As 70 Semanas de Daniel

Segundo Wesley

 

 

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor do texto: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 319

Livros publicados pelo autor: 430

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

 

 

 

Índice

 

·       Introdução

·       As 70 semanas de Daniel

·       Provavelmente Cristo apareceu a Daniel

·       Reis que se sucederam

 

 

 

 

Introdução

 

 

As chamadas 70 semanas de Daniel é uma profecia que traz diversas interpretações e aberrações. Wesley é profundo na análise e esclarece a profecia.

“As setenta semanas de Daniel" é como ficou conhecida pelos cristãos a profecia registrada em Daniel 9:24-27. A profecia das 70 semanas é um dos temas mais polêmicos e debatidos entre os estudiosos devido a sua grande dificuldade de interpretação”.[2]

Para Wesley, esse tema se torna bem mais simples porque ele sempre trabalhou com a história dando nomes aos participantes dos eventos revelados em Daniel 9, 10 e 11.

O livro “As 70 Semanas de Daniel Segundo Wesley” aborda os capítulos 9, 10 e 11 de Daniel.

No livro, o texto bíblico está em negrito. Em itálico estão os comentários de Wesley e a introdução ao texto que fizemos.

Para Wesley, as 70 semanas se referem ao tempo de Daniel, aos anos posteriores e também ao tempo de Cristo, na Palestina, especialmente.

Wesley interpreta e se refere aos reis Xerxes, Alexandre, Antioco, Ptolomeu, Seleuco Nicanor, etc.

Segundo Wesley, Antíoco era um tipo eminente de anticristo.

No capítulo 9, para Wesley, o capítulo fala inclusive sobre a morte e ressurreição de Jesus, etc. Não fala necessariamente sobre nosso tempo.

O texto bíblico diz no capítulo 9: “E depois de sessenta e duas semanas o Messias será exterminado, mas não para si mesmo: e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário; e o seu fim será com um dilúvio, e até o fim da guerra se determinam desolações”. 

E Wesley passa a comentar. “E depois - Depois dos sete e dos sessenta e dois que os seguiram”.

Não para si mesmo - Mas por nossa causa e para nossa salvação.

E o povo – Os romanos sob a conduta de Tito.

Determinado - Deus decretou destruir aquele lugar e povo, pelas misérias e desolações da guerra”, disse Wesley.

Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para acabar com a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e para trazer a justiça eterna, e para selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.

Wesley explica: Setenta semanas - Essas semanas são semanas de dias, e esses dias são tantos anos.

Wesley diz mais: Para terminar a transgressão - O anjo descobre primeiro a doença em três palavras diferentes, que contêm todos os tipos de pecado, que o Messias deve nos libertar por sua redenção completa.

No versículo 27, está escrito: “E ele confirmará a aliança com muitos por uma semana: e no meio da semana fará cessar o sacrifício e a oblação, e por causa da propagação das abominações ele o fará desolado, até a consumação, e o determinado será derramado sobre o desolado”.

E Wesley passa a explicar o significado: “Ele confirmará – Cristo confirmou a nova aliança, 1. Pelo testemunho dos anjos, de João Batista, dos magos, dos santos então vivos, de Moisés e Elias - 2. Por sua pregação - 3. Por sinais e maravilhas - 4. Por sua vida santa - 5. Por sua ressurreição e ascensão - 6. Por sua morte e derramamento de sangue.

Fará cessar o sacrifício – Todos os ritos judaicos e o culto levítico. Com sua morte, ele revogou e pôs fim a esse serviço laborioso para sempre.

E isso determinou - Aquele espírito de sono, que Deus determinou derramar sobre a nação desolada, até que se aproxime o tempo, quando todo o Israel será salvo”, [3] explicou Wesley.

Aqui se refere a um fato posterior ao ministério de Criso.

Notas explicativas que são importantes para as novas gerações que têm dificuldades de entender sobre a profecia de Daniel.

O Autor

 

 

As 70 semanas de Daniel

 

Versículo 1

No primeiro ano de Dario - Ou seja, imediatamente após a derrubada do reino da Babilônia

No primeiro ano de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, que foi constituído rei sobre o reino dos caldeus,

Wesley explica: No primeiro ano de Dario - Ou seja, imediatamente após a derrubada do reino da Babilônia, que foi o ano da libertação dos judeus do cativeiro.

Dos medos - Este Dario não era Dario, o persa, sob quem o templo foi construído, como alguns afirmaram, para invalidar a credibilidade deste livro; mas Dario, o medo, que viveu no tempo de Daniel.

Versículo 2

No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros o número dos anos de que o Senhor

No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros o número dos anos de que o Senhor viera a palavra do Senhor ao profeta Jeremias, que ele havia de cumprir setenta anos nas desolações de Jerusalém.

Wesley explica: Por livros - Pelos livros sagrados.

Versículo 12

trazendo sobre nós um grande mal

E confirmou as palavras que falou contra nós e contra os nossos juízes que nos julgavam, trazendo sobre nós um grande mal, porque debaixo de todo o céu nunca se fez como se fez em Jerusalém.

Wesley explica: Julgou-nos - Cujo dever era governar o povo e julgar suas causas; em que, se houve uma falha, foi um pecado, e julgamento sobre o povo, e sobre os próprios governantes e juízes também.

Sobre Jerusalém - Um lugar privilegiado de muitas maneiras acima de todos os outros, e punido acima de todos os outros. 

Versículo 14

Por isso o Senhor vigia sobre o mal

Por isso o Senhor vigia sobre o mal, e o trouxe sobre nós, porque o Senhor nosso Deus é justo em todas as suas obras que faz, porque não obedecemos à sua voz.

Wesley explica: O Senhor observou - A vigilância de Deus denota as maneiras adequadas que ele sempre toma para punir os pecadores.

Versículo 17

Agora, pois, ó nosso Deus, ouve a oração do teu servo e as suas súplicas

Agora, pois, ó nosso Deus, ouve a oração do teu servo e as suas súplicas, e faz resplandecer o teu rosto sobre o teu santuário, que está desolado, por amor do Senhor.

Wesley explica: Por causa do Senhor - Por causa do Messias: a quem o título de Senhor é frequentemente dado no Antigo Testamento.

Versículo 21

o homem Gabriel, que eu tinha visto na visão no princípio, voando rapidamente, tocou-me à hora da oblação da tarde

Sim, enquanto eu falava em oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na visão no princípio, voando rapidamente, tocou-me à hora da oblação da tarde.

Wesley explica: Sobre o tempo - O tempo do sacrifício da noite era um tempo solene e definido de devoção. Embora o altar estivesse em ruínas, e não houvesse oblação oferecida sobre ele, ainda assim os judeus piedosos pensavam diariamente no momento em que deveria ter sido oferecido, e esperavam que sua oração fosse apresentada diante de Deus como incenso, e o levantar de suas mãos, como o sacrifício da noite.

Este era peculiarmente um tipo daquele grande sacrifício, que Cristo deveria oferecer: e foi em virtude desse sacrifício que a oração de Daniel foi aceita

Wesley explica: Este era peculiarmente um tipo daquele grande sacrifício, que Cristo deveria oferecer: e foi em virtude desse sacrifício que a oração de Daniel foi aceita, quando ele orou por amor do Senhor.

Versículo 24

Setenta semanas - Essas semanas são semanas de dias, e esses dias são tantos anos

Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para acabar com a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e para trazer a justiça eterna, e para selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.

Wesley explica: Setenta semanas - Essas semanas são semanas de dias, e esses dias são tantos anos.

O anjo descobre primeiro a doença em três palavras diferentes, que contêm todos os tipos de pecado, que o Messias deve nos libertar por sua redenção completa

Wesley explica: Para terminar a transgressão - O anjo descobre primeiro a doença em três palavras diferentes, que contêm todos os tipos de pecado, que o Messias deve nos libertar por sua redenção completa.

1. Para acabar com a transgressão - 2. Para dar fim ao pecado - 3. Fazer reconciliação

 Ele mostra a cura desta doença em três palavras - 1. Para acabar com a transgressão - 2. Para dar fim ao pecado - 3. Fazer reconciliação: todas as palavras que são muito expressivas no original e significam perdoar, apagar, destruir.

Para trazer a justificação pela livre graça de Deus em Cristo, e santificação pelo seu espírito: chamado eterno, porque Cristo é eterno, e assim são a aceitação e santidade compradas para nós

Wesley explica: Para trazer a justiça eterna - Para trazer a justificação pela livre graça de Deus em Cristo, e santificação pelo seu espírito: chamado eterno, porque Cristo é eterno, e assim são a aceitação e santidade compradas para nós. Cristo traz isso,

1. Por seu mérito - 2. Por seu evangelho declarando isso - 3. Pela fé, aplicando-o e selando-o pelo Espírito Santo

1. Por seu mérito - 2. Por seu evangelho declarando isso - 3. Pela fé, aplicando-o e selando-o pelo Espírito Santo.

Para revogar a antiga dispensação da lei, e para ratificar a aliança do evangelho

Wesley explica: Para selar - Para revogar a antiga dispensação da lei, e para ratificar a aliança do evangelho.

Cristo foi ungido

Wesley explica: Ungir – Isso alude ao seu nome Messias e Cristo, ambos os quais significam ungido. Cristo foi ungido em sua primeira concepção e união pessoal, Lucas 1:35 Lucas 1:35 . Em seu batismo, Mateus 3:17, para seus três ofícios pelo Espírito Santo, 1. Rei, Mateus 2:22. Profeta, Isaías 61:13. Sacerdote, Salmos 110:4.

Versículo 25

Sabe, pois, e entende que, desde a saída da ordem de restaurar e edificar Jerusalém até o Messias, o Príncipe, serão sete semanas, e sessenta e duas semanas

Sabe, pois, e entende que, desde a saída da ordem de restaurar e edificar Jerusalém até o Messias, o Príncipe, serão sete semanas, e sessenta e duas semanas; a rua será reconstruída, e o muro, mesmo em tempos difíceis.

Wesley explica: Da saída - Da publicação do edito, seja de Ciro ou Dario, para restaurá-lo e construí-lo.

Versículo 26

E depois de sessenta e duas semanas o Messias será exterminado, mas não para si mesmo

E depois de sessenta e duas semanas o Messias será exterminado, mas não para si mesmo: e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário; e o seu fim será com um dilúvio, e até o fim da guerra se determinam desolações.

Wesley diz: E depois - Depois dos sete e dos sessenta e dois que os seguiram.

Não para si mesmo - Mas por nossa causa e para nossa salvação.

romanos sob a conduta de Tito

Wesley diz: E o povo – Os romanos sob a conduta de Tito.

Determinado - Deus decretou destruir aquele lugar e povo, pelas misérias e desolações da guerra.

Versículo 27

                   ele confirmará

 – Cristo confirmou a nova aliança

E ele confirmará a aliança com muitos por uma semana: e no meio da semana fará cessar o sacrifício e a oblação, e por causa da propagação das abominações ele o fará desolado, até a consumação, e o determinado será derramado sobre o desolado.

5. Por sua ressurreição e ascensão - 6. Por sua morte e derramamento de sangue

Wesley diz: Ele confirmará – Cristo confirmou a nova aliança, 1. Pelo testemunho dos anjos, de João Batista, dos magos, dos santos então vivos, de Moisés e Elias - 2. Por sua pregação - 3. Por sinais e maravilhas - 4. Por sua vida santa - 5. Por sua ressurreição e ascensão - 6. Por sua morte e derramamento de sangue.

Com sua morte, ele revogou e pôs fim a esse serviço laborioso para sempre

Wesley diz: Fará cessar o sacrifício – Todos os ritos judaicos e o culto levítico. Com sua morte, ele revogou e pôs fim a esse serviço laborioso para sempre.

até que se aproxime o tempo, quando todo o Israel será salvo

Wesley diz: E isso determinou - Aquele espírito de sono, que Deus determinou derramar sobre a nação desolada, até que se aproxime o tempo, quando todo o Israel será salvo.[4]

 

Daniel 10

 

Provavelmente Cristo apareceu a Daniel

 

O texto bíblico diz: ‘Então levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, cujos lombos estavam cingidos de ouro fino de Ufaz”.

Wesley explica: “Um certo homem - Muito provavelmente Cristo, que apareceu a Daniel em vestes reais e sacerdotais, e em tão grande brilho e majestade”.

O livro de Daniel diz ainda: “Mas eu te mostrarei o que está escrito na escritura da verdade, e não há quem me apoie nestas coisas, senão Miguel, vosso príncipe”.

Wesley explica: “Miguel - Somente Cristo é o protetor de sua igreja, quando todos os príncipes da terra desertam ou se opõem a ela”.[5]

 

 

O Capítulo 10

Versículo 2

Estava de luto – Porque ele previu as muitas calamidades que aconteceriam aos judeus por seus pecados, especialmente por destruir o Messias e rejeitar seu evangelho

Naqueles dias, eu, Daniel, estava de luto por três semanas inteiras.

Wesley diz: Estava de luto – Porque ele previu as muitas calamidades que aconteceriam aos judeus por seus pecados, especialmente por destruir o Messias e rejeitar seu evangelho.

Versículo 4

estando eu à beira do grande rio

E no vigésimo quarto dia do primeiro mês, estando eu à beira do grande rio, que é Hiddekel,

O primeiro mês - Nisan, que é março.

Hiddekel — ou Tigre.

Versículo 5

Um certo homem - Muito provavelmente Cristo, que apareceu a Daniel em vestes reais e sacerdotais, e em tão grande brilho e majestade

Então levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, cujos lombos estavam cingidos de ouro fino de Ufaz.

Wesley diz: Um certo homem - Muito provavelmente Cristo, que apareceu a Daniel em vestes reais e sacerdotais, e em tão grande brilho e majestade.

Versículo 12

Disse-me, pois: Não temas, Daniel

Disse-me, pois: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que puseste o teu coração a entender, e a castigar-te perante o teu Deus, as tuas palavras foram ouvidas, e eu vim por causa das tuas palavras.

Ele – não Cristo, mas Gabriel.

Versículo 13

Daniel por suas orações, e o anjo por seu poder, finalmente o venceram

Mas o príncipe do reino da Pérsia resistiu-me vinte e um dias: mas eis que Miguel, um dos principais príncipes, veio em meu auxílio; e fiquei lá com os reis da Pérsia.

Wesley diz: Resistiu-me - Deus permitiu que os conselhos perversos de Cambises ocorressem por algum tempo; mas Daniel por suas orações, e o anjo por seu poder, finalmente o venceram: e isso mesmo lançou as bases da ruína das monarquias persas. 

Miguel aqui é comumente suposto significar Cristo.

Miguel - Miguel aqui é comumente suposto significar Cristo.

Para contra trabalhar seus desígnios contra o povo de Deus

Eu permaneci - Para contra trabalhar seus desígnios contra o povo de Deus.

Versículo 15

voltei o rosto para a terra, e fiquei mudo

E, havendo-me dito tais palavras, voltei o rosto para a terra, e fiquei mudo.

Eu coloquei meu rosto - eu me prostrei no chão.estrela livre

E fiquei mudo - Thro 'espanto.

Versículo 16

E eis que alguém semelhante aos filhos dos homens tocou os meus lábios

E eis que alguém semelhante aos filhos dos homens tocou os meus lábios; então abri a boca, e falei, e disse ao que estava diante de mim: Senhor meu, pela visão as minhas dores se voltaram sobre mim, e não retive forças.

Este também parece ter sido Gabriel

Wesley diz: Um como os filhos dos homens - Este também parece ter sido Gabriel.

Eu não retive nenhuma força - Embora ele tenha aparecido a ele e falado com ele como um homem, ainda assim Daniel não pôde suportar sua presença, sem algum pavor, diz Wesley.

Versículo 20

e agora voltarei para pelejar contra o príncipe da Pérsia

Então disse ele: Sabes tu por que venho ter contigo? e agora voltarei para pelejar contra o príncipe da Pérsia: e quando eu sair, eis que virá o príncipe da Grécia.

Lutar - Opor-se a seus desígnios maliciosos, diz Wesley.

Versículo 21

e não há quem me apoie nestas coisas, senão Miguel, vosso príncipe

Mas eu te mostrarei o que está escrito na escritura da verdade, e não há quem me apoie nestas coisas, senão Miguel, vosso príncipe.

Miguel - Somente Cristo é o protetor de sua igreja

Miguel - Somente Cristo é o protetor de sua igreja, quando todos os príncipes da terra desertam ou se opõem a ela., diz Wesley.[6]

 

Daniel 11

 

Reis que se sucederam

 

O livro de Daniel diz: “E agora te mostrarei a verdade. Eis que ainda se levantarão três reis na Pérsia; e o quarto será muito mais rico do que todos eles: e por sua força, por meio de suas riquezas, ele levantará todos contra o reino da Grécia”.

Dentre os reis, Wesley se refere a Xerxes, Alexandre e Antioco.

Wesley disse: “Ele - Xerxes era mais potente do que todos os outros três, porque seu pai Dario havia reunido uma massa incrível para ele, que ele mesmo aumentou por seis anos juntos, antes de fazer sua expedição contra a Grécia. Havia mais reis da Pérsia além desses quatro, mas eles não se preocupavam com o povo de Deus”.

Segundo Wikipedia: “Xerxes I (em persa: خشایارشا, pronunciado "Kshaiarsha";[1] 519 a.C.– 465 a.C.) foi um xá aquemênida que governou de 486 a.C. até a data do seu assassinato”.[7]

Wesley fala do rei Alexandre que viveu até 323 a.C: “E um rei poderoso se levantará, que governará com grande domínio e fará conforme a sua vontade.

Um rei poderoso - Alexandre, o grande”.

Segundo a Wikipédia: “Alexandre III da Macedônia ou Macedónia, comumente conhecido como Alexandre, o Grande ou Alexandre Magno, foi rei do reino grego antigo da Macedônia e um membro da dinastia argéada. Nascido em Pela em 356 a.C., o jovem príncipe sucedeu a seu pai, o rei Filipe II, no trono com vinte anos de idade”.[8]

Na sua juventude, Alexandre foi orientado pelo filósofo Aristóteles.

Outro rei importante, na época, foi Antioco: O livro de Daniel diz: “Mas aquele que vier contra ele fará conforme a sua vontade, e ninguém subsistirá diante dele; e ele estará na terra gloriosa, que pela sua mão será consumida”.

E Wesley explica: “Mas ele - Antíoco, que vem contra Ptolomeu”.

Segundo a Wikipedia: “Antíoco IV Epifânio foi o rei helenístico da dinastia selêucida que governou a Síria entre 175 a.C. e 164 a.C

Versículo 2

E agora te mostrarei a verdade. Eis que ainda se levantarão três reis na Pérsia

E agora te mostrarei a verdade. Eis que ainda se levantarão três reis na Pérsia; e o quarto será muito mais rico do que todos eles: e por sua força, por meio de suas riquezas, ele levantará todos contra o reino da Grécia.

Havia mais reis da Pérsia além desses quatro, mas eles não se preocupavam com o povo de Deus

Ele - Xerxes era mais potente do que todos os outros três, porque seu pai Dario havia reunido uma massa incrível para ele, que ele mesmo aumentou por seis anos juntos, antes de fazer sua expedição contra a Grécia. Havia mais reis da Pérsia além desses quatro, mas eles não se preocupavam com o povo de Deus, diz Wesley.

Versículo 3

Um rei poderoso - Alexandre, o grande

E um rei poderoso se levantará, que governará com grande domínio e fará conforme a sua vontade.

Um rei poderoso - Alexandre, o grande.

Versículo 4

E quando ele se levantar, seu reino será quebrado e será dividido

E quando ele se levantar, seu reino será quebrado e será dividido para os quatro ventos do céu; e não à sua posteridade, nem segundo o seu domínio que governou, porque o seu reino será arrancado, sim, para outros além desses.estrela livre

Quando ele se levantar - Quando ele chegar ao seu ponto mais alto.

Eles não reinaram como reis no início, mas apenas como capitães

Nem de acordo com o seu domínio - Eles não reinaram como reis no início, mas apenas como capitães; e quanto à extensão de seu domínio, era muito menor do que o de Alexandre, sim, todos os quatro ficaram aquém do dele, diz Wesley.

Mesmo para outros - Alguns comandantes menores compartilhavam várias partes do império.

Versículo 5

O rei do sul - Este rei foi Ptolomeu, o primeiro rei do Egito depois de Alexandre

E o rei do sul será forte, e um dos seus príncipes; e ele será mais forte do que ele, e terá domínio; seu domínio será um grande domínio.

Wesley explica: O rei do sul - Este rei foi Ptolomeu, o primeiro rei do Egito depois de Alexandre, que é trazido, porque ele tomou Jerusalém por traição; pois o anjo se importa apenas com as pessoas e coisas que se relacionavam com os judeus.estrela livre

Seleuco Nicanor, que derrotou Demétrio e acrescentou a Ásia ao seu império

Um de seus príncipes - Seleuco Nicanor, que derrotou Demétrio e acrescentou a Ásia ao seu império, diz Wesley..

Versículo 6

Eles - Os sucessores daqueles primeiros reis do Egito e da Síria

E no fim dos anos eles se ajuntarão; porque a filha do rei do sul virá ao rei do norte para fazer um acordo: mas ela não reterá o poder do braço; nem ele subsistirá, nem o seu braço, mas ela será entregue, e os que a trouxeram, e os que a geraram, e os que a fortaleceram nestes tempos.

Eles - Os sucessores daqueles primeiros reis do Egito e da Síria.

Berenice virá do Egito e se casará com Antíoco Teus

Wesley explica: Faça um acordo - Berenice virá do Egito e se casará com Antíoco Teus, que era filho de Antíoco Soter, e sobrinho de Seleuco Nicanor; pois seu pai a trouxe para Pelúsio com uma soma infinita de ouro e prata por seu dote.

Ela não deve reter - Ela continuou não em favor e autoridade.

Nem seu braço - Seu poder.

Versículo 7

Alguém se levantará - De Bernice virá Ptolomeu Euergetes, que vingará o mal feito a sua irmã

Mas de um ramo de suas raízes se levantará em sua propriedade, alguém que virá com um exército, e entrará na fortaleza do rei do norte, e procederá contra eles, e prevalecerá.

Alguém se levantará - De Bernice virá Ptolomeu Euergetes, que vingará o mal feito a sua irmã.

Deve entrar na fortaleza - Pois ele invadiu a Síria, e tomou muitas fortalezas.

Versículo 8

Ele continuará mais anos - Ele continuou quarenta e seis anos

E também levarão cativos para o Egito seus deuses, com seus príncipes e com seus preciosos vasos de prata e de ouro; e ele permanecerá mais anos do que o rei do norte.

Diz Wesley: Ele continuará mais anos - Ele continuou quarenta e seis anos.

Versículo 9

Assim o rei do sul entrará no seu reino, e voltará para a sua terra.

Assim ele fez com um saque de quarenta mil talentos de prata

Voltar - Assim ele fez com um saque de quarenta mil talentos de prata.

Versículo 10

Ele significa os filhos do rei do norte, ficará furioso com os feitos de Ptolomeu Euergetes, e seu filho Ptolomeu Filopátorestrela livre

Mas seus filhos serão agitados, e ajuntarão uma multidão de grandes forças; e certamente virá um, e transbordará, e passará; então voltará, e será agitado, até a sua fortaleza.

Wesley disse: Mas seus filhos - Ele significa os filhos do rei do norte, ficará furioso com os feitos de Ptolomeu Euergetes, e seu filho Ptolomeu Filopátor.estrela livre

Antíoco, o grande, passará pela Síria e recuperará o que o rei do Egito tirou de seu pai

Um virá - Antíoco, o grande, passará pela Síria e recuperará o que o rei do Egito tirou de seu pai.

Até mesmo para sua fortaleza – Para Raphia, que era uma forte fortaleza na entrada do Egito, diz Wesley.

Versículo 11

E o rei do sul será movido de cólera, e sairá e pelejará com ele

E o rei do sul será movido de cólera, e sairá e pelejará com ele, sim, com o rei do norte: e ele levantará uma grande multidão; mas a multidão será entregue em suas mãos.

Sua mão - Na mão de Ptolomeu. 

Versículo 12

Seu coração será levantado - Ele poderia ter recuperado tudo, mas ele ficou orgulhoso de sua vitória, e voltou novamente ao seu luxo

E, quando tiver arrebatado a multidão, o seu coração se exaltará; e ele derrubará muitas dezenas de milhares, mas não será fortalecido por isso.freestar

Seu coração será levantado - Ele poderia ter recuperado tudo, mas ele ficou orgulhoso de sua vitória, e voltou novamente ao seu luxo, afirma Wesley.

Versículo 16

Mas ele - Antíoco, que vem contra Ptolomeu

Mas aquele que vier contra ele fará conforme a sua vontade, e ninguém subsistirá diante dele; e ele estará na terra gloriosa, que pela sua mão será consumida.

Mas ele - Antíoco, que vem contra Ptolomeu.

Segundo a Wikipedia: “Antíoco IV Epifânio foi o rei helenístico da dinastia selêucida que governou a Síria entre 175 a.C. e 164 a.C.”[9]

Antíoco ocupou toda a Judéia

Wesley afirmou: A terra gloriosa - Judéia. Antíoco ocupou toda a Judéia e, com a provisão e o produto dela, manteve seu exército.

Versículo 17

Ele deve usar toda a força que puder para dominar o Egito, e absorvê-lo para si mesmo

Ele também colocará o rosto para entrar com a força de todo o seu reino, e os retos com ele; assim fará, e lhe dará a filha das mulheres, corrompendo-a; mas ela não ficará do seu lado, nem será por ele.

Ele também deve definir o seu rosto - Ele deve usar toda a força que puder para dominar o Egito, e absorvê-lo para si mesmo, disse Wesley.

Antíoco dará Cleópatra sua filha ao jovem Ptolomeu

Justos - Muitos dos judeus religiosos se juntaram a ele: o resto de seu exército era uma turba profana de pagãos rudes.

Wesley afirma: Ele dará - Antíoco dará Cleópatra sua filha ao jovem Ptolomeu, chamado de filha das mulheres, por sua beleza.

Corrompendo-a - Persuadindo-a a trair seu marido: mas ela se apegou ao interesse de seu marido

Corrompendo-a - Persuadindo-a a trair seu marido: mas ela se apegou ao interesse de seu marido, e não de seu pai.

Versículo 18

As ilhas e costas marítimas do mar Mediterrâneo e do mar Egeu

Depois disto voltará o rosto para as ilhas, e tomará muitas: mas o príncipe por sua causa fará cessar o opróbrio por ele oferecido; sem o seu próprio vitupério, ele fará com que ela se volte contra ele.estrela livre

Wesley esclarece: As ilhas - As ilhas e costas marítimas do mar Mediterrâneo e do mar Egeu.

O embaixador romano Cipião bateu em Antíoco

Mas um príncipe - O embaixador romano Cipião bateu em Antíoco em suas próprias armas de poder e política, e virou a reprovação sobre sua própria cabeça.

Versículo 19

Então ele voltará o rosto para a fortaleza de sua própria terra, mas tropeçará e cairá, e não será achado.

Então - Então ele virou o rosto para casa, mas ele não estava em segurança, mas foi rapidamente morto, afirma Wesley.

Versículo 20

Um arrecadador de impostos - Seleuco Filopátor

Então se levantará em sua propriedade um arrecadador de impostos na glória do reino: mas dentro de poucos dias ele será destruído, nem em ira, nem em batalha.

Um arrecadador de impostos - Seleuco Filopátor, que descascou seus súditos e não poupou para roubar o templo.

Pois ele não viveu a terceira parte do reinado de seu pai

Dentro de poucos dias - Pois ele não viveu a terceira parte do reinado de seu pai.

Não na batalha - Não pela força aberta, mas por veneno.

Versículo 21

Uma pessoa vil - Antíoco, chamado Epifânio

E na sua propriedade se levantará um homem vil, a quem não darão a honra do reino, mas ele entrará pacificamente, e obterá o reino por lisonjas.

Wesley, afirma: Uma pessoa vil - Antíoco, chamado Epifânio por seus bajuladores, mas o povo de Deus o considerou infame, vil e traiçoeiro.

Eles - Nem pares nem pessoas, nem ele era o herdeiro, mas seu sobrinho; mas ele se infiltrou

por lisonjas.

Versículo 22

O príncipe - O sumo sacerdote com seu lugar e honra

E com os braços de um dilúvio serão voados de diante dele e serão quebrantados; sim, também o príncipe da aliança.

A força egípcia perto de Pelúsio, onde eles caíram pelo poder de Antíoco

Sobrevoado - A força egípcia perto de Pelúsio, diz Wesley, onde eles caíram pelo poder de Antíoco, com uma grande matança, perto do rio Nilo.

O príncipe - O sumo sacerdote com seu lugar e honra, pois ele colocou para fora Onias, e estabeleceu em seu lugar, Jasão, seu irmão, afirmou Wesley..

Versículo 23

Depois da liga - Pois ele fez uma aliança com o Egito

E depois da aliança feita com ele, ele trabalhará enganosamente, porque subirá, e se fortalecerá com um povo pequeno.

Depois da liga - Pois ele fez uma aliança com o Egito, e veio com alguns, (mas homens escolhidos) e tomou os passes, e colocar todos em sujeição a ele, esclarece Wesley..

Versículo 24

Ele entrará pacificamente - Ele virá sobre os egípcios sob o pretexto de paz

Ele entrará pacificamente até mesmo nos lugares mais gordos da província; e fará o que seus pais não fizeram, nem os pais de seus pais; espalhará entre eles a presa, e o despojo, e as riquezas; sim, e predisse os seus desígnios contra as fortalezas, mesmo por algum tempo.

Ele entrará pacificamente - Ele virá sobre os egípcios sob o pretexto de paz, diz Wesley, em um país abundante e delicioso, e entre uma massa de tesouros que os reis sucessivamente tinham amontoado; a maior parte da qual Antíoco distribuiu entre seus confidentes, pelo que os obrigou mais rápido a ele. Ele fez aqui o que seus pais não fizeram; os reis da Síria antes dele, nunca poderiam alcançar esse sucesso sobre o Egito.

Por um tempo – Isso é até que Deus pôs um fim à sua carreira

Contra as fortalezas - Tendo conseguido até agora, ele deve prosseguir para os lugares de maior força naquele reino.

Por um tempo – Isso é até que Deus pôs um fim à sua carreira, pois os egípcios encontraram meios de se libertar de seu jugo, afirma Wesley.

Versículo 25

Mas ele não permanecerá - Ele poderia ter prosperado, se não tivesse sido traído por Eulaius

E ele despertará seu poder e sua coragem contra o rei do sul com um grande exército; e o rei do sul será incitado à batalha com um exército muito grande e poderoso; mas ele não subsistirá, porque predizem artifícios contra ele.

Mas ele não permanecerá - Ele poderia ter prosperado, se não tivesse sido traído por Eulaius, Benaeus e o resto de seus nobres, corrompidos por Antíoco, afirma Wesley.

Versículo 26

sim - Seus amigos e confidentes mais familiares; pois ele será derrubado

sim, os que se alimentam da porção de sua comida o destruirão, e seu exército transbordará: e muitos cairão mortos.

sim - Seus amigos e confidentes mais familiares; pois ele será derrubado com uma grande matança, como quando o Nilo inunda o país, diz Wesley.

Versículo 27

Em uma mesa - Eles se reunirão sob o pretexto de paz

E o coração de ambos os reis será para fazer o mal, e eles falarão mentiras à mesma mesa; mas não prosperará, porque ainda o fim será no tempo determinado.

Em uma mesa - Eles se reunirão sob o pretexto de paz.

Pois nem Antíoco ganhará o Egito por todo o seu artifício, nem Ptolomeu, a Síria

Mas não prosperará - Pois nem Antíoco ganhará o Egito por todo o seu artifício, nem Ptolomeu, a Síria, afirma Wesley..

No tempo designado - Pelo Senhor, cujo propósito e conselho permanecerão.

Versículo 28

Antíoco partirá com seu espólio obtido no Egito

Então ele voltará para sua terra com grandes riquezas; e o seu coração será contra a santa aliança; e ele fará proezas e voltará para sua própria terra.

Então ele deve voltar - Antíoco partirá com seu espólio obtido no Egito.

Contra a santa aliança - Contra a lei de Deus

Diz Wesley: Contra a santa aliança - Contra a lei de Deus, com o povo que adorava a Deus de acordo com a sua vontade.

Versículo 29

Em direção ao sul - Egito, para lutar contra Ptolomeu

No tempo marcado, ele voltará e virá para o sul; mas não deve ser como o primeiro, ou como o último.

Em direção ao sul - Egito, para lutar contra Ptolomeu.

Wesley disse: Mas - Isso não será tão próspero quanto as duas expedições anteriores, mas falhará tanto em sua vitória quanto em seu saque.

Versículo 30

Os navios de Chittim - Os romanos da Itália e do arquipélago

Pois os navios de Chittim virão contra ele: por isso ele se entristecerá, e voltará, e se indignará contra a santa aliança: assim ele fará; ele mesmo voltará, e terá inteligência com aqueles que abandonam a santa aliança.

Segundo Wesley, os navios de Chittim - Os romanos da Itália e do arquipélago. Isso fez seu coração ferver de rancor, que ele cuspiu contra os judeus; especialmente sendo solicitado a ele por Jasão primeiro, e Menelau depois, que eram apóstatas e traidores de seus irmãos.

Versículo 31

E armas - Não apenas de seu próprio exército, mas de muitos judeus

E armas estarão do seu lado, e profanarão o santuário da fortaleza, e tirarão o sacrifício diário, e colocarão a abominação assoladora.

E armas - Não apenas de seu próprio exército, mas de muitos judeus.

O santuário - Mesmo o santo dos santos.

A abominação - A estátua de Júpiter colocada no templo

A abominação - A estátua de Júpiter colocada no templo.

Versículo 36

O rei - Antíoco era um tipo eminente de anticristo

E o rei fará conforme a sua vontade; e ele se exaltará, e se engrandecerá acima de todo deus, e falará coisas maravilhosas contra o Deus dos deuses, e prosperará até que se cumpra a indignação, porque se fará o que está determinado.

Segundo Wesley, o rei - Antíoco era um tipo eminente de anticristo; a quem muitas coisas que se seguem podem ser aplicadas por meio de acomodação: embora se refiram principalmente a Antíoco e tiveram sua principal realização nele.

Pois o que está determinado - Aquilo que Deus decretou que fosse feito por ele será feito

Pois o que está determinado - Aquilo que Deus decretou que fosse feito por ele será feito; e o que Deus propôs que fosse feito nele, afirma Wesley.

Versículo 38

Mas no seu estado honrará o Deus dos exércitos

Mas no seu estado honrará o Deus dos exércitos, e honrará com ouro, e prata, com pedras preciosas e coisas agradáveis, e um deus a quem seus pais não conheceram.

Mas em sua propriedade - No quarto do deus de seu pai.

Wesley diz: O Deus das forças - Este parece ser Júpiter Olímpio, nunca introduzido entre os sírios, até que Antíoco o fez.

Versículo 39

Usando toda arte e autoridade para propagar sua adoração

Assim fará nas fortalezas com um deus estranho, a quem reconhecerá e aumentará com glória: e fará com que dominem sobre muitos, e repartirá a terra por ganho.

Com um deus estranho - Usando toda arte e autoridade para propagar sua adoração.

Versículo 41

Ele não vai machucá-los; porque o ajudaram contra os judeus

E entrará na terra gloriosa, e muitas terras serão subvertidas; mas estas escaparão da sua mão, a saber, Edom, e Moabe, e os chefes dos filhos de Amom.

Os filhos de Amon - Ele não vai machucá-los; porque o ajudaram contra os judeus, diz Wesley..

Versículo 43

Em seus passos - Ele os tinha a seus pés, à sua disposição

Mas ele terá poder sobre os tesouros de ouro e de prata, e sobre todas as coisas preciosas do Egito; e os líbios e os etíopes estarão a seus passos.

Em seus passos - Ele os tinha a seus pés, à sua disposição.

Versículo 45

Deus o cortará no meio de seus dias. E quando ele destrói, quem pode ajudar?

E ele plantará os tabernáculos de seu palácio entre os mares, no glorioso monte santo; contudo, ele chegará ao seu fim, e ninguém o ajudará.

E Wesley pergunta: Ninguém o ajudará - Deus o cortará no meio de seus dias. E quando ele destrói, quem pode ajudar?[10]



[1] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/ephesians-1.html

[2] https://estiloadoracao.com/as-setenta-70-semanas-de-daniel/#google_vignette

[3] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/daniel-9.html

[4] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/daniel-9.html

[5]https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/daniel-10.html

[6]https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/daniel-10.html

[7] https://pt.wikipedia.org/wiki/Xerxes_I

[8]https://pt.wikipedia.org/ wiki/Alexandre,_o_Grande

[9]https://pt.wikipedia.org/wiki/Antíoco_IV_Epifânio

[10]https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/daniel-11.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog