Epístola aos Filipenses

 

 

Notas explicativas de Wesley

 

 

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor do texto: João Wesley

Editor deste texto: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 263

Livros publicados pelo autor: 379

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda gloria a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

Rio de Janeiro – Brasil

 

  

Índice

 

 

·      Introdução

·      Ser cheio dos frutos da justiça, por meio de Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus

·      Chamados a unidade e a humildade considerando os noutros superiores como Cristo fez

·      A justiça que vem de Deus pela fé

·      A vida de alegria no Senhor e as virtudes recomendadas

 

 

Introdução

 

 

O livro “Epístola aos Filipenses” com as Notas Explicativas de Wesley tem como tema central: ser cheio dos frutos da justiça, por meio de Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus; chamados a unidade e a humildade considerando os noutros superiores como Cristo fez; a justiça que vem de Deus pela fé; a vida de alegria no Senhor e as virtudes recomendadas. 

Como disse Wesley, Efésios trata do amor e filipenses trata da alegria: “Após a epístola aos Efésios, onde reina o amor, segue-se esta, onde há menção perpétua de alegria”. 

Um livro sobre a maturidade espiritual e a busca da perfeição cristã.  

O Autor

  

 

Ser cheio dos frutos da justiça, por meio de Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus

 

Neste capitulo 1, o destaque é que Paulo e Timóteo se apresentam como servos de Jesus Cristo e não como apóstolos.

 Paulo fala da vida de alegria e recomenda a busca da santidade, as virtudes espirituais, à Igreja em Filipos.

Wesley diz que a “soma de toda a epístola é, eu me regozijo. Alegrai-vos”.

Wesley comenta sobre três propriedades que são aceitáveis a Deus:

Ser cheio dos frutos da justiça, que são por meio de Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.

Dar frutos – “Deve dar frutos, os frutos da justiça, toda santidade interior e exterior, todos os bons temperamentos, palavras e obras; e isso tão abundantemente, que podemos ser preenchidos com eles”.

Jesus Cristo – “O ramo e os frutos devem derivar tanto sua virtude quanto seu próprio ser da raiz que tudo sustenta, tudo supri, Jesus Cristo       .

Glória e louvor de Deus  - “Como tudo isso flui da graça de Cristo, eles devem resultar na glória e louvor de Deus”.

 

Capítulo 1

Versículo 1

Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo

Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:

As epístolas apostólicas foram enviadas mais diretamente às igrejas do que aos pastores delas

Servos - São Paulo, escrevendo familiarmente aos filipenses, não se autodenomina um apóstolo. E sob o título comum de servos, ele terna e modestamente se junta a seu filho Timóteo, que veio a Filipos não muito depois de São Paulo tê-lo recebido, Atos 16: 3,12 A todos os santos - As epístolas apostólicas foram enviadas mais diretamente às igrejas do que aos pastores delas. Com os bispos e diáconos - Os primeiros cuidaram adequadamente do estado interno, os últimos, dos externos, da igreja, 1Tm 3:2-8; embora estes não estivessem totalmente confinados a um, nem aqueles ao outro. A palavra bispos aqui inclui todos os presbíteros em Filipos, bem como os presbíteros governantes: os nomes bispo e presbítero, ou ancião, sendo usados promiscuamente nas primeiras eras.

Versículo 4

E a alegria anima peculiarmente a oração

 Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,

Com alegria - Após a epístola aos Efésios, onde reina o amor, segue-se esta, onde há menção perpétua de alegria. "O fruto do Espírito é amor, alegria." E a alegria anima peculiarmente a oração. A soma de toda a epístola é, eu me regozijo. Alegrai-vos

Versículo 5

Cooperação no evangelho

Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.

O sentido é que agradeço a Deus por sua comunhão conosco em todas as bênçãos do evangelho, o que tenho feito desde o primeiro dia em que você o recebeu até agora.

Versículo 6

Que aquele que, justificando, começou a santificar-vos, continuará esta obra, até que resulte em glória

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;

Ser persuadido - Os fundamentos dos quais a persuasão são estabelecidos no versículo seguinte. Que aquele que começou a boa obra em vós, a aperfeiçoará até o dia de Cristo - Que aquele que, justificando, começou a santificar-vos, continuará esta obra, até que resulte em glória.

Versículo 7

Eu tenho vocês em meu coração

Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.

Como é certo para mim pensar isso de todos vocês - Por que Ele não diz: "Por causa de um decreto eterno;" ou, "Porque um santo deve perseverar;" mas, porque eu tenho vocês em meu coração, que foram todos participantes da minha graça - Isto é, porque vocês eram todos (para os quais eu tenho você em meu coração, Eu te carrego a mais grata e terna afeição) participantes da minha graça - Ou seja, participantes das aflições que Deus me concedeu como graça ou favor, Fp 1: 29,30; tanto em minhas cadeias, quanto quando fui chamado para responder por mim mesmo e confirmar o evangelho. Não é improvável que, depois de terem suportado aquela grande provação de aflição, Deus os tenha selado para a vitória completa, da qual o apóstolo teve uma visão profética

Versículo 8

Saudades que de todos vós

Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo.

Eu anseio por você com as entranhas de Jesus Cristo - Em Paulo, não Paulo vive, mas Jesus Cristo. Portanto, ele anseia por eles com as entranhas, a ternura, não de Paulo, mas de Jesus Cristo.

Versículo 9

 Vosso amor cresça mais e mais

E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,

E isso eu oro, que seu amor - Que eles já haviam mostrado. Pode abundar ainda mais e mais - O fogo que queimou no apóstolo nunca diz: É o suficiente. Em conhecimento e em todo sentido espiritual - Que é a base de todo conhecimento espiritual. Devemos ser interiormente sensíveis à paz, alegria, amor divinos; caso contrário, não podemos saber quais são.

Versículo 10

Excelência superior dificilmente é discernida, mas pelo cristão adulto

Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;

Para que você possa tentar - Por esse sentido espiritual. As coisas que são excelentes - Não apenas boas, mas as melhores; cuja excelência superior dificilmente é discernida, mas pelo cristão adulto. Para que sejais interiormente sinceros - Tendo um único olho para as melhores coisas e um coração puro. E externamente sem ofensa - Santo, irrepreensível em todas as coisas.

Versículo 11

Aqui estão três propriedades daquela sinceridade que é aceitável a Deus

Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Ser cheio dos frutos da justiça, que são por meio de Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus - Aqui estão três propriedades daquela sinceridade que é aceitável a Deus: Deve dar frutos, os frutos da justiça, toda santidade interior e exterior, todos os bons temperamentos, palavras e obras; e isso tão abundantemente, que podemos ser preenchidos com eles. O ramo e os frutos devem derivar tanto sua virtude quanto seu próprio ser da raiz que tudo sustenta, tudo supri, Jesus Cristo. Como tudo isso flui da graça de Cristo, eles devem resultar na glória e louvor de Deus.

Versículo 12

Meus sofrimentos

E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho;

As coisas que me dizem respeito - Meus sofrimentos. Caíram antes para o avanço do que, como você temia, para o impedimento do evangelho

Versículo 13

Minhas prisões em Cristo

De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;

Meus laços em Cristo - Suportados por sua causa. Foram manifestados - Muito notado. Em todo o palácio - Do imperador romano.

Versículo 14

Tomando ânimo com as minhas prisões

E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.

E muitos - Que antes estavam com medo. Confiando no Senhor através dos meus laços - Quando eles observaram minha constância e segurança, não obstante, são mais ousados.

Versículo 15/16

Não sinceramente

Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;  Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.

 

Alguns, de fato, pregam Cristo fora da contenda - Invejando o sucesso de São Paulo e se esforçando para prejudicá-lo com isso. Não sinceramente - De um desejo real de glorificar a Deus. Mas supondo - Embora eles tenham ficado desapontados. Para adicionar mais aflição aos meus laços - Enfurecendo os romanos contra mim.

Versículo 17

Mas os outros por amor

Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.

Mas os outros por amor - Para Cristo e para mim. Saber - Não mal, supondo. Que estou definido - Literalmente, minto; ainda avançando em seu trabalho. Ele permaneceu em Roma como embaixador em um lugar onde trabalha em uma importante embaixada.

Versículo 18

Mas que importa?

Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.


Em fingimento - Sob a cor de propagar o evangelho. Na verdade - Com um design real para fazer.

Versículo 19

Porque sei que disto me resultará salvação

Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,

Isso se voltará para minha salvação - Me proporcionará um maior grau de glória. Através de sua oração - Obtendo para mim um suprimento maior do Espírito.

Versículo 20

Segundo a minha intensa expectação e esperança

Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte

Como sempre - Desde o meu chamado ao apostolado. No meu corpo - seja como for, ele pode ser descartado. Como isso poderia ser, ele ainda não sabia. Pois os apóstolos não sabiam todas as coisas; Especialmente nas coisas pertinentes a si mesmos, eles tinham espaço para exercer fé e paciência

Versículo 21

Porque para mim o viver é Cristo

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

Para mim, viver é Cristo - Conhecer, amar, seguir a Cristo, é minha vida, minha glória, minha alegria.

Versículo 22

Nessa visão, a vida longa é de fato uma bênção

Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.

Aqui ele começa a tratar da cláusula anterior do versículo anterior. Deste último, ele trata, Fp 2:17. Mas se eu devo viver é a carne, este é o fruto do meu trabalho - Este é o fruto da minha vida mais longa, para que eu possa trabalhar mais. Trabalho glorioso! fruta desejável! Nessa visão, a vida longa é de fato uma bênção. E o que devo escolher, não sei - isto é, se fosse deixado à minha escolha.

Versículo 23

Tendo desejo de partir, e estar com Cristo

Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

Partir - Fora dos laços, da carne, do mundo. E estar com Cristo - Em uma união mais próxima e completa. É melhor partir; é muito melhor estar com Cristo.

Versículo 25

Por um aviso profético dado a ele enquanto ele escrevia isso

E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé,

Eu sei - Por um aviso profético dado a ele enquanto ele escrevia isso. Que continuarei mais algum tempo com você - E sem dúvida ele os viu depois desse confinamento.

Versículo 27

Somente deveis portar-vos dignamente

Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.

Apenas - Tenha cuidado com isso e nada mais. Permanecei firmes em um só espírito - Com a mais perfeita unanimidade. Esforçando-se juntos - Com força e esforços unidos. Pela fé do evangelho - Por todas as bênçãos reveladas e prometidas nele.

Versículo 28

Eles são adversários da palavra de Deus, e para vocês, os mensageiros de Deus.

E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus.

Qual - Ou seja, eles são adversários da palavra de Deus, e para vocês, os mensageiros de Deus. É um sinal evidente - Que eles estão no caminho certo para a perdição; e você, no caminho da salvação.

Versículo 29

Não somente crer nele, como também padecer por ele

Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,


Pois a você é dado - Como um sinal especial do amor de Deus e de você estar no caminho da salvação.

Versículo 30

Tendo o mesmo combate

Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim.

Tendo o mesmo tipo de conflito com seus adversários, que você viu em mim - Quando eu estava com você, Atos 16: 12,19 , etc.[2]

 

Chamados a unidade e a humildade considerando os noutros superiores como Cristo fez

 

Neste capítulo 2, Paulo destaca a unidade que deve haver em Filipos: “Completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, sendo unânimes, de um mesmo sentimento”.

Paulo cita o exemplo de Cristo que se humilhou e se tornou servo de todos.

Wesley diz que “Ele se contentou em renunciar às glórias do Criador e aparecer na forma de uma criatura”.

Paulo diz mais: “Que nada seja feito por contenda ou vanglória; mas com humildade de espírito, cada um considere o outro superior a si mesmo”.

 

Capítulo 2

 

Versículo 1

Se houver, portanto, algum consolo - Na graça de Cristo.

Se, pois, há alguma consolação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se algumas entranhas e misericórdias,

Comentários de Wesley

Se houver, portanto, algum consolo - Na graça de Cristo.

Se houver algum conforto - No amor de Deus. Se alguma comunhão do Espírito Santo; se houver entranhas de misericórdias - Resultantes disso; qualquer afeição terna um pelo outro.

Versículo 2

Completai o meu gozo

Completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, sendo unânimes, de um mesmo sentimento.

Comentários de Wesley

 

Mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, sendo unânimes, de um mesmo sentimento

Pense a mesma coisa - Ver Cristo é a sua Cabeça comum.

Ter o mesmo amor - Para Deus, seu Pai comum.

Ser de uma só alma - Animado com as mesmas afeições e temperamentos, como todos vocês beberam mal a um espírito.

De uma só mente - Ternamente regozijando-se e sofrendo juntos.

 

Versículo 3

Não faça nada através da contenda

Que nada seja feito por contenda ou vanglória; mas com humildade de espírito, cada um considere o outro superior a si mesmo.

Comentários de Wesley

Não faça nada através da contenda - O que é inconsistente com o seu pensamento da mesma coisa.

Ou vanglória - Desejo de louvor, que é diretamente oposto ao amor de Deus.

Mas estimai uns aos outros superiores a si mesmos

Mas estimai uns aos outros superiores a si mesmos – (Pois cada um conhece mais mal de si mesmo do que de outro:) O que é um fruto glorioso do Espírito e uma ajuda admirável para você continuar "de uma só alma".

Versículo 4

 

Se assim for, não tendes entranhas de misericórdia

Não olheis cada um para o que é seu, mas cada um também para o que é dos outros.

Comentários de Wesley

Não aponte cada um para suas próprias coisas - Apenas. Se assim for, não tendes entranhas de misericórdia.

Versículo 6

Deus real, como homem real

o qual, sendo em forma de Deus, não julgou usurpação ser igual a Deus;estrela livre

Comentários de Wesley

Que estar na forma essencial - A natureza incomunicável.

De Deus - Desde a eternidade, como ele foi depois na forma de homem; Deus real, como homem real.

Mas seu próprio direito estrito e inquestionável

Não foi considerado nenhum ato de roubo - Esse é o significado preciso das palavras, - nenhuma invasão da prerrogativa de outrem, mas seu próprio direito estrito e inquestionável.

Em todos esses lugares, expressa não uma mera semelhança, mas uma igualdade real e adequada

Ser igual a Deus - a palavra aqui traduzida como igual, ocorre na forma de adjetivo cinco ou seis ve

zes no Novo Testamento, Mateus 20:12; Lucas 6:34João 5:18; Atos 11:17Apocalipse 21:16. Em todos esses lugares, expressa não uma mera semelhança, mas uma igualdade real e adequada. Aqui implica tanto a plenitude quanto a altura suprema da Trindade; aos quais se opõem, ele se esvaziou e se humilhou.

Versículo 7

Ele se contentou em renunciar às glórias do Criador e aparecer na forma de uma criatura

mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens.

Comentários de Wesley

Mas para sofrer o castigo, devido ao mais vil e vil entre todos eles

No entanto - Ele estava tão longe de insistir tenazmente, que renunciou voluntariamente à sua reivindicação. Ele se contentou em renunciar às glórias do Criador e aparecer na forma de uma criatura; não, para ele fazer à semelhança das criaturas caídas; e não apenas para compartilhar a desgraça, mas para sofrer o castigo, devido ao mais vil e vil entre todos eles.

Ele se esvaziou - Daquela plenitude divina

Ele se esvaziou - Daquela plenitude divina, que ele recebeu novamente em sua exaltação. Embora ele tenha permanecido cheio, João 1:14 , ainda assim ele parecia estar vazio; pois ele velou sua plenitude da vista dos homens e anjos. sim, ele não apenas velou, mas, em certo sentido, renunciou à glória que tinha antes do início do mundo.

Tomando - E por esse mesmo ato esvaziando-se.

Um homem real, como os outros homens

A forma de um servo - A forma, a semelhança, a moda, embora não sejam exatamente as mesmas, ainda estão quase relacionadas entre si. A forma expressa algo absoluto; a semelhança refere-se a outras coisas do mesmo tipo; a moda respeita o que parece à vista e aos sentidos.

Ser feito à semelhança dos homens - Um homem real, como os outros homens. Por meio disso, ele assumiu a forma de um servo.

Versículo 8

Humilhou-se a si mesmo

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, e tornou-se obediente até à morte, e morte de cruz.

Comentários de Wesley

Um homem comum

E sendo encontrado na moda como um homem - Um homem comum, sem qualquer excelência peculiar ou beleza.

Ele se humilhou - Para uma profundidade ainda maior.

Tornando-se obediente - A Deus, embora igual a ele.

Até a morte - O maior exemplo de humilhação e obediência.

Sim, a morte da cruz - Infligida a poucos, mas servos ou escravos.

Versículo 9

Ele se humilhou; mas Deus o exaltou

Por isso também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que está acima de todo nome;

Comentários de Wesley

Portanto - Por causa de sua humilhação e obediência voluntárias. Ele se humilhou; mas Deus o exaltou - Assim recompensando sua humilhação.

E deu-lhe - Assim recompensando seu esvaziamento.

Um nome que está acima de todo nome - Dignidade e majestade superiores a toda criatura.

Versículo 10

Que a honra divina possa ser paga de todas as maneiras possíveis por todas as criaturas

Que ao nome de Jesus se dobre todo joelho das coisas nos céus, e na terra, e debaixo da terra;

Comentários de Wesley

Que cada joelho - Que a honra divina possa ser paga de todas as maneiras possíveis por todas as criaturas.

Pode se curvar - Ou com amor ou tremor.

Daqueles no céu, na terra, debaixo da terra - Isto é, através de todo o universo.

Versículo 11

E toda língua - Mesmo de seus inimigos

E que toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Comentários de Wesley

E toda língua - Mesmo de seus inimigos.

Confesse que Jesus Cristo é o Senhor - Jeová; não agora "na forma de servo", mas entronizado na glória de Deus Pai.

Versículo 12

Operai a vossa própria salvação com temor e tremor

Portanto, meus amados, assim como sempre obedecestes, não somente na minha presença, mas agora muito mais na minha ausência, operai a vossa própria salvação com temor e tremor.

Comentários de Wesley

 

Ele os exorta a garantir a salvação que Cristo comprou

Portanto - Tendo proposto o exemplo de Cristo, ele os exorta a garantir a salvação que Cristo comprou.

Como você sempre fez - Até agora.

Obedecido - Tanto Deus quanto eu, seu ministro.

Comentários de Wesley

Com o máximo cuidado e diligência

Agora, na minha ausência - Quando você não tem a mim para instruir, ajudar e dirigi-lo.

Trabalhe a sua própria salvação - Aqui que cada homem vise suas próprias coisas.

Com medo e tremor - Com o máximo cuidado e diligência.

Versículo 13

Não por qualquer mérito seu

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Comentários de Wesley

Pois é Deus - somente Deus, que está com você, embora eu não esteja.

Que opera em você de acordo com o seu beneplácito - Não por qualquer mérito seu. No entanto, suas influências não são para substituir, mas para encorajar nossos próprios esforços.

Trabalhe a sua própria salvação - Aqui está o nosso dever.

 

O braço da Onipotência estendido para nosso apoio e nosso socorro

Pois é Deus que trabalha em você - Aqui está o nosso encorajamento. E ó, que glorioso encorajamento, ter o braço da Onipotência estendido para nosso apoio e nosso socorro!

Versículo 14

Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;[3]

 

A justiça que vem de Deus pela fé

 

Neste capítulo 3, Paulo cita seu exemplo de quando era fariseu e perseguiu a Igreja, mas depois passou a considerar tudo como sem valor nenhum o que ele fez e cria.

Segundo Wesley, seu propósito é  “ser achado por Deus enxertado nele, não tendo minha própria justiça, que é da lei - Aquela justiça meramente externa prescrita pela lei e realizada por minha própria força. Mas aquela justiça interior que é pela fé”.

Seu propósito é alcançar a ressurreição dos mortos: “Eu prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

 

Capítulo 3

Regozijem-se no Senhor

Versículo 1

Finalmente, meus irmãos, regozijem-se no Senhor. Escrever-vos as mesmas coisas, para mim, não é doloroso, mas para vós é seguro.

Comentários de Wesley

As mesmas coisas - que você já ouviu antes.

Versículo 2

Cuidado com os cães

Cuidado com os cães, cuidado com os maus trabalhadores, cuidado com a concisão.

Comentários de Wesley

O título que os judeus geralmente davam aos gentios

Cuidado com os cães - Homens impuros, profanos, vorazes. O título que os judeus geralmente davam aos gentios, ele retorna sobre si mesmos.

Um corte como Deus havia proibido

A concisão - A circuncisão sendo agora cessada, o apóstolo não vai chamá-los de circuncisão, mas cunha um termo de propósito, tirado de uma palavra grega usada pela LXX, Levítico 21: 5, para um corte como Deus havia proibido.

Versículo 3

Nós somos a circuncisão, que adoramos a Deus em espírito

Porque nós somos a circuncisão, que adoramos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.

Comentários de Wesley

Para nós - cristãos. São a única circuncisão verdadeira - O povo agora em aliança com Deus.

Mas com a adoração espiritual da santidade interior

Que adoram a Deus em espírito - Não apenas na letra, mas com a adoração espiritual da santidade interior.

E glória em Cristo Jesus - Como a única causa de todas as nossas bênçãos.

E não tenha confiança na carne - Em qualquer vantagem ou prerrogativa externa.

Versículo 4

Eu ainda mais

Embora eu também possa ter confiança na carne. Se alguém pensa que tem em que pode confiar na carne, eu ainda mais;

Comentários de Wesley

Embora eu – Ele subjunta isso no número singular, porque os filipenses não podiam dizer isso.

Versículo 5

Quanto à lei, um fariseu

circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu dos hebreus; quanto à lei, um fariseu;

Comentários de Wesley

Circuncidado no oitavo dia - Não em idade madura, como prosélito.

Da tribo de Benjamim - Surgiu da esposa, não da serva.

Nação, religião, língua

Um hebraico de hebreus - Por ambos os meus pais; em tudo, nação, religião, língua.

Tocando a lei, um fariseu - Um daquela seita que mais precisamente observá-lo.

Versículo 6

Perseguindo a igreja

Quanto ao zelo, perseguindo a igreja; tocando a justiça que está na lei, irrepreensível.

Comentários de Wesley

Tendo tanto zelo por ele a ponto de perseguir até a morte aqueles que não o observaram. Tocando a justiça que é descrita e ordenada pela Lei - Ou seja, observâncias externas, irrepreensíveis.

Versículo 7

Considerei perda

Mas o que para mim era lucro, considerei perda por causa de Cristo.

Comentários de Wesley

Nada vale nada em comparação com Cristo

Mas todas essas coisas, que então considerei ganho, que antes eram minha confiança, minha glória e alegria, essas, desde que cri, considerei perda, nada vale nada em comparação com Cristo.

Versículo 8

sim, sem dúvida, e considero todas as coisas como perda, por causa da excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual sofri a perda de todas as coisas, e as considero apenas esterco, para ganhar a Cristo,

Comentários de Wesley

Cristo, como meu Senhor, como meu profeta, sacerdote e rei

sim, ainda considero todas essas e todas as outras coisas como mera perda, em comparação com o conhecimento interior e experimental de Cristo, como meu Senhor, como meu profeta, sacerdote e rei, como me ensinando sabedoria, expiando meus pecados e reinando em meu coração. Referir-se apenas à justificação é perverter miseravelmente todo o escopo das palavras. Eles também se relacionam manifestamente com a santificação; Sim, principalmente para isso. Por quem eu realmente sofri a perda de todas as coisas - Que o mundo ama, estima ou admira; do qual estou tão longe de me arrepender, que ainda os considero apenas esterco

A perda é sustentada com paciência, mas o esterco é jogado for a com aversão

- O discurso sobe. A perda é sustentada com paciência, mas o esterco é jogado for a com aversão. A palavra grega significa qualquer, o mais vil refugo das coisas, a escória dos metais, a escória das bebidas alcoólicas, os excrementos dos animais, os restos de carne mais inúteis, as miudezas mais básicas, adequadas apenas para cães.

Aquele que perde todas as coisas, não excetuando a si mesmo, ganha a Cristo

Para que eu possa ganhar a Cristo - Aquele que perde todas as coisas, não excetuando a si mesmo, ganha a Cristo, e é ganho por Cristo. E ainda há mais; que até São Paulo fala de ele ainda não ter ganho.

Versículo 9

A justiça que vem de Deus pela fé

E ser achado nele, não tendo a minha própria justiça, que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé;

Comentários de Wesley

E ser achado por Deus enxertado nele

E ser achado por Deus enxertado nele, não tendo minha própria justiça, que é da lei - Aquela justiça meramente externa prescrita pela lei e realizada por minha própria força. Mas aquela justiça interior que é pela fé - Que não pode fluir de nenhuma outra fonte.

Aqui também o apóstolo está longe de falar apenas de justificação

A justiça que vem de Deus - Do seu Espírito Todo-Poderoso, não pela minha própria força, mas somente pela fé. Aqui também o apóstolo está longe de falar apenas de justificação.

Versículo 10

Para que eu o conheça, e o poder da sua ressurreição

para que eu o conheça, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, tornando-o conforme à sua morte;

Comentários de Wesley

O conhecimento de Cristo, mencionado no oitavo versículo, é aqui mais amplamente explicado.

Como meu Salvador completo

Para que eu possa conhecê-lo - Como meu Salvador completo.

E o poder de sua ressurreição - Levantando-me da morte do pecado, para toda a vida de amor.

Sendo crucificado com ele

E a comunhão de seus sofrimentos - Sendo crucificado com ele.

E feito conforme à sua morte - De modo a estar morto para todas as coisas aqui embaixo.

Versículo 11

Alcançar a ressurreição dos mortos

para que eu possa alcançar a ressurreição dos mortos.

Comentários de Wesley

A ressurreição dos mortos - Ou seja, a ressurreição para a glória.

Versículo 12

Não como se eu já tivesse alcançado, ou já fosse perfeito: mas eu sigo depois, para que eu possa apreender aquilo para o qual também sou apreendido por Cristo Jesus.

Comentários de Wesley

Ele aqui entra em um novo conjunto de metáforas, tiradas de uma corrida

Não que eu já tenha alcançado - O prêmio. Ele aqui entra em um novo conjunto de metáforas, tiradas de uma corrida. Mas observe como, no maior fervor, ele mantém sua sobriedade de espírito.

Aquele está apto para a corrida, o outro, pronto para receber o prêmio

Ou já estou aperfeiçoado - Há uma diferença entre um que é perfeito e um que é perfeito. Aquele está apto para a corrida, Filipenses 3:15; o outro, pronto para receber o prêmio.

Santidade perfeita, preparatória para a glória

Mas eu busco, se posso apreender isso - Santidade perfeita, preparatória para a glória. Pois, para o qual fui apreendido por Cristo Jesus - Aparecendo-me no caminho, Atos 26:14 . O falar condicionalmente, tanto aqui quanto no versículo anterior, não implica incerteza, mas apenas a dificuldade de alcançar.

Versículo 13

Mas uma coisa faço

Irmãos, não julgo que eu mesmo tenha apreendido, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

Comentários de Wesley

Não me considero ter apreendido isso já; já possuir perfeita santidade.

Versículo 14

Eu prossigo para o alvo pelo prêmio

Eu prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Comentários de Wesley

Buscando com toda a inclinação e vigor da minha alma, perfeita santidade e glória eterna

Esquecendo as coisas que estão para trás - Mesmo aquela parte da corrida que já está disputada.

E estendendo a mão para - Literalmente, estendido sobre as coisas que estão antes - Buscando com toda a inclinação e vigor da minha alma, perfeita santidade e glória eterna.

Em Cristo Jesus - O autor e consumador de todas as coisas boas.

Versículo 15

Pensemos, pois, assim a todos quantos formos perfeitos; e, se em alguma coisa pensais de outra forma, Deus vos revelará isto.

Comentários de Wesley

Vamos, tantos quantos são perfeitos - Apto para a corrida

Vamos, tantos quantos são perfeitos - Apto para a corrida, forte na fé; Então significa aqui.

Tenha essa mente - Aplique totalmente a esta única coisa.

Que sois fracos na fé

E se em alguma coisa vós - Que não sois perfeitos, que sois fracos na fé.

Tenha uma mente diferente - Perseguindo outras coisas. Deus, se o desejardes, revelar-vos-á até isto - convencer-vos-á disso.

Versículo 16

Mas tomemos cuidado para não perder o terreno que já conquistamos

No entanto, onde já alcançamos, vamos andar pela mesma regra, vamos nos importar com a mesma coisa.

Comentários de Wesley

Mas tomemos cuidado para não perder o terreno que já conquistamos. Vamos seguir a mesma regra que fizemos até agora.

Versículo 17

Irmãos, sede meus seguidores

Irmãos, sede meus seguidores e observai os que andam, de modo que nos tenhais por exemplo.

Comentários de Wesley

Marque-os - Para sua imitação.

Versículo 18

São inimigos da cruz de Cristo

(Porque andam muitos, dos quais muitas vezes vos falei, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo;

Comentários de Wesley

Chorando - Como ele escreveu.

Inimigos da cruz de Cristo - Tais são todos covardes, todos envergonhados, todos cristãos delicados.

Versículo 19

Cujo fim é a destruição

Cujo fim é a destruição, cujo Deus é o seu ventre, e cuja glória está na sua vergonha, que se preocupam com as coisas terrenas.)

Comentários de Wesley

Cuja felicidade suprema está em gratificar seus apetites sensuais

Cujo fim é a destruição - Isso é colocado na frente, para que o que se segue possa ser lido com o maior horror.

De quem é o deus da barriga - Cuja felicidade suprema está em gratificar seus apetites sensuais.

Quem se importa - Saborear, desejar, buscar, coisas terrenas.

Versículo 20

Nossa cidadania, nossos pensamentos, nossas afeições, já estão no céu

Pois nossa conversa está no céu; donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo;

Comentários de Wesley

Nossa conversa - A palavra grega tem um significado muito amplo: nossa cidadania, nossos pensamentos, nossas afeições, já estão no céu.

Versículo 21

Quem transformará o nosso corpo abalado

Quem transformará o nosso corpo abalado, para que seja semelhante ao seu corpo glorioso, segundo o seu funcionamento pelo qual ele é poderoso para sujeitar todas as coisas a si mesmo.

Comentários de Wesley

Mais brilhante do que o brilho das estrelas

Quem transformará nosso corpo vil - No estado mais perfeito e na forma mais bela. Será, então, mais puro do que o firmamento imaculado, mais brilhante do que o brilho das estrelas e, que excede todo paralelo, que compreende toda a perfeição, como seu corpo glorioso - Como aquele corpo maravilhosamente glorioso que ele usa em seu reino celestial e em seu trono triunfante.[4]

 

A vida de alegria no Senhor e as virtudes recomendadas

 

Neste último capítulo, Paulo exorta os cristãos a buscarem a alegria do Senhor. Para Wesley, a submissão e a doçura de temperamento é o resultado da alegria no Senhor.

Paulo exorta a busca de uma vida de santidade: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama; se há alguma virtude, e se há algum louvor, pense nessas coisas”.

Segundo Wesley, “todas as virtudes estão contidas na justiça”.

Segundo Wesley, Paulo exorta a praticar as virtudes e a recomendá-las.

 

Capítulo 4

 

Versículo 1

Minha alegria e coroa

Portanto, meus irmãos muito amados e ansiados, minha alegria e coroa, assim permanecei firmes no Senhor, meus amados.

Comentários de Wesley

Então fique - Como você fez até agora.

Versículo 2

Como se falasse com cada uma cara a cara, e isso com a maior ternura

Rogo a Euódias e a Síntique que tenham o mesmo sentimento no Senhor.

Comentários de Wesley

Eu imploro - Ele repete isso duas vezes, como se falasse com cada uma cara a cara, e isso com a maior ternura.

Versículo 3

Ajude aquelas mulheres

E eu te rogo também, verdadeiro companheiro de jugo, ajude aquelas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, com Clemente também, e com outros meus companheiros de trabalho, cujos nomes estão no livro da vida.

Comentários de Wesley

Muitos companheiros de trabalho, mas não muitos companheiros de jugo

E eu te suplico também, verdadeiro companheiro de jugo - São Paulo teve muitos companheiros de trabalho, mas não muitos companheiros de jugo. Neste número estava Barnabé primeiro, e depois Silas, a quem ele provavelmente se dirige aqui; pois Silas tinha sido seu companheiro de jugo no mesmo lugar, Atos 16:19 .

Literalmente, que lutaram

Ajude aquelas mulheres que trabalharam comigo - literalmente, que lutaram. A palavra grega não implica pregação, ou qualquer coisa desse tipo; mas o perigo e a labuta suportaram por causa do evangelho, que também foi suportado ao mesmo tempo, provavelmente em Filipos, por Clemente e meus outros companheiros de trabalho - Esta é uma palavra diferente da anterior, e implica adequadamente companheiros de pregação. Cujos nomes, embora não estabelecidos aqui, estão no livro da vida - Assim como os de todos os crentes. Uma alusão aos lutadores nos Jogos Olímpicos, cujos nomes estavam todos inscritos em um livro. Leitor, seu nome está aí? Então ande circunspectamente, para que o Senhor não te apague do seu livro!

Versículo 5

Submissão, doçura de temperamento, o resultado da alegria no Senhor

Seja vossa moderação conhecida de todos os homens. O Senhor está próximo.

Comentários de Wesley

Deixe a sua gentileza - Submissão, doçura de temperamento, o resultado da alegria no Senhor.

Para todos os homens - Bons e maus, gentis e perversos

Seja conhecido - Por todo o seu comportamento.

Para todos os homens - Bons e maus, gentis e perversos. Aqueles de temperamento mais áspero são bem-humorados para alguns, por simpatia natural e vários motivos; um cristão, para todos.

O juiz, o recompensador, o vingador

O Senhor - O juiz, o recompensador, o vingador.

Está à mão - Fica na porta.

Versículo 6

Apresenteis a Deus os vossos pedidos

Não tenha cuidado com nada; mas em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresenteis a Deus os vossos pedidos.

Comentários de Wesley

Não tenha cuidado ansioso por nada

Não tenha cuidado ansioso por nada - Se os homens não são gentis com você, ainda assim, nem por isso, nem por qualquer outro motivo, tenha cuidado, mas ore. Cuidado e oração não podem ficar juntos.

Em tudo - Grande e pequeno.

Confiança livre e filial

Que seus pedidos sejam conhecidos - Aqueles que por uma vergonha absurda ou modéstia desconfiada, cobrem, sufocam ou mantêm seus desejos, como se fossem muito pequenos ou muito grandes, devem ser atormentados com cuidado; do qual eles são inteiramente libertos, que os derramam com uma confiança livre e filial.

Para Deus - Nem sempre é apropriado revelá-los aos homens.

Por súplica - Que é a ampliação e pressão sobre a nossa petição.

Paz e ação de graças estão ambas juntas

Com ação de graças - A marca mais segura de uma alma livre de cuidados e de oração unida à verdadeira resignação. Isso é sempre seguido pela paz. Paz e ação de graças estão ambas juntas, Colossenses 3:15 .

Versículo 7

Aquela tranquilidade de espírito

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Comentários de Wesley

E a paz de Deus - Aquele repouso calmo e celestial, aquela tranquilidade de espírito, que só Deus pode dar.

Que excede todo o entendimento - Que ninguém pode compreender, exceto aquele que o recebe.

Sem uma guarda colocada sobre eles da mesma forma, a pureza e o vigor de nossas afeições não podem ser preservados por muito tempo

Deve manter - Deve guardar, como uma guarnição faz uma cidade.

Seus corações - Suas afeições.

Através do Espírito e poder de Cristo Jesus

Suas mentes - Seus entendimentos, e todas as várias obras deles; através do Espírito e poder de Cristo Jesus, no conhecimento e amor de Deus. Sem uma guarda colocada sobre eles da mesma forma, a pureza e o vigor de nossas afeições não podem ser preservados por muito tempo.

Pense nessas coisas

 

Versículo 8

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama; se há alguma virtude, e se há algum louvor, pense nessas coisas.

Comentários de Wesley

Finalmente - Para resumir tudo.

Aqui estão oito detalhes colocados em duas linhas quádruplas

Tudo o que é verdade - Aqui estão oito detalhes colocados em duas linhas quádruplas; o primeiro contendo seu dever; o último, o elogio dele. A primeira palavra na primeira linha responde à primeira na última; a segunda palavra, a segunda e assim por diante.

Verdadeiro - Na fala.

Honesto - Em ação.

Apenas - Em relação aos outros.

Puro - Em relação a si mesmos.

E todas as virtudes estão contidas na justiça

Adorável - E o que é mais adorável do que a verdade? De boa fama - Assim como a honestidade, mesmo quando não é praticada.

Se houver alguma virtude - E todas as virtudes estão contidas na justiça.

Se houver algum louvor - Nas coisas que se relacionam mais com nós mesmos do que com o nosso próximo.

Praticá-las e recomendá-las aos outros

Pense nestas coisas - Para que você possa praticá-las por si mesmo e recomendá-las aos outros.

Versículo 9

Fazei o que aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim; e o Deus de paz será convosco.

Comentários de Wesley

As coisas que aprendestes - Como catecúmenos.

E recebido - Por instruções contínuas.

E ouvido e visto - Na minha vida e conversa.

E o Deus da paz estará com você

Estes fazem, e o Deus da paz estará com você - Não apenas a paz de Deus, mas o próprio Deus, a fonte da paz.

Versículo 10

Mas eu me regozijei muito no Senhor

Mas eu me regozijei muito no Senhor, porque agora, finalmente, seu cuidado por mim floresceu novamente; em que também fostes cuidadosos, mas vos faltou oportunidade.

Comentários de Wesley

São Paulo não era estóico: ele tinha paixões fortes, mas todos devotados a Deus

Eu me alegrei muito - São Paulo não era estóico: ele tinha paixões fortes, mas todos devotados a Deus.

Que seu cuidado comigo floresceu novamente - Como uma árvore floresce após o inverno.

Vós quereis oportunidade - Ou vós não tendes muito para si mesmos, ou você queria um mensageiro adequado.

Versículo 11

Aprendi, em qualquer estado em que me encontre, a estar contente

Não que eu fale em relação à necessidade: pois aprendi, em qualquer estado em que me encontre, a estar contente.

Comentários de Wesley

Eu aprendi - De Deus. Ele só pode ensinar isso.

Alegre e felizmente paciente

Em tudo, com isso, estar contente - Alegre e felizmente paciente. Nada menos é conteúdo cristão. Podemos observar uma bela gradação nas expressões, aprendi; Eu sei; Eu sou instruído; Eu posso. 

 Sei ser humilhado e sei ter abundância

Versículo 12

Sei ser humilhado e sei ter abundância: em todo lugar e em todas as coisas sou instruído a estar cheio e a ter fome, tanto a ter abundância quanto a sofrer necessidade.

Comentários de Wesley

Eu sei como ser humilhado - Tendo escasso o que é necessário para o meu corpo.

Para indicar sua frequente transição da escassez para a abundância e da abundância para a escassez

E abundar - Tendo com o que aliviar os outros também. Logo depois, a ordem das palavras é invertida, para indicar sua frequente transição da escassez para a abundância e da abundância para a escassez.

Eu sou instruído - Literalmente, eu sou iniciado nesse mistério, desconhecido para todos, exceto para os cristãos.

Tanto para estar cheio quanto para estar com fome - Por um dia.

Tanto para abundar quanto para querer - Por uma temporada mais longa.

Versículo 13

Eu posso fazer todas as coisas

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Comentários de Wesley

Eu posso fazer todas as coisas - Mesmo cumprir toda a vontade de Deus.

Versículo 15

Mas somente vós

Ora, vós, filipenses, sabeis também que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se comunicava comigo quanto a dar e receber, mas somente vós.

Comentários de Wesley

No princípio do evangelho - Quando foi pregado pela primeira vez em Filipos.

Em relação a dar - De sua parte.

E recebendo - No meu.

Versículo 17

Mas desejo frutos que abundem em sua conta

Não porque eu queira um presente, mas desejo frutos que abundem em sua conta.

Comentários de Wesley

Não que eu deseje - Para o meu próprio bem, o próprio presente que recebo de você.

Versículo 18

Mas eu tenho tudo, e tenho abundância

Mas eu tenho tudo, e tenho abundância; estou farto, tendo recebido de Epafrodito as coisas que de vós foram enviadas, cheiro suave, sacrifício agradável e agradável a Deus.

Comentários de Wesley

Um odor de cheiro doce - Mais agradável a Deus do que os perfumes mais doces para os homens.

Versículo 19

Mas o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades

Mas o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas em glória, por Cristo Jesus.

Comentários de Wesley

De acordo com suas riquezas em glória

Todas as suas necessidades - Como você tem a minha.

De acordo com suas riquezas em glória - Em sua glória abundante e eterna.[5]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



[1] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/ephesians-1.html

[2]https://wesley.nnu.edu/john-wesley/john-wesleys-notes-on-the-bible/notes-on-st-pauls-epistle-to-the-philippians/

[3] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/philippians-2.html

[4]https://www.studylight.org/c commentaries/eng/wen/philippians-3.html

[5] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/philippians-4.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog