Notas explicativas de Wesley sobre

Jonas, o Peixe e Nínive

 

A misericórdia de Deus e as contradições de Jonas

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor do texto: João Wesley

Editor deste texto: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 267

Livros publicados pelo autor: 382

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda gloria a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

Rio de Janeiro – Brasil

 

 

Índice

 

·       Introdução

·       As Notas Explicativas de João Wesley sobre a Bíblia

·       Jonas procura fugir de Deus e é engolido por um grande peixe

·       A oração e o relato da aflição de Jonas na barriga do peixe

·       O jejum e o clamor para os homens e animais e o arrependimento de Nínive

·       O descontentamento e as contradições de Jonas com a misericórdia de Deus

 

 

 

Introdução

 

“Notas explicativas de Wesley sobre Jonas, o Peixe e Nínive” é um livro baseado nas Notas explicativas de Wesley sobre a Bíblia.

O livro trata de todos os 4 capítulos de Jonas.

A parte em vermelho são os textos bíblicos. A parte em branco, são os comentários de Wesley. Em cada capítulo, fizemos uma introdução além de destacar em amarelo algumas afirmações importantes.

Apenas demos um novo formato para melhorar o entendimento do texto de Wesley.

Os temas centrais nos quatro capítulos são: “Jonas procura fugir de Deus e é engolido por um grande peixe”; “A oração e o relato da aflição de Jonas na barriga do peixe”; “O jejum e o clamor para os homens e animais e o arrependimento de Nínive”; “O descontentamento e as contradições de Jonas com a misericórdia de Deus”.

O livro de Jonas trata da misericórdia de Deus e das contrações de Jonas. Provavelmente, como afirmam alguns escritores, era uma época de forte nacionalismo em Israel, o que explicaria a atitude de Jonas.

O fato é que Wesley escreveu em suas notas sobre a indesculpável perversidade de Jonas: “Vai, Jonas, descansa e sê grato: aquela bondade, que poupou Nínive, te poupou nesta tua indesculpável perversidade. Serei para Nínive arrependida o que sou para ti, Deus misericordioso e misericordioso, tardio em irar-se e de grande bondade, e me desviarei do mal que tu e eles merecem”.

Comentários profundos de Wesley sobre a Jonas, Ninive e a misericórdia de Deus.

 

O Autor

 

 

As Notas Explicativas de João Wesley sobre a Bíblia

 

As Notas Explicativas de João Wesley sobre a Bíblia ou os Comentários de João Wesley sobre a Bíblia foram produzidos entre 1754 e 1765.

Seu propósito foi ajudar às pessoas sérias: “Por muitos anos, tive o desejo de estabelecer e colocar juntos o que me ocorreu na leitura, no pensamento ou na conversação, o que poderia ajudar pessoas sérias, que não têm a vantagem de aprender, a entender o Novo Testamento”.

Wesley não realizou durante um bom tempo esse seu desejo.

Mas ele recebeu um forte chamado de Deus: “um forte chamado de Deus para me levantar e partir, estou convencido de que, se tentar algo desse tipo, não devo demorar mais. Meu dia já passou e (mesmo de maneira natural) as sombras da noite vêm rapidamente. E sou bastante induzido a fazer o pouco que posso dessa maneira, porque não posso fazer mais nada: ser impedido, por minha fraqueza atual, de viajar ou pregar. Mas, bendito seja Deus, ainda posso ler, escrever e pensar. Oh, que seja para sua glória!”[2]

Em seu prefácio, Wesley afirmou que suas notas eram destinadas ao "leitor iletrado" e deveriam ser de natureza anti-sectária.

Wesley só começou a realizar seu proposto quando ficou gravemente doente, em 1753. Ele ficou, nesse tempo, sem viajar e pregar.

“Como resultado disso, ele começou a trabalhar em um comentário bíblico e tradução. Ele começou a escrever em 4 de janeiro de 1754 e continuou sem pregar até março, quando já havia produzido um rascunho da tradução. O ritmo de Wesley foi retardado por outras atividades, e ele completou o comentário em 23 de setembro de 1755, publicando no mesmo ano. Outras atualizações foram feitas em 1759 e 1787. Em 1790, a tradução foi publicada sem um comentário de acompanhamento.  Ele foi auxiliado em seu trabalho por seu irmão Charles Wesley”. [3]

Wesley trabalhou a partir de manuscritos gregos do Novo Testamento “(...) particularmente os de Johann Albrecht Bengel, mantendo sua tradução alinhada com a versão King James (KJV). Ele fez cerca de 12.000 pequenas alterações na KJV, muitas das quais foram incorporadas em traduções modernas, como a Versão Revisada. Wesley tentou modernizar a linguagem datada da KJV. Ele também mudou muitas ocorrências da palavra "deve" para "irá", minimizando assim a ênfase na predestinação dentro do texto e alinhando-o mais com a teologia metodista”.  [4]

 

Jonas procura fugir de Deus e é engolido por um grande peixe

 

Capítulo 1

 

Versículo 2

Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e clama contra ela

Sua maldade subiu diante de mim

Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e clama contra ela; porque a sua maldade subiu diante de mim.

Comentários de Wesley

Aquela grande cidade - Diz-se que tinha cento e cinquenta estádios de comprimento, ou seja, dezoito milhas e três quartos, e onze milhas e um quarto de largura.

Versículo 3

Para fugir da presença do Senhor

Mas Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis, e desceu a Jope; e achou um navio que ia para Társis, e pagou a sua passagem, e desceu nele, para ir com eles a Társis, da presença do Senhor.

Comentários de Wesley  

Talvez ele possa pensar que Deus não o colocaria neste trabalho

Da presença - Do lugar onde Deus geralmente se mostrava presente, revelando sua palavra e vontade aos seus profetas. Talvez ele possa pensar que Deus não o colocaria neste trabalho, quando ele foi levado para um país estranho.

Versículo 5

Então os marinheiros tiveram medo, e clamaram cada um ao seu deus

Então os marinheiros tiveram medo, e clamaram cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as mercadorias que estavam no navio, para aliviá-lo. Mas Jonas desceu para os lados do navio; e ele se deitou e dormiu profundamente.

Comentários de Wesley

Para os lados - em alguma cabana ou outra, para onde ele foi antes que a tempestade surgisse.

Versículo 6

O que você quer dizer, ó dorminhoco?

Então o comandante do navio veio até ele e disse-lhe: O que você quer dizer, ó dorminhoco? levanta-te, invoca o teu Deus, se Deus pensar em nós, para que não pereçamos.

Comentários de Wesley

Pensará em nós - Com pena e favor.

Versículo 7

Vinde, e lancemos sortes

E disseram cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa está sobre nós este mal. Então eles lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.

Comentários de Wesley

Sortes são um apelo ao céu em casos duvidosos

Lançar sortes - "Sortes são um apelo ao céu em casos duvidosos e, portanto, não devem ser usadas, mas onde o assunto é indeterminável de qualquer outra forma."

Versículo 8

Dize-nos, rogamos-te, por causa de quem este mal está sobre nós

Disseram-lhe, pois: Dize-nos, rogamos-te, por causa de quem este mal está sobre nós; qual é a tua ocupação? e de onde você vem? Qual é o teu país? e de que povo és tu?

Comentários de Wesley

O que você fez, pelo qual Deus está tão zangado com você e conosco por sua causa?

Diga-nos - O que você fez, pelo qual Deus está tão zangado com você e conosco por sua causa?

Versículo 9

Eu sou hebreu; e temo ao Senhor

E ele lhes disse: Eu sou hebreu; e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.

Comentários de Wesley

Eu temo - eu adoro e sirvo ao verdadeiro Deus; o Deus eterno e todo-poderoso, que fez e governa os céus.

Versículo 13

No entanto, os homens remaram com força para trazê-lo para a terra

No entanto, os homens remaram com força para trazê-lo para a terra; mas eles não podiam, porque o mar se agitava, e era tempestuoso contra eles.

Comentários de Wesley

Eles estavam dispostos a trabalhar em qualquer trabalho para salvá-lo

Remou com força - Eles estavam dispostos a trabalhar em qualquer trabalho para salvá-lo.

Versículo 14

Rogo-te, Senhor, rogamos-te, que não pereças pela vida deste homem

Pelo que clamaram ao Senhor, e disseram: Rogo-te, Senhor, rogamos-te, que não pereças pela vida deste homem, nem ponhas sobre nós sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouver.

Comentários de Wesley

Agora todos eles clamam ao Deus de Jonas

Ao Senhor - Agora todos eles clamam ao Deus de Jonas, a Jeová.

E disse - Não pereçamos por tirar sua vida.

Confirmando a sentença condenatória pela continuação da tempestade

Tem feito - Enviando a tempestade, prendendo o profeta por ela, detectando-o por sorteio, sentenciando-o por sua própria boca, e confirmando a sentença condenatória pela continuação da tempestade.

Versículo 16 

Então os homens temeram muito ao Senhor

Então os homens temeram muito ao Senhor, e ofereceram um sacrifício ao Senhor, e fizeram votos.

Comentários de Wesley

Talvez como o lançamento de Jonas ao mar foi um tipo da morte de Cristo

Temeu ao Senhor - Talvez como o lançamento de Jonas ao mar foi um tipo da morte de Cristo, então o efeito que teve sobre os marinheiros pode ser um tipo da conversão dos pagãos de ídolos para Deus.

Eles sempre adorariam aquele a quem Jonas pregou

Fez votos - Provavelmente eles votaram, eles sempre adorariam aquele a quem Jonas pregou, o Criador do céu e da terra.

Versículo 17

Ora, o Senhor tinha preparado um grande peixe para engolir Jonas

Ora, o Senhor tinha preparado um grande peixe para engolir Jonas. E Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe.

Comentários de Wesley

Deus tem o comando de todas as suas criaturas

Um grande peixe – A palavra hebraica é, numerada, designou-o para o receptor e libertador de Jonas. Deus tem o comando de todas as suas criaturas e pode fazer com que qualquer uma delas sirva aos seus desígnios de misericórdia para com o seu povo.[5]

 

 

Capítulo 2

A oração e o relato da aflição de Jonas na barriga do peixe

 

O capítulo 2 é uma oração de Jonas da barriga do peixe.

Jonas disse com palavras simbólicas: “As águas me cercavam, até a alma: o abismo me cercou ao redor, o joio estava enrolado em volta da minha cabeça”.

Este capítulo relata sobre seu clamor e sobre sua aflição: “Estreitos com os quais ele estava cercado, seu corpo e mente sendo ambos fechados, um pela monstruosa masmorra da barriga do peixe e o outro pelos terrores do Todo-Poderoso”, disse Wesley.

No final do capítulo, “falou o Senhor ao peixe, e vomitou Jonas em terra seca”.

Wesley explicou: “Embora os peixes não entendam como homem, eles têm ouvidos para ouvir seu Criador”.

 

Versículo 2

Do ventre do inferno clamei eu, e tu ouviste a minha voz

E disse: Por causa da minha aflição clamei ao Senhor, e ele me ouviu; do ventre do inferno clamei eu, e tu ouviste a minha voz.

Comentários de Wesley

Monstruosa masmorra da barriga do peixe e o outro pelos terrores do Todo-Poderoso

Aflição - Estreitos com os quais ele estava cercado, seu corpo e mente sendo ambos fechados, um pela monstruosa masmorra da barriga do peixe e o outro pelos terrores do Todo-Poderoso.

Ouvi minha voz - Da qual, sem dúvida, Deus lhe deu uma garantia em sua própria alma.

Versículo 4

Contudo, voltarei a olhar para o teu santo templo

Então eu disse: Estou expulso da tua presença; contudo, voltarei a olhar para o teu santo templo.

Comentários de Wesley

Pensei em meio aos meus medos e sofrimentos

Eu disse - comigo mesmo, pensei em meio aos meus medos e sofrimentos.

Cortado de toda esperança de vida

Expulso - Cortado de toda esperança de vida, e como se fosse esquecido de Deus.

Vou olhar - Em direção ao céu.

Versículo 5

As águas me cercavam, até a alma

As águas me cercavam, até a alma: o abismo me cercou ao redor, o joio estava enrolado em volta da minha cabeça.

Comentários de Wesley

Parece significar

As ervas daninhas - Parece significar que meu caso era tão desesperador quanto o de um homem envolto em ervas daninhas nas profundezas do mar.

Versículo 6

Contudo, tu tiraste a minha vida da corrupção, ó Senhor meu Deus

Desci até o sopé das montanhas; a terra com os seus ferrolhos me rodeou para sempre; contudo, tu tiraste a minha vida da corrupção, ó Senhor meu Deus.

Comentários de Wesley

O peixe levou-o para baixo tão fundo no mar

Eu desci - O peixe levou-o para baixo tão fundo no mar como são os fundos das montanhas.

Eu parecia estar preso onde as barras que prendiam

Com suas barras - eu parecia estar preso onde as barras que prendiam eram tão duráveis quanto as rochas, das quais eram feitas.

Protegido maravilhosamente

No entanto - Pelo que foi primeiro o meu perigo, tu me protegeste maravilhosamente.

Da corrupção - Ou o poço, uma descrição do estado dos mortos.

Na certeza da fé

Ó Senhor - Na certeza da fé, ele fala da coisa como já feita.

Versículo 7

Lembrei-me do Senhor, e a minha oração chegou a ti

Quando a minha alma desfaleceu dentro de mim, lembrei-me do Senhor, e a minha oração chegou a ti, ao teu santo templo.

Comentários de Wesley

Céu, o templo de sua glória

Teu santo templo - Céu, o templo de sua glória, de onde Deus dá a ordem para sua libertação.

Versículo 8

Uma fonte eterna de misericórdia

Aqueles que observam vaidades mentirosas abandonam sua própria misericórdia.

Comentários de Wesley

Eles – Quem quer que sejam que dependem de ídolos.

O Senhor, que é para todos os que dependem dele

Misericórdia - O Senhor, que é para todos os que dependem dele, a fonte de águas vivas; que é uma fonte eterna de misericórdia e flui livremente para todos os que o esperam.

Versículo 9

Mas eu te sacrificarei com voz de ação de graças

Mas eu te sacrificarei com voz de ação de graças; Pagarei o que votei. A salvação é do Senhor.

Comentários de Wesley

O voto

Voto – Que provavelmente era ir a Nínive e pregar o que Deus lhe ordenou.

Ele só pode salvar

O Senhor - Ele só pode salvar.

Versículo 10

E falou o Senhor ao peixe

E falou o Senhor ao peixe, e vomitou Jonas em terra seca.

Comentários de Wesley

Eles têm ouvidos para ouvir seu Criador

Falou - Embora os peixes não entendam como homem, eles têm ouvidos para ouvir seu Criador.[6]

 

O jejum e o clamor para os homens e animais e o arrependimento de Nínive

 

O capítulo 3 do livro de Jonas trará sobre o arrependimento de Nínive e a misericórdia de Deus.

Levava três dias para percorrer a cidade. Ela era “extremamente grande” e Wesley comentou: “A maior cidade do mundo conhecida naquela época, era então em seu estado florescente maior do que a Babilônia.

Jonas disse: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.”

Até o rei se converteu: “Pois veio a palavra ao rei de Nínive, e ele se levantou do seu trono, e pôs dele o seu manto, e o cobriu de saco, e assentou-se em cinza”.

Ele determinou jejum com pano de saco até para os animais: “Mas cubram-se os homens e os animais de saco, e clamem fortemente a Deus; sim, convertam-se cada um do seu mau caminho, e da violência que está nas suas mãos”.

   

Capítulo 3

Versículo 3

Levantou-se, pois, Jonas, e foi a Nínive

Levantou-se, pois, Jonas, e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de viagem.

Comentários de Wesley

A maior cidade do mundo conhecido naquela época,

Extremamente grande - A maior cidade do mundo conhecido naquela época, era então em seu estado florescente maior do que a Babilônia, cuja bússola era de trezentos e oitenta e cinco estádios, mas Nínive estava na bússola, quatrocentos e oitenta.

Diz-se que suas paredes tinham trinta metros de altura, suas paredes largas o suficiente para que três carruagens se encontrassem e passassem com segurança uma pela outra

Diz-se que suas paredes tinham trinta metros de altura, suas paredes largas o suficiente para que três carruagens se encontrassem e passassem com segurança uma pela outra; que tinha mil e quinhentas torres em suas paredes, cada uma com duzentos pés de altura, e um milhão e quatrocentos mil homens empregados por oito anos para construí-la.

De três dias de viagem

De três dias de viagem - Para andar ao redor das paredes, permitindo vinte milhas para a jornada de cada dia.

Versículo 4

Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida

E Jonas começou a entrar na cidade a um dia de caminho, e clamou, e disse: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

Comentários de Wesley

Sob a condição de arrependimento

Deve ser derrubado - A ameaça é expressa. Mas havia uma reserva com Deus, sob a condição de arrependimento.

Versículo 5

E o povo de Nínive creu em Deus

E o povo de Nínive creu em Deus, e proclamou um jejum, e vestiu-se de saco, desde o maior deles até o menor deles.

Comentários de Wesley

Dos maiores - Grandes e pequenos, ricos e pobres.

Versículo 6

E ele se levantou do seu trono, e pôs dele o seu manto, e o cobriu de saco

Pois veio a palavra ao rei de Nínive, e ele se levantou do seu trono, e pôs dele o seu manto, e o cobriu de saco, e assentou-se em cinza.

Comentários de Wesley

O rei - Provavelmente Phul Belochus.

Seu manto - Tire suas roupas ricas.

Versículo 7

E fez com que fosse proclamado e publicado por Nínive, por decreto do rei e dos seus nobres

E fez com que fosse proclamado e publicado por Nínive, por decreto do rei e dos seus nobres, dizendo: Nem homem nem animal, nem gado, nem rebanho provem coisa alguma; não pastem nem bebam água;

Comentários de Wesley

Para que o jejum seja mais solene

Prove qualquer coisa - Homem e animal devem deixar de comer e beber, para que o jejum seja mais solene, para que o grito do homem, secundado com o grito do gado faminto, possa entrar nos ouvidos de Deus, que preserva o homem e os animais.

Versículo 8

Mas cubram-se os homens e os animais de saco, e clamem fortemente a Deus

Mas cubram-se os homens e os animais de saco, e clamem fortemente a Deus; sim, convertam-se cada um do seu mau caminho, e da violência que está nas suas mãos.

Comentários de Wesley

Vestir com pano de saco

E besta - Seus cavalos e camelos, ambos os quais eles adornaram com roupas ricas e caras, eles devem agora, em testemunho de um arrependimento sincero, vestir com pano de saco; as roupas dos animais devem testemunhar para os homens.

A violência - Opressão e rapina.

Em suas mãos - Que são praticados por eles.[7]

 

O descontentamento e as contradições de Jonas com a misericórdia de Deus

 

Nínive se arrependeu: “Mas isso desagradou muito a Jonas, e ele ficou muito zangado”.

Numa injustificável atitude, Jonas orou ao Senhor, e disse: “Rogo-te, Senhor, que não foi esta a minha palavra, quando eu ainda estava na minha terra? Por isso fugi adiante para Társis, porque sabia que tu és Deus misericordioso, tardio em irar-te, e de grande benignidade, e te arrependes do mal”.

Jonas se sentou para ver o que aconteceria na cidade e Deus preparou algo para |Jonas ver sua contradição: “E o Senhor Deus preparou uma aboboreira, e a fez subir sobre Jonas, para que lhe ficasse em sombra sobre a cabeça, para o livrar da sua dor. E Jonas se alegrou muito com a aboboreira”.

Mas Deus preparou um verme que feriu a aboboreira que morreu. Jonas ficou irado.

Então disse o Senhor: “Tu te compadeceste da aboboreira, pela qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que subiu numa noite, e pereceu numa noite; E não pouparia Nínive, aquela grande cidade, onde há mais de sessenta mil pessoas que não conseguem discernir entre a mão direita e a esquerda; e também muito gado?”

Sobre a contradição de Jonas, Wesley disse: “Vai, Jonas, descansa e sê grato: aquela bondade, que poupou Nínive, te poupou nesta tua indesculpável perversidade. Serei para Nínive arrependida o que sou para ti, Deus misericordioso e misericordioso, tardio em irar-se e de grande bondade, e me desviarei do mal que tu e eles merecem”.

 

Capítulo 4

 

Versículo 1

Mas isso desagradou muito a Jonas

Mas isso desagradou muito a Jonas, e ele ficou muito zangado.

Comentários de Wesley

A paciência divina poupando Nínive

Ele – A paciência divina poupando Nínive.

Versículo 2

Sabia que tu és Deus misericordioso, tardio em irar-te

E orou ao Senhor, e disse: Rogo-te, Senhor, que não foi esta a minha palavra, quando eu ainda estava na minha terra? Por isso fugi adiante para Társis, porque sabia que tu és Deus misericordioso, tardio em irar-te, e de grande benignidade, e te arrependes do mal.

Comentários de Wesley

Que teu perdão contradiz minha pregação

Não foi isso - Eu não pensei nisso? Que teu perdão contradiz minha pregação.

Versículo 3

Portanto, agora, ó Senhor, tira, eu te imploro, a minha vida de mim

Portanto, agora, ó Senhor, tira, eu te imploro, a minha vida de mim; pois é melhor para mim morrer do que viver.

Comentários de Wesley

Desonrado e repreendido por pecadores endurecidos

Do que viver – Desonrado e repreendido por pecadores endurecidos, que me marcarão como um mentiroso.

Versículo 5

Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente da cidade

Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente da cidade, e ali fez para si uma barraca, e sentou-se debaixo dela na sombra, até que pudesse ver o que havia de acontecer à cidade.

Comentários de Wesley

De galhos verdes

Um estande - Algum galpão pequeno e mesquinho, provavelmente de galhos verdes.

Até que ele possa ver - Parece que os quarenta dias não expiraram totalmente.

Versículo 6

Para que lhe ficasse em sombra sobre a cabeça

E o Senhor Deus preparou uma aboboreira, e a fez subir sobre Jonas, para que lhe ficasse em sombra sobre a cabeça, para o livrar da sua dor. E Jonas se alegrou muito com a aboboreira.

Comentários de Wesley

Esta planta que se espalhava deveria brotar para ser uma sombra

Preparado - Ordenou que no lugar onde ficava a barraca de Jonas, esta planta que se espalhava deveria brotar para ser uma sombra quando os galhos reunidos estivessem murchos.

Tranquilidade à sua mente

Entregar - Para dar um pouco de tranquilidade à sua mente.

Versículo 7

Mas Deus preparou um verme

Mas Deus preparou um verme quando a manhã se levantou no dia seguinte, e ele feriu a cabaça que secou.

Comentários de Wesley

Pelo mesmo poder

Preparado - Pelo mesmo poder que fez com que a cabaça de repente saltasse e se espalhasse.

Toda a cabaça murchou

Ele feriu - Que na manhã seguinte, mordeu a raiz, de modo que toda a cabaça murchou.

Versículo 8

Deus preparou um vento oriental veemente

E aconteceu que, quando o sol nasceu, Deus preparou um vento oriental veemente; e o sol bateu sobre a cabeça de Jonas, que ele desfaleceu, e desejou em si mesmo morrer, e disse: Melhor é para mim morrer do que viver.

Comentários de Wesley

Ele o ensinará a valorizar mais sua própria vida e a ser mais terno com a vida dos outros

Um vento leste - Um vento seco, escaldante e soprante.

Desmaiado - Superado pelo calor.

Antes que Deus termine com ele

Melhor morrer - Mas Jonas deve ser mais sábio, mais humilde e mais misericordioso também, antes de morrer. Antes que Deus termine com ele, ele o ensinará a valorizar mais sua própria vida e a ser mais terno com a vida dos outros.

Versículo 9

Fazes bem em irar-te por causa da aboboreira?

E disse Deus a Jonas: Fazes bem em irar-te por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem em irar-me até a morte.

Comentários de Wesley

Se na violência dessa paixão eu morrer (como alguns morreram), ainda assim não fui culpado

Eu faço bem em ficar com raiva - Se na violência dessa paixão eu morrer (como alguns morreram), ainda assim não fui culpado. Que discurso! Na verdade, a lei não fez nada perfeito!

Versículo 10

Tu te compadeceste da aboboreira

Então disse o Senhor: Tu te compadeceste da aboboreira, pela qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que subiu numa noite, e pereceu numa noite;

Comentários de Wesley

Trabalhou - Tu não o definiste.

Crescer - Nem tu regues ou deste crescimento a ele. 

Versículo 11

E não pouparia Nínive, aquela grande cidade

E não pouparia Nínive, aquela grande cidade, onde há mais de sessenta mil pessoas que não conseguem discernir entre a mão direita e a esquerda; e também muito gado?

Comentários de Wesley

I — O Deus de infinitas compaixão e bondade.

Você me teria menos misericordioso com uma cidade tão boa, do que você é com uma erva daninha?

Aquela grande cidade - Você me teria menos misericordioso com uma cidade tão boa, do que você é com uma erva daninha? Quem não pode discernir - Aqui estão mais de sessenta inocentes que são crianças.

Há muitas outras de minhas criaturas que não são pecadoras, e minhas ternas misericórdias são e serão sobre todas as minhas obras

Muito gado - Além de homens, mulheres e crianças que estão em Nínive, há muitas outras de minhas criaturas que não são pecadoras, e minhas ternas misericórdias são e serão sobre todas as minhas obras. Se tu queres ser o seu açougueiro, eu serei o seu Deus.

Tua indesculpável perversidade

Vai, Jonas, descansa e sê grato: aquela bondade, que poupou Nínive, te poupou nesta tua indesculpável perversidade. Serei para Nínive arrependida o que sou para ti, Deus misericordioso e misericordioso, tardio em irar-se e de grande bondade, e me desviarei do mal que tu e eles merecem.[8]

 

 

 



[1] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/ephesians-1.html

[2] https://ccel.org/cel/wesley/notes/notes.i.i.html

[3] https://en.wikipedia.org/wiki/Explanatory_Notes_Upon_the_New_Testament

[4] https://en.wikipedia.org/wiki/Explanatory_Notes_Upon_the_New_Testament

[5]https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/jonah-1.html

[6] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/jonah-2.html

[7] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/jonah-3.html

[8] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/jonah-4.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog