O anjo da Aliança, os juízes e o ciclo de pecados de Israel

 

 

Baseado nas notas explicativas de Wesley

 

 

 

Odilon Massolar Chaves







 

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 339

Livros publicados pelo autor: 449

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692 

 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

 

 

 

Índice

 

·       Introdução

·       O Anjo da Aliança, os juízes e os pecados de Israel

·       O ciclo de pecados de Israel

 

 

Introdução

 

 

“O anjo da Aliança, os juízes e o ciclo de pecados de Israel” é um livro baseado nas Notas explicativas de Wesley.

De 14 páginas iniciais, com o formato de livro, chegou a 24 páginas.

Nesse período não havia ainda rei em Israel e cada um fazia o que queria. Foi o período entre a morte de Josué e o nascimento de Samuel.

“O período dos Juízes foi uma época de cerca de 1250 a 1000 a.C. que se seguiu à chegada das tribos nômades às terras cultivadas da Palestina”.[1] Eles foram levantados por Deus para livrar Israel e manter o povo fiel e unido.

Os temas gerais do livro são: O Anjo da Aliança, os juízes e os pecados de Israel; O ciclo de pecados de Israel.

Sobre o anjo que aparecia no tempo dos juízes, Wesley disse: O anjo – Cristo, o anjo da aliança, muitas vezes chamado de anjo do Senhor, a quem a conduta de Israel do Egito para Canaã, é frequentemente atribuída.

Falando sobre o anjo que era Cristo, Wesley comentou: “só ele poderia falar as seguintes palavras em seu próprio nome e pessoa; enquanto os anjos e profetas criados universalmente inauguram sua mensagem com: Assim diz o Senhor, ou alguma expressão equivalente”.

Depois da morte de Josué se levantou outra geração, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco as obras que Israel fizera.

O Senhor, então, levantou juízes:

O autor de juízes escreveu: E quando o Senhor os levantou juízes, então o Senhor estava com o juiz, e os livrou da mão de seus inimigos todos os dias do juiz, disse o autor de o livro de Juízes.

Houve um ciclo de pecados do povo de Israel nesse período: pecado, escravidão, arrependimento, clamor e livramento. Mas esse ciclo se repetiu várias vezes sendo inclusive no tempo de Débora, Sansão e Gideão.

Um livro que nos leva a refletir sobre nossos pecados repetitivos que têm causado nossos fracassos. Revela a necessidade de arrependimento e clamor para o Senhor nos dar livramento.

As notas explicativas de Wesley são esclarecedoras.

 

O Autor

 

 

O Anjo da Aliança, os juízes e os pecados de Israel

 

O autor do livro de Juízes escreveu: E um anjo do Senhor subiu de Gilgal a Boquim, e disse: Eu vos fiz subir do Egito, e vos trouxe para a terra que jurei a vossos pais; e eu disse: Nunca quebrarei minha aliança com você.

Wesley comentou: O anjo – Cristo, o anjo da aliança, muitas vezes chamado de anjo do Senhor, a quem a conduta de Israel do Egito para Canaã, é frequentemente atribuída.

Para Wesley “só ele poderia falar as seguintes palavras em seu próprio nome e pessoa; enquanto os anjos e profetas criados universalmente inauguram sua mensagem com: Assim diz o Senhor, ou alguma expressão equivalente”.

Wesley afirmou ainda: E este anjo tendo assumido a forma de um homem, não é estranho que ele imite o movimento de um homem, e venha como se fosse de Gilgal para o lugar onde eles estavam agora: por esse movimento ele significou que ele era a pessoa que os trouxe a Gilgal, o primeiro lugar onde eles descansaram em Canaã,  e lá os protegeu por tanto tempo, e de lá foi com eles para a batalha, e deu-lhes sucesso.

Escreveu o autor de Juízes: E também toda aquela geração foi ajuntada a seus pais; e depois deles se levantou outra geração, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel.

O autor do livro de Juízes colocou uma pergunta do Senhor: E não fareis aliança com os habitantes desta terra; derrubareis os seus altares, mas não obedecestes à minha voz; por que fizestes isto?

Josué havia falecido. Então, o Senhor levantou juízes:

E quando o Senhor os levantou juízes, então o Senhor estava com o juiz, e os livrou da mão de seus inimigos todos os dias do juiz.

Otniel foi o primeiro juiz, que viveu no tempo de Josué.

Contudo, não quiseram dar ouvidos aos seus juízes, mas prostituiram-se após outros deuses, e inclinaram-se diante deles: desviaram-se depressa do caminho em que seus pais andavam, obedecendo aos mandamentos do Senhor; mas eles não o fizeram, escreveu o autor de Juízes.

 

Capítulo 2

 

Versículo 1

E um anjo do Senhor subiu de Gilgal a Boquim, e disse: Eu vos fiz subir do Egito

O autor do livro de Juízes escreveu: E um anjo do Senhor subiu de Gilgal a Boquim, e disse: Eu vos fiz subir do Egito, e vos trouxe para a terra que jurei a vossos pais; e eu disse: Nunca quebrarei minha aliança com você.

Cristo, o anjo da aliança, muitas vezes chamado de anjo do Senhor, a quem a conduta de Israel do Egito para Canaã

Wesley comentou: O anjo – Cristo, o anjo da aliança, muitas vezes chamado de anjo do Senhor, a quem a conduta de Israel do Egito para Canaã, é frequentemente atribuída.

Só ele poderia falar as seguintes palavras em seu próprio nome e pessoa; enquanto os anjos e profetas criados universalmente inauguram sua mensagem com: Assim diz o Senhor, ou alguma expressão equivalente

Wesley comentou: Só ele poderia falar as seguintes palavras em seu próprio nome e pessoa; enquanto os anjos e profetas criados universalmente inauguram sua mensagem com: Assim diz o Senhor, ou alguma expressão equivalente.

E este anjo tendo assumido a forma de um homem, não é estranho que ele imite o movimento de um homem

Wesley afirmou: E este anjo tendo assumido a forma de um homem, não é estranho que ele imite o movimento de um homem, e venha como se fosse de Gilgal para o lugar onde eles estavam agora: por esse movimento ele significou que ele era a pessoa que os trouxe a Gilgal, o primeiro lugar onde eles descansaram em Canaã,  e lá os protegeu por tanto tempo, e de lá foi com eles para a batalha, e deu-lhes sucesso.

Siló, onde é provável que o povo se reunisse em algum festival solene

Bochim - Um lugar assim chamado por antecipação; parece não ser outro senão Siló, onde é provável que o povo se reunisse em algum festival solene, disse Wesley.

eu prometi sob a condição de você manter a aliança comigo

Eu disse - Ou seja, eu prometi sob a condição de você manter a aliança comigo, disse Wesley.

Versículo 2

E não fareis aliança com os habitantes desta terra

O autor do livro de Juízes escreveu: E não fareis aliança com os habitantes desta terra; derrubareis os seus altares, mas não obedecestes à minha voz; por que fizestes isto?

Feito isso - Ou seja, desobedeceu a esses comandos expressos.

Versículo 3

Não os expulsarei de diante de ti

Por isso também disse: Não os expulsarei de diante de ti; mas eles serão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço, escreveu o autor de Juízes.

Eu disse - comigo mesmo, agora assumi esta resolução peremptória,  disse Wesley.

Versículo 4

E sucedeu que, quando o anjo do Senhor falou estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz, e chorou

O autor do livro de Juízes escreveu: E sucedeu que, quando o anjo do Senhor falou estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz, e chorou.

Alguns deles de um verdadeiro senso de seus pecados

Disse Wesley: chorou - Alguns deles de um verdadeiro senso de seus pecados; outros de uma justa apreensão de sua miséria que se aproximava.

Versículo 5

E chamaram àquele lugar Boquim, e ali sacrificaram ao Senhor, escreveu o autor de Juízes.

Bochim - Ou seja, chorões, disse Wesley.

Para a expiação de seus pecados

Eles sacrificaram - Para a expiação de seus pecados, pelo qual eles haviam provocado Deus a esta resolução, afirmou Wesley.

Versículo 6

Quando Josué deixou o povo ir

Quando Josué deixou o povo ir, os filhos de Israel foram cada um para a sua herança, para possuírem a terra. escreveu o autor de Juízes.

Comentou Wesley: Deixe o povo ir - Quando ele tinha distribuído suas heranças, e demitiu-os separadamente para tomar posse deles. Isso foi feito antes dessa época, enquanto Josué viveu; mas agora é repetido para descobrir o tempo e a ocasião da deserção dos povos de Deus e da deserção deles por Deus.

Versículo 10

depois deles se levantou outra geração, que não conhecia ao Senhor

Escreveu o autor de Juízes: E também toda aquela geração foi ajuntada a seus pais; e depois deles se levantou outra geração, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel.

Não sabia - Que não tinha nenhum conhecimento experimental, nem sério e afetuoso de Deus, ou de suas obras, disse Wesley.

Versículo 11

E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor

Escreveu o autor de Juízes: E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e serviram aos baalins.

Que nota a hediondez e atrevimento de seus pecados, acima de outros povos, porque a presença de Deus estava com eles

Comentou  Wesley Na visão - Que nota a hediondez e atrevimento de seus pecados, acima de outros povos, porque a presença de Deus estava com eles, e seus olhos sobre eles de uma maneira peculiar, que também eles não eram ignorantes, e, portanto, eram culpados de mais desprezo de Deus do que outras pessoas.

Falsos deuses

Baalim — Falsos deuses. Ele usa o plural, porque os deuses dos cananeus e das nações vizinhas, que Israel adorava, eram a maioria deles chamados pelo nome de Baal, explicou Wesley.

Versículo 13

Baal e a Astarote


E deixaram o Senhor, e serviram a Baal e a Astarote.

Baalim significa senhores, e Astarote, bem-aventurados, deuses e deusas

Comentou  Wesley Baal e Astarote - Ou seja, o sol e a lua, a quem muitos pagãos adoravam, embora sob diversos nomes; e assim eles se depararam com o erro contra o qual Deus os havia advertido tão expressamente, Deuteronômio 4:19 . Baalim significa senhores, e Astarote, bem-aventurados, deuses e deusas. Quando abandonaram a Jeová, tinham muitos deuses e muitos senhores, como uma fantasia luxuriante que se comprazava em multiplicá-los.

Versículo 14

E a ira do Senhor se acendeu contra Israel

Escreveu o autor de Juízes: E a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de despojadores que os despojaram, e os vendeu nas mãos de seus inimigos ao redor, de modo que não puderam mais resistir diante de seus inimigos.

Vendeu-os – Ou seja, entregou-os, como o vendedor faz suas mercadorias ao comprador, afirmou Wesley.

Versículo 15

Por onde quer que saíssem, a mão do Senhor era contra eles para o mal

Escreveu o autor de Juízes: Por onde quer que saíssem, a mão do Senhor era contra eles para o mal, como o Senhor tinha dito, e como o Senhor lhes tinha jurado; e eles estavam muito angustiados.

Comentou Wesley: Para onde quer que eles tenham ido - Ou seja, qualquer expedição ou negócio que eles empreenderam; o que geralmente é significado por sair e entrar.

Versículo 16

Todavia o Senhor suscitou juízes

Todavia o Senhor suscitou juízes, que os livraram da mão dos que os despojavam, escreveu o autor de Juízes.

Levantado - Por inspiração interior e excitação de seus corações, e por designação externa testemunhada por alguma ação extraordinária, disse Wesley.

Magistrados supremos, cujo ofício era, sob Deus, e por sua direção particular, governar a comunidade de Israel pelas leis de Deus

Comentou  Wesley: Juízes - Magistrados supremos, cujo ofício era, sob Deus, e por sua direção particular, governar a comunidade de Israel pelas leis de Deus, e protegê-los e salvá-los de seus inimigos, preservar e purgar a religião e manter as liberdades do povo contra todos os opressores.

Versículo 17

Contudo, não quiseram dar ouvidos aos seus juízes

Escreveu o autor de Juízes: Contudo, não quiseram dar ouvidos aos seus juízes, mas prostituiram-se após outros deuses, e inclinaram-se diante deles: desviaram-se depressa do caminho em que seus pais andavam, obedecendo aos mandamentos do Senhor; mas eles não o fizeram.

Seus juízes - que os admoestou de seu pecado e loucura, e do perigo e miséria que certamente lhes aconteceria, afirmou Wesley.

Versículo 18

E quando o Senhor os levantou juízes, então o Senhor estava com o juiz, e os livrou da mão de seus inimigos todos os dias do juiz

Escreveu o autor de Juízes: E quando o Senhor os levantou juízes, então o Senhor estava com o juiz, e os livrou da mão de seus inimigos todos os dias do juiz; porque o Senhor se arrependeu por causa dos seus gemidos por causa dos que os oprimiam e os afligiam.

removeu seus julgamentos e voltou a eles em misericórdia

Comentou  Wesley: Arrependeu-se do Senhor – Ou seja, o Senhor mudou seu curso e relações com eles, como os homens penitentes costumam fazer; removeu seus julgamentos e voltou a eles em misericórdia.

Versículo 19

E aconteceu que, morrendo o juiz, voltaram e se corromperam mais do que seus pais

Escreveu o autor de Juízes: E aconteceu que, morrendo o juiz, voltaram e se corromperam mais do que seus pais, seguindo outros deuses para servi-los e curvar-se diante deles; eles não cessaram de suas próprias ações, nem de seu caminho obstinado.

Comentou  Wesley nos itens abaixo:

Voltou - Para o seu curso anterior e usual.

Seus pais – No Egito, ou no deserto.

Isto é, de suas más práticas

Comentou  Wesley: Suas próprias ações - Isto é, de suas más práticas, que ele chama de suas, porque eram agradáveis às suas próprias naturezas, que em toda a humanidade são profunda e universalmente corrompidas, e porque eram familiares e costumeiras para eles.

Versículo 22

para que por meio deles eu prove a Israel, se guardarão o caminho do Senhor

Escreveu mais o autor de Juízes: para que por meio deles eu prove a Israel, se guardarão o caminho do Senhor, para andarem nele, como seus pais o guardaram, ou não.

Para que eu possa tentar ver se Israel será verdadeiro e fiel a mim

Afirmou  Wesley: Pode provar - Para que eu possa tentar ver se Israel será verdadeiro e fiel a mim, ou se eles se deixarão corromper pelos conselhos e exemplos de seus maus vizinhos.[2]

 

O ciclo de pecados de Israel

 

O ciclo incluía: pecado, escravidão, arrependimento, clamor, libertação. Foi assim no tempo dos juízes incluindo o tempo de Sansão, Débora e Gideão.

Escreveu o autor de Juízes: E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus, e serviram aos baalins e às asseras.

Comentou Wesley: Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou na mão de Cus-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cus-Rissataim oito anos.

Escreveu o autor de Juízes: Quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor, o Senhor suscitou um livrador aos filhos de Israel, o qual os livrou, a saber, Otniel, filho de Quenaz, irmão mais novo de Calebe.

Chorou - Ou seja, orou fervorosamente por libertação, afirmou Wesley.

Escreveu o autor de Juízes: E o Espírito do Senhor veio sobre ele, e ele julgou a Israel, e saiu à guerra; e sua mão prevaleceu contra Chushanrishathaim.

 

Capítulo 3

 

Versículo 1

Provar a Israel

Escreveu o autor de Juízes: Ora, estas são as nações que o Senhor deixou, para por elas provar a Israel, a saber, todos os de Israel que não conheceram todas as guerras de Canaã;

Comentou Wesley: Não sabia - Ou seja, como não tinha experiência dessas guerras, nem do extraordinário poder e providência de Deus manifestado nelas.

Versículo 2

Somente para que as gerações dos filhos de Israel soubessem, para ensinar-lhes a guerra

Escreveu o autor de Juízes: Somente para que as gerações dos filhos de Israel soubessem, para ensinar-lhes a guerra, pelo menos aqueles que antes nada sabiam dela;

eles possam ser expurgados da preguiça e da segurança, e os obrigaram a se insugir a exercícios marciais

Comentou Wesley: Ensine-lhes a guerra - Para que, pela vizinhança de tais inimigos guerreiros, eles possam ser expurgados da preguiça e da segurança, e os obrigaram a se insugir a exercícios marciais, e a ficar continuamente em guarda e, conseqüentemente, manter-se perto daquele Deus cuja assistência eles tinham tanta e constante necessidade.

Versículo 3

cinco príncipes dos filisteus

Escreveu mais o autor de Juízes: a saber, cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e os sidônios, e os heveus que habitavam no monte Líbano, desde o monte Baal-Hermom até a entrada de Hamate.

Cinco senhores - Dos quais três tinham sido de alguma forma subjugados, cap1:18. mas depois recuperaram suas forças, disse Wesley.

eram muito numerosos, e dispersos por várias partes da terra

Comentou mais Wesley: Cananeus - Propriamente chamados, que eram muito numerosos, e dispersos por várias partes da terra, de onde deram denominação a todo o resto do povo.

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Sidônios - As pessoas que vivem perto de Sidom, e sujeitas à sua jurisdição.

Baal-Hermon - Que era a parte oriental do Líbano.

Versículo 4

E por eles deviam provar a Israel

Escreveu o autor de Juízes: E por eles deviam provar a Israel, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos do Senhor, que ordenara a seus pais por intermédio de Moisés.

Comentou Wesley: Saber - Isto é, que eles e outros possam saber por experiência.

Versículo 6

E tomaram suas filhas por esposas

E tomaram suas filhas por esposas, e deram suas filhas a seus filhos, e serviram a seus deuses, escreveu o autor de Juízes.

Foram atraídos para a idolatria

Serviu aos seus deuses - Foram atraídos para a idolatria pelas persuasões e exemplos de seus companheiros de jugo, afirmou Wesley.

Versículo 7

E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor

Escreveu o autor de Juízes: E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus, e serviram aos baalins e às asseras.

Comentou Wesley: E os bosques – Ou seja, nos bosques, nos quais os pagãos geralmente adoravam seus Baalim ou ídolos.

Versículo 8

Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou na mão...

Comentou Wesley: Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou na mão de Cus-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cus-Rissataim oito anos

A Mesopotâmia era a parte da Síria que ficava entre os dois grandes rios, o Tigre e o Eufrates

Comentou ainda Wesley: Servido – Ou seja, foram feitos sujeitos a ele. A Mesopotâmia era a parte da Síria que ficava entre os dois grandes rios, o Tigre e o Eufrates. Isso estava a uma distância tão grande que ninguém pensaria que o problema de Israel deveria ter vindo de um país tão distante: o que mostra muito mais a mão de Deus nele.

Versículo 9

Quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor, o Senhor suscitou um livrador

Escreveu o autor de Juízes: Quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor, o Senhor suscitou um livrador aos filhos de Israel, o qual os livrou, a saber, Otniel, filho de Quenaz, irmão mais novo de Calebe.

Chorou - Ou seja, orou fervorosamente por libertação, afirmou Wesley.

Versículo 10

E o Espírito do Senhor veio sobre ele, e ele julgou a Israel, e saiu à guerra

Escreveu o autor de Juízes: E o Espírito do Senhor veio sobre ele, e ele julgou a Israel, e saiu à guerra; e sua mão prevaleceu contra Chushanrishathaim.

Comentou  Wesley nos itens abaixo:

Veio sobre ele - Com influência extraordinária, dotando-o de sabedoria e coragem singulares, e despertando-o para este grande empreendimento.

Julgou Israel - Ou seja, pleiteou e vingou a causa de Israel contra seus opressores.

Versículo 11

E a terra teve descanso quarenta anos

E a terra teve descanso quarenta anos. E morreu Otniel, filho de Quenaz, escreveu o autor de Juízes.

Nem é incomum nas escrituras, nem em outros autores, que as coisas sejam denominadas a partir da maior parte

Comentou  Wesley: Quarenta anos - Descansou cerca de quarenta anos, ou a maior parte de quarenta anos: sendo mais frequente nas escrituras usar números em tal latitude. Nem é incomum nas escrituras, nem em outros autores, que as coisas sejam denominadas a partir da maior parte; especialmente, quando desfrutavam de alguns graus de descanso e paz, mesmo em seus tempos de escravidão.

Versículo 12

E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor

Escreveu o autor de Juízes: E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor; e o Senhor fortaleceu Eglom, rei de Moabe, contra Israel, porquanto tinham feito o que era mau aos olhos do Senhor.

estrela livre

Fortaleceu Eglom - dando-lhe coragem, poder e sucesso contra eles, disse Wesley.

Versículo 13

e feriu a Israel

Escreveu o autor de Juízes: E ajuntou a si os filhos de Amom e de Amaleque, e foi, e feriu a Israel, e possuiu a cidade das palmeiras.

Comentou  Wesley: Cidade das palmeiras - Ou seja, Jericó. Não a cidade que foi demolida, mas o território que lhe pertence. Aqui ele fixou seu acampamento, para a fertilidade daquele solo, e por causa de sua proximidade com a passagem sobre o Jordão, que era mais cômoda tanto pela conjunção de suas próprias forças que ficavam em ambos os lados do Jordão; para impedir a conjunção dos israelitas em Canaã com seus irmãos além do Jordão; e para garantir sua retirada para seu próprio país.

Versículo 14

Assim serviram os filhos de Israel a Eglom, rei de Moabe, dezoito anos

Assim serviram os filhos de Israel a Eglom, rei de Moabe, dezoito anos, escreveu o autor de Juízes.

Dezoito anos - A servidão anterior durou apenas oito anos; estes dezoito: pois se problemas menores não fizerem o trabalho, Deus enviará maiores, disse Wesley.

Versículo 15

Ora, quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor, o Senhor lhes suscitou um libertador

Escreveu o autor de Juízes: Ora, quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor, o Senhor lhes suscitou um libertador, Eúde, filho de Gera, benjamita, homem canhoto; e por ele os filhos de Israel enviaram um presente a Eglom, rei de Moabe.

Um benjamita

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Um benjamita - Esta tribo estava ao lado de Eglom e, sem dúvida, mais afligida por ele; e, portanto, Deus levanta um libertador.

Canhoto - O que é aqui observado, como uma circunstância considerável na história a seguir.

Versículo 16

Mas Eúde fez para si uma adaga de duas pontas

Escreveu o autor de Juízes: Mas Eúde fez para si uma adaga de duas pontas, de um côvado de comprimento; e cingiu-o sob as vestes, sobre a coxa direita.

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Um côvado de comprimento - Longo o suficiente para o seu projeto, e não muito longo para se esconder.estrela livre

Sua coxa direita - O que era mais conveniente tanto para o uso da mão esquerda quanto para evitar suspeitas.

Versículo 17

E trouxe o presente a Eglom, rei de Moabe 

Comentou Wesley nos itens abaixo:

E trouxe o presente a Eglom, rei de Moabe, e Eglom era homem muito gordo.

O presente - Que deveria ser pago a ele como parte de sua homenagem.

Versículo 18

E, acabando de oferecer o presente, despediu o povo

Escreveu o autor de Juízes: E, acabando de oferecer o presente, despediu o povo que levava o presente.

Enviou o povo - Ele os acompanhou parte do caminho, e depois os dispensou, e voltou para Eglom sozinho, para que ele pudesse ter acesso mais fácil a ele, disse Wesley.

Versículo 19

Tenho um serviço secreto para ti, ó rei

Escreveu o autor de Juízes: Mas ele mesmo se afastou das pedreiras que estavam junto a Gilgal, e disse: Tenho um serviço secreto para ti, ó rei, que disse: Cala-te. E tudo o que estava ao seu lado saía dele.

Virou-se novamente - Como se tivesse esquecido algum negócio importante, afimou Wesley.

Mantenha silêncio

Mantenha silêncio - 'Até que meus servos tenham ido embora: quem ele não teria familiarizado com um negócio que ele supunha ser de grande importância.

Versículo 20

E disse Eúde

Escreveu o autor de Juízes: E Eúde veio a ele; e ele estava sentado em uma sala de verão, que ele tinha só para ele. E disse Eúde: Tenho uma mensagem de Deus para ti. E ele se levantou de seu assento.

Comentou  Wesley: Uma sala de estar de verão - Em que ele costumava se retirar da empresa: que é mencionado como a razão pela qual seus servos esperaram tanto tempo antes de entrarem para ele, versículo - 25.

Ele intencionalmente usa o nome Elohim, que era comum ao verdadeiro Deus

Comentou  Wesley: Uma mensagem - Para ser entregue não em palavras, mas por ações. Ele intencionalmente usa o nome Elohim, que era comum ao verdadeiro Deus, e falsos; e não Jeová, que era peculiar ao verdadeiro Deus; porque Eúde não sabia se a mensagem veio; não de seu próprio falso deus, ele certamente se levantaria e, assim, daria a Eúde mais vantagem por seu golpe; ao passo que ele possivelmente mostraria seu desprezo pelo Deus de Israel sentando-se quieto para ouvir sua mensagem.

Ele se levantou - Em sinal de reverência a Deus, disse Wesley.

Versículo 23

que Deus, que por seu chamado extraordinário o colocou nessa empresa,

Então Eúde saiu pelo vestíbulo, fechou sobre si as portas da sala e as trancou, escreveu o autor de Juízes.

Comentou Wesley nos itens abaixo:

Saiu - Com um semblante e andar compostos, estando bem seguro, que Deus, que por seu chamado extraordinário o colocou nessa empresa, por sua providência especial o levaria através dele.

Sobre ele - Sobre ou depois de si mesmo.

Trancou-os - Ou puxando-o para perto dele, como fazemos quando as portas têm fechaduras de mola; ou levando a chave com ele.

Versículo 24

Certamente ele cobre os pés no seu quarto de verão

Escreveu o autor de Juízes: Quando ele saiu, seus servos vieram; e quando viram que as portas da sala estavam fechadas, disseram: Certamente ele cobre os pés no seu quarto de verão.

Um intérprete judicioso tardio expõe isso, de se recompor para dormir um pouco

Comentou  Wesley: Cobre os pés – Esta frase é usada apenas aqui, e 1 Samuel 24:3. Um intérprete judicioso tardio expõe isso, de se recompor para dormir um pouco, como era muito comum fazer durante o dia naqueles países quentes. E quando o faziam em lugares frescos, como esta sala de verão, sem dúvida, eles costumavam cobrir os pés.

E isso pode parecer o mais provável, tanto porque a sala de verão era adequada para esse uso

Comentou  Wesley: E isso pode parecer o mais provável, tanto porque a sala de verão era adequada para esse uso, quanto porque essa era uma razão mais provável de sua longa espera em sua porta, para que não perturbassem seu repouso. E esse sentido concorda melhor com o caso de Saul na caverna, quando estando dormindo, Davi poderia cortar com mais segurança o colo de suas vestes.

Versículo 25

e eis que o seu senhor estava caído morto por terra

Escreveu o autor de Juízes: E demoraram-se até se envergonharem, e eis que ele não abriu as portas da sala; Tomaram, pois, a chave, e abriram-na, e eis que o seu senhor estava caído morto por terra.

Envergonhado - Ou, confuso, sem saber o que dizer ou pensar; para que não o perturbem ou sejam culpados de negligência para com ele, disse Wesley.

sendo comum nas cortes dos príncipes ter várias chaves para a mesma porta

Uma chave - Outra chave, sendo comum nas cortes dos príncipes ter várias chaves para a mesma porta, afirmou Wesley.

Versículo 27

e os filhos de Israel desceram com ele do monte

O autor de Juízes escreveu: E sucedeu que, chegando, tocou a trombeta no monte de Efraim, e os filhos de Israel desceram com ele do monte, e ele adiante deles.

Comentou  Wesley: Os filhos de Israel – Que sem dúvida ele havia preparado por seus emissários reunidos em números consideráveis.

Versículo 28

Segui-me, porque o Senhor vos entregou na mão os vossos inimigos

Escreveu o autor de Juízes: E disse-lhes: Segui-me, porque o Senhor vos entregou na mão os vossos inimigos, os moabitas. E desceram após ele, e tomaram os vaus do Jordão para Moabe, e não deixaram passar ninguém algum.

Vaus do Jordão

Comentou  Wesley: Vaus do Jordão - Onde eles passaram pelo Jordão, para que nem os moabitas que entraram em Canaã pudessem escapar, nem mais moabitas viessem sobre o Jordão em seu socorro.

Versículo 30

Então Moabe foi subjugado naquele dia sob a mão de Israel

O autor de Juízes escreveu: Então Moabe foi subjugado naquele dia sob a mão de Israel. E a terra teve oitenta anos de descanso.

Comentou  Wesley: Oitenta anos - Principalmente aquela parte que ficava a leste do Jordão: pois o outro lado do país, que ficava a sudoeste, estava infestada pelos filisteus.

Versículo 31

Depois dele Sangar, filho de Anate, matou seiscentos homens dos filisteus com aguilhão de boi

O autor de Juízes escreveu: Depois dele Sangar, filho de Anate, matou seiscentos homens dos filisteus com aguilhão de boi; e também livrou a Israel.

É provável que Sangar estivesse seguindo o arado, quando os filisteus fizeram uma incursão no país

Comentou  Wesley: Um aguilhão de boi - Como Sansão fez mil com a mandíbula de um jumento; ambas sendo ações milagrosas, e nada incríveis para aquele que acredita em um Deus, que poderia facilmente dar força para efetuar isso. É provável que Sangar estivesse seguindo o arado, quando os filisteus fizeram uma incursão no país. E não tendo nem espada nem lança, quando Deus pôs em seu coração para se opor a eles, ele pegou o instrumento que estava à mão. Não importa quão fraca seja a arma, se Deus dirigir e fortalecer o braço.[3]

 



[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Período_dos_Juízes

[2] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/judges-2.html.

[3] https://www.studylight.org/ comentários/eng/wen/judges-3.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog