Salve seu casamento

Enquanto há tempo

 

  

Odilon Massolar Chaves

 

  


Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 9610 de 19 de fevereiro de 1998. 

1ª Edição: 1995

 

Editoração: Ivana Menezes R. C. Lima

 

Revisão: Odisia Massolar Chaves, Osny M. Chaves Alves, Luzia Silva.

 

Impressão: Mecanografia do Instituto Metodista Bennett – Rio de Janeiro

Livros publicados na Biblioteca Wesleyana: 147

Endereço: https://bibliotecawesleyana.blogspot.com

 Tradutor: Google

-----------------

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

É escritor, poeta e youtuber.

Toda glória seja dada ao Senhor

 

 

Índice

 

Introdução

Valorize o seu corpo

Use o poder da palavra

Lute pelo que é seu

Envolva-o com as delicias do amor

Deseje-o sexualmente

Tenham momentos a sós

Leve a sério a vida espiritual

Vá à luta

Marido: salve seu casamento 


Introdução

 

Este livro é endereçado, especialmente, às mulheres que têm sofrido no casamento. Desejamos ajudá-las com algumas orientações práticas.

Baseamo-nos, em grande parte, no livro de Cantares, que foi escrito e colocado na Bíblia para mostrar que o Senhor deseja que homens e mulheres expressem o pleno amor e vivam felizes.

No final do livro, também damos algumas orientações aos homens, que são mais fechados e precisam aprender a tratar as esposas com muito carinho.

É possível que algumas mulheres se espantem com algumas orientações e até fiquem deprimidas por não estarem praticando o que colocamos aqui . Mas, se o casamento está ruim, é exatamente porque está faltando algo mais no relacionamento com o marido. A sugestão que damos é que passem a fazer o que for possível agora. Cada nova atitude que a mulher tomar em relação ao seu casamento, vai ser um ponto positivo.

Entendemos que há mulheres que a muitos anos estão com práticas equivocadas ou estão fechadas. Vai ainda levar algum tempo para que haja um pleno abrir do coração. O marido tem que entender também isso.

Não fuja do problema. Salve o seu casamento e seja feliz!

Para que este livro chegasse até você, de forma equilibrada, solicitei a seis mulheres de minha igreja que o lessem e dessem sugestões. Para minha surpresa, foram poucas as sugestões,' as quais já estão incluídas no livro.

São mulheres das faixas de trinta, quarenta e cinquenta anos. Uma viúva, outra desquitada e as demais casadas. Elas acharam o livro atual, franco e necessário. Não o acharam machista pelo fato de ser endereçado às mulheres.

A vida da mulher mudou a partir da década de sessenta, por isso, as mulheres que não conseguiram acompanhar esse desenvolvimento, talvez, terão dificuldades de aceitar este livro plenamente.

Ele é realmente muito franco. Não é possível utilizar meias palavras para um assunto tão sério.

Queremos despertar consciências, apontar soluções e ajudar na sua felicidade conjugal.

 O Autor 


Valorize seu corpo

 

"Ó mais formosa entre as mulheres" (Ct 1.8).

O corpo não é sujo e nem pecaminoso. Ele é o templo do Espírito Santo. Não há nada de errado em ter relações sexuais ou tocar com as mãos e os lábios no corpo.

Quando o Senhor criou o corpo do homem e da mulher, com muito amor, Ele viu que era bom (Gn 1.31). Por isso, temos que aprender a valorizar o nosso corpo. Cuidar dele com muito carinho, tanto para você viver de forma agradável e feliz, bem como para agradar ao seu marido.

Há pessoas que não se amam, por isso, não cuidam do seu corpo e visual. Enquanto isso, seu marido está em contato com mulheres que procuram valorizar o corpo. Eles também estão, constantemente, vendo propagandas de mulheres com belo corpo.

Não estou dizendo que você tem a obrigação de ter esse mesmo corpo. Mas você também precisa se cuidar.

Essa história de que ele deve aceitá-la e amá-la como você é, não é bem assim não! Se você não se cuidar, poderá perde-lo E o que constantemente estamos vendo no nosso dia-a-dia.

O visual e o cheiro do corpo atraem os homens. Por isso, conquiste também o seu marido com um corpo agradável. É evidente que isso vale também para os homens"

O livro de Cantares mostra como o homem valoriza o corpo da mulher: "Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares" (et 1.10).

O esposo mostra toda admiração pelo corpo da esposa e faz uma descrição do seu belo corpo:

- "Os teus olhos são como os das pombas, e brilham através do teu véu" (Ct 4.1);

"Os teus cabelos são como o rebanho de cabras que descem ondeantes do monte de Gileade" (Ct 4.1);

- "São os teus dentes como o rebanho das ovelhas recém-tosquiadas ..." (Ct 4.2);

- "Os teus lábios são como um fio de escarlate ..." (Ct 4.3);

- “e a tua boca é formosa" (Ct 4.2);

- "As tuas faces como romã partida, brilham através do véu" (Ct 4.3);

- "O teu pescoço é como a torre de Davi ..." (Ct 4.4);

-"Os teus dois seios são como duas crias ..." (Ct 4.5).

Em vários lugares, o marido diz: "Tu és formosa, querida minha" (Ct 4.7).

Você poderá dizer que a luta é tão grande que não tem tempo para pensar no seu corpo. Há o cuidado com as crianças; há o trabalho doméstico; há o trabalho secular; há a igreja etc. Mas, é por isso que tem havido tantos casamentos destruídos. A rotina vem, os problemas se acumulam e há um distanciamento entre os dois. Uma outra aparece arranjando tempo e com o seu corpo formoso, cheiroso e o seu marido é seduzido.

Não adianta dizer que ele é canalha, que ela é uma "cocotinha", uma mulher sem-vergonha etc. O fato é que, se você não se cuidar, poderá perdê-lo!

A esposa de Cantares afirma confiante: "Eu sou um muro, e os meus seios como duas torres; sendo assim, fui tida por digna de confiança do meu amado" (Ct 8.10).

Arranje tempo para uma corrida, para uma ginástica, para um lazer, para o cuidado com o corpo. Ele foi criado por Deus. Devemos conservá-lo. Através dele, você também terá satisfação, terá prazer e vai conseguir manter seu casamento seguro e feliz.

Dizer que ele "comeu a carne e agora terá que roer o osso" significa conformismo e vida sem motivação. Significa, também, falta de respeito ao seu corpo e ao seu marido.

Devemos entender que vamos um dia envelhecer e os dois terão que valorizar mais o interior do que o exterior. Mas ame a si mesmo e ao seu

marido, procurando ter cuidado com o corpo. Seja sábia e cuide dele enquanto há tempo.

Evidentemente que o caráter é muito mais valioso do que um belo corpo. Mas se podemos ter um belo corpo e um bom caráter, é muito melhor. Você, muito mais, vai ser valorizada.  


Use o poder da palavra

 

“...Faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce" (Ct 1.14).

A voz tem um poder para repelir ou atrair. Não é sem motivo que há pessoas que simplesmente se apaixonam pela voz do locutor. Uma voz doce, suave, romântica, desperta fantasias, sonhos a muitas pessoas. Traz refrigério, paz, descanso.

Uma pessoa que só fala alto, gritando, rápido, acaba trazendo peso, dores de cabeça. A mulher tem que aprender a utilizar uma voz que penetre fundo no coração do seu marido.

Aprenda a usar a palavra para conquistar, reconquistar, manter viva a atenção e o amor do seu marido por você.

Diga sempre do seu valor: "Como és formoso, amado meu, como és amável" (Cl 1.16). Você vai conquistá-lo, vai abrir seu coração e vai conseguir muitas coisas. Use palavras que despertem nele sempre desejo por você: "As suas pernas colunas de mármore" (Cl 5.15). Diga mais: "O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável" (Ct 5.16).

Quantas vezes, ele chega em casa bem cansado, com peso, aborrecido, precisando de palavras encorajadoras, de amor e a esposa vem logo jogando os problemas dos filhos ou está em frente a uma televisão e nem dá bola para ele?

É verdade que você também está cansada, que há problemas com os filhos, mas deixe para outra ocasião. No momento certo você coloca as suas dificuldades. Procure recebe-lo com alegria, entusiasmo, com palavras doces. Diga da sua saudade: "Antes que refresque o dia, e fujam as sombras, volta amado meu..." (Ct 2 17).

Se ele não tiver um ambiente agradável, uma boa recepção, certamente, ele terá saudade do seu local de trabalho, da sua auxiliar ou colega de trabalho, que sempre abre um belo sorriso e lhe dá um beijo no rosto dizendo e demonstrando satisfação em vê-lo de novo.

De vez em quando, é importante pegar o telefone - quem pode ou tem - e telefonar para ele e falar do seu amor. Fale palavras suaves e doces. Não use palavras agressivas e irritantes. Só fazem mal.

No livro de Cantares, há diversas expressões de amor: "O meu amado ..." (Ct 1.13); "O meu amado é alvo e rosado" (Ct 5.10) etc.

Evidentemente, estou falando para a esposa que ama o seu marido e quer viver feliz com ele. Quem não ama, não tem o que dar ou falar. Do coração saem as palavras de vida.

Você não precisará citar palavras do livro de Cantares, pois nele estão registros de costumes de milhares de anos atrás.

Você poderá dizer palavras atuais: "Querido, eu te amo!" "Você é tudo para mim!" Se você desejar ser mais direta e motivadora, diga: "Como você é gostoso!" Ou então: "Como você me satisfaz!" 


Lute pelo que é seu

 

"O meu amado é meu, e eu sou dele" (Ct 2.16).

Conheço mulheres que se casam e acreditam que o casamento é para a vida toda. Desejam isso, mas nada fazem para que o seu casamento seja eterno. Ao contrário, se acomodam e entram numa rotina. Quando menos esperam, o marido diz que está indo embora. Elas ficam iradas, deprimidas e revoltadas até mesmo contra Deus.

Mas isso só irá prejudicar ainda mais a vida. Um coração com mágoas, amargura, traz trevas. E preciso perdoar e procurar recuperar o que é seu.

Não se acomode e nem parta logo para um relacionamento com o primeiro que lhe aparece oferecendo ajuda.

Você tem que lutar pelo que é seu. Não deixe que outra leve o presente que Deus lhe deu. Temos que saber conservar o que temos de bom.

Não se renda diante de uma outra que parece mais bonita, mais atraente e mais culta. Faça a sua parte. Se ele não estiver mais procurando-a sexualmente, então, procure mudar. Faça como a esposa em Cantares: "De noite, no meu leito, busquei o amado de minha alma, busquei-o, e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas -e-pelas praças; buscarei o amado da minha alma" (Ct 3.2). Com classe, "corra atrás ...".

E quando você o encontrar, não o deixe mais ir embora: "... encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora" (Ct 3.4).

Se ele está pensando em ir embora, procure saber a causa. Procure mudar. Talvez você precise de um tratamento. Há muitas pessoas, especialmente as mulheres, que trazem barreiras imensas da sua infância. Têm dificuldades, principalmente, na área sexual.

Conheço uma mulher maravilhosa que dormia no quarto com seus pais e ouvia, quando criança, barulho da relação sexual. Isso se tornou um tormento para ela, a ponto dela não conseguir dormir e não entender porque deveria haver relação sexual entre as pessoas. Cresceu com barreiras. Conheço outras que tiveram traumas, abusos sexuais de estranhos ou parentes e ficaram com bloqueios. Tiveram dificuldades no casamento porque traziam marcas profundas.

É verdade que o marido deve compreender esta situação, por isso, você precisa se abrir com ele e falar sinceramente das suas dificuldades. Caso contrário, ele vai interpretar a sua atitude de recusa ou frieza, como falta de amor. É evidente que, se isso não for resolvido, o casamento terá dificuldades de prosseguir solidamente, E preciso cura interior desse trauma.

Outros casos são de maldições ou pactos com as trevas. Conheço uma jovem que, certa vez, fez pacto com Exu. Através desse pacto, ela somente teria orgasmo com seu marido. Mais ninguém. Um dia esse casamento terminou. Ela se envolveu com outros homens e depois casou de novo. Nunca mail teve orgasmo. Até que um dia ministrei libertação nela. Um demônio apareceu e, em nome de Jesus, foi expulso de sua vida.

Lute pelo que e seu. Demonstre amor por ele! De tempo para satisfazer seus desejos! Procure se interessar pelo seu trabalho. Procure conhecer suas dificuldades, antes que outra o faça. Procure apoia-lo. Você assim o levara a ver em você uma aliada, uma companheira, uma auxiliadora idônea (Gn 2.18).

A "Idade do Lobo" - fase dos quarenta traz mudanças, especialmente, no homem. Ele começa a se sentir velho, sem futuro, passa a utilizar o flerte para ter a certeza de que ainda está em forma e bem atraente. Alguns até acabam se envolvendo com mulheres e outros acabam se separando.

Nesta fase, procure fazer coisas novas, procure mostrar o valor dele. Procure também mudar o visual e saia da rotina. Não adianta, dizer que isso é bobagem. É um fator. É uma realidade!

Lute por isso, pelo que é seu!  


Envolva-o com as delícias do amor

 

"Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delicias!" (Ct 7.6).

Certa vez, uma jovem senhora veio me procurar porque estava em crise com o marido. Ele estava saindo com outras. Conversando com ela percebi alguma dificuldade na área sexual. Ela dizia: "Ele só pensa em sexo!"

Fiz algumas perguntas procurando ver se ela procurava dar ao marido carinho e amor. Quis sentir se ela tinha bloqueios na área sexual. Ela acabou dizendo: "O meu amor é tão puro que não penso no sexo".

Para ela, sexo era algo impuro.

Quando lhe disse para "seduzir" o marido, procurando se preparar para o ato sexual, ela disse: "Mas isso não é pecado?"

Logo lhe respondi: "-Pecado é deixá-lo procurar outras".

O amor é o que de mais belo existe, mas precisa ser compartilhado. Não adianta ter só no coração. É evidente que o sexo não é tudo. O dia-a-dia deve ser de companheirismo, carinho, diálogo. O clima X será com o ato sexual.

O corpo deve ser acariciado e amado. Ele não é sujo e nem pecaminoso. O corpo é templo do Espirito Santo. O sexo foi criado por Deus. Não há nada na Bíblia contra o ato sexual entre os casais. Paulo chega a dizer: "Não vos priveis um ao outro, salvo, talvez, por mútuo consentimento." (1Co 7.5). Se isso não acontecer, Paulo diz que Satanás poderá nos tentar (1Co 7.5). Se for necessário nos dedicarmos à oração, vida espiritual, que o façamos, mas depois, novamente, devemos nos ajuntar (1Co 7.5).

Qual foi a última vez que você tomou banho com o seu marido e o envolveu com muito amor?

Qual foi a última vez que você fez alguma coisa diferente e o deixou "louco de amor"?

O amor é como uma bela flor no jardim que deve ser regada, caso contrário, morrerá.

Você também deve tornar a iniciativa. Faça corno a esposa de Cantares. Diga ao seu marido: "Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho" (Ct 1.2).

Qual foi a última vez que você sentou no colo dele com muito amor?

Não estou dizendo para fazer isto na frente dos filhos se bem que isso também pode ser positivo - e nem em público, mas faça isso com amor e você estará levando seu marido "às nuvens" e ele, certamente, corresponderá com seu amor.

É importante você surpreender ao seu marido com atitudes provocantes. Use um baby-doll transparente e certamente você motivará seu marido para lhe envolver em seus braços com muito carinho.

Talvez, você dirá que os filhos não permitem muito romantismo. Planeje

algo assim. Peça alguém, talvez um parente, que em determinado dia fique com seus filhos: Faça algo diferente. Espere-o com flores, com amor, com um novo visual. Não discuta sobre trabalho e nem problemas dos filhos, nessa hora. Apenas ame. Tenha uma nova lua de mel.

O seu corpo deve ser um instrumento para atrair e despertar o seu marido para o ato sexual. Não há nada de errado em fazer isso. O esposo no livro de Cantares vê o valor do corpo da esposa: "Os meneios dos teus quadris são como colares trabalhados por mãos de artistas" (Ct 7.1).

Por isso, cuide do seu corpo e ele será fonte de prazer para você e seu marido.

Quando você age assim, também poderá dizer: "As muitas águas não poderiam apagar o amor, e nem os rios afogá-lo" (Ct 8.7).  


Deseje-o sexualmente

 

"O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável"(Ct 5.16).

Algumas mulheres têm bloqueios sérios na área sexual e não conseguem ser felizes e nem fazer o seu marido feliz.

Algumas tiveram traumas, outras tiveram uma educação rígida, errada, castradora. Hoje, não conseguem ver o sexo com prazer. Uma boa parte dos maridos acabam piorando a situação por não tratarem as esposas com carinho. Acabam até mesmo trazendo mais traumas e bloqueios.

Conheço muitos casos de mulheres que tiveram que deixar seus maridos por causa  da violência sexual.

Mas é possível reconstruir uma vida com uma pessoa que tenha muito amor para lhe dar.

Você que quer ser feliz, aprenda a ver no sexo algo bom, criado por Deus para nos satisfazer. O Senhor quer que você deseje, também sexualmente, o seu marido. Isto não a tornará uma mulher vulgar. Vai torná-la verdadeiramente mulher.

Ponha para fora os seus sentimentos. Garanto que o seu marido vai gostar. Olhe para as suas pernas, como a esposa de Cantares: "As suas pernas ..." (Ct. 5.15). Olhe para seu ventre (Ct 5.14), para sua cabeça, seus cabelos, seus olhos, sua face, suas mãos (Ct 5.11-14). Olhe para seus órgãos sexuais. Aprenda a ver nos órgãos sexuais algo bom e fonte de prazer.

Não há nada de errado em você tocar nele, acariciá-lo. Isso motivará seu marido para o ato sexual. Os seus lábios podem percorrer pelo corpo do seu amado com muito carinho. Há áreas do corpo que são sensíveis. Certamente, ele irá até "às nuvens". Ele dirá para você: "Os teus lábios são como o bom vinho" (Ct 7.9).

Deixe-o tocar no seu corpo com muito amor. Os seus seios são fontes de prazer para você e para ele. Por isso, a esposa em Cantares diz: "... os meus seios (são) como as suas torres; sendo assim, fui tida por digna de confiança do meu amado" (Ct 8.10). Em outro texto, o marido descreve a beleza dos seios da esposa: "Os teus dois seios são como duas crias ..." (Ct 4.5).

A mulher pode segurar o marido e fazer com que ele esteja sempre muito apaixonado. Vai desejar estar logo em casa. Vai procurar tratar a esposa com mais carinho, pois ela é fonte de prazer e não de neurose, de problemas. Certamente, ele vai dizer como o marido em Cantares: "Arrebataste-me o coração com um só dos teus olhares, com uma só pérola do teu olhar" (Ct 4.9)

Vemos também, a importância do olhar apaixonado da esposa. O olhar expressa o que está no coração.

Importante o marido sentir que a esposa o está esperando em casa. Que ela sente falta dele: "vem depressa, amado meu" (Ct 8.14). Diga, de vez em quando, para o seu marido: "Querido, venha logo para casa pois estou precisando dos seus carinhos".

Certa vez, uma mulher disse publicamente: "Meu marido era muito mulherengo, mas eu fui a grande culpada, pois não tinha tempo para ele".

As mulheres ativas, de temperamento colérico, também sempre muitas coisas para fazer em casa e fora de casa. Está sempre agitada. Não enxergam, muitas vezes, a carência do marido. Eles acabam encontrando outras que terá tempo e carinho para lhes dar. For isso, é importante segurar o marido, antes que outra o leve.

De tempo também para o seu marido. Nós só damos tempo para aquilo que amamos e é importante para nós. Faca como a esposa em Cantares: "Eu dormia, mas o meu coração velava " (Ct 5.2). Vele pelo seu marido. Ele vai corresponder e dar tempo e carinho também para você.

O corpo deve ser acariciado e amado. Ele não é sujo e nem pecaminoso. O corpo é templo do Espirito Santo. O sexo foi criado por Deus. Não há nada na Bíblia contra o ato sexual entre os casais. Paulo chega a dizer: "Não vos priveis um ao outro, salvo, talvez, por mútuo consentimento..." (1Co 7.5).

Se isso não acontecer, Paulo diz que Satanás poderá nos tentar (1Co 7.5). Se for necessário nos dedicarmos à oração, vida espiritual, que o façamos, mas depois, novamente, devemos nos ajuntar (1Co 7.5).

Qual foi a última vez que você tomou banho com o seu marido e o envolveu com muito amor?

Qual foi a última vez que você fez alguma coisa diferente e o deixou "louco de amor"?

O amor é como uma bela flor no jardim que deve ser regada, caso contrário, morrerá.    


Tenham momentos a sós

 

"Vem, ó amado meu, saiamos ao campo ..." (et 7.1 1).

Qual foi a última vez que você teve momentos a sós com o seu marido?

Falo de momentos de prazer, curtir juntos um lazer, passear, namorar etc.

Não foi assim no namoro? Não houve românticos que marcaram profundamente suas vidas?

É claro que o trabalho, as dificuldades da vida, os amigos, os filhos, têm tomado muito tempo, mas é por isso também que a sua relação com o seu marido está tão fria, tão desgastante, tão sem--graça.

Deixe as crianças com alguém e arranje tempo para o lazer juntos, para

o namoro, para estarem a sós. Esqueça um pouco o trabalho e as lutas de cada dia. Vocês precisam renovar as forças. Você precisa renovar o amor com o seu amado.

No livro de Cantares há esse desejo de estarem juntos: "Levantemo-nos cedo de manhã para ir às vinhas; vejamos se florescem as vides, se se abre a flor, se já brotam as romeiras; dar-te-ei ali o meu amor" (Ct 7.12).

Aqui vemos a prática de um amor fora da rotina. Ali, junto às flores, ela daria o seu amor para o seu amado. Lindo! Romântico!

Alguns casais vão para um motel, outros para um hotel e ainda outros para a casa de algum amigo ou parente. O importante é dar tempo para estarem juntos. Passeiem juntos por uma praia de mãos dadas. Brinquem! Corram juntos! Façam algo diferente

Deixem fluir o amor que está no coração. Expressem todo esse amor. Em lugares belos e a sós, certamente, belas palavras vão brotar e trazer satisfação.

Diga como o esposo de Cantares: "Levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem ..." (Ct. 2.10).

Às vezes, as lutas e os problemas de cada dia nos trazem barreiras e só temos lembranças desagradáveis, que preferimos ficar sozinhos, num canto, ou com os amigos. Quantas esposas reclamam que os maridos não saem do bar ou da quadra de esporte? Não estou dizendo que eles não devam ter momentos de lazer. E até importante que existam momentos sadios com os amigos, mas precisa haver o momento dos dois curtindo um ao outro: "Em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que o vinho ..." (Ct 1.4).

Quando os dois se amam profundamente, certamente, lembranças agradáveis existirão sempre, que motivarão e darão alegria constante.

Qual foi a última vez que você chegou perto dele, na cama ou na sala, e sentou ao seu lado com carinho?

Talvez, você não possa sair, mas pode levá-lo para o quarto, para a sala e ficar juntinho dele. Pegue a sua mão e o leve para um canto. Curta o seu marido antes que outra o curta.

É evidente que há momentos que temos que ter a nossa privacidade. Precisamos ficar sós. Não há nada de errado nisso. O que não pode existir é cada um ficar sempre no seu canto.

Quem ama quer ficar junto, perto. Quer compartilhar, quer repartir, quer receber. Quem ama, sente falta de carinho da pessoa amada.

Afinal, "Melhor é serem dois do que um ..." (Ec 4.9). E também, "porque se caírem, um levanta o companheiro ai, porém, do que estiver só; pois caindo, não haverá quem o levante" (Ec 4.10).

Por isso tudo, precisamos ser uma só carne. 

 

Leve a sério a vida espiritual

 

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (SI 127.1).

Podemos ter uma vida sexual boa, podemos curtir o marido ou a esposa, podemos dar tempo para o passeio e lugar para o asseio, mas se não tivermos uma vida espiritual consistente, tudo poderá ser inútil.

Vivemos num mundo onde há constantes ataques das trevas, onde há problemas que o próprio cônjuge não conseguirá ajudar, pois são causas consideradas impossíveis. Por isso, a vida espiritual é fundamental.

Não estou dizendo para a pessoa ficar só dentro da igreja. A participação na vida da igreja é importante porque nos dará segurança, direção correta da vontade de Deus e nos dará equilíbrio. Mas é preciso haver entre os dois uma vida espiritual de plena harmonia. Através das orações, de joelhos e de mãos dadas, o Senhor fortalecerá os dois. Os dois caminharão olhando firmemente para Jesus.

Qual foi a última vez que vocês oraram juntos? Qual foi a última vez que jejuaram juntos com o mesmo propósito para suas vidas?

Paulo demonstra que a vida sexual é muito importante. Diz que o casal poderia parar o ato sexual por um determinado tempo, "para vos dedicardes à oração" (1Co 7.5). Ele aconselha que, após as orações, os dois deveriam novamente se ajuntarem (1Co 7.5).

Oração e vida sexual foram criadas pelo Senhor. Podemos amar orando e agradecendo ao Senhor por dar um momento tão precioso para os dois.

É verdade que há pessoas, homens e mulheres, que se converteram após o casamento. Um ainda não se converteu e até se opõe em ir à igreja. Mas Paulo, também orienta dizendo: "... o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente" (1Co 7. 14).

A vida de oração em família, une muito o casal e os filhos. Leva ao temor de Deus e a não deixar que o inimigo domine o lar.

Se não há essa vida de oração em comum, então há barreiras entre os dois. Algo está errado. Há vergonha, medo ou preconceito. Ou então, não levam a vida espiritual a sério.

Passem a orar antes de dormirem. Passem a orar juntos para resolverem os problemas familiares. Passem a glorificar ao Senhor de mãos dadas. As portas do inferno não prevalecerão contra esse lar. Não deixem brecha.

Leve a sério a vida espiritual.

Só assim o Senhor dará espirito de perdão. Só assim, ninguém irá querer ser superior ao outro. Só assim o Espírito do Senhor irá inundar os corações de pleno amor. Só assim as barreiras cairão e os dois serão realmente uma só carne.

Se você estiver sozinha em sua casa, na vida espiritual, então, não cesse

de orar. A Bíblia cita o exemplo de Ana que sofria humilhações de uma rival (1Sm 1.6-7). Pela vida de oração, Ana alcançou a sua bênção (1Sm 1.10-11, 19--20).

A Bíblia cita ainda o exemplo de Abigail, uma "mulher sensata e formosa" (1Sm 25.3), porém seu marido era duro e maligno" (1Sm 25.3). Ela era uma mulher espiritual e muito humilde (1Sm 2523-24). O próprio Senhor livrou Abigail do seu marido (1Sm 25.38). Ela teve um final feliz com um homem de Deus (1Sm 25.39-42).

Você pode pedir que alguém o ajude em oração. O fato é que você sua vida atendê-la, precisa levar a sério a espiritual, pois o Senhor irá no momento certo.   


Vá à luta

 

"Ela percebe que o seu ganho é bom ..." (Pv 31.18).

No livro de Provérbios há citações da mulher virtuosa (Pv 31.1-31). Diz que o seu valor excede o de finas joias. Diz também que a força e a dignidade são os seus vestidos.

O destaque é para a mulher que não vive, em tudo, dependendo do marido. Ela vai à luta! Diz que "de bom grado trabalha com as mãos" (Pv 31.13). Diz mais: "É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas" (Pv 31.15).

A mulher que fica totalmente dependente do marido, será desvalorizada. Chegará o tempo em que o marido não terá muito o que conversar com ela, pois não conhecerá nada da vida, apesar de ter se dedicado aos filhos e à sua casa.

Aquelas que puderem, devem ter o seu próprio ganho, como a mulher virtuosa de Provérbios.

As que se preocupam também só com vestimentas, não terão nada para dar. Veja que a força e a dignidade (Pv 31.25) estão nessa mulher virtuosa. Ela fala com sabedoria (Pv 31.26) e sabe lidar com as pessoas e com os negócios: "Examina uma propriedade e adquire-a" (Pv 31.16).

É evidente que não estamos dizendo que todas as mulheres precisam saber fazer negócios, mas ela não pode ser alienada. Precisa saber fazer compras, precisa saber lidar também com o dinheiro.

A mulher que tem independência financeira, pode também se impor dentro do lar. Pode ter mais dignidade. Há muitas mulheres que são humilhadas dentro de casa ao pedirem dinheiro. A resposta, muitas vezes é: "Mas o dinheiro que eu te dei já acabou? Você não sabe mesmo economizar'!"

Não deixe seu marido ir à frente sozinho, fazendo cursos. Procure valorizar-se também. As que puderem, procurem trabalhar e colocar uma empregada doméstica em sua casa. Assim, você terá mais tempo para estudos e para o seu trabalho, bem como, também, terá tempo para o lazer, marido e filhos.

As que puderem, procurem fazer tudo isso antes de se casarem. Procurem ter sua própria profissão. É evidente que você poderá casar-se com uma pessoa maravilhosa que a compreenderá e poderá estar constantemente junto a você e os dois poderão até trabalhar juntos. Mas não tenha somente sonhos lindos de um príncipe, que a vida toda vai lhe dar tudo nas mãos. Vá à luta também! Tenha a liberdade de ter as suas próprias coisas.

Quantas mulheres suportam humilhações e violências porque estão "aos pés dos maridos" e não têm um curso e uma profissão?

Quantas mulheres deixam de ir à presença de autoridades ou em reuniões, pois os maridos têm vergonha de apresentar as esposas?

Quando você tem algo para dar, quando você tem compreensão dos fatos da vida, você poderá colocar suas opiniões e também participar das decisões de sua casa.

Infelizmente, muitas mulheres não tendo nada para fazer, acabam andando ociosas "de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem" (1Tm 5.13).

Quem não tem nada para fazer, acaba se perdendo em práticas odiosas, negativas.

Por isso, procure ocupar seu tempo com coisas úteis. A mulher virtuosa tem algo para dar: "... a instrução da bondade está na língua" (Pv 31.26).

Há ainda outras mulheres que assumem ministérios em sua Igreja e "abre a mão ao aflito, e ainda a estende ao necessitado" (Pv 31.20). Ocupam seu tempo fazendo algo útil. Acabam sendo respeitadas e úteis ao Reino de Deus.

Não pense que você não pode. Você pode sim! Você pode ser útil a muitas pessoas. Vai ser valorizada e respeitada, inclusive, pelo marido.

Vá à luta!    


Marido: salve seu casamento

 

"Como és formoso, amado meu, como és amável" (Ct 1.16).

O fato de estarmos nos dirigindo às mulheres, não significa que somente ela é culpada de uma situação ruim no lar, ou somente ela precisa de orientação. Os dois precisam receber orientação.

No texto de Cantares, acima, a esposa reconhece duas coisas importantes no marido: formosura e amabilidade (Ct 1.16). Isto significa que o homem deve também se preocupar com a aparência e o tratamento adequado à esposa.

Muitos homens são insensíveis aos problemas das mulheres. Acham que têm a última palavra. Muitos só pensam em si na relação sexual. Há mulheres que nunca souberam o que é orgasmo.

Se os maridos não fizerem a sua parte, não adiantará as mulheres fazerem a parte delas. Assim, é importante os homens se preocuparem com o visual. Alguns precisam perder alguns quilos. Sem asseio e sem um visual adequado, não motivam as mulheres.

Procure segurar a sua esposa, antes que outro a leve. Às vezes, até aniversário de casamento ou o próprio aniversário dela, é esquecido. Ficam magoadas, decepcionadas. Como ter uma boa relação sexual?

É importante um telefonema para ela durante o dia e dizer da sua importância e da saudade que sente. Esta atitude despertará o amor na esposa.

Às vezes, na hora da relação sexual não há um clima agradável porque houve frieza durante todo o dia.

Talvez, é preciso pedir desculpas por erros cometidos durante o dia. Se o homem não consegue ter ereção na hora da relação, por causa de uma crítica da mulher ou uma rejeição, o mesmo acontece com ela. Ela não terá entusiasmo por um homem que a agrediu durante o dia ou foi indiferente com ela. Por isso, é preciso haver reconciliação. Para os casais crentes, é necessário haver intercessão e pedir a direção do Senhor.

Sua mulher é muito importante. O autor de Cantares chega a dizer: "És fonte dos jardins, poço das águas vivas ..." (Ct 4.15).

Palavras doces e mansas para a sua esposa, serão fundamentais para conquistá-la, envolvê-la. O homem tem que aprender também a se preparar para o ato sexual.

O perfume, o visual, o banho, a roupa, o olhar, os carinhos, tudo isto, irá fazer com que a mulher esteja pronta para lhe dar todo o amor. Não se esqueça do presente ou cartão de amor para ela. Você agindo assim, vai motivar sua esposa a também fazer o melhor para você.

Lembre-se: a tarefa de manter viva a chama do amor, pertence aos dois.

Há esposas que estão desejando que outra leve o marido ou mesmo que o Senhor o leve para a glória, pois a situação é insustentável. For isto, procure fazer também a sua parte.

O homem é sim o cabeça do lar, mas não significa que a esposa é inferior ou incapaz. A direção do marido deve ser em amor e harmonia com a esposa. Ela deve se sentir amada, respeitada, valorizada.

Ela deve participar de todas as decisões. Quando isto acontece, tudo no lar flui naturalmente e em harmonia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog