Notas Explicativas de Wesley sobre

Neemias e a Providência de Deus para a reconstrução dos muros de Jerusalém

 

 

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor do texto: João Wesley

Editor deste texto: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 278

Livros publicados pelo autor: 389

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda gloria a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

 


Índice

 

·         Introdução

·     Neemias jejua e ora para que o rei autorize ele voltar para reconstruir os muros de Jerusalém

·      O rei autoriza Neemias e a mão de Deus conduz Neemias para reconstruir os muros de Jerusalém

·      Neemias prepara e arma o povo para proteger os muros de Jerusalém

·      A experiência de Neemias com a assistência de Deus

·      A direção da Divina Providência na vida de Neemias

 

 

 

Introdução

 

“Notas Explicativas de Wesley sobre Neemias e a Providência de Deus para a reconstrução dos muros de Jerusalém” é um livro baseado nas Notas Explicativas de Wesley sobre a Bíblia.

O povo de Israel foi levado cativo para a Babilônia e os muros da cidade de Jerusalém foram destruídos. Havia uma grande tristeza e humilhação em Jerusalém. Os que ficaram ou que voltaram não tinham condições de reconstruir o muro.

Neemias era copeiro do rei da Pérsia, Artaxerxes. Um dia o irmão de Neemias voltou à Babilônia e lhe deu a notícia de que o povo em Jerusalém estava sofrendo e os muros da cidade continuavam derrubados. Neemias se entristeceu muito. Orou e jejuou, confessou os pecados de seu povo a Deus. Depois disso, ele pediu permissão ao rei para ir para Jerusalém e reconstruir os muros.

Neemias chegou a Jerusalém no 20.º ano do reinado de Artaxerxes I (445 ou 444 a.C.).

No capítulo 3 de Neemias está registrado que “Neemias reconstruiu as muralhas da cidade desde a Porta das Ovelhas, a norte, passando pela Torre de Hananel, no canto noroeste, a Porta dos Peixes, a oeste, a Torre das Fornalhas, no canto sudoeste do Monte do Templo, o Portão do Estrume, no sul, até a Porta Leste e o portão além da Ponte Dourada, a leste”. Este capítulo não abordamos no livro. Também o capítulo 5 não é abordado.

O livro aborda os capítulos 1, 2, 4, 6 e 7 que tratam mais objetivamente da reconstrução dos muros de Jerusalém. Apesar da oposição, os muros foram reconstruídos em 52 dias.

Tendo terminado a reconstrução do muro, Neemias voltou para a presença do rei Artaxerxes, rei da Babilônia, em 433 a.C.

O Autor



 

Capítulo 1

 

Neemias jejua e ora para que o rei autorize ele voltar para reconstruir os muros de Jerusalém

 

Neemias ficou sabendo que o muro de Jerusalém continuava destruído e que havia uma grande tristeza em Jerusalém.

Ele se entristeceu muito, orou e jejuou. Pediu ao Senhor: “Rogo-te, ó Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração do teu servo e à oração dos teus servos, que desejam temer o teu nome; e prospera, peço-te, hoje o teu servo, e concede-lhe misericórdia aos olhos deste homem. Pois eu era copeiro do rei”.

Wesley disse: “O rei: que é apenas um homem e, portanto, seu coração está totalmente à tua disposição. O favor dos homens é então confortável, quando o vemos brotar da misericórdia de Deus”.

 

Versículo 1

Palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu que, no mês de quisleu, no vigésimo ano, estando eu na fortaleza de Susã,

Comentários de Wesley

Artaxerxes

As palavras - Ou melhor, os atos, como a palavra muitas vezes significa.

Chisleu — Que é o nono mês, contendo parte de novembro e parte de dezembro.

Ano – De Artaxerxes.

Shushan - A cidade real da Pérsia.

Versículo 3

O resto que resta do cativeiro ali na província está em grande aflição e opróbrio

E disseram-me: O resto que resta do cativeiro ali na província está em grande aflição e opróbrio; também o muro de Jerusalém está derrubado, e as suas portas estão queimadas a fogo.

Comentários de Wesley

A província - Na Judéia, agora uma província sob os monarcas persas.

As muralhas e portões continuam como Nabucodonosor os deixou

A parede, ... — As muralhas e portões continuam como Nabucodonosor os deixou; os judeus não estavam em condições de reconstruí-los, nem tinham comissão dos reis da Pérsia para fazê-lo.

Versículo 4

Assentei-me e chorei, e lamentei alguns dias

E aconteceu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei alguns dias, e jejuei, e orei perante o Deus do céu,

Comentários de Wesley

O Deus do céu - Que vê em segredo; segredo; não tendo oportunidade de fazê-lo abertamente.

Versículo 6

Esteja agora atento o teu ouvido, e os teus olhos abertos, para que ouças a oração do teu servo, que agora faço diante de ti

Esteja agora atento o teu ouvido, e os teus olhos abertos, para que ouças a oração do teu servo, que agora faço diante de ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, e confesse os pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra ti; tanto eu como a casa de meu pai pecamos.

Comentários de Wesley

Rogo-te, ó Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração do teu servo e à oração dos teus servos

O que eu oro, ... - Ele se refere a todas as orações, que ele vinha fazendo há algum tempo.

Versículo 11

Rogo-te, ó Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração do teu servo e à oração dos teus servos, que desejam temer o teu nome; e prospera, peço-te, hoje o teu servo, e concede-lhe misericórdia aos olhos deste homem. Pois eu era copeiro do rei.

Comentários de Wesley

Serão graciosamente aceitos por Deus

Temer o teu nome - Aqueles que realmente desejam temer o seu nome, serão graciosamente aceitos por Deus.

Este homem - O rei: que é apenas um homem e, portanto, seu coração está totalmente à tua disposição. O favor dos homens é então confortável, quando o vemos brotar da misericórdia de Deus.

Copeiro - Por meio do qual tive oportunidade de falar com ele

Copeiro - Por meio do qual tive oportunidade de falar com ele, e algum favor com ele[4].

 

Capítulo 2

O rei autoriza Neemias e a mão de Deus conduz Neemias para reconstruir os muros de Jerusalém

 

Neste capítulo 2, está registrado que somente quatro meses depois, diante do rei, Neemias tem oportunidade de falar com o rei.

Wesley comentou: “Quatro meses depois de ter ouvido essas tristes notícias. A razão desse longo atraso pode ser que sua vez de atender o rei não chegou até aquele momento: ou que até então ele queria uma oportunidade adequada para movê-lo para ele”.

O rei só fez duas perguntas: “Quanto tempo durará a tua jornada? e quando você voltará?”

E Neemias ainda pediu ao rei: “E uma carta a Asafe, guarda do bosque do rei, para que me dê madeira para fazer vigas para as portas do palácio que pertencia à casa, e para o muro da cidade, e para a casa em que hei de entrar. E o rei me concedeu, conforme a boa mão do meu Deus sobre mim”.

O livro de Neemias mostra claramente a mão de Deus dirigindo e abençoando os passos de Neemias: “E o rei me concedeu, conforme a boa mão do meu Deus sobre mim”.

Em outra ocasião, ele disse: “E levantei-me de noite, eu e alguns poucos homens comigo; nem disse a ninguém o que o meu Deus tinha posto no meu coração para fazer em Jerusalém”

Versículo 1

Quatro meses depois de ter ouvido essas tristes notícias

E sucedeu que, no mês de nisã, no vigésimo ano do rei Artaxerxes, veio vinho diante dele; e tomei o vinho, e o dei ao rei. Agora eu não tinha ficado triste antes em sua presença.

Comentários de Wesley

Nisan - Quatro meses depois de ter ouvido essas tristes notícias. A razão desse longo atraso pode ser que sua vez de atender o rei não chegou até aquele momento: ou que até então ele queria uma oportunidade adequada para movê-lo para ele.

Versículo 2

Por isso o rei me disse: Por que está triste o teu semblante

Por isso o rei me disse: Por que está triste o teu semblante, visto que não estás doente? Isso nada mais é do que tristeza de coração. Então eu estava com muito medo,

Comentários de Wesley

Seu jejum junto com a tristeza interior fez uma mudança sensível em seu semblante

Triste - Seu jejum junto com a tristeza interior fez uma mudança sensível em seu semblante.

Era uma coisa incomum e ingrata entrar na presença do rei da Pérsia com qualquer sinal de tristeza

Medo - Era uma coisa incomum e ingrata entrar na presença do rei da Pérsia com qualquer sinal de tristeza. E ele temia uma decepção, porque seu pedido era grande e invejoso e odioso para a maioria dos cortesãos persas.

Por que não se entristeceria o meu semblante

 

Versículo 3

E disse ao rei: Viva o rei para sempre; por que não se entristeceria o meu semblante, quando a cidade, lugar dos sepulcros de meus pais, jaz no deserto, e as suas portas se consumirem pelo fogo?

Comentários de Wesley

Para todos os que se preocupam com a honra de Deus e têm espírito público

Por que deveria, ... - Todas as queixas da igreja, mas especialmente suas desolações, devem ser motivo de tristeza para todas as pessoas boas, para todos os que se preocupam com a honra de Deus e têm espírito público.

Versículo 4

Então orei ao Deus do céu

Então o rei me disse: Para que você faz pedido? Então orei ao Deus do céu.

Comentários de Wesley

Ele não disse uma palavra do templo quando falou diante de um rei pagão que não se importava com nenhuma dessas coisas

Deixar... - Minha tristeza não vem de qualquer descontentamento com o rei, por quem minhas sinceras orações são para que ele possa viver para sempre; mas por outra causa.

Sepulcros - Que por todas as nações são considerados sagrados e invioláveis. Ele não disse uma palavra do templo quando falou diante de um rei pagão que não se importava com nenhuma dessas coisas.

E inclinar o coração do rei para conceder meu pedido

Eu orei - Para direcionar meus pensamentos e palavras, e inclinar o coração do rei para conceder meu pedido.

Versículo 6

Por isso, aprouve ao rei enviar-me; e eu lhe marquei um horário

E o rei me disse: (a rainha também estava sentada ao lado dele): Quanto tempo durará a tua jornada? e quando você voltará? Por isso, aprouve ao rei enviar-me; e eu lhe marquei um horário.

Comentários de Wesley

Talvez porque a rainha expressasse alguma bondade para com ele e promovesse seu pedido

 

A rainha - O que é aqui observado, como uma coisa incomum; pois comumente os reis da Pérsia jantavam sozinhos, e talvez porque a rainha expressasse alguma bondade para com ele e promovesse seu pedido.

Esta pergunta mostrou a afeição do rei por ele

Quanto tempo - Esta pergunta mostrou a afeição do rei por ele, e que ele não estava disposto a querer sua presença por mais tempo do que o necessário.

Ele construiu as muralhas em cinquenta e dois dias

Um tempo - Ele construiu as muralhas em cinquenta e dois dias, capítulo 6:15, e provavelmente não muito tempo depois voltou ao rei, por quem foi enviado uma segunda vez com uma comissão mais ampla.

Versículo 8

E uma carta a Asafe, guarda do bosque do rei, para que me dê madeira para fazer vigas para as portas do palácio

E uma carta a Asafe, guarda do bosque do rei, para que me dê madeira para fazer vigas para as portas do palácio que pertencia à casa, e para o muro da cidade, e para a casa em que hei de entrar. E o rei me concedeu, conforme a boa mão do meu Deus sobre mim.

Comentários de Wesley

Do palácio do rei, que era adjacente à casa de Deus

Floresta do rei - Da floresta do Líbano, famosa por árvores escolhidas.

Palácio – Do palácio do rei, que era adjacente à casa de Deus.

Entrar - Que eu vou construir para habitar enquanto eu estiver lá.

Versículo 10

Entristeceram-se muito por terem vindo um homem para buscar o bem-estar dos filhos de Israel

Quando Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo, o amonita, souberam disso, entristeceram-se muito por terem vindo um homem para buscar o bem-estar dos filhos de Israel.

Comentários de Wesley

Horonita – Assim chamado ou, a partir do local de seu nascimento ou governo, que se supõe ser Horonaim, uma cidade eminente de Moabe.

Ele foi promovido ao seu atual poder e dignidade

O servo - Assim chamado provavelmente pela condição da qual ele foi promovido ao seu atual poder e dignidade: o que também pode ser mencionado como uma das razões pelas quais ele agora se comportava de forma tão insolente, sendo comum que pessoas subitamente levantadas de um estado baixo, para se rebaixar.

Versículo 12

Nem disse a ninguém o que o meu Deus tinha posto no meu coração para fazer em Jerusalém

E levantei-me de noite, eu e alguns poucos homens comigo; nem disse a ninguém o que o meu Deus tinha posto no meu coração para fazer em Jerusalém: nem havia comigo animal algum, senão o animal em que montei.

Comentários de Wesley

Escondendo suas intenções o máximo que pôde

Noite - Escondendo suas intenções o máximo que pôde, sabendo que a vida de seus negócios estava em segredo e expedição.

Besta - Para evitar ruídos.

Versículo 13

E vi os muros de Jerusalém, que estavam derrubados, e as suas portas estavam consumidas pelo fogo.

E saí de noite pela porta do vale, diante do poço do dragão, e para o porto do esterco, e vi os muros de Jerusalém, que estavam derrubados, e as suas portas estavam consumidas pelo fogo.

Comentários de Wesley

Seu desígnio era dar a volta na cidade

Eu fui - Os lacaios que o acompanhavam dirigindo e conduzindo-o no caminho. Seu desígnio era dar a volta na cidade, observar a bússola e a condição das muralhas e portões, para que pudesse fazer provisões suficientes para o trabalho.

Versículo 14

Mas não havia lugar

Então fui à porta da fonte e ao tanque do rei, mas não havia lugar para a besta que estava debaixo de mim passasse.

Nenhum lugar - O caminho sendo obstruído com montes de lixo.

Versículo 16

E os príncipes não sabiam para onde eu ia, nem o que eu fazia

E os príncipes não sabiam para onde eu ia, nem o que eu fazia; nem ainda o havia contado aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos príncipes, nem aos demais que faziam o trabalho.

Comentários de Wesley

Isso fez - Ou, se fizesse, quem ele pretendia empregar nele.

Versículo 18

Então eu lhes contei sobre a mão do meu Deus que era boa para mim

Então eu lhes contei sobre a mão do meu Deus que era boa para mim; como também as palavras do rei que ele havia falado comigo.

Levantemo-nos e edifiquemos

E eles disseram: Levantemo-nos e edifiquemos. Então eles fortaleceram suas mãos para esta boa obra.

Comentários de Wesley

Vamos fazê-lo com vigor, diligência e resolução

Levante-se - Vamos fazê-lo com vigor, diligência e resolução, como aqueles que estão determinados a seguir em frente.

Suas mãos - Suas próprias e umas das outras.

Versículo 20

O Deus do céu, ele nos fará prosperar

Então eu lhes respondi, e disse-lhes: O Deus do céu, ele nos fará prosperar; por isso nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos, mas vós não tendes porção, nem direito, nem memorial, em Jerusalém.

Comentários de Wesley

Nenhuma parte - Você não tem autoridade sobre nós, nem interesse em nossa igreja e estado, mas é estranho à comunidade de Israel.

Memorial - Nenhum testemunho, ou monumento, seja de sua relação conosco por nascimento ou religião, ou de sua bondade para conosco, ou para com este lugar.[5]

 

Capítulo 4

 

Neemias prepara e arma o povo para proteger os muros de Jerusalém

 

No capítulo 3 de Neemias está registrado que “Neemias reconstruiu as muralhas da cidade desde a Porta das Ovelhas, a norte, passando pela Torre de Hananel, no canto noroeste, a Porta dos Peixes, a oeste, a Torre das Fornalhas, no canto sudoeste do Monte do Templo, o Portão do Estrume, no sul, até a Porta Leste e o portão além da Ponte Dourada, a leste”. [6]

No capítulo 4, Neemias se arma contra os inimigos que não queriam a reconstrução dos muros.

Havia ameaça de invasão. Wesley comentou o que falavam: “Eles vão invadir você de todas as maneiras, pelas quais podemos chegar até você, ou você a nós; portanto, vigiai de todos os lados”.

Neemias se preparou para proteger a reconstrução dos muros: “Por isso pus nos lugares mais baixos, atrás do muro, e nos lugares mais altos, até pus o povo segundo as suas famílias, com as suas espadas, as suas lanças e os seus arcos”.

E para os que estavam com medo, Neemias desperta a fé no Senhor: “E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do povo: Não temais deles; lembrai-vos do Senhor, que é grande e terrível, e pelejai por vossos irmãos, vossos filhos e vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas”.

Versículo 2

E falou diante de seus irmãos e do exército de Samaria

E falou diante de seus irmãos e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? eles se fortalecerão? eles vão sacrificar? Eles vão acabar em um dia? Eles reviverão as pedras dos montes de lixo que são queimados?

Comentários de Wesley

Eles pretendem começar e terminar o trabalho, tudo em um dia?

Em um dia - Eles pretendem começar e terminar o trabalho, tudo em um dia? Pois se eles gastam muito tempo com isso, eles não podem pensar que vamos permitir que eles façam isso.

As pedras - Eles pegarão suas pedras quebradas das ruínas e as remendarão.

Pedras foram queimadas e quebradas pelos caldeus quando tomaram a cidade

Queimado - Que pedras foram queimadas e quebradas pelos caldeus quando tomaram a cidade.

Versículo 4

Ouve, ó nosso Deus; porque somos desprezados, e voltamos o seu opróbrio sobre a sua própria cabeça

Ouve, ó nosso Deus; porque somos desprezados, e voltamos o seu opróbrio sobre a sua própria cabeça, e os damos por presa na terra do cativeiro;

Comentários de Wesley

Deixe-os levá-los para a terra do cativeiro

Uma presa - Dê-os como presa aos seus inimigos, e deixe-os levá-los para a terra do cativeiro.

Versículo 5

Porque te provocaram à ira

E não cubrais a sua iniquidade, nem apague o seu pecado de diante de ti, porque te provocaram à ira diante dos edificadores.

Comentários de Wesley

Deixe a maldade deles estar à tua vista

Não cubra - Deixe a maldade deles estar à tua vista, de modo a trazer julgamentos sobre eles, para que possam ser reformados, ou outros possam ser avisados por seu exemplo. Diz-se que Deus cobre ou esconde o pecado quando se abstém de puni-lo.

Provocou-te - Eles não só nos provocaram construtores, mas a ti também.

Versículo 6

Assim construímos o muro

Assim construímos o muro; e todo o muro se ajuntou até a metade, porque o povo tinha a intenção de trabalhar.

Comentários de Wesley

A metade – Até a metade de sua altura.

Versículo 10

Os judeus agora habitam em Judá, alguns deles sendo parcialmente aterrorizados por seus inimigos

E disse Judá: A força dos carregadores de carga está deteriorada, e há muito lixo; para que não possamos construir o muro.

Comentários de Wesley

Judá - Os judeus agora habitam em Judá, alguns deles sendo parcialmente aterrorizados por seus inimigos, e parcialmente cansados com o trabalho contínuo.

Lixo - Mais do que somos capazes de remover de repente.

E aconteceu que, chegando os judeus que habitavam junto a eles, disseram-nos dez vezes

Não é capaz - Ser forçado a gastar nosso tempo removendo o lixo e, portanto, devemos desistir por uma temporada.

Versículo 12

E aconteceu que, chegando os judeus que habitavam junto a eles, disseram-nos dez vezes: De todos os lugares de onde haveis de voltar para nós, eles virão sobre vós.

Comentários de Wesley

Embora estes não tivessem zelo suficiente para ajudar no trabalho

Por eles – Ou, entre eles: pelo qual eles chegaram ao conhecimento de seus conselhos. Embora estes não tivessem zelo suficiente para ajudar no trabalho, ainda assim eles tinham alguma preocupação com seus irmãos.

Dez tribos - Muitas vezes, um certo número para um incerto.

Vigiai de todos os lados

Esteja com você - Eles vão invadir você de todas as maneiras, pelas quais podemos chegar até você, ou você a nós; portanto, vigiai de todos os lados.

Versículo 13

Com as suas espadas, as suas lanças e os seus arcos

Por isso pus nos lugares mais baixos, atrás do muro, e nos lugares mais altos, até pus o povo segundo as suas famílias, com as suas espadas, as suas lanças e os seus arcos.

Comentários de Wesley

De onde eles podem atirar flechas ou atirar pedras

Atrás - Dentro das paredes onde ainda não foram levantados à sua altura devida e, portanto, mais sujeitos ao ataque inimigo.

Mais alto - Sobre os topos das paredes onde foram terminados, e as torres que foram construídas aqui e ali sobre a parede; de onde eles podem atirar flechas ou atirar pedras.

Versículo 14

Não temais deles; lembrai-vos do Senhor, que é grande e terrível, e pelejai por vossos irmãos

E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, e aos magistrados, e ao resto do povo: Não temais deles; lembrai-vos do Senhor, que é grande e terrível, e pelejai por vossos irmãos, vossos filhos e vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas.

Comentários de Wesley

Ele olhou para cima, contratou Deus por ele, e colocou a si mesmo e sua causa sob a proteção divina

Olhou - Ele olhou para cima, contratou Deus por ele, e colocou a si mesmo e sua causa sob a proteção divina. Esse era o seu caminho, e deveria ser o nosso: todos os seus cuidados, todas as suas tristezas, todos os seus medos ele espalhou diante de Deus.

Mas o que eles são em comparação com Deus?

Grandes e terríveis - Você acha que seus inimigos são grandes e terríveis. Mas o que eles são em comparação com Deus? Especialmente em oposição a ele?

Versículo 16

Para que nossos inimigos não repitam seu empreendimento

 

E aconteceu a partir de então, que a metade dos meus servos trabalhou no trabalho, e a outra metade deles segurou as lanças, os escudos, os arcos e os habergeons; e os príncipes estavam por trás de toda a casa de Judá.

Comentários de Wesley

Daquele momento em diante - Para que nossos inimigos não repitam seu empreendimento.

Meus servos - Dos meus servos domésticos, e dos meus guardas.

Eles estavam em seus braços preparados para a batalha

Realizada... — Todas as suas armas: eles estavam em seus braços preparados para a batalha.

Para encorajá-los em seu trabalho

Estavam para trás - Para encorajá-los em seu trabalho, às vezes para ajudar com suas próprias mãos: e para dirigi-los e comandá-los em caso de assalto.

Judá - Os judeus que estavam sobre o muro.

Versículo 17

Os que construíram sobre o muro e os que carregaram cargas

Os que construíram sobre o muro e os que carregaram cargas, com os que carregaram, cada um com uma das mãos trabalhou na obra e com a outra mão segurava uma arma.

Comentários de Wesley

Isso deve ser tomado figurativamente

Uma arma - Isso deve ser tomado figurativamente; sendo um discurso proverbial, como quando dizem de um homem fingindo bondade, ele carrega pão em uma mão e uma pedra na outra. Assim devemos operar nossa salvação, com as armas de nossa guerra em nossas mãos. Pois em todo dever devemos esperar oposição de nossos inimigos espirituais.

Versículo 18

Para os construtores, cada um tinha sua espada cingida ao seu lado e assim construída

Para os construtores, cada um tinha sua espada cingida ao seu lado e assim construída. E aquele que tocou a trombeta estava por mim.

Comentários de Wesley

Nenhum de nós tirou as nossas vestes, a não ser que cada um as tirasse para se lavar

Soou - Para reunir as pessoas, quando e onde fosse necessário.

Versículo 23

Assim, nem eu, nem meus irmãos, nem meus servos, nem os homens da guarda que me seguiam, nenhum de nós tirou as nossas vestes, a não ser que cada um as tirasse para se lavar.

Comentários de Wesley

Lavagem - Quando eles deveriam se lavar e se purificar de alguma impureza, que poderia afetá-los ou suas roupas.[7]

 

Capítulo 6

 

A experiência de Neemias com a assistência de Deus

 

Neste último capítulo que trata da reconstrução dos muros de Jerusalém, os inimigos de Neemias viram que não havia mais brecha: “E sucedeu que, quando Sambalate, e Tobias, e Gesém, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, ouviram que eu tinha construído o muro, e que não havia mais brecha nele”.

Neemias se livrou de algumas armadilhas contra ele. Ele reconheceu a proteção de Deus: “eu, o governador-chefe, de cuja presença depende em grande parte a própria vida de toda a cidade e nação: eu que professei tal resolução, coragem e confiança em Deus. Eu, que tive uma experiência tão eminente da assistência de Deus, de ele me chamar para este emprego e me levar por ele quando nosso perigo era maior do que agora”.

Versículo 1

Ouviram que eu tinha construído o muro, e que não havia mais brecha nele

E sucedeu que, quando Sambalate, e Tobias, e Gesém, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, ouviram que eu tinha construído o muro, e que não havia mais brecha nele; (embora naquela época eu não tivesse colocado as portas nos portões;)

Comentários de Wesley

As portas - Nem todas.

Versículo 2

Mas eles pensaram em me fazer mal

Sambalate e Gesém enviaram a mim, dizendo: Vem, vamos nos encontrar em alguma das aldeias da planície de Ono. Mas eles pensaram em me fazer mal.

Comentários de Wesley

E eu respondi da mesma maneira

Conhecer - Para consultar sobre o serviço comum de nosso mestre, o rei da Pérsia, ou para fazer uma acomodação amigável.

Versículo 4

No entanto, eles me enviaram quatro vezes após esse tipo; e eu respondi da mesma maneira.

Comentários de Wesley

Nunca devemos ser vencidos pela maior importunação

Quatro vezes, ... - Nunca devemos ser vencidos pela maior importunação, para fazer qualquer coisa ruim ou imprudente: mas quando somos atacados com a mesma tentação, ainda resista a ela com a mesma razão e resolução.

Versículo 5

E tu também designaste profetas para pregarem a teu respeito em Jerusalém

Então Sambalate, seu servo, enviou-me da mesma maneira pela quinta vez, com uma carta aberta na mão;

Comentários de Wesley

Carta aberta - Como se falasse de uma coisa comumente conhecida.

Versículo 7

E tu também designaste profetas para pregarem a teu respeito em Jerusalém, dizendo: Há um rei em Judá; e agora se anunciará ao rei de acordo com estas palavras. Vinde, pois, agora, e consultemos juntos.

Comentários de Wesley

Para que possamos examinar imparcialmente o assunto

Um rei - Temos agora um rei de nossa nação.

Conselho - Para que possamos examinar imparcialmente o assunto, para que sua inocência possa ser esclarecida.

Versículo 9

Pois todos nos atemorizaram, dizendo: Suas mãos se enfraquecerão por causa da obra, para que não se faça. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.

Comentários de Wesley

Fortaleça minhas mãos - Uma boa oração, quando estamos entrando em qualquer serviço ou conflito particular em nossa guerra cristã.

Versículo 10

Reunamo-nos na casa de Deus, dentro do templo, e fechemos as portas do templo, porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te

Depois fui à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Mehetabeel, que estava preso; e ele disse: Reunamo-nos na casa de Deus, dentro do templo, e fechemos as portas do templo, porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te.

Comentários de Wesley

Pois se Neemias tivesse feito isso, o povo teria deixado seu trabalho, e cada um teria mudado para sua própria segurança

Cale a boca - Em sua câmara adjacente ao templo, sob o pretexto de devoção singular e comunhão com Deus, e além disso, sob o pretexto de certo conhecimento, pelo Espírito de Deus sobre o perigo que se aproxima, do qual você não poderia estar seguro em nenhum lugar, exceto no templo. Pois se Neemias tivesse feito isso, o povo teria deixado seu trabalho, e cada um teria mudado para sua própria segurança.

Versículo 11

Deveria um homem como eu fugir?

E eu disse: Deveria um homem como eu fugir? e quem está lá que, sendo como eu, entraria no templo para salvar sua vida? Eu não vou entrar.

Comentários de Wesley

O governador-chefe, de cuja presença depende em grande parte a própria vida de toda a cidade e nação

Como eu - eu, o governador-chefe, de cuja presença depende em grande parte a própria vida de toda a cidade e nação: eu que professei tal resolução, coragem e confiança em Deus. Eu, que tive uma experiência tão eminente da assistência de Deus, de ele me chamar para este emprego e me levar por ele quando nosso perigo era maior do que agora.

Devo agora desonrar a Deus e a religião, e trair o povo e a cidade de Deus com minha covardia?

Devo agora desonrar a Deus e a religião, e trair o povo e a cidade de Deus com minha covardia? Entre - Embora sua vida dependesse disso.

Versículo 13

Por isso foi contratado para que eu tivesse medo, e fizesse isso, e pecasse

Por isso foi contratado para que eu tivesse medo, e fizesse isso, e pecasse, e para que tivessem motivo para má fama, a fim de me vituperarem.

Comentários de Wesley

E pecado - Entrando em um lugar proibido para mim, e isso de tal maneira, que teria sido pecaminoso e vergonhoso.

Como um covarde

Reprovação - Como um covarde, e consciente da minha própria culpa, que eles podem me tornar desprezível e odioso tanto para o meu próprio povo, e para o rei da Pérsia.

Versículo 14

Tobias e Sambalate

Deus meu, pensa tu em Tobias e Sambalate, segundo estas suas obras, e na profetisa Noadias, e nos demais profetas, que me atemorizariam.

Comentários de Wesley

Meu deus... — Esta oração não devemos imitar.

Versículo 15

Assim o muro foi terminado no vigésimo quinto dia

Assim o muro foi terminado no vigésimo quinto dia do mês de Elul, em cinqüenta e dois dias.

Comentários de Wesley

Elul - Respondendo parte ao nosso agosto e parte a setembro.[8]

 

Capítulo 7

 

A direção da Divina Providência na vida de Neemias

 

Este último capítulo trata sobre sua vitória final. Ele reconstruiu os muros em 52 dias. Depois voltou para o palácio do rei.

Mas Neemias esteve vigilante, mesmo após a reconstrução dos muros: “Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol se aqueça; e, enquanto estiverem ali, fechem as portas, e os trancem, e ponham guardas dos moradores de Jerusalém, cada um na sua guarda, e cada um defronte da sua casa”.

Deus continuou dirigindo seus passos: “E o meu Deus pôs no meu coração que congregasse os nobres, os príncipes e o povo, para que fossem contados pela genealogia. E achei um registro da genealogia deles que apareceu no início, e achei escrito nele.

Este capítulo é comentando por Wesley somente até o versículo 5.

Wesley comentou sobre a afirmação de Neemias: “Deus colocou isso em meu coração.”  Ele disse: “Qualquer que seja o bom movimento que esteja em nossas mentes, devemos reconhecê-lo como vindo de Deus. O que é feito pela prudência humana deve ser atribuído à direção da Divina Providência”.[9]

 

Versículo 3

E eu lhes disse: Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol se aqueça

E eu lhes disse: Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol se aqueça; e, enquanto estiverem ali, fechem as portas, e os trancem, e ponham guardas dos moradores de Jerusalém, cada um na sua guarda, e cada um defronte da sua casa.

Comentários de Wesley

Quente - 'Até que seja dia claro e amplo; quando as pessoas estarão prontas em caso de ataque.

Neemias estava prestes a retornar ao tribunal, e deixou o comando da cidade para estes em sua ausência

Eles - Os relógios designados para esse fim.

 

Relógios - Neemias estava prestes a retornar ao tribunal, e deixou o comando da cidade para estes em sua ausência.

Versículo 5

E o meu Deus pôs no meu coração que congregasse os nobres, os príncipes e o povo

E o meu Deus pôs no meu coração que congregasse os nobres, os príncipes e o povo, para que fossem contados pela genealogia. E achei um registro da genealogia deles que apareceu no início, e achei escrito nele,

Comentários de Wesley

Qualquer que seja o bom movimento que esteja em nossas mentes, devemos reconhecê-lo como vindo de Deus

Deus colocou isso em meu coração - Qualquer que seja o bom movimento que esteja em nossas mentes, devemos reconhecê-lo como vindo de Deus. O que é feito pela prudência humana deve ser atribuído à direção da Divina Providência.[10]

 

 



[1] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/ephesians-1.html

[2] https://pt.wikipedia.org/ wiki/Neemias

[3] https://pt.wikipedia.org/ wiki/Neemias

[4] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/nehemiah-1.html

[5] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/nehemiah-2.html

[6] https://pt.wikipedia.org/ wiki/Neemias

[7] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/nehemiah-4.html

[8] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/nehemiah-6.html

[9] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/nehemiah-7.html

[10] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/nehemiah-7.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog