Eliseu e os milagres com o azeite da viúva e o filho da Sunamita

 

Notas explicativas de Wesley

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 



 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 323

Livros publicados pelo autor: 434

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

 

 

Índice

 

 

·       Introdução

·   As Notas Explicativas de João Wesley sobre a Bíblia

·       Eliseu e o azeite da viúva

·       Eliseu e a Sunamita

 

 

Introdução

 

“Eliseu e os milagres com o azeite da viúva e o filho da Sunamita” é um livro baseado nas Notas Explicativas de Wesley sobe a Bíblia que relata a história dramática de duas mulheres, que foram abençoadas pelos milagres realizados pelo profeta Eliseu.

O tema geral é Eliseu e o azeite da viúva; Eliseu e a Sunamita

Histórias que nos edificam pela misericórdia e poder de Deus através do profeta Eliseu para abençoar pessoas que precisavam de uma solução milagrosa urgente.

Sobre a viúva, Wesley explicou: O óleo ficou - Para nos ensinar, que não devemos desperdiçar nenhuma de suas boas criaturas; e que Deus não operaria milagres desnecessariamente. Nunca estamos limitados a Deus, e em seu poder e generosidade, e nas riquezas de sua graça.

Sobre a mulher Sunamita, Wesley disse: Estando apto a acreditar, aquele que tão cedo tirou o que ele tinha dado, iria restaurar o que ele tinha tirado. Por esta fé, as mulheres receberam seus mortos ressuscitados. Nessa fé, ela não faz nenhuma preparação para o sepultamento de seu filho, mas para sua ressurreição.

Histórias do poder de Deus que nos edificam.

 

O Autor

 

As Notas Explicativas de João Wesley sobre a Bíblia

 

As Notas Explicativas de João Wesley sobre a Bíblia ou os Comentários de João Wesley sobre a Bíblia foram produzidos entre 1754 e 1765.

Seu propósito foi ajudar às pessoas sérias: “Por muitos anos, tive o desejo de estabelecer e colocar juntos o que me ocorreu na leitura, no pensamento ou na conversação, o que poderia ajudar pessoas sérias, que não têm a vantagem de aprender, a entender o Novo Testamento”.

Wesley não realizou durante um bom tempo esse seu desejo.

Mas ele recebeu um forte chamado de Deus: “um forte chamado de Deus para me levantar e partir, estou convencido de que, se tentar algo desse tipo, não devo demorar mais. Meu dia já passou e (mesmo de maneira natural) as sombras da noite vêm rapidamente. E sou bastante induzido a fazer o pouco que posso dessa maneira, porque não posso fazer mais nada: ser impedido, por minha fraqueza atual, de viajar ou pregar. Mas, bendito seja Deus, ainda posso ler, escrever e pensar. Oh, que seja para sua glória!”[2]

Em seu prefácio, Wesley afirmou que suas notas eram destinadas ao "leitor iletrado" e deveriam ser de natureza anti-sectária.

Wesley só começou a realizar seu proposto quando ficou gravemente doente, em 1753. Ele ficou, nesse tempo, sem viajar e pregar.

“Como resultado disso, ele começou a trabalhar em um comentário bíblico e tradução. Ele começou a escrever em 4 de janeiro de 1754 e continuou sem pregar até março, quando já havia produzido um rascunho da tradução. O ritmo de Wesley foi retardado por outras atividades, e ele completou o comentário em 23 de setembro de 1755, publicando no mesmo ano. Outras atualizações foram feitas em 1759 e 1787. Em 1790, a tradução foi publicada sem um comentário de acompanhamento.  Ele foi auxiliado em seu trabalho por seu irmão Charles Wesley”. [3]

Wesley trabalhou a partir de manuscritos gregos do Novo Testamento “(...) particularmente os de Johann Albrecht Bengel, mantendo sua tradução alinhada com a versão King James (KJV). Ele fez cerca de 12.000 pequenas alterações na KJV, muitas das quais foram incorporadas em traduções modernas, como a Versão Revisada. Wesley tentou modernizar a linguagem datada da KJV. Ele também mudou muitas ocorrências da palavra "deve" para "irá", minimizando assim a ênfase na predestinação dentro do texto e alinhando-o mais com a teologia metodista”.  [4]

 

O Editor

 

 

 

Eliseu e o azeite da viúva

Capitulo 4

 

O autor do 2 Reis relata “que uma certa mulher das mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Teu servo, meu marido, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor, e o credor veio para tomar para si meus dois filhos para serem escravos”.

Uma situação muito difícil que Eliseu procurou resolver.

A Bíblia relata que Eliseu lhe perguntou: “Que te farei? Dize-me, o que tens em casa? E ela disse: Tua serva não tem coisa alguma em casa, senão um pote de azeite”.

E através da multiplicação do azeite, a mulher viúva pode pagar sua dívida.

Eliseu lhe disse: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida, e vive tu e teus filhos do resto.

Wesley explicou: O óleo ficou - Para nos ensinar, que não devemos desperdiçar nenhuma de suas boas criaturas; e que Deus não operaria milagres desnecessariamente. Nunca estamos limitados a Deus, e em seu poder e generosidade, e nas riquezas de sua graça.

E Wesley comentou: Todo o nosso aperto está em nós mesmos. É a nossa fé que falha, não a sua promessa. Se houvesse mais vasos, há o suficiente em Deus para enchê-los, o suficiente para todos, o suficiente para cada um”, afirmou Wesley.

 

Versículo 1

clamou a Eliseu, dizendo: Teu servo, meu marido, morreu

A Bíblia relata: Ora, uma certa mulher das mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Teu servo, meu marido, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor, e o credor veio para tomar para si meus dois filhos para serem escravos.

Wesley comentou: Profetas - Que, embora fossem totalmente dedicados ao emprego sagrado, não foram excluídos do casamento, não mais do que os sacerdotes e levitas.

Sua pobreza, portanto, não foi adquirida por sua ociosidade ou prodigalidade

Wesley explicou: Temei ao Senhor - Sua pobreza, portanto, não foi adquirida por sua ociosidade ou prodigalidade; mas por sua piedade, porque ele não cumpriu o modo de adoração do rei e, portanto, perdeu todas as vantagens mundanas.

Escravos - Ou, para usá-los como seus escravos, ou para vendê-los a outros, de acordo com a lei, disse Wesley.

Versículo 2

Que te farei?

A Bíblia relata: E Eliseu lhe disse: Que te farei? Dize-me, o que tens em casa? E ela disse: Tua serva não tem coisa alguma em casa, senão um pote de azeite.

O que devo - Como devo aliviar a ti, que sou pobre?

(Wesley pulou do versículo 2 para o 7. Acrescentamos os versículos de 3 a 6 para um melhor entendimento da história):


Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

 

Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

 

Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.

 

E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.

 

Versículo 7

Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida

A Bíblia relata: Então ela veio e contou ao homem de Deus. E ele disse: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida, e vive tu e teus filhos do resto.

Para seu filho - Para um deles: porque ela tinha dois, versículo – 1. Wesley explicou.

Nunca estamos limitados a Deus, e em seu poder e generosidade, e nas riquezas de sua graça

Wesley explicou: O óleo ficou - Para nos ensinar, que não devemos desperdiçar nenhuma de suas boas criaturas; e que Deus não operaria milagres desnecessariamente. Nunca estamos limitados a Deus, e em seu poder e generosidade, e nas riquezas de sua graça.

É a nossa fé que falha, não a sua promessa

Todo o nosso aperto está em nós mesmos. É a nossa fé que falha, não a sua promessa. Se houvesse mais vasos, há o suficiente em Deus para enchê-los, o suficiente para todos, o suficiente para cada um”, afirmou Wesley.

 

Eliseu e a Sunamita

 

Capitulo 4

A Bíblia relata: Certo dia, Eliseu passou a Suném, onde estava uma grande mulher; e ela o obrigou a comer pão. E assim foi que, sempre que passava, ele se voltava para lá para comer pão.

E disse ela a seu marido: Eis que vejo que este é um santo homem de Deus, que passa continuamente por nós.

E a Sunamita disse ao marido: “Façamos uma pequena câmara, peço-te, na parede; e ponhamos-lhe ali uma cama, e uma mesa, e um banquinho, e um candelabro, e será que, quando ele vier a nós, voltará para lá”, relata os autores de 2 Reis.

A Bíblia relata que Eliseu desejou fazer da uma recompensa à Sunamita: “E ele lhe disse: Dize-lhe agora: Eis que tens cuidado de nós com todo este cuidado; O que deve ser feito por ti? Queres que te fale com o rei, ou com o capitão do exército? E ela respondeu: Eu habito no meio do meu povo”, revelando a mulher Sunamita uma grande abnegação e simplicidade.

E como ela não tinha filhos, Eliseu lhe prometeu: “Por volta deste tempo, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E ela disse: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva”.

Wesley comentou:  Não me iluda com esperanças vãs. Ela não podia acreditar de alegria.

O filho nasceu, mas depois ficou doente e morreu. A mulher foi atrás de Eliseu, que foi à sua casa, entrou no quarto e ficou orando com o menino. Depois ressuscitou o menino.

Por fim, nessa história da mulher Sunamita, a Bíblia relata que entrou ela no quarto, “e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu”.

Uma mulher de poucas palavras e de atitudes firme e destemidas.

Versículo 8

onde estava uma grande mulher; e ela o obrigou a comer pão

A Bíblia relata: Certo dia, Eliseu passou a Suném, onde estava uma grande mulher; e ela o obrigou a comer pão. E assim foi que, sempre que passava, ele se voltava para lá para comer pão.

Ótimo - Para propriedade, ou nascimento e qualidade, disse Wesley.

Versículo 9

Eis que vejo que este é um santo homem de Deus

 

A Bíblia relata: E disse ela a seu marido: Eis que vejo que este é um santo homem de Deus, que passa continuamente por nós.

Wesley explicou: Este é - Um profeta, e o de eminente santidade: por nossa bondade a quem, obteremos uma bênção para nós mesmos.

Versículo 10

Façamos uma pequena câmara

Façamos uma pequena câmara, peço-te, na parede; e ponhamos-lhe ali uma cama, e uma mesa, e um banquinho, e um candelabro, e será que, quando ele vier a nós, voltará para lá, relata a Bíblia.

Para que ele possa estar livre do barulho dos negócios da família e desfrutar daquela privacidade

Wesley explicou: Na parede - Para que ele possa estar livre do barulho dos negócios da família e desfrutar daquela privacidade que, percebo, ele deseja para suas orações e meditações.estrela livre

caro e se contenta com as necessidades básicas

Uma cama, ... - Ele não será problemático ou cobrado para nós: ele não se importa com móveis ricos ou entretenimento caro e se contenta com as necessidades básicas, disse Wesley.

Versículo 12

Chama a esta sunamita

A Bíblia relata: E disse a Geazi, seu servo: Chama a esta sunamita. E quando ele a chamou, ela se apresentou diante dele.

A relação parece ser um pouco perplexa, mas pode ser assim concebida

Wesley explicou: Ela ficou - A relação parece ser um pouco perplexa, mas pode ser assim concebida. É neste versículo registrado no geral, que o profeta enviou Geazi para chamá-la, e que ela veio a ele após esse chamado: em seguida, segue uma descrição particular de todo o negócio, com todas as circunstâncias,

que é repetido para abrir caminho para as seguintes passagens

Wesley continuou: primeiro, da mensagem com a qual Geazi foi enviado quando ele foi chamá-la, e de sua resposta a essa mensagem, versículo 13, e da conjectura de Geazi sobre isso, versículo 14, e depois de sua vinda ao profeta ao seu chamado: que é repetido para abrir caminho para as seguintes passagens.

Versículo 13

O que deve ser feito por ti?

A Bíblia relata: E ele lhe disse: Dize-lhe agora: Eis que tens cuidado de nós com todo este cuidado; O que deve ser feito por ti? Queres que te fale com o rei, ou com o capitão do exército? E ela respondeu: Eu habito no meio do meu povo.

nem tenho qualquer motivo para buscar alívio de poderes superiores

Eu moro - vivo entre meus parentes e amigos; nem tenho qualquer motivo para buscar alívio de poderes superiores, afirma Wesley.

Versículo 14

Na verdade, ela não tem filhos, e seu marido é velho

E ele disse: Que se deve fazer então por ela? Respondeu Geazi: Na verdade, ela não tem filhos, e seu marido é velho, relata a Bíblia.

Wesley afirmou: Ele disse: - Você observou alguma coisa que ela quer ou deseja? Pois o profeta se manteve muito em seu quarto, enquanto Geazi andava mais livremente pela casa, conforme suas ocasiões o levavam.

Versículo 16

Por volta deste tempo, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho

Na Bíblia está escrito: E ele disse: Por volta deste tempo, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E ela disse: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.

Não minta - Não me iluda com esperanças vãs. Ela não podia acreditar de alegria, disse Wesley.

Versículo 17

E a mulher concebeu, e deu à luz um filho naquele tempo

E a mulher concebeu, e deu à luz um filho naquele tempo que Eliseu lhe dissera, segundo o tempo da vida, está registrado na Bíblia.

Tempo de vida - Veja a nota em Gênesis 18:10 .

Versículo 21

E ela subiu, e deitou-o na cama do homem de Deus

A história continua: E ela subiu, e deitou-o na cama do homem de Deus, e fechou a porta sobre ele, e saiu.

Nessa fé, ela não faz nenhuma preparação para o sepultamento de seu filho, mas para sua ressurreição

Wesley explicou: Cama do homem de Deus - Estando apto a acreditar, aquele que tão cedo tirou o que ele tinha dado, iria restaurar o que ele tinha tirado. Por esta fé, as mulheres receberam seus mortos ressuscitados. Nessa fé, ela não faz nenhuma preparação para o sepultamento de seu filho, mas para sua ressurreição. 

Versículo 23

E ela disse: Vai ficar bem

Na história, o marido da Sunamita disse: E ele disse: Por que irás hoje ter com ele? Não é lua nova, nem sábado. E ela disse: Vai ficar bem.

Lua nova... - Quais eram os tempos habituais em que recorriam aos profetas para obter instrução, esclarece Wesley.

Minha ida não será problemática para ele

Disse Wesley: Deve ser bom - Minha ida não será problemática para ele, nem prejudicial para você ou para mim.

Versículo 26

Corre agora, peço-te, ao encontro dela, e dize-lhe: Vai bem contigo?

Eliseu disse a Geazi: Corre agora, peço-te, ao encontro dela, e dize-lhe: Vai bem contigo? Está tudo bem com seu marido? Está tudo bem com a criança? E ela respondeu: Está bem.

Quando Deus chama nossos parentes mais queridos pela morte, cabe a nós dizer, está bem conosco e com eles

Wesley explicou: É - Assim foi em alguns aspectos, porque era a vontade de um Deus sábio e bom e, portanto, melhor para ela. Quando Deus chama nossos parentes mais queridos pela morte, cabe a nós dizer, está bem conosco e com eles.

Está bem, porque tudo está bem o que Deus faz

Está bem, porque tudo está bem o que Deus faz: tudo vai bem com os que se foram, se forem para o céu. E tudo está bem conosco que ficamos para trás, se pela aflição formos favorecidos em nosso caminho para lá.

Versículo 27

E disse o homem de Deus: Deixai-a

Na história é relatado que “quando ela chegou ao homem de Deus no monte, ela o pegou pelos pés, mas Geazi se aproximou para empurrá-la para longe. E disse o homem de Deus: Deixai-a; porque a sua alma está aflita dentro dela, e o Senhor me escondeu isso, e não me fez contar”.

Ela caiu a seus pés e tocou-os, como uma suplicante mais humilde e sincera

Wesley explicou: Os pés - Ela caiu a seus pés e tocou-os, como uma suplicante mais humilde e sincera. Além disso, ela insinuou, o que ela não ousava presumir expressar em palavras, que ela desejava que ele fosse junto com ela.

Não a perturbe

Deixe-a em paz - Não a perturbe, pois este gesto é um sinal de alguma dor extraordinária, esclareceu Wesley.

não era por qualquer virtude inerente a si mesmo, mas de Deus, que lhe revelou apenas o que e quando ele quis

Wesley explicou: Escondeu-o - Pelo qual ele significa, que o que ele sabia ou fez, não era por qualquer virtude inerente a si mesmo, mas de Deus, que lhe revelou apenas o que e quando ele quis.

Versículo 28

Desejei eu um filho do meu senhor?

Está na Bíblia que a Sunamita disse: Então ela disse: Desejei eu um filho do meu senhor? eu não disse: Não me engane?

Esta criança não me foi dada por meu desejo imoderado

Wesley explicou: Ela disse: - Esta criança não me foi dada por meu desejo imoderado, pelo qual eu poderia ter sido justamente castigada, mas foi prometida livremente por ti em nome de Deus e de seu favor especial.

Com vãs esperanças de um conforto que eu nunca deveria ter

Wesley disse: Engane-me - Com vãs esperanças de um conforto que eu nunca deveria ter. E eu teria sido muito mais feliz se nunca o tivesse, do que perdê-lo tão rapidamente.

Versículo 29

Cinge os teus lombos, toma o meu cajado na tua mão, e vai

Eliseu disse: Então disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu cajado na tua mão, e vai; e, se alguém te saúda, não lhe respondas outra vez, e põe o meu cajado sobre o rosto do menino.

Cingir - Amarre suas longas vestes em torno de seus lombos para expedição, explicou Wesley em suas notas.

Não demoreis nem vos detenhais pelo caminho

Wesley explicou: Se você se encontrar, ... — Não demoreis nem vos detenhais pelo caminho, nem por palavras nem por ações.

Versículo 30

Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei

 A Sunamita disse: E disse a mãe do menino: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E ele se levantou e a seguiu.

nem sua fé era tão forte a ponto de pensar que o profeta poderia fazer um milagre tão grande a essa distância

Wesley explicou: Não te deixarei - Até que você vá para casa comigo. Pois ela não tinha grande confiança em Geazi, nem sua fé era tão forte a ponto de pensar que o profeta poderia fazer um milagre tão grande a essa distância.

Versículo 31

O menino não está acordado

A Bíblia diz que “Geazi passou adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino; mas não havia voz nem audição. Por isso voltou ao encontro dele, e anunciou-lhe, dizendo: O menino não está acordado.

alterou seu curso e não juntou suas orações fervorosas à ação de Geazi

Wesley disse: Nem voz - Nem fala, nem sentido, nem qualquer sinal de vida, na criança. Essa decepção pode proceder daí, que Eliseu, tendo mudado de ideia e cedido à importunação dela para ir com ela, alterou seu curso e não juntou suas orações fervorosas à ação de Geazi.

Não desperto - Não revivido, explicou Wesley..

Versículo 33

Feche a porta - Sobre si mesmo e a criança morta, para que ele possa orar a Deus sem distração

Entrou, pois, e fechou a porta sobre os dois, e orou ao Senhor.

Wesley explicou: Feche a porta - Sobre si mesmo e a criança morta, para que ele possa orar a Deus sem distração, e possa usar mais livremente os meios que ele achou adequados.

Versículo 34

e estendeu-se sobre o menino; e a carne da criança se aqueceu

A Bíblia diz que Eliseu “subiu, e deitou-se sobre o menino, e pôs a sua boca sobre a sua boca, e os seus olhos sobre os seus olhos, e as suas mãos sobre as suas mãos: e estendeu-se sobre o menino; e a carne da criança se aqueceu”.

Uma parte sobre a outra sucessivamente

Wesley explicou: E colocar - Uma parte sobre a outra sucessivamente; pois a desproporção dos corpos não permitiria que isso fosse feito em conjunto.

mas de um princípio de vida, que já estava infundido na criança e, aos poucos, vivia todas as partes de seu corpo

Disse Wesley: Aqueceu - Não por qualquer calor externo, que não poderia ser transmitido ao corpo da criança por tais leves toques do corpo do profeta; mas de um princípio de vida, que já estava infundido na criança e, aos poucos, vivia todas as partes de seu corpo.

Versículo 35

e o menino espirrou sete vezes, e o menino abriu os olhos

A Bíblia mostra a atitude de Eliseu: Então ele voltou e andou pela casa de um lado para o outro; e subiu, e estendeu-se sobre ele: e o menino espirrou sete vezes, e o menino abriu os olhos.

Ele andou - Ele muda suas posturas para o seu próprio refrigério necessário

Ele andou - Ele muda suas posturas para o seu próprio refrigério necessário, e andou de um lado para o outro, exercitando sua mente em oração a Deus, afirmou Wesley.

Repetindo suas ações anteriores, para nos ensinar a não desanimar em nossas orações

Wesley explicou: E foi - Repetindo suas ações anteriores, para nos ensinar a não desanimar em nossas orações, se não formos respondidos rapidamente.

Abriu os olhos - Assim, a obra iniciada no versículo anterior é aqui aperfeiçoada. Embora os milagres fossem feitos em sua maioria em um instante, às vezes eles eram feitos aos poucos, explicou Wesley.

Versículo 36

E, entrando ela a ele, disse: Toma teu filho

Eliseu disse: E chamou a Geazi, e disse: Chama a esta sunamita. Então ele a chamou. E, entrando ela a ele, disse: Toma teu filho.

Para ele - Para a porta.[5]

Versículo 37

Por fim, nessa história da mulher Sunamita, a Bíblia relata que “entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu”.

 

 

 

 

 

 



[1] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/ephesians-1.html

[2] https://ccel.org/cel/wesley/notes/notes.i.i.html

[3] https://en.wikipedia.org/wiki/Explanatory_Notes_Upon_the_New_Testament

[4] https://en.wikipedia.org/wiki/Explanatory_Notes_Upon_the_New_Testament

[5] https://www.studylight.org/ comentários/eng/wen/2-kings-4.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog