A Pregação e o Martírio de Estevão

Notas explicativas de Wesley

 

 

 

Odilon Massolar Chaves





  

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor das notas: João Wesley

Editor deste texto e autor do livro: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 324

Livros publicados pelo autor: 435

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda glória a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 

 

Índice

 

·       Introdução

·   Estevão escolhido diácono inicia sua pregação aos judeus

·  Pregação de Estevão, apedrejamento e sua visão sobre a glória de Deus

 

 

Introdução

 

“A Pregação e o Martírio de Estevão” é um livro baseado nas Notas explicativas de Wesley sobre a Bíblia.

Abordamos sobre os capítulos 6 e 7 de Atos escrito pelo médico Lucas.

Os temas gerais são: Estevão escolhido diácono inicia sua pregação aos judeus; Pregação de Estevão, apedrejamento e sua visão sobre a glória de Deus.

Wesley faz umas observações interessantes: Moloch era o planeta Marte, que eles adoravam sob a forma humana. Remphan, isto é, Saturno, eles representados por uma estrela, explicou Wesley.

Em suas notas, Wesley disse: Deus o enviou para ser um libertador - O que é muito mais do que um juiz; pela mão de - Ou seja, por meio do anjo - Este anjo que falou a Moisés no Monte Sinai expressamente se chamou Jeová, um nome que não pode, sem a mais alta presunção, ser assumido por qualquer anjo criado, uma vez que aquele cujo nome é Jeová, é o Altíssimo sobre toda a terra, Salmo.

Afirmou Wesley algo até certo ponto novo e surpreendente: Foi, portanto, o Filho de Deus quem entregou a lei a Moisés, sob o caráter de Jeová, e que aqui é mencionado como o anjo da aliança, em relação ao seu ofício mediador.

De um início de19 páginas do texto original, no formato de um livro,  chega a 31 páginas.

Sempre é inspirador ver os comentários de Wesley sobre textos bíblicos.

 

O Autor

 

 

Estevão escolhido diácono inicia sua pregação aos judeus

 

Atos 6

De um problema surgiu uma solução e um grande líder. Escolheram sete diáconos, um dos quais era Estevão.

Lucas que escreveu Atos registrou: “Levantou-se um murmúrio - Aqui estava a primeira brecha feita sobre aqueles que antes eram de um só coração e de uma só alma. A parcialidade se infiltrou desprevenida em alguns; e murmurando sobre os outros

Wesley comentou sobre esse fato: Levantou-se um murmúrio - Aqui estava a primeira brecha feita sobre aqueles que antes eram de um só coração e de uma só alma. A parcialidade se infiltrou desprevenida em alguns; e murmurando sobre os outros.

E Lucas registrou um momento de oposição a Estevão: Então se levantaram alguns da sinagoga, que é chamada sinagoga dos libertinos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e da Ásia, disputando com Estêvão.

Então, Estevão, desafiado, destemido, começou a pregar cheio do Espírito Santo e de sabedoria.

E Lucas registrou algo fantástico: E todos os que estavam sentados no sinédrio, olhando fixamente para ele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.

E Wesley explicou esse momento: Como o rosto de um anjo - Coberto com brilho sobrenatural. Eles consideraram que sua pregação de Jesus como o Cristo estava destruindo Moisés e a lei; e Deus dá testemunho dele, com a mesma glória que deu a Moisés, quando deu a lei por ele.[2]

 

Versículo 1

Levantou-se um murmúrio - Aqui estava a primeira brecha feita sobre aqueles que antes eram de um só coração e de uma só alma. A parcialidade se infiltrou desprevenida em alguns; e murmurando sobre os outros

Wesley comentou: Levantou-se um murmúrio - Aqui estava a primeira brecha feita sobre aqueles que antes eram de um só coração e de uma só alma. A parcialidade se infiltrou desprevenida em alguns; e murmurando sobre os outros. Ah Senhor! quão pouco tempo permaneceu no mundo o cristianismo puro, genuíno e imaculado! Oh, a profundeza! Quão insondáveis são os teus conselhos! Maravilhosos são os teus caminhos, ó Rei dos santos!

Os helenistas eram judeus nascidos na Palestina. Eles eram assim chamados, porque usavam o grego como seu em outra língua. Nessa parcialidade dos hebreus e murmuração dos helenistas foram semeadas as necessidades de uma perseguição geral

Wesley comentou mais: Os helenistas eram judeus nascidos na Palestina. Eles eram assim chamados, porque usavam o grego como seu em outra língua. Nessa parcialidade dos hebreus e murmuração dos helenistas foram semeadas as necessidades de uma perseguição geral. Deus alguma vez, em qualquer época ou país, retirou sua providência restritiva e soltou o mundo sobre os cristãos, até que houvesse uma causa entre eles? Não é uma perseguição aberta e geral, sempre penal e medicinal?

Um castigo para aqueles que não aceitam repreensões mais brandas, bem como um remédio para curar sua doença?

Disse mais: Um castigo para aqueles que não aceitam repreensões mais brandas, bem como um remédio para curar sua doença? E, ao mesmo tempo, um meio de purificar e fortalecer aqueles cujo coração ainda está reto com Deus.

Versículo 2

Na primeira Igreja, o principal negócio dos apóstolos, evangelistas e bispos era pregar a palavra de Deus; o secundário, para ter uma espécie de cuidado paternal (a Igreja sendo então como uma família) para a comida, especialmente dos pobres, dos estrangeiros e das viúvas

Lucas que escreveu Atos disse: Então os doze, chamando a si a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

Wesley comentou: Não é certo que deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas - Na primeira Igreja, o principal negócio dos apóstolos, evangelistas e bispos era pregar a palavra de Deus; o secundário, para ter uma espécie de cuidado paternal (a Igreja sendo então como uma família) para a comida, especialmente dos pobres, dos estrangeiros e das viúvas.

Posteriormente, os diáconos de ambos os sexos foram constituídos para este último negócio. E qualquer tempo que eles tivessem de sobra disso, eles empregaram em obras de misericórdia espiritual

Wesley afirmou: Posteriormente, os diáconos de ambos os sexos foram constituídos para este último negócio. E qualquer tempo que eles tivessem de sobra disso, eles empregaram em obras de misericórdia espiritual. Mas seu ofício adequado era cuidar dos pobres. E quando alguns deles depois pregaram o Evangelho, eles fizeram isso não em virtude de seu diaconato, mas de outra comissão, a de evangelistas, que provavelmente receberam, não antes, mas depois de serem nomeados diáconos. E não é improvável que outros tenham sido escolhidos diáconos, ou mordomos, em seu quarto, quando qualquer um deles começou a ser evangelista.

Versículo 3

sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria

Lucas que escreveu Atos registrou: Portanto, irmãos, olhai dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais possamos designar para este negócio.

De boa fama - Que pode não haver espaço para suspeitar deles de parcialidade ou injustiça, explicou Wesley.

Cheio do Espírito Santo e sabedoria

Cheio do Espírito Santo e sabedoria - Pois não é uma questão leve dispensar até mesmo os bens temporais da Igreja. Para fazer isso bem, é necessária uma grande medida tanto dos dons quanto da graça de Deus, disse Wesley.

Quem vamos colocar sobre este negócio

Disse Wesley: Quem vamos colocar sobre este negócio - Teria sido feliz para a Igreja, se seus ministros ordinários em todas as épocas tivessem o mesmo cuidado de agir em conjunto com as pessoas comprometidas com seu encargo, o que os próprios apóstolos, por mais extraordinário que fosse seu ofício, fizeram nesta e em outras ocasiões.

Versículo 4

Este é, sem dúvida, o negócio adequado de um bispo cristão

Lucas relatou: Mas nos entregaremos continuamente à oração e ao ministério da palavra.

Atenderemos constantemente à oração e ao ministério da palavra - Este é, sem dúvida, o negócio adequado de um bispo cristão: falar com Deus em oração; aos homens na pregação de sua palavra, como embaixador de Cristo, comentou Wesley.

Versículo 5

Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo

E Lucas registrou: E esta palavra pareceu bem aos olhos de toda a multidão, e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia.

E eles escolheram - Parece sete helenistas, como seus nomes mostram, disse Wesley.

Disse mais: E Nicolau, um prosélito - A quem os prosélitos se aplicariam mais prontamente.

Versículo 7

E a palavra de Deus aumentou; e o número dos discípulos se multiplicou muito em Jerusalém

Lucas registrou: E a palavra de Deus aumentou; e o número dos discípulos se multiplicou muito em Jerusalém; e uma grande multidão de sacerdotes foi obediente à fé.

E a palavra de Deus cresceu - Os obstáculos sendo removidos, explicou Wesley.

Versículo 9

Então se levantaram alguns da sinagoga

E Lucas registrou: Então se levantaram alguns da sinagoga, que é chamada sinagoga dos libertinos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e da Ásia, disputando com Estêvão.

Era uma e a mesma sinagoga que consistia dessas várias nações

Wesley comentou: Levantaram-se alguns da sinagoga que é chamada - Era uma e a mesma sinagoga que consistia dessas várias nações. Saulo da Cilícia era, sem dúvida, um membro dela; de onde não é de todo improvável que Gamaliel o tenha presidido.

Libertinos - Assim foram denominados, cujos pais já foram escravos, e depois libertados

Wesley explicou o significado de Libertinos:  Assim foram denominados, cujos pais já foram escravos, e depois libertados. Essa era a facilidade de muitos judeus que haviam sido levados cativos pelos romanos.

Versículo 14

Pois o ouvimos dizer que este Jesus, o Nazareno

Registrou Lucas: Pois o ouvimos dizer que este Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar, e mudará os costumes que Moisés nos transmitiu.

Nós o ouvimos dizer - Então eles podem. Mas, no entanto, a consequência que eles tiraram não se seguiria, disse Wesley.

Versículo 15

Como o rosto de um anjo - Coberto com brilho sobrenatural

E todos os que estavam sentados no sinédrio, olhando fixamente para ele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo, Registrou Lucas.

E Wesley explicou: Como o rosto de um anjo - Coberto com brilho sobrenatural. Eles consideraram que sua pregação de Jesus como o Cristo estava destruindo Moisés e a lei; e Deus dá testemunho dele, com a mesma glória que deu a Moisés, quando deu a lei por ele.[3]

 

Pregação de Estevão, apedrejamento e sua visão sobre a glória de Deus

 

Atos 7

 

E Estevão fez um longo sermão discorrendo sobre a história do povo de Deus até Jesus.

Disse Wesley sobre a pregação de Estevão, a quem ele chama de Santo Estevão: E ele disse - Santo Estêvão havia sido acusado de blasfêmia contra Moisés e até mesmo contra Deus; e de falar contra o templo e a lei, ameaçando que Jesus destruiria um e mudaria o outro. Em resposta a essa acusação, ensaiando como se fossem os artigos de seu credo histórico, ele fala de Deus com grande reverência e um senso de gratidão de uma longa série de atos de bondade para com os israelitas, e de Moisés com grande respeito

Wesley faz umas observações interessantes: Moloch era o planeta Marte, que eles adoravam sob a forma humana. Remphan, isto é, Saturno, eles representados por uma estrela, explicou Wesley. 

Em suas notas, Wesley disse: Deus o enviou para ser um libertador - O que é muito mais do que um juiz; pela mão de - Ou seja, por meio do anjo - Este anjo que falou a Moisés no Monte Sinai expressamente se chamou Jeová, um nome que não pode, sem a mais alta presunção, ser assumido por qualquer anjo criado, uma vez que aquele cujo nome é Jeová, é o Altíssimo sobre toda a terra, Salmo.

Afirmou Wesley algo até certo ponto novo e surpreendente: Foi, portanto, o Filho de Deus quem entregou a lei a Moisés, sob o caráter de Jeová, e que aqui é mencionado como o anjo da aliança, em relação ao seu ofício mediador.

Sobre o martírio de Estevão com o consentimento de Saulo, Wesley: “Ó Saulo, você poderia ter acreditado, se alguém tivesse dito a você, que você mesmo deveria ser apedrejado na mesma causa? e você deve triunfar em entregar sua alma da mesma forma àquele Jesus a quem você está blasfemando agora? Sua oração moribunda chegou a ti, assim como a muitos outros.

E Wesley encerrou com algo belo: E o mártir Estêvão e Saulo, o perseguidor, (depois seu irmão, tanto na fé como no martírio), estão agora unidos em amizade eterna, e habitam juntos na feliz companhia daqueles que embranqueceram as suas vestes no sangue do Cordeiro.

 

Versículo 2

Santo Estêvão havia sido acusado de blasfêmia contra Moisés e até mesmo contra Deus; e de falar contra o templo e a lei, ameaçando que Jesus destruiria um e mudaria o outro

Disse Wesley: E ele disse - Santo Estêvão havia sido acusado de blasfêmia contra Moisés e até mesmo contra Deus; e de falar contra o templo e a lei, ameaçando que Jesus destruiria um e mudaria o outro. Em resposta a essa acusação, ensaiando como se fossem os artigos de seu credo histórico,

do templo em relação a, como sendo edificado para a honra de Deus

ele fala de Deus com grande reverência e um senso de gratidão de uma longa série de atos de bondade para com os israelitas, e de Moisés com grande respeito, por causa de seus importantes e honrosos empregos sob Deus: do templo em relação a, como sendo edificado para a honra de Deus; mas não com tanta superstição quanto os judeus; lembrando-os de que nenhum templo poderia compreender a Deus.

E ele estava indo, sem dúvida, quando foi interrompido pelo clamor deles, para falar sobre o último ponto, a destruição do templo e a mudança da lei por Cristo

Disse mais: E ele estava indo, sem dúvida, quando foi interrompido pelo clamor deles, para falar sobre o último ponto, a destruição do templo e a mudança da lei por Cristo. Homens, irmãos e pais, ouçam - A soma de seu discurso é esta: Eu reconheço a glória de Deus revelada aos pais, Atos 7: 2, o chamado de Moisés, Atos 7:34 etc; a dignidade da lei, Atos 7:8Atos 7:38Atos 7:44; a santidade deste lugar, Atos 7:7Atos 7:45Atos 7:47.

Pois Deus mostrou-se o Deus de Abraão, Isaque, Jacó e seus filhos livremente

Wesley explicou:   E, de fato, a lei é mais antiga do que o templo; a promessa mais antiga que a lei. Pois Deus mostrou-se o Deus de Abraão, Isaque, Jacó e seus filhos livrementeAtos 7: 2 , etc; Atos 7:9, etc; Atos 7:17, etc; Atos 7:32Atos 7:34-35 e eles mostraram fé e obediência a Deus, Atos 7:4Atos 7:20, etc; Atos 7:23 particularmente por sua consideração pela lei, Atos 7: 8 e a terra prometida, Atos 7:16. Enquanto isso, Deus nunca confinou sua presença a este único lugar ou aos observadores da lei.

Pois ele foi adorado de forma aceitável antes que a lei fosse dada, ou o templo construído, e fora desta terra

Wesley cita diversos textos bíblicos para argumentar: Pois ele foi adorado de forma aceitável antes que a lei fosse dada, ou o templo construído, e fora desta terra, Atos 7: 2Atos 7: 9Atos 7:33Atos 7:44. E que nossos pais e sua posteridade não foram amarrados a esta terra, suas várias permanências, Atos 7: 4 , etc; Atos 7:14Atos 7:29Atos 7:44 e exílio, Atos 7:43, mostram. Mas você e seus pais sempre foram maus, Atos 7: 9 resistiram a Moisés, Atos 7:25 , etc; Atos 7:39, etc; desprezaram a terra, Atos 7:39, abandonaram a Deus, Atos 7:40, etc., supersticiosamente honraram o templo, Atos 7:48, resistiram a Deus e ao seu Espírito, Atos 7:50, mataram os profetas e o próprio Messias, Atos 7:51, e não guardaram a lei pela qual lutais, Atos 7:53.

Portanto, Deus não está ligado a você; muito menos apenas para você. E, verdadeiramente, este testemunho solene de Estêvão é muito digno de seu caráter, como um homem cheio do Espírito Santo, e de fé e poder

Disse mais Wesley: Portanto, Deus não está ligado a você; muito menos apenas para você. E, verdadeiramente, este testemunho solene de Estêvão é muito digno de seu caráter, como um homem cheio do Espírito Santo, e de fé e poder: no qual, embora ele não apresente tantas proposições regulares, contraditórias às de seus adversários, ainda assim ele responde a todas elas de perto e nervosamente.

A palavra que neste e em muitos outros lugares é traduzida como homens é um mero palavrão

Wesley explicou: Nem podemos duvidar, mas ele teria, a partir dessas premissas, tirado inferências sobre a destruição do templo, a revogação da lei mosaica, a punição daquele povo rebelde; e acima de tudo, tocando Jesus de Nazaré, o verdadeiro Messias, se seu discurso não tivesse sido interrompido pelos clamores da multidão, tapando seus ouvidos e correndo sobre ele. Homens, irmãos e pais - Todos os que estão aqui presentes, sejam meus iguais em idade ou de idade mais avançada.

A palavra que neste e em muitos outros lugares é traduzida como homens é um mero palavrão

 A palavra que neste e em muitos outros lugares é traduzida como homens é um mero palavrão. O Deus da glória - O Deus glorioso, apareceu a Abraão antes de habitar em Harã - Portanto, Abraão conhecia a Deus, muito antes de estar nesta terra. Gênesis 12:1 .

Versículo 3

Sai da tua terra e da tua parentela

Lucas cita estevão: E disse-lhe: Sai da tua terra e da tua parentela, e vem para a terra que eu te mostrarei.

O que eu vou te mostrar - Abraão não sabia para onde foi.

Versículo 4

Então saiu da terra dos caldeus

Lucas citou mais ainda: Então saiu da terra dos caldeus, e habitou em Charran; e dali, morrendo seu pai, mudou-o para esta terra, onde agora habitais.

Depois que seu pai estava morto - Enquanto Terah viveu, Abraão viveu em parte com ele, em parte em Canaã: mas depois que ele morreu, completamente em Canaã, disse Wesley.

Versículo 5

mas prometeu que a daria por herança, e à sua descendência depois dele

Lucas citou palavras de Estevão: E não lhe deu nela herança alguma, nem sequer para pisar; mas prometeu que a daria por herança, e à sua descendência depois dele, quando ainda não tivesse filhos.

ele não recebeu por uma doação divina, mas comprou

Não, para não colocar o pé - Para o campo mencionado, Atos 7:16 , ele não recebeu por uma doação divina, mas comprou; mesmo mostrando que ele era um estranho na terra, explicou Wesley.

Versículo 6

Que a sua descendência peregrinaria em terra estranha

Lucas citou palavras de Estevão: E Deus falou assim: Que a sua descendência peregrinaria em terra estranha; e que os escravizassem e os suplicassem por quatrocentos anos.

Gênesis 15:13 .

 

Versículo 7

E a nação a que estivermos em servidão eu julgarei

Lucas citou mais palavras de Estevão: E a nação a que estivermos em servidão eu julgarei, diz Deus; e depois disso sairão e me servirão neste lugar.

Eles me servirão - Não os egípcios.

Versículo 8

E deu-lhe o pacto da circuncisão

Lucas citou palavras de Estevão: E deu-lhe o pacto da circuncisão: e assim Abraão gerou Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque gerou Jacó; e Jacó gerou os doze patriarcas.

E assim ele gerou Isaque - Depois que a aliança foi dada, da qual a circuncisão era o selo. Gênesis 17:10, disse Wesley.

Versículo 9

E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José

Lucas citou palavras de Estevão: E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito, mas Deus estava com ele,

Mas Deus estava com ele - Embora ele não estivesse nesta terra. Gênesis 37:28.

Versículo 12

Mas quando Jacó soube que havia trigo no Egito

Lucas registrou ainda: Mas quando Jacó soube que havia trigo no Egito, ele enviou nossos pais primeiro.

Enviou nossos pais primeiro - Sem Benjamim, acrescentou Wesley.

Versículo 14

Então enviou José

Então enviou José, e chamou a si seu pai Jacó, e toda a sua parentela, sessenta e quinze almas, relatou Lucas as palavras de Estevão.

Setenta e cinco almas - Assim, os setenta intérpretes, (a quem Santo Estêvão segue), um filho e um neto de Manassés, e três filhos de Efraim, sendo adicionados às setenta pessoas mencionadas Gênesis 46:27, disse Wesley.

Versículo 16

E foram transportados para Siquém, e colocados no sepulcro que Abraão

Estevão pregou afirmando: E foram transportados para Siquém, e colocados no sepulcro que Abraão comprara por uma soma de dinheiro dos filhos de

Portanto, ele aqui contrata em um, dois sepulcros diferentes

E Wesley afirmou: E foram transportados para Siquém - Parece que Santo Estêvão, atropelando rapidamente tantas circunstâncias da história, não tem lazer (nem era necessário onde eles eram tão conhecidos) para recitá-los todos distintamente. Portanto, ele aqui contrata em um, dois sepulcros diferentes, lugares e compras, de modo que, como na história anterior, nomeie o comprador, omitindo o vendedor, na última, nomeie o vendedor, omitindo o comprador. Abraão comprou um local de sepultamento dos filhos de Hete, Gen. xxiii. Gênesis 23:1-20 Ali Jacó foi sepultado. Jacó comprou um campo dos filhos de Hamor. Lá Joseph foi sepultado.

Você vê aqui, como Santo Estêvão contrata essas duas compras em uma

Disse mais Wesley: Você vê aqui, como Santo Estêvão contrata essas duas compras em uma. Essa maneira concisa de falar, por mais estranha que nos pareça, era comum entre os hebreus; particularmente, quando em um caso notoriamente conhecido, o orador mencionou apenas parte da história e deixou o resto, que teria interrompido a corrente de seu discurso, para ser suprido na mente do ouvinte.

A primeira terra que esses estrangeiros compraram foi para um sepulcro

Explicou Wesley: E colocou no sepulcro que Abraão comprou - A primeira terra que esses estrangeiros compraram foi para um sepulcro. Eles procuraram um país no céu. Talvez toda a frase possa ser traduzida assim: Então Jacó desceu ao Egito e morreu, ele e nossos pais, e foram levados para Siquém, e colocados pelos filhos (isto é, descendentes) de Hamor, o pai de Siquém, no sepulcro que Abraão comprou por uma soma de dinheiro.

Versículo 17

Mas, aproximando-se o tempo da promessa

Disse Estevão: Mas, aproximando-se o tempo da promessa que Deus tinha jurado a Abraão, o povo crescia e se multiplicava no Egito,

Êxodo 1:7.

Versículo 18

até que se levantou outro rei, que não conhecia a José.

Versículo 19

O mesmo tratou sutilmente com nossos parentes, e o mal implorou a nossos pais

Pregação de estevão... O mesmo tratou sutilmente com nossos parentes, e o mal implorou a nossos pais, para que expulsassem seus filhos pequenos, para que não vivessem.

Exposto - Expulso para perecer pela fome ou animais selvagens, explicou Wesley.

 

Versículo 20

Naquele tempo nasceu Moisés

Pregação de estevão... Naquele tempo nasceu Moisés, e era muito formoso, e foi criado na casa de seu pai por três meses.

Disse Wesley: Em que tempo - Um tempo triste, mas sazonal. Êxodo 2:2.

Versículo 21freestar

a filha de Faraó o tomou

Pregação de estevão... E, quando foi expulso, a filha de Faraó o tomou para cima, e o criou para seu próprio filho.

Afirmou Wesley: A filha de Faraó o pegou - Por que meios, sendo projetado para um reino, ele tinha todas as vantagens de educação, que ele não poderia ter tido, se ele não tivesse sido exposto.

Versículo 22

E Moisés era instruído em toda a sabedoria dos egípcios

Pregação de estevão... E Moisés era instruído em toda a sabedoria dos egípcios, e era poderoso em palavras e em obras.

Em toda a sabedoria dos egípcios - Que foi então celebrado em todo o mundo, e por muitas eras depois, disse Wesley.

E poderoso em palavras - Profundo, sólido, pesado, embora não de uma expressão pronta, disse mais Wesley.

Versículo 23freestar

E, quando completou quarenta anos

Pregação de estevão... E, quando completou quarenta anos, veio-lhe ao coração visitar seus irmãos, os filhos de Israel.

Entrou em seu coração - Provavelmente por um impulso de Deus, afirmou Wesley.

Versículo 24

E, vendo um deles sofrer injustiça

Pregação de estevão... E, vendo um deles sofrer injustiça, defendeu-o, vingou-o do oprimido, ferindo o egípcio.

Vendo um injustiçado - Provavelmente por um dos capatazes, disse Wesley.

 

Versículo 25

Pois ele supunha que seus irmãos teriam entendido como Deus por sua mão os livraria

Pregação de estevão... Pois ele supunha que seus irmãos teriam entendido como Deus por sua mão os livraria, mas eles não entenderam.

Eles não entenderam - Tal era sua estupidez e preguiça; o que o fez depois não querer ir até eles.

Versículo 26

Senhores, vós sois irmãos

Pregação de estevão... E no dia seguinte mostrou-se a eles enquanto lutavam, e queria colocá-los em um novamente, dizendo: Senhores, vós sois irmãos; Por que vocês fazem mal uns aos outros?

Ele se mostrou - Por sua própria vontade, inesperadamente, disse Wesley.

Versículo 27

Quem te constituiu governante e juiz sobre nós?

Pregação de estevão... Mas aquele que fazia mal ao seu próximo o repelia, dizendo: Quem te constituiu governante e juiz sobre nós?

Quem te designou - "Sob a presença da falta de um chamado do homem, os instrumentos de Deus são frequentemente rejeitados", afirmou Wesley.

Versículo 30

E, passados quarenta anos

Pregação de estevão... E, passados quarenta anos, apareceu-lhe no deserto do monte Sina um anjo do Senhor numa chama de fogo numa sarça.

O anjo - O Filho de Deus

Explicou Wesley: O anjo - O Filho de Deus; como se depreende de ele se denominar Jeová.

Significando a majestade de Deus

Em uma chama de fogo - Significando a majestade de Deus então presente. Êxodo 3:2, disse Wesley.

Versículo 33

Um antigo sinal de reverência

Pregação de estevão... Disse-lhe, pois, o Senhor: Descalça os sapatos dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.

Então disse o Senhor: Solte os sapatos - Um antigo sinal de reverência; pois o lugar é solo sagrado - A santidade dos lugares depende da presença peculiar de Deus lá, disse Wesley.

Versículo 35

Pregação de estevão... A este Moisés recusaram, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? o mesmo Deus enviou para ser um governante e um libertador pela mão do anjo que lhe apareceu na sarça.

Provavelmente, não eles, mas seus pais fizeram isso, e Deus imputa isso a eles

Este Moisés a quem eles recusaram - Ou seja, quarenta anos antes. Provavelmente, não eles, mas seus pais fizeram isso, e Deus imputa isso a eles. Assim, Deus frequentemente imputa os pecados dos pais aos de seus filhos que são do mesmo espírito, afirmou Wesley em suas notas.

Deus o enviou para ser um libertador - O que é muito mais do que um juiz; pela mão de - Ou seja, por meio do anjo - Este anjo que falou a Moisés no Monte Sinai expressamente se chamou Jeová

Em suas notas, Wesley disse: Deus o enviou para ser um libertador - O que é muito mais do que um juiz; pela mão de - Ou seja, por meio do anjo - Este anjo que falou a Moisés no Monte Sinai expressamente se chamou Jeová, um nome que não pode, sem a mais alta presunção, ser assumido por qualquer anjo criado, uma vez que aquele cujo nome é Jeová, é o Altíssimo sobre toda a terra, Salmo lxxxiii, 18. Salmos 83:18.

Foi, portanto, o Filho de Deus quem entregou a lei a Moisés, sob o caráter de Jeová

Afirmou Wesley: Foi, portanto, o Filho de Deus quem entregou a lei a Moisés, sob o caráter de Jeová, e que aqui é mencionado como o anjo da aliança, em relação ao seu ofício mediador.

Versículo 37

Pregação de estevão... Este é o Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis.

Santo Estêvão aqui mostra que não há oposição entre Moisés e Cristo

O Senhor vos levantará um profeta – Santo Estêvão aqui mostra que não há oposição entre Moisés e Cristo. Deuteronômio 18:15, explicou Wesley.

Versículo 38

Este é aquele que estava na igreja no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai

Pregação de estevão... Este é aquele que estava na igreja no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu os oráculos vivos para nos dar.

Este é ele - Moisés.

Com o anjo, e com nossos pais - Como um mediador entre eles, disse Wesley.

E o Senhor disse a Moisés, é propriamente um oráculo. Mas os oráculos aqui pretendidos são principalmente os dez mandamentos

Wesley explicou: Quem recebeu os oráculos vivos - Todo período começando com, E o Senhor disse a Moisés, é propriamente um oráculo. Mas os oráculos aqui pretendidos são principalmente os dez mandamentos. Estes são chamados de vivos, porque toda a palavra de Deus, aplicada pelo seu Espírito, é viva e poderosa, Hebreus 4:12, iluminando os olhos, alegrando o coração, convertendo a alma, ressuscitando os mortos. Êxodo 19:3.

Versículo 40

Dizendo a Arão: Faze-nos deuses para irem adiante de nós

Pregação de estevão... Dizendo a Arão: Faze-nos deuses para irem adiante de nós; porque quanto a este Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.

Faça-nos deuses para ir antes de nós - De volta ao Egito. Êxodo 32:1, disse Wesley.

Versículo 41

E fizeram naqueles dias um bezerro

Pregação de estevão... E fizeram naqueles dias um bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram com as obras das suas mãos.

E eles fizeram um bezerro - Em imitação de Apis, o deus egípcio: e se alegraram nas obras de suas mãos - No deus que eles tinham feito – 42, explicou Wesley sobre a pregação de Estevão.

Deus se virou - Deles com raiva; e os entregou

Afirmou Wesley: Deus se virou - Deles com raiva; e os entregou - Frequentemente desde o tempo do bezerro de ouro, até o tempo de Amós, e depois.

As estrelas são chamadas de exército ou hoste, por causa de seu número, ordem e influência poderosa

O exército do céu - As estrelas são chamadas de exército ou hoste, por causa de seu número, ordem e influência poderosa, disse Wesley.estrela livre

No livro dos profetas - Dos doze profetas, que os judeus sempre escreveram juntos em um livro, explicou Wesley sobre a pregação de Estevão.

A passagem de Amós

Disse Wesley: Oferecestes - A passagem de Amós referida, cap. v, 25, etc., Amós 5:25 consiste em duas partes; do qual o primeiro confirma o versículo 41, Atos 7:41-42 do pecado do povo; o último o início do versículo 42, sobre sua punição.

Eles ofereceram muitos sacrifícios; mas Deus não os aceitou como oferecidos a ele

Oferecestes-me - Eles ofereceram muitos sacrifícios; mas Deus não os aceitou como oferecidos a ele, porque eles também sacrificavam a ídolos; e não lhe oferecia sacrifícios com retidão de coração. Amós 5:25, explicou Wesley sobre a pregação de Estevão.

Versículo 42

O exército do céu

Explicou Wesley sobre a pregação de Estevão: Deus se voltou - Deles com raiva; e os entregou - Frequentemente desde o tempo do bezerro de ouro, até o tempo de Amós, e depois. O exército do céu - As estrelas são chamadas de exército ou exército, por causa de seu número, ordem e influência poderosa. No livro dos profetas - Dos doze profetas, que os judeus sempre escreveram juntos em um livro. Oferecestes - A passagem de Amós referida, Amós 5:25, consiste em duas partes; do qual o primeiro confirma Atos 7:41 , do pecado do povo; o último o início de Atos 7:42, sobre sua punição. Você me ofereceu - Eles ofereceram muitos sacrifícios; mas Deus não os aceitou como oferecidos a ele, porque eles também sacrificavam a ídolos; e não lhe oferecia sacrifícios com retidão de coração. Amós 5:25 .

Versículo 43

E levantastes o tabernáculo de Moloque, e a estrela de vosso deus Remfan

E Estevão  pregou ainda: E levantastes o tabernáculo de Moloque, e a estrela de vosso deus Remfan, figuras que fizestes para adorá-los, e eu vos levarei para além de Babilônia.

Provavelmente não muito depois do bezerro de ouro: mas secretamente; caso contrário

Você pegou - Provavelmente não muito depois do bezerro de ouro: mas secretamente; caso contrário, Moisés teria mencionado isso, disse Wesley.

Moloch era o planeta Marte

O santuário - Uma pequena capela portátil, na qual estava a imagem de seu deus. Moloch era o planeta Marte, que eles adoravam sob a forma humana. Remphan, isto é, Saturno, eles representados por uma estrela, explicou Wesley sobre a pregação de Estevão.

E eu vou levá-lo além da Babilônia

Explicou Wesley sobre a pregação de Estevão: E eu vou levá-lo além da Babilônia - Ou seja, além de Damasco (que é a palavra em Amós) e Babilônia. Isso foi cumprido pelo rei da Assíria, 2 Reis 17: 6 .

Versículo 44

O testemunho era propriamente as duas tábuas de pedra, nas quais os dez mandamentos foram escritos

Pregou Estevão: Nossos pais tinham o tabernáculo do testemunho no deserto, como ele havia ordenado, falando a Moisés, que o fizesse conforme o modelo que tinha visto.

Explicou Wesley sobre a pregação de Estevão.Nossos pais tinham o tabernáculo do testemunho - O testemunho era propriamente as duas tábuas de pedra, nas quais os dez mandamentos foram escritos. Por isso, a arca que os continha é frequentemente chamada de arca do testemunho; e todo o tabernáculo neste lugar.

O tabernáculo do testemunho - de acordo com o modelo que ele tinha visto - Quando ele foi arrebatado nas visões de Deus no monte, disse Wesley.

Versículo 45

Que nossos pais receberam - De seus ancestrais; trazido para a posse dos gentios

Pregou Estevão: “os quais também nossos pais, que vieram depois, introduziram com Jesus na possessão dos gentios, os quais Deus arrastou de diante da face de nossos pais, até os dias de Davi;

Explicou Wesley sobre a pregação de Estevão.Que nossos pais receberam - De seus ancestrais; trazido para a posse dos gentios - Para a terra que os gentios possuíam antes. Para que o favor de Deus não seja uma consequência necessária de habitar esta terra.

O tempo todo, Santo Estêvão sugere duas coisas

O tempo todo, Santo Estêvão sugere duas coisas: 1. Que Deus sempre amou homens bons em todas as terras: 2. Que ele nunca amou homens maus, mesmo nesta. Josué 3:14, disse Wesley.

Versículo 46

Mas ele não obteve o seu pedido: pois Deus permaneceu sem qualquer templo até que Salomão construiu uma casa para ele

Falou Estevão na pregação: que achou graça diante de Deus, e desejou achar um tabernáculo para o Deus de Jacó.

Que pediu para encontrar uma habitação para o Deus de Jacó - Mas ele não obteve o seu pedido: pois Deus permaneceu sem qualquer templo até que Salomão construiu uma casa para ele. Observe quão sabiamente a palavra é escolhida em relação ao que se segue, explicou Wesley sobre a pregação de Estevão.

Versículo 48

Como Salomão declarou na própria dedicação do templo

Disse mais Estevão: Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos; como diz o profeta,

No entanto, o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos - Como Salomão declarou na própria dedicação do templo, disse Wesley. 1 Reis 8:27.

Disse mais: O Altíssimo - A quem, como tal, nenhum edifício pode conter. Isaías 66:1.'

Versículo 49

O céu é o meu trono

Afirmou Estevão: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; em que casa me edificareis? diz o Senhor: ou qual é o lugar do meu descanso?

Qual é o lugar do meu descanso? — Preciso descansar? 51, explicou Wesley.

Estavam tão longe de receber a Palavra de Deus em seus corações

Explicou Wesley sobre a pregação de Estevão.Vós de dura cerviz - Não curvando o pescoço ao jugo de Deus; e incircuncisos de coração - Então eles se mostraram, versículo 54; Atos 7:54 e ouvidos - Como eles mostraram, versículo - 57. Atos 7:57 Estavam tão longe de receber a Palavra de Deus em seus corações, que não a ouviam nem mesmo com os ouvidos.

E vossos pais, sempre

Disse Wesley sobre a pregação de Estevão. Vós - E vossos pais, sempre - Todas as vezes que fordes chamados, resista ao Espírito Santo - Testificando pelos profetas de Jesus, e toda a verdade. Esta é a soma do que ele mostrou em geral.

Versículo 51

Vós obstinados - Não curvando o pescoço ao jugo de Deus; e incircuncisos de coração

Afirmou Wesley sobre a pregação de Estevão.Vós obstinados - Não curvando o pescoço ao jugo de Deus; e incircuncisos de coração - Então eles se mostraram, Atos 7:54; e ouvidos - Como eles mostraram, Atos 7:57 . Estavam tão longe de receber a Palavra de Deus em seus corações, que não a ouviam nem mesmo com os ouvidos. Vós - E vossos pais, sempre - Todas as vezes que fordes chamados, resistem ao Espírito Santo - Testificando pelos profetas de Jesus, e toda a verdade. Esta é a soma do que ele mostrou em geral.

Versículo 53

Que receberam a lei pela administração de anjos

Que receberam a lei por disposição dos anjos e não a guardaram.

Explicou Wesley sobre a pregação de Estevão. Que receberam a lei pela administração de anjos - Deus, quando ele deu a lei no Monte Sinai, foi assistido com milhares de seus anjos, Gálatas 3:19Salmos 68:17.

Versículo 55

estrela livreSem dúvida, ele viu uma representação tão gloriosa, Deus milagrosamente operando em sua imaginação, como na de Ezequiel

Lucas relatou: Mas ele, cheio do Espírito Santo, olhou fixamente para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus,

Explicou Wesley sobre esse momento especial de Estevão. Mas ele olhando firmemente para o céu, viu a glória de Deus - Sem dúvida, ele viu uma representação tão gloriosa, Deus milagrosamente operando em sua imaginação, como na de Ezequiel, quando ele se sentou em sua casa na Babilônia, e viu Jerusalém, e parecia a si mesmo transportado para lá, Ezequiel 8: 1-4.

E provavelmente outros mártires, quando chamados a sofrer a última extremidade

Afirmou Wesley: E provavelmente outros mártires, quando chamados a sofrer a última extremidade, tiveram uma assistência extraordinária de algum tipo semelhante.

Versículo 56

Como se estivesse pronto para recebê-lo. Caso contrário, diz-se que ele se senta à direita de Deus

Afirmou estevão: E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Deus.

E Wesley explicou: Eu vejo o Filho do homem de pé - Como se estivesse pronto para recebê-lo. Caso contrário, diz-se que ele se senta à direita de Deus.

Versículo 57

Antes que qualquer sentença fosse aprovada

Relatou Lucas: Então clamaram em alta voz, taparam os ouvidos e correram unânimes contra ele,

Eles correram sobre ele - Antes que qualquer sentença fosse aprovada, disse Wesley.

Versículo 58

Ó Saulo, você poderia ter acreditado, se alguém tivesse dito a você, que você mesmo deveria ser apedrejado na mesma causa?

Escreveu Lucas: E lançou-o fora da cidade, e o apedrejou; e as testemunhas deitaram as suas vestes aos pés de um jovem, cujo nome era Saulo.

Afirmou Wesley: As testemunhas colocaram suas roupas aos pés de um jovem, cujo nome era Saulo - Ó Saulo, você poderia ter acreditado, se alguém tivesse dito a você, que você mesmo deveria ser apedrejado na mesma causa? e você deve triunfar em entregar sua alma da mesma forma àquele Jesus a quem você está blasfemando agora? Sua oração moribunda chegou a ti, assim como a muitos outros.

E o mártir Estêvão e Saulo, o perseguidor, (depois seu irmão, tanto na fé como no martírio), estão agora unidos em amizade eterna

Disse Wesley: E o mártir Estêvão e Saulo, o perseguidor, (depois seu irmão, tanto na fé como no martírio), estão agora unidos em amizade eterna, e habitam juntos na feliz companhia daqueles que embranqueceram as suas vestes no sangue do Cordeiro.

Versículo 59

Esta é a tradução literal das palavras, o nome de Deus não está no original. No entanto, uma oração tão solene a Cristo

Disse Lucas: E apedrejaram Estêvão, invocando a Deus, e dizendo: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

E explicou Wesley: E eles apedrejaram Estêvão, invocando e dizendo: Senhor Jesus, recebe o meu espírito — Esta é a tradução literal das palavras, o nome de Deus não está no original. No entanto, uma oração tão solene a Cristo, na qual uma alma que parte é assim entregue em suas mãos, é um ato de adoração, como nenhum homem bom poderia ter pago a uma mera criatura;

Estêvão aqui adorando a Cristo da mesma maneira que Cristo adorou o Pai na cruz

Por fim, disse Wesley: Estêvão aqui adorando a Cristo da mesma maneira que Cristo adorou o Pai na cruz.[4]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



[1] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/ephesians-1.html

[2] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/acts-6.html.

[3] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/acts-6.html.

[4] https://www.studylight.org/comentários/eng/wen/acts-7.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog