Notas Explicativas de Wesley sobre

Os 10 Mandamentos

 

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor do texto: João Wesley

Editor deste texto: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 286

Livros publicados pelo autor: 397

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda gloria a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

Rio de Janeiro – Brasil

 

 Índice

 

·      Introdução

·      Deus estabelece os 10 mandamentos

 

 

Introdução

 

“Notas Explicativas de Wesley sobre os 10 Mandamentos” são comentários de Wesley sobre os 10 mandamentos retirados de suas Notas Explicativas sobre a Bíblia.

Wesley fez uma abordagem profunda, esclarecedora e ampla sobre cada mandamento dado por Deus a Moisés.

Wesley disse: “Deus tem muitas maneiras de falar aos filhos dos homens por seu espírito, consciência, providências; sua voz em tudo o que devemos atender cuidadosamente: mas ele nunca falou em nenhum momento em qualquer ocasião, de modo que falou os dez mandamentos”.

Disse ainda que “esta lei Deus havia dado ao homem antes, estava escrita em seu coração por natureza; mas o pecado havia desfigurado tanto essa escrita que era necessário reviver o conhecimento dela.”

Somente o capitulo 20 é abordado onde estão registrados os 10 mandamentos.

 

O Autor

  

Capítulo 20

 

Deus estabelece os 10 mandamentos

 

O capitulo 20 onde estão registrados os 10 mandamentos, começa assim: “E Deus falou todas estas palavras, dizendo”:

Wesley comentou: “Deus tem muitas maneiras de falar aos filhos dos homens por seu espírito, consciência, providências; sua voz em tudo o que devemos atender cuidadosamente: mas ele nunca falou em nenhum momento em qualquer ocasião, de modo que falou os dez mandamentos”.

Wesley fez outra importante observação: “Esta lei Deus havia dado ao homem antes, estava escrita em seu coração por natureza; mas o pecado havia desfigurado tanto essa escrita, que era necessário reviver o conhecimento dela”.

Por fim, Wesley comenta ainda: “Eu sou o Senhor teu Deus - Aqui, Deus afirma sua própria autoridade para promulgar esta lei; e se propõe como o único objeto daquele culto religioso que é prescrito nos quatro primeiros mandamentos. Eles estão aqui obrigados à obediência”.

 

Versículo 1

E Deus falou todas estas palavras, dizendo:

Comentários de Wesley

Deus tem muitas maneiras de falar aos filhos dos homens por seu espírito, consciência, providências; sua voz em tudo o que devemos atender cuidadosamente: mas ele nunca falou em nenhum momento em qualquer ocasião, de modo que falou os dez mandamentos

Deus falou todas essas palavras - A lei dos dez mandamentos é uma lei feita por Deus; uma lei de sua própria fala. Deus tem muitas maneiras de falar aos filhos dos homens por seu espírito, consciência, providências; sua voz em tudo o que devemos atender cuidadosamente: mas ele nunca falou em nenhum momento em qualquer ocasião, de modo que falou os dez mandamentos, que, portanto, devemos ouvir com a mais sincera atenção.

Esta lei Deus havia dado ao homem antes, estava escrita em seu coração

Esta lei Deus havia dado ao homem antes, estava escrita em seu coração por natureza; mas o pecado havia desfigurado tanto essa escrita, que era necessário reviver o conhecimento dela.

Versículo 2

Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

Comentários de Wesley

Aqui, Deus afirma sua própria autoridade para promulgar esta lei

Eu sou o Senhor teu Deus - Aqui, Deus afirma sua própria autoridade para promulgar esta lei; e se propõe como o único objeto daquele culto religioso que é prescrito nos quatro primeiros mandamentos. Eles estão aqui obrigados à obediência –

Ele tem o direito incontestável de nos comandar

1. Porque Deus é o Senhor, Jeová, auto-existente, independente, eterno e a fonte de todo ser e poder; portanto, ele tem o direito incontestável de nos comandar –

seu Deus por seu próprio consentimento

2. Ele era o Deus deles; um Deus em aliança com eles; seu Deus por seu próprio consentimento –

Portanto, eles foram obrigados em gratidão a obedecê-lo, porque ele os tirou de uma escravidão dolorosa para uma liberdade gloriosa

3. Ele os tirou da terra do Egito - Portanto, eles foram obrigados em gratidão a obedecê-lo, porque ele os tirou de uma escravidão dolorosa para uma liberdade gloriosa.

Ao redimi-los, ele adquiriu um direito maior de governá-los

Ao redimi-los, ele adquiriu um direito maior de governá-los; eles deviam seu serviço a ele, a quem deviam sua liberdade. E assim, Cristo, tendo-nos resgatado da escravidão do pecado, tem direito ao melhor serviço que podemos prestar a ele. Os quatro primeiros mandamentos dizem respeito ao nosso dever para com Deus (comumente chamado de primeira tábua).

O homem tinha um Criador para amar antes de ter um próximo para amar

Era adequado que eles fossem colocados em primeiro lugar, porque o homem tinha um Criador para amar antes de ter um próximo para amar, e a justiça e a caridade só são aceitáveis a Deus quando fluem dos princípios da piedade.

Versículo 3

Não terás outros deuses diante de mim.

Comentários de Wesley

O primeiro mandamento é sobre o objeto de nossa adoração, Jeová, e somente ele

O primeiro mandamento é sobre o objeto de nossa adoração, Jeová, e somente ele: Não terás outros deuses diante de mim - Os egípcios e outras nações vizinhas tinham muitos deuses, criaturas de sua própria fantasia. Esta lei foi prefixada por causa dessa transgressão; e Jeová sendo o Deus de Israel, eles devem se apegar inteiramente a ele, e a nenhum outro, seja de sua própria invenção, ou emprestado de seus vizinhos. O pecado contra este mandamento, do qual estamos em maior perigo, é dar a qualquer criatura aquela glória que é devida somente a Deus.

O orgulho faz de nós mesmos um Deus

O orgulho faz de nós mesmos um Deus, a cobiça faz um Deus do dinheiro, a sensualidade faz um Deus do ventre. Tudo o que é amado, temido, deleitado ou dependido, mais do que Deus, do qual fazemos um deus.

O fundamento de toda a lei, que tomemos o Senhor por nosso Deus, o aceitemos como nosso,

Essa proibição inclui um preceito que é o fundamento de toda a lei, que tomemos o Senhor por nosso Deus, o aceitemos como nosso, o adoremos com humilde reverência e coloquemos nossas afeições inteiramente nele. Há uma razão sugerida nas últimas palavras diante de mim.

Não podemos ter nenhum outro deus

Sugere, 1. Que não podemos ter nenhum outro deus, mas ele saberá disso –

Que é um pecado que o desafia a enfrentá-lo

2. Que é um pecado que o desafia a enfrentá-lo, que ele não pode, não vai, ignorar. O segundo mandamento é sobre as ordenanças de adoração, ou a maneira pela qual Deus será adorado, que é adequado que ele mesmo designe.

A proibição

Aqui está, 1. A proibição; somos proibidos de adorar até mesmo o verdadeiro Deus por imagens, Êxodo 20: 4-5. Primeiro, os judeus (pelo menos após o cativeiro) se consideravam proibidos por isso de fazer qualquer imagem ou imagem. É certo que proíbe fazer qualquer imagem de Deus, pois a quem podemos compará-lo? Isaías 40:18; Isaías 40:25.

Também nos proíbe de fazer imagens de Deus

Também nos proíbe de fazer imagens de Deus em nossas fantasias, como se ele fosse um homem como nós. Nosso culto religioso deve ser governado pelo poder da fé, não pelo poder da imaginação. Em segundo lugar, eles não devem se curvar a eles - mostre qualquer sinal de honra a eles, muito menos servi-los por sacrifício ou qualquer outro ato de adoração religiosa. Quando prestaram sua devoção ao verdadeiro Deus, não devem ter diante de si nenhuma imagem para dirigir, excitar ou auxiliar sua devoção. Embora a adoração fosse projetada para terminar em Deus, não lhe agradaria se viesse a ele por meio de uma imagem.

O uso de imagens na igreja de Roma, nos dias de hoje, é tão claramente contrário à letra deste mandamento

Os melhores e mais antigos legisladores entre os pagãos proibiram a instalação de imagens em seus templos. Foi proibido em Roma por Numa, um príncipe pagão, mas comandado em Roma pelo Papa, um bispo cristão. O uso de imagens na igreja de Roma, nos dias de hoje, é tão claramente contrário à letra deste mandamento, que em todos os seus catecismos, que eles colocam nas mãos do povo, eles deixam de for a este mandamento, juntando a razão dele ao primeiro, e assim o terceiro mandamento eles chamam de segundo, o quarto o terceiro,  etc. apenas para formar o número dez, eles dividem o décimo em dois.

Visitando a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração

Pois eu, o Senhor Jeová, teu Deus, sou um Deus zeloso, especialmente nas coisas desta natureza. Isso sugere o cuidado que ele tem com suas próprias instituições, seu descontentamento contra os idólatras, e que ele se ressente de tudo em sua adoração que se parece ou leva à idolatria: visitando a iniqüidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração - Severamente punindo.

Ainda inclui um preceito de adorar a Deus em todas as ordenanças que ele instituiu

Nem é uma coisa injusta para Deus se os pais morreram em sua iniqüidade, e os filhos pisam em seus passos, quando Deus vem, por seus julgamentos, para contar com eles, para trazer em conta as idolatrias que seus pais foram culpados de. Guardando misericórdia para milhares de pessoas, milhares de gerações, daqueles que me amam e guardam meus mandamentos - Isso sugere que o segundo mandamento, embora na letra seja apenas uma proibição de falsa adoração, ainda inclui um preceito de adorar a Deus em todas as ordenanças que ele instituiu.

Como o primeiro mandamento requer a adoração interior de amor, desejo, alegria, esperança, assim também a adoração exterior de oração e louvor

Como o primeiro mandamento requer a adoração interior de amor, desejo, alegria, esperança, assim também a adoração exterior de oração e louvor, e atendimento solene à sua palavra. Essa misericórdia se estenderá a milhares, muito mais do que a ira ameaçada por aqueles que o odeiam, pois isso atinge apenas a terceira ou quarta geração.

Versículo 7

Comentários de Wesley

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

O terceiro mandamento é sobre a maneira de nossa adoração

O terceiro mandamento é sobre a maneira de nossa adoração; Onde temos,

Uma proibição estrita

1. Uma proibição estrita.

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão – Supondo que, tendo tomado Jeová por seu Deus, eles fariam menção de seu nome, este comando dá uma advertência para não mencioná-lo em vão, e ainda é tão necessário como sempre. Tomamos o nome de Deus em vão, primeiro, pela hipocrisia, fazendo profissão do nome de Deus, mas não vivendo de acordo com essa profissão.

Em segundo lugar, pela quebra da aliança

Em segundo lugar, pela quebra da aliança. Se fizermos promessas a Deus e não cumprirmos nossos votos ao Senhor, tomaremos seu nome em vão.

Em terceiro lugar, por juramento precipitado, mencionando o nome de Deus

Em terceiro lugar, por juramento precipitado, mencionando o nome de Deus, ou qualquer um de seus atributos, na forma de um juramento, sem qualquer ocasião justa para isso, mas sem nenhum propósito, ou sem nenhum bom propósito.

Em quarto lugar, por falso juramento

Em quarto lugar, por falso juramento, que alguns pensam ser principalmente pretendido na letra do mandamento. Em quinto lugar, usando o nome de Deus de forma leve e descuidada. É proibida a profanação da forma de devoção, bem como a profanação das formas de juramento; como também, a profanação de qualquer uma dessas coisas pelas quais Deus se dá a conhecer.

Mas Deus, que é zeloso por sua honra, não será conivente com isso

Pois o Senhor não o terá inocente - Magistrados que punem outras ofensas, podem não se sentir preocupados em tomar conhecimento disso; mas Deus, que é zeloso por sua honra, não será conivente com isso. O pecador talvez se considere inocente e pense que não há mal nisso; para evitar essa sugestão, a ameaça é assim expressa, Deus não o considerará inocente - Mas mais está implícito, que o próprio Deus será o vingador daqueles que tomam seu nome em vão; e acharão terrível cair nas mãos do Deus vivo.

Versículo 8

Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.

Comentários de Wesley

Deus deve ser servido e honrado diariamente

O quarto mandamento diz respeito ao tempo de adoração; Deus deve ser servido e honrado diariamente; mas um dia em sete deve ser particularmente dedicado à sua honra e gasto em seu serviço.

É dado como certo que o sábado foi instituído antes

Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo; nele não farás nenhum tipo de trabalho – É dado como certo que o sábado foi instituído antes. Lemos sobre a bênção de Deus e a santificação de um sétimo dia desde o início, Gênesis 2:3, de modo que este não foi o decreto de uma nova lei, mas o reavivamento de uma lei antiga. Eles são informados de qual é o dia, eles devem observar, um sétimo após seis dias de trabalho, se este foi o sétimo por cálculo do primeiro sétimo, ou do dia de sua saída do Egito, ou ambos, não é certo.

Um escritor piedoso tardio parece provar que o sábado foi mudado quando Israel saiu do Egito

Um escritor piedoso tardio parece provar que o sábado foi mudado quando Israel saiu do Egito; mudança essa que continuou até que nosso Senhor ressuscitou: Mas que então o sábado original foi restaurado. E ele torna altamente provável, pelo menos, que o sábado que observamos seja o sétimo dia da criação, como deve ser observado;

Como um dia de descanso

1. Como um dia de descanso; eles não deveriam fazer nenhum tipo de trabalho neste dia, em seus negócios mundanos

Como um dia santo

 - 2. Como um dia santo, separado para a honra do Deus santo e para ser gasto em exercícios santos. Deus, por sua bênção, o tornou santo; eles, abençoando-o solenemente, devem mantê-lo sagrado e não aliená-lo a nenhum outro propósito além daquele para o qual a diferença entre ele e outros dias foi instituída,

E se ele santificar o sábado, é dado como certo que ela se juntará a ele

Quem deve observá-lo? Tu e teu filho e tua filha - A esposa não é mencionada, porque ela deve ser uma com o marido, e presente com ele, e se ele santificar o sábado, é dado como certo que ela se juntará a ele; mas o resto da família é exemplificado nele, filhos e servos devem mantê-lo de acordo com sua idade e capacidade. Neste, como em outros casos de religião, espera-se que os senhores das famílias cuidem, não apenas de servir ao Senhor, mas que suas casas também o sirvam.

Mesmo os estrangeiros com proselitismo devem observar uma diferença entre este dia e os outros dias

Mesmo os estrangeiros com proselitismo devem observar uma diferença entre este dia e os outros dias, que, se colocou alguma restrição sobre eles então, ainda provou ser uma feliz indicação do gracioso desígnio de Deus, de trazer os gentios para a igreja.

Pela santificação do sábado, os judeus declararam que adoravam o Deus que fez o mundo, e assim se distinguiam de todas as outras nações

Pela santificação do sábado, os judeus declararam que adoravam o Deus que fez o mundo, e assim se distinguiam de todas as outras nações, que adoravam deuses que eles mesmos fizeram. Deus nos deu um exemplo de descanso após seis dias de trabalho; ele descansou no sétimo dia - Tomou uma complacência em si mesmo, e se regozijou na obra de sua mão, para nos ensinar naquele dia, para ter uma complacência nele, e para dar-lhe a glória de suas obras.

O sábado começou no término da obra da criação

O sábado começou no término da obra da criação; assim será o sábado eterno na conclusão da obra da providência e redenção; e observamos o sábado semanal na expectativa disso, bem como em lembrança do primeiro, em ambos nos conformando com ele que adoramos.

Ele mesmo abençoou o dia de sábado e o santificou

Ele mesmo abençoou o dia de sábado e o santificou. Ele colocou uma honra sobre isso; é santo ao Senhor e honroso; e ele colocou nele bênçãos que nos encorajou a esperar dele na observação religiosa daquele dia. Não profanemos, desonremos e nivelemos isso com o tempo comum, que a bênção de Deus assim dignificou e distinguiu.

Versículo 12

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Comentários de Wesley

Os seis últimos mandamentos que dizem respeito ao nosso dever para com nós mesmos e uns para com os outros

Temos aqui as leis da segunda tábua, como são comumente chamadas; os seis últimos mandamentos que dizem respeito ao nosso dever para com nós mesmos e uns para com os outros, e são um comentário sobre o segundo grande mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Assim como a religião para com Deus é um ramo essencial da justiça universal, a justiça para com os homens é um ramo essencial da verdadeira religião: piedade e honestidade devem andar juntas.

O quinto mandamento diz respeito aos deveres que devemos às nossas relações

O quinto mandamento diz respeito aos deveres que devemos às nossas relações; o de filhos para seus pais é apenas exemplificado em, honre teu pai e tua mãe, que inclui,

Uma estima interior por eles

1. uma estima interior por eles, expressa externamente em todas as ocasiões em nosso transporte para com eles; temê-los, Levítico 19: 3, dar-lhes reverência, Hebreus 12: 9. O contrário disso é zombar deles ou desprezá-los,

Obediência aos seus comandos legais

2. Obediência aos seus comandos legais; assim é exposto, Efésios 6: 1-3 . Os filhos obedecem aos seus pais; venha quando eles te chamarem, vá para onde eles te mandarem, faça o que eles mandam, não faça o que eles te proíbem; e isso alegremente, e a partir de um princípio de amor. Embora você tenha dito que não vai, ainda assim depois se arrepender e obedecer – 

Submissão às suas repreensões, instruções e correções

3. Submissão às suas repreensões, instruções e correções, não apenas aos bons e gentis, mas também aos perversos –

Dispor de si mesmos com o conselho, direção e consentimento dos pais

4. Dispor de si mesmos com o conselho, direção e consentimento dos pais, não alienando sua propriedade, mas com sua aprovação –

 Esforçando-se em tudo para ser o conforto de seus pais e facilitar sua velhice para eles

5. Esforçando-se em tudo para ser o conforto de seus pais e facilitar sua velhice para eles; mantendo-os se precisarem de apoio.

Para que os teus dias sejam longos na terra que o Senhor teu Deus te dá - Esta promessa, (que muitas vezes é cumprida literalmente) é exposta em um sentido mais geral: Efésios 6: 3.

E eles viverão tanto tempo na terra

Para que tudo te vá bem, e tu vivas muito tempo na terra - Aqueles que em consciência para com Deus guardam este e outros mandamentos de Deus, podem ter certeza de que vai ficar bem com eles, e eles viverão tanto tempo na terra quanto a sabedoria infinita vê bem para, eles, e o que eles podem parecer ser cortados na terra,  serão abundantemente compensados na vida eterna, a Canaã celestial que Deus lhes dará.

Versículo 13

Não matarás.

Comentários de Wesley

Não farás nada prejudicial à saúde, ou à vida do teu próprio corpo, ou de qualquer outro 

Não matarás - Não farás nada prejudicial à saúde, ou à vida do teu próprio corpo, ou de qualquer outro. Isso não proíbe nossa própria defesa necessária, ou os magistrados condenando os infratores à morte; mas proíbe toda malícia e ódio a qualquer um, pois aquele que odeia seu irmão é um assassino, e toda vingança daí advém; da mesma forma, raiva e mágoa ditas ou feitas, ou destinadas a serem feitas com paixão; disso, nosso Salvador expõe esse mandamento, Mateus 5:22 .

Versículo 14

Não cometerás adultério.

Comentários de Wesley

Este mandamento proíbe todos os atos de impureza, com todos os desejos

Não cometerás adultério - Este mandamento proíbe todos os atos de impureza, com todos os desejos, que produzem esses atos e guerra contra a alma.

Versículo 15

Não furtarás.

Comentários de Wesley

Este mandamento nos proíbe de nos roubarmos do que temos, por gastos pecaminosos, ou do uso e conforto dele por poupar pecaminosos; e roubar os outros invadindo os direitos do nosso próximo

Não roubarás - Este mandamento nos proíbe de nos roubarmos do que temos, por gastos pecaminosos, ou do uso e conforto dele por poupar pecaminosos; e roubar os outros invadindo os direitos do nosso próximo, tomando seus bens, ou casa, ou campo, à força ou clandestinamente, exagerando nas barganhas, não restaurando o que é emprestado ou encontrado,  retenção justa de dívidas, aluguéis ou salários; e, o que é pior de tudo, roubar o público na moeda ou na receita, ou naquilo que é dedicado ao serviço da religião.

Versículo 16

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Comentários de Wesley

Isso proíbe

Não dirás falso testemunho - Isso proíbe,

Falar falsamente em qualquer assunto, mentir, equivocar e de qualquer forma planejar e planejar enganar nosso vizinho

1. Falar falsamente em qualquer assunto, mentir, equivocar e de qualquer forma planejar e planejar enganar nosso vizinho –

Falar injustamente contra nosso vizinho, em prejuízo de sua reputação

 2. Falar injustamente contra nosso vizinho, em prejuízo de sua reputação; E –

Prestar falso testemunho contra ele, acusá-lo de coisas que ele não sabe

 3. (que é a ofensa mais alta de ambos os tipos juntos) Prestar falso testemunho contra ele, acusá-lo de coisas que ele não sabe, seja sob juramento, pelo qual o terceiro mandamento, o sexto ou oitavo, bem como este, são quebrados, ou em conversa comum, caluniando, caluniando, fofocando, agravando o que é feito de errado, e de qualquer forma se esforçando para elevar nossa própria reputação sobre a ruína de nosso próximo.

Versículo 17

Não cobiçarás

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Comentários de Wesley

Oh, se a casa de tal homem fosse minha! a esposa de um homem assim é minha! a mina de propriedade de um homem!

Não cobiçarás - Os mandamentos anteriores proíbem implicitamente todo desejo de fazer o que será uma injúria ao nosso próximo, isso proíbe todo desejo desordenado de ter o que será uma gratificação para nós mesmos. Oh, se a casa de tal homem fosse minha! a esposa de um homem assim é minha! a mina de propriedade de um homem! Esta é certamente a linguagem do descontentamento com a nossa própria sorte e da inveja do nosso próximo, e esses são os pecados principalmente proibidos aqui. Deus nos dê a todos para ver nosso rosto no espelho desta lei e colocar nossos corações sob o governo dela!

Versículo 18

Eles se afastaram e ficaram de longe

E todo o povo viu os trovões, e os relâmpagos, e o ruído da trombeta, e o monte fumegando; e, vendo o povo, retirou-se, e pôs-se de longe.

Comentários de Wesley

Eles se afastaram e ficaram de longe - Antes de Deus começar a falar, eles estavam empurrando para a frente para olhar, mas agora eles foram efetivamente curados de sua presunção, e ensinados a manter distância.

Versículo 19

Fala tu conosco, e nós ouviremos

E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e nós ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos.

Por meio disso, eles se obrigaram a concordar com a mediação de Moisés

Fala tu conosco - Por meio disso, eles se obrigaram a concordar com a mediação de Moisés, eles mesmos nomeando-o como uma pessoa apta para lidar entre eles e Deus, e prometendo ouvi-lo como mensageiro de Deus.

Versículo 20

Comentários de Wesley

Não temais, porque Deus veio para vos provar

E disse Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante dos vossos rostos, para que não pequeis.

Não tema - Ou seja, não pense que este trovão e fogo é, projetado para consumi-lo. Não; pretendia-se,

Para prová-los, para tentar como eles poderiam gostar de lidar com Deus imediatamente, sem um mediador

(1.) Para prová-los, para tentar como eles poderiam gostar de lidar com Deus imediatamente, sem um mediador, e assim convencê-los de quão admiravelmente bem Deus havia escolhido para eles ao colocar Moisés naquele cargo. Desde que Adão fugiu ao ouvir a voz de Deus no jardim, o homem pecador não suportou falar com Deus ou ouvi-lo imediatamente.

Para mantê-los em seu dever e evitar que pequem contra Deus

(2) Para mantê-los em seu dever e evitar que pequem contra Deus. Não devemos temer com espanto; mas devemos sempre ter em nossas mentes uma reverência à majestade de Deus, um pavor de seu desagrado e uma consideração obediente à sua autoridade soberana.

Versículo 21

Com medo da ira de Deus

E o povo parou de longe, e Moisés se aproximou das trevas onde Deus estava.

Comentários de Wesley

Enquanto o povo continuava de longe - Com medo da ira de Deus, Moisés se aproximou da escuridão espessa; ele foi feito para se aproximar, então a palavra é: Moisés por si mesmo não ousou ter se aventurado na escuridão se Deus não o tivesse chamado, e o encorajado, e, como alguns dos rabinos supõem, enviou um anjo para pegá-lo pela mão e levá-lo para cima.

Versículo 22

Deus falou apenas em seus ouvidos

Disse mais o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vistes que vos falei desde o céu.

Comentários de Wesley

Moisés tendo ido para a densa escuridão onde Deus estava, Deus falou apenas em seus ouvidos, tudo o que se segue daqui até o final do capítulo 23, que é principalmente uma exposição dos dez mandamentos; e ele deveria transmiti-lo ao povo. As leis nesses versículos se relacionam com a adoração de Deus.

Esta repetição do segundo mandamento vem aqui, porque eles eram mais viciados em idolatria do que em qualquer outro pecado

Vistes que eu falei convosco do céu - Tal foi a sua maravilhosa condescendência; não fareis deuses de prata - Esta repetição do segundo mandamento vem aqui, porque eles eram mais viciados em idolatria do que em qualquer outro pecado.

Versículo 24

Far-me-ás um altar de terra

Far-me-ás um altar de terra, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todos os lugares em que eu fizer registro do meu nome, virei a ti, e te abençoarei.

Comentários de Wesley

Destina-se a altares ocasionais, como eles criados no deserto antes que o tabernáculo fosse erguido

Um altar de terra - Destina-se a altares ocasionais, como eles criados no deserto antes que o tabernáculo fosse erguido, e depois em emergências especiais, para uso atual. Eles são designados para torná-los muito claros, seja de terra ou de pedras não lavradas. Para que não sejam tentados a pensar em uma imagem esculpida, eles não devem nem mesmo esculpir as pedras em forma, com as quais fizeram seus altares, mas empilhá-las como estavam em bruto.

Comentários de Wesley

Onde sou adorado com sinceridade

Em todos os lugares onde eu registro meu nome - Ou onde meu nome é registrado, isto é, onde sou adorado com sinceridade, virei a ti e te abençoarei.

Versículo 26

Nem subirás por degraus ao meu altar

nem subirás por degraus ao meu altar, para que nele não se descubra a tua nudez.

Comentários de Wesley  

Nem entrarás por degraus ao meu altar – Na verdade, depois Deus designou um altar de dez côvados de altura. Mas é provável que eles não tenham subido por degraus, mas por uma subida inclinada.[2]

 

 

 



[1] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/ephesians-1.html

[2]https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/exodus-20.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog