O Chamado

Moisés, Jeremias e Paulo

 

Notas Explicativas de Wesley

 

  

Odilon Massolar Chaves

 

  

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor do texto: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 318

Livros publicados pelo autor: 429

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]  

 

 

Índice

 

·       Introdução

·       O chamado de Moisés

·       O chamado de Jeremias

·       O chamado de Paulo

 

 

Introdução

 

“O Chamado” na vida de Moisés, Jeremias e Paulo está baseado nas Notas Explicativas de Wesley sobre a Bíblia.

Os textos bíblicos selecionados com comentários de Wesley chegaram a 16 páginas. Transformados em livro, chegaram a 25 páginas.

Sobre o chamado de Moisés, quando se sentiu incapaz, o Senhor lhe disse: “Certamente serei contigo; e isto te será por sinal de que te enviei: Quando tires tirado o povo do Egito, servireis a Deus sobre este monte”.

Sobre o chamado de Jeremias, que se sentiu incapaz, Wesley comentou as palavras do Senhor ditas a ele: “Certamente eu serei contigo - Aqueles que são fracos em si mesmos, mas podem fazer maravilhas sendo fortes no Senhor, e no poder do seu poder. A presença de Deus coloca sabedoria e força nos fracos e tolos, e é suficiente para responder a todas as objeções”.

Quando Jeremias temeu, o Senhor lhe disse: “Antes de te formar no ventre, eu te conheci; e antes que saísses do ventre materno, eu te santifiquei, e te constituí profeta para as nações”.

Wesley explicou: “Eu santifiquei - eu te ordenei para este serviço público. Ele fala assim com Jeremias, não com os outros profetas, porque ele precisava de maior encorajamento do que eles, tanto em relação à ternura de seus anos quanto às dificuldades que ele encontraria”.

Wesley explicou mais: “As nações – Para outras nações além dos judeus”.

Sobre o chamado de Saulo (Paulo) quando Ananias temeu se encontrar com Saulo, o Senhor disse: “Vai, porque ele é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel”.

E Wesley explicou sobre o chamado de Saulo: “Ele é um vaso escolhido para levar o meu nome - Isto é, para testificar de mim. É inegável que alguns homens são incondicionalmente escolhidos ou eleitos para fazer algumas obras para Deus”.

Um livro que mostra semelhanças nos chamados de Deus à Moisés, Jeremias e Paulo que sempre capacitou quem o Senhor chamou.

Chamados que certamente hoje serão diferentes, mas a capacitação do Senhor sempre acontecerá e Ele sempre estará conosco. Como afirmou Wesley: “Aqueles que são fracos em si mesmos, mas podem fazer maravilhas sendo fortes no Senhor, e no poder do seu poder”.

 

O Autor

 

 

O chamado de Moisés

Êxodo 3

 

O seu chamado começou assim: “E o anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama de fogo, do meio de uma sarça; e ele olhou, e eis que a sarça ardia em fogo, e a sarça não se consumia”.

E Wesley comentou: “Foi uma manifestação extraordinária da glória divina; o que era visível foi produzido pelo ministério de um anjo, mas ele ouviu Deus falando com ele.

Sobre a chama de fogo, Wesley disse: “Para mostrar que Deus estava prestes a trazer terror e destruição aos seus inimigos, luz e calor ao seu povo, e para mostrar a sua glória diante de todos”.

E Wesley disse algo forte: “Quando o Senhor viu que ele se virou para vê-lo, Deus o chamou - Se ele tivesse negligenciado descuidadamente, é provável que Deus tivesse partido e não disse nada a ele.

Sobre o chamado pelo seu nome, Wesley disse: “Deus chamou e disse: Moisés, Moisés - Isso que ele ouviu não poderia deixar de surpreendê-lo muito mais do que o que ele viu. Os chamados divinos são então eficazes, quando o espírito de Deus os torna particulares e nos chama pelo nome. A Palavra chama, Ho, cada um; o Espírito, pela aplicação disso, chama, Ho, tal; Eu te conheço pelo nome”.

E ele disse: “Não te aproximes daqui; tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa”.

Sobre tirar os sapatos dos pés, Wesley diz: “ O tirar o sapato era então o que o tirar o chapéu é agora, um sinal de respeito e submissão”.

Sobre a frase: “Eu desci para libertá-los”, Wesley disse: “Quando Deus faz algo muito extraordinário, diz-se que ele desce para fazê-lo, como Isaías 64: 1. Essa libertação foi típica de nossa redenção por Cristo, e nisso o Verbo eterno realmente desceu do céu para nos libertar”.

E quando Moisés se sentiu incapaz, o Senhor lhe disse: “Certamente serei contigo; e isto te será por sinal de que te enviei: Quando tires tirado o povo do Egito, servireis a Deus sobre este monte”.

E Wesley comentou: “Certamente eu serei contigo - Aqueles que são fracos em si mesmos, mas podem fazer maravilhas sendo fortes no Senhor, e no poder do seu poder. A presença de Deus coloca sabedoria e força nos fracos e tolos, e é suficiente para responder a todas as objeções”.

Versículo 1

Os anos da vida de Moisés são notavelmente divididos em três quarenta; os primeiros quarenta ele passou como príncipe na corte do faraó, o segundo como pastor em Midiã, o terceiro como rei em Jesurum

Ora, Moisés guardava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã, e conduziu o rebanho para a parte de trás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.

Agora Moisés - Os anos da vida de Moisés são notavelmente divididos em três quarenta; os primeiros quarenta ele passou como príncipe na corte do faraó, o segundo como pastor em Midiã, o terceiro como rei em Jesurum. Ele já havia terminado seus segundos quarenta quando recebeu sua comissão de tirar Israel do Egito. Às vezes, demora muito para que Deus chame seus servos para aquele trabalho para o qual ele os projetou. Moisés nasceu para ser o libertador de Israel, e ainda assim nenhuma palavra é dita a ele até que ele tenha oitenta anos de idade.

Horebe e Sinai

Até mesmo para Horebe - Horebe e Sinai eram dois topos da mesma montanha.

Versículo 2

Foi uma manifestação extraordinária da glória divina

E o anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama de fogo, do meio de uma sarça; e ele olhou, e eis que a sarça ardia em fogo, e a sarça não se consumia.

E o anjo do Senhor apareceu para ele - Foi uma manifestação extraordinária da glória divina; o que era visível foi produzido pelo ministério de um anjo, mas ele ouviu Deus falando com ele.

Para mostrar que Deus estava prestes a trazer terror e destruição aos seus inimigosestrela livre

Em uma chama de fogo - Para mostrar que Deus estava prestes a trazer terror e destruição aos seus inimigos, luz e calor ao seu povo, e para mostrar a sua glória diante de todos.

Um emblema da igreja agora em cativeiro no Egito

E a sarça queimou, e ainda não foi consumida - Um emblema da igreja agora em cativeiro no Egito, queimando nos fornos de tijolos, mas não consumido; derrubado, mas não destruído.

Versículo 3

E Moisés disse: Agora me desviarei e verei esta grande visão, por que a sarça não está queimada.

Ele fala como um curioso e ousado em sua investigação

Vou me virar e ver - Ele fala como um curioso e ousado em sua investigação; o que quer que fosse, ele saberia, se possível, o significado disso.

Versículo 4

Moisés, Moisés. E ele disse: Eis-me aqui

Vendo, pois, o Senhor que se desviava para ver, chamou-o Deus do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. E ele disse: Eis-me aqui.

estrela livreé provável que Deus tivesse partido e não disse nada a ele

Quando o Senhor viu que ele se virou para vê-lo, Deus o chamou - Se ele tivesse negligenciado descuidadamente, é provável que Deus tivesse partido e não disse nada a ele.

Os chamados divinos são então eficazes, quando o espírito de Deus os torna particulares e nos chama pelo nome

Deus chamou e disse: Moisés, Moisés - Isso que ele ouviu não poderia deixar de surpreendê-lo muito mais do que o que ele viu. Os chamados divinos são então eficazes, quando o espírito de Deus os torna particulares e nos chama pelo nome. A Palavra chama, Ho, cada um; o Espírito, pela aplicação disso, chama, Ho, tal; Eu te conheço pelo nome.

Aqui estou eu - Não apenas para ouvir o que é dito, mas para fazer o que me é ordenado.

Versículo 5

porque o lugar em que estás é terra santa

E ele disse: Não te aproximes daqui; tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.

O tirar o sapato era então o que o tirar o chapéu é agora, um sinal de respeito e submissão

Tire os sapatos dos pés - O tirar o sapato era então o que o tirar o chapéu é agora, um sinal de respeito e submissão. O solo é solo sagrado, feito assim por esta manifestação especial da presença divina. Devemos nos aproximar de Deus com uma pausa solene e preparação; e expressar nossa reverência interior, por um comportamento grave e reverente na adoração a Deus, evitando cuidadosamente tudo o que parece leve ou rude.

Versículo 6

Ele o deixa saber que é Deus quem fala com ele, para envolver sua reverência, fé e obediência

E disse: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto; pois ele tinha medo de olhar para Deus.

Eu sou o Deus de teu pai - Ele o deixa saber que é Deus quem fala com ele, para envolver sua reverência, fé e obediência. Teu pai, teu piedoso pai Anrão, e o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, teus antepassados. Comprometido com eles por aliança solene, que agora vim cumprir.

Quanto mais vemos de Deus, mais motivo veremos para adorá-lo com reverência e temor piedoso

E Moisés escondeu o rosto, pois ele estava com medo de olhar para Deus - Quanto mais vemos de Deus, mais motivo veremos para adorá-lo com reverência e temor piedoso. E mesmo as manifestações da graça de Deus devem aumentar nossa humilde reverência a ele.

Versículo 8

E desci para livrá-los da mão dos egípcios, e para fazê-los subir daquela terra, para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus.

Essa libertação foi típica de nossa redenção por Cristo, e nisso o Verbo eterno realmente desceu do céu para nos libertar

Eu desci para libertá-los - Quando Deus faz algo muito extraordinário, diz-se que ele desce para fazê-lo, como Isaías 64: 1. Essa libertação foi típica de nossa redenção por Cristo, e nisso o Verbo eterno realmente desceu do céu para nos libertar.

Uma grande terra - Assim era, de acordo com seus limites verdadeiros e antigos, como eles são descritos, Gênesis 15:18 , e não de acordo com aqueles limites estreitos, aos quais eles foram posteriormente confinados por sua incredulidade e impiedade.

Uma terra que mana leite e mel - Uma expressão proverbial, abundante com os melhores frutos

Uma terra que mana leite e mel - Uma expressão proverbial, abundante com os melhores frutos, tanto por necessidade quanto por prazer.

Versículo 10

Eu te enviarei

Vem, pois, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires do Egito o meu povo, os filhos de Israel.

Eu te enviarei - E a mesma mão que agora buscou um pastor de um deserto para ser o plantador da igreja judaica, depois buscou pescadores de seus navios para serem os plantadores da igreja cristã, para que a excelência do poder possa ser de Deus.

Versículo 11 

E disse Moisés a Deus: Quem sou eu, para ir a Faraó, e tirar do Egito os filhos de Israel?

Ele se considera indigno da honra e incapaz para o trabalho. Ele pensa que quer coragem e, portanto, não pode ir ao Faraó: ele pensa que quer conduta e, portanto, não pode tirar os filhos de Israel do Egitoestrela livre

Quem sou eu? - Ele se considera indigno da honra e incapaz para o trabalho. Ele pensa que quer coragem e, portanto, não pode ir ao Faraó: ele pensa que quer conduta e, portanto, não pode tirar os filhos de Israel do Egito; eles estão desarmados, indisciplinados, bastante desanimados, totalmente incapazes de ajudar a si mesmos, Moisés era incomparavelmente o mais apto de qualquer homem vivo para este trabalho, eminente em aprendizado, sabedoria, experiência, valor, fé, santidade e, no entanto, quem sou eu? Quanto mais apta uma pessoa estiver para o serviço, geralmente menos opinião ela tem de si mesma.

Versículo 12

Aqueles que são fracos em si mesmos, mas podem fazer maravilhas sendo fortes no Senhor, e no poder do seu poder

E ele disse: Certamente serei contigo; e isto te será por sinal de que te enviei: Quando tires tirado o povo do Egito, servireis a Deus sobre este monte.

Certamente eu serei contigo 

Certamente eu serei contigo - Aqueles que são fracos em si mesmos, mas podem fazer maravilhas sendo fortes no Senhor, e no poder do seu poder. A presença de Deus coloca sabedoria e força nos fracos e tolos, e é suficiente para responder a todas as objeções.

Versículo 13

Qual é o seu nome? que lhes direi?

E disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for ter com os filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me dirão: Qual é o seu nome? que lhes direi?

Quando me perguntarem: Qual é o seu nome? O que devo dizer a eles? - Que nome devo usar, pelo qual você pode ser distinguido dos falsos deuses, e seu povo pode ser encorajado a esperar libertação de você?

Versículo 14

Um nome que fala o que ele é em si mesmo, eu sou o que sou - Isso explica seu nome Jeová, e significa

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU, e ele disse: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

E Deus disse - Dois nomes pelos quais Deus agora seria conhecido - 1. Um nome que fala o que ele é em si mesmo, eu sou o que sou - Isso explica seu nome Jeová, e significa, 1º, que ele é autoexistente; ele tem seu ser de si mesmo e não depende de nenhum outro. E sendo autoexistente, ele não pode deixar de ser autossuficiente e, portanto, todo-suficiente, e a fonte inesgotável do ser e da bem-aventurança, Que ele é eterno e imutável, sempre o mesmo, ontem, hoje e para sempre: ele será o que será e o que é.

Um nome que fala o que ele é para seu povo

Que ele é fiel e fiel a todas as suas promessas, imutável em sua palavra, bem como em sua natureza, e não um homem que deve mentir. Que Israel saiba disso, eu sou me enviou a você - 2. Um nome que fala o que ele é para seu povo. Para que esse nome que eu sou não os confunda, ele é mais direcionado a fazer uso de outro nome de Deus, mais familiar.

Versículo 15

Assim dirás aos filhos de Israel

E disse mais Deus a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, enviou-me a vós; este é o meu nome para sempre, e este é o meu memorial de geração em geração.

O Senhor, Deus de nossos pais, enviou-me a vós - Assim Deus se deu a conhecer, para que pudesse reviver entre eles a religião de seus pais, que estava muito deteriorada e quase perdida.

O Senhor, Deus de nossos pais, enviou-me a vós - Assim Deus se deu a conhecer, para que pudesse reviver entre eles a religião de seus pais, que estava muito deteriorada e quase perdida. E para que ele pudesse aumentar suas expectativas quanto ao rápido cumprimento das promessas feitas a seus pais: Abraão, Isaque e Jacó são particularmente nomeados, porque com Abraão a aliança foi feita pela primeira vez, e com Isaque e Jacó muitas vezes expressamente renovados, e esses três foram distinguidos de seus irmãos e escolhidos para serem os fideicomissários da aliança. Este Deus terá que ser seu nome para sempre, e foi, é e será seu nome, pelo qual seus adoradores o conhecem e o distinguem de todos os falsos deuses.

Versículo 18

O Senhor, Deus dos hebreus, se encontrou conosco; e agora vamos, rogamos-te, caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus

E ouvirão a tua voz, e tu, tu e os anciãos de Israel, virão ao rei do Egito, e lhe direis: O Senhor, Deus dos hebreus, se encontrou conosco; e agora vamos, rogamos-te, caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.

Encontrou-se conosco - Apareceu-nos, declarando a sua vontade, que devemos fazer o que se segue.

Versículo 19

E tenho certeza de que o rei do Egito não o deixará ir

E tenho certeza de que o rei do Egito não o deixará ir, não, não por mão poderosa.

Tenho certeza de que ele não vai deixar você ir - Deus envia seus mensageiros para aqueles cuja obstinação ele prevê, para que pareça que ele os faria voltar e viver.'

Versículo 22

Deus às vezes faz com que os inimigos de seu povo não apenas estejam em paz com eles, mas sejam gentis com eles

Mas toda mulher tomará emprestado à sua vizinha, e à que peregrina em sua casa, jóias de prata, jóias de ouro e vestidos: e os poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.

Toda mulher deve pedir (não emprestar!) joias.estrela livre

E darei favor a este povo aos olhos dos egípcios - Deus às vezes faz com que os inimigos de seu povo não apenas estejam em paz com eles, mas sejam gentis com eles. E ele tem muitas maneiras de equilibrar as contas entre os feridos e os injuriosos, de corrigir os oprimidos e obrigar aqueles que fizeram o mal a fazer a restituição.[2]

 

O chamado de Jeremias

Jeremias 1

 

Versículo 1

A Bíblia diz assim sobre o chamado de Jeremias: “ao qual veio a palavra do Senhor nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado”.

Wesley comentou: “Aquela comissão de Deus que o autorizou à sua obra profética, pelo espaço de quarenta e um anos sucessivamente na Judéia, a saber, do 13º ano de Josias ao 11º ano de Zedequias, além do tempo que ele profetizou no Egito”.

Quando Jeremias temeu, o Senhor lhe disse: “Antes de te formar no ventre, eu te conheci; e antes que saísses do ventre materno, eu te santifiquei, e te constituí profeta para as nações”.

Wesley explicou: “Eu santifiquei - eu te ordenei para este serviço público. Ele fala assim com Jeremias, não com os outros profetas, porque ele precisava de maior encorajamento do que eles, tanto em relação à ternura de seus anos quanto às dificuldades que ele encontraria”.

Wesley explicou mais: “As nações – Para outras nações além dos judeus”.

E o Senhor ainda encorajou mais a Jeremias: “Mas o Senhor me disse: Não digas: Sou uma criança, porque irás a todos os que eu te enviar, e tudo o que eu te ordenar falarás”.

Wesley explicou: “Tu falarás - Não temas, eu te farei eloquente e corajoso”.

E a Bíblia diz: “Então o Senhor estendeu a mão, e tocou na minha boca. E o Senhor me disse: Eis que pus as minhas palavras na tua boca”.

E Wesley afirmou: “Então – Deus tendo excitado o profeta por comando e promessa, agora em uma visão o confirma, seja pela mão de um anjo, ou por si mesmo em alguma forma visível”.  

As palavras de Jeremias, filho de Hilquias

As palavras de Jeremias, filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim:

Anatote – Era uma cidade a três milhas de Jerusalém, distribuída da tribo de Benjamim para os sacerdotes.

Versículo 2

ao qual veio a palavra do Senhor nos dias de Josias

ao qual veio a palavra do Senhor nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.

Aquela comissão de Deus que o autorizou à sua obra profética, pelo espaço de quarenta e um anos sucessivamente

A palavra - Aquela comissão de Deus que o autorizou à sua obra profética, pelo espaço de quarenta e um anos sucessivamente na Judéia, a saber, do 13º ano de Josias ao 11º ano de Zedequias, além do tempo que ele profetizou no Egito.

Nos dias - Durante seu reinado.

Pelo qual parece que Jeremias profetizou os últimos dezoito anos do reinado de Josias

Décimo terceiro - Pelo qual parece que Jeremias profetizou os últimos dezoito anos do reinado de Josias; pois ele reinou trinta e um anos, 2 Reis 22: 1 .

Versículo 3Aconteceu também nos dias de Jeoiaquim

Aconteceu também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, até o fim do décimo primeiro ano de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até a deportação cativa de Jerusalém no quinto mês.

Ela – A palavra do Senhor.

Jeoiaquim – Chamado a princípio por Josias

Jeoiaquim – Chamado a princípio por Josias, Eliaquim. Jeoacaz e Joaquim, dos quais o primeiro reinou antes dele, o último sucedeu, são concebidos para não serem mencionados, porque reinaram cada um deles apenas três meses e, portanto, não consideráveis.

De Jerusalém – Os habitantes de Jerusalém, sob Zedequias, durante todo o tempo que Jeremias profetizou.

estrela livreCativo - Isso não termina o tempo de suas profecias; pois ele profetizou também na Judéia e no Egito depois

Cativo - Isso não termina o tempo de suas profecias; pois ele profetizou também na Judéia e no Egito depois: mas apenas se relaciona com o que ele profetizou enquanto a cidade e o templo estavam de pé, o resto parecendo ser adicionado como um suplemento.

Quinto mês - Do presente ano; pois, embora o ano não termine no quinto mês, ainda pode terminar o ano do reinado de Zedequias, porque ele pode começar seu reinado no quinto mês do ano.

Versículo 4

Então - Quando ele foi chamado pela primeira vez

Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

Então - Quando ele foi chamado pela primeira vez ao seu escritório.

Versículo 5

Antes de te formar no ventre, eu te conheci; e antes que saísses do ventre materno, eu te santifiquei, e te constituí profeta para as nações.

Ele fala assim com Jeremias, não com os outros profetas, porque ele precisava de maior encorajamento do que eles

Eu santifiquei - eu te ordenei para este serviço público. Ele fala assim com Jeremias, não com os outros profetas, porque ele precisava de maior encorajamento do que eles, tanto em relação à ternura de seus anos quanto às dificuldades que ele encontraria.

As nações – Para outras nações além dos judeus.

Versículo 7

Não temas, eu te farei eloquente e corajoso

Mas o Senhor me disse: Não digas: Sou uma criança, porque irás a todos os que eu te enviar, e tudo o que eu te ordenar falarás.

Tu falarás - Não temas, eu te farei eloquente e corajoso.

Versículo 9

Deus tendo excitado o profeta por comando e promessa

Então o Senhor estendeu a mão, e tocou na minha boca. E o Senhor me disse: Eis que pus as minhas palavras na tua boca.

Então – Deus tendo excitado o profeta por comando e promessa, agora em uma visão o confirma, seja pela mão de um anjo, ou por si mesmo em alguma forma visível. 

Versículo 10

Os reinos - Tendo agora recebido sua comissão, ele é direcionado a quem ele deve ir; para os maiores

Eis que hoje te constituí sobre as nações e sobre os reinos, para arrancar, e para derrubar, e para destruir, e para derrubar, para edificar e para plantar.

Os reinos - Tendo agora recebido sua comissão, ele é direcionado a quem ele deve ir; para os maiores, não apenas pessoas isoladas, mas nações inteiras, como os babilônios, persas e egípcios.

Para derrubar - Isto é, para a profecia que eu vou puxar para baixo; o que certamente efetuarei, como se tu mesmo o tivesses feito

Para derrubar - Isto é, para a profecia que eu vou puxar para baixo; o que certamente efetuarei, como se tu mesmo o tivesses feito: pois, de acordo com o uso das escrituras, diz-se que os profetas fazem o que eles predizem que acontecerá.

se eles se arrependerem, ele os edificará, aumentará suas famílias e os estabelecerá na terra

Plantar - Metáforas tiradas de arquitetos e jardineiros: ou as primeiras palavras se relacionam com os inimigos de Deus e as últimas com seus amigos; ou melhor, a ambos condicionalmente: se eles se arrependerem, ele os edificará, aumentará suas famílias e os estabelecerá na terra; se não o fizerem, ele os arrancará e os derrubará.[3]

 

O chamado de Paulo

 

Atos 9

 

Lucas que escreveu Atos dos apóstolos disse: “E, enquanto caminhava, chegou perto de Damasco, e de repente brilhou ao redor dele uma luz do céu”.

E Wesley explicou sobre o fato sobrenatural na vida de Saulo: “E de repente - Quando Deus de repente e veementemente ataca um pecador, é o mais alto ato de misericórdia. Então Saulo, quando sua raiva atingiu o auge, é ensinado a não respirar matança. E o que estava faltando a tempo de confirmá-lo em seu discipulado, é compensado pelo terror inexprimível que ele sustentou. Por ele também o apóstolo subitamente constituído foi guardado contra a grande armadilha em que os noviços tendem a cair”.

Sobre o texto que diz: “E caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

Wesley explicou: “Ele ouviu uma voz - severa, mas cheia de graça”.

E quando Saulo pergunta: “Quem és tu, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; é difícil para ti recalcitrar contra os aguilhões”.

E Wesley explica sobree os aguilhões – “é um provérbio siríaco, expressando uma tentativa que não traz nada além de dor”.

E quando Ananias temeu se encontrar com Saulo, o Senhor disse: “Vai, porque ele é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel”.

E Wesley explicou sobre o chamado de Saulo: “Ele é um vaso escolhido para levar o meu nome - Isto é, para testificar de mim. É inegável que alguns homens são incondicionalmente escolhidos ou eleitos para fazer algumas obras para Deus”.

 

Atos 9.1

Atos 22:3, etc; Atos 26:9, etc.

Versículo 2

Quando Deus de repente e veementemente ataca um pecador, é o mais alto ato de misericórdia

Vinculado - Pela conivência, se não autoridade, do governador, sob o rei Aretas. Veja Atos 9:14Atos 9:24.

Versículo 3

de repente brilhou ao redor dele uma luz do céu

E, enquanto caminhava, chegou perto de Damasco, e de repente brilhou ao redor dele uma luz do céu.

Quando Deus de repente e veementemente ataca um pecador, é o mais alto ato de misericórdia

E de repente - Quando Deus de repente e veementemente ataca um pecador, é o mais alto ato de misericórdia. Então Saulo, quando sua raiva atingiu o auge, é ensinado a não respirar matança. E o que estava faltando a tempo de confirmá-lo em seu discipulado, é compensado pelo terror inexprimível que ele sustentou. Por ele também o apóstolo subitamente constituído foi guardado contra a grande armadilha em que os noviços tendem a cair, disse Wesley.

Versículo 4

Ele ouviu uma voz - severa, mas cheia de graça

E caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

Ele ouviu uma voz - severa, mas cheia de graça, disse Wesley.

Versículo 5

Quem és tu, Senhor?

E ele disse: Quem és tu, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; é difícil para ti recalcitrar contra os aguilhões.

expressando uma tentativa que não traz nada além de dor

Chutar contra os aguilhões - é um provérbio siríaco, expressando uma tentativa que não traz nada além de dor, disse Wesley.

Versículo 6

Levanta-te, e entra na cidade, e ser-te-á dito o que deves fazer

E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E o Senhor lhe disse: Levanta-te, e entra na cidade, e ser-te-á dito o que deves fazer.

Dir-se-te-á - Então o próprio Deus envia Saulo para ser ensinado por um homem, como o anjo faz Cornélio, Atos 10: 5 . Condescendência admirável! que o Senhor nos trata por homens, como nós, disse Wesley.

Versículo 7

Os homens - ficaram de pé - Tendo se levantado diante de Saulo; pois eles também caíram no chão

E os homens que partiam com ele ficaram mudos, ouvindo uma voz, mas não vendo ninguém.

Os homens - ficaram de pé - Tendo se levantado diante de Saulo; pois eles também caíram no chão, Atos 26:14 . É provável que todos tenham viajado a pé, disse Wesley.

Mas não uma voz articulada

Ouvindo o barulho - Mas não uma voz articulada. E vendo a luz, mas não o próprio Jesus, Atos 26:13 , etc, afirmou Wesley.

Versículo 9

E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

E ele foi três dias - Uma temporada importante! Por tanto tempo ele parece ter estado nas dores do novo nascimento, disse Wesley.

Por escamas crescendo sobre seus olhos, para intimar-lhe a cegueira do estado em que ele estava, para impressioná-lo com um senso mais profundo do poder onipotente de Cristo, e para voltar seus pensamentos para dentro, enquanto ele era menos capaz de conversar com objetos externos

Comentou Wesley: Sem visão - Por escamas crescendo sobre seus olhos, para intimar-lhe a cegueira do estado em que ele estava, para impressioná-lo com um senso mais profundo do poder onipotente de Cristo, e para voltar seus pensamentos para dentro, enquanto ele era menos capaz de conversar com objetos externos. Isso também era um sinal manifesto para os outros, do que havia acontecido com ele em sua jornada, e deveria ter humilhado e convencido aqueles judeus fanáticos, a quem ele havia sido enviado do sinédrio.

Versículo 11

E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita

E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e consulta na casa de Judas por alguém chamado Saulo, de Tarso; porque eis que ele ora:

Eis que ele está orando - Ele foi mostrado assim a Ananias, disse Wesley.

Versículo 12

Um homem chamado Ananias - Seu nome também foi revelado a Saulo

E viu numa visão um homem chamado Ananias que entrava e lhe impunha a mão, para que recuperasse a vista.

Um homem chamado Ananias - Seu nome também foi revelado a Saulo, disse Wesley.

Versículo 13

Mas ele respondeu - Como é natural raciocinar contra Deus

Então respondeu Ananias: Senhor, tenho ouvido de muitos a respeito deste homem, quanto mal tem feito aos teus santos em Jerusalém.

Mas ele respondeu - Como é natural raciocinar contra Deus, disse Wesley.

Versículo 14

E aqui ele tem autoridade dos principais sacerdotes para amarrar todos os que invocam o teu nome.

Todos os que invocam o teu nome – Ou seja, todos os cristãos, disse Wesley.

Versículo 15

Ele é um vaso escolhido para levar o meu nome - Isto é, para testificar de mim

Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque ele é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.

Ele é um vaso escolhido para levar o meu nome - Isto é, para testificar de mim. É inegável que alguns homens são incondicionalmente escolhidos ou eleitos para fazer algumas obras para Deus, disse Wesley.

Versículo 16

Pois eu - Faça o que lhe foi ordenado. Eu cuidarei do resto; vai mostrar-lhe - Na verdade, durante todo o curso de seu ministério

Pois mostrar-lhe-ei quão grandes coisas ele deve sofrer por causa do meu nome.

Comentou Wesley:

Pois eu - Faça o que lhe foi ordenado. Eu cuidarei do resto; vai mostrar-lhe - Na verdade, durante todo o curso de seu ministério.

Quão grandes coisas ele deve sofrer - Até agora ele estará agora de perseguir os outros.

Ananias não diz a Saulo tudo o que Cristo havia dito a respeito dele

Versículo 17

E Ananias foi embora, e entrou na casa; e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor, Jesus, que te apareceu no caminho por onde vieste, enviou-me, para que recuperes a vista e sejas cheio do Espírito Santo.estrela livre

O Senhor me enviou - Ananias não diz a Saulo tudo o que Cristo havia dito a respeito dele. Não era conveniente que ele soubesse ainda a que grande dignidade ele era chamado, disse Wesley.

Versículo 24

Mas Saulo sabia que estavam de emboscada

Mas Saulo sabia que estavam de emboscada. E vigiavam as portas dia e noite para o matar.

Eles guardavam os portões dia e noite - Ou seja, o governador fez, a seu pedido, 2 Coríntios 11:32, disse Wesley.

Versículo 26

Quando Saulo chegou a Jerusalém, tentou juntar-se aos discípulos, mas todos o temiam

Quando Saulo chegou a Jerusalém, tentou juntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, e não creram que fosse discípulo.

E vindo a Jerusalém - Três anos depois, Gálatas 1:18. Esses três anos São Paulo passa, Atos 22:17, da mesma forma, disse Wesley.

Versículo 27

Mas Barnabé, tomando-o, levou-o aos apóstolos

Mas Barnabé, tomando-o, levou-o aos apóstolos, e contou-lhes como tinha visto o Senhor no caminho, e que lhe falara, e como tinha pregado ousadamente em Damasco em nome de Jesus.

Aos apóstolos - Pedro e Tiago, Gálatas 1, 18,19. Gálatas 1:18-19 E declarou - Aquele que tem sido um inimigo da verdade não deve ser confiável até que ele dê prova de que ele é mudado, disse Wesley.

Versículo 31

Então a Igreja - Todo o corpo de crentes cristãos, teve paz - Seu mais amargo perseguidor sendo convertido

Então as igrejas descansaram em toda a Judéia, Galiléia e Samaria, e foram edificadas; e andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo multiplicaram-se.

Então a Igreja - Todo o corpo de crentes cristãos, teve paz - Seu mais amargo perseguidor sendo convertido, disse Wesley.

Na fé santa e amorosa, aumentando continuamente e andando

Comentou Wesley: E sendo edificado - Na fé santa e amorosa, aumentando continuamente e andando - Ou seja, falando e agindo apenas a partir deste princípio, o temor de Deus e o conforto do Espírito Santo - Uma excelente mistura de paz interior e exterior, temperada com temor filial.[4]

 

 



[1] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/ephesians-1.html

[2]https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/exodus-3.html

[3] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/jeremiah-1.html

[4] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/acts-9.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog