Santificação e Vitória

 

Notas explicativas de Wesley sobre o livro de Josué e da guerra contra Ai

 

 

Odilon Massolar Chaves






 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 334

Livros publicados pelo autor: 445

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692 

 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

 

Índice

 

·       Introdução

·       A derrota por causa do pecado e a necessidade de haver santificação

·       A vitória sobre o rei de Ai

 

 

Introdução

 

“Santificação e Vitória” é um livro baseado na guerra de Israel contra Ai, bem como sobre o pecado de Acã.

Uma derrota inesperada e uma ordem para a santificação mudaram o rumo da história de Israel.

Santificação foi a palavra de ordem do Senhor: Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Há uma coisa anátema no meio de ti, ó Israel; não poderás subsistir diante dos teus inimigos, até que tires a coisa anátema do meio de ti.

Comentou Wesley: Santificai-vos - Purifiquem-se dessa contaminação que todos vocês de alguma forma contraíram por este fato amaldiçoado, e preparem-se para comparecer diante do Senhor, esperando a sentença de Deus para a descoberta e punição do pecado, e que a pessoa culpada possa ser despertada e levada a uma confissão livre de sua culpa.

São dois capítulos com os seguintes títulos: A derrota por causa do pecado e a necessidade de haver santificação; A vitória sobre o rei de Ai.

De 22 páginas iniciais, em formato de livro, chegou a 34 páginas, baseado nas notas explicativas de Wesley sobre o livro de Josué.

Um texto que nos leva a refletir sobre o pecado em nosso meio e na comunidade cristã nos dias de hoje.

 

O Autor

 

 

A derrota por causa do pecado e a necessidade de haver santificação

Josué 7

 

Diz a Bíblia: Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão na coisa anátema; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou da coisa anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.

E Aí os derrotou Israel numa batalha.

Ninguém havia entendido porque eles foram derrotados. E Josué rasgou as suas vestes, e prostrou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor, até à tarde, ele e os anciãos de Israel, e pôs pó sobre as suas cabeças, disse o autor do livro de Josué.

Wesley pergunta e responde: Por que Deus puniu toda a sociedade pelo pecado deste homem? Todos eles foram punidos por seus próprios pecados, dos quais cada um tinha uma proporção suficiente (...).

Registrou o autor do livro de Josué sobre o que Deus falou: Israel pecou, e também transgrediu o meu pacto, que lhes ordenei, porque até tomaram da coisa anátema, e também roubaram, e dissimularam, e a puseram até entre os seus próprios bens.

Santificação foi a palavra de ordem do Senhor: Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Há uma coisa anátema no meio de ti, ó Israel; não poderás subsistir diante dos teus inimigos, até que tires a coisa anátema do meio de ti.

Comentou Wesley: Santificai-vos - Purifiquem-se dessa contaminação que todos vocês de alguma forma contraíram por este fato amaldiçoado, e preparem-se para comparecer diante do Senhor, esperando a sentença de Deus para a descoberta e punição do pecado, e que a pessoa culpada possa ser despertada e levada a uma confissão livre de sua culpa.

Acã e toda sua família e bens foram destruídos.

 

Versículo 1

Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão na coisa anátema

O autor de Josué escreveu: Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão na coisa anátema; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou da coisa anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.

João Wesley comentou: Os filhos de Israel - Ou seja, um deles, por uma figura muito usual, como Mateus 26: 8 , onde isso é atribuído aos discípulos, que pertenciam apenas a Judas, João 12: 4 .

Ou seja, em tomar alguns dos bens proibidos e amaldiçoados

João Wesley comentou:

Coisa amaldiçoada - Ou seja, em tomar alguns dos bens proibidos e amaldiçoados.

Zabdi – Chamado também de Zinri, 1 Crônicas 2:6.

devemos permitir que Acã seja, agora um homem velho

João Wesley disse: Zerá - Ou, Zara, que era filho imediato de Judá, Gênesis 38:30, que foi com Judá para o Egito: e assim, para o preenchimento dos 256 anos que deveriam vir entre isso e este tempo, devemos permitir que Acã seja, agora um homem velho, e seus três ancestrais tenham gerado cada um seu filho com cerca de sessenta anos de idade; o que naquela época não era incrível nem incomum.

Por que Deus puniu toda a sociedade pelo pecado deste homem?

João Wesley comentou: Contra os filhos de Israel - Por que Deus puniu toda a sociedade pelo pecado deste homem? Todos eles foram punidos por seus próprios pecados, dos quais cada um tinha uma proporção suficiente;

Deus aproveitou esta ocasião para infligir o castigo à sociedade, em parte porque vários deles poderiam ser culpados desse pecado

mas Deus aproveitou esta ocasião para infligir o castigo à sociedade, em parte porque vários deles poderiam ser culpados desse pecado, seja cobiçando o que ele realmente fez, ou ocultando sua culpa, que é provável que não pudesse ser desconhecida para os outros; ou por não lamentar por isso e se esforçar para se livrar dele: em parte para tornar o pecado mais odioso; como sendo a causa de tais julgamentos terríveis:

e em parte para obrigar todos os membros de cada sociedade a serem mais circunspectos ao ordenar suas próprias ações

 e em parte para obrigar todos os membros de cada sociedade a serem mais circunspectos ao ordenar suas próprias ações e mais diligentes para evitar os abortos de seus irmãos, o que é um grande benefício para eles e para toda a sociedade, disse Wesley.

Versículo 2

Eles não deveriam ir para a cidade de Ai

O autor de Josué escreveu: E Josué enviou homens de Jericó a Ai, que está junto a Bete-Aven, ao oriente de Betel, e falou-lhes, dizendo: Subi, e vede a terra. E os homens subiram e viram Ai.

Para Ai - Eles não deveriam ir para a cidade de Ai, mas para o país pertencente a ela, para entender o estado do lugar; e as pessoas.

Versículo 3

Não suba todo o povo

O autor de Josué registrou: E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; mas que cerca de dois ou três mil homens subam e ferram Ai; e não faça todo o povo trabalhar lá; pois eles são poucos.

a derrota destes causou uma consternação tão grande em Josué

João Wesley comentou: Suba - O que foi feito pelo sábio artifício da providência divina, para que seu pecado pudesse ser punido, e eles despertaram e se reformaram com o mínimo de dano e reprovação, como poderia ser: pois se a derrota destes causou uma consternação tão grande em Josué, é fácil adivinhar o pavor que teria causado no povo se um exército tivesse sido derrotado.

Versículo 4

Subiram, pois, para lá do povo, cerca de três mil homens, os quais fugiram de diante dos homens de Ai, escreveu o autor do livro de Josué.

Eles fugiram

Disse Wesley: Eles fugiram - Não tendo coragem de dar um golpe, o que era uma evidência clara de que Deus havia abandonado então; e uma instrução útil, para mostrar-lhes o que eram quando Deus os deixou: e que foi Deus, não seu próprio valor, que entregou os cananeus em suas mãos.

Versículo 5

E os homens de Ai feriram deles cerca de trinta e seis homens

Escreveu o autor do livro de Josué: E os homens de Ai feriram deles cerca de trinta e seis homens, porque os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; pelo que o coração do povo se derreteu, e tornou-se como água.

pela qual Israel foi despertado e reformado

João Wesley comentou:

Cerca de trinta e seis homens - Uma vitória querida para eles, pela qual Israel foi despertado e reformado, e eles endureceram para sua própria ruína.

A descida - Pelo que parece que era um caminho em declive para Jericó, que estava mais perto do Jordão.

Como água - Macia e fraca, e cheia de flutuação e tremor.

 

E Josué rasgou as suas vestes, e prostrou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor

Versículo 6

Escreveu o autor do livro de Josué: E Josué rasgou as suas vestes, e prostrou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor, até à tarde, ele e os anciãos de Israel, e pôs pó sobre as suas cabeças.

Rasgue suas roupas - Em testemunho de grande tristeza, pela perda sentida, o consequente mal temido, e o pecado que ele suspeitava, afirmou Wesley.

profunda humilhação e súplica fervorosa

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Seu rosto - Em profunda humilhação e súplica fervorosa.

Até a maré boa - Continuando o dia inteiro em jejum e oração.

Coloque poeira sobre suas cabeças - Como era habitual em caso de tristeza e espanto.

Versículo 7

Ai, ó Senhor Deus, por que trouxeste este povo para o outro lado do Jordão

Escreveu o autor do livro de Josué: E disse Josué: Ai, ó Senhor Deus, por que trouxeste este povo para o outro lado do Jordão, para nos entregar nas mãos dos amorreus, para nos destruir? Oxalá tivéssemos ficado contentes e morássemos do outro lado do Jordão!

mas favor da enfermidade humana, e ficam aquém daquela reverência e modéstia e submissão, que ele devia a Deus

Disse Wesley: Sobre o Jordão - Esta e a seguinte cláusula, embora bem intencionada, mas favor da enfermidade humana, e ficam aquém daquela reverência e modéstia e submissão, que ele devia a Deus; e são mencionados como exemplos de que os homens santos de Deus estavam sujeitos a paixões e enfermidades semelhantes às de

Versículo 8

Ó Senhor, o que direi

Ó Senhor, o que direi, quando Israel virar as costas diante de seus inimigos!, escreveu o autor do livro de Josué:

Comentou Wesley nos itens abaixo:

O que devo dizer - Em resposta às censuras de nossos inimigos insultuosos.

Quando Israel – o povo de Deus, que ele escolheu de todas as nações para si.

Versículo 9

Porque os cananeus e todos os moradores da terra ouvirão falar disso, e nos cercarão, e exterminarão da terra

Escreveu o autor do livro de Josué: Porque os cananeus e todos os moradores da terra ouvirão falar disso, e nos cercarão, e exterminarão da terra o nosso nome; e que farás ao teu grande nome?

E aconteça o que acontecer, devemos orar, para que isso não seja poluído

Comentou Wesley: Teu grande nome - Que nesta ocasião será blasfemado e acusado de inconstância, e de incapacidade de resistir a eles, ou de fazer ao teu povo o bem que tu os destinaste. O nome de Deus é um grande nome, acima de todo nome. E aconteça o que acontecer, devemos orar, para que isso não seja poluído. Esta deve ser a nossa preocupação mais do que qualquer outra coisa: nisso devemos fixar nossos olhos: e não podemos insistir em um apelo melhor do que este:

Senhor, o que farás pelo teu grande nome?

Senhor, o que farás pelo teu grande nome? Que Deus seja glorificado em todos e, em seguida, acolha toda a sua vontade!

Versículo 10

Por que você está assim sobre o seu rosto?

Escreveu o autor do livro de Josué: E disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que você está assim sobre o seu rosto?

Sobre o teu rosto - Este negócio não deve ser feito por súplica inativa, mas por esforços vigorosos para a reformam disse Wesley.

Versículo 11

Israel pecou, e também transgrediu o meu pacto

Registrou o autor do livro de Josué: Israel pecou, e também transgrediu o meu pacto, que lhes ordenei, porque até tomaram da coisa anátema, e também roubaram, e dissimularam, e a puseram até entre os seus próprios bens.

Israel - Alguns ou um deles, disse Wesley.

Ou seja, quebrou as condições da minha aliança que eles prometeram cumprir

Comentou Wesley:

Transgrediu a minha aliança - Ou seja, quebrou as condições da minha aliança que eles prometeram cumprir, do qual este era um, não se intrometer com a coisa amaldiçoada.

Roubado - Ou seja, tomou a minha parte que eu tinha reservado, Josué 6:19, disse Wesley.

Possivelmente Acã poderia ser suspeito

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Dissimulado - Cobriu o fato com profunda dissimulação. Possivelmente Acã poderia ser suspeito e, sendo acusado, negou.

Entre suas próprias coisas - Converteu-o para seu próprio uso e acrescentou obstinação ao crime.

Versículo 12

Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir diante dos seus inimigos

Escreveu o autor do livro de Josué: Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir diante dos seus inimigos, mas viraram as costas diante dos seus inimigos, porque eram amaldiçoados; e eu não estarei mais convosco, se não destruirdes os anáditos do meio de vós.

Eles se colocaram fora da minha proteção

Foram amaldiçoados - Eles se colocaram fora da minha proteção e, portanto, estão sujeitos à mesma destruição que pertence a este povo amaldiçoado, afirmou Wesley.

Versículo 13

Levanta-te, santifica o povo transgrediu o meu pacto

Escreveu o autor do livro de Josué: Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Há uma coisa anátema no meio de ti, ó Israel; não poderás subsistir diante dos teus inimigos, até que tires a coisa anátema do meio de ti.

Purifiquem-se dessa contaminação que todos vocês de alguma forma contraíram por este fato amaldiçoado

Comentou Wesley: Santificai-vos - Purifiquem-se dessa contaminação que todos vocês de alguma forma contraíram por este fato amaldiçoado, e preparem-se para comparecer diante do Senhor, esperando a sentença de Deus para a descoberta e punição do pecado, e que a pessoa culpada possa ser despertada e levada a uma confissão livre de sua culpa.

E é maravilhoso que Acã não tenha reconhecido seu crime nesta ocasião

Comentou Wesley: E é maravilhoso que Acã não tenha reconhecido seu crime nesta ocasião; mas isso deve ser imputado ao poder do pecado que endurece o coração, que faz com que os homens piorem cada vez mais; ao seu orgulho, relutante em tomar para si a vergonha de uma ação tão perniciosa e infame; e à sua vã presunção, pela qual ele poderia pensar que outros eram culpados tão bem quanto ele, e alguns deles poderiam ser levados, e ele escaparia.

Versículo 14freestar

e a casa que o Senhor tomar virá homem por homem

Escreveu o autor do livro de Josué: Pela manhã, pois, sereis trazidos segundo as vossas tribos, e será que a tribo que o Senhor tomar virá segundo as suas famílias; e a família que o Senhor tomar virá por famílias; e a casa que o Senhor tomar virá homem por homem.

Afirmou Wesley: O Senhor toma - Que será declarado culpado pela sorte, que é disposto pelo Senhor, Provérbios 16:33, e que era para ser lançado na presença do Senhor diante da arca. De tal uso de sortes, veja 1 Samuel 14:41,42; Jonas 1:7Atos 1:26.

Versículo 15

E será que aquele que for apanhado com o anátema, será queimado no fogo

E será que aquele que for apanhado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo o que tem, porquanto transgrediu o pacto do Senhor, e porque cometeu estultícia em Israel, disse o autor do livro de Josué.

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Será queimado com fogo - Como as pessoas e as coisas amaldiçoadas deveriam ser.

Seus filhos e bens

Tudo o que ele tem – Seus filhos e bens, como é observado, versículo 24, de acordo com a lei, Dt 13:16.

Assim, o pecado é frequentemente chamado

Loucura forjada - Assim, o pecado é frequentemente chamado nas escrituras, em oposição à opinião ociosa dos pecadores, que comumente estimam que seja sua sabedoria.

Era um sacrilégio, estava invadindo os direitos de Deus

Afirmou Wesley: Em Israel - Ou seja, entre a igreja e o povo de Deus que tinha leis tão excelentes para dirigi-los, e um Deus tão suficiente e gracioso para prover para eles, sem tais práticas indignas. Era um sacrilégio, estava invadindo os direitos de Deus e convertendo em um uso privado o que era dedicado à sua glória, que deveria ser severamente punido, como um aviso a todas as pessoas em todas as épocas, para que prestem atenção em como roubam a Deus.

Versículo 17

E trouxe a família de Judá

Escreveu o autor do livro de Josué: E trouxe a família de Judá; e tomou a família dos zaraítas, e trouxe a família dos zaraítas, homem por homem; e Zabdi foi levado:

A família - Ou, 1. a tribo ou povo, como a palavra família às vezes significa, ou, 2. as famílias, como versículo 14, o número singular para o plural, o chefe de cada uma de suas cinco famílias, Números 26: 20-21, disse Wesley.

mas cada chefe das várias casas

Comentou Wesley: Homem por homem – Não cada pessoa individual, como é evidente em Josué 7:18, mas cada chefe das várias casas, ou famílias menores daquela família maior dos zaritas, dos quais ver 1 Crônicas 2:6.

Versículo 19

E disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor

Escreveu o autor do livro de Josué: E disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor, Deus de Israel, e faze-lhe confissão; e diga-me agora o que você fez; não o esconda de mim.

Comentou Wesley: Meu filho - Então ele o chama, para mostrar, que esta severa inquisição e sentença não procedeu de qualquer ódio à sua pessoa, que ele amava como um pai faz com seu filho, e como um príncipe deve fazer cada um de seus súditos.

Como tu o desonras muito

Comentou Wesley nos itens abaixo:

O Senhor Deus de Israel - Como tu o desonras muito, agora toma a culpa para ti mesmo, e atribui a Deus a glória de sua onisciência em conhecer o teu pecado, de sua justiça em puni-lo em ti, e outros por tua causa; de sua onipotência, que foi obstruída por ti;

tudo o que agora será evidente pelo teu pecado confessado e punido

e de sua bondade e fidelidade ao seu povo, que foi eclipsada por sua maldade; tudo o que agora será evidente pelo teu pecado confessado e punido.

Versículo 20

Eis que pequei contra o Senhor, Deus de Israel

E Acã respondeu a Josué, e disse: Eis que pequei contra o Senhor, Deus de Israel, e assim e assim fiz; escreveu o autor do livro de Josué:

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Na verdade, eu pequei - Ele parece fazer uma confissão sincera e ingênua, e carrega seu pecado com todos os agravamentos justos.

Contra o Senhor - Contra o seu comando expresso e atributos gloriosos.

O verdadeiro Deus, que escolheu a mim e a todo o Israel para ser o povo

Deus de Israel - O verdadeiro Deus, que escolheu a mim e a todo o Israel para ser o povo de seu amor e cuidado peculiares.

Versículo 21

cobicei-os e os tomei

Escreveu o autor do livro de Josué: Quando vi entre os despojos uma bela vestimenta babilônica, duzentos siclos de prata e uma cunha de ouro do peso de cinquenta siclos, cobicei-os e os tomei; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo dela.

Ele descreve com precisão o progresso de seu pecado

A firmou Wesley: Quando eu vi - Ele descreve com precisão o progresso de seu pecado, que começou em seus olhos, que ele permitiu olhar para eles, que inflamou seu desejo, e o fez cobiçá-los; e esse desejo o fez pegá-los; e tendo tomado, resolva mantê-los; e para esse fim escondê-los em sua tenda.

Vestuário babilônico - Que foram compostos com grande arte com diversas cores, e de grande valor, como aparece tanto nas escrituras quanto nos autores pagãos, disse Wesley.

Duzentos siclos

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Duzentos siclos - A saber, em peso, não em moeda; pois ainda recebiam e pagavam dinheiro por peso.

A prata sob ele - Ou seja, sob a vestimenta babilônica; coberto com ele, ou embrulhado nele.

Versículo 22

Então Josué enviou mensageiros

Então Josué enviou mensageiros, e eles correram para a tenda; e eis que estava escondido na sua tenda, e a prata debaixo dela, escreveu o autor do livro de Josué.

Mensageiros enviados - Que a verdade de sua confissão pode ser inquestionável, que alguns, talvez, poderia pensar que foi forçado a partir dele, afirmou Wesley.

que nenhum dos parentes de Acã pudesse chegar lá antes deles e tirar as coisas

Comentou Wesley nos itens abaixo:

E eles correram - Em parte desejando libertar a si mesmos e a todas as pessoas da maldição sob a qual estavam; e em parte para que nenhum dos parentes de Acã pudesse chegar lá antes deles e tirar as coisas.

Estava escondido – Isto é, a parcela das coisas mencionadas, versículo 21,24. 

Versículo 23

e os trouxeram a Josué

E tiraram-nos do meio da tenda, e os trouxeram a Josué, e a todos os filhos de Israel, e os puseram perante o Senhor, escreveu o autor do livro de Josué.

Diante do Senhor - Onde Josué e os anciãos continuaram ainda em sua assembleia esperando pela questão, disse Wesley..

Versículo 24

e os levaram ao vale de Acor

Escreveu o autor do livro de Josué: E Josué, e todo o Israel com ele, tomaram Acã, filho de Zerá, e a prata, e a veste, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo o que tinha; e os levaram ao vale de Acor.

Sua morte era uma dívida que eles tinham com seus próprios pecados

Comentou Wesley: Seus filhos e suas filhas - Sua morte era uma dívida que eles tinham com seus próprios pecados, que Deus pode exigir quando quiser; e ele não poderia aceitar em circunstâncias mais honrosas do que essas, que a morte de muito poucos no início de um novo império e de seu assentamento na terra pudesse ser útil para evitar a morte de muitos milhares que foram avisados por este exemplo terrível, que, se o temor de Deus não o fizesse, no entanto, o amor por si mesmo e pela vida de seus queridos filhos impediria tais práticas perniciosas.

E é muito provável que eles estivessem conscientes do fato, como afirmam os médicos judeus

Wesley comentou: E é muito provável que eles estivessem conscientes do fato, como afirmam os médicos judeus. Se for fingido que alguns deles eram bebês; o texto não diz isso, mas apenas os chama de filhos e filhas. E considerando que Acã era um homem velho, como é mais provável, porque ele era a quinta pessoa de Judá, parece mais provável que as crianças estivessem crescidas e, portanto, capazes de saber, ocultar ou descobrir esse fato.

estrela livrepossamos aprender a natureza contagiosa do pecado

Comentou Wesley: Seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas - Que, embora não sejam capazes de pecar, nem de punição, propriamente ditos, ainda assim como foram feitos para o uso do homem, então eles são corretamente destruídos para o bem do homem; e sendo mortos diariamente para nosso alimento corporal,

sua culpa deve ser indescritivelmente maior e, portanto, seus sofrimentos mais severos e terríveis

Comentou mais Wesley: não pode parecer estranho matá-los para a instrução de nossas mentes, para que assim possamos aprender a natureza contagiosa do pecado, que envolve criaturas inocentes em suas pragas; e quantas punições mais severas são reservadas para o homem, que tendo uma lei dada a ele, e aquele excelente dom da razão e da vontade de impedi-lo de suas transgressões, sua culpa deve ser indescritivelmente maior e, portanto, seus sofrimentos mais severos e terríveis. Além disso, por essa enumeração, parece que ele não tinha nenhuma cor de necessidade para induzi-lo a esse fato.

Versículo 25

E queimou-o com fogo; o que é facilmente entendido tanto pelas palavras a seguir quanto pelo mandamento de Deus para fazê-lo

Escreveu o autor do livro de Josué: E disse Josué: Por que nos perturbaste? o Senhor te perturbará hoje. E todo o Israel o apedrejou, e os queimou a fogo, depois de os terem apedrejado.

Comentou Wesley: Com pedras - E queimou-o com fogo; o que é facilmente entendido tanto pelas palavras a seguir quanto pelo mandamento de Deus para fazê-lo. Eles foram apedrejados (que era a punição de tais infratores, Levítico 24:14Números 15:35) e não queimados até a morte; mas Deus queria que suas carcaças mortas fossem queimadas para mostrar sua maior aversão a essas pessoas que irrompem em pecados de tal escândalo público e travessuras.

Versículo 26

Então o Senhor se desviou do ardor da sua ira

Registrou o autor do livro de Josué: E levantaram sobre ele um grande montão de pedras até o dia de hoje. Então o Senhor se desviou do ardor da sua ira. Por isso se chamou o nome daquele lugar: Vale de Acor, até o dia de hoje.

Como um monumento do pecado e julgamento aqui mencionado

Um grande monte de pedras - Como um monumento do pecado e julgamento aqui mencionado, para que outros possam ser avisados pelo exemplo; e como uma marca de infâmia, como Josué 8:292 Samuel 18:17, disse Wesley.

O vale de Acor - Ou, o vale do problema, do duplo problema expresso, Josué 7:25,[1] disse Wesley.

 

 

A vitória sobre o rei de Ai

Josué 8

Após a eliminação do mal e a santificação, o Senhor trouxe ânimo a Josué e lhe prometeu vitória sobre Ai: E disse o Senhor a Josué: Não temas, nem te espantes; toma contigo todo o povo de guerra, e levanta-te, sobe a Ai; eis que entreguei na tua mão o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra;

O Senhor disse a Josué: Estende a lança que está na tua mão para Ai; porque eu o entregarei na tua mão. E Josué estendeu a lança que tinha na mão para a cidade.

Comentou Wesley: Estique a lança - Isso foi, também, 1. por um sinal para seu anfitrião presente com ele, para parar sua fuga e enfrentar os perseguidores: ou, 2. por um sinal para os mentirosos à espreita, ou, 3. como um sinal da presença e assistência de Deus com eles, e de sua vitória.

Escreveu o autor do livro de Josué sobre as palavras do Senhor: E farás a Ai e ao seu rei como fizeste a Jericó e ao seu rei: somente o seu despojo e o seu gado tomareis por presa para vós; armai uma emboscada para a cidade que está detrás dela.

E Josué obteve vitória sobre rei e tomou Ai.

Então Josué edificou um altar ao Senhor, Deus de Israel, no monte Ebal e escreveu ali sobre as pedras uma cópia da lei de Moisés, que escreveu na presença dos filhos de Israel.

 

Versículo 1

e levanta-te, sobe a Ai

Escreveu o autor do livro de Josué: E disse o Senhor a Josué: Não temas, nem te espantes; toma contigo todo o povo de guerra, e levanta-te, sobe a Ai; eis que entreguei na tua mão o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra;

Para que todos eles possam ser participantes deste primeiro despojo e, assim, encorajados a prosseguir em seu trabalho

Disse Wesley: Tome todas as pessoas - Para que todos eles possam ser participantes deste primeiro despojo e, assim, encorajados a prosseguir em seu trabalho. A multidão fraca de fato não deveria ir, porque poderia tê-los impedido no seguinte estratagema; e era justo que os militares que correm os maiores riscos tivessem precedência nos despojos.

Versículo 2

E farás a Ai e ao seu rei como fizeste a Jericó e ao seu rei

Escreveu o autor do livro de Josué sobre as palavras do Senhor: E farás a Ai e ao seu rei como fizeste a Jericó e ao seu rei: somente o seu despojo e o seu gado tomareis por presa para vós; armai uma emboscada para a cidade que está detrás dela.

Para Ai - Ou seja, a cidade e o povo de Ai, explicou Wesley..

Isso foi ordenado para castigar sua última insolência e os triunfos e blasfêmias

Disse Wesley: Para Jericó e seu rei - Ou seja, superá-los e destruí-los. Isso foi ordenado para castigar sua última insolência e os triunfos e blasfêmias que, sem dúvida, seu sucesso havia produzido: e para reviver o pavor e o terror que haviam sido impressos sobre os cananeus pela ruína de Jericó, e foram muito diminuídos pelo sucesso tardio de Ai.

Versículo 3

Levantou-se, pois, Josué, e todo o povo de guerra

Levantou-se, pois, Josué, e todo o povo de guerra, para subirem contra Ai; e escolheu Josué trinta mil valentes, e os despediu de noite, escreveu o autor de Josué.

que os trinta mil aqui seguintes deveriam ser selecionados para o empreendimento

Comentou Wesley: Para ir contra Ai - Ou seja, considerar sobre esta expedição; não como se todas as pessoas de guerra realmente subissem, o que era desnecessário e oneroso: mas parece ter sido resolvido por Josué e todo o conselho de guerra, que os trinta mil aqui seguintes deveriam ser selecionados para o empreendimento. Ou, 1, os trinta mil agora mencionados; ou, 2. parte deles; ou seja, aqueles que estavam à espreita; e estes eram apenas cinco mil homens, como é expresso, versículo - 12.

Versículo 4

Eis que estareis de emboscada contra a cidade

Escreveu o autor do livro de Josué: E ordenou-lhes, dizendo: Eis que estareis de emboscada contra a cidade, atrás da cidade; não vos afasteis muito da cidade, mas estai todos preparados.

há apenas dois partidos envolvidos na tomada de Ai

Disse Wesley: Eles - O mesmo partido falado pela última vez, mesmo os cinco mil mencionados versículo 12, há apenas dois partidos envolvidos na tomada de Ai, e apenas uma emboscada, como aparece claramente comparando o versículo 9, com o versículo 12, que fala apenas de cinco mil, que são justamente supostos ser uma parte dos trinta mil nomeados, versículo - 3.

Versículo 5

E eu, e todo o povo que está comigo, chegaremos à cidade

Escreveu o autor do livro de Josué: E eu, e todo o povo que está comigo, chegaremos à cidade, e acontecerá que, quando saírem ao nosso encontro, como dantes, fugiremos diante deles,

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Isso é - Ou, isso será: pois no momento ele os mandou embora, versículo 9, mas na manhã seguinte seguiu, e se juntou a eles, versículo 10,11.

eu e os vinte e cinco mil comigo

Que nós - eu e os vinte e cinco mil comigo.

Versículo 9

mas Josué passou aquela noite no meio do povo

O autor do livro de Josué registrou: Josué, pois, os enviou, e foram emboscar-se, e ficaram entre Betel e Ai, ao ocidente de Ai; mas Josué passou aquela noite no meio do povo.

Disse Wesley:

Enviou-os - A mesma parte.

Entre o povo - Heb. esse povo, o povo da guerra, como são chamados, versículo 11, isto é, o corpo principal do exército consistindo de trinta mil.

Versículo 10

E Josué se levantou de madrugada

O autor do livro de Josué registrou: E Josué se levantou de madrugada, e contou o povo, e subiu, ele e os anciãos de Israel, adiante do povo, a Ai.

Comentou Wesley: O povo - Heb. esse povo, não todo o povo de Israel; o que era desnecessário e exigia mais tempo do que agora poderia ser poupado; mas o resto daquele exército de trinta mil, dos quais cinco mil foram mandados embora;

aproveitando a noite e o plano de armar uma emboscada

Comentou  ainda Wesley: o restante é contado, para ver se alguns deles não se retiraram, aproveitando a noite e o plano de armar uma emboscada; e para que fosse evidente que esse trabalho foi feito sem qualquer perda de homens, por meio do qual eles poderiam ser encorajados a confiar em Deus e a prosseguir resolutamente em seu trabalho.

foram com Josué e com o exército

Comentou Wesley: Os anciãos de Israel - Os principais magistrados e governantes de Israel sob Josué; e estes, suponho, foram com Josué e com o exército, para cuidar para que o gado e o despojo da cidade, que foi dado por Deus a todo o Israel como presa, versículos 2,27, pudessem ser justa e igualmente divididos entre aqueles que foram para a batalha e o resto do povo.

Verse 11

e acampou-se ao norte de Ai

O autor do livro de Josué registrou: E todo o povo, até mesmo o povo de guerra que estava com ele, subiu, e se aproximou, e chegou diante da cidade, e acampou-se ao norte de Ai; agora havia um vale entre eles e Ai.

Que estavam com ele – Ou seja, os trinta mil mencionados, versículo 3, ou a maioria deles, explicou Wesley.

Versículo 12

E tomou cerca de cinco mil homens

E tomou cerca de cinco mil homens, e os pôs de emboscada entre Betel e Ai, ao ocidente da cidade, o autor do livro de Josué registrou.

Comentou Wesley: E ele tomou - Ou melhor, mas ele tinha tomado, ou seja, do referido número de trinta mil, pois isso é adicionado por meio de recapitulação e explicação mais aprofundada do que é dito em geral, versículo - 9.

Josué foi naquela noite para o meio do vale

Versículo 13

O autor do livro de Josué registrou: E, havendo posto o povo, todo o exército que estava ao norte da cidade, e os seus aldeadas ao ocidente da cidade, Josué foi naquela noite para o meio do vale.

acompanhado com uma pequena parte do exército

Comentou Wesley: Josué foi – Ou seja, acompanhado com uma pequena parte do exército agora mencionado, isto é, muito cedo pela manhã, quando ainda estava escuro, como é dito em um caso semelhante, Jo 20:1, de onde é aqui chamado de noite, embora fosse de manhã cedo, como é dito, Js 8:10, pois parece mais provável, que tudo foi feito no espaço de uma noite, e dessa maneira; Josué manda a emboscada de noite, versículo 3, e se hospeda naquela noite com vinte e cinco mil homens, versículo 9, não muito longe da cidade.

e quando o dia amanhece ele é descoberto pelo rei e pelo povo de Ai

Disse mais Wesley: Mas não podendo ou querendo dormir a noite toda, ele se levanta muito cedo, versículo 10, e conta seus homens, o que com a ajuda dos vários oficiais foi feito em silêncio, e assim imediatamente os leva para Ai; e enquanto ainda estava anoitecendo ou noite, ele vai para o meio do vale, versículo 13, e quando o dia amanhece ele é descoberto pelo rei e pelo povo de Ai, que então se levantaram cedo para lutar com eles, versículo - 14.

O vale – Que estava perto da cidade, para atraí-los, afirmou Wesley.

Versículo 14

mas ele não sabia que havia mentirosos em emboscada contra ele atrás da cidade

O autor do livro de Josué registrou: Quando o rei de Ai viu isso, eles se apressaram e se levantaram de madrugada, e os homens da cidade saíram contra Israel para a batalha, ele e todo o seu povo, no tempo determinado, diante da planície; mas ele não sabia que havia mentirosos em emboscada contra ele atrás da cidade.

Comentou Wesley: Seu povo - Ou seja, todos os seus homens de guerra, para o resto foram deixados em Ai, versículo - 16.

o povo de Ai, e de Betel também, que eram seus confederados

Comentou Wesley: Em um tempo designado - Em uma certa hora acordada entre o rei e o povo de Ai, e de Betel também, que eram seus confederados neste empreendimento, como pode parecer a partir do versículo - 17. Possivelmente, eles poderiam designar a mesma hora do dia em que lutaram contra Israel com bom sucesso, considerando-a uma hora de sorte.

vale em que os israelitas estavam

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Antes da planície - Ou seja, em direção ou à vista daquela planície ou vale em que os israelitas estavam, para que eles pudessem se colocar em ordem de batalha.

Contra ele - O sucesso anterior o tornou seguro, como é comum em tais casos; Deus também cegando sua mente e apaixonando-o, como ele costuma fazer com aqueles a quem pretende destruir.

Versículo 15

e fugiram pelo caminho do deserto

E Josué e todo o Israel fizeram como que açoitados diante deles, e fugiram pelo caminho do deserto, o autor do livro de Josué escreveu.

por medo de um segundo golpe

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Feito como se eles fossem espancados - Ou seja, fugiu deles, por assim dizer, por medo de um segundo golpe.

O deserto - Que ficava entre Ai e Jericó, para onde eles agora pareciam fugir.

Versículo 16

E todo o povo que estava em Ai foi convocado para persegui-los

O autor do livro de Josué registrou: E todo o povo que estava em Ai foi convocado para persegui-los, e perseguiram a Josué, e foram arrastados para longe da cidade.

todos os que eram capazes de portar armas

Comentou Wesley: Todas as pessoas - Ou seja, todos os que eram capazes de portar armas, pois velhos e crianças eram inaptos para a perseguição ou luta; e que eles ainda foram deixados, pode parecer dos versículos 24,25.

Versículo 17

E não ficou um só homem em Ai ou Betel

E não ficou um só homem em Ai ou Betel que não saísse após Israel; e deixaram a cidade aberta, e perseguiram a Israel, o autor do livro de Josué registrou.

Não um homem - Ou seja, apto para a guerra, disse Wesley.

todos os seus homens de guerra se juntam aos de Ai na perseguição

Betel - Que, sendo uma cidade vizinha, e encorajada pelo sucesso anterior, enviou algumas forças para ajudá-los; e agora, após o aviso enviado a eles da fuga de seus inimigos comuns, ou mediante algum outro sinal dado, todos os seus homens de guerra se juntam aos de Ai na perseguição.

Versículo 18

Estende a lança que está na tua mão para Ai

O autor do livro de Josué registrou: E disse o Senhor a Josué: Estende a lança que está na tua mão para Ai; porque eu o entregarei na tua mão. E Josué estendeu a lança que tinha na mão para a cidade.

como um sinal da presença e assistência de Deus com eles, e de sua vitória

Comentou Wesley: Estique a lança - Isso foi, também, 1. por um sinal para seu anfitrião presente com ele, para parar sua fuga e enfrentar os perseguidores: ou, 2. por um sinal para os mentirosos à espreita, ou, 3. como um sinal da presença e assistência de Deus com eles, e de sua vitória.

Versículo 19freestar

e eles correram logo que ele estendeu a mão

O autor do livro de Josué registrou: E a emboscada se levantou rapidamente do seu lugar, e eles correram logo que ele estendeu a mão; e entraram na cidade, e a tomaram, e apressaram-se a incendiar a cidade.

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Comentou Wesley: Incendeie a cidade - Nem tudo, como aparece no versículo 28, e porque então eles perderam aquela presa que Deus lhes permitiu; mas parte dela, o suficiente para levantar uma fumaça e avisar seus irmãos de seu sucesso.

Versículo 21

e que a fumaça da cidade subia

Vendo, pois, Josué e todo o Israel que a emboscada tomara a cidade, e que a fumaça da cidade subia, voltaram-se e mataram os homens de Ai, o autor do livro de Josué registrou:

Todo o Israel – Ou seja, todos os israelitas presentes, disse Wesley.

Versículo 22

que nenhum deles ficou nem escapou

Em Josué está registrado: E o outro saiu da cidade contra eles; e estavam no meio de Israel, uns de um lado, e outros do outro, e os feriram, de modo que nenhum deles ficou nem escapou.

Explicou Wesley: O outro - Aqueles que estavam em emboscada.

Versículo 23

E tomaram vivo o rei de Ai

E tomaram vivo o rei de Ai, e o levaram a Josué.

Explicou Wesley: Levou vivo - Reservando-o para uma punição mais ignominiosa.

Versículo 24

 todos os israelitas voltaram a Ai

Em Josué está registrado: E sucedeu que, acabando Israel de matar todos os habitantes de Ai no campo, no deserto em que os perseguiam, e caindo todos ao fio da espada, até serem consumidos, todos os israelitas voltaram a Ai, e o feriram ao fio da espada.

Explicou Wesley: Feriu-o - Ou seja, os habitantes dele, os homens, que através da idade ou enfermidade eram impróprios para a guerra, e as mulheres, versículo - 25.

Versículo 25

foram doze mil

Em Josué está registrado: E sucedeu que todos os que caíram naquele dia, tanto homens como mulheres, foram doze mil, todos os homens de Ai.

Explicou Wesley: De Ai - Não estritamente, mas em grande parte assim chamado, que estavam agora em Ai, ou como habitantes constantes e estabelecidos, ou como peregrinos e como aqueles que vieram a eles para ajudá-los.

Versículo 26

Josué não retirou a mão, com que estendeu a lança, até que destruiu totalmente

Em Josué está registrado: Pois Josué não retirou a mão, com que estendeu a lança, até que destruiu totalmente todos os habitantes de Ai.

Não puxou a mão para trás - Ele manteve a mão e a lança na mesma postura, ambas esticadas e levantadas, como um sinal para encorajá-los e direcioná-los para continuar no trabalho, afirmou Wesley.

Versículo 29

que permanece até o dia de hoje 

Em Josué está registrado: E o rei de Ai foi pendurado num madeiro, até o anoitecer; e, logo que o sol se pôs, mandou Josué que tirassem o seu cadáver da árvore, e o lançassem à entrada da porta da cidade, e levantassem sobre ele um grande montão de pedras, que permanece até o dia de hoje.

envolvendo-os em uma oposição obstinada contra os israelitas

Explicou Wesley: Enforcado em uma árvore - Ele tratou mais severamente com os reis de Canaã do que com o povo, porque a maldade abominável daquele povo não foi contida e punida (como deveria ter sido), mas apoiada e encorajada por seus maus exemplos; e porque eles foram os principais autores da destruição de seu próprio povo, envolvendo-os em uma oposição obstinada contra os israelitas.

Explicou Wesley: Abaixo da árvore - De acordo com o mandamento de Deus nesse caso, Deuteronômio 21:22.

não sem refletir sobre a injustiça de que ele havia sido culpado naquele lugar

Explicou Wesley: O portão da cidade - Qual lugar ele escolheu como o mais cômodo, agora, especialmente quando toda a cidade dentro do portão já estava transformada em um monte de pedras e lixo; ou porque este era o lugar usual de julgamento; e, portanto, apropriado para carregar o monumento da justa sentença de Deus contra ele, não sem refletir sobre a injustiça de que ele havia sido culpado naquele lugar.

Versículo 30

Josué edificou um altar ao Senhor

Então Josué edificou um altar ao Senhor, Deus de Israel, no monte Ebal, Josué registrou.

que não deve ser entendido estritamente, como se fosse feito no mesmo dia

Explicou Wesley: Então - Ou seja, após a tomada de Ai. Pois eles foram obrigados a fazer isso, quando foram trazidos do Jordão para a terra de Canaã, Deuteronômio 11:29Deuteronômio 27:2-3, que não deve ser entendido estritamente, como se fosse feito no mesmo dia; pois é manifesto que eles deveriam primeiro ser circuncidados e comer a páscoa, o que eles fizeram, e que foi o trabalho de alguns dias; mas assim que tiveram oportunidade de fazê-lo, que foi agora que

duas grandes cidades fronteiriças foram tomadas e destruídas

Disse mais Wesley: essas duas grandes cidades fronteiriças foram tomadas e destruídas, e assim a costa foi limpa, e o povo vizinho sob grande consternação, para que todos os israelitas pudessem marchar com segurança para lá.

para que assim eles pudessem renovar sua aliança com Deus

Explicou Wesley: E, de fato, esse trabalho deveria ser feito o mais rápido possível, para que assim eles pudessem renovar sua aliança com Deus, somente com cuja ajuda eles poderiam esperar sucesso em seu grande e difícil empreendimento.

Construiu um altar - Ou seja, para a oferta de sacrifícios, como aparece no versículo seguinte.

este lugar foi designado para o monte Ebal

Explicou Wesley: Monte Ebal - O altar de Deus deveria estar apenas em um lugar, Deuteronômio 12: 13-14, e este lugar foi designado para o monte Ebal, Deuteronômio 27: 4-5, que também parece mais adequado, que naquele lugar de onde as maldições da lei foram denunciadas contra os pecadores, também pode haver os sinais e meios de graça, paz e reconciliação com Deus, para a remoção das maldições e a obtenção da bênção de Deus para os pecadores.

Versículo 32

E escreveu ali sobre as pedras uma cópia da lei de Moisés

Josué registrou: E escreveu ali sobre as pedras uma cópia da lei de Moisés, que escreveu na presença dos filhos de Israel.

Explicou Wesley nos itens abaixo:

Sobre as pedras - Não sobre as pedras do altar, que deveriam ser ásperas e não polidas, versículo 31, mas sobre outras pedras, lisas e plaistered, como é manifesto a partir de Deuteronômio 27: 2.

e especialmente a lei dos dez mandamentos

A lei de Moisés - Não certamente todos os cinco livros de Moisés, para o que as pedras e o tempo teriam sido suficientes para isso, mas as partes mais importantes da lei, e especialmente a lei dos dez mandamentos.

Versículo 33

estavam de um lado da arca

Josué registrou: E todo o Israel, e os seus anciãos, e oficiais, e os seus juízes, estavam de um lado da arca e de outro, diante dos sacerdotes, os levitas, que levavam a arca do pacto do Senhor, tanto o estrangeiro como o que nasceu entre eles; metade deles defronte do monte Gerizim, e a outra metade defronte do monte Ebal; como Moisés, servo do Senhor, havia ordenado anteriormente, que abençoassem o povo de Israel.

Explicou Wesley nos itens abaixo:

Todo o Israel - Isto é, toda a congregação, velhos e jovens, homens e mulheres.

Desse lado - alguns de um lado e outros do outro.

Estes dois lugares estavam na tribo de Efraim

Monte Gerizim - Estes dois lugares estavam na tribo de Efraim, não muito longe de Siquém, como aparece tanto a partir das escrituras, e de outros autores.

Abençoe – Ou maldição, que é facilmente entendida no versículo seguinte.

Versículo 34

 as bênçãos e maldições

E depois leu todas as palavras da lei, as bênçãos e maldições, conforme tudo o que está escrito no livro da lei, registrou Josué.

Explicou Wesley nos itens abaixo:

Depois - Depois que o altar foi construído, e as pedras revestidas e escritas.

Ele leu – Ou seja, ele ordenou que os sacerdotes ou levitas lessem, Dt 27:14.

para notar que estes foram lidos acima e acima das palavras da lei

Disse Wesley: Bênçãos e maldições - Que palavras não vieram por meio de explicação, como se as palavras da lei não fossem nada mais do que as bênçãos e maldições; mas, a título de adição, para notar que estes foram lidos acima e acima das palavras da lei.

Versículo 35

Não houve palavra alguma de tudo o que Moisés ordenara que Josué não lesse diante de toda a congregação de Israel

Josué registrou: Não houve palavra alguma de tudo o que Moisés ordenara que Josué não lesse diante de toda a congregação de Israel, com as mulheres, e os pequeninos, e os estrangeiros que moravam entre eles.

Explicou Wesley nos itens abaixo:

Não leia - Portanto, ele não leu apenas as bênçãos e maldições,

como alguns pensam, mas toda a lei, como era a maneira quando todo o Israel, homens e mulheres, estavam reunidos, ou os dez mandamentos.

Que eram prosélitos

Entre eles - Que eram prosélitos, pois nenhum outro pode ser suposto estar com eles neste momento.[2]

 

 

 



[1] https://www.studylight.org/ comentários/eng/wen/joshua-7.html.

[2] https://www.studylight.org/ commentaries/eng/wen/joshua-8.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog