·       Irmãos de José voltam ao Egito com Benjamim

·       José testa a lealdade de seus irmãos no Egito

·       José revela sua identidade aos seus irmãos

·       A família de Jacó se muda para o Egito

·       José administra o Egito durante a fome e Jacó abençoa o Faraó

 

 

Introdução

 

“A Admirável Providência de Deus na história de José” é um livro sobre a vida de José registrada em Gênesis e escrita por Moisés. No livro há as notas explicativas de Wesley.

Inicialmente com 32 páginas, chegou a 51 com os acréscimos realizados.

Wesley mostra a providência de Deus em toda história de José e do povo de Deus.

Sobre a providência divina, ele diz:

Quão admiráveis são os projetos da Providência! Quão remotas são suas tendências! Que rodas existem dentro das rodas; e ainda assim tudo dirigido pelos olhos nas rodas e pelo Espírito da Criatura viva!

Quando os eventos da providência a nosso respeito são surpreendentes, é bom perguntar o que é que Deus fez e está fazendo conosco?

Um livro que nos edifica e aumenta nossa fé no cuidado e projeto de Deus.

O Autor

 

===============================

 

A Providência de Deus na história de José e do povo de Deus

 

Na história de José e da ida do povo de Deus para o Egito em tempo de fome, Wesley escreve sobre os diversos momentos da providência divina:

Dentre eles, destacamos:

Wesley comentou: Aqueles que fazem do favor de Deus sua felicidade e de seu serviço seu negócio, acharão que ele é um mestre melhor do que Faraó, e não tão extremo para marcar o que eles fazem de errado. Muitas conjecturas existem sobre a ofensa desses servos do Faraó; alguns fazem disso nada menos que uma tentativa de tirar sua vida; outros não mais, mas o acendimento casual de uma mosca em seu copo e um pouco de areia em seu pão: o que quer que fosse, a Providência, por esse meio, os trouxe para a prisão onde José estava.

Sobre o casamento de Jose, Wesley comentou: Dois filhos - Nos nomes que ele lhes deu, ele possuía a Providência divina dando essa virada feliz para seus assuntos. Ele foi feito para esquecer sua miséria, mas ele poderia ser tão antinatural a ponto de esquecer toda a casa de seu pai? E ele foi frutificado na terra de sua aflição. Tinha sido a terra de sua aflição e, em certo sentido, ainda era assim, pois sua distância de seu pai ainda era sua aflição. Efraim significa fecundidade, e Manassés, esquecimento.

Sobre a fartura e a fome, Wesley comentou: Veja a bondade de Deus, em enviar os sete anos de fartura antes dos de fome, para que a provisão possa ser feita de acordo. Quão maravilhosamente sabiamente a Providência, aquela grande governanta, ordenou os negócios desta numerosa família desde o início!

Em relação a negócios realizados, comentou Wesley: Ele os orienta a olhar para Deus e reconhecer sua providência no bom negócio que fizeram. Devemos reconhecer-nos em dívida com Deus como nosso Deus, e o Deus de nossos pais, (um Deus em aliança conosco e com eles) por todos os nossos sucessos e vantagens, e pelas bondades de nossos amigos; pois toda criatura é isso para nós, e não mais, do que Deus faz com que seja.

Sobre o livramento e a salvação de Israel, Wesley disse:  Veja que cor favorável ele coloca sobre a injúria que lhe fizeram, Deus me enviou antes de você - o Israel de Deus é o cuidado particular da providência de Deus. José considerou que seu avanço não foi tanto projetado para salvar um reino inteiro de egípcios, mas para preservar uma pequena família de israelitas; porque a porção do Senhor é o seu povo: tudo o que for com os outros, será assegurado.

Moisés escreveu:  Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos indigneis contra vós mesmos, por me terdes vendido para cá, porque Deus me enviou adiante de vós para preservar a vida.

Quão admiráveis são os projetos da Providência! Quão remotas são suas tendências! Que rodas existem dentro das rodas; e ainda assim tudo dirigido pelos olhos nas rodas e pelo Espírito da Criatura viva!, disse Wesley.

Sobre o cuidado de Deus com Jacó, Wesley disse: Observe como a bondade da Providência ordenou os negócios de Jacó; que quando ele era velho, e menos capaz de suportar cuidados e fadiga, ele tinha menos ocasião para isso, sendo bem provido por seu filho sem sua própria previsão.

E Wesley faz uma pergunta: Quando os eventos da providência a nosso respeito são surpreendentes, é bom perguntar o que é que Deus fez e está fazendo conosco?

 

José interpreta sonhos dos servos de Faraó

Genesis 40

===============================

 

 

Versículo 1

E José foi levado ao Egito

Moisés que escreveu Gênesis disse: E José foi levado ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o das mãos dos ismeelitas, que o tinham feito descer para lá.

José foi vendido a um oficial do Faraó, com quem ele poderia se familiarizar com pessoas públicas e negócios públicos, e assim ser preparado para a preferência para a qual foi posteriormente projetado

Wesley comentou: Os judeus têm um provérbio: Se o mundo soubesse o valor dos homens bons, eles os cercariam de pérolas. José foi vendido a um oficial do Faraó, com quem ele poderia se familiarizar com pessoas públicas e negócios públicos, e assim ser preparado para a preferência para a qual foi posteriormente projetado. O que Deus pretende que os homens, ele terá certeza, de uma forma ou de outra, para qualificá-los. 

Versículo 2

E o Senhor estava com José

Moisés que escreveu Gênesis disse: E o Senhor estava com José, e ele era um homem próspero; e estava na casa de seu senhor, o egípcio.

Wesley comentou: Aqueles que podem nos separar de todos os nossos amigos, não podem nos privar da presença graciosa de nosso Deus. Quando José não tinha nenhum de seus parentes com ele, ele tinha seu Deus com ele, mesmo na casa do egípcio:

José foi banido da casa de seu pai, mas o Senhor estava com ele. É a presença de Deus conosco que torna próspero tudo o que fazemos. Aqueles que prosperariam devem, portanto, fazer de Deus

Disse mais Wesley: José foi banido da casa de seu pai, mas o Senhor estava com ele. É a presença de Deus conosco que torna próspero tudo o que fazemos. Aqueles que prosperariam devem, portanto, fazer de Deus seu amigo; e aqueles que prosperam, devem, portanto, dar louvor a Deus.

Versículo 6

E ele deixou tudo o que tinha na mão de José

Moisés que escreveu Gênesis disse: E ele deixou tudo o que tinha na mão de José; e ele não sabia que devia ter, exceto o pão que comia. E José era uma pessoa boa e bem favorecida.

Ele não sabia que deveria ter, exceto o pão que comeu - O servo tinha todos os cuidados e problemas da propriedade, o mestre tinha apenas o prazer dele; um exemplo que não deve ser imitado por nenhum mestre, a menos que ele possa ter certeza de que tinha um como José como servo, Wesley comentou.

Versículo 9 

Não há ninguém maior nesta casa do que eu

Moisés que escreveu Gênesis disse: Não há ninguém maior nesta casa do que eu; nem ele reteve de mim coisa alguma além de ti, porque tu és sua esposa: como, pois, posso fazer esta grande maldade, e pecar contra Deus?

Wesley afirmou: Como posso pecar contra Deus - Não só como devo fazê-lo e pecar contra meu mestre, minha senhora, eu mesmo, meu próprio corpo e alma, mas contra Deus? - Almas graciosas consideram isso como a pior coisa do pecado, que é contra Deus, contra sua natureza e seu domínio, contra seu amor e seu desígnio. Aqueles que amam a Deus, por isso odeiam o pecado.

Versículo 10

nem se deitasse com ela

Moisés disse: E aconteceu que, enquanto ela falava a José de dia em dia, ele não lhe dava ouvidos, nem se deitasse com ela, nem estivesse com ela.

Ele não deu ouvidos a ela, mas sim a estar com ela. Aqueles que seriam mantidos longe do perigo, devem manter-se fora do caminho do perigo, Wesley comentou.

Versículo 12

E ela o pegou pelo manto

E ela o pegou pelo manto, dizendo: Deite-se comigo; e ele deixou o manto na mão dela, fugiu e o tirou de lá.

Wesley afirmou: Quando ela o agarrou, ele deixou sua roupa na mão dela - Ele não quis ficar para negociar com a tentação, mas voou para fora dela com a maior aversão, ele deixou sua roupa como alguém que escapava para salvar sua vida.

Versículo 20

Tomou-o, pois, o senhor de José, e o pôs no cárcere

Moisés disse: Tomou-o, pois, o senhor de José, e o pôs no cárcere, lugar onde estavam presos os prisioneiros do rei, e ele estava ali no cárcere.

Wesley comentou: Onde os prisioneiros do rei foram amarrados - Potifar, é provável, escolheu aquela prisão porque era a pior; pois lá os ferros entraram na alma, Salmos 105:18 , mas Deus o projetou para pavimentar o caminho para sua ampliação. Nosso Senhor Jesus, como José, foi amarrado e conta77do com os transgressores.

Versículo 21

Mas o Senhor estava com José, e usou de misericórdia

Mas o Senhor estava com José, e usou de misericórdia, e lhe deu graça aos olhos do carcereiro.

Wesley comentou: Mas o Senhor estava com José e usou de misericórdia para ele. Deus não despreza seus prisioneiros, Salmos 69:33 . Nenhum portão ou barra pode excluir sua presença graciosa de seu povo.

Deus lhe deu favor aos olhos do carcereiro da prisão

Disse Wesley: Deus lhe deu favor aos olhos do carcereiro da prisão - Deus pode levantar amigos para o seu povo, mesmo onde eles pouco esperam. O carcereiro viu que Deus estava com ele e que tudo prosperava sob suas mãos e, portanto, confiou-lhe a administração dos assuntos da prisão.[1]

Genesis 40

o copeiro do rei do Egito e o seu padeiro

Depois disto, o copeiro do rei do Egito e o seu padeiro ofenderam o seu senhor, o rei do Egito.

Não teríamos essa história do copeiro e padeiro do Faraó registrada nas escrituras, se não tivesse sido útil para a preferência de José

Wesley comentou: Não teríamos essa história do copeiro e padeiro do Faraó registrada nas escrituras, se não tivesse sido útil para a preferência de José. O mundo representa o bem da igreja e é governado para o seu bem. Observe, 1. Dois dos grandes oficiais da corte do Faraó, tendo ofendido o rei, são condenados à prisão. Observe que lugares altos são lugares escorregadios; nada mais incerto do que o favor dos príncipes.

Aqueles que fazem do favor de Deus sua felicidade e de seu serviço seu negócio, acharão que ele é um mestre melhor do que Faraó

Wesley comentou: Aqueles que fazem do favor de Deus sua felicidade e de seu serviço seu negócio, acharão que ele é um mestre melhor do que Faraó, e não tão extremo para marcar o que eles fazem de errado. Muitas conjecturas existem sobre a ofensa desses servos do Faraó; alguns fazem disso nada menos que uma tentativa de tirar sua vida; outros não mais, mas o acendimento casual de uma mosca em seu copo e um pouco de areia em seu pão: o que quer que fosse, a Providência, por esse meio, os trouxe para a prisão onde José estava.

Versículo 4

E o capitão da guarda encarregou José com eles

Moisés contou que o capitão da guarda encarregou José com eles, e ele os serviu: e eles continuaram um tempo na prisão.

O capitão da guarda, que era Potifar, acusou José com eles - O que sugere que ele começou agora a se reconciliar com ele, Wesley afirmou.

Versículo 6

mas o sonho. Deus tem mais de uma maneira de entristecer os espíritos daqueles que devem ser entristecidos

Moisés disse que José veio ter com eles pela manhã, e olhou para eles, e eis que estavam tristes.

Wesley comentou: Eles estavam tristes - Não foi a prisão que os deixou tristes; Eles estavam muito bem acostumados com isso, mas o sonho. Deus tem mais de uma maneira de entristecer os espíritos daqueles que devem ser entristecidos. Aqueles pecadores que são resistentes o suficiente sob problemas externos, mas Deus pode encontrar uma maneira de incomodá-los e tirar suas rodas, ferindo seus espíritos e colocando uma carga sobre eles.

Versículo 8

Tivemos um sonho

Moisés disse: E disseram-lhe: Tivemos um sonho, e não há quem o interprete. E José lhes disse: Não pertencem a Deus as interpretações? diga-me, peço-lhe.

As interpretações não pertencem a Deus? - Ele significa o Deus a quem ele adorava, para o conhecimento de quem ele se esforça para conduzi-los. E se as interpretações pertencem a Deus, ele é um agente livre e pode comunicar o poder a quem quiser, portanto, conte-me seus sonhos, disse Wesley.

Versículo 14

Mas pensa em mim quando te vai bem, e usa de bondade para comigo

Moisés disse: Mas pensa em mim quando te vai bem, e usa de bondade para comigo, e faze menção de mim a Faraó, e tira-me desta casa.

Wesley comentou: Pense em mim, quando estiver tudo bem contigo - Embora o respeito prestado a José, tornou a prisão tão fácil para ele quanto uma prisão poderia ser, ainda assim ninguém pode culpá-lo por estar desejoso de liberdade. Veja que representação modesta ele faz de seu próprio caso.

Ele não reflete sobre seus irmãos

Wesley comentou: Ele não reflete sobre seus irmãos que o venderam, apenas diz: Fui roubado da terra dos hebreus. Ele também não reflete sobre o mal feito a ele nesta prisão por sua amante que era sua perseguidora, e seu mestre que era seu juiz, mas afirma suavemente sua própria inocência.

Aqui eu não fiz nada para que eles me colocassem na masmorra

Aqui eu não fiz nada para que eles me colocassem na masmorra - Quando somos chamados para nos justificar, devemos evitar cuidadosamente tanto quanto pode estar falando mal dos outros. Contentemo-nos em provar que somos inocentes e não gostemos de repreender os outros com sua culpa, Wesley comentou.

Versículo 20

e levantou a cabeça do copeiro-mor e do padeiro-mor no meio dos seus servos

Moisés disse: E sucedeu que, ao terceiro dia, que era o aniversário natalício de Faraó, deu um banquete a todos os seus servos, e levantou a cabeça do copeiro-mor e do padeiro-mor no meio dos seus servos.

isto é, os acusou e os julgou

Wesley comentou: Ele levantou a cabeça desses dois prisioneiros - isto é, os acusou e os julgou; e ele restaurou o copeiro-chefe e enforcou o padeiro-chefe.[2]

 

José interpreta sonhos de Faraó e é colocado como Governador

Genesis 41

===============================

 

Versículo 8

E aconteceu pela manhã que seu espírito se perturbou

Moisés que escreveu Gênesis disse: E aconteceu pela manhã que seu espírito se perturbou; e mandou chamar todos os magos do Egito, e todos os seus sábios, e Faraó contou-lhes o seu sonho; mas não havia quem pudesse interpretá-los a Faraó.

Wesley comentou: Seu espírito estava perturbado - Ele não pode deixar de nos preocupar em receber qualquer mensagem extraordinária do céu. E seus magos ficaram intrigados; as regras de sua arte falharam; esses sonhos do Faraó não se enquadravam no alcance deles. Isso foi para tornar o desempenho de José pelo Espírito de Deus mais admirável.

Versículo 9

Então falou o copeiro-mor a Faraó

Moisés que escreveu Gênesis disse: Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Lembro-me hoje das minhas faltas.

Lembro-me de minhas falhas neste dia - em esquecer José. Alguns pensam que ele quer dizer suas faltas contra o Faraó, pelas quais ele foi preso, e então ele insinuava que, por meio do Faraó o perdoou, ele não perdoou a si mesmo, Wesley disse.

O tempo de Deus para a ampliação de seu povo parecerá, finalmente, ser o tempo mais adequado

Wesley comentou: O tempo de Deus para a ampliação de seu povo parecerá, finalmente, ser o tempo mais adequado. Se o copeiro-mor tivesse inicialmente usado seu interesse para o aumento de José e obtido, é provável, ele teria voltado para a terra dos hebreus, e então ele não teria sido tão abençoado, nem uma bênção para sua família. Mas ficando mais dois anos, e saindo nesta ocasião para interpretar os sonhos do rei, foi feito o caminho para sua preferência.

O rei mal pode dar-lhe tempo, mas essa decência exigia isso, para se barbear e mudar suas roupas

Wesley comentou: O rei mal pode dar-lhe tempo, mas essa decência exigia isso, para se barbear e mudar suas roupas, Gênesis 41:14 . Isso é feito com toda a expedição possível, e José é trazido talvez quase tão surpreso quanto Pedro, Atos 12: 9, tão repentinamente seu cativeiro é trazido de volta, que ele é como alguém que sonha, Salmos 126: 1 . Faraó imediatamente, sem perguntar quem ou de onde ele era, diz-lhe o que estava fazendo, que esperava interpretar seu sonho.

Versículo 16

E José respondeu a Faraó

E José respondeu a Faraó, dizendo: Não está em mim; Deus dará a Faraó uma resposta de paz, escreveu Moisés.

(1.) Ele dá honra a Deus; Não está em mim; Deus deve dar. Grandes dons, então, parecem mais graciosos e ilustres, quando aqueles que os têm os usam humildemente, e não tomam o louvor deles para si mesmos, mas o dão a Deus, Wesley afirmou. 

Ele mostra respeito ao Faraó e boa vontade para com ele 

Wesley comentou:  (2.) Ele mostra respeito ao Faraó e boa vontade para com ele, supondo que a interpretação seria uma resposta de paz. Aqueles que consultam os oráculos de Deus podem esperar uma resposta de paz.

Versículo 29

Eis que virão sete anos de grande fartura

Eis que virão sete anos de grande fartura em toda a terra do Egito, escreveu Moisés.

Wesley comentou: Veja a bondade de Deus, em enviar os sete anos de fartura antes dos de fome, para que a provisão possa ser feita de acordo. Quão maravilhosamente sabiamente a Providência, aquela grande governanta, ordenou os negócios desta numerosa família desde o início!

o que foi milagroso em relação ao maná, é normalmente verificado no curso comum da Providência

Houve grande variedade de estações e a produção da terra às vezes mais, e às vezes menos; no entanto, tome um tempo com o outro, o que foi milagroso em relação ao maná, é normalmente verificado no curso comum da Providência; Aquele que colhe muito não tem nada a mais, e aquele que colhe pouco não tem falta, Êxodo 16:18. Wesley comentou.

Versículo 30

E surgirão depois deles sete anos de fome

Escreveu Moisés: E surgirão depois deles sete anos de fome; e toda a fartura será esquecida na terra do Egito; e a fome consumirá a terra;

Afirmou Wesley: Veja a natureza perecível de nossos prazeres mundanos. O grande aumento dos anos de fartura foi bastante perdido e engolido nos anos de fome; e o excedente disso, que parecia muito, ainda servia apenas para manter os homens vivos.

Versículo 44

sem ti ninguém levantará a mão nem o pé em toda a terra do Egito

E disse Faraó a José: Eu sou Faraó, e sem ti ninguém levantará a mão nem o pé em toda a terra do Egito, escreveu Moisés.

Sem ti ninguém levantará a mão ou o pé - Todos os assuntos do reino devem passar por sua mão, disse Wesley

É provável que houvesse aqueles na corte que se opunham à preferência de José, o que ocasionou o Faraó tantas vezes a repetir a concessão, e com essa sanção solene, eu sou o Faraó

Wesley comentou: Somente no trono serei maior do que tu - É provável que houvesse aqueles na corte que se opunham à preferência de José, o que ocasionou o Faraó tantas vezes a repetir a concessão, e com essa sanção solene, eu sou o Faraó. Ele deu-lhe seu próprio anel como uma ratificação de sua comissão e em sinal de favor peculiar; ou foi como entregar-lhe o grande selo.

Ele colocou roupas finas em vez de suas roupas de prisão e o adornou com uma corrente de ouro

Wesley comentou: Ele colocou roupas finas em vez de suas roupas de prisão e o adornou com uma corrente de ouro. Ele o fez andar na segunda carruagem ao lado da sua, e ordenou que todos prestassem homenagem a ele, como ao próprio Faraó; deu-lhe um novo nome e um nome que dizia o valor que ele tinha para ele, Zaphnath-paaneah, um Revelador de segredos. Ele o casou honrosamente com a filha de um príncipe.

Onde Deus havia sido liberal em dar sabedoria e outros méritos, Faraó não poupou em conferir honras

Onde Deus havia sido liberal em dar sabedoria e outros méritos, Faraó não poupou em conferir honras. Agora, essa preferência de José foi, em primeiro lugar, uma recompensa abundante por seu sofrimento inocente e paciente, um exemplo duradouro da equidade e bondade da providência e um encorajamento para todos confiarem em um bom Deus. o Salvador do mundo, disse Wesley.

As glórias mais brilhantes do mundo superior estão sobre ele, as mais altas confianças alojadas em suas mãos e todo o poder dado a ele tanto no céu quanto na terra

Wesley comentou: As glórias mais brilhantes do mundo superior estão sobre ele, as mais altas confianças alojadas em suas mãos e todo o poder dado a ele tanto no céu quanto na terra. Ele é coletor, guardião e disponente de todos os estoques da graça divina, e o principal governante do reino de Deus entre os homens. O trabalho dos ministros é clamar diante dele; Curve o joelho; beije o Filho.

Versículo 50

E a José nasceram dois filhos

Escreveu Moisés: E a José nasceram dois filhos, antes que viessem os anos de fome, que Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, lhe deu.

Wesley comentou: Dois filhos - Nos nomes que ele lhes deu, ele possuía a Providência divina dando essa virada feliz para seus assuntos. Ele foi feito para esquecer sua miséria, mas ele poderia ser tão antinatural a ponto de esquecer toda a casa de seu pai? E ele foi frutificado na terra de sua aflição. Tinha sido a terra de sua aflição e, em certo sentido, ainda era assim, pois sua distância de seu pai ainda era sua aflição. Efraim significa fecundidade, e Manassés, esquecimento.

Versículo 54

E os sete anos de escassez começaram a vir

Escreveu Moisés: E os sete anos de escassez começaram a vir, conforme José dissera: e a escassez estava em todas as terras; mas em toda a terra do Egito havia pão.

Wesley explicou: Os sete anos de escassez começaram a vir - Não apenas no Egito, mas em outras terras, em todas as terras, isto é, em todos os países vizinhos.[3]

 

Os irmãos de José vão ao Egito em busca de grãos

Genesis 42

===============================

 

Versículo 1

Quando Jacó viu que havia trigo no Egito

Escreveu Moisés: Quando Jacó viu que havia trigo no Egito, disse Jacó a seus filhos: Por que olhais uns para os outros?

Jacó viu que havia milho - Ou seja, ele viu o milho que seus vizinhos tinham comprado lá e trazido para casa, disse Wesley.

Versículo 2

descei para lá e comprai-nos de lá; para que possamos viver e não morrer

Escreveu Moisés: E ele disse: Eis que ouvi dizer que há trigo no Egito: descei para lá e comprai-nos de lá; para que possamos viver e não morrer.

Wesley comentou: Desça até lá - Os mestres das famílias não devem apenas orar pelo pão de cada dia para suas famílias, mas devem com cuidado e diligência fornecê-lo.

Versículo 7

E José viu seus irmãos, e os conheceu

Moisés contou que José viu seus irmãos, e os conheceu, mas fez-se estranho a eles, e falou-lhes rudemente; e ele lhes disse: Donde viestes? E eles disseram: Da terra de Canaã para comprar comida.

Wesley disse: Podemos muito bem nos surpreender que José, durante os vinte anos em que esteve no Egito, especialmente durante os últimos sete anos em que esteve no poder lá, nunca enviou a seu pai para familiarizá-lo com suas circunstâncias; não, é estranho que aquele que tantas vezes percorreu toda a terra do Egito, nunca deu um passo para Canaã, para visitar seu pai idoso.

É uma conjectura provável que toda a sua administração de si mesmo neste assunto foi por direção especial do céu, para que o propósito de Deus, em relação a Jacó e sua família, pudesse ser cumprido

Wesley comentou: Quando ele estava nas fronteiras do Egito que ficava ao lado de Canaã, talvez não tivesse sido mais de três ou quatro dias de viagem para ele em sua carruagem. É uma conjectura provável que toda a sua administração de si mesmo neste assunto foi por direção especial do céu, para que o propósito de Deus, em relação a Jacó e sua família, pudesse ser cumprido. Quando os irmãos de José chegaram, ele os conhecia por muitos bons sinais, mas eles não o conheciam, pouco pensando em encontrá-lo lá.

Versículo 9

E José lembrou-se dos sonhos que teve com eles

Moisés contou que José lembrou-se dos sonhos que teve com eles e disse-lhes: Vós sois espiões; para ver a nudez da terra, viestes.

Wesley comentou: Ele se lembrava dos sonhos, mas eles os haviam esquecido. A colocação dos oráculos de Deus em nossos corações será de excelente utilidade para nós em toda a nossa conduta. Joseph estava de olho em seus sonhos, que ele sabia serem divinos, em sua carruagem para com seus irmãos, e visava a realização deles e levar seus irmãos ao arrependimento; e ambos os pontos foram ganhos –

Ele se mostrou duro com eles: a própria maneira de falar, considerando o cargo em que estava

Wesley comentou: 1. Ele se mostrou duro com eles: a própria maneira de falar, considerando o cargo em que estava, foi suficiente para assustá-los, pois ele falou rudemente com eles - Ele os acusou de maus desígnios contra o governo, tratou-os como pessoas perigosas, vós sois espiões, protestando pela vida do Faraó que eles eram assim. Alguns fazem disso um juramento, outros não fazem mais do que uma afirmação veemente; No entanto, foi mais do que sim, sim e não, não, e, portanto, veio do mal –

Eles então foram muito submissos; eles falaram com ele com todo o respeito

Wesley comentou mais: 2. Eles então foram muito submissos; eles falaram com ele com todo o respeito; Não, meu senhor. Eles negam modestamente a acusação, não somos espiões; eles contam a ele seus negócios, eles vieram comprar comida, eles dão um relato particular de si mesmos e de sua família, Gênesis 42:13, e era isso que ele queria –

Ele bateu palmas todos eles na prisão três dias

3. Ele bateu palmas todos eles na prisão três dias –  disse Wesley.

Ele concluiu com eles, finalmente, que um deles deveria ser deixado como refém

Wesley comentou: 4. Ele concluiu com eles, finalmente, que um deles deveria ser deixado como refém, e o resto deveria ir para casa buscar Benjamim. Foi uma palavra muito encorajadora que ele disse: Eu temo a Deus; q.d. Vocês podem ter certeza de que não lhes farei nenhum mal, não ouso, pois sei que, por mais alto que eu seja, há alguém mais alto do que eu.

Com aqueles que temem a Deus, temos motivos para esperar um tratamento justo

Wesley comentou mais: Com aqueles que temem a Deus, temos motivos para esperar um tratamento justo: o temor de Deus será um freio sobre aqueles que estão no poder, para impedi-los de abusar de seu poder para opressão e tirania:

Versículo 21

Na verdade, somos culpados de nosso irmão, pois vimos a angústia de sua alma

Moisés contou: E disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados de nosso irmão, pois vimos a angústia de sua alma, quando ele nos rogou, e não quisemos ouvir; por isso esta angústia veio sobre nós.

e eles se viram ainda envergonhados, começaram a ceder

Wesley comentou: Somos muito culpados em relação ao nosso irmão - Não lemos que eles disseram isso durante seus três dias de prisão; mas agora, quando o assunto chegou a algum problema, e eles se viram ainda envergonhados, começaram a ceder. Talvez a menção de José sobre o temor de Deus os tenha levado em consideração e extorquido essa reflexão.

Versículo 21

quando ele nos rogou, e não quisemos ouvir

Moisés contou que disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados de nosso irmão, pois vimos a angústia de sua alma, quando ele nos rogou, e não quisemos ouvir; por isso esta angústia veio sobre nós.

Talvez a menção de José sobre o temor de Deus os tenha levado em consideração e extorquido essa reflexão

Afirmou Wesley: Somos muito culpados em relação ao nosso irmão - Não lemos que eles disseram isso durante seus três dias de prisão; mas agora, quando o assunto chegou a algum problema, e eles se viram ainda envergonhados, começaram a ceder. Talvez a menção de José sobre o temor de Deus os tenha levado em consideração e extorquido essa reflexão.

Versículo 24

E ele se virou deles e chorou

Moisés contou que ele se virou deles e chorou; e voltou para eles novamente, e falou com eles, e tomou deles Simeão, e o amarrou diante de seus olhos.

Ele tomou Simeão - Ele o escolheu como refém

Afirmou Wesley: Ele tomou Simeão - Ele o escolheu como refém, provavelmente porque ele se lembrava dele como seu inimigo mais amargo, ou porque ele o observava agora ser menos humilde e preocupado. Ele o amarrou diante de seus olhos, para afetar a todos.

Versículo 28

Meu dinheiro foi restituído

Moisés contou: E disse a seus irmãos: Meu dinheiro foi restituído; e eis que está no meu saco: e o seu coração desfaleceu, e tiveram medo, dizendo uns aos outros: Que é isto que Deus nos fez?

E desfaleceram o seu coração, e tiveram medo, dizendo uns aos outros: Que é isto que Deus nos fez?

Afirmou Wesley: E desfaleceram o seu coração, e tiveram medo, dizendo uns aos outros: Que é isto que Deus nos fez? - Eles sabiam que os egípcios abominavam um hebreu, Gênesis 43:32 e, portanto, como não podiam esperar receber nenhuma bondade deles, concluíram que isso foi feito com o objetivo de brigar com eles, porque o homem, o senhor da terra, os havia acusado de espiões.

Sua própria consciência estava desperta e seus pecados colocados em ordem diante deles

Afirmou Wesley: Sua própria consciência estava desperta e seus pecados colocados em ordem diante deles, e isso os coloca em confusão. 7

Versículo 38

E ele disse: Meu filho não descerá contigo; porque seu irmão morreu

E ele disse: Meu filho não descerá contigo; porque seu irmão morreu, e ele ficou só; se lhe sobrevier mal pelo caminho em que andais, então fareis descer os meus cabelos grisalhos com tristeza à sepultura.

Ele claramente sugere uma desconfiança deles, lembrando que ele nunca viu José desde que ele tinha estado com eles; portanto

Meu filho não descerá com você - Ele claramente sugere uma desconfiança deles, lembrando que ele nunca viu José desde que ele tinha estado com eles; portanto, Benjamim não irá convosco,[4] disse Wesley.

Irmãos de José voltam ao Egito com Benjamim

Genesis 43

===============================

 

 

Versículo 9

Eu serei fiador para ele

Eu serei fiador para ele; da minha mão o requererás; se eu não o trouxer a ti, e o puser diante de ti, então me deixe levar a culpa para sempre;

A consciência de Judá o feriu recentemente pelo que ele havia feito há muito tempo contra José

A consciência de Judá o feriu recentemente pelo que ele havia feito há muito tempo contra José; e como evidência da verdade de seu arrependimento, ele está pronto para empreender, tanto quanto um homem poderia fazê-lo, pela segurança de Benjamim. Ele não apenas não o prejudicará, mas fará tudo o que puder para protegê-lo.

Esta é a restituição que o caso admitirá

Esta é a restituição que o caso admitirá: quando ele não sabia como poderia recuperar José, ele faria algumas reparações pelo dano irreparável que lhe causara, dobrando seu cuidado com Benjamim.

Versículo 11

E disse-lhes Israel, seu pai: Se é necessário que seja assim, fazei o seguinte

Moisés contou: E disse-lhes Israel, seu pai: Se é necessário que seja assim, fazei o seguinte; Pegue os melhores frutos da terra em seus vasos e leve ao homem um presente, um pouco de bálsamo e um pouco de mel, especiarias e mirra, nozes e amêndoas.

Se nenhum milho pode ser obtido, mas nesses termos, tão bom expô-lo aos perigos da viagem, como sofrer a nós e às famílias

Afirmou Wesley: Se deve ser assim agora, leve seu irmão - Se nenhum milho pode ser obtido, mas nesses termos, tão bom expô-lo aos perigos da viagem, como sofrer a nós e às famílias, e Benjamim entre os demais, para perecer por falta de pão: não é culpa, mas a nossa sabedoria e dever, para alterar as nossas resoluções quando há uma boa razão para fazê-lo: a constância é uma virtude, mas a obstinação não: é prerrogativa de Deus fazer resoluções imutáveis.

Versículo 12

E pegue dinheiro em dobro na mão; e o dinheiro que foi trazido de volta na boca de seus sacos

Moisés contou: E pegue dinheiro em dobro na mão; e o dinheiro que foi trazido de volta na boca de seus sacos, leve-o novamente em sua mão; talvez tenha sido um descuido:

Afirmou Wesley: Tome dinheiro em dobro - Tanto mais uma vez quanto eles tomaram o tempo antes, na suposição de que o preço do trigo poderia ser aumentado, ou que, se fosse insistido, eles poderiam pagar um resgate por Simeão. E ele enviou um presente de coisas como a terra oferecia e eram escassas no Egito, as mercadorias que Canaã exportava.

E Deus Todo-Poderoso te dê misericórdia

Versículo 14

Moisés escreveu:  E Deus Todo-Poderoso te dê misericórdia diante do homem, para que ele possa despedir seu outro irmão e Benjamim. Se eu for privado de meus filhos, estou enlutado.

Deus todo-poderoso lhe dê misericórdia diante do homem! - Jacó havia anteriormente transformado um irmão zangado em um irmão gentil com um presente e uma oração, e aqui ele se dirige ao mesmo método experimentado, disse Wesley.

Ele conclui tudo com isso, se eu for privado de meus filhos, estou enlutado

Afirmou Wesley: Aqueles que desejam encontrar misericórdia com os homens devem buscá-la de Deus. Ele conclui tudo com isso, se eu for privado de meus filhos, estou enlutado - Se eu devo me separar deles um após o outro, eu concordo e digo: A vontade do Senhor seja feita.

Versículo 23

Paz seja convosco, não temais

Moisés escreveu:  E ele disse: Paz seja convosco, não temais; o vosso Deus, e o Deus de vosso pai, vos deu tesouros nos vossos sacos; eu tive o vosso dinheiro. E ele trouxe Simeão para fora.

Ele silencia sua investigação mais aprofundada sobre isso: não pergunte como chegou lá, a providência o trouxe e deixe que isso o satisfaça

Afirmou Wesley: Seu Deus, e o Deus de seu pai, deu-lhe tesouro em seus sacos - Por meio disso, ele mostra que não tinha suspeita de desonestidade neles: pois o que obtemos por engano não podemos dizer que Deus nos dá. Ele silencia sua investigação mais aprofundada sobre isso: não pergunte como chegou lá, a providência o trouxe e deixe que isso o satisfaça. Parece pelo que ele disse, que pelas instruções de seu mestre ele foi levado ao conhecimento do verdadeiro Deus, o Deus dos hebreus.

Ele os orienta a olhar para Deus e reconhecer sua providência no bom negócio que fizeram

Comentou Wesley: Ele os orienta a olhar para Deus e reconhecer sua providência no bom negócio que fizeram. Devemos reconhecer-nos em dívida com Deus como nosso Deus, e o Deus de nossos pais, (um Deus em aliança conosco e com eles) por todos os nossos sucessos e vantagens, e pelas bondades de nossos amigos; pois toda criatura é isso para nós, e não mais, do que Deus faz com que seja.

Versículo 26

E quando José chegou em casa, trouxeram-lhe o presente

Moisés escreveu que quando José chegou em casa, trouxeram-lhe o presente que tinham na mão para dentro de casa, e se curvaram diante dele em terra.

curvaram-se diante dele e, novamente, quando lhe deram conta da saúde de seu pai, prestaram homenagem e o chamaram

Comentou Wesley: Quando lhe trouxeram o presente, curvaram-se diante dele e, novamente, quando lhe deram conta da saúde de seu pai, prestaram homenagem e o chamaram: Teu servo, nosso pai - Assim os sonhos de José foram cumpridos cada vez mais; e até o pai, pelos filhos, se curvou diante dele. Provavelmente Jacó os havia instruído, se tivessem ocasião de falar dele ao homem, o Senhor da terra, a chamá-lo de seu servo.

Versículo 29

E levantou os olhos, e viu seu irmão Benjamim, filho de sua mãe

Moisés escreveu:  E levantou os olhos, e viu seu irmão Benjamim, filho de sua mãe, e disse: É este o teu irmão mais moço, de quem me falastes? E ele disse: Que Deus tenha misericórdia de ti, meu filho.

Deus tenha misericórdia de ti, meu filho

Deus tenha misericórdia de ti, meu filho - O favor de José, embora ele fosse o senhor da terra, faria pouco bem a ele, a menos que Deus fosse gracioso com ele, disse Wesley

Versículo 33

E sentaram-se diante dele, o primogênito segundo a sua primogenitura

Moisés escreveu:  E sentaram-se diante dele, o primogênito segundo a sua primogenitura, e o mais novo segundo a sua mocidade; e os homens se maravilhavam uns dos outros.

Comentou Wesley: Ele colocou seus irmãos de acordo com sua antiguidade, como se ele certamente pudesse adivinhar. Alguns pensam que se colocaram assim de acordo com seu costume; mas se assim for, não vejo por que uma atenção tão particular é dada a isso, especialmente como algo com o qual eles se maravilharam.

Versículo 34

E beberam, e se alegraram com ele

Moisés escreve que tomou-lhes e enviou-lhes de diante dele, mas a bagunça de Benjamim era cinco vezes maior do que a deles. E beberam, e se alegraram com ele.

Eles beberam e estavam alegres - Seus cuidados e medos tinham acabado, e eles comem seu pão com alegria, concluindo que agora estavam em boas relações com o homem, o senhor da terra. Se Deus aceita nossas obras, nosso presente, temos motivos para ser alegres,[5] disse Wesley.

 

José testa a lealdade de seus irmãos no Egito

Genesis 44

===============================

 

Versículo 5

Não é isso em que meu senhor bebe?

Não é isso em que meu senhor bebe, e pelo qual, de fato, ele adivinha que fizestes o mal ao fazê-lo, escreveu Moisés.

Não é isso em que meu senhor bebe? E para o qual ele iria procurar minuciosamente - Assim, pode ser renderizado, disse Wesley.

Versículo 16

Que diremos a meu senhor?

Moisés escreveu:  E disse Judá: Que diremos a meu senhor? O que devemos falar? ou como devemos nos limpar? Deus descobriu a iniquidade de teus servos: eis que somos servos de meu senhor, tanto nós como aquele em quem o cálice se achou.

Deus descobriu a iniquidade dos teus servos

Comentou Wesley: Deus descobriu a iniquidade dos teus servos – Referindo-se ao dano que eles haviam feito anteriormente a José, pelo qual eles pensavam que Deus estava agora contando com eles. Mesmo naquelas aflições em que nos apreendemos injustiçados pelos homens, ainda assim devemos reconhecer que Deus é justo e descobre nossa iniquidade.

Não podemos julgar o que os homens são, pelo que foram anteriormente

Comentou Wesley: Não podemos julgar o que os homens são, pelo que foram anteriormente, não pelo que farão, pelo que fizeram. A idade e a experiência podem tornar os homens mais sábios e melhores, Aqueles que venderam José, mas não abandonaram Benjamim.

Versículo 18

Ó meu senhor, fale uma palavra do teu servo aos ouvidos do meu senhor

Moisés escreveu:  Então Judá se aproximou dele e disse: Ó meu senhor, fale uma palavra do teu servo aos ouvidos do meu senhor, e não se acenda a tua ira contra o teu servo, porque tu és como Faraó.

Temos aqui um discurso muito patético que Judá fez a José em nome de Benjamim

Comentou Wesley: E Judá disse: - Temos aqui um discurso muito patético que Judá fez a José em nome de Benjamim. Ou Judá era um amigo melhor para Benjamim do que o resto, e mais solícito em tirá-lo; ou ele se achava mais obrigado a se esforçar do que o resto, porque havia passado sua palavra ao pai para seu retorno seguro.

Seu discurso, como está aqui registrado, é tão natural e tão expressivo de sua paixão atual, que não podemos deixar de supor que Moisés, que o escreveu tanto tempo depois, o tenha escrito sob a direção especial daquele que fez a boca do homem

Disse Wesley: Seu discurso, como está aqui registrado, é tão natural e tão expressivo de sua paixão atual, que não podemos deixar de supor que Moisés, que o escreveu tanto tempo depois, o tenha escrito sob a direção especial daquele que fez a boca do homem. Há muita arte não afetada e retórica não estudada neste discurso –

Ele se dirigiu a José com muito respeito

Explicou Wesley:  1. Ele se dirigiu a José com muito respeito, chamando-o de seu senhor, ele e seus irmãos seus servos, implora sua audição paciente e o cumprimenta poderosamente: Tu és como Faraó, cujo favor desejamos, e cuja ira tememos como a de Faraó –

Ele representou Benjamim como alguém bem digno de sua consideração compassiva

Explicou Wesley:  2. Ele representou Benjamim como alguém bem digno de sua consideração compassiva, ele era um pequeno, comparado com o resto; o mais novo, não familiarizado com o mundo, nem acostumado às dificuldades, sempre foi criado com ternura com o pai. Tornou o caso ainda mais lamentável que só ele restava de sua mãe, e seu irmão estava morto, viz. Joseph; Pouco pensava Judá no ponto terno que ele tocou agora. Judá sabia que José foi vendido e, portanto, tinha motivos suficientes para pensar que ele não estava vivo –

Ele insistiu que José os havia forçado a trazer Benjamim com eles

Explicou mais Wesley:  3. Ele insistiu que José os havia forçado a trazer Benjamim com eles, expressado o desejo de vê-lo, proibido sua presença, a menos que trouxessem Benjamim com eles, o que insinuava que ele lhe destinava alguma bondade. E ele deve ser levado com tanta dificuldade à preferência de uma escravidão perpétua? Ele não foi trazido para o Egito em obediência, puramente em obediência ao comando de José, e ele não lhe mostraria alguma misericórdia?

O grande argumento em que ele insiste foi a dor insuportável que seria para seu pai idoso, se Benjamin fosse deixado para trás em servidão

Explicou Wesley:  4. O grande argumento em que ele insiste foi a dor insuportável que seria para seu pai idoso, se Benjamin fosse deixado para trás em servidão. Seu pai o ama, Gênesis 44:20. Assim, eles haviam suplicado contra a insistência de José em sua descida Gênesis 44:22. Se ele deixasse seu pai, seu pai morreria, muito mais se ele fosse deixado para trás, para nunca mais voltar. Este o velho de quem eles falaram, implorou contra sua descida.

Se o mal lhe sobrevier, fareis descer meus cabelos grisalhos, essa coroa de glória, com tristeza para a sepultura

Afiremou Wesley:  Se o mal lhe sobrevier, fareis descer meus cabelos grisalhos, essa coroa de glória, com tristeza para a sepultura. Isso, portanto, Judá pressiona com muita seriedade, sua vida está ligada à vida do rapaz, quando ele vê que o rapaz não está conosco, ele desmaiará e morrerá imediatamente, ou se abandonará a tal grau de tristeza, que, em poucos dias, acabará com ele,

E (por último) Judá implora que, de sua parte, ele não suportaria ver isso

E (por último) Judá implora que, de sua parte, ele não suportaria ver isso. Que eu não veja o mal que virá sobre meu pai – disse Wesley.

Judá, em honra à justiça da sentença de José, e para mostrar sua sinceridade neste apelo, oferece-se para se tornar um escravo em vez de Benjamim

Explicou Wesley:  5. Judá, em honra à justiça da sentença de José, e para mostrar sua sinceridade neste apelo, oferece-se para se tornar um escravo em vez de Benjamim.

Assim, a lei seria satisfeita; José não seria um perdedor, pois podemos supor que Judá é um homem mais capaz do que Benjamim

Comentou Wesley:  Assim, a lei seria satisfeita; José não seria um perdedor, pois podemos supor que Judá é um homem mais capaz do que Benjamim; Jacó suportaria melhor isso do que a perda de Benjamim. Agora, ele estava tão longe de sofrer com o carinho particular de seu pai por Benjamin, que ele próprio está disposto a ser um escravo para se entregar a isso.

Agora, se José fosse, como Judá supunha, um completo estranho para a família

Disse Wesley:  Agora, se José fosse, como Judá supunha, um completo estranho para a família, ainda assim em mesmo a humanidade comum não poderia deixar de ser forjada por raciocínios tão poderosos como esses; pois nada poderia ser dito mais comovente, mais terno; foi o suficiente para derreter um coração de pedra:

mas para José, que era parente mais próximo de Benjamim do que o próprio Judá

Wesley escreveu:  mas para José, que era parente mais próximo de Benjamim do que o próprio Judá, e que, nessa época, sentia uma paixão maior por ele e por seu pai idoso do que Judá, nada poderia ser dito de forma mais agradável nem mais feliz. Nem Jacó nem Benjamim precisaram de um intercessor junto a José, pois ele mesmo os amava.

Com que prudência Judá suprimiu toda menção ao crime que foi imputado a Benjamim

Disse Wesley:  No geral, vamos notar, (1.) Com que prudência Judá suprimiu toda menção ao crime que foi imputado a Benjamim. Se ele tivesse dito alguma coisa como reconhecimento, ele refletiu sobre a honestidade de Benjamin.

Se ele tivesse dito alguma coisa como forma de negação, ele teria refletido sobre a justiça de Joseph; portanto, ele acena totalmente com a cabeça e apela para a piedade de José.

Que boa razão Jacó moribundo tinha para dizer: Judá, tu és aquele a quem teus irmãos louvarão

Comentou Wesley:  (2.) Que boa razão Jacó moribundo tinha para dizer: Judá, tu és aquele a quem teus irmãos louvarão, Gênesis 49:8 , pois ele superou a todos eles em ousadia, sabedoria, eloquência e especialmente ternura por seu pai e família.

A fiel adesão de Judá a Benjamim, agora em sua angústia, foi recompensada muito tempo depois, pela adesão constante da tribo de Benjamim à tribo de Judá

Explicou Wesley:  (3) A fiel adesão de Judá a Benjamim, agora em sua angústia, foi recompensada muito tempo depois, pela adesão constante da tribo de Benjamim à tribo de Judá, quando todas as outras dez tribos a abandonaram.[6]

 

José revela sua identidade aos seus irmãos

Genesis 45

===============================

 

Versículo 1

Então José não pôde se conter diante de todos os que estavam ao seu lado; e ele clamou

Moisés escreveu que então José não pôde se conter diante de todos os que estavam ao seu lado; e ele clamou: Fazei com que cada um saia de mim. E ninguém ficou com ele, enquanto José se dava a conhecer a seus irmãos.

Comentou Wesley:  Judá e seus irmãos estavam esperando por uma resposta, e não podiam deixar de ficar surpresos ao descobrir, em vez da gravidade de um juiz, a afeição natural de um pai ou irmão.

Faça com que todo homem saia - As conversas privadas de amigos são as mais livres

Comentou Wesley:  1.] Faça com que todo homem saia - As conversas privadas de amigos são as mais livres. Quando José se revestia de amor, ele adiava o estado, do qual não convinha que seus servos fossem testemunhas. Assim, Cristo graciosamente manifesta a si mesmo e sua bondade amorosa para com seu povo, fora da vista e da audição do mundo. para continuação do item nº 2 2.].

As lágrimas foram a introdução ao seu discurso

Comentou Wesley:  V:2. As lágrimas foram a introdução ao seu discurso. Ele havia represado esse riacho por um longo tempo, e com muito barulho, mas agora ele inchou tanto que ele não conseguia mais conter, mas chorou em voz alta, de modo que aqueles a quem ele havia proibido de vê-lo não podiam deixar de ouvi-lo. Eram lágrimas de ternura e forte afeição, e com elas ele jogou fora aquela austeridade, com a qual até então se comportava em relação a seus irmãos; pois ele não podia mais suportar. Isso representa a compaixão divina para com os penitentes que retornam, tanto quanto a do pai do filho pródigo, Lucas 15:20Oséias 11:8-9. para continuação do item nº 3 3.]

Ele diz abruptamente a eles; Eu sou José

Comentou Wesley:  V:3. Ele diz abruptamente a eles; Eu sou José - Eles o conheciam apenas por seu nome egípcio, Zaphnath-paaneah, seu nome hebraico sendo perdido e esquecido no Egito; mas agora ele os ensina a chamá-lo por isso, eu sou José: não, para que eles não suspeitem que era outro com o mesmo nome, ele se explica. Eu sou José, seu irmão. Isso os humilharia ainda mais por seu pecado em vendê-lo e os encorajaria a esperar um tratamento gentil.

Esta palavra, a princípio, assustou os irmãos de José, eles começaram a recuar por medo, ou pelo menos ficaram parados atônitos

Explicou Wesley:  Esta palavra, a princípio, assustou os irmãos de José, eles começaram a recuar por medo, ou pelo menos ficaram parados atônitos: mas José os chamou gentil e familiarmente. Aproxime-se, peço-lhe. Assim, quando Cristo se manifesta ao seu povo, encoraja-o a aproximar-se d'Ele com um coração verdadeiro. Talvez estando prestes a falar sobre a venda dele, ele não falaria em voz alta, para que os egípcios não ouvissem, e isso faria com que os hebreus fossem ainda mais uma abominação para eles; portanto, ele gostaria que eles se aproximassem, para que pudesse sussurrar com eles, o que, agora que a maré de sua paixão havia acabado, ele foi capaz de fazer, enquanto, a princípio, ele não pôde deixar de gritar.

Ele se esforça para varrer sua dor pelas injúrias que lhe causaram

4.] Ele se esforça para varrer sua dor pelas injúrias que lhe causaram, mostrando-lhes que, o que quer que eles planejassem, Deus o desejava para o bem e havia trazido muito bem disso. para o início do item, ou seja. Nº 1.], comentou Wesley.

Versículo 5

porque Deus me enviou adiante de vós para preservar a vida

 

Moisés escreveu:  Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos indigneis contra vós mesmos, por me terdes vendido para cá, porque Deus me enviou adiante de vós para preservar a vida.

Não se entristeçam ou fiquem com raiva de si mesmos

Comentou Wesley:  Não se entristeçam ou fiquem com raiva de si mesmos - Os pecadores devem sofrer e ficar com raiva de si mesmos por seus pecados; sim, embora Deus, por seu poder, tire o bem deles, pois isso não é graças ao pecador: mas os verdadeiros penitentes devem ser grandemente afetados por isso, quando virem Deus tirando o bem do mal.

Assim José faz aqui. Seus irmãos não precisavam temer que ele vingasse deles uma injúria que a providência de Deus fizera para transformar tanto em seu benefício e na de sua família

Comentou Wesley:  Embora não devamos com essa consideração atenuar nossos próprios pecados e, assim, tirar a borda de nosso arrependimento; no entanto, pode ser bom atenuar os pecados dos outros e, assim, tirar a borda de nossos ressentimentos raivosos. Assim José faz aqui. Seus irmãos não precisavam temer que ele vingasse deles uma injúria que a providência de Deus fizera para transformar tanto em seu benefício e na de sua família.

Agora ele diz a eles quanto tempo a fome provavelmente duraria, cinco anos ainda

Agora ele diz a eles quanto tempo a fome provavelmente duraria, cinco anos ainda, Gênesis 45: 6, e que capacidade ele tinha de ser gentil com seus parentes, que é a maior satisfação que a riqueza e o poder podem dar a um homem bom, disse Wesley.

Versículo 8

Agora, pois, não fostes vós que me enviastes para cá, mas Deus

Moisés escreveu:  Agora, pois, não fostes vós que me enviastes para cá, mas Deus, e ele me constituiu pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e governante em toda a terra do Egito.

Deus me enviou antes de você - o Israel de Deus é o cuidado particular da providência de Deus

Comentou Wesley:  Veja que cor favorável ele coloca sobre a injúria que lhe fizeram, Deus me enviou antes de você - o Israel de Deus é o cuidado particular da providência de Deus. José considerou que seu avanço não foi tanto projetado para salvar um reino inteiro de egípcios, mas para preservar uma pequena família de israelitas; porque a porção do Senhor é o seu povo: tudo o que for com os outros, será assegurado.

Quão admiráveis são os projetos da Providência

Comentou Wesley:  Quão admiráveis são os projetos da Providência! Quão remotas são suas tendências! Que rodas existem dentro das rodas; e ainda assim tudo dirigido pelos olhos nas rodas e pelo Espírito da Criatura viva! para o início do item, ou seja. Nº 1.] 5.]

Ele promete cuidar de seu pai e de toda a sua família, durante o resto dos anos de fome

Comentou mais Wesley:  Ele promete cuidar de seu pai e de toda a sua família, durante o resto dos anos de fome. (1.) Ele deseja que seu pai possa rapidamente se alegrar com as notícias de sua vida e honra. Seus irmãos devem apressar-se para Canaã, e informar Jacó que seu filho José era senhor de todo o Egito - Ele sabia que seria um óleo refrescante para sua cabeça envelhecida, e um soberano cordial para seus espíritos. Ele deseja que eles se entreguem e levem consigo para o pai toda a satisfação possível da verdade dessas notícias surpreendentes.

Versículo 12

E eis que os vossos olhos, e os olhos de meu irmão Benjamim, veem

Moisés escreveu:  E eis que os vossos olhos, e os olhos de meu irmão Benjamim, veem, que é a minha boca que vos fala.

Comentou Wesley:  Seus olhos veem que é a minha boca - Se eles pudessem se lembrar, eles poderiam se lembrar de algo de suas feições e fala, e ficar satisfeitos. para (1.) (2.) Ele é muito sincero para que seu pai e toda a sua família venham até ele para o Egito.

Ele atribui sua morada em Gósen, aquela parte do Egito que ficava em direção a Canaã, para que eles pudessem se lembrar do país de onde deveriam sair

Comentou Wesley:  Desça a mim, não demore - Ele atribui sua morada em Gósen, aquela parte do Egito que ficava em direção a Canaã, para que eles pudessem se lembrar do país de onde deveriam sair. Ele promete prover para ele, eu vou nutrir - Nosso Senhor Jesus sendo, como José, exaltado às mais altas honras e poderes do mundo superior, é sua vontade que todos os que são seus estejam com ele onde ele está. Este é o seu mandamento, que estejamos com ele agora na fé, na esperança e na conversa celestial; e esta é a sua promessa, que estaremos com ele para sempre.

Versículo 24

Despediu, pois, seus irmãos, e eles partiram

Moisés escreveu:  Despediu, pois, seus irmãos, e eles partiram, e disse-lhes: Vede que não caiais pelo caminho.

 

Cuide para que você não caia pelo caminho

Wesley escreveu:  Cuide para que você não caia pelo caminho - Ele sabia que eles eram muito propensos a serem briguentos; e o que havia passado recentemente, que reavivou a lembrança do que haviam feito anteriormente contra seu irmão, poderia dar-lhes ocasião para brigar.

Agora, José, tendo perdoado a todos, impõe essa obrigação a eles, de não repreender uns aos outros

Wesley escreveu:  Agora, José, tendo perdoado a todos, impõe essa obrigação a eles, de não repreender uns aos outros. Nosso Senhor Jesus nos deu este encargo, de que nos amemos uns aos outros, que vivamos em paz, de que tudo o que ocorrer, ou quaisquer ocorrências anteriores que sejam lembradas, não caiamos.

Somos irmãos, todos temos um só pai

Pois, 1. Somos irmãos, todos temos um só pai – disse Wesley.

Somos seus irmãos; e envergonhamos, nossa relação com ele, que é nossa paz, se cairmos

2. Somos seus irmãos; e envergonhamos, nossa relação com ele, que é nossa paz, se cairmos – afirmou Wesley.

Somos todos culpados, verdadeiramente culpados, e em vez de brigar uns com os outros

 3. Somos todos culpados, verdadeiramente culpados, e em vez de brigar uns com os outros, temos muitos motivos para brigar com nós mesmos – disse Wesley.

Somos perdoados por Deus, a quem todos ofendemos, e, portanto, devemos estar prontos para perdoar uns aos outros

4. Somos perdoados por Deus, a quem todos ofendemos, e, portanto, devemos estar prontos para perdoar uns aos outros – afirmou Wesley.

Somos, a propósito, um caminho que atravessa a terra do Egito

Wesley escreveu:   5. Somos, a propósito, um caminho que atravessa a terra do Egito, onde temos muitos olhos sobre nós, que buscam ocasião e vantagem contra nós; um caminho que leva a Canaã, onde esperamos estar para sempre em perfeita paz.

Versículo 26

José ainda vive, e é governador de toda a terra do Egito. E o coração de Jacó desfaleceu, porque não lhes acreditou

Moisés escreveu:  e disse-lhe: José ainda vive, e é governador de toda a terra do Egito. E o coração de Jacó desfaleceu, porque não lhes acreditou.

Temos aqui as boas novas trazidas a Jacó

Wesley escreveu:  Temos aqui as boas novas trazidas a Jacó. Quando, sem qualquer preâmbulo, seus filhos entraram chorando, José ainda está vivo. A simples menção do nome de José reavivou sua tristeza, de modo que seu coração desmaiou. Demorou um bom tempo até que ele voltasse a si. Ele estava tão preocupado e com tanto medo do resto deles, que neste momento teria sido alegria o suficiente para ele ouvir que Simeão foi libertado e Benjamim voltou em segurança para casa; pois ele estava pronto para se desesperar em relação a ambos; mas suportar que José está vivo é uma boa notícia demais para ser verdade; ele desmaia, pois não acredita.

Versículo 27

E contaram-lhe todas as palavras que José lhes dissera

E contaram-lhe todas as palavras que José lhes dissera; e, vendo ele os carros que José enviara para o levar, reviveu o espírito de Jacó, seu pai, escreveu Moisés.

Agora Jacó é chamado de Israel, pois ele começa a recuperar seu vigor habitual

Wesley escreveu:  Quando ele viu as carroças, seu espírito reviveu - Agora Jacó é chamado de Israel, pois ele começa a recuperar seu vigor habitual. Agrada-lhe pensar que José está vivo. Ele não diz nada sobre a glória de José, da qual eles lhe falaram; bastava-lhe que José estivesse vivo: agrada-lhe pensar em ir vê-lo|. Embora ele fosse velho e a viagem fosse longa, ele iria ver José, porque os negócios de José não permitiam que ele fosse até ele.

Jacó era velho e não esperava viver muito: mas irei vê-lo antes de morrer

Wesley escreveu:  Observe, Ele irá vê-lo|, não eu irei morar com ele; Jacó era velho e não esperava viver muito: mas irei vê-lo antes de morrer, e então me deixarei partir em paz; deixe meus olhos serem refrescados com essa visão antes de serem fechados, e então é o suficiente, não preciso mais me fazer feliz neste mundo.[7]

 

A família de Jacó se muda para o Egito

Genesis 46

===============================

 

Versículo 1

Partiu, pois, Israel com tudo o que tinha

Escreveu Moisés:  Partiu, pois, Israel com tudo o que tinha, e chegou a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, seu pai.

Wesley disse:  E Israel veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque - Ele escolheu aquele lugar em memória da comunhão que seu pai e avô tinham com Deus naquele lugar.

Na sua devoção, ele tinha olhos para Deus como o Deus de seu pai Isaque, isto é, um Deus em aliança com ele, pois por Isaque a aliança foi imposta a ele

Wesley disse:  Na sua devoção, ele tinha olhos para Deus como o Deus de seu pai Isaque, isto é, um Deus em aliança com ele, pois por Isaque a aliança foi imposta a ele. Ele ofereceu sacrifícios, sacrifícios extraordinários, além daqueles em seus horários estabelecidos. Esses sacrifícios foram oferecidos,

A título de ação de graças pela mudança tardia e abençoada do rosto de sua família

Wesley disse:  1. A título de ação de graças pela mudança tardia e abençoada do rosto de sua família, pelas boas notícias que ele havia recebido a respeito de José e pelas esperanças que ele tinha de vê-lo –

Por meio de petição pela presença de Deus com ele em sua jornada pretendida

Wesley disse:  2. Por meio de petição pela presença de Deus com ele em sua jornada pretendida –

Por meio de consulta

 3. Por meio de consulta. Jacó não continuaria até que pedisse permissão a Deus, Wesley disse:  

Versículo 2

E Deus falou a Israel nas visões da noite

Moisés escreveu:  E Deus falou a Israel nas visões da noite, e disse: Jacó, Jacó. E ele disse: Eis-me aqui.

E Deus falou a Israel nas visões da noite - (Provavelmente na noite seguinte, depois de ter oferecido seus sacrifícios.) Os que desejam manter comunhão com Deus, descobrirão que ela nunca falha do seu lado, afirmou Wesley.

Se falarmos com ele como devemos, ele não deixará de falar conosco

Wesley disse:  Se falarmos com ele como devemos, ele não deixará de falar conosco. Deus o chamou pelo seu nome, pelo seu antigo nome, Jacó, Jacó, para lembrá-lo de sua baixa condição. Jacó, como alguém bem familiarizado com as visões do Todo-Poderoso, responde: Eis-me aqui - pronto para receber ordens. E o que Deus tem a dizer a ele?

Versículo 3

Eu sou Deus, o Deus de teu pai: não temas descer ao Egito

Moisés escreveu:  E ele disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai: não temas descer ao Egito; porque ali farei de ti uma grande nação:

Wesley disse:  Eu sou Deus, o Deus de teu pai - Ou seja, eu sou o que tu me possuis para ser: tu me encontrarás um Deus de sabedoria divina e poder engajado por ti: e tu me encontrarás o Deus de teu pai, fiel à aliança feita com ele. 

Wesley comentou:  Não tema descer ao Egito - Parece que Jacó, após a primeira informação da vida e glória de José no Egito, resolveu sem qualquer hesitação que irei vê-lo, mas pensando bem, ele viu dificuldades nisso –

Ele era velho, 130 anos; Foi uma longa jornada e ele não estava apto para viajar

Wesley disse:  1. Ele era velho, 130 anos; Foi uma longa jornada e ele não estava apto para viajar - 2. Ele temia que seus filhos fossem contaminados com a idolatria do Egito e se esquecessem do Deus de seus pais - 3. Provavelmente ele pensou no que Deus havia dito a Abraão sobre a escravidão e aflição de sua semente - 4. Ele não conseguia pensar em colocar seus ossos no Egito.

Não tema descer ao Egito

Mas quaisquer que fossem seus desânimos, isso foi o suficiente para responder a todos: Não tema descer ao Egito.

Versículo 4

Descerei contigo ao Egito

Descerei contigo ao Egito; e certamente também te farei subir: e José porá a mão sobre os teus olhos, disse Moisés.

Eu descerei contigo para o Egito – Aqueles que vão para onde Deus os envia certamente terão Deus com eles, disse Wesley.

Embora Jacó tenha morrido no Egito, mas esta promessa foi cumprida

Wesley disse:  E eu certamente te farei subir de novo - Embora Jacó tenha morrido no Egito, mas esta promessa foi cumprida, 1. Na criação de seu corpo para ser enterrado em Canaã - 2. Na criação de sua semente para ser estabelecida em Canaã.

Qualquer que seja o vale baixo e escuro para o qual somos chamados, podemos ter certeza de que, se Deus descer conosco, ele certamente nos trará novamente

 Wesley disse:  Qualquer que seja o vale baixo e escuro para o qual somos chamados, podemos ter certeza de que, se Deus descer conosco, ele certamente nos trará novamente. Se ele for conosco até a morte, certamente nos levará de volta à glória.

E José porá a mão sobre os teus olhos

Wesley comentou:  E José porá a mão sobre os teus olhos - Essa é uma promessa de que José viveria enquanto vivesse, que ele deveria estar com ele em sua morte, e fechar os olhos com toda a ternura possível. Provavelmente Jacó, na multidão de seus pensamentos dentro dele, desejava que José pudesse fazer este último ofício de amor por ele; e Deus assim lhe respondeu na letra de seu desejo. Assim, Deus às vezes satisfaz os desejos inocentes de seu povo e torna não apenas sua morte feliz, mas as próprias circunstâncias dela agradáveis.

Versículo 7

Moisés escreveu:  Seus filhos, e os filhos de seus filhos com ele, suas filhas e as filhas de seus filhos, e toda a sua descendência ele trouxe consigo para o Egito.

Temos aqui um relato particular dos nomes da família de Jacó; seus filhos, a maioria dos quais são mencionados posteriormente, como chefes de casas nas várias tribos

Wesley disse:  Toda a sua semente - É provável que eles continuassem a viver juntos em comum com seu pai e, portanto, quando ele foi, todos foram; o que talvez eles estivessem mais dispostos a fazer, porque, embora tivessem ouvido falar que a terra de Canaã lhes foi prometida, até hoje eles não tinham nada dela em posse.

Wesley disse:  Temos aqui um relato particular dos nomes da família de Jacó; seus filhos, a maioria dos quais são mencionados posteriormente, como chefes de casas nas várias tribos. Veja Números 26:5, etc. Issacar chamou seu filho mais velho de Tola, que significa um verme, provavelmente porque quando ele nasceu ele era uma criança fraca, provavelmente não viveria, e ainda assim brotou dele uma prole muito numerosa, 1 Crônicas 7: 2 .

Já se passaram 215 anos desde que Deus havia prometido a Abraão fazer dele uma grande nação

Disse Wesley: O número total dos que desceram ao Egito foi de sessenta e seis, aos quais acrescentam José e seus dois filhos, que estavam lá antes, e o próprio Jacó, o chefe da família, e você tem o número de setenta. Já se passaram 215 anos desde que Deus havia prometido a Abraão fazer dele uma grande nação, Gênesis 12: 2 , e ainda assim aquele ramo de sua semente, no qual a promessa estava implicada, ainda havia aumentado, mas para setenta, do qual este relato particular é mantido, que o poder de Deus em multiplicar esses setenta para uma multidão tão vasta, mesmo no Egito, pode ser o mais ilustre. Quando lhe apraz, o pequenino se tornará mil.

Versículo 30

Deixa-me morrer agora

Moisés escreveu:  E disse Israel a José: Deixa-me morrer agora, visto que vi a tua face, porque ainda vives.

Wesley disse:  Agora deixe-me morrer - Não, mas que era mais desejável viver com Joseph e ver sua honra e utilidade; mas ele teve tanta satisfação neste primeiro encontro, que achou demais desejar ou esperar mais neste mundo.[8]

 

José administra o Egito durante a fome e Jacó abençoa o Faraó

Genesis 47

===============================

 

 

Versículo 3

E disse Faraó a seus irmãos

Moisés escreveu:  E disse Faraó a seus irmãos: Qual é a vossa ocupação? E disseram a Faraó: Teus servos são pastores, tanto nós como nossos pais.

Faraó dá como certo que eles tinham algo para fazer

Wesley disse:  Qual é a sua ocupação? - Faraó dá como certo que eles tinham algo para fazer. Todos os que têm um lugar no mundo devem ter um emprego nele de acordo com sua capacidade, alguma ocupação ou outra. Os que não precisam trabalhar pelo pão, mas precisam ter algo a fazer para mantê-los longe da ociosidade.

Versículo 4

Pois viemos peregrinar na terra; porque os teus servos não têm pasto para os seus rebanhos

Moisés escreveu:  Disseram mais a Faraó: Pois viemos peregrinar na terra; porque os teus servos não têm pasto para os seus rebanhos; porque a fome é grande na terra de Canaã; agora, pois, rogamos-te que habites os teus servos na terra de Gósen.

Não para nos estabelecermos lá para sempre; apenas para permanecer, enquanto a fome prevalecia tanto em Canaã

Wesley disse:  Para permanecer na terra somos cana - Não para nos estabelecermos lá para sempre; apenas para permanecer, enquanto a fome prevalecia tanto em Canaã, que ficava alta, que não era habitável para os pastores, a grama sendo queimada muito mais do que no Egito, que ficava baixo, e onde o milho falhava principalmente, mas havia um bom pasto tolerável.

Versículo 8

Quantos anos tens tu?

Moisés escreveu:  E disse Faraó a Jacó: Quantos anos tens tu?

Wesley comentou:  Quantos anos você tem? - Uma pergunta geralmente feita aos velhos, pois é natural para nós admirar a velhice e reverenciá-la. O semblante de Jacó, sem dúvida, mostrava que ele era velho, pois havia sido um homem de trabalho e tristeza. No Egito, as pessoas não tinham vida tão longa quanto em Canaã, e, portanto, Faraó olha para Jacó com admiração.

Versículo 9

E disse Jacó a Faraó

Relatou Moisés:  E disse Jacó a Faraó: Os dias dos anos da minha peregrinação são cento e trinta anos; poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida, e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais nos dias da sua peregrinação.

Jacó chama sua vida de peregrinação, considerando-se um estranho neste mundo e um viajante em direção a outro

Disse Wesley:  Observe - 1. Jacó chama sua vida de peregrinação, considerando-se um estranho neste mundo e um viajante em direção a outro. Ele se considerava não apenas um peregrino agora que estava no Egito, um país estranho no qual nunca esteve antes, mas sua vida, mesmo na terra de sua natividade, era uma peregrinação –

Ele contou sua vida por dias

Wesley afirmou:  2. Ele contou sua vida por dias; pois mesmo assim é logo contado, e não temos certeza da continuação dele por um dia até o fim, mas pode ser expulso deste tabernáculo com menos de uma hora de aviso –

O caráter que ele dá deles foi

3. O caráter que ele dá deles foi, (1.) Que eram poucos. Embora ele já tivesse vivido 130 anos, eles lhe pareciam apenas alguns dias, em comparação com os dias da eternidade, em que mil anos são apenas um dia; (2.), disse Wesley.

Que eles eram maus

Wesley disse:  Que eles eram maus. Isso é verdade em relação ao homem em geral, Jó 14: 1, ele é de poucos dias e cheio de problemas: a vida de Jacó, em particular, foi feita de dias maus. os dias mais agradáveis de sua vida ainda estavam diante dele. (3.)

A velhice veio mais cedo sobre ele do que sobre alguns de seus ancestrais

Wesley disse:  Que faltavam os dias de seus pais; não tantos, não tão agradáveis quanto seus dias. A velhice veio mais cedo sobre ele do que sobre alguns de seus ancestrais.

Versículo 10

E Jacó abençoou a Faraó

E Jacó abençoou a Faraó, e saiu de diante de Faraó,  Moisés escreveu.

E Jacó abençoou o Faraó - O que não foi apenas um ato de civilidade, mas um ato de piedade; ele orou por ele, como alguém que tem a autoridade de um profeta e patriarca: e a bênção de um patriarca não era algo a ser desprezado, não, não por um príncipe poderoso, afirmou Wesley.

Versículo 21

E quanto ao povo, ele os levou para as cidades

E quanto ao povo, ele os levou para as cidades, de uma extremidade dos termos do Egito até a outra extremidade do Egito, escreveu Moisés.

Wesley disse:  Ele os removeu para as cidades – Ele os transplantou, para mostrar o poder soberano do Faraó sobre eles, e que eles poderiam, com o tempo, esquecer seus títulos de suas terras, e ser mais facilmente reconciliados com sua nova condição de servidão. Por mais difícil que isso pareça ter sido para eles, eles próprios foram sensíveis a isso como uma grande bondade e ficaram gratos por não terem sido usados pior.

Versículo 28

E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos

Moisés escreveu:  E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos; e toda a idade de Jacó foi de cento e quarenta e sete anos.

Wesley disse:  Jacó viveu dezessete anos depois de ter chegado ao Egito, muito além de sua própria expectativa: dezessete anos ele nutriu José, pois era tão velho quando foi vendido dele, e agora, dezessete anos José o alimentou.

Observe como a bondade da Providência ordenou os negócios de Jacó

Observe como a bondade da Providência ordenou os negócios de Jacó; que quando ele era velho, e menos capaz de suportar cuidados e fadiga, ele tinha menos ocasião para isso, sendo bem provido por seu filho sem sua própria previsão, disse Wesley.

Versículo 29

Aproximava-se, pois, o tempo em que Israel havia de morrer

Moisés escreveu:  Aproximava-se, pois, o tempo em que Israel havia de morrer, chamou a José, seu filho, e disse-lhe: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, põe a tua mão debaixo da minha coxa, e trata-me com benevolência e verdade; Não me enterre no Egito;

Ele morreu aos poucos; sua vela não foi apagada, mas gradualmente queimada, de modo que ele viu, a alguma distância, o tempo se aproximando

Wesley disse:  E o tempo se aproximava em que Israel deveria morrer - Israel, que tinha poder sobre o anjo e prevaleceu, mas deve ceder à morte. Ele morreu aos poucos; sua vela não foi apagada, mas gradualmente queimada, de modo que ele viu, a alguma distância, o tempo se aproximando.

porque era a terra da promessa

Wesley disse:  Ele seria sepultado em Canaã, não porque Canaã fosse a terra de seu nascimento, mas na fé, porque era a terra da promessa, que ele desejava assim, por assim dizer, manter a posse até que viesse o tempo em que sua posteridade deveria ser dona dela: e porque era um tipo de céu, aquele país melhor, do qual ele esperava. Quando isso foi feito, Israel se curvou sobre a cabeceira da cama - Adorando a Deus, como é explicado, Hebreus 11:21 , dando graças a Deus por todos os seus favores, e particularmente por isso, que José estava pronto, para colocar a mão sobre seus olhos.

o Deus de suas misericórdias

Concluiu Wesley:  Assim, os que descem ao pó devem, com humilde gratidão, curvar-se diante de Deus, o Deus de suas misericórdias.[9]

===============================

 



[1] https://www.studylight.org/Comentários/eng/wen/genesis-39.html.

[2] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/genesis-40.html

[3]  https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/genesis-41.html.

[4] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/genesis-42.html.

[5] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/genesis-43.html

[6] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/genesis-44.html.

[7] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/genesis-45.html

[8] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/genesis-46.html.

[9] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/genesis-47.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog