A Arca de Noé e o dilúvio

 

 

Notas explicativas de Wesley

 

 

Odilon Massolar Chaves

 

 

 

 

Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Autor do texto: João Wesley

Editor deste texto: Odilon Massolar Chaves

Livros publicados na Biblioteca Digital Wesleyana: 265

Livros publicados pelo autor: 381

Livretos: 3

Endereço: https://www.blogger.com/blog/stats/week/2777667065980939692

 

Tradutor: Google

Toda gloria a Deus!

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

Declaração de direitos autorais: Esses arquivos são de domínio público e são derivados de uma edição eletrônica que está disponível no site da Biblioteca Etérea dos Clássicos Cristãos.[1]

Rio de Janeiro – Brasil

 

 

 

Índice

 

·      Introdução

·      Deus promete destruir toda a carne com um dilúvio, mas Noé achou graça aos olhos do Senhor por ser justo e um pacto é feito com ele

·      Noé constrói a arca e sua família e os animais são protegidos do dilúvio.

·      O dilúvio cessa, Noé é abençoado, mas há mudanças na vida na terra

·       O domínio de Noé sobre os animais e a aliança de Deus.

 

 

Introdução

 

“A Arca de Noé e o dilúvio” é um livro baseado nas Notas explicativas de Wesley.

O livro trata dos capítulos 6 a 9 de Gênesis. A parte em vermelho são os textos bíblicos. A parte em branco, são os comentários de Wesley. Em cada capítulo, fizemos uma introdução além de destacar em amarelo algumas afirmações importantes.

Apenas demos um novo formato para melhorar o entendimento do texto de Wesley.

Os temas centrais nos quatro capítulos são: “Deus promete destruir toda a carne com um dilúvio, mas Noé achou graça aos olhos do Senhor por ele ser justo e foi feito um pacto com ele”; “Noé constrói a arca e sua família e os animais são protegidos do dilúvio”; “O dilúvio cessa, Noé é abençoado, mas há mudanças na vida na terra”; “O domínio de Noé sobre os animais e a aliança de Deus”.

Comentários profundos de Wesley sobre a criação, a serpente e o dilúvio.

 

O Autor

 

Deus promete destruir toda a carne com um dilúvio, mas Noé achou graça aos olhos do Senhor por ser justo e um pacto é feito com ele

 

Aos olhos de Deus, a terra estava corrompida e ele prometeu destruir toda substância viva da face da terra: “E viu DEUS que a maldade do homem era grande na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos do seu coração era só má continuamente”.

Deus poupou Noé e sua família. Wesley disse que Noé “foi santificado e teve princípios e disposições corretos implantados nele: e ele era justo em sua conversa, alguém que fazia consciência de dar a todos o que lhes é devido, a Deus o que lhe é devido, e aos homens deles. E ele andou com Deus como Enoque havia feito antes dele: em sua geração, mesmo naquela era degenerada e corrupta”.

Quando a Bíblia diz: “E arrependeu-se o Senhor de ter feito o homem na terra”, Wesley disse que “estas são expressões à maneira dos homens e devem ser entendidas de modo a não refletir sobre a imutabilidade ou felicidade de Deus”.

Deus prometeu destruir toda carne com um dilúvio, mas com Noé fez um pacto: “Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo”.

Segundo Wesley, “O pacto da Providência, de que o curso da natureza continuará até o fim dos tempos, não obstante a interrupção que o dilúvio lhe daria”.

Capítulo 6

A corrupção do homem abusou tanto dessa bênção, que se transformou em uma maldição

Versículo 1

E aconteceu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,

Comentários de Wesley

Os homens começaram a se multiplicar sobre a face da terra - Este foi o efeito da bênção, Gênesis 1:28, e ainda assim a corrupção do homem abusou tanto dessa bênção, que se transformou em uma maldição.

Versículo 2

Que os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

Comentários de Wesley

Aqueles que foram chamados pelo nome do Senhor, e invocaram esse nome

Os filhos de Deus - Aqueles que foram chamados pelo nome do Senhor, e invocaram esse nome, casaram-se com as filhas dos homens - Aqueles que eram profanos e estranhos a Deus. A posteridade de Sete não se manteve como deveria, mas se misturou com a raça de Caim: eles tomaram esposas de tudo o que escolheram - Eles escolheram apenas a olho nu: Eles viram que eram justos - Que era tudo o que eles olhavam.

Versículo 3

E disse o Senhor: O meu espírito não contenderá para sempre com o homem, porque ele também é carne; contudo os seus dias serão cento e vinte anos.

Comentários de Wesley

Incuravelmente corrupto e sensual, de modo que é trabalho perdido lutar com ele

Meu espírito nem sempre lutará com o homem - O espírito, em seguida, lutou pela pregação de Noé, 1 Pedro 3:19, e por verificações internas, mas foi em vão com a maioria dos homens; portanto, diz Deus, ele nem sempre se esforçará, pois ele também é carne - Incuravelmente corrupto e sensual, de modo que é trabalho perdido lutar com ele. Ele também, isto é, todos, um e outro; todos eles estão afundados na lama da carne.

A justiça disse, corte-os; mas a misericórdia intercedeu

No entanto, seus dias serão cento e vinte anos - Por tanto tempo vou adiar o julgamento que eles merecem, e dar-lhes espaço para impedi-lo por seu arrependimento e reforma. A justiça disse, corte-os; mas a misericórdia intercedeu, Senhor, deixe-os em paz também este ano; e até agora a misericórdia prevaleceu, que um indulto foi obtido por sessenta anos.

Versículo 4

Havia gigantes na terra naqueles dias; e também depois disso, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens, e lhes deram filhos, tornaram-se os mesmos homens poderosos que eram da antiguidade, homens de renome.

Comentários de Wesley

Eles ousadamente insultaram os direitos de todos os seus vizinhos e pisotearam tudo o que é justo e sagrado

 

Havia gigantes e homens de renome - Eles carregaram tudo diante deles, 1. Com seu grande volume, como os filhos de Anaque, Números 13:33Números 13:2 . Com seu grande nome, como o rei da Assíria, Isaías 37:11 . Assim armados, eles ousadamente insultaram os direitos de todos os seus vizinhos e pisotearam tudo o que é justo e sagrado.

Versículo 5

E viu DEUS que a maldade do homem era grande na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos do seu coração era só má continuamente.

Comentários de Wesley

Com um desafio ao céu

E Deus viu que a maldade do homem era grande na terra - Abundância de pecado foi cometida em todos os lugares, por todos os tipos de pessoas: e aqueles pecados em sua própria natureza mais grosseiros e hediondos, e provocadores: e cometidos com ousadia, com um desafio ao céu.

Esta era a raiz amarga, a fonte corrupta: toda a violência e opressão, todo o luxo e devassidão que havia no mundo, procediam da corrupção da natureza

E que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era apenas má continuamente - Uma visão triste e muito ofensiva ao olho santo de Deus. Esta era a raiz amarga, a fonte corrupta: toda a violência e opressão, todo o luxo e devassidão que havia no mundo, procediam da corrupção da natureza; a luxúria os concebe, Tiago 1:15, veja Mateus 15:19. O coração era mau, enganoso e desesperadamente perverso; os princípios eram corruptos, e os hábitos e disposições maus. Os pensamentos do coração eram assim. Às vezes, o pensamento é tomado como o julgamento estabelecido, e isso foi tendencioso e enganado; às vezes para o funcionamento da fantasia, e esses eram sempre vãos ou vis. A imaginação do pensamento do coração era assim, isto é, seus desígnios e dispositivos eram perversos.

Eles não fizeram o mal apenas por descuido, mas deliberada e intencionalmente, inventando como fazer o mal

Eles não fizeram o mal apenas por descuido, mas deliberada e intencionalmente, inventando como fazer o mal. Era realmente ruim, pois era apenas mau, continuamente mau, e toda imaginação era assim. Não havia nada de bom entre eles, não, em nenhum momento: a corrente do pecado era cheia, forte e constante; e Deus viu isso. Aqui está o ressentimento de Deus pela maldade do homem. Ele não o via como um espectador despreocupado, mas como alguém ferido e afrontado por ele; ele viu isso como um pai terno vê a loucura e a teimosia de um filho rebelde e desobediente, que não apenas o irrita, mas o entristece e o faz desejar ter sido escrito sem filhos.

Versículo 6

E arrependeu-se o Senhor de ter feito o homem sobre a terra, e isso o entristeceu no seu coração.

Comentários de Wesley

Estas são expressões à maneira dos homens e devem ser entendidas de modo a não refletir sobre a imutabilidade ou felicidade de Deus

E arrependeu-se o Senhor de ter feito o homem na terra - Que ele tinha feito uma criatura de poderes tão nobres, e o colocou nesta terra, que ele construiu e mobiliou com o propósito de ser uma habitação confortável para ele; e isso o entristeceu em seu coração - Estas são expressões à maneira dos homens e devem ser entendidas de modo a não refletir sobre a imutabilidade ou felicidade de Deus.

 

Seu justo e santo desagrado contra o pecado e os pecadores: nem fala qualquer mudança na mente de Deus; pois com ele não há variabilidade; mas fala de uma mudança de seu caminho

Não fala nenhuma paixão ou inquietação em Deus, nada pode criar perturbação para a mente eterna; mas fala de seu justo e santo desagrado contra o pecado e os pecadores: nem fala qualquer mudança na mente de Deus; pois com ele não há variabilidade; mas fala de uma mudança de seu caminho. Quando Deus fez o homem reto, ele descansou e foi revigorado, Êxodo 31:17 . e seu caminho em direção a ele era tal que o mostrava satisfeito com o trabalho de suas próprias mãos; mas agora que o homem foi apostatado, ele não poderia fazer de outra forma, mas mostrou-se descontente; de modo que a mudança estava no homem, não em Deus.

Versículo 7

E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei; tanto o homem como o animal, e o réptil e as aves do céu; porque me arrependo de tê-los feito.

Comentários de Wesley

Eu exterminarei o homem da terra; como a sujeira é limpa de um lugar que deveria estar limpo e jogada no monturo

Eu destruirei o homem - A palavra original é muito significativa. Eu exterminarei o homem da terra; como a sujeira é limpa de um lugar que deveria estar limpo e jogada no monturo. Ou, eu apagarei o homem da terra, como essas linhas são apagadas de um livro que desagrada ao autor, ou como o nome de um cidadão é apagado das listas dos homens livres quando ele é privado de direitos.

Tanto o homem quanto o animal, a coisa rastejante, e as aves do céu - Estes foram feitos para o homem e, portanto, devem ser destruídos com o homem.

Pois o fim de sua criação também foi frustrado

Arrependo-me de tê-los feito - Pois o fim de sua criação também foi frustrado: eles foram feitos para que o homem pudesse servir e honrar a Deus com eles e, portanto, foram destruídos, porque ele tinha servido suas concupiscências com eles, e os sujeitou à vaidade.

Versículo 8

Mas Noé achou graça aos olhos do Senhor.

Comentários de Wesley

Mostra que ele havia examinado o caráter de cada pessoa nele

Mas Noé achou graça aos olhos do Senhor - Isso vindica a justiça de Deus em seu desagrado contra o mundo, e mostra que ele havia examinado o caráter de cada pessoa nele, antes de pronunciá-lo universalmente corrupto; pois havendo um bom homem, ele sorriu para ele.

Versículo 9

Estas são as gerações de Noé: Noé era um homem justo e perfeito em suas gerações, e Noé andou com Deus.

Comentários de Wesley

Ele foi santificado e teve princípios e disposições corretos implantados nele

Noé era um homem justo - Justificado diante de Deus pela fé na semente prometida; pois ele era um herdeiro da justiça que é pela fé, Hebreus 11: 7 . Ele foi santificado e teve princípios e disposições corretos implantados nele: e ele era justo em sua conversa, alguém que fazia consciência de dar a todos o que lhes é devido, a Deus o que lhe é devido, e aos homens deles. E ele andou com Deus como Enoque havia feito antes dele: em sua geração, mesmo naquela era degenerada e corrupta.

Mas é uma evidência de forte fé nadar contra a corrente e aparecer para Deus, quando ninguém mais aparece para ele

É fácil ser religioso quando a religião está na moda; mas é uma evidência de forte fé nadar contra a corrente e aparecer para Deus, quando ninguém mais aparece para ele: assim Noé fez, e está registrado para sua honra imortal.

Versículo 11

A terra também estava corrompida diante de Deus, e a terra estava cheia de violência.

Comentários de Wesley

Isto é, nas questões de adoração a Deus; ou tinham outros deuses diante dele, ou o adoravam por imagens, ou eram corruptos e maus apesar de Deus. A terra também estava cheia de violência e injustiça

A terra também estava corrompida diante de Deus - Isto é, nas questões de adoração a Deus; ou tinham outros deuses diante dele, ou o adoravam por imagens, ou eram corruptos e maus apesar de Deus. A terra também estava cheia de violência e injustiça para com os homens; não havia ordem nem governo regular, nenhum homem estava seguro na posse daquilo a que tinha o direito mais claro, não havia nada além de assassinatos, estupros e estupros.

Versículo 12

E Deus olhou para a terra, e eis que estava corrompida; pois toda a carne corrompeu o seu caminho sobre a terra.

Comentários de Wesley

E foi ele mesmo uma testemunha ocular

Deus olhou para a terra - E foi ele mesmo uma testemunha ocular da corrupção que estava nela, pois toda a carne havia corrompido seu caminho - Não foram algumas nações particulares que eram assim ímpios, mas o mundo inteiro assim; não havia ninguém de bom além de Noé.

Versículo 13

E disse Deus a Noé: É chegado o fim de toda a carne diante de mim; pois a terra está cheia de violência por meio deles; e eis que os destruirei com a terra.

Comentários de Wesley

A ruína deste mundo perverso é decretada

O fim de toda a carne é chegado diante de mim; Eu os destruirei - A ruína deste mundo perverso é decretada; veio, isto é, certamente virá, e virá rapidamente.

Versículo 14

Faça para ti uma arca de madeira de gopher; farás quartos na arca, e a lançarás por dentro e por fora com piche.

Comentários de Wesley

Deus poderia ter assegurado Noé, pelo ministério de anjos, sem colocá-lo em nenhum cuidado ou dor, mas ele escolheu empregá-lo em fazer o que deveria ser o meio de sua preservação, tanto para a prova de sua fé quanto para a obediência

Eu os destruirei com a terra, mas farei de ti uma arca - cuidarei de te preservar vivo. Esta arca era como o casco de um navio, preparado não para navegar sobre as águas, mas para flutuar esperando sua queda. Deus poderia ter assegurado Noé, pelo ministério de anjos, sem colocá-lo em nenhum cuidado ou dor, mas ele escolheu empregá-lo em fazer o que deveria ser o meio de sua preservação, tanto para a prova de sua fé quanto para a obediência, e para nos ensinar que ninguém será salvo por Cristo, mas somente aqueles que operam sua salvação; não podemos fazê-lo sem Deus, e ele não o fará sem nós: tanto a providência de Deus quanto a graça de Deus coroam os esforços dos obedientes e diligentes.

Deus deu-lhe instruções particulares

Deus deu-lhe instruções particulares sobre este edifício - 1. Deve ser feito de madeira de Gopher; Noé, sem dúvida, sabia que tipo de madeira era aquela, embora agora não saibamos - 2. Ele deve ter três andares de altura: e, 3. Ele deve dividi-lo em cabanas com divisórias, lugares adequados para os vários tipos de criaturas, de modo a não perder espaço - 4. Dimensões exatas são dadas a ele, para que ele possa torná-lo proporcional e ter espaço suficiente para responder à intenção, e não mais - 5. Ele deve lançá-lo por dentro e por fora: fora, para derramar a chuva e evitar que a água penetre; dentro, para tirar o mau cheiro dos animais quando mantidos por perto - 6. Ele deve fazer uma pequena janela em direção ao topo para deixar entrar a luz - 7. Ele deve fazer uma porta ao lado dela para entrar e sair.

Versículo 17

E eis que eu, eu mesmo, trago um dilúvio de águas sobre a terra, para destruir toda a carne, em que está o fôlego de vida, de debaixo do céu; e tudo o que há na terra morrerá.

Comentários de Wesley

E eis que eu, eu mesmo, trago um dilúvio de águas sobre a terra

E eis que eu, eu mesmo, trago um dilúvio de águas sobre a terra - eu que sou infinito em poder e, portanto, posso fazê-lo; infinito em justiça e, portanto, o fará.

Versículo 18

Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo.

Comentários de Wesley

O pacto da Providência

Mas contigo estabelecerei minha aliança - (1.) O pacto da Providência, de que o curso da natureza continuará até o fim dos tempos, não obstante a interrupção que o dilúvio lhe daria:

Eles eram como curadores de toda esta parte da criação, e uma grande honra foi assim colocada sobre ele e os seus

esta promessa foi imediatamente feita a Noé e seus filhos, Gênesis 9: 8, etc. eles eram como curadores de toda esta parte da criação, e uma grande honra foi assim colocada sobre ele e os seus. Deus seria para ele um Deus, e que de sua semente Deus tomaria para si um povo.[2]

 

Noé constrói a arca e sua família e os animais são protegidos do dilúvio

 

Na arca, os animais limpos foram ao todo sete de cada espécie: “De todo animal limpo tomarás para ti em sete, o macho e sua fêmea; e dos animais que não são limpos em dois, o macho e sua fêmea”.

Wesley afirma que “a mesma mão que a princípio os trouxe a Adão para serem nomeados, agora os trouxe a Noé para serem preservados”.

“E as janelas do céu foram abertas e as águas que estavam acima do firmamento foram derramadas sobre o mundo A chuva, que normalmente desce em gotas, depois desceu em riachos”, lembra Wesley.

E pereceu todo ser vivo da face da terra.

 

Capítulo 7

 

Versículo 1

E disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca; porque a ti vi justo diante de mim nesta geração.

Comentários de Wesley

Um convite gracioso de Noé e sua família para um lugar seguro

Aqui está um convite gracioso de Noé e sua família para um lugar seguro, agora o dilúvio de águas estava chegando.

Aqueles são justos de fato que são justos diante de Deus

Porque a ti vi justos diante de mim nesta geração - Aqueles são justos de fato que são justos diante de Deus; que não têm apenas a forma de piedade pela qual parecem justos diante dos homens, que podem ser facilmente impostos; mas o poder dela, pelo qual eles se aprovam a Deus, que sonda o coração.

Versículo 2

De todo animal limpo tomarás para ti em sete, o macho e sua fêmea; e dos animais que não são limpos em dois, o macho e sua fêmea

De todo animal limpo tomarás para ti em sete, o macho e sua fêmea; e dos animais que não são limpos em dois, o macho e sua fêmea.

Comentários de Wesley

Ordens necessárias dadas a respeito das criaturas brutas para que fossem preservadas vivas com Noé na arca

Aqui estão as ordens necessárias dadas a respeito das criaturas brutas para que fossem preservadas vivas com Noé na arca. Ele deve preservar cuidadosamente todas as espécies, para que nenhuma tribo, não, nem a menos considerável, possa perecer inteiramente da criação. Observe nisto: (1.) O cuidado de Deus pelo homem. Deus cuida dos bois? 1 Coríntios 9:9 , ou não foi por causa do homem que esse cuidado foi tomado?

Até os animais imundos foram preservados vivos na arca, que eram menos valiosos

(2.) Até os animais imundos foram preservados vivos na arca, que eram menos valiosos. Pois as ternas misericórdias de Deus estão sobre todas as suas obras, e não apenas sobre aquelas que são de maior utilidade. (3.) No entanto, mais dos limpos foram preservados do que dos impuros - 1. Porque os limpos eram mais para o serviço do homem; e, portanto, em favor dele, mais deles foram preservados e ainda são propagados.

Mais deles foram preservados

Graças a Deus não há rebanhos de leões como há de bois, nem rebanhos de tigres como há de ovelhas - 2. Porque os limpos eram para sacrifício a Deus; e, portanto, em homenagem a ele, mais deles foram preservados, três casais para raça e o sétimo ímpar para sacrifício, Gênesis 8:20 .

Versículo 4

Pois ainda sete dias, e farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e toda substância viva que fiz destruirei da face da terra.

Comentários de Wesley

Depois que os 120 anos expiraram, Deus lhes concede um indulto de mais sete dias

No entanto, sete dias e farei chover - Serão sete dias ainda antes de eu fazê-lo, Depois que os 120 anos expiraram, Deus lhes concede um indulto de mais sete dias, tanto para mostrar o quão lento ele é para a raiva, e para dar-lhes algum espaço mais longe para o arrependimento. Mas tudo em vão; esses sete dias foram desperdiçados depois de todo o resto, eles continuaram seguros até o dia em que veio o dilúvio.

Eles têm apenas mais uma semana para entregá-los, para ver se isso agora finalmente os despertará para considerar as coisas que pertencem à sua paz

Enquanto Noé lhes contava sobre o julgamento à distância, eles foram tentados a adiar o arrependimento: mas agora ele é ordenado a dizer-lhes que está às portas; que eles têm apenas mais uma semana para entregá-los, para ver se isso agora finalmente os despertará para considerar as coisas que pertencem à sua paz. Mas é comum que aqueles que foram descuidados com suas almas durante os anos de sua saúde, quando olharam para a morte à distância, sejam tão descuidados durante os dias, os sete dias de sua doença, quando a veem se aproximando, seus corações sendo endurecidos pelo engano do pecado.

Versículo 7

E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele, na arca, por causa das águas do dilúvio.

Comentários de Wesley

E as criaturas brutas prontamente entraram com ele

E Noé entrou com seus filhos, e sua esposa, e suas esposas de filhos - E as criaturas brutas prontamente entraram com ele. A mesma mão que a princípio os trouxe a Adão para serem nomeados, agora os trouxe a Noé para serem preservados.

Versículo 11

No ano seiscentos da vida de Noé, no segundo mês, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e se abriram as janelas do céu.

Comentários de Wesley

Noé havia feito uma colheita pouco antes, da qual abasteceu sua arca

O seiscentésimo ano da vida de Noé foi 1656 anos desde a criação.

No segundo mês, o décimo sétimo dia do mês - Que é considerado como sendo por volta do início de novembro; de modo que Noé havia feito uma colheita pouco antes, da qual abasteceu sua arca.

Não havia necessidade de nova criação de águas; Deus guardou o abismo em armazéns

No mesmo dia, as fontes do grande abismo foram quebradas - Não havia necessidade de nova criação de águas; Deus guardou o abismo em armazéns, Salmos 33: 7, e agora ele quebrou esses depósitos. Deus tinha, na criação, colocado grades e portas para as águas do mar, para que não voltassem a cobrir a terra, Salmos 104: 9Jó 38: 9-11, e agora ele apenas removeu esses antigos montes e cercas, e as águas do mar voltaram a cobrir a terra, como haviam feito no início, Gênesis 1: 9 .

A chuva, que normalmente desce em gotas, depois desceu em riachos

E as janelas do céu foram abertas - E as águas que estavam acima do firmamento foram derramadas sobre o mundo; aqueles tesouros que Deus reservou para o tempo de angústia, o dia da batalha e da guerra, Jó 38: 22-23. A chuva, que normalmente desce em gotas, depois desceu em riachos. Lemos, Jó 26:8. Que Deus amarra as águas em suas nuvens espessas, e a nuvem não se rasga sob elas; mas agora o vínculo foi solto, a nuvem foi rasgada e chuvas caíram como nunca se viu antes ou depois.

Versículo 12

E a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

Comentários de Wesley

Choveu sem intervalo ou redução, quarenta dias e quarenta noites

Choveu sem intervalo ou redução, quarenta dias e quarenta noites - E isso sobre toda a terra de uma só vez.

Versículo 14

Eles, e todos os animais segundo a sua espécie, e todo o gado segundo a sua espécie, e todo réptil que se arrasta sobre a terra segundo a sua espécie, e todas as aves segundo a sua espécie, todas as aves de toda espécie.

Comentários de Wesley

Para insinuar que tantas espécies quanto foram criadas no início foram salvas agora, e nada mais

E todo animal segundo a sua espécie - De acordo com a frase usada na história da criação, Gênesis 1:21Gênesis 1:24-25, para insinuar que tantas espécies quanto foram criadas no início foram salvas agora, e nada mais.

Versículo 20

Quinze côvados acima as águas prevaleceram; e os montes foram cobertos.

Comentários de Wesley

Havia montanhas antes do dilúvio

As montanhas foram cobertas - Portanto, havia montanhas antes do dilúvio.

Versículo 21

E morreu toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de aves, de gado como de animais, e de todos os répteis que se arrastam sobre a terra, e de todos os homens;

Comentários de Wesley

E por quê?

Toda a carne morreu, tudo em cujas narinas estava o fôlego da vida, de tudo o que havia na terra seca, de todos os seres vivos - E por quê? Só o homem agiu mal, e justamente é a mão de Deus contra ele, mas essas ovelhas o que elas fizeram? Eu respondo, 1. Temos certeza de que Deus não lhes fez nada de errado. Ele é o Senhor soberano de toda a vida, pois ele é a única fonte e autor dela. Aquele que os fez como quis, pode desfazê-los quando quiser, e quem lhe dirá: O que você faz?

Agora que a humanidade foi reduzida a um número tão pequeno, era adequado que os animais fossem reduzidos proporcionalmente

 2. Deus serviu admiravelmente aos propósitos de sua própria glória por sua destruição, bem como por sua criação. Nisso sua santidade e justiça foram grandemente ampliadas: por isso parece que ele odeia o pecado e está muito descontente com os pecadores, quando até mesmo as criaturas inferiores, porque são servos do homem e parte de sua posse, e porque foram abusados para serem servos do pecado, são destruídos com ele. Foi também um exemplo da sabedoria de Deus. Assim como as criaturas foram feitas para o homem quando ele foi feito, assim elas foram multiplicadas para ele quando ele foi multiplicado; e, portanto, agora que a humanidade foi reduzida a um número tão pequeno, era adequado que os animais fossem reduzidos proporcionalmente, caso contrário, eles teriam o domínio e teriam reabastecido a terra, e o remanescente da humanidade que restou teria sido dominado por eles.[3]

 

O dilúvio cessa, Noé é abençoado, mas há mudanças na vida na terra

 

Comentando a Bíblia, Wesley afirma que “Deus lembrou-se de Noé e de todos os seres vivos - Esta é uma expressão à maneira dos homens, pois nenhuma de suas criaturas, muito menos qualquer um de seu povo é esquecido de Deus”.

E as águas diminuíram continuamente até o décimo mês: no décimo mês, no primeiro dia do mês, foram vistos os cumes dos montes.

Noé solta um corvo e depois uma pomba e depois outra pomba. As águas baixaram.

“E Noé construiu um altar - Até então ele não tinha feito nada sem instruções e mandamentos particulares de Deus, mas altares e sacrifícios já sendo de instituição divina, ele não ficou para um comando particular para expressar assim sua gratidão”, comentou Wesley.

E Deus faz uma promessa: “Nem voltarei a ferir todos os seres vivos”.  Ou seja, diz Wesley, “foi determinado que qualquer ruína que Deus pudesse trazer sobre pessoas, famílias ou países em particular, ele nunca mais destruiria o mundo inteiro”.

E Deus abençoou Noé e seus filhos, e disse-lhes: Frutificai, multiplicai-vos e enchei a terra

E Wesley afirmou: “Mas o dilúvio talvez tenha lavado grande parte da virtude da terra, e assim tornado seus frutos menos agradáveis e menos nutritivos, Deus agora ampliou a concessão e permitiu que o homem comesse carne”.

 

Capítulo 8

Versículo 1

E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres vivos, e de todo o gado que estava com ele na arca: e fez passar um vento sobre a terra, e as águas se agitaram;

Comentários de Wesley

E Deus lembrou-se de Noé e de todos os seres vivos - Esta é uma expressão à maneira dos homens, pois nenhuma de suas criaturas, muito menos qualquer um de seu povo é esquecido de Deus

E Deus lembrou-se de Noé e de todos os seres vivos - Esta é uma expressão à maneira dos homens, pois nenhuma de suas criaturas, muito menos qualquer um de seu povo é esquecido de Deus.

O retorno de sua misericórdia

Mas toda a raça da humanidade, exceto Noé e sua família, estava agora extinta e foi para a terra do esquecimento, de modo que a lembrança de Deus de Noé foi o retorno de sua misericórdia para a humanidade, da qual ele não faria um fim completo. O próprio Noé, embora tivesse encontrado graça aos olhos do Senhor, ainda parecia ter sido esquecido na arca; mas, por fim, Deus voltou com misericórdia para ele, e isso é expresso por sua lembrança dele.

Versículo 3

E as águas voltaram da terra continuamente, e depois do fim dos cento e cinqüenta dias as águas diminuíram.

Comentários de Wesley

As águas voltaram da terra continuamente - Hb 10:10. eles estavam indo e voltando; uma partida gradual. O calor do sol exalava muito, e talvez as cavernas subterrâneas estivessem encharcadas de mais.

Versículo 4

E a arca descansou - sobre as montanhas de Ararat

E a arca descansou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate.

Comentários de Wesley

E a arca descansou - sobre as montanhas de Ararat - Ou, Armênia, se foi dirigida, não pela prudência de Noé, mas pela sábia providência de Deus.

Versículo 5

E as águas diminuíram continuamente até o décimo mês: no décimo mês, no primeiro dia do mês, foram vistos os cumes dos montes.

Comentários de Wesley

Os topos das montanhas

Os topos das montanhas foram vistos - Como pequenas ilhas aparecendo acima da água. Eles sentiram o solo acima de quarenta dias antes de vê-lo, de acordo com o cálculo do Dr. Lightfoots, de onde ele infere que, se as águas diminuíssem proporcionalmente, a arca tiraria onze côvados de água.

Versículo 7

E soltou um corvo

E soltou um corvo, que saiu de um lado para o outro, até que as águas se secaram de sobre a terra.

Comentários de Wesley

Saindo e voltando

Noé enviou um corvo pela janela da arca, que saiu, como diz a frase hebraica, saindo e voltando, isto é, voando, mas voltando para a arca para descansar; provavelmente não nele, mas sobre ele. Isso deu a Noé pouca satisfação: portanto,

Versículo 8

Também soltou dele uma pomba, para ver se as águas diminuíam da face da terra;

Comentários de Wesley

Observe aqui que Noé colocou a pomba pela segunda vez, sete dias após a primeira vez, e a terceira vez foi depois de sete dias também

Ele enviou uma pomba - Que voltou pela primeira vez sem boas notícias, mas provavelmente molhada e suja; mas na segunda vez ela trouxe uma folha de oliveira em seu bico, que parecia ter acabado de arrancar; uma indicação clara de que agora as árvores começaram a aparecer acima da água. Observe aqui que Noé colocou a pomba pela segunda vez, sete dias após a primeira vez, e a terceira vez foi depois de sete dias também: e provavelmente o primeiro envio dela foi sete dias após o envio do corvo. O ramo de oliveira é um emblema da paz.

Versículo 13

E sucedeu que, no ano seiscentos e um, no primeiro mês, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra; e Noé removeu a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava seca.

Comentários de Wesley

Noé removeu a cobertura da arca

Noé removeu a cobertura da arca – Não toda a cobertura, mas tanto quanto seria suficiente para dar-lhe uma perspectiva da terra ao redor: e eis que a face da terra estava seca.

Versículo 14

E no segundo mês a terra secou

E no segundo mês, no vigésimo sétimo dia do mês, a terra secou.

Comentários de Wesley

A terra estava seca - de modo a ser uma habitação adequada para Noé.

Versículo 20

E Noé edificou um altar ao Senhor

E Noé edificou um altar ao Senhor; e tomou de todos os animais limpos e de todas as aves limpas, e ofereceu holocaustos sobre o altar.

Comentários de Wesley

Altares e sacrifícios já sendo de instituição divina

E Noé construiu um altar - Até então ele não tinha feito nada sem instruções e mandamentos particulares de Deus, mas altares e sacrifícios já sendo de instituição divina, ele não ficou para um comando particular para expressar assim sua gratidão.

E ele ofereceu sobre o altar, de todo animal limpo e de toda ave limpa - Um, o sétimo ímpar que lemos, Gênesis 7: 2-3.

Versículo 21

Nunca mais amaldiçoarei a terra

E o Senhor sentiu um cheiro suave; e disse o Senhor no seu coração: Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem; pois a imaginação do coração do homem é má desde a sua juventude; nem mais ferirei tudo o que vive, como fiz.

Comentários de Wesley

Ele estava muito satisfeito com o zelo piedoso de Noé e com esses começos esperançosos do novo mundo

E Deus cheirou um cheiro doce - Ou um sabor de descanso dele, como é no hebraico. Ele estava muito satisfeito com o zelo piedoso de Noé e com esses começos esperançosos do novo mundo, como os homens são com cheiros perfumados e agradáveis. Não vou amaldiçoar novamente a terra, Heb.

Eu não vou acrescentar mais para amaldiçoar a terra - Deus tinha amaldiçoado a terra na primeira entrada do pecado, Gênesis 3:17, quando ele se afogou, ele acrescentou a essa maldição: mas agora ele determina não adicionar mais a ela.

Ele nunca mais destruiria o mundo inteiro

Nem voltarei a ferir todos os seres vivos - Ou seja, foi determinado que qualquer ruína que Deus pudesse trazer sobre pessoas, famílias ou países em particular, ele nunca mais destruiria o mundo inteiro, até o dia em que o tempo não será mais. Mas a razão dessa resolução é surpreendente; pois parece o mesmo com a razão dada para a destruição do mundo, Gênesis 6:5. Porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua juventude. Mas há esta diferença: diz-se que a imaginação do coração do homem é má continuamente, isto é, suas transgressões reais continuamente choram contra ele; aqui é dito que é mau desde sua juventude ou infância; ele o trouxe ao mundo com ele, ele foi moldado e concebido nele. Agora, alguém poderia pensar que deveria seguir, portanto, que a raça culpada será totalmente extinta: Não; portanto, não vou mais adotar esse método severo; pois ele é digno de pena: e é apenas o que se poderia esperar de uma raça tão degenerada.

Deus também promete que o curso da natureza nunca deve ser interrompido

De modo que, se ele for tratado de acordo com seus méritos, uma inundação deve suceder a outra até que todos sejam destruídos. Deus também promete que o curso da natureza nunca deve ser interrompido. Enquanto a terra permanecer, e o homem sobre ela, haverá verão e inverno, não todo o inverno, como havia sido no ano passado; dia e noite, não a noite toda, como provavelmente foi enquanto a chuva estava caindo.

Aqui é claramente sugerido que esta terra não deve permanecer para sempre

Aqui é claramente sugerido que esta terra não deve permanecer para sempre; ele e todas as obras nele devem ser queimados em breve. Mas enquanto permanecer, a providência de Deus preservará cuidadosamente a sucessão regular de tempos e estações. A isso devemos, que o mundo permanece e a roda da natureza mantém sua aderência.

Veja aqui como os tempos são mutáveis e, no entanto, quão imutáveis

Veja aqui como os tempos são mutáveis e, no entanto, quão imutáveis! 1. O curso da natureza sempre mudando. Assim como acontece com os tempos, assim é com os acontecimentos do tempo, eles estão sujeitos a vicissitudes, dia e noite, verão e inverno contra-trocados. No céu e no inferno não é assim; mas na terra Deus colocou um contra o outro - 2. No entanto, nunca mudou; é constante nessa inconstância;

Essas estações nunca cessaram, nem cessarão

Essas estações nunca cessaram, nem cessarão enquanto o sol continuar a medir o tempo com tanta firmeza, e a lua a ser uma testemunha tão fiel no céu. Esta é a aliança de Deus do dia e da noite, cuja estabilidade é mencionada para confirmar nossa fé na aliança da graça, que não é menos inviolável, Jeremias 33:20 . Vemos as promessas de Deus às criaturas cumpridas e, portanto, podemos inferir que suas promessas aos crentes serão assim.[4]

 

O domínio de Noé sobre os animais e a aliança de Deus

 

Deus concedeu poder sobre as criaturas inferiores para seu uso e benefício, diz Wesley.

Mas Wesley afirmou que esse “domínio sobre eles valeria pouco. “O temor de vós e o pavor de vós estarão sobre todos os animais - Isso revive uma concessão anterior, Gênesis 1:28, apenas com esta diferença, que o homem em inocência governado pelo amor, o homem caído governa pelo medo. E até agora ainda temos o benefício disso”.

Wesley destaca ainda dois pontos importantes neste capítulo:

“O homem é uma criatura querida ao seu Criador e, portanto, deve ser assim para nós; Deus o honre, não o desprezemos. Tais restos da imagem de Deus ainda estão sobre o homem caído, que aquele que injustamente mata um homem, desfigura a imagem de Deus e o desonra”.

Deus estabelece aliança com Noé e com a tua descendência.

Wesley afirma: “Temos aqui o estabelecimento geral da aliança de Deus com este novo mundo e a extensão dessa aliança”.

Capítulo 9

Versículo 2

E Deus abençoou Noé e seus filhos, e disse-lhes: Frutificai, multiplicai-vos e enchei a terra.

Comentários de Wesley

A primeira bênção é aqui renovada, Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra

E Deus abençoou Noé e seus filhos - Ele assegurou-lhes de sua boa vontade para com eles, e suas intenções graciosas em relação a eles. A primeira bênção é aqui renovada, Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra, e repetida, Gênesis 9:7; pois a raça da humanidade estava como se fosse começar de novo.

Em virtude dessa bênção, a humanidade deveria ser multiplicada e perpetuada na terra

Em virtude dessa bênção, a humanidade deveria ser multiplicada e perpetuada na terra; de modo que em pouco tempo todas as partes habitáveis da terra deveriam ser mais ou menos habitadas; e se uma geração passasse, outra geração viesse, de modo que a corrente da raça humana fosse suprida com uma sucessão constante e corresse paralelamente à corrente do tempo, até que ambas fossem engolidas pelo oceano da eternidade.

Versículo 2

E o temor e o pavor de vós estarão sobre todos os animais da terra, e sobre todas as aves do céu, sobre tudo o que se move sobre a terra, e sobre todos os peixes do mar; na tua mão serão entregues.

Comentários de Wesley

Um título para eles; em suas mãos eles são entregues - Para seu uso e benefício

Ele lhes concede poder sobre as criaturas inferiores. Ele concede, 1. Um título para eles; em suas mãos eles são entregues - Para seu uso e benefício –

Um domínio sobre eles

 2. Um domínio sobre eles, sem o qual o título valeria pouco; O temor de vós e o pavor de vós estarão sobre todos os animais - Isso revive uma concessão anterior, Gênesis 1:28, apenas com esta diferença, que o homem em inocência governado pelo amor, o homem caído governa pelo medo. E até agora ainda temos o benefício disso,

Que aquelas criaturas que são úteis para nós são recuperadas

1. Que aquelas criaturas que são úteis para nós são recuperadas, e nós as usamos para serviço ou alimento, ou ambos, conforme são capazes - 2. Aquelas criaturas que de alguma forma nos prejudicam são contidas; de modo que, embora de vez em quando o homem possa ser ferido por alguns deles, eles não se combinam para se rebelar contra o homem.

Versículo 3

Todo o que se move e vive vos servirá de mantimento; como a erva verde vos dei todas as coisas.

Comentários de Wesley

Mas o dilúvio talvez tenha lavado grande parte da virtude da terra, e assim tornado seus frutos menos agradáveis e menos nutritivos, Deus agora ampliou a concessão e permitiu que o homem comesse carne

Cada coisa que vive em movimento será comida para você - Até agora o homem estava confinado a se alimentar apenas dos produtos da terra, frutas, ervas e raízes, e todos os tipos de milho e leite; assim foi a primeira concessão, Gênesis 1:29 . Mas o dilúvio talvez tenha lavado grande parte da virtude da terra, e assim tornado seus frutos menos agradáveis e menos nutritivos, Deus agora ampliou a concessão e permitiu que o homem comesse carne, o que talvez o próprio homem nunca tenha pensado até agora.

Os doutores judeus falam com tanta frequência dos sete preceitos de Noé, ou dos filhos de Noé

Os preceitos e provisões desta carta não são menos gentis e graciosos, e exemplos da boa vontade de Deus para com o homem. Os doutores judeus falam com tanta frequência dos sete preceitos de Noé, ou dos filhos de Noé, que eles dizem que deveriam ser observados por todas as nações, que não pode ser errado estabelecê-los. O primeiro contra a adoração de ídolos. O segundo contra a blasfêmia e a exigência de abençoar o nome de Deus. O terceiro contra o assassinato. O quarto contra o incesto e toda impureza. O quinto contra roubo e rapina. O sexto exigindo a administração da justiça.

O homem não deve prejudicar sua própria vida comendo aquele alimento que é incompleto e prejudicial à sua saúde

O sétimo contra comer carne com a vida. Estes os judeus exigiam a observação, dos prosélitos do portão. Mas os preceitos aqui dados dizem respeito à vida do homem. O homem não deve prejudicar sua própria vida comendo aquele alimento que é incompleto e prejudicial à sua saúde.

Versículo 4

Mas a carne com a sua vida, que é o seu sangue, não comereis.

Comentários de Wesley

O sangue não deve ser visto como uma coisa comum, mas deve ser derramado diante do Senhor

Mas a carne com a sua vida, que é o seu sangue, não comereis - Sangue feito expiação pela alma, Lv 17:11. A vida do sacrifício foi aceita pela vida do pecador. O sangue não deve ser visto como uma coisa comum, mas deve ser derramado diante do Senhor, 2 Samuel 23:16 . O Sr. Henry realmente tem um conceito estranho, de que isso é apenas uma proibição de comer carne. Isso faz uma violência tão aparente ao texto, que mencioná-lo é suficiente.

Versículo 5

E certamente o sangue de suas vidas eu exigirei; da mão de todos os animais o requererei, e da mão do homem; da mão do irmão de cada homem exigirei a vida do homem.

Comentários de Wesley

Nossas próprias vidas não são tão nossas, para que possamos deixá-los em nosso próprio prazer, mas eles são de Deus

E certamente o seu sangue de suas vidas eu vou exigir - Nossas próprias vidas não são tão nossas, para que possamos deixá-los em nosso próprio prazer, mas eles são de Deus, e devemos renunciá-los a seu bel-prazer. Se de alguma forma apressarmos nossas próprias mortes, somos responsáveis perante Deus por isso. Sim, nas mãos de todo animal eu o exigirei - Para mostrar o quão terno Deus foi da vida do homem, ele matará a besta que matar um homem. Isso foi confirmado pela lei de Moisés, Êxodo 21:28, e não seria inseguro observá-lo ainda.

Vingarei o sangue do assassinado sobre o assassino

E da mão do irmão de cada homem exigirei a vida de um homem - vingarei o sangue do assassinado sobre o assassino. Quando Deus exige a vida de um homem nas mãos daquele que a tirou injustamente, ele não pode render isso e, portanto, deve render a sua própria em vez disso, que é a única maneira que resta de fazer a restituição.

Versículo 6

Quem derramar o sangue do homem, pelo homem será derramado o seu sangue, porque à imagem de Deus o fez homem.

Comentários de Wesley

Antes do dilúvio, como deveria parecer pela história de Caim, Deus tomou o castigo do assassinato em suas próprias mãos

Quem derramar o sangue do homem - Seja por uma provocação repentina, ou premeditado, (pois a raiva precipitada é assassinato do coração, bem como malícia premeditada, Mateus 5: 21-22), pelo homem seu sangue será derramado - Isto é, pelo magistrado, ou quem quer que seja nomeado para ser o vingador do sangue. Antes do dilúvio, como deveria parecer pela história de Caim, Deus tomou o castigo do assassinato em suas próprias mãos; mas agora ele confiou esse julgamento aos homens, aos senhores das famílias no início, e depois aos chefes dos países.

Tais restos da imagem de Deus ainda estão sobre o homem caído

Pois à imagem de Deus ele fez homem - O homem é uma criatura querida ao seu Criador e, portanto, deve ser assim para nós; Deus o honre, não o desprezemos. Tais restos da imagem de Deus ainda estão sobre o homem caído, que aquele que injustamente mata um homem, desfigura a imagem de Deus e o desonra.

Versículo 9

E eis que estabeleço a minha aliança contigo e com a tua descendência depois de ti;

Comentários de Wesley

Estabelecimento geral da aliança de Deus com este novo mundo

Temos aqui o estabelecimento geral da aliança de Deus com este novo mundo e a extensão dessa aliança.

Versículo 11

E estabelecerei minha aliança com você; nem toda carne será mais cortada pelas águas do dilúvio; nem haverá mais dilúvio para destruir a terra.

Comentários de Wesley

Esta promessa de Deus mantém o mar e as nuvens em seu lugar decretado

Não haverá mais um dilúvio - Deus afogou o mundo uma vez, e ainda é tão provocador como sempre; no entanto, ele nunca mais o afogará, pois não nos trata de acordo com nossos pecados. Esta promessa de Deus mantém o mar e as nuvens em seu lugar decretado, e coloca-lhes portões e grades, Até aqui eles virão, Jó 38: 10-11 . Se o mar fluísse apenas por alguns dias, como acontece duas vezes por dia por algumas horas, que desolações faria? O mesmo aconteceria com as nuvens, se as chuvas que às vezes vimos continuassem por muito tempo.

Misericórdia e verdade

Mas Deus, por mares caudalosos e chuvas torrenciais, mostra o que poderia fazer com ira; e, no entanto, preservando a terra de ser inundada entre ambos, mostra o que ele pode fazer com misericórdia e fará com verdade.

Versículo 13

Eu coloco meu arco na nuvem, e será por um sinal de uma aliança entre mim e a terra.

Comentários de Wesley

O arco-íris, é provável que tenha sido visto nas nuvens antes, mas nunca foi um selo da aliança até agora

Eu coloquei meu arco nas nuvens - O arco-íris, é provável que tenha sido visto nas nuvens antes, mas nunca foi um selo da aliança até agora. Agora, com relação a este selo da aliança, observe, (1.) Este selo é afixado com repetidas garantias da veracidade dessa promessa, da qual foi projetado para ser a ratificação; Eu coloco meu arco na nuvem, Gênesis 9:13. Será visto na nuvem, Gênesis 9:14 . e será um sinal da aliança, Gênesis 9: 12-13 . E me lembrarei da minha aliança, de que as águas não se tornarão mais um dilúvio, Gênesis 9:15 . Não, como se a Mente eterna precisasse de um memorando, vou olhar para ele para que eu possa me lembrar da aliança eterna, Gênesis 9:16 . (2.) O arco-íris aparece quando as nuvens estão mais dispostas a molhar; quando temos mais motivos para temer que a chuva prevaleça, Deus mostra este selo da promessa de que ela não prevalecerá. (3.)

O arco-íris aparece quando uma parte do céu está clara, o que imita a misericórdia lembrada no meio da ira

O arco-íris aparece quando uma parte do céu está clara, o que imita a misericórdia lembrada no meio da ira, e as nuvens estão cercadas como se estivessem com o arco-íris, para que não se espalhe pelos céus, pois o arco é chuva colorida, ou as bordas de uma nuvem dourada. Assim como Deus olha para o arco para que ele possa se lembrar da aliança, nós também devemos nos lembrar, para que também possamos estar sempre atentos à aliança com fé e gratidão.

Versículo 20

Noé começou a ser lavrador e plantou uma vinha.

Comentários de Wesley

Algum tempo depois de sua partida para fora da arca, ele voltou ao seu antigo emprego

E Noé começou a ser lavrador – Heb. um homem da terra, um homem que negocia com a terra, que guardava a terra em sua mão e a ocupava. Algum tempo depois de sua partida para fora da arca, ele voltou ao seu antigo emprego, do qual havia sido desviado pela construção da arca primeiro, e provavelmente depois pela construção de uma casa para ele e sua família.

E quando ele tinha colhido a sua vindima, provavelmente ele designou um dia de alegria e festa em sua família

E ele plantou uma vinha - E quando ele tinha colhido a sua vindima, provavelmente ele designou um dia de alegria e festa em sua família, e teve seus filhos e seus filhos com ele, para se alegrar com ele no aumento de sua casa, bem como no aumento de sua vinha; e podemos supor que ele prefaciou sua festa com um sacrifício para a honra de Deus.

Para acabar com os animais que não começaram com Deus

Se isso foi omitido, foi justo com Deus deixá-lo sozinho, para acabar com os animais que não começaram com Deus: mas esperamos caridosamente que ele o fez. E talvez ele tenha designado esta festa com o desígnio no final dela para abençoar seus filhos, como Isaque, Gênesis 27: 3-4 . para que eu coma, e a minha alma te abençoe.

Versículo 21

E bebeu do vinho, e embriagou-se; e ele foi descoberto dentro de sua tenda.

Comentários de Wesley

E ele bebeu do vinho e ficou bêbado

E ele bebeu do vinho e ficou bêbado - é altamente provável, ele não sabia o efeito disso antes.

E ele foi descoberto em sua tenda - Ficou nu para sua vergonha.

Versículo 22

E Cam, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e contou a seus dois irmãos que estavam fora.

Comentários de Wesley

Uma maneira zombeteira e desdenhosa

E Cam viu a nudez de seu pai e disse a seus dois irmãos - Ter visto isso acidentalmente e involuntariamente não teria sido um crime. Mas ele se agradou com a visão. E ele disse a seus dois irmãos do lado de fora - Na rua, como a palavra é, de uma maneira zombeteira e desdenhosa.

Versículo 23

E Sem e Jafé pegaram uma roupa, e a puseram sobre os ombros, e foram para trás, e cobriram a nudez de seu pai; e seus rostos estavam voltados para trás, e eles não viram a nudez de seu pai.

Comentários de Wesley

E Sem e Jafé pegaram uma roupa, e voltaram para trás, e cobriram a nudez de seu pai

E Sem e Jafé pegaram uma roupa, e voltaram para trás, e cobriram a nudez de seu pai - Eles não só não quiseram vê-la, mas desde que ninguém mais a visse; aqui dando um exemplo de caridade, com referência ao pecado e vergonha de outros homens.

Versículo 25

E ele disse: Maldito seja Canaã; servo de servos será para seus irmãos.

Comentários de Wesley

Deus frequentemente visita a iniquidade dos pais sobre os filhos, especialmente quando os filhos herdam as disposições perversas do pai e imitam as práticas perversas do pai

Um servo dos servos - Ou seja, o servo mais mesquinho e desprezível ele será, até mesmo para seus irmãos. Aqueles que por nascimento eram seus iguais, deveriam ser seus senhores por conquista. Isso certamente aponta para as vitórias obtidas por Israel sobre os cananeus, pelas quais todos foram mortos à espada ou tributados. Josué 9:23Juízes 1:28Juízes 1:30Juízes 1:33Juízes 1:35, o que aconteceu não até cerca de oitocentos anos depois disso. Deus frequentemente visita a iniquidade dos pais sobre os filhos, especialmente quando os filhos herdam as disposições perversas do pai e imitam as práticas perversas do pai.

Versículo 26

E ele disse: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e Canaã será seu servo.

Comentários de Wesley

Sem é suficientemente recompensado por seu respeito a seu pai

O Deus de Sem - Todas as bênçãos estão incluídas nisso. Esta foi a bênção conferida a Abraão e sua semente, o Deus do céu não se envergonhou de ser chamado de seu Deus, Hebreus 11:16 . Sem é suficientemente recompensado por seu respeito a seu pai por isso, que o próprio Senhor coloca essa honra sobre ele para ser seu Deus; que é uma recompensa suficiente por todos os nossos serviços e todos os nossos sofrimentos pelo seu nome.

Versículo 27

Deus ampliará Jafé, e ele habitará nas tendas de Sem; e Canaã será seu servo.

 Comentários de Wesley

Sua semente será tão numerosa e tão vitoriosa, que eles serão mestres das tendas de Sem

Deus ampliará Jafé, e ele habitará nas tendas de Sem - Sua semente será tão numerosa e tão vitoriosa, que eles serão mestres das tendas de Sem, que foi cumprida quando o povo dos judeus, o mais eminente da raça de Sem, eram tributários dos gregos primeiro, e depois dos romanos, ambos da semente de Japhet.

Deus persuadirá Jafé e sendo assim persuadido, ele habitará nas tendas de Sem

Isso também fala da conversão dos gentios e da sua entrada na igreja; e então devemos lê-lo, Deus persuadirá Jafé; (pois assim a palavra significa) e sendo assim persuadido, ele habitará nas tendas de Sem - Ou seja, judeus e gentios serão unidos no evangelho: depois que muitos dos gentios tiverem sido proselitizados para a religião judaica, ambos serão um em Cristo, Efésios 2: 14-15.

Inimigos se tornam servos

Quando Jafé se junta a Sem, Canaã cai diante de ambos: quando estranhos se tornam amigos, inimigos se tornam servos.[5]

 



[1] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/ephesians-1.html

[2] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/genesis-6.html

[3] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/genesis-7.html

[4] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/genesis-8.html

[5] https://www.studylight.org/commentaries/eng/wen/genesis-9.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog