O grande sucesso de metodistas no esporte

 

 

Odilon Massolar Chaves 

 

 


Copyright © 2024, Odilon Massolar Chaves 

Todos os direitos reservados ao autor. 

É permitido ler, copiar e compartilhar gratuitamente

Art. 184 do Código Penal e Lei 96710 de 19 de fevereiro de 1998. 

Livros publicados na Biblioteca Wesleyana: 146

Endereço: https://bibliotecawesleyana.blogspot.com

 Tradutor: Google

-----------------

Odilon Massolar Chaves é pastor metodista aposentado, doutor em Teologia e História pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sua tese tratou sobre o avivamento metodista na Inglaterra no século XVIII e a sua contribuição como paradigma para nossos dias.

Foi editor do jornal oficial metodista e coordenador de Curso de Teologia.

É escritor, poeta e youtuber.

Toda glória seja dada ao Senhor


Indice

 

·       Introdução

·       Metodistas na origem do F. C. Barcelona

·       Fundador do Everton Futebol Clube da Inglaterra

·       História da criação do time do Liverpool

·       Primeiro jogador de futebol profissional negro do mundo

·       O maior jogador de rúgbi de Fiji

·       O pioneiro do golfe na Coreia do Sul

·       Um evangelista cria a Liga de Futebol na Inglaterra

·       Jovens metodistas fundam o Aston Villa F.C.

·       O torpedo de Tonga se torna pastor

·       Do orfanato a recordista de medalhas

·       Primeiro a acabar com o racismo no beisebol

·       O maior comentarista de futebol da Inglaterra

·       Campeão olímpico e herói nacional

·       O trampolim para ser campeã olímpica

·       Indo além do Guinness Book

·       O jovem negro que venceu pela fé o preconceito no beisebol nos EUA

 

Introdução

 

 

Pois é, ninguém poderia imaginar que os metodistas pudessem estar por tras de grandes times de futebol do mundo e ter uma bela história na luta contra o racismo no beisebol. 

“O grande sucesso de metodistas no esporte” é um livro que conta a história da participação de diversos metodistas na origem e prática do esporte à nível mundial, em suas diversas modalidades. 

Em algumas modalidades diversos metodistas se destacaram, inclusive como campeões olímpicos. 

Especialmente, no futebol, a contribuição foi fantástica na Inglaterra e Espanha. 

Mas foi no beisebol americano que a luta de metodistas contribuiu para abrir caminhos para a participação do negro em igualdade com todos. Esse fato histórico se tornou filme. 

E foi um metodista que se tornou o primeiro jogador de futebol profissional negro do mundo. 

Curta esse livro de forma prazerosa porque são histórias vitoriosas. 

 O Autor


Metodistas na origem do F. C. Barcelona

O futebol chegou a Barcelona, na Espanha, em 1890 através de trabalhadores britânicos do setor têxtil. No outono de 1893, foi criada a Sociedade de Football de Barcelona, majoritariamente por jovens britânicos da Igreja Metodista. A presidência foi oferecida ao cônsul britânico William Wyndham. 

Sete anos mais tarde (1899), a Sociedade de Football de Barcelona foi a base do F. C. Barcelona. Eles jogaram uniformizados (camisa encarnada, chapéu e calções brancos, metade escocesa e meias botas). 

Eles estavam fora da Constituição. Havia a Inquisição na Espanha. O protestantismo era ilegal. Os líderes das igrejas metodistas apoiavam o futebol. Joan Gamper, um suíço evangélico, fã de esportes, chegou a Barcelona e se envolveu com a juventude na comunidade luterana suíço-alemã e metodista. Eles concordaram com os jovens da igreja metodista, que já tinham organizado um time de futebol. 

O suíço luterano Joan Gamper fundou o F. C. Barcelona em 29 de novembro de 1899. A fusão do F. C. Barcelona com o time metodista aconteceu em 13 de dezembro de 1899.  

No site do F. C. Barcelona está dito “A aventura da criação do F. C. Barcelona em 1899 por um grupo de jovens estrangeiros que vivem em Barcelona [...]”. Mas, posteriormente, houve resistência católica forte e uma “guerra religiosa” contra o F. C. Barcelona. Muitos dos 36 jovens evangélicos deixaram o Barcelona. Dois metodistas fundaram o Club de Tênis Barcelona. 

O livro de Augusto Rodes Los fundadores del F.C. Barcelona, ediciones Joica, 2000, registra essa incrível história.[1] 

 

Fundador do Everton Futebol Clube da Inglaterra

Ben Swift Chambers (1845-1901) nasceu na aldeia de Stocksmoor, perto de Huddersfield, Inglaterra. Foi nomeado para a Igreja Metodista em São Domingo, em Liverpool, em 1877. Defensor da temperança, criou a Banda da Esperança com jovens da classe trabalhadora e formou um clube de críquete para os jovens locais.

O objetivo era que tivessem um exercício saudável, desenvolvessem as qualidades do espírito esportivo cristão e ficassem longe do álcool.

Ele convenceu os membros da Classe Bíblica dos Rapazes a fundar o St. Domingo Futebol Clube, em Stanley Park, em 1878, para manter os jovens da igreja ativos nos meses de inverno fora da temporada de críquete. Houve interesse geral de outros participarem, e em 1879 o nome foi mudado para Everton Football Club, que depois foi transferido para Anfield, em 1884.

O Everton se transformou num clube profissional e logo conquistou o Campeonato Inglês em 1891 (depois mais oito vezes). Venceu a Supercopa da Inglaterra (9), a Copa da Inglaterra (5) e a Recopa Europeia (1).

Em 2008, o túmulo do reverendo Ben foi descoberto. A cúpula do Liverpool e do Everton, pastores metodistas e representantes dos jogadores participaram de uma cerimônia para homenagear o fundador do futebol na cidade. Ele é considerado parte integrante da história do clube.[2]

 

História da criação do time do Liverpool

O time de futebol do Liverpool teve origem no time de futebol do Everton, criado pelo pastor metodista Ben Swift Chambers (1845–1901). O Liverpool nasceu do Everton. O pastor Ben Swift Chambers é considerado o fundados os dois times de futebol. 

Em 1877, o Rev. Benjamin Swift Chambers foi nomeado Ministro da Capela de São Domingos e criou um time de críquete para os jovens metodistas. O críquete só era jogado nos meses de verão. Ben Swift Chambers era ávido defensor da temperança. Ele viu na criação do futebol uma oportunidade dos jovens metodistas gastarem seu tempo no esporte em vez de se envolverem com bebidas. 

“Em 1878, a equipe havia mudado seu nome para Everton. O Everton FC logo deixou o campo de Anfield para jogar no campo Mere Green, em Walton. Em 1892, eles haviam construído um novo estádio chamado Goodison Park.

“Em 1892, após discussões sobre dinheiro, Everton mudou-se para Goodison Park e o Liverpool FC nasceu”.[3]  “Em 22 de abril de 1893, ocorreu o primeiro jogo do Derby entre o Everton e Liverpool.

O Everton venceu a liga pela primeira vez em 1890, o Liverpool em 1900 e a partir de então os dois times dominaram o futebol inglês”.[4] 

"Ambos os clubes foram fundados pelas mesmas pessoas (essencialmente as classes médias protestantes e ricas do Liverpool do século 19) da mesma igreja (St Domingo's, uma igreja protestante)". [5] 

Em 2008, “os rivais se uniram para homenagear o herói desconhecido de Huddersfield, que fundou duas superpotências do futebol.[6] 

Um porta-voz do Liverpool disse: “Temos o prazer de ajudar a homenagear a memória do Rev. Chambers e todos em Liverpool estavam ansiosos para se envolver”.[7] 

O túmulo de Chambers foi limpo e recebeu uma nova lápide graças ao financiamento dos dois clubes. Foi dedicado após a cerimônia de ontem.

O novo epitáfio em seu túmulo diz: "Ben Swift Chambers, que fez a bola rolar que levou ao nascimento dos clubes de futebol de Everton e Liverpool".

Sir Philip Carter, diretor do Everton, disse: “Existem poucas coisas mais importantes em Merseyside do que o futebol.

“Tanto o Liverpool quanto o Everton têm uma herança orgulhosa e a história de nossos clubes é uma fonte de imenso orgulho para nossos torcedores.

“Honrar um cavalheiro que foi tão essencial para a criação do futebol em nossa cidade é inteiramente apropriado.

"Ben Chambers era um visionário e todos os interessados ​​em futebol em Merseyside devem a ele uma tremenda dívida de gratidão."

A maioria dos torcedores de Liverpool e Everton nunca ouviu falar do Reverendo Ben Swift Chambers - mas sem ele seus clubes podem nunca ter sido formados.

Uma pesquisa minuciosa estabeleceu que foi esse modesto clérigo de West Yorkshire que deu o pontapé inicial que levou à criação dos dois principais clubes. 

Agora eles devem prestar homenagem ao Sr. Chambers, que morreu há mais de 100 anos e está enterrado em um túmulo negligenciado em Shepley, perto de Huddersfield. 

Ambos os clubes concordaram em contribuir para a restauração da sepultura. "Estou feliz que este humilde clérigo receba agora o reconhecimento que ele merece tão ricamente", disse Lupson.

"É notável que tão pouco se saiba sobre o homem que era pai de dois dos principais clubes de futebol do país. Nenhuma biografia dele jamais foi escrita nem nenhuma fotografia dele foi descoberta. Finalmente, graças a Everton e Liverpool, ele receberá uma homenagem duradoura à sua memória ".[8] 

Ben Swift Chambers é considerado um visionário. Proporcionou a criação de dois grandes time de futebol. 


Primeiro jogador de futebol profissional negro do mundo 

Arthur Wharton (1865 -1930) nasceu em Jamestown, Gold Coast (Gana). Filho do Rev. Henry Wharton, um famoso missionário metodista wesleyano das Índias Ocidentais, nasceu em Accra, Gana. Sua mãe, Annie Florence Egyriba, era membro da realeza em Gana. 

Foi educado na Escola do Dr. Cheyne em Londres entre 1875 e 1879. 

Em 1884, aos 19 anos, Arthur mudou-se para o Nordeste para ser um pregador metodista no Cleveland College, Darlington, onde ele começou sua carreira esportiva. 

“Manny Harbon, um treinador local, ficou de tal maneira impressionado com as capacidades atléticas do jovem que o convidou a participar nos campeonatos da Amateur Athletic Association (AAA) que se realizavam em Stamford Bridge, Londres”. 

Em 1886, ele igualou o recorde mundial amador de 10 segundos pelo sprint de 100 jardas no campeonato da AAA. Ele foi o primeiro atleta negro a vencer um campeonato AAA. Foi um ciclista e jogador de críquete, nas equipes em Yorkshire e Lancashire. 

Os jogadores negros amadores Robert Walker e Andrew Watson, jogaram futebol como amadores antes de Wharton, mas ele é considerado o primeiro jogador de futebol de herança mista a se tornar profissional. 

Wharton começou como amador jogando como goleiro do Darlington. Depois foi para o Preston North End e fez parte do time que chegou às semifinais da FA Cup em 1886-1887. Em 1889, ingressou no Rotherham Town, assinando como profissional. 

Em 1890, ele se casou com Emma Lister (1866–1944) em Rotherham, Yorkshire e tiveram duas filhas, Minnie e Nora.  

“Durante a temporada de 1894 a 1895, a Wharton jogou três jogos pelo Sheffield United, contra Leicester Fosse, Linfield e Sunderland - sendo este último um jogo da Primeira Divisão”. Ele se tornou o primeiro jogador negro a jogar na primeira divisão. 

Em 1895, ele entrou para o Stalybridge Rovers. Jogou no Condado de Stockport da Segunda Divisão, em 1901 a 2002. 

Wharton aposentou-se do futebol, em 1902, e encontrou emprego como operário de transporte de carvão nas minas de Yorkshire Main Colliery em Edlington.

Em 1911, ele foi empregado como mineiro e morava em Moorthorpe, West Yorkshire, com a esposa Emma. Faleceu em 1930. 

Seu túmulo foi tombado em 1997, depois de uma campanha dos ativistas anti-racistas Football Unites, Racism Divides. Em 2003, Wharton foi incluída no Hall da Fama do Futebol Inglês, em reconhecimento ao impacto que causou no jogo. 

Em 2012, sua estátua foi colocada em exibição permanente na sede da FIFA em Zurique. Wharton foi o primeiro profissional negro e o primeiro a jogar na Liga de Futebol.[9] 


O maior jogador de rúgbi de Fiji

Waisale Tikoisolomoni Serevi nasceu em 1968, em Qarani, na ilha de Gau, em Suva, Fiji. Foi educado por pais cristãos convictos e fortemente envolvidos na Igreja Metodista. 

Na infância, viu Fiji derrotar o Lions Britânicos, em 1977. Decidiu assumir o rúgbi após ver que o povo de Fiji ficou muito feliz com a vitória. Serevi estudou na escola secundária Memorial Lelean, mas não concluiu o curso por causa do amor ao rúgbi. Sua carreira começou em 1989, quando representou Fiji no Torneio Hong Kong. 

Em 1993, casou-se com Karalaini, com quem tem três filhos. Sua esposa trabalha para a Força de Defesa de Fiji. Antes de 1993, ele jogou pelo Clube Nasinu Rugby, Suva, que representou em numerosas ocasiões.  

Em 1993, Serevi assinou com a equipe Mitsubishi, do Japão. Jogou no clube inglês Leicester por dois anos. Jogou ainda no clube francês State Montois. No final de 2004, Serevi jogou no clube Staines, de Londres, e parou profissionalmente em 2005.

Venceu a Copa do Mundo por Fiji, em 1997 e 2005. Ganhou prata nos Jogos da Commonwealth em 1998 e 2002, e bronze, em 2006. 

Após vencer a Copa do Mundo Rugby Sevens de 2005, foi nomeado treinador da equipe Fiji Sevens. Foi considerado pelo Fiji Times como a Personalidade do Ano em 2005. Em 2010, foi com sua família para os EUA. Voltou no ano seguinte e se tornou treinador de Fiji, em 2013. 

Ele é um cristão comprometido que frequenta a Igreja Metodista com sua família. Sempre teve influência do seu pastor na vida profissional. Em suas botas e cintas para cada jogo, Serevi coloca as palavras de Filipenses 4.13: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. Ele é considerado um dos maiores jogadores de rúgbi de todos os tempos.[10]

 

O pioneiro do golfe na Coreia do Sul

Choi Kyung-Jué, conhecido como KJ Choi, nasceu em 19 de maio de 1970 em Wando, Coreia do Sul. Filho de um agricultor de arroz, é casado com Hyunjung Kim e tem dois filhos e uma filha. Vive em Woodlands, Texas. É golfista profissional. É membro da Igreja Metodista Unida Coreana em Dallas, Texas. 

Choi foi conduzido a Cristo por sua esposa, quando eles começaram a namorar em 1992. Ele acredita que as bênçãos materiais que Deus dá por intermédio do golfe devem ser partilhadas com aqueles que precisam. 

Desde 1994, quando se tornou profissional, ganhou 20 torneios de golfe profissionais em todo o mundo, incluindo oito no PGA Tour, tornando-se o golfista mais bem-sucedido da Ásia. 

Em agosto de 2007, alcançou o top 10 do ranking mundial pela primeira vez. Sua vitória mais notável ocorreu no Player Championship 2011. Após sua vitória, Choi doou 200 mil dólares para ajudar as vítimas dos tornados nos EUA. Ele passou 40 semanas no top 10 do ranking mundial. Ele é considerado pioneiro do golfe coreano. Foi o primeiro jogador nascido na Coreia a jogar no PGA Tour, trazendo impacto sobre o crescimento do golfe em seu país de origem. 

Doou grande parte de seu dinheiro à caridade através da Fundação KJ Choi. Ele afirmou: “O Senhor tem sido bom para mim e Ele providenciou muito para mim, então esta é a minha maneira de retribuir todas as coisas que Ele tem me dado”. 

Para o torneio de golfe Presidentes Cup, na Coreia do Sul, em 2015, ele foi nomeado vice-capitão da Equipe Internacional. Choi está entre os cem maiores golfistas do mundo.[11] 

 

Um evangelista cria a Liga de Futebol na Inglaterra

 

William McGregor (1846-1911) nasceu em Braco, Perthshire, Escócia. Foi um empresário, que se mudou para Birmingham, Inglaterra, para constituir uma empresa. Ele desempenhou um papel extremamente influente no clube e no futebol profissional. Foi contra bebidas alcoólicas e um evangelista e devotado metodista. 

Ele assistiu ao seu primeiro jogo de futebol na Escócia aos oito anos. Dois anos depois de o Aston Villa ser formado, em março de 1874, por jovens da classe bíblica da Igreja Metodista Wesleyana, ele se ofereceu para ajudar. Era um organizador natural e empresário, e foi logo ser vice-presidente do clube. 

Tornou-se presidente entre 1885 e 1887, o que culminou com a vitória do clube na F.A Cup pela primeira vez. Foi por incentivo de McGregor que a Liga de Futebol Inglesa foi formada, em 1888. 

Considerado o “pai da Football League”, recebeu lugar de destaque na história do futebol inglês e no “seu” clube, Aston Villa. Casou-se com Jessie McGregor e tiveram um filho e uma filha. Antes de sua morte, recebeu uma medalha por sua dedicação ao futebol. Entre as muitas homenagens póstumas, está a Fonte em Villa Park, onde seu ex-clube hoje joga seus jogos em casa. Está incluído no Salão da Fama Aston Villa como uma das 12 personalidades mais importantes do clube. 

É considerado o criador da Football League (Liga de Futebol Inglesa), lançada como o primeiro campeonato nacional de futebol do mundo, em 1888. Muito mais do que diretor e presidente, ele foi o promotor da primeira liga de futebol do mundo.[12]

 

 

Jovens metodistas fundam o Aston Villa F.C.

O Aston Villa Football Club foi fundado em março de 1874 por membros da classe bíblica da Igreja Metodista Wesleyana que estavam à procura de algo para mantê-los ocupados durante o inverno. Os quatro membros fundadores da Cruz Villa Wesleyan Chapel, em Handsworth, foram: Jack Hughes, Frederick Matthews, Walter Price e William Scattergood. 

A partir de 1867, ficou conhecido como Aston Villa Wesleyan Chapel. William McGregor, um evangelista metodista devotado, desempenhou um papel extremamente influente no clube e se tornou vice-presidente e depois presidente do clube. Ele foi o fundador da Liga de Futebol Inglesa. 

Aston Villa surgiu como o mais bem-sucedido clube inglês da era vitoriana. Até o início da Primeira Guerra Mundial, ganhou o Campeonato da Liga seis vezes e a Copa da Inglaterra cinco vezes. Foi o principal fundador da primeira liga de futebol do mundo, a Football League, em 1888. 

Também fundou a Premier League em 1992, sendo um dos sete clubes que participaram de todas as edições da competição. O Villa é o quinto com o maior número total de grandes títulos ganhos por um clube de seu país, tendo conquistado 20 títulos nacionais: 7 campeonatos ingleses, 7 F.A. Cups, 5 copas da Liga e 1 supercopa inglesa. 

O Aston Villa ganhou a Taça dos Campeões Europeus 1981-82, além da Supercopa Europeia de 1982 e a Intertoto de 2001.[13]

 

O torpedo de Tonga se torna pastor

Viliami Ofahengaue nasceu em 1968, em Kolofoou, Tonga. Ele foi criado e educado na Nova Zelândia. Conhecido como Willie e Torpedo, Tonga foi um jogador de rúgbi. Ele ganhou um lugar na equipe da escola na Nova Zelândia, mas, ao visitar a Austrália em 1988, acabou ficando naquele país porque sua entrada foi negada ao regressar a Nova Zelândia. 

Ele ganhou 41 partidas para os Wallabies australianos (1990-1998) e jogou nas Copas do Mundo de 1991 e 1995 e na Copa do Mundo de Sevens 1993. Era o número 8 e tinha uma força imensa, com 1,94 m e 110 kg. Ainda há jovens australianos que consideram Willie o modelo perfeito. Desempenhou um papel fundamental na campanha vencedora da Copa do Mundo da Austrália em 1991. 

Após terminar a carreira de jogador na Austrália, Willie foi jogador/treinador no Japão durante cinco anos. Ele se tornou o primeiro treinador nacional da 'Ikale Tahi, em Tonga, em janeiro de 2004. Hoje, ele é o rev. Ofahengaue e mora em Melton South, Victoria, como pastor da Igreja Wesleyana Livre de Tonga.

Antes, era o ministro da colisão, que batia de frente. Agora, é o ministro da oração. Era o mais temido do rúgbi mundial. 

Willie agora tem uma vida mais serena. Prega nas quatro congregações na região de Burpengary, de Brisbane. Ele não fala da sua carreira de rúgbi, nem quase assiste rúgbi. A Igreja e sua família o mantêm ocupado.[14]

 

Do orfanato a recordista de medalhas

Tatyana McFadden nasceu em 1989, em São Petersburgo, Rússia. Ela nasceu com uma doença congênita que a paralisou da cintura para baixo. Sua mãe a abandonou em um orfanato pobre que não tinha cadeira de rodas. Aos três anos, ela aprendeu a andar com suas mãos de cabeça para baixo. 

Deborah McFadden , uma metodista dos EUA, a encontrou no orfanato quando Tatyana tinha seis anos. Ela entrou numa sala do orfanato, e Tatyana a reivindicou como sua mãe. “Essa é a minha mãe”, disse ela. Tatyana foi para os EUA e começou a correr aos oito anos. Deborah McFadden também deu a fé a Tatyana, que ganhou dez medalhas paraolímpicas em vários jogos paraolímpicos de verão. Em 2013, ela se tornou a primeira atleta paraolímpica do mundo a conseguir ganhar quatro maratonas em Boston, Chicago, Londres e Nova York, além de seis medalhas de ouro no campeonato mundial realizado em Lyon, França. 

Em 2014, nos Jogos de Inverno Paraolímpicos de Sochi, na Rússia, Tatyana reuniu suas duas famílias e conheceu sua mãe biológica, o que foi notícia no mundo todo. Ela ficou com a prata no esqui cross country. 

Em abril de 2014, ganhou o ouro na segunda vitória consecutiva na Virgin Money Maratona de Londres com um novo recorde do percurso. Ela é membro da Igreja Metodista Unida em Clarksville, Maryland, EUA. 

A Igreja instalou um elevador para Tatyana frequentar os cultos. Tatyana é um modelo para Hannah, sua irmã de nove anos de idade que perdeu uma perna e também foi adotada por Deborah McFadden. [15] 


Primeiro a acabar com o racismo no beisebol

 

Wesley Branch Rickey (1881-1965) nasceu em Ohio, numa fazenda. Era filho de Jacob Franklin Rickey, um devoto metodista. Foi fortemente educado por sua mãe, Emily, que ajudou a lhe dar uma forte fé. Rickey foi jogador do futebol americano e treinador na Universidade Wesleyana Ohio e Faculdade Allgheney. 

Suas muitas realizações de profunda fé cristã lhe valeram o apelido de “mahatma”. Foi gerente-geral do time de beisebol Brooklyn Dodgers. Um devotado metodista. 

Abriu o caminho para jogadores negros e ajudou a inspirar o movimento pelos direitos civis dos anos 1950 e 60. Contra a opinião de todos, trouxe o primeiro negro, Jackie Robinson, para jogar na Liga profissional. Rickey disse: “Eu posso não ser capaz de fazer algo sobre o racismo em todos os campos, mas posso fazê-lo no beisebol”. 

Em 1991, o Rotary Club de Denver criou o Prêmio Branch Roichey, concedido anualmente a um jogador do campeonato de beisebol em reconhecimento ao excepcional serviço à comunidade. É uma história de visão, coragem e serviço. Rickey é comparado ao abolicionista William Wilberforce, da Inglaterra. 

Alguns jornalistas esportivos contemporâneos chamavam Rickey de” Segundo Grande Libertador” (depois de Lincoln). O filme 42, lançado em 2013, retrata a história de Jackie Robinson e Wesley Rickey.[16]



O maior comentarista de futebol da Inglaterra

John Walker Motson nasceu em 10 de julho de 1945, em Manchester, Inglaterra. É um conhecido comentarista de futebol na Inglaterra, um grande profissional. Jornalista e escritor, é conhecido como Motty. 

John Motson é uma pessoa muito confiável no futebol. Sua bela carreira de radiodifusão cresceu quando a BBC o contratou em 1968 como apresentador de esportes na rádio. Por mais de 35 anos, John Motson foi o comentarista líder em todos os jogos de futebol ao vivo e em outros esportes na BBC. 

Seu pai era pastor metodista e um líder piedoso e ativo de algumas áreas bastante conturbadas em Londres. A fé era e ainda é muito importante para ele, embora nunca tenha sentido o chamado para seguir os passos do pai como pastor. Sua paixão foi o futebol. 

Desde 1979, Motson vem comentando os principais campeonatos europeus. Foi à África do Sul pela BBC para a Copa do Mundo de 2010. 

Publicou vários livros sobre futebol. Em 2001, foi premiado com o OBE (Oficial da Ordem do Império Britânico). É casado com Anne e tem um filho. 

Perguntado sobre a importância da Igreja, disse: “Eu ainda sou membro da igreja Metodista, e isto é muito importante para mim”.[17]

 

 

Campeão olímpico e herói nacional

Robert Bruce Mathias (1930-2006), Bob Mathias, nasceu na Califórnia, EUA. Nos Jogos Olímpicos de 1948, em Londres, com 17 anos, tornou-se o mais jovem medalhista de ouro. Foi  bicampeão olímpico do decatlo em Londres (1948) e Helsinque (1952).

Voltou para os EUA como herói nacional. Em 1954, foi lançado um filme sobre sua vida: The Bob Mathias story. Ele apareceu em quatro filmes. Entre 1967 e 1975, exerceu quatro mandatos na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pelo Partido Republicano.

Casou-se com Melba Wiser e teve três filhas. Mathias serviu no Corpo de Fuzileiros Navais e mais tarde se tornou membro da reserva da Marinha dos EUA.

Depois de sua carreira política, voltou para o Movimento Olímpico dos EUA e foi o primeiro diretor do Centro de Treinamento Olímpico dos EUA, no Colorado. Visitou mais de 40 países como embaixador da Boa Vontade dos Estados Unidos.

O ofício fúnebre foi realizado na Igreja Metodista Unida em Tulare, Califórnia. Bob Mathias se tornou uma lenda nos EUA e teve a capacidade de inspirar uma nação através de sua ética, determinação e perseverança.[18]


O trampolim para ser campeã olímpica

 

Lauren Perdue nasceu em 1991, em Charlottesville, estado da Virgínia, EUA.  Estudou em Greenville, Carolina do Norte, onde cresceu praticando futebol, vôlei, softball, surfe, wakeboard e curtindo a praia. Seus pais e uma irmã foram nadadores e compreendiam seus esforços e sonhos. 

Lauren foi nadadora do Greenville Swim Club (1999 -2009). 

Em 2009, ganhou seu primeiro campeonato nos 200 metros nado livre. Ela participou da Universidade de Virgínia e nadou na Collegiate Athletic Association Nacional (NCAA). 

Como nadadora, ganhou 17 campeonatos e recebeu oito premiações All-American. Foi nomeada Nadadora do Ano (2010) e Nadadora do Campeonato (2011). 

Lauren sofreu uma fratura nas costas e se submeteu a uma cirurgia em março de 2012, a apenas dois meses dos ensaios olímpicos de Londres 2012. Ela decidiu passar pela cirurgia, o que muitos pensavam ser o fim de seus sonhos olímpicos, mas se reabilitou e continuou a lutar pelo seu sonho. Ela se tornou membro da equipe olímpica dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e ganhou uma medalha de ouro na equipe dos EUA no revezamento estilo livre 4x200 metros. 

Ela é membro da Igreja Metodista Unida Jarvis Memorial Greenville, Carolina do Norte, onde testemunhou sua bela experiência mostrando como chegou a se tornar uma nadadora olímpica, realizando seu sonho. 

Seu testemunho descreveu as lutas que teve de superar e o milagre de Deus em sua vida. Lauren afirma que os obstáculos que você enfrenta em sua carreira são apenas trampolins para fazer de você uma pessoa mais forte.[19]

 

Indo além do Guinness Book

 

Valerie Fons estudou na Westchester High School, Houston, Texas, EUA. Recebeu diploma de mestre em Divindade do Seminário Teológico Evangélico Garrett. É casada com Joseph Ervin e mãe de seis filhos adotivos, criados em meio à natureza. 

É pastora da Igreja Metodista Unida. Valerie está no Guinness Book of World Records. Ela se tornou canoísta premier em 1982. 

Em 1986, a Comissão do Sesquicentenário de Michigan a nomeou exploradora para observar e documentar a terra, os povos e a qualidade da água do hemisfério ocidental e para apresentar uma mensagem amigável a cada pessoa. 

Ela partiu do Oceano Ártico, no Alasca, para chegar ao Cabo Horn, no Chile, navegando 21.246 milhas. Viajou através de 24 países, em 33 meses. Ela foi além de suas expectativas. Hoje, em vez de lutar para chegar a um destino, ela espera chegar a um destino espiritual. Valerie é cheia de vida, tem uma energia ilimitada, grande ousadia e a coragem de viver seus sonhos. 

Em 2009, recebeu o diagnóstico de leucemia linfoide aguda e precisou fazer transplante de medula óssea. Valerie é presidente do Lake Adventures Uniting Nature and Children with Hospitality, em Washington Island, Wisconsin, que oferece passeios de caiaque para crianças e realiza programas comunitários. 

Ela também dirige o “restaurante” Bread and Water, um ministério de extensão especializado das Conferências Wisconsin e Michigan Ocidental da Igreja Metodista Unida. Sua Missão é a declaração de Wesley colocada em cada mesa: “Fazer todo o bem que puder”. 

Nas mesas, há cartões para pedidos de oração. Em 2014, Valerie promoveu no Bread and Water o retiro “Sensibilidades de Cura”. Ela é autora de Keep it moving: baja by canoe e coautora de Da vergonha à glória: mães na herança de Jesus.[20] 


O jovem negro que venceu pela fé o preconceito no beisebol nos EUA

Jackie Robinson (1919-1972) nasceu no Cairo, Geórgia, EUA. Descendente de escravos, cresceu em meio à pobreza e ao racismo. Quando tinha um ano de idade, seu pai abandonou a família, que decidiu morar na Califórnia. Sua mãe, Mallie Robinson, o levou para a Igreja. Na adolescência, Jackie se envolveu com gangues.

O jovem pastor metodista negro Karl Downs aproximou Jackie da Igreja. Jackie lecionou na Escola Dominical e se tornou discípulo de Jesus. O reverendo Downs fez seu casamento com Rachel Išum e o aconselhou até o final de sua vida.

Jackie fez faculdade na Ucla, foi à guerra e se tornou oficial. Foi o primeiro jogador de beisebol negro a estrear no Brooklyn Dodgers, em 1947. O gerente-geral Branch Richey era metodista.

Eles foram determinantes na eliminação do racismo no beisebol. A fé, a determinação e a habilidade de Jackie foram capazes de superar as vaias. Ele aprendeu a oferecer a outra face. Jackie se recusou a jogar beisebol aos domingos.

Recebeu postumamente, em 2005, a Medalha Presidencial da Liberdade e a Medalha de Ouro do Congresso, a mais alta honraria civil dos EUA.

Dois filmes sobre sua vida foram lançados: Jackie Robinson Story, em 1950, e 42, em 2013, o número de sua camisa. Ele foi o primeiro negro analista de televisão na MLB. O dia 15 de abril é comemorado pelo beisebol como Jackie Robinson Day.[21]

 


[1] http://www.cihefe.es/cuadernosdefutbol/2014/12/los-hermanos-morris-pioneros-del-futbol-barcelones/

Pesquisa: http://www.fcbarcelona.es/club/historia

http://megustan-loslibros.blogspot.com.br/2009/05/los-fundadores-del-fc-barcelona.htm

lhttp://www.mushofutbol.com/showthread.php?t=1259&page=97

RODES, Augusto. Los Fundadores del F.C. Barcelona, Ediciones Joica, 2000.

http://www.cihefe.es/cuadernosdefutbol/2012/11/1899-o-1902-%C2%BFcuando-se-fundo-el-futbol-club-barcelona/

http://futbolclub7.blogspot.com.br/2015/01/futbol-club-barcelona.html

http://www.blaugranas.com/el_barca_nacio_en_la_fe_protestante-itemap-118-19993-1.htm

[3] https://pt.findagrave.com/memorial/195845894/ben-swift-chambers

[6] https://www.examinerlive.co.uk/news/west-yorkshire-news/hudds-founder-liverpool-everton-celebrated-5033923

[7] https://www.liverpoolecho.co.uk/news/liverpool-news/everton-liverpool-honour-citys-football-3484807

[8] https://www.yorkshirepost.co.uk/news/latest-news/football-s-great-rivals-unite-in-tribute-to-clergyman-founder-1-2486210 

[9] https://www.zerozero.pt/text.php?id=8030

https://en.wikipedia.org/wiki/Arthur_Wharton

https://spartacus-educational.com/SLAwhartonA.htm

http://www.bbc.co.uk/tyne/roots/2003/10/arthur_wharton.shtml

https://yen.com.gh/128846-arthur-wharton-meet-gold-coaster-worlds-black-professional-footballer.html 

[10] Pesquisa: https://www.facebook.com/.../158154487690328

http://en.wikipedia.org/wiki/Waisale_Serevi

http://testi-italiani.it/waisale_serevi

http://www.infibeam.com/Books/waisale-serevi-lambert-m-surhone/9786131111082.html

[13] Pesquisa: http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Aston_Villa_F.C._(1874–1961)

wwwe.thebeautifulhistory.wordpress.com/clubs/aston-villa/

www.zerozero.pt/text.php?id=10193

www.books.google.com.br/books?id=NE5DOhPsfWoC

http://www.historicalkits.co.uk/Aston_Villa/Aston_Villa.htm

[15] Pesquisa: www.connection.ebscohost.com/c/articles/.../back-storhttp://en.wikipedia.org/wiki/Tatyana_McFadden http://www.teamusa.org/Athletes/MC/Tatyana-McFaddenhttp://archives.umc.org/interior.asp?mid=10654&ptid=1http://www.zoominfo.com/p/Tatyana-McFadden/704786976http://en.wikipedia.org/wiki/Tatyana_McFaddenhttp://archives.gcah.org/xmlui/bitstream/handle/10516/4807/article36.aspx.htm?sequence=1
[16] Pesquisa: http://www.independent.org/newsroom/article.asp?id=1949www.en.wikipedia.org/wiki/Branch_Rickeywww.scenicsciotoheritagetrail.com/id42.htmlwww.encyclopedia.com ›... › Sports: Biographies‎www.sports.jrank.org/.../Rickey-Wesley-Branch-Raised-on

[17] Pesquisa: www.talkfootball.co.uk/.../football_legends_john_m

www.dailymail.co.uk/.../John-Motson-Id-love-com

www.imdb.com/name/nm0609441/bio

www.news.nom.co/john-motson/

[18] Pesquisa: www.nndb.com/people/440/000032344www.en.wikipedia.org/wiki/Bob_Mathias‎www.britannica.com/EBchecked/topic/.../Bob-Mathi.www.sports-reference.com › SR/Olympics › Athletes‎

www.freerepublic.com/focus/f-news/1694646/posts‎ http://www.answers.com/topic/bob-mathias

[19] Pesquisa: www.connection.ebscohost.com/c/articles/.../back-stor

http://en.wikipedia.org/wiki/Tatyana_McFadden

http://www.teamusa.org/Athletes/MC/Tatyana-McFadden

http://archives.umc.org/interior.asp?mid=10654&ptid=1

http://www.zoominfo.com/p/Tatyana-McFadden/704786976

http://en.wikipedia.org/wiki/Tatyana_McFadden

[21] Pesquisa: http://heartoftexasblog.com/2013/04/26/jackie-robinson-42-and-texas/http://goodnewsmag.org/2011/03/the-life-and-faith-of-jackie-robinson/

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Jackie_Robinson_Story

http://www.thelifecoach.com/1294/jackie-robinson-man-faith-courage/

http://www.eocumc.com/message-in-movies/_2013-pastreviews/42.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog